Luz, câmera… emoção!

sex, 27/03/09
por Rafael Lopes |

Fórmula 1 e Stock Car começam neste fim de semana

Neste domingo, duas grandes categorias iniciam seus campeonatos cobertas de expectativa. Em Melbourne, na Austrália, a Fórmula 1 abre sua 60ª temporada. Em Interlagos, São Paulo, é a Stock Car que entra na pista, comemorando 30 anos de existência. Ambas, além das efemérides, vivem momentos históricos e cruciais para o presente e para o futuro.

Na principal categoria do espore a motor, a solução para os tempos de crise foi se reinventar. Novas regras aerodinâmicas, adoção de tecnologias inéditas e a restrição aos testes formam o conjunto responsável por uma aparente redistribuição de forças. Nos testes pré-temporada, carros como Williams e Toyota, que nos últimos anos foram presença rara até nos pódios, se juntaram à recém-nascida Brawn no topo da tabela e tempos. E quem achava que o bom desempenho era fogo de palha, bastou o primeiro treino livre para abrir os olhos a uma nova realidade.

Por aqui, o maior evento motorizado do Brasil fez uma mudança esperada há algum tempo: trocou o velho chassi tubular, utilizado desde 2000, por um projeto totalmente novo. Mas esbarrou nas dificuldades financeiras do mercado, e quase viu seu circo pegar fogo – literalmente. Como os primeiros treinos coletivos só aconteceram nesta semana, os problemas de aquecimento excessivo do novo carro quase não foram solucionados a tempo para a corrida de domingo.

Outro ponto em comum entre os dois campeonatos é o sinal amarelo que acendeu nos boxes dos times campeões. A Ferrari, melhor construtora de 2008, tenta a todo custo diminuir a desvantagem em relação aos times que adotaram um difusor bem concebido (Williams, Brawn e Toyota). E a McLaren, que fez Lewis Hamilton campeão no ano passado, está em situação ainda pior. A asa traseira tem se mostrado tão problemática que os próprios membros da equipe já deram declarações pessimistas sobre o desempenho esperado para 2009.

Nas nossas pistas, as equipes do experiente Andreas Matheis, que dominaram a categoria no ano passado, vivem momentos de tensão. O time que fez o campeão, Ricardo Maurício, agora tem ao volante o vencedor dos campeonatos de 2006 e 2007. Mas Cacá Bueno, pelo que se viu nos testes, terá um ano complicado pela frente. O incêndio que destruiu seu carro no shakedown do novo modelo dá o tom do drama. No box vizinho, o grupo que levou Marcos Gomes ao vice-campeonato terá que acostumar com as restrições financeiras do patrocinador, enquanto o estreante Xandinho Negrão se adapta à categoria.

Como se vê, são cenários incomuns para quem estava habituado, ano após ano, com a curva de evolução mercadológica e a crescente escalada dos custos. Se a farra acabou para os favoritos, ainda é cedo para dizer. Mas que as duas categorias prometem disputas inesperadas até pouco tempo atrás, isso é fato. E já que o show não pode parar, que abram-se as cortinas – ou melhor, que liguem-se os motores.

O jornalista Alexander Grünwald é produtor do programa Grid Motor, do SPORTV, e dono do Grün Blog. Ele escreve neste espaço todas as sextas-feiras.

Crédito da foto: Divulgação

compartilhar

10 Comentários para “Luz, câmera… emoção!”

  1. 1
    Junior:

    kd a ruindade de L. Hamilton? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ainda dizem que ele é genio!!!!!! ano passado so foi campeão pq ainda corria com os setups do alonso de 2007….. esse ano mudou tudo não tem como ele usar os setups de 2007, kkkkkkkkk….. de quem ele vai copiar esse ano? de Kovalinne? pois ele ta levando é uma surra do Kova….. não foi pra pista hj para não passar vergonha ai inventarão um problema no carro dele. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…… e repito so foi campeão ano passa pois ainda usava o acerto do Alonso de 2007 a Mclaren pouco mudou de 2007 pra 2008 isso quer dizer que ainda era uma replica da Ferrari pois em 2007 roubaram o projeto da Ferrari e ainda o Hamilton tinha toda a equipe favorecendo ele….. esse ano a Mclaren vai espionar quem? por isso o Ron denis caiu fora pois sabia que o carro era ruim e não conseguiu espionar ninguem…. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, quero ver esse ano o Hamilton sofrer com um carro ruim………………
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. 2
    Gerson Adriano:

    Como é gostoso ver o campeão mundial Hamilton pilotando uma “Minardi”… rsrs

  3. 3
    Marcos Gomes:

    Teremos BBB o ano todo fazendo sucesso? (Button, Barrichelo e Brawn)

  4. 4
    Glauber Veloso:

    “Bom dia amigos da rede Globo” kkkkkkk sempre quis dizer isso….
    Pois bem, o Rubinho finalmente vai poder calar a boca de vários críticos, sempre acreditei na sua capacidade como piloto, mas como vc pode ser um bom profissional, sem a ferramenta adequada?
    Pelo que assisti do treino hoje, notei o carro da GP Brawn agressivo, estável nas curvas, sendo que outras equipes, com um orçamento melhor para investir, decepcionaram.
    Estou torcendo e tenho certeza que Felipe Massa vai consseguir o tão sonhado título, mas se a senhora Ferrari não adequar seu carro como teria que ser, ficaremos frustrados no final deste ano, tanto trabalho pra nada.
    Finalizando minha humilde opinião, em relação ao difusor na parte traseira do veículo, acho que a FIA deve interferir com um regulamento em que todos os carros devem aderir a esse acessório, ou que nenhum carro use deste recurso, para haver mais igualdade na competição e que os pilotos mostrem realmente sua capacidade automobilística.

  5. 5
    thiago:

    Carai soh falta agora Rubinho sagrar-se campeão do mundo de F1, será a despedida de um grande piloto.

  6. 6
    Alexandre:

    Que bom ver o Rubinhio poder ser competitivo.Força Rubinho este capixaba aqui é seu fã.

  7. 7
    ALVARO:

    Ola amigos eu acho que e melhor esperarmos a McLaren e a Ferrari se acertarem para sim falarmos alguma coisa não vamos nos precipitar um abraço para todos.

  8. 8
    severino:

    Já Pensou se tivese Rebaixamento!!!!!!! como nos campeonatos de futebol!!!!!!!!!

  9. 9
    lucas:

    olha só nada como um dia atras do outro pessoas criticavam o rubinho e ele foi o melhor brasikeiro e pode esperar que vem bem mais por ai!!!! força rubinho grande ross braw

  10. 10
    alexandre:

    O Rubinho é bom piloto, ótimo acertador de carros. Porém, para ser campeão tem que mais habilidade com o volante, tem que correr com emoção, tem que ter garra, tem que ter arrojo. Ele tem que ter garra quando for necessário, tem que ter sensibilidade e deixar a emoção tomar conta e ser mais arrojado. Porque o Senna foi tri-campeão? Porque rapidamente demonstrou ser um excelente piloto. Quem não se lembra da corrida dele em Mônaco(1984), no seu primeiro ano de F1, em que ele mostrou toda a sua habilidade na chuva e não venceu apenas porque a corrida acabou na metade. Recebeu a bandeirada milésimos de segundo atrás do Prost. Porque o Schumacher foi várias vezes campeão? Correu, se não me engano, 249 GP’s e teve justamente Rubinho como escudeiro na Ferrari. Mas mostrou logo que era um ótimo e a Ferrari o contratou. O Rubinho nunca demonstrou qualidades para ser campeão. Ele tem chances este ano. Não acredito porém que ele será campeão, pois, mesmo com um carro competitivo, não tem todas as habilidades necessárias. Para ele falta ainda a determinação e ele, às vezes, comete erros desnecessários que tiram pontos valiosos quando ao final do campeonato.
    Um abraço.



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade