Aprender a rir de nós mesmos

sáb, 10/10/09
por Rafael Lopes |

Reprodução do comunicado da RBR e da STR
Esta imagem à esquerda é a reprodução do comunicado da RBR e da STR que recebi nesta semana, um preview do GP do Brasil. Ao contrário das outras equipes, elas preferem sempre apresentar a corrida de forma bem-humorada, com piadas e ironias com o país em questão. Já virou praxe. Por isso, não entendi a revolta quanto ao “Guia de Sobrevivência em São Paulo”, uma visão sarcástica de todos os estereótipos que “definem” os brasileiros.

Quem já esteve em São Paulo na semana do GP sabe que ninguém faz muita força para eliminar estes estereótipos. Para exemplificar, é só ver o número de outdoors ligados ao sexo que a cidade tem nesta época. De qualquer forma, este comunicado da RBR e da STR não é uma ofensa. Precisamos aprender a rir de nós mesmos. Não vivemos em um país perfeito. Aliás, nenhum país é perfeito. Assim como fazemos piadas com os argentinos – e eles levam na esportiva – precisamos aprender a aceitar provocações. Largar, como diria Nelson Rodrigues, aquele “complexo de vira-lata” que sempre esteve dentro de nós.

Não somos os coitadinhos do mundo e nem o povo mais perfeito. Ao protestar contra este tipo de piada, estamos negando, de certa forma, nossos problemas. O comunicado das duas equipes pode até ter exagerado um pouco, mas não é caso para medidas extremas, como um boicote aos patrocinadores do time. Isso só ajuda a reforçar uma visão estereotipada dos brasileiros. No dia em que reagirmos com naturalidade a uma situação dessas e aceitarmos que temos graves problemas, poderemos evoluir como país. Ficar choramingando e reclamando de piadas não vai ajudar. Pelo contrário, só vai nos atrapalhar.

compartilhar

133 Comentários para “Aprender a rir de nós mesmos”

Páginas: « 7 6 5 4 3 2 [1]

  1. 13
    alemao:

    A maioria de vcs so estao esquento o celebro , mesmo aqueles que dizem que nao vao tomar mais Red Bull , ja foram ontem a tarde encher a geledaira , entre nos , voces deveriam aceitar uma realidade mundial , S.Paulo esta quase ao lado de Chicago no termometro de crimes , foi somente uma piada da Red Bull , cobrem do Governador ai a solucao .
    Abracos Alemao
    PS; To torcendo pelo Barrica , vamos la Barrica

  2. 12
    MARCIO ANTONIO BASSETTO:

    Alguêm sabe qual o motor da Willians para a próxima temporada?

    Pelo que acompanhei este ano, o carro é equilibrado, falta potência.

    Parabens o Rubinho, espero que ele tenha um carro competitivo, e ao Massa também, que a Ferrari volte em 2011………

  3. 11
    MARCIO ANTONIO BASSETTO:

    Não vou boicotar a Red Bull, não gosto de energéticos.

    Não sei qto o mercado de São Paulo representa de Market Share para RB, mais para uma empresa comercial e que vendem seus produtos num dos maiores mercados Mundial, faltou intelência.

    Só vou torcer para que seus carros quebrem, ou que batam no Jeson para o Rubinho terminar o campeonato senão campeão, mais bem próximo.

  4. 10
    Henrique Goularte:

    Perfeito. Resumindo com suas próprias palavras: ” Ao protestar contra este tipo de piada, estamos negando, de certa forma, nossos problemas.”

  5. 9
    Ika:

    Os caras pelo jeito só frenquentam o lado ruim de SP. Quem tem que dar explicação para esposa, por causa de um eventual fio dental também não deve ter muita moral para criticar os problemas dos outros. Estão criticando a prostituição? Em outros paises ela é melhor? Como se algum lugar do mundo fosse uma coisa boa?

    Nao tomo mais Red Bul

  6. 8
    Pablo:

    É Fabio.

    voce realmente não mora em São Paulo.

    Mas saiba que nos ultimos GPs de São paulo. Varia avenidas tinham outdoors com propagandas do Café Photo, Bahamas, entre outros.
    Alem de eu saber de varias “cardapios” do Mclass ficar rodando em muitos hoteis.

  7. 7
    Bruno:

    Outdoors de sexo? Onde você anda vendo isso?????
    Argentinos levam gozações de outros países na esportiva?

    Concordo que não devemos ficar reclamando de piadas, Mas acho que livrar-se do complexo de vira-lata está mais ligado a transformar a realidade brasileira do que a rir de gozações que fazem sobre nós.

    Nos anos anteriores, Bruno, a cidade tinha vários. Tanto que causou polêmica com o José Serra, governador, e com o Gilberto Kassab, prefeito. Neste ano, eles até podem não ter sido colocados – ainda não cheguei a SP – mas lembre-se que as equipes tb não chegaram ainda.

  8. 6
    Rodolfo:

    Fazer o que, se grande parte disto é verdade mesmo? Devemos parar de criticar a postura dos “gringos” perante nosso país e lutar pra que a coisa mude aqui dentro, Esse é o primeiro passo pra que mude a fama que temos mundo afora e melhore as coisas por aqui. Mas acho que vai ser difíci, pois pouquíssimos conseguem enxergar a nossa cruel realidade e não pensam que o que dizem por aí do Brasil é “preconceito” e “perseguição”.

  9. 5
    Eder Luis:

    Acredito que devemos nos comportar de forma serena e calma ao ouvir isso.
    Porém, aceitar e acreditar que está tudo bem… não concordo. Ainda mais com o argumento de que se “não aceitarmos” seremos ignorantes e não entenderemos os nossos “problemas”, com a cidade de São Paulo, e até mesmo no nosso país.
    Não aceito, exijo respeito. Concordo que devemos nos voltar para nosso país e participarmos mais das soluções para seus problemas e não ficarmos “aceitando” piadinha de mal goto como prova de que entendemos nossas dificuldades.

  10. 4
    Glaucio:

    naum beba mais red bul

  11. 3
    Fabio:

    Me fala o lugar que voce ta vendo varios outdoors voltados a sexo em dias de GP em SP pq eu acho que frequento lugares diferentes que voce viu…

  12. 2
    Vinicius da Costa:

    Concordo em parte com a tua opinião mas que eles pegaram meio pesado pegaram. Acredito que um comunicado oficial das esquipes dizendo se tratar de uma piada bem humorada etc, meio em tom de “olha pisamos um pouco demais na bola” já colocaria um ponto final nessa história. Um assunto aí pros teus posts e que pode render assunto no GP Brasil é como a torcida vai se comportar em relação ao Glock. Basta lembrar como ficou a caixa de emails dele depois do final do campeonato do ano passado.

  13. 1
    Guilherme Maitelli:

    Certíssimo. É exatamente isso que eu penso também. Muito bom.

Páginas: « 7 6 5 4 3 2 [1]

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade