Ayrton Senna, 50 anos

dom, 21/03/10
por Rafael Lopes |

Ayrton Senna no GP da Europa de 1993

Comecei a gostar de Fórmula 1 assistindo às corridas de Ayrton Senna no fim da década de 1980 e no início dos anos 1990. Na época, ainda era apenas um torcedor e acabei me apaixonando por automobilismo. A morte do tricampeão, em 1994, foi um baque, mas acabou confirmando que minha paixão era a velocidade. Ao contrário de muitas pessoas no Brasil na época, continuei assistindo às provas. Daí até decidir trabalhar com esta área foi um pulo. Acabei indo para os lados do jornalismo e me apaixonei pela carreira.

Sempre soube a dimensão passional de Ayrton Senna para o torcedor brasileiro. E isto sempre despertou reações extremadas. Quem gostava do tricampeão, o defendia até a última instância. Por outro lado, muitos chegavam a desmerecer os feitos do piloto, geralmente torcedores de Nelson Piquet. Só aqui mesmo no Brasil para vermos uma rivalidade surreal destas. Tanto Senna quanto Piquet foram grandes pilotos – tricampeões da Fórmula 1 – e deveriam ser admirados da mesma forma, sem este tipo de rivalidade.

Carro de 1993 de Ayrton Senna no museu de Donington Park

Por isso, só fui ter real dimensão dos feitos de Senna quando visitei o circuito de Donington Park, há dois anos. Na época, estive lá para cobrir a primeira corrida da Fórmula Superliga. Ao circular pelo paddock do autódromo, era só as pessoas saberem que éramos brasileiros que vinham falar do tricampeão. Os ingleses, principais admiradores do automobilismo no mundo, são grandes fãs do piloto e, até hoje, o elegem como o melhor da história da Fórmula 1 em várias enquetes realizadas no país.

Donington Park foi testemunha da melhor volta inicial da história da Fórmula 1. Em 1993, o circuito recebeu sua primeira corrida da categoria, o GP da Europa. A escolha foi muito criticada, pois a pista era tida como travada (foi feita para motos) e não permitiria ultrapassagens. Debaixo de chuva, Senna largou em quarto, caiu para quinto, mas foi ultrapassando seus adversários um a um. Primeiro, Schumacher. Depois, Karl Wendlinger, Damon Hill e Alain Prost. Depois de um show na corrida, a vitória veio de forma acachapante, com quase uma volta de vantagem para o segundo colocado.

Estátuas de Senna e Fangio em Donington Park

Tom Wheatcroft, então dono do circuito, ficou maravilhado com o desempenho e agradeceu muito ao brasileiro pelo excelente desempenho. O dirigente, que morreu em 2009 aos 87 anos, era dono da maior coleção de carros de corrida do mundo e montou um museu em Donington. A grande estrela do local era Ayrton Senna, que tinha vários modelos, capacetes e recortes de revistas expostos lá.

Nesta viagem em 2008, pude visitar o museu de Donington e fotografar quase todos os pavilhões. A McLaren MP4/8, de 1993, estava lá, com a bandeira brasileira da volta da vitória do GP da Europa de 1993. Além disso, vários recortes mostravam a repercussão na imprensa inglesa do feito de Senna. A dimensão desta corrida e da fama do tricampeão me deixaram bem impressionado na Inglaterra.

Placa em homenagem à primeira volta de 1993 e recorte da vitória de Senna no GP da Europa

Apesar de não ter conseguido o título, a temporada de 1993 de Ayrton Senna, para mim, é a melhor da carreira dele. O tricampeão estava no auge de sua forma e mesmo com um carro muito inferior, conseguiu vencer corridas históricas e brigar com Alain Prost até a metade do ano. A McLaren-Ford MP4/8 tinha um bom chassi, mas perdia na parte eletrônica e no motor HB, com cerca de 80 cavalos a menos que o Zetec usado pela Benetton e muito mais lento que o Renault da Williams.

Neste domingo, Ayrton Senna completaria 50 anos. É sempre bom relembrar suas corridas e seus feitos nas pistas. No entanto, gostaria que este legado fosse usado de melhor forma no automobilismo nacional. Ainda temos grandes pilotos na Fórmula 1, mas precisamos dar mais atenção à base. Felipe Massa deu um exemplo e organizou a Fórmula Future, que estreia em 2010. Mas precisamos de mais iniciativas. Pelo bem do nosso esporte. Precisamos usar os exemplos de nossos campeões para fazer o esporte crescer novamente.

Carros do primeiro e do terceiro títulos de Senna expostos no museu de Donington

compartilhar

100 Comentários para “Ayrton Senna, 50 anos”

Páginas: « 5 4 3 2 [1]

  1. 20
    Daniel Salgado Campos do Jordão SP:

    Ele sempre sera simplestmente o melhor…
    Deus me abençoou com o direito de telo visto correr, essa eu assisti na tv, mas lembro de todas as outras grandes corridas…
    Simplismente não era o carro…
    Era o piloto…
    hoje não
    quem ganha ganha é o carro, a equipe , e estratégia…
    e se o piloto não fizer o favor de perder, ele ganha

    saldades…
    ETERNO
    EXEMPLO DE SER HUMANO E DE ATLETA

  2. 19
    Claudia:

    Que saudades!!!!!!! Era tão bom acordar no domingo escutando o tema da vitória e o Galvão gritando “Ayrton Senna do Brasil”……e de nossos corações…..ele não era apenas o esportista era um exemplo de cidadão e de ser humano, AYRTON ONDE VC ESTIVER TE AMAMOS !!!!!!

  3. 18
    IIvanete Furtado:

    Ayrton Sena foi um grande e único genio do automobilismo!… Nos proporcionou grandes e inesquecíveis emoções. Jamis vou esquecer as mañhãs de domingo ….o ronco de seu carro fazia nossos corações bater mais forte …era uma grande alegria assistir aqueles corridas brilhantes, e ouvir as narrações expetaculares de Galvão Bueno….parecia que nosso coração queria saltar de nosso peito…. Saudades!… Saudades!…Saudades!… de vc grande Airton Sena…. Parabéns e obrigado por você ter existido ….Amamos muito você Saudades Eternas!…

  4. 17
    MADMAX:

    Pelo resto de minha vida terei Airton em minha memoria ,pelas as lembranças de todos os domigos como o citado aqui ..pelos exemplos como homem que deu .. das derrotas e das vitorias .. das loucuras dos abusos .. Lembro de todas lagrimas derramadas por mim na epoca um Jovem . que viu naquele homem , com toda sua gana .. carater .. todo sem empenho ,,, a quem se espelhar … Um jovem que hoje é um homem feito e usa seus exemplos no seu dia a dia … que viu seu Heroi Vivo … e viu seu Heroi se ausentar .. a meus amigos QUE SAUDADE QUE DÁ ..

    Parabéns Airton por esses anos de boas lembranças …
    Que todos espelhem a sua pessoa , pois bastam alguns como você para fazer a diferença .. mostrar que em qualquer area deste mundo se pode vencer ….

  5. 16
    Vanessa:

    Insubistituível. O maior esportista brasileiro de todos os tempos

  6. 15
    André "Green":

    Poderia haver um documentario similar ao do pelé sobre o Senna,porque “Senna é eterno”

  7. 14
    Paulo Cezar:

    Querido,

    Eu concordo que o automobilismo brasileiro precisa de apoio. Acho que temos valores jovens, com potencial. Acho que Nelson Piquet e Fittipaldi (cada um no seu estilo) foram excelentes pilotos, como Graham Hill, Alain Prost, Michael Schumacher, Mika Hakkinen, Gerhard Berger, Alonso, Jack Brabham, Fangio, Farina, Jackie Stewart… e tantos outros.

    Mas Senna era especial. O único adversário dele era ele mesmo. Quando ele morreu a F-1 acabou. Ele era tão especial que a morte dele transformou a F-1 numa categoria de bólidos superseguros, circuitos idem e …. corridas CHATÍSSIMAS. O esporte morreu com ele. Virou uma gincana chata em que ganha quem tem o melhor carro.

    Senna era o espetáculo. Nada conseguiu chegar nem perto do que ele fazia.

  8. 13
    luiz carlos brisotti:

    Rafael tudo Bom ?

    cara eu sempre leio seu blog, pois acho que vc entende muito sobre o assunto e sempre tras cosias novas, e vendo isso decidi criar um blog também, para falar da coisa que mais gosto, automobilismo. falando sobre SENNA, quem consegue esquece-lo o melhor de todos os tempos, sempre quando vou a INTELAGOS NO SETOR A VEJO UMA BANDEIRA SEMPRE ME ARREPIA INTEIRO “SENNA FOREVER”, é isso ai impossivel esquece-lo.

    Ah, Rafael, me de a honra de acessar meu blog cara, nossa seria de mais se voce comentasse lá, adoro suas participaçoes no linha de chegada, vc realmente entende sobre automobilismo.

    parabens, valeu abraço

    http:pisandofundo.spaces.live.com/blog

  9. 12
    Sérgio Dellova:

    Eterno SENNA!!!
    Foi muito dificil acordar naquele fatídico 1° de maio de 1994 e assistir o que aquele dia nos reservaria.
    Até hoje sinto a mesma sensação de que tudo que eu mais queria é que aquele dia jamais tivesse ocorrido!
    Quisera eu ter nascido em uma pequena provincia de um país bem distante onde o progresso e a evolução vão demorar muito ainda para chegar, pois só assim, tão somente assim eu não teria sentido as tristezas dessa irreparavel perda!
    Acho que naquele momento todos os brasileiros desejavam o mesmo! nós não perdemos apenas um campeão de formula 1, mas sim um amigo, um parente bem próximo que nos visitava nas manhãs de domingo e nos trazia de presente ou uma vitória ou uma lição de superação! Ele vencia e 180 milhões de brasileiros iam ao podium com ele, todo domingo de corrida era motivo de conversa pra semana toda até que outra corrida acontecesse!
    Mas quis Deus que o bravo o acompanhasse, pois aqui nessa vida terrena sua missão já estava mais que cumprida!
    DEUS AMA OS BRAVOS!!!!
    Eternas saudades irmão!! onde quer que voce esteja, saiba que estás sempre vivo no coração de cada um de nós!!
    Feliz aniversário, hoje, amanhã……..ETERNAMENTE………….

  10. 11
    Danusa:

    Simplesmente não há como não se emocionar, a relação é sem dúvida passional… Senna, além de piloto brilhante, de uma direção arrojada como não se vê mais na Fórmula 1, era um homem de muitas qualidades… Adorei o post. Concordo que o exemplo de Senna deve se perpetuar nas novas gerações, que tem todo os motivos para nele se inspirar. Ainda temos muito o que apostar no automobilismo brasileiro, e quem sabe não veremos um ‘novo Senna’ nas pistas ainda? Viva o Grande Ayrton, o legado e as saudades que ele nos deixou!

  11. 10
    Iver Mazzoni:

    Na noite anterior aquele triste domingo , cheguei tarde em casa depois de alguns chopps e dormi com tv ligada , quando acordei a corrida já tinha começado e o acidente já tinha acontecido . A pimeira imagem que vi foi a de Senna já fora do carro sendo atendido pelo médico da corrida. Não acreditava no que via , naquele momento senti que meus domingos seriam diferentes .
    Minha ressaca daquele domingo nunca acabou , perder nosso grande ídolo foi como perder um pedaço do coração do Brasil.
    FELIZ ANIVERSÁRIO AÍRTON , AONDE VOCÊ ESTIVER…

  12. 9
    Pedrão:

    Senna todo domingo nos dava orguho de ser brasileiro . um herói.

  13. 8
    Davy Oliveira:

    Sem dar uma de `viuvete` do Ayrton, mas não temos como não nos dobrar à genialidade deste cara.
    Sempre fui fá confesso desde pequeno e, graças a Deus, tive a oportunidade de presenciar o maior piloto de todos os tempos, eleito por especialistas e pelos próprios pares.
    Me recordo de meu pai comentando sobre a detonada que Senna deu nesta corrida, pois infelizmente não a assisti. Só revi no outro dia em VT.
    Parabéns Ayrton! Tu és o cara!

  14. 7
    Ricardo:

    Eu iniciei, digamos assim, no mundo da F1 assistindo as corridas com Emerson. Depois foi o Nelson Piquet. E um pouco mais tarde o Ayrton Senna. Naquela época o carro era importante, mas mais importante era o piloto ! O desenvolvimento do carro, administrar pneus, motor e o consumo do combustível, tudo isso pilotando o mais rápido possivel ! Dessa forma, o que tornava um piloto diferenciado era a sua técnica. Isso o Ayrton tinha de sobra. Sua técnica era altamente refinada, unida a um grande poder de concentração e a sua disciplina ! Isso tudo o tornou o grande campeão !
    sds

  15. 6
    Lafayete Fantossi:

    Nao é só na Inglaterra que Senna é admirado. Estive várias vezes em Monaco, e todos adoram conversar com brasileiros, e dá para sentir o carinho e admiracao que os Monegascos tem pelo nosso Ayrton…

  16. 5
    Paulo Almeida:

    Parabéns ao Senna, e com relação ao apoio de pilotos nas categorias de base, sei como é ruim depender só do PAItrocínio e não ter ninguém para te apoiar…

  17. 4
    Eduardo Casola Filho:

    Essa história de rivalidade entre Senna e Piquet é pura bobagem, pois a Fórmula 1 é popular no Brasil por causa dos feitos de todos os que brilharam por la. por isso o mundo afora reverencia o Senna. Se não não fosse por eles, o Brasil não seria a mesma coisa. Portanto, Obrigado Fittipaldi! Obrigado Piquet! E claro. Obrigado Senna!

  18. 3
    FLeetmaster:

    Rafael,

    Belo post, digno da data! ME identifiquei muito com o texto.

    GRande abraço

  19. 2
    andre augusto cogo soares:

    VLW MEU CAMPEAO SAUDADES DOS DOMINGOS EMOCIONANTES PARABENS

  20. 1
    Marcelo Brum:

    Excelente Post, Rafael.

    SENNA É IMORTAL!!!!

    As melhores lembranças que guardo da F1 são dos domingos pela manhã, quando acordava cedinho e me grudava em frente à televisão sem nem tomar o meu café-da-manhã. Para ver mais um show do Ayrton, valia à pena parar tudo que você tinha para fazer. O cara estava simplemente muito à frente dos pilotos do seu tempo. Se nascesse na época atual com toda a tecnologia que temos agora não teria nem graça; ele seria hors concours. Pena que esse gênio do esporte nos deixou tão cedo. Ele era um verdadeiro campeão, em todos os sentidos. Se no futebol jamais teremos outro Pelé, no automobilismo jamais teremos outro Senna. Quem viu, viu. Quem não viu, assista seus teipes e verá verdadeiras aulas de pilotagem, com arrojo e brilhantismo. O cara era f…

    Ayrton Senna do BRASIIIL!!!!

    Saudades eternas!

    Abraços!

Páginas: « 5 4 3 2 [1]

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade