A banalização dos pontos

Como todos já sabem, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) concordou com a sugestão da Comissão de Fórmula 1 (formada pela própria FIA, pelas equipes – Fota – e pelos donos dos direitos comerciais da categoria – leia-se Bernie Ecclestone) e mudou o sistema de pontuação da categoria pela terceira vez desde 1991. A partir de 2010, o vencedor passará a receber 25 pontos; o segundo, 20; o terceiro, 15; o quarto, 10; o quinto, 8; o sexto, 6; o sétimo, 5; o oitavo, 3; o nono, 2; e, finalmente, o décimo terá um. Ou seja, além do aumento dos pontos, mais dois pilotos serão premiados. Até esta temporada – e desde 2003 – eram “apenas” os oito primeiros colocados. Acho que já deu para notar que não gostei da mudança.
Sou contra a banalização dos pontos distribuídos na Fórmula 1. Por isso nunca gostei da ideia de recompensar a pole position, a melhor volta ou o maior número de voltas na liderança. Acho o sistema adotado em 1991 (10-6-4-3-2-1), onde apenas os seis primeiros ganhavam pontos e a diferença do primeiro para o segundo era considerável, muito melhor. Quem não lembra das efusivas comemorações dos pilotos das equipes menores quando conseguiam um sexto lugar? Será que agora a décima colocação terá o mesmo gosto? Acredito que não já que a quantidade de premiados em relação ao grid vai aumentar.
A primeira mudança desde 1991 aconteceu em 2003, para tentar frear o domínio de Michael Schumacher (10-8-6-5-4-3-2-1). O efeito real só foi sentido dois anos depois, nos títulos de Alonso (atenção: não quero desmerecer a conquista do espanhol). A pequena diferença entre o primeiro e o segundo passou a premiar a regularidade. É só lembrar que o espanhol fez dois excelentes inícios de temporada e depois só administrou, já que a Renault não investia no desenvolvimento de seus carros durante o ano. Em 2009, com Jenson Button, vimos uma situação parecidíssima, com um início avassalador do inglês e depois apenas administrar.
“Ah, mas o grid vai aumentar para 26 carros”, dizem as equipes. Tudo bem, mas vocês lembram que o grid em 1991 tinha 26 carros também? E não tinha choradeira para aumentar a zona de pontuação. A boa diferença entre o primeiro e o segundo fazia com que a luta por uma vitória realmente valesse à pena. Um ataque no fim da corrida era justificável. Hoje isso não acontece e nada vai mudar com este esdrúxulo sistema de pontuação que será adotado em 2010. A briga pelo sexto lugar também era ferrenha… Afinal, pontuar, para os times menores, nunca foi uma tarefa fácil nesta época. Agora, quase todos eles irão ter uma oportunidade para isso.
Acho que tudo na Fórmula 1 tem que despertar desejo. Chegar na categoria, se manter nela, pontuar, vencer, conquistar um título. Tudo isso tem de ser conquistado com muito esforço. Além disso, ela tem de ser algo único no automobilismo. Não pode usar fórmulas de outros lugares, que têm conceitos próprios. Ela se tornou a categoria mais importante do mundo porque sempre foi original. Com esta pontuação, ela se assemelhará bastante à Cart (antiga F-Indy) da década de 1990, com um sistema muito parecido. Gostava muito da Cart, mas o conceito da disputa era diferente da F-1. Fora que a aplicação de 25 pontos para o vencedor vai distorcer todos os rankings históricos. Infelizmente, esta decisão da FIA e da Fota não foi a mais acertada.
rss do blog





13 dezembro, 2009 as 19:28
…..cara tem um bando que comenta ,ai que é maios burro quer os que administram a F1 para , a F1 é o que o dono post colocou, tem que ser unica a pontuação original que foi colocada em 1991 10 , 6, 4,3,2,1 e acabou , como fica …..agora o senna por exemplo ,com seuspontos e tres vezes ca´mpeão mundial , se um piloto entrar na F1 hoje com 5 anos ele conquistar 20 vitorias e 40 2° lugares era tera pontuação maior que o senna , e ele não precisa nem vencer o campeonato …mas os burros aceitam tudo e depois dizem que gosta de F1 ….pro inferno
14 dezembro, 2009 as 8:05
Também não concordo com o novo sistema de pontuação. Ainda mais, antes do sistema 10-6-4-3-2-1 havia outro, onde a vitória valia 9 pontos!
O que fica chato agora é que, com a mudança gigantesca dos pontos, não haverá mais razão para calcular os “recordistas” de pontos da história do esporte. Agora bagunçou tudo! Espero que a boa e velha f1 não perca a graça…
14 dezembro, 2009 as 9:19
Cara…você vai me perdoar…mas eu sou muito a favor dessa mudança…
Pode até parecer absurda minha comparação…mas no jogo de video-game… Mario Kart…dos 12 jogadores…somente o último não pontua…e o resultado é incrível…se vc vacilar uma corrida ja era…os outros te alcançam…fica muito mais fácil tirar a diferença…preza a regularidade e ainda evita que o que aconteceu esse ano por exemplo, em que o button ganhou as 5 primeiras corridas e acabou o campeonato disparado…
Sou totalmente a favor das mudanças…
14 dezembro, 2009 as 9:59
Parece que a maioria está mais preocupada com a contabilização dos pontos da F1 ao longo dos anos a título de comparação à competitividade da categoria. Se quer fazer a comparação com os anos anteriores é só utilizar os sistema de pontos antigo ou isso é muito difícil?
Este ano havia 20 carros no grid, enquanto que ano que vem terá 26, ou seja, será mesmo que para as equipes pequenas ficará mais fácil pontuar?
Acho até que 25 pontos é muito para quem ganha, poderia ser 20, porém esse novo sistema é melhor que o antigo, pois torna a diferença de póntos do primeiro para o restante mais justa que os outros sistemas anteriores, portanto, haverá uma busca maior por parte dos pilotos pela vitória e promessa de grandes disputas nas corridas.
14 dezembro, 2009 as 11:40
Na verdade a diferença do primeiro para o segundo colocado não aumentou. permaneceu a mesma. A diferença entre o primeiro e o segundo permaneceu em vinte por cento (20%), assim como do segundo para o terceiro permaneceu em 15% e do terceiro para o quarto 33,3%. Portanto a única diferença e que mais carros irão pontuar. Acho que deveria ser mais valorizada a vitória. Talvez um 12-8-6-5-4-3-2-1, fosse uma adaptação mais justa, já que pro sistema 10-6-4-3-2-1, não volta mais.
14 dezembro, 2009 as 11:53
também concordo com o cara aí de cima, seria melhor premiar o vencedor com 12 pontos, ou voltar ao sistema antigo. não faz nenhum sentido essa nova fórmula ( pelo menos para a F1), e pelo que estou sentindo, não agradou à maioria. Espero que não dure muito tempo!
14 dezembro, 2009 as 12:38
Gosto desse lance de varios pilotos pontuarem,mas essa margem de diferença entre os 3 primeiro é muito grande
sem contar que concordo plenamente sobre a mudança nos rankings historicos(E apenas com esse termo)
14 dezembro, 2009 as 14:11
Realmente, sua argumentação procede.
14 dezembro, 2009 as 14:11
Cara, quantos anos vc tem? A evolução tem que ser feita. E para evoluirmos temos que ser abertos as mudanças e não voltarmos a épocas anteriores com pessoas, carros e situações totalmente diferentes.
14 dezembro, 2009 as 14:48
Boa tarde Rafael e galera ! Um leitor enviou um critério de pontuação que já tinha sido proposto em alguns sites especializados. A saber : 15, 12, 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2, 1. Exceto para o quinto colocado que seria 7 pontos ao invés de 6. Dessa forma comtemplaria os 10 primeiros. Até seria razoavel pontuar do 1º ao 10º. Da forma que ficou, e parece que não adianta chiar, banalizaram, mesmo, os pontos. Quanto ao ranking histórico, um digitador atualiza as tabelas em um dia. Como : uma mera planilha do Excell faz isso. Nem precisa de um programador. É de uma simplicidade basilar. E sempre existe a possibilidade de fazer ressalvas quanto ao quadro geral de pontos. O maior problema é não ter regras rígidas que permitam um comparativo pra efeitos estatísticos. Quanto aos futuros campeões, já iniciam a carreira sabendo os números de antemão. Não vejo problemas ai. Mas a Fórmula 1 tem feito um movimento à frente e dois pra trás. Ninguém merece….
14 dezembro, 2009 as 15:12
Para mim, essa mudança tem como benefícios a volta da vantagem em vencer, pois na atual forma, vencer não significa muita coisa, além de dar a oporrtunidade das equipes de menor porte disputarem mais pontos do que agora. Sobre a questão da banalização dos pontos, veja nas outras categorias, aonde pilotos que chegam em posições bem atrás ganham pontos e, no final, vemos disputas de 3 ou 4 pilotos nas últimas provas valendo cada ponto, cada curva!!!!
ISSO É QUE É EMOÇÃO!!!!!
14 dezembro, 2009 as 15:16
Acredito que a pontuação deveria mudar, mas se ela mudou de forma correta, só o tempo dirá. Quando eu pensava em mudanças, trabalhava com a idéia de 20, 15, 11, 8 , 6, 5, 4, 3, 2, 1, até para reforçar a importancia de vencer e támbem de marcar pontos!
14 dezembro, 2009 as 17:38
Poxa eu achei otimo e a diferença do 1º para o segundo ser de 5 pontos e do segundo para o terceiro tbem ser o mesmos pontos tbem, isso vai dar mais motivação por lutas.
Acredito que os pontos nao serao banalizados e sim servirao e motivaçõ pra mais ultrapassagens e disputas por toda as corridas. O que se mostrou é q este sistema, usada no ano priveligia que tem mais consistencia, e agora nao com 5 pontos de diferença. Tinha que se premiar a volta mais rapida, maior numero de voltas na liderança, pole… Isso que vai dar uma diferença, veja com a Indy é mais disputada q como os pilotos tem mais fome de pontos.
Muito legal as mudanças. vamos evoluir.
Mudar quer novos olhares!!!
14 dezembro, 2009 as 18:03
Bom, discordo da maioria dos comentários sobre o assunto, acredito que o campeonato será mais emocionante, com esta pontuação Vettel poseria ter sido campeão e não Jeson Buton, sendo que Vettel não pontuou em cinco provas enquanto Jeson Button só não pontuou em umaprova. O final com a nova pontuação seria 200.5 do Button contra 190.5 do Vettel, ou seja, um terceiro lugar em uma das provas que abandonou lhe daria o título, contra os 95 para o Button e 84 para Vettel, ou seja, ele ainda precisava de mais uma vitória torcer para o Jason não marcar nada e mais uma sétima colacação para poder passar o Button, por tanto se o Vettel e o kubica não tivessem feito besteira na primeira corrida do campeonato Vettel teria se sagrado campeão, o que para mim seria mais que justo, dado a falta de competência demosntrada pelo Button apartir do meio do campeonato. Esta pontuação evitará termos campeões antecipados, acaba com campeonatos chatos, segundo, terceiro e quarto colocados serão posições a serem respeitadas. Para mim um carro vencedor não é sinonimo de piloto fantastico, muita gente confunde uma coisa com outra, qualquer piloto do grid que possua o melhor carro vai vencer corridas, o bom piloto, mesmo com equipamento inferior irá se aproveitar dos erros do adversário para tentar supera-lo, fazendo um campeonato de regularidade, torcendo pelo falhas do oponente para ser campeão, pois o mesmo sabe que não tem carro para buscar na pista.
14 dezembro, 2009 as 18:49
Rafael,
Neste post, eu vou discordar de você. Acho que é importante a mudança de pontuação. Dá um novo fôlego à categoria, divide melhor o dinheiro por pontos, contribui com os contratos de publicidade das equipes. A Fórmula 1 é um esporte, mas também é um negócio, como qualquer outro.
No lado esportivo, acho que premia o vencedor. Acho que essa diferença entre o primeiro e o segundo poderia ser maior – com mais de 40% de diferença -, evitando assim, um campeonato ganhado por segundo lugares.
Sem sombra de dúvidas, essa nova fórmula de pontuação acirra os ânimos e a vontade de ganhar dos pilotos. Bom para o esporte. Bom para os expectadores.
14 dezembro, 2009 as 21:55
O “interessante” é que praticamente metade do grid já larga na zona de pontuação. Quem acha isso emocionante, só pode ter 15 anos de idade ou menos. Pois nunca viu um campeonato de F-1 ser emocionante de verdade.
15 dezembro, 2009 as 14:12
concordo com você Rafael.
vou esclarescer o que acho: mas que por um outro lado não ficará tão ruim
gostava muito do ultimo:achava que 1 ponto de diferença pra cada decharia estável assim:1°:10, 2°:9, 3°:8…asim por diante até o décimo
não achei tão bom esse novo mais veja só:a pressão do líder não poder errar pode causar erros sucessívos e se no fim o lider tiver com 20 pontos, menos vitórias do que o 2° e conseguindo por um tempo ganhar o titulo e errar .um segundo lugar basrtaria para o segundo!
mas os carros pra mim não tem nada a ver com isso se se enteressassem que muitos pontuassem colocava pontuação até o vigésimo!!!
15 dezembro, 2009 as 14:14
e thiago eu tenho 10 anos e já vi muitos campeonatos interessantes e legais com essa diferença de pontos.
apesar de meu outro comentário não acho que isso saiá muito bom
15 dezembro, 2009 as 14:17
Para mim, o melhor seria;
CCorrida
1-15
2-10
3-7,5
4- 6
5- 5
6- 4
7-3
8-2
9-1
10-0,5
11 ao 18-0
19- -0,25
20- -0,5
21- -1
22- -3
23- -5
24- -6
25- -8
26- -10
Largada
pole- 3
2- 2
3- 1
4 ao 10- 0,5
11 ao 18- 0
19 e 20- -0,25
21 – -0,5
22- -0,75
23- -1
24- -2
25- –3
26- -5
Melhor volta- +3
2 melhor volta- +2
3 melhor volta +1
Assim toda posiçao teria briga, com os pontos negativos, os já “fora da prova” e últimos brigariam para perder menos ou nenhum ponto.
16 dezembro, 2009 as 15:24
Eu acho no minímo “necessário” que se aumenta-se o número de posições que recebem alguma pontuação.Por que se você for reparar tá chegando muita gente na F1 e eles não vão ficar por muito tempo se não ganharem “nada” com isso,
Só uma opinião.