McLaren: a primeira cópia

sex, 20/03/09
por Rafael Lopes |

McLaren copia o difusor da Brawn GP

Após todo o furor causado pelo difusor da Brawn GP, surgiu a primeira cópia na Fórmula 1. A McLaren, às voltas com problemas aerodinâmicos na traseira de seu carro, usou o design da peça da nova equipe da categoria para tentar resolvê-los. Nas duas fotos acima, você pode conferir as semelhanças: a parte central também é triangular, além de sua colocação e disposição espacial. A equipe inglesa usou o aparato no último dia de testes em Jerez de la Frontera.

Realmente, após a adoção do novo difusor, o MP4/24 deu mostras de uma possível melhora. Com Heikki Kovalainen, o modelo conseguiu tempos mais rápidos do que quando estava equipado com a antiga peça. Ainda não entendo, apenas, porque demorar tanto a testar isso. Este não é o caso de um aparato que é feito do dia para a noite. Os maiores testes para a McLaren serão na sexta-feira de treinos livres na Austrália.

O difusor da McLaren antes e depois

Acima, à esquerda, você confere como era o difusor da McLaren e, à direita, o novo desenho. São bastante diferentes. A equipe inglesa tinha feito uma leitura conservadora do regulamento, o que se revelou um erro após os bons desempenhos de Brawn GP, Williams e Toyota, que inovaram no desenho de seus difusores. A pergunta agora é a seguinte: quanto tempo as outras equipes vão demorar a fazer suas cópias?

compartilhar

269 Comentários para “McLaren: a primeira cópia”

Páginas: « 1411 10 9 8 7 6 5 4 3 2 [1]

  1. 9
    Lucas:

    Não acho que seja uma cópia….. apenas uma nova leitura do regulamento, visto que a Fia liberou o da brawn…

  2. 8
    claudio:

    Acredito que não apenas a mclaren ira copiar o difusor da brawn, é triste mas a branw deve decair no andamento do campeonato.

  3. 7
    walisson ferraz:

    ta na cara q a mclaren estava escondendo o jogo, como foi dito na matéria isso naum é uma peça feita do dia pra noite, ou seja eles ja tinham ela pronta e estavam esperando o momento certo pra testa-la, uma vez que possivelmente ja tinham noçao da eficiencia da peça, alem do mais para que mostrar o q tem de melhor em testes de pré-temporada se o q vale mesmo é o campeonato q só começa no dia 29 de março, para que, para q as outras equipes copiem? tenho certeza q se a mclaren tivesse mostrado suas forças no inicio dos testes, ferrari e outras equipes teriam feito testes até o ultimo dia tbm e melhorariam ainda mais o seus carros, agora teram q correr contra o tempo do decorrer do campeonato ja q os testes agora saum limitados. kkkkkkkk, to louco pra v o começo do campeonato pra v o q eles vaum arrumar sabendo q a mclaren andou no mesmo batido da braw q andou a frente da ferrari nos testes da semana passada . mais a verdade é q temos q esperar pra ver o que acontece.

  4. 6
    ANDERSON FRANKLIN:

    Gostaria mesmo é que vc comentasse sobre a evolução da McLaren e da melhora de seus tempos.
    Agora lógico que vc vai dizer que o carro da McLaren so melhorou porque mudou o difusor pra um parecido com o da Braw!!
    O que me interessa é ver os treinos de classificação e a corrida da Australia pra ver quem é quem!!!!
    E não se esqueçam que esse ano é HAMILTON campeão novamente!!!!!!!!!!!!
    Rubinho e massinha lambão estão no mesmo nível. KKKKKKK.So no sonho mesmo!!!

  5. 5
    André Prieto:

    Tá na cara que, infelizmente, a McLaren já não tem mais a mesma competência pra fazer carros que na época de Senna e Prost.
    Uma grande perda para a Formula 1, que agora vive de cópias e de críticas a peças inovadoras de grandes gênios.
    Só espero que aina reste espírito esportivo dentro das pistas e grandes disputas…

    Abraços!!

  6. 4
    Marcelo Rezende:

    Alguém dá um palpite para onde vai o Jean Todt?

    Sei não mas acho que de repente ele pode pousar na Brawn. Seria loucura pensar que ele e o Ross Brawn podem reeditar o sucesso do “dream team” da Ferrari na Brawn?

  7. 3
    Yuri:

    Pra começar a época das cópias, nada melhor do que a ilustre copiadora Mclaren… que vergonha! Imagina a cara dos engenheiros, copiando a peça de uma equipe “recém” formada… Peçam demissão, seus fracassados!!

  8. 2
    F1ALC:

    e ainda respecto aos testes em montmeló, as laterais do difusor ja foram trocadas

  9. 1
    Marcelo Rezende:

    Já era de se esperar que as cópias fossem feitas. Do jetio que as equipes evoluem rapidamente na F1 atual a McLaren pode chegar bem melhor em Melbourne. Apesar do domínio da Brawn nos teste da pré-temporada, se eles não continuarem evoluindo não conseguiram andar no pelotão da frente pois a turma com certeza está trabalhando duro pra trar a diferença.

Páginas: « 1411 10 9 8 7 6 5 4 3 2 [1]

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade