O campeonato começa em Melbourne

sex, 19/03/10
por Rafael Lopes |

Carros antes da largada em Melbourne

Há anos é assim. Mais especificamente, desde 1996, quando Adelaide deixou de sediar a prova australiana, que a calorosa Melbourne recebe a etapa inaugural da temporada de Fórmula 1. Somente uma vez, em 2006, o script foi quebrado, com o Mundial começando no Bahrein. Na ocasião, em vez de uma prova agitada e imprevisível como são as do Albert Park, o que se viu foi um desfile de chatice em solo barenita.

E não é que cometeram o mesmo erro em 2010? Todo mundo lá, acompanhando a prova de abertura desta temporada com altas doses de expectativa – volta do Massa, volta do alemão, coisa e tal – e o resultado foi uma procissão em alta velocidade, com poucas emoções e alternativas. Este, aliás, tem sido o padrão das corridas realizadas na pista de Sakhir desde que ela entrou no calendário, em 2004.

A decepção com este início de ano foi tanta que depois desta prova até mesmo os manda-chuvas da categoria começaram a discutir soluções para que a Fórmula 1 incorpore ingredientes que aumentem o interesse do público. Pode ser que eles estejam certos, claro, como pode ser também uma típica tempestade em copo d’água. Em vez de espernear pelos quatro cantos crucificando um suposto regulamento ruim, será que ninguém se tocou que pode ter sido apenas mais uma corrida caidinha?

É preciso dar tempo ao tempo. Dar uma chance para que a Fórmula 1 2010 mostre sua verdadeira alma. E nada melhor do que uma pista diferenciada como a da etapa australiana (com pouca aderência, misto de autódromo e circuito de rua) para dar um tempero ao negócio. Para cavucar aqui e ali uma surpresa, um improviso, uma bela manobra, uma emoção escondida num meio de pelotão.

Pelo bem do esporte, vamos esquecer momentaneamente o que aconteceu no Bahrein. É hora de lembrar e de acreditar que a Fórmula 1, ano após ano, dia após dia, continua tendo o poder de surpreender. Sendo assim, de uma forma ou de outra, o campeonato começa em Melbourne.

O jornalista Alexander Grünwald é produtor do programa Linha de Chegada, do SporTV, e dono do Fórmula Grün. Ele escreve neste espaço todas as sextas-feiras.

Crédito da foto: AFP

compartilhar

11 Comentários para “O campeonato começa em Melbourne”

  1. 1
    juliano mclaren:

    não acho q as regras e o regulamento seje ruim so acho q pessimo são esses autodromos nvos todos chatos bahrein , turquia , adudabi , valencia são horriveis quando tem corrida nesses circuitos e com se vc tomasse sonifero pq da um sono , mas quando se tem uma corrida no brasil , inglaterra , canada , australia , belgica ,italia ai tem boas emoções e pq são circuitos da boa F1 agora esses novos assim ta certo tem boa estrutura mas assistir corrida ali e ruim d+ formula 1 foi feita de velocidade grandes retas curvas de alta chiquenes mas não esses novos circuitos so tem cotovelos como tem emoção nisso a formula 1 esta sucumbindo e perdendo sua identidade e o culpado disso e o veio q so quer saber de dinheiro tirarm a corrida da austria q era muito boa por causa de dinheiro querem tirar silverstone tiram o indianapolis e por ai vai
    Olha a formula indy ta ganhando muuuuuito espaço e logo ta tomando a europa ai quero ver a o Berne q ele vai fazer

  2. 2
    Segafredo:

    Dar um tempo para que a F1 mostre a sua verdadeira alma??????????
    Com estes caras lá no poder??????????????? Desde que o Sr. Bernie Ecleston assumiu o négocio é tudo business, grana,…….só isso!!!
    O interessante da temporada vai ser acompanhar as equipes estreantes e o desenvolvimento de seus carros!! Ali vamos ter ação de verdade, com ultrapassagens e tudo mais…..pois os pilotos daquele grupo não tem medo de errar e não sofrem pressão das equipes!

  3. 3
    Ivan:

    Discordo com relação ao Bahrein, acho que é uma prova válida, pois se um carro não resiste nesta prova não tem condições de correr na F-1, a menos que melhore suas condições.A prova em si ajuda a avliar os carros.

  4. 4
    Pedro Paulo:

    Pra mim o circuito de Melboune é o cicuito mais divertido que tem ( até pq quando se joga video game o primeiro circuito que aparece pra jogar é o de Melbourne ) , o circuito além de ser bom, a cidade é muito bonita, da um ar mais belo ao glamour da F1.
    O único “problema” do circuito é que Felipe Massa não se dá bem no circuito, me 7 corridas ele marcou apenas 6 pontos ( lembrando que o sistema de pontuação destes 7 anos não são os mesmo de hoje).

  5. 5
    Jean Coraucci:

    Acredito que o maior problemas são os circuitos, se fosse iguais aos antigos seria muito melhor, gostaria de convidar a todos para visitarem meu blog https://www.gpexpert.blogspot.com ou verem o video em homenagem ao Senna no youtube https://www.youtube.com/watch?v=L5vQS6o_9RU&hd=1 esta em hd o video

  6. 6
    Robson:

    Eu ja acho que os a mudanca de regras todo ano esta matando o esporte. Com a limitacao dos testes, fica dificil colocar um carro competitivo na primeira prova do ano. Eu sei que a intencao e fazer o esporte mais interessante, esse excesso de mudancas visando controlar gastos, potencia, tecnologia, etc vai fazer a F1 virar Nascar em pouco tempo.

  7. 7
    userdop:

    Achei a primeira corrida da F-1 uma vergonha, pois muito se dizia e nada aconteceu.
    No site grandepremio tinha uma votacao “^De forma geral, você gostou mais de qual categoria no fim de semana?”, F-1, indy ou nenhuma, eu votei na indy, apenas como forma de protesto, pois nem gosto de indy.

  8. 8
    Milton f1:

    Descordo do comentarista Alexander Grünwald. O q vimos e um retrato da falencia da F1, a FIA nao esta preocupada com os resultados nas pistas, mas sim com os lucros vindo dos patrocinadores, o regulamento e alterado todo ano nao tendo um padrao definido. ja faz mt tempo q estamos esperando uma F1 com emocao ou melhor com disputa, circuitos citados por outros comentarios sao uns verdadeiro soniferos, nao teve criterio ao escolher as novas equipes permitindo um leilao de quem pode dar mais lucros a entidade FIA, sem qq qualificacao, projetos e estrutura pra competir na categoria \"ao contrario da escolha dos pilotos nas equipes\" Ex: Lewis Hamilton, q foi preparado nas categorias de base ate chagar na F1 e dar resultado no primeiro ano de estreia (q deveria servir para as equipes tb). foi um ABSURDO a FIA permitir uma equipe participar de um campeonato sem msm ter testado o carro. Pq nao fizeram um acordo com as grandes montadoras q deixaram a F1 (BMW, TOYOTA etc) elas tinham projetos pra estar na F1 simplesmente sairam e nao repassaram para as outras menores, bom isso e outro assunto.

  9. 9
    Luiz Filipe:

    A 1° corrida de 2010 foi um desastre, considerando-se a grande expectativa criada em torno desta temporada,marcada pela volta de Felipe Massa, do Heptacampeão Michael Schumacher e das brigas entre pilotos da mesma equipe, como Alonso x Massa e Hamilton x Button. A grande culpada disto tudo é a FIA. Numa tentativa desmedida de proporcionar mais segurança aos pilotos, os novos circuitos como o do Barhein, China, apresentam diversas medidas de segurança ( importantíssimas em qualquer esporte) mas que retiraram, de certa forma, a emoção de guiar curvas perigosas, que levam a fortes feradas, escapadas na grama ou brita. Assim, os GP´s basicamente se definem em quem larga na pole e numa disputa de cronometro, não ocorrendo mais brigas na pista.

    Espero que os circuitos tenham um nível de segurança alto, que a F1 se espalhe pelo mundo inteiro, mas que preserve aquilo que a fez tão popular: as ultrapassagens, a disputa em pista.

  10. 10
    Jorpaes:

    O melhor disso tudo é que foi numa pista byTilke, portanto, a procissão foi feita pelo trackmaker queridinho do Bernie.

  11. 11
    Andre SP:

    Pelo andar da carruagem, endosso a declaração do Hamilton, este ano já é do Vettel, mas vamos esperar a semana que vem para ver se a RBR está sobrando tudo isso ou não, a primeira vista eles parecem estar quase 1 segundo mais rápido que seu concorrente mais próximo.
    Não concordei com a mudança da pontuação dando tanto privilégio para o vencedor da corrida, desta forma vence o campeonato quem tiver melhor carro, o segundo melhor carro não tem chance. Hoje os carros estão muito rápidos e com muita dirigibilidade, os erros dos pilotos foram minimizados ao extremo, conclusão, o melhor carro classifica na frente e lidera de ponta a ponta.
    Com a obrigatoriedade de pelo menos uma troca de pneus ninguém pode dar um bote e tentar com um composto mais duro fazer a corrida inteira, assim surpreendendo os adversários, em outros tempos existiam até 4 compostos diferentes para que as equipes escolhessem e montagem a sua estratégia, além de ter duas empresas fornecendo pneus, que para mim era uma coisa muito positiva. Hoje todo mundo é obrigado a usar os mesmo compostos, tá certo que a diferença de performance não é tão aberrante como era no passado, quando existia uma diferença de quase 1s da melhor equipe para a 2ª melhor equipe, mas com tudo que os carros ganharam de aderência, capacidade de frenagem, os câmbios semi automáticos, não vejo como um piloto possa realmente fazer a diferença, quem vem atrás só passa se o da frente errar feio, e isso hoje não acontece mais, foi-se a época que todo mundo ia passear na grama, e aquele que tivesse um bom ritmo de prova e errasse menos venceria a corrida.



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade