Brasil, sem vitórias

sex, 12/06/09
por Rafael Lopes |

Helio Castroneves sobe na grade no TexasNo fim de semana passado, Helio Castroneves conquistou mais uma vitória na IRL, a segunda dele na temporada 2009. Isso apenas seis dias depois de tornar-se tricampeão das 500 Milhas de Indianápolis. Talvez por estar ainda anestesiado com a badalação em torno de seu triunfo no maior palco automobilístico do mundo, Helio não tenha se atentado para o fato de que atingiu duas marcas importantes nas principais categorias de monopostos dos Estados Unidos.

Além de igualar o número de vitórias do pioneiro Emerson Fittipaldi nestes campeonatos, a 22ª conquista do piloto da Penske foi, também, a centésima dos brasileiros – somando-se corridas da CART, Champ Car e IRL. Na lista, também figuram os nomes de Tony Kanaan, Gil de Ferran, Cristiano da Matta, Bruno Junqueira, André Ribeiro, Roberto Moreno, Christian Fittipaldi, Maurício Gugelmin, Airton Daré e Felipe Giaffone, incluindo aí outras três vitórias na lendária Indy 500.

Enquanto isso, na Fórmula 1, o Brasil continua esperando sua centésima vitória. Assim como na Indy, a porteira da principal categoria do automobilismo se abriu com Emerson Fittipaldi, fazendo a boiada passar generosamente nos anos seguintes, com José Carlos Pace, Nelson Piquet, Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Felipe Massa. A bandeirada para o atual piloto da Ferrari, na emocionante decisão do Mundial de 2008, representou a 99ª vez que um dos nossos representantes subiu ao topo do pódio. Por ironia, em solo brasileiro.

Só que 2009 chegou e a vitória número 100, ainda não. O que pareceria fácil, já que Massa continuaria competindo pela estruturada Ferrari, ficou ainda mais próximo quando o mundo se deu conta de que os bons desempenhos da Brawn GP de Rubens Barrichello não eram um blefe de pré-temporada. Rubinho, que não vencia uma prova desde 2004, ganhou novas oportunidades de mostrar seu valor. E Felipe, dono de 12 vitórias, continua em grande fase, não podendo ser descartado na briga pelos primeiros lugares, mesmo com os problemas do modelo desenhado pela Scuderia para esta temporada.

Entre estas duas possibilidades, há ainda uma terceira opção. Seria uma tremenda ironia se Nelsinho Piquet, que ainda não marcou pontos neste ano, superasse o período difícil da Renault faturando sua vitória de número 1. Por outro lado, Barrichello busca, neste momento, alcançar o triunfo de número 10 em sua carreira na F-1. Marcas que dariam ao Brasil, finalmente, o redondo e tão aguardado 100. O problema, no entanto, é o desempenho de um certo inglês. Porque Jenson Button, pelo que vem guiando, está merecendo mesmo uma nota 1.000.

O jornalista Alexander Grünwald é produtor do programa Grid Motor, do SPORTV, e dono do Grün Blog. Ele escreve neste espaço todas as sextas-feiras.

Crédito da foto: Divulgação

compartilhar

13 Comentários para “Brasil, sem vitórias”

  1. 1
    Evandro Mussoi:

    O Helinho ganhou uma moral depois do episódio em que tentaran fazer dele um bandido,quero ver segurar o garoto agora,a revista “TIMES” devia fazer uma matéria sobre isso,já que teve a indecencia de colocar ele na lista dos 10 maiores devedores do fisco americano,seria no minimo um pedido de desculpas,superar as dificuldades e crescer após isto tudo,realmente o Helinho tá sendo um brasileiro daqueles que não se via a muito tempo!!!!

  2. 2
    Sérgio Dellova:

    Amigos!!(todos)

    Deveriamos entender que nessa história do Helio, houveram duas lições:
    A primeira é que: em um país onde a lei não dá previlégios à ninguém, as coisas tendem a fluir muito bem, ou seja, independente de quem faça a falcatrua o resultado é cadeia e essa lição é a qual nós deveriamos aprender e exigir dos nossos governantes, que mudem as nossas leis e as tornem cada vez mais severas, que um crime cometido seja punido com rigor, não podemos mais adimitir que uma pessoa mate a outra por motivos banais e receba 2 anos de prisão, isso é a condenação do nosso futuro, das pessoas de bem desse país.
    A segunda lição é que: Quem não deve não teme, e o Helio por não dever não temeu! Fez tudo certo, se apresentou quando chamado, apresentou as provas de sua inocência e manteve-se firme com o apoio da sua família! Como resultado disso manteve o bom humor de sempre, a mesma garra de sempre e a mesma competência que fez dele o profissional super respeitado que é!
    Se o hélio tivesse medo da lei teria vindo para o Brasil em seu jato particular e se escondido em uma ilha particular, pois dinheiro pra isso ele tem, só existe uma coisa que ele não tem: O rabo preso com ninguém!!!!!
    Talves seja por isso que os nossos políticos tenham tanto medo de fazer leis severas, pois podem acabar experimentando do seu próprio veneno!!!!!!!!!!
    Ao Hélio meus parabéns por mais uma vitória de muitas que estão por vir ainda, essa 100° vitória na indy não poderia vir com um representante tão especial em um momento tão especial, pois (DEUS AMA OS BRAVOS)!!!!!!!!

    Um grande abraço a todos que escrevem nesse maravilhoso blog.!!!!!!!!!!!!!!!

  3. 3
    Soamper:

    Eu não vejo o Helio ficar falando mau do carro, dando desculpas quando ele não faz uma boa corrida, quando o resultado não vem, então ele sim é um piloto que defende as cores do brasil, esse sim luta pela vitória, ele sim ganha dinheiro mas lutando pela vitória, não como o barrichelo que ganha muito dinheiro para ajudar outro piloto a ser campeão, e a tv fica dando moral para ele, e se esquece desse piloto que vive ganhando corrida, parabéns ao helio castro neves, e falo mais helinho, não liga para os que os outros dizem, voce é muito melhor.

  4. 4
    Eliseu:

    Temos na Indy sempre Brasileiros na Ponta, mas a midia prefere dar todas as noticias somente para a FORMULA 1 que não é COMPETIÇÃO e sim BUSINESS, estão se lixando para Pilotos e para o Publico, o importante na F1 é DINHEIRO, por isso eu digo FORMULA INDY É ESPORTE e FORMULA UM NÃO é ESPORTE E SIM BUSINESS

  5. 5
    Saint:

    Kro tal soamper…
    Primeiro…se já não é justo fazer comparações entre pilotos da F1, devido o tempo e a dificuldade q cada um enfrentou ou enfrenta na mesma, e vem VC comparar um piloto tão polêmico como o Rubens q está na melhor categoria do automobilismo, e um outro, q não tiro os seus méritos, é um grande piloto, mas, nunca esteve n F1. Isso só prova a falta de bom senso e maturidade d gente q “pensa” q sabe o q está falando d automobolismo…é triste. Por outro lado, já se tornou uma mania, sempre tem um otár…pra perseguir o brasileiro Rubens Barrichello, como se ele tivesse culpa d que acontece com aquele carrinho d brinquedo d Brawn…

  6. 6
    Renato de Mello Machado:

    no meu ver helio tem todas condições de pilotar um f1 e se sair muito bem, mas tomara que nunca pilote porquê a f1 é uma categoria mesquinha,pequena e prepotente,que estraga carreiras de pilotos exelentes,pois na minha opnião é fácil andar de f1,teve só de acidentes na indy 500 ,mais acidentes que na temporada da f1neste ano todo,quando é que na f1 vemos acidentes assim,é uma vez aqui e ali mas não com tanta frequência por tanto quando um piloto senta num f ind ele sbe que o bicho vai pegar.

  7. 7
    Adriano:

    Não dá para comparar pilotos de categorias diferentes.
    Barrichello está no momento impedindo que outros talentos brasileiros possam brilhar na F1 como o Senna e o Di Grassi.
    Hoje qq piloto de que tenha um bom carro quer ter ele como companheiro de equipe , já que ele é um piloto que acerta o carro para o outro seja campeão!!!

  8. 8
    Marcus de Castro Neves:

    Respeito o Rubens Barrichello, sim. Mas convenhamos, sempre as mesmas reclamações com 3 carros diferentes é dificil de aturar. Na Ferrari era o Schumacher e o contrato, na Honda era o carro ruim, agora na Brawn é o que? Acho que o problema dele é falar demais. A Indy dá de 10 a 0 na F1. Circuitos ovais podem ser chatos, sim, mas requerem mt mais experiência do que qualquer pista, perguntem ao Tony Kannan. Fora que, lá, o dinheiro vem depois do esporte.

  9. 9
    adriano(eu mesmo):

    Parabens ao Hélio. Venceu e convenceu…superou ainda, um momento dificil na carreira.

    Ps: aqui o espaço é para o Hélio…

  10. 10
    Joquinha:

    Verdades:

    Barrichello = bom piloto, mas chorão e de péssima sorte. Está sempre no lugar errado, na hora errada. Já deu! Cai fora. Abre sua rede de concessionárias e dá no pé chulé!

    Massa = muita vontade, arrojo, mas também não sabe aproveitar bem as possibilidades. Deveria trocar de equipe bem rápido. Ai ai se estivesse na Brawn!!!

    Piquet = entrou cedo demais, comete erros bobos e agora está correndo atrás do prejuízo. Ofuscado pelo Alonso. Filho… não adianta. Precisa ter o arrojo do Pai. E nem pense na Indy… basta um sem pé!

    B. Senna = algo me diz que esse aí até pode fazer mais. O problema é a cobrança. Nome pesado demais para carregar.

    Precisamos de um piloto como Nelson Piquet (piquesão). Com a mão na graxa. Nada de sambadinhas ridículas e entrevistas risonhas. Sabe sentir o carro. Do tipo que se passar com a roda dianteira sobre uma moeda diz se é cara ou coroa.

    Em fim. Vamos aguentar mais vezes o hino da Alemanha?

    Ou então… mudemos o canal. (também porque Galvão já deu!). Na Indy tá bem melhor, não tem musiquinha mas tem o “Nãoooo perde maisssss…..”.

  11. 11
    Marcio:

    Bom em 1ºlugar parabens ao Helinho,pois ele mal teve tempo de se preparar tanto tecnicamente e psicologicamente para o campeonato como os demais,devido a ao seus problemas com o fisco Norte-Americano,então prova o puro talento agregado ao competitivo carro da Penske que sempre disponibiliza bons carros aos seu pilotos e suas cores lembram muito a McLaren do nosso inesquecível Ayrton Senna.
    Em 2ºlugar acho que vai ser dificil para os brasileiros vencerem este ano na F-1,pois o Nelsinho Piquet desde o ano passado não vem obtendo bons resultados,nem mesmo ele consegue ficar proximo do Alonso,acho que ele não termina este ano como piloto da renault,Ja o Massa não consegue ter um carro competitivo e a Ferrari dormiu no ponto,não teve o êxito esperado com as suas mundanças aerodinâmicas e parece não ter mais chances contra Brown e RBR,mas devido ao ótimo desempenho do ano passado e por na maioria das vezes andar mais rápido que o gelado e desmotivado Raikkonen Felipe Massa esta com créditos com a sua escuderia e com a torcida brasileira.Agora o Barrichello parece mesmo ter a tal estrela na bunda que se apaga toda vez que ele se senta no seu cockpit como disse a um tempo atraz e depois se retratando a Rainha Hortência,não é que a torcida brasileira tenha nada pessoal contra o Rubinho,mas infelismente a sua competência na maioria das vezes não esteve lado a lado com a sorte que sempre acompanha um Campeão,as oportunidades como a de agora na Brown e na era Shumacher quando tinha um carro competitivo sempre seu companheiro de equipe é mais rápido.Mas como somos brasileiros e não desistimos nunca eu acho que com um pouco mais de sorte o Rubinho pode beliscar uma ou outra vitória até o fim do campeonato que parece ja ser de Jason Buton,e se a Ferrari esquecer um pouco as politicagens pode dar um carro melhor para o Massa ja visando voltar a ser competitiva no proximo ano.

  12. 12
    soamper:

    caro saint, voce já viu o heliinho deixar um piloto passar na ultima curva a mando da equipe? Você já viu o carro do button apresentar tantos problemas como do barrichelo? concerteza não, eu não tô comparando as categorias, e sim os pilotos, porque o que barrichelo faz é uma vergonha, nitidamente na corrida da espanha a braw mudou a tática para o button ganhar e o rubinho sabia disso, além do mais todas as corridas até agora, na classificação o rubinho está mais leve e anda atrás do ingles. Analiza os dois pilotos não as categorias, pois o helio não ia ter chance na formula1,pois não se venderia. A formula1 da época dos senna ai sim era bom, hoje é comercio, puro interesse, é mais vantajoso a braw gp ganhar o mundial de pilostos com um ingles do que com um brasileiro

  13. 13
    Gleriston:

    Bom gente, li um por um comentário e dou força aos colegas que estão contra max mo$ley, simplesmente foi um desastre desde do final do ano passado a começar por mudar as condições de pontuação para decidir o campeonato, e vale lembrar a todos que em 2010 vai está valendo a ridícula condição de quem ganhar mais leva. se tivesse valendo bottum ia humilhar todos se continuar com a performance, aliais já devia mandar o trofeu dele, pois a diferença dos carros está muito grande devido a que fizeram dois campeonatos. Estou com as equipes, sou fã da Ferrari para onde ela for, vou está assistindo e dando força e torcendo, se fizerem uma categoria vai valer a pena, podem perder dinheiro mais com um curto prazo de tempo todos vão ver sua competência e a nova categoria derrubará quem ficar na f1, O brasileiro presidente da Renault disse que “Quem é que dá o show aqui” então imagino que as integrantes da FOTA sairem nem F1 2010 terá, mesmo que consigam outra equipes, quem vai assistir? quem em mônaco vai assistir F1 sem Ferrari e Mclarem etc. Sim outro detalhe que não posso deixar “Rubinho nasceu para ser segundo sempre” Não adianta tentar :D



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade