Giorno brasiliano*

dom, 13/09/09
por Rafael Lopes |

Barrichello no pódio em Monza

* Dia brasileiro

Antes de falar propriamente da vitória de Rubens Barrichello, gostaria de comentar o belo dia para o Brasil em Monza. Primeiro, Luiz Felipe Nasr venceu a etapa da Fórmula BMW Europeia, categoria que corre como preliminar da F-1, e se sagrou campeão da temporada 2009. Depois, na segunda corrida da GP2, Luiz Razia liderou uma dobradinha verde e amarela, que ainda teve Lucas di Grassi em segundo. Com o resultado, o alemão Nico Hulkenberg, terceiro na prova, levou o título deste ano.

Após todas estas vitórias, chegou a vez da Fórmula 1. As perspectivas para uma vitória brasileira não eram das melhores, após todo o suspense sobre o câmbio do carro de Rubens Barrichello. A quinta posição no grid era muito boa, porque o piloto e a Brawn GP tinham apostado em uma tática de apenas uma parada. Poucos minutos antes dos carros saírem para a volta de alinhamento, a equipe inglesa confirmou que não trocaria a peça e o piloto não perderia cinco posições na saída da corrida na Itália.

Assim como em Valência, sua outra vitória no ano, Barrichello fez uma corrida inteligente, calcada na tática. Após a boa largada, quando superou um Kovalainen com o Kers, o brasileiro manteve um ritmo de corrida constante e a diferença para Lewis Hamilton, o primeiro, ficou em uma margem de segurança que o permitia fazer apenas uma parada. Ele também escolheu bem os pneus: ao começar com os duros, aproveitou-se da resistência para forçar o ritmo. Após o pit stop, com os macios, não sofreu com o desgaste por causa da pista já mais emborrachada em Monza. A velocidade e a tatica perfeita deram a vitória ao brasileiro.

A lamentar, apenas, o segundo lugar de Jenson Button, que permitiu apenas reduzir a desvantagem para 14 pontos. Contudo, é mais um golpe psicológico no inglês, que não vence desde o GP da Turquia, no dia 7 de junho. O momento da temporada é melhor para o brasileiro e os dois polarizaram a disputa, já que Sebastian Vettel e Mark Webber ficaram para trás. A Brawn GP também está com o Mundial de Construtores quase garantido. Com isso, a equipe terá tranquilidade para deixar seus pilotos disputarem o título na pista.

Com 14 pontos para tirar em 40 a serem disputados, o título é um objetivo possível. Se Rubens Barrichello continuar com o desempenho das últimas provas, pode sim tirar esta desvantagem. A briga com Jenson Button será difícil, mas a confiança do brasileiro pode fazer a diferença. Correndo com um misto de agressividade e tática, ele pode sim conseguir mais vitórias e, quem sabe, ser campeão desta temporada.

compartilhar

298 Comentários para “Giorno brasiliano*”

Páginas: « 1511 10 9 8 7 6 5 4 3 2 [1]

  1. 18
    gladston alberto faustino:

    Boa esta vitória do Rucinho …. è para calar a boca de muitos críticos que durante quase toda a sua carreira na f1 o esculachou … Espero q ele mantenha o ritmo e consiga passar o Button, pois merece um título para se consagrar mais um campeão brasileiro na f1 e ganhar o título que, enfim, tanto merece e é de direito …
    Boa também a vitória de outros brasileiros hj em Monza, será q vão surgir, outros bons pilotos na f1 no futuro ?

  2. 17
    Gabriel:

    Quem diria…Rubens Barrichelo,Chegar em Button tao facil,vai la rubinho!!!!

  3. 16
    paulo:

    Rubens está de parabens o brasil está orgulhoso de vç…………….
    vai em busca do titulo……………………….

  4. 15
    ANDRE LUIZ:

    Parabens Rubens corrida perfeita com todos ingredientes de um bom piloto discriminado pleo povo brasileiro, mas msm assim trata se de um grande piloto, a lamentar apenas o ultimo comentário, que reflete a falta de consitencia da opinião publica em relação ao Brrrichelo, vamos la rubinho…rumo ao tittulo inedito e mercido titulooo

  5. 14
    Raphael Vasconcelos:

    Um ano a ser marcado, quem diria que a HONDA depois da decepção que foi ano passado com a mesma parceria BUTTON/BARRICHELLO tendo esse ano o surgimento de uma grande novata BROWN fazer o que está fazendo, isso só tem a melhorar no mundo da F1. Quem estava acostumado a ver FERRARI e McLAREN brigando todos os domingo, vê esse ano praticamente todas as equipes disputando, sendo cada equipe tendo um requisito diferente para a melhora do carro. Rubens está dando um show mesmo seu companheiro vencendo 6 das 7 primeiras seu rendimento nas ultimas corridas nos trazem uma esperança de novamente termos um brasileiro campeão de novo. Força Rubens continue assim você merece pela sua história na F1, acredito em você.

  6. 13
    Edu Paz:

    Parabéns Rubinhooooooooo!!!!
    Eu acredito em Você.
    Agora ficou difícil com o 2º lugar do Buton. Se você chegar em 1º e o Buton e 2º nas últimas 4 corridas não dá.
    Só resta eu torcer e muito para Você chegar em 1º nas corridas que faltam e para o Buton não pontuar pelo menos em uma prova e chegar em 2º nas outras três. Estou torcendo para que a equipe Brawn mantenha este carro excelente com Você até a última corrida para festejarmos o seu 1º campeonato mundial.

  7. 12
    alexenildo:

    nunca deixei de acredita em vc parabens rubinho a paraiba esta com vc

  8. 11
    Henrique Cavalcante:

    É bom ver que os comentários medíocres, de pessoas pequenas, são calados a cada resposta sua nas pistas.

    Valeu Rubão!! Vc nunca desistiu e eu sempre acreditei.

  9. 10
    sandremir:

    parabéns Rubinho quem é brasileiro de fato e entende um pouco de corridas sabe as dificuldades que você passa. valeu Rubens torcemos por você……

  10. 9
    Mendes:

    Simplesmente fantástica. Não há outra palavra que se possa aferir a mais esta vitória de Rubens Barrichello. Com uma tática perfeita, com uma performance invejável, com uma vontade e uma garra de vencer fora do comum para quem já disputou 280 GP’s na vida, Barrichello chega a sua 11ª vitória na carreira (a 101ª do Brasil) e sela o espetacular momento que vive. Por tudo que está acontecendo, a ele devemos todos os créditos.
    Quanto a Button, não lamentemos tanto o segundo lugar, pois isso praticamente garantiu o título mundial de construtores para a Brawn GP, possivelmente abrindo caminho para a livre disputa do título mundial de pilotos entre os dois pilotos da equipe: “o melhor do mundo” e o sempre segundo que pode vir a ser o primeiro e calar a boca de meia dúzia de insensatos. Indubitavelmente o momento é do brasileiro que vem, nas últimas corridas, mantendo uma regularidade que chega próximo a perfeição, andando com “a faca entre os dentes”, como costuma dizer.
    Não diria mais chance de ouro, mas sim chance de diamante pro nosso fantástico Rubinho rumar ao primeiro titulo. A preferencia a Button se reduziu significativamente com o título pra Ross Brawn virtualmente garantido. E mais, Ross conhece e confia em Rubens e agora começa a apostar no brasileiro.
    Que essa vantagem de 14 pontos pese uma tonelada na cabeça de Button e que, se Deus quiser, já em Cingapura, Barrichello possa tirar, no mínimo, uns 4 pontos de diferença e venha para Interlagos com chances de ser campeão. Imaginem: vencer o GP do Brasil e de quebra ser só campeão do mundo? Seria um sonho realizado.
    A nós que realmente acreditamos no Rubinho basta torcer e principalmente rezar bastante pra que esse título venha pro Brasilll. Rubens merece e Deus há de concordar com isso.

    Valeuuu Rubinhooooo!!! “Tu és forte, tu és grande. Entre os grandes és o primeiro…” (Ele que me desculpe, Corinthiano roxo como ele é, mas o refrão do Tricolor paulista tá valendo pra ele).

  11. 8
    Iron da silva ferreira:

    TODA VEZ QUE Rubens Barrichello usa a camisa do corinthians ele vençe ja são duas vez que ele usa ele ganha fale pra ele usar mais vezes parabéns Barrichello rumo a mais uma vitória use a camisa do timão abraço…..

  12. 7
    Murilo:

    Pra cima deles Rubinho, mostre seu valor e cale as bocas maldosa que só sabem lhe menosprezar.

    Rubens Barichello do BRASILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL!!!!!!!!

  13. 6
    Guilherme Araújo:

    Rubens Barrichello, o que dizer? Comecei o ano não acreditando nele, depois da primeira corrida fui um grande defensor e torcedor, depois deixei de acreditar, depois em Valencia meu ãnimo voltou a subir, e depois de Spa, voltou a cair, e agora em Monza volto a acreditar. Gostaria muito de ver Rubinho ser campeão mundial e deixar os críticos de plantão com cara amarrada. Continuarei a torcer, mas digo: Rubens, bela ressurreição esse ano. Parabéns!

  14. 5
    cleber:

    gente vamos acordar e impossivel obarrichello ganhar o campeonato, eless vao favorecer o ingles por questao financeira e uma equipe estreante,precisa de patrocinio europeu,nao acredito que vao ajudar o rubnho

  15. 4
    Frederic Wiliam:

    Para quando for dormir hoje:
    “Deus Obrigado pelo Domingo Brasileiro na Italia”
    Valeu Rubinhooooooooooo é do Brasilllllllllllllllllll
    =)

  16. 3
    Rodrigo:

    Excelente corrida do barrichelo. Na munha opnião ele vai conseguir ser campeão mundial.

  17. 2
    Hildo França Souza:

    Grande vitória de Rubens Barrichnello, uma ótima corrida com todos elementos de uma prova de F1 temporada em aberto e Barrichelo na cola de Button.

  18. 1
    Marcos Diniz:

    Perfeito, simplesmente perfeito concordo plenamente com você, Rubinho está na luta, Button está sentindo, vamos torcer.
    Abraço

Páginas: « 1511 10 9 8 7 6 5 4 3 2 [1]

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade