Asas e dutos

sex, 12/03/10
por Rafael Lopes |

A polêmica asa traseira da McLaren

A pré-temporada não passou em branco em termos de polêmicas. A RBR reclamou com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) da asa traseira da McLaren. Segundo a equipe austríaca, ela tinha dois orifícios e atuava em conjunto com a tampa do motor em formato de bigorna e dava cerca de 10 km/h de vantagem nas retas para a equipe inglesa. Após a inspeção das quintas-feiras anteriores aos GPs, Charlie Whiting, delegado-técnico da entidade, liberou a peça e o time de Vettel e Webber não irá protestar.

Mas a discussão sobre a asa da McLaren desviou a atenção de outra parte curiosa do carro da equipe inglesa. Mais exatamente uma pequena entrada de ar (chamada de snorkel) colocada à frente do cockpit. Oficialmente, ela serve para ajudar na refrigeração do piloto, mas pode ter uma função muito mais importante. Esta parte do carro pode estar ligada à asa traseira por um duto que atravessa o carro. As suspeitas aumentaram após uma entrevista de Martin Whitmarsh à imprensa inglesa, quando ele deixou no ar a existência desta conexão.

A entrada de ar, ou snorkel, colocado à frente do cockpit da McLaren

Tanto a asa quanto o snorkel fazem parte de um mesmo pacote aerodinâmico. O funcionamento seria engenhoso: o próprio piloto decidiria quando a entrada de ar seria aberta. O duto passaria ao lado dos pedais e teria um orifício para realmente refrigerar o cockpit. Mas o tubo ainda se estenderia pelo tanque de combustível e terminaria na tampa do motor. Para funcionar, bastaria ao piloto usar seu pé ou sua perna para tapar o buraco e aumentar a velocidade de reta com a diminuição da pressão aerodinâmica no aerofólio traseiro. Assim que ele destapasse o orifício, a asa funcionaria normalmente.

Após o OK da FIA para o sistema, já que não existem partes aerodinâmicas móveis (a não ser o pé do piloto), espera-se que as outras equipes o copiem. É mais um caso de interpretação inteligente (ou esperta) do regulamento, assim como aconteceu com o difusor duplo de Brawn GP, Toyota e Williams em 2009. O grande problema das rivais para se utilizar do sistema é achar um espaço para que o duto passe, já que elas não podem alterar o monocoque do carro até 2011. Qual será a solução? Vamos aguardar pelos projetistas.

compartilhar

26 Comentários para “Asas e dutos”

Páginas: « 2 [1]

  1. 6
    Odi Junior:

    A formula 1 e chamada assim porque tudo é de 1ª, então as equipes tem que ter criatividade para melhorar seus carros e não ficar chorando por não ter a capacidade/criatividade de criar seus próprios sistema pra depois copiar, na minha opinião não deveria ser permitido copiar e sim cada equipe criasse seu próprio carro sem poder fazer modificações depois que passar pela inspeção da FIA.

  2. 5
    el_burn:

    mandou muito bem a maclaren, utilização inteligente do regulamento, nada de trapaça. O resto é choro de perdedor (ou com medo de perder)!!!

  3. 4
    Ricardo:

    a questão do duto da mclaren,é que os caras foram inteligentes,assim como a antiga braw desenvolvel o chamado difusor duplo,quanto os tempos dos pilotos terem aumentado tanto,issso se dá a uma série de fatores que contribuíram pra isso,no bahein a pista foi modificada e ganhou 882,além do toque de combustível que aumentou e consequentemente a quatidade de gasolina.na minha opinião desse geito a fórmula 1 caminha pra tráz.mais vamos esperar pra ver o que acontece este ano.um ótimo fim de semana para nós e para os pilotos brasileiros.

  4. 3
    Daniel:

    Além disso, foi criada uma nova chincane na curva 10…

  5. 2
    Estevão:

    Fábio, a pista foi aumentada em 882 metros e algumas curvas em segunda marcha apareceram. Por isso os tempos aumentaram.

  6. 1
    Fábio Ribeiro:

    Pessoal, após o primeio treino do Barhein fiquei intrigado… Os tempos foram 24 segundos piores do que os do ano passado, elá não está chovendo… O que será que houve? Que com os carros mais pesados os tempos subiriam eu já esperava, mas assim é muito! Me ajudem a decifrar o que houve.. Abraços!

Páginas: « 2 [1]

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade