Quem precisa de ética?

qui, 10/09/09
por Rafael Lopes |

Nelsinho sai do carro após o acidente em CingapuraO site inglês “F1SA” publicou nesta quinta-feira a íntegra do depoimento de Nelsinho Piquet à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e aos investigadores independentes contratados para investigar o “Cingapuragate”. O documento confirma a matéria publicada pela conceituada revista inglesa “Autosport” na quarta: o brasileiro realmente forçou o acidente, a mando de Flavio Briatore, chefe da Renault, e Pat Symonds, diretor de engenharia do time. A revelação caiu como uma bomba na Fórmula 1 e poderá ter consequencias inéditas para o esporte.

Segundo a “Autosport”, os depoimentos de Briatore e Symonds são contraditórios. Enquanto o chefe diz que o assunto sequer chegou a ser discutido, o diretor afirma que Nelsinho teve a ideia, prontamente rechaçada por eles. Ou seja, são três versões completamente diferentes do mesmo caso. Alguém há de estar mentindo. E como duas pessoas que estão do mesmo lado apresentam depoimentos conflitantes, a informação falsa tende a estar deste lado. No entanto, Briatore foi chamado a Paris por Carlos Ghosn, presidente da Renault nesta quinta. A explicação do dirigente parece ter agradado a montadora, que já estuda processar Nelsinho.

Nelsinho com o carro batido no muro de Cingapura

Dito isso, acredito que estamos vendo apenas o início da confusão. Por que Nelson Piquet, pai de Nelsinho, teria entregado uma trama que envolve centralmente o próprio filho? Vingança contra Flavio Briatore? Seria como puxar o tapete de um inimigo com a própria pessoa ainda em cima dele. Todo mundo sabe que a Fórmula 1 é um enorme jogo de interesses. Mas premeditar um acidente passa por todos os limites da ética esportiva. Mais do que isso: coloca em risco a vida do próprio piloto e dos colegas de profissão que dividem a pista com ele, sem falar nos fiscais e bandeirinhas, que ficam colocados logo atrás dos muros.

O pit stop decisivo de Alonso em CingapuraNão sou ingênuo a ponto de ignorar que a Fórmula 1, além de um esporte, é também um negócio. Só que, para mim, este incidente ultrapassou todos os limites. Além de antiético, colocou muitas pessoas em risco, além de prejudicar os outros 18 pilotos na pista (à exceção, é claro, de Fernando Alonso). E não adianta dizer que ele sofreu coação dos chefes. Ou alguém aceitaria pular do oitavo andar de um prédio para evitar uma demissão? Nelsinho pode ter cometido suicídio profissional.

Esportivamente, é ainda mais grave do que o caso do GP da Áustria de 2002, quando Rubens Barrichello deixou Michael Schumacher passar na reta de chegada, após ordens da chefia da Ferrari. O brasileiro, daquela vez, causou problemas a si mesmo, à equipe Ferrari e ao esporte. Este novo escândalo não causa danos apenas à imagem da F-1, mas levou perigo e atrapalhou a corrida de todos os envolvidos naquela disputa.

Nelsinho, Briatore, Symonds e a Renault elevaram o chamado jogo de equipe às últimas consequências no GP de Cingapura de 2008. A prática, por si só, já é antiética. Mas sempre acontecia por causa de uma situação ocorrida na pista. Premeditar um acidente ultrapassa todos os limites, principalmente por causa do risco inerente à manobra. Se a FIA não aplicar punições exemplares a todos os envolvidos, a Fórmula 1 corre o risco de ter seu nome jogado na lama. Mesmo se Nelsinho for beneficiado pela chamada “delação premiada”, quem o contrataria novamente na categoria? Ou alguém daria emprego para uma pessoa que poderia lhe prejudicar mais à frente? Você confiaria no protagonista de um acontecimento como esse?

Alonso faz a festa com a equipe após a vitória em Cingapura

compartilhar

1.230 Comentários para “Quem precisa de ética?”

Páginas: « 6211 10 9 8 7 6 5 4 3 2 [1]

  1. 10
    Ronald Simões:

    E as pessoas que compraram ingresso para assistir a corrida? Acho que deveriam pedir o dinheiro de volta. Mas acho que o Nelsinho merecia outra chance. O que ele fez realmente foi muito errado. Mas não deveria ficar com essa marca para o resto da vida. Todos podem cometer erros. Ele estava pressionado pela Renault e pelo Briatore. Foi uma forma que ele encontrou para continuar na fórmula 1 que deve ser o objetivo da sua vida.O que ele fez foi errado. Mas não vou ficar recriminando tanto assim.

    Acho que o Nelsinho, sem querer acabou tirando o título do Felipe Massa. Se não tivesse entrado o carro de segurança, a Ferrari não teria antecipado a sua parada e não teria aquele erro grotesco com o carro do Felipe, que saiu com a mangueira de combustível no carro.

    Alguns pilotos desconfiaram da batida do Nelsinho. Acharam bastante estranho. Mas acho que o acontecimento bizarro com a Ferrari acabou ofuscando um pouco o acidente estranha do piloto da Renault.

    Lembro que o Nelsinho pediu desculpas para a equipe por conta do acidente. Foi um grande cinismo. Mas não sou eu que vou condenar o piloto.

    Também acho estranho o Briatore demitir o Nelsinho mesmo depois da ajuda ilegal do piloto brasileiro. Nelson Piquet e Nelsinho deveriam fazer alguma coisa para revidar. Se Nelsinho ainda estivesse na fórmula 1, acho que essa informação não teria “vazado”. Fora da Fórmula 1, Nelsinho não tem muito a perder. Pode correr ao menos na Stock Car. A menos que ele ache humilhação com o seu nome.

  2. 9
    Rafael:

    Simplesmente deploravel um acontecimento desses.
    Nelsinho Piquet é um mal carater. Nao existe descupla para um ato desses. Deveria ser banido do esporte.

  3. 8
    Dani Clos:

    Comecei a acompanhar as corridas de fórmula 1 ainda nos anos de 1980, Piquet já não estava mais no topo (mas acompanhei a temporada de seu último título) e Senna aparecia como o maior piloto da história do esporte até então.

    Lembro bem na época de ser Piquet o encrenqueiro do circo da F1… pois bem, parece estar aí mais uma bela lambança da família Piquet.

    Nelson Jr. já havia feito a “ca@#*da” era de ter se calado até a morte, ou pelo até não poder mais acelerar… agora, com vinte e poucos anos é um ex-piloto, se voltar a correr, seja pela categoria que for, será sempre o cara que a equipe não poderá confiar nem os outros pilotos…

    lamentável…

    e ainda tivemos que ouvir o Galvão Bueno dizer que conhecia a índole da família Piquet, detonando o Reginaldo Leme, que tinha recebeido a dica do próprio Piquet… lamentável aos Piquet… lamentavel ao Galvão.

  4. 7
    Thiago:

    Corridas de Kart são tão assitidas e comentadas pois ali é que começa a se formar a verdadeira corrida de F1, até chegar a F1, muita coisa se altera… e aquela disputa que assitiamos no kart, fica só na lembrança, pois não sabemos até que ponto estamos realmente assitindo a uma corrida, ou a um plano previamente elaborado….

  5. 6
    Emerson Sousa:

    Ali bá bá e os quarenta ladrões!

  6. 5
    Leonardo:

    Isso sem contar que o acidente provocado pelo piquetzinho foi o grande responsavel pelo desastre na parada de box do felipe massa, que liderava a prova, e acabou sendo prejudicado pela correria da equipe. Todos sabem quem teria sido campeao se Felipe ganhasse aquela prova. Piquet não terá lugar nem na “estoque”! rs

  7. 4
    Thiago:

    Chegará um dia em que a Formula1 será 90% de reuniões,planos, estratégias e 10% de corridas….

  8. 3
    Aline Mattheis:

    Rafael,

    Após ler seu texto, vc merece o Prêmio matéria do ano!
    Jornalismo é isso aí, dar a sua opinião com Firmeza!

    Parabéns!!!

    Depois de tudo o que vc escreveu, só posso assinar em baixo!
    O que mais eu poderia falar???
    Ah, Todos os citados acima são Suicídas Morais, éticos e profissionais…

    Sinceramente, eu acredito muito mais no automobilismo brasileiro,
    com menos dinheiro, politicagem, com suas dificuldades, mas
    sem essa máfia marrom rolando!!!

    Viva Vc!!!

    Parabéns! Lika Mattheis

  9. 2
    Andre:

    Simplesmente, lamentável, me decepccionei muito com o episódio ! Com a marca, com a equipe, com os dirigentes e pilotos !
    Para variar quem sofre são os fãs!

  10. 1
    Paulo Sena:

    E pensar que o nosso país já lançou pilotos como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ayrton Senna…que episódio lamentável…acho que, acima de querer se manter um emprego, a pessoa deve ter dignidade, amor próprio, e não se sujeitar a algo do tipo…mas, como você citou bem, a Fórmula 1 também é um grande “negócio”, não sabemos o que ainda há de aparecer de novidade neste escândalo…

Páginas: « 6211 10 9 8 7 6 5 4 3 2 [1]

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade