China: o primeiro capítulo?

ter, 20/04/10
por Rafael Lopes |

Massa e Alonso no pit stop polêmico do GP da China de 2010Desde o momento da bandeirada final na China, recebi vários comentários sobre o desempenho de Felipe Massa e a ultrapassagem de Fernando Alonso no brasileiro na entrada dos boxes, pouco antes da segunda – e duvidosa – entrada do safety car. Vamos por partes: nada no regulamento esportivo da Fórmula 1, elaborado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) proíbe a manobra do espanhol. Sob o olhar da lei que rege a categoria, é legal.

De qualquer forma, não é o tipo de atitude que se espera de um companheiro de equipe, ainda mais na Ferrari, que popularizou o “tragam as crianças para casa” e a cautela nas brigas entre seus pilotos. Tanto é verdade que as pessoas que estavam nos boxes de Xangai viram que o time italiano teve de buscar correndo os pneus do espanhol, já que esperava a entrada do brasileiro primeiro. A ultrapassagem foi uma surpresa até mesmo para Stefano Domenicali. Nessa história, Massa acabou gastando 7s3 a mais nos boxes e perdeu mais três posições.

Antes de chegar no cerne da questão, mais um esclarecimento. A ultrapassagem de Alonso em Massa aconteceu no final da volta 19, quando ambos entravam para o pit stop. O safety car só foi à pista na 22, quando Jaime Alguersuari atingiu a roda traseira de Bruno Senna e avariou seu aerofólio dianteiro, deixando detritos na pista (aliás, que motivo, hein? É um claro efeito do acidente de Massa na Hungria-2009). Ou seja, o espanhol NÃO superou o brasileiro em bandeira amarela, como o replay da transmissão da FOM sugere (assista no vídeo no fim do post o momento da entrada nos boxes a partir de 20m57s).

O fato é que Felipe Massa não fez uma corrida boa. Aliás, seu desempenho foi até decepcionante para quem estava na liderança do Mundial. Mas sua postura após a prova foi exemplar. Na entrevista para o repórter Carlos Gil, da Rede Globo, era fácil notar seu descontentamento, mas ele se manteve bastante ponderado nas palavras. Fernando Alonso e a Ferrari correram para apagar os incêndios na imprensa, para tentar evitar que a polêmica fugisse do controle da equipe italiana.

Alonso ultrapassa Massa na entrada dos boxes de Xangai

Quem esperava reclamações ou frases de efeito de Massa, se decepcionou. Mas, em um mundo cada vez mais midiático, falar coisas no calor da emoção pode causar péssimas consequências. Uma tradução mal-intencionada por um veículo de imprensa internacional poderia impactar de forma catastrófica o ambiente da Ferrari. O fato é que o brasileiro tem um trunfo nas mãos. A atitude de Alonso abre um precedente dentro da equipe. E Domenicali, detectando o aumento da rivalidade, chamou ambos para uma reunião após a corrida. Mais uma prova de que a manobra não foi tão normal assim.

Em sexto lugar no campeonato, Massa terá de reagir no GP da Espanha, próxima corrida do campeonato. Na casa de seu companheiro de equipe, o brasileiro precisa mostrar atitude e combater de igual para igual Fernando Alonso. Se esta questão entre os dois for mal-administrada pela Ferrari, a ultrapassagem nos boxes de Xangai pode ser a declaração da guerra interna na equipe italiana. E em um ano que o time não tem o melhor carro, mas disputa os primeiros lugares, isso pode ser desastroso.

compartilhar

442 Comentários para “China: o primeiro capítulo?”

Páginas: « 2311 10 9 8 7 6 5 4 3 2 [1]

  1. 2
    rodrigo passos:

    ”nada no regulamento esportivo da Fórmula 1, elaborado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) proíbe a manobra do espanhol”

    Aqui: https://argent.fia.com/web/fia-public.nsf/A4192D8E638689BFC12576F60029DD16/$FILE/10.04.01_Annexe%20L%202010.pdf , pg18 cap4 item d. Pra mim tá bem claro.

    Eis o que está escrito na página 18, capítulo 4, ítem d, traduzido: “Exceto em casos de força maior (aceitos pelos comissários de prova), o cruzamento, em qualquer direção, da linha separando a entrada dos boxes da pista é proibida.”

    Rodrigo, nada desse ítem fala em proibição de ultrapassagem na entrada do pit. Este ítem serve para evitar cortes de caminho na entrada dos boxes, como por exemplo um corte pela grama e coisas do gênero. A ultrapassagem só é proibida no pit lane, por motivos de segurança. Por isso Hamilton e Vettel foram advertidos, porque levaram perigo a quem trabalha nos boxes.

    Abraços,
    Rafa Lopes

  2. 1
    Mauro de Araújo:

    Parabéns pelopost Rafael , mas … esse fato é polêmico sim , me faz lembrar quando Prost jogou o carro pra cima de Ayrton Senna e Senna simplesmente disse pra imprensa que teria troco , pois bem , o troco veio um ano após e ele afirmou pra imprensa que foi devido o que ele fez a um anoa atrás , ….. Rubinho tinha contrato , mas humilhou a Ferrari e o Schumacher no grande prêmio da Áustria quando ele simplesmente dominava a corrida e aceitou na boa o pedido da Ferrari , ah ! Schumacher precisava aceitar aquilo ? Me pergunto até hoje , …. Schumacher teria qye voltar mesmo ?! Mas enfim , Massa tinha era que deixar o carro bater mesmo , ali há linha pra um carro só , quem foi abusado foi o Alonso porém , se o Massa não reagir nas duas próximas corridas como “piloto” ( não me venha com essa de que ele é ruin na chuva ) será mais um que fará horrores ao nome desse lindo país de guerreiros esportistas chamado Brasil , não estou afim de ver ou ouvir críticas de mais um fraco que se rende ao dinheiro , tô farto disso , vou acabar torcendo pra ele sair da Ferrari no meio do ano porque no mínimo o que o Alonso merecia era um tapa na cara !!! Desrespito muito grande pelo menos pra mim , pôe Rubinho lá no lado do Alonso e depois me diga quem é que ganha … Vou esperar mais dois Gp`s e ver o que vai rolar …. valeu !!!

Páginas: « 2311 10 9 8 7 6 5 4 3 2 [1]

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade