Fim do ‘chororô’

qui, 19/03/09
por Rafael Lopes |

Charlie Whiting dá OK ao difusor da Brawn GP

E acabou a polêmica, para desespero das equipes que fizeram um “chororô” por causa dos difusores da Brawn GP, Williams e Toyota. Segundo Charlie Whiting, diretor de provas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), as peças estão dentro do regulamento da temporada 2009 da Fórmula 1. O dirigente inspecionou os polêmicos aparatos aerodinâmicos durante os testes realizados no circuito espanhol de Barcelona e deu o sinal de positivo para as equipes.

Em entrevista à revista alemã “Auto Motor und Sport”, Whiting disse que as equipes usaram um buraco que “sempre esteve no regulamento”. Segundo ele, as outras fizeram uma leitura diferente, o que é normal. No entanto, os times que se consideram prejudicados – leia-se Ferrari e Renault – mantêm a intenção de protestar contra as peças das rivais na quinta-feira do GP da Austrália, data da primeira inspeção técnica oficial desta temporada. Mesmo com o OK de Whiting, o primeiro dia em Melbourne promete.

Bem, quando surgiu esta polêmica sobre os difusores, fui ao site da FIA para procurar o regulamento técnico e nada achei sobre o formato do aparato. As únicas referências são as medidas e o local de colocação. Ou seja, os projetistas da Brawn, Williams e Toyota fizeram peças dentro do regulamento. O desempenho do time de Ross Brawn, Rubens Barrichello e Jenson Button é real, portanto. Foi uma leitura inteligente do regulamento.

O que me surpreendeu foi a morosidade das outras equipes. Segundo Sam Michael, dirigente da Williams, a peça é de simples adaptação. Teremos chances então de ver vários carros com este tipo de difusor em breve no campeonato. Só que é mais fácil reclamar do que procurar soluções para os problemas, é mais trabalhoso. Isso já aconteceu em 2006, quando a Ferrari, no meio da temporada, reclamou dos amortecedores de massa da Renault. Com a força política da equipe, eles acabaram proibidos após um ano e meio na legalidade.

Tomara que a temporada, já tumultuada pela adoção do novo sistema para decidir o campeão, não seja estragada por protestos de equipes. Isto é o que os fãs da F-1 querem para 2009.

compartilhar

320 Comentários para “Fim do ‘chororô’”

Páginas: « 1611 10 9 8 7 6 5 4 3 2 [1]

  1. 20
    bernardo portella:

    uma unica coisa, opiniao do cara mais franco da f1 em todos tempos, o grande nelson piquet

  2. 19
    Ruy:

    É isso aí, tudo em ordem com os carros. As outras equipes que corram para melhorar. Por que esse pessoal anda gritando tanto nos comentários aqui?

  3. 18
    Luciano:

    Q saudade do Ross Brawn na Ferrari, ele e o “CARA”, se a Brawn GP leu o regulamento e o mais importante, entendeu o mesmo. Não basta só “LER”, tem que ‘ENTENDER”. Parabéns para os engenheiros.

    Q Ferrari, Renault,Willians e Mclarem voltem para a escola novamente para estudar interpretação de Texto.

    To vendo que este ano a Ferrari vai G…. de novo com o Massa.

    VOLTA ROSS BRAWN!!!!!

    VRRRRUUUUUUUUMMMMMMMMMMMMMMM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. 17
    Alexandre Porto:

    Os tempos da Brawn nesses testes, me deixaram com a pulga atrás da orelha. É tão simples assim fazer um carro de Fórmula 1? Do nada apareceu um caro competitivo? Sempre achei que para desenvolver um bom carro eram necessários vários meses, centenas de milhares de quilômetros de testes, um patrocínio bilionário etc, etc.

    De que cartola saiu esse coelho?

  5. 16
    Eduardo:

    Ola pessoal, sou jovem, porém fanatico pela F1.
    Em 1o lugar gostaria de falar sobre este metodo de classificação, creio que isso não vai pegar. Algo vai acontecer e não vai vingar. Isso é ridiculo, o bom trabalho de um equipe e de um piloto tem q ser a temporada toda, se o cara ganhar metade das corridas no começo do ano, só tem q ganhar mais uma e pronto, campeão, ou por coicidencias de vitorias, como o Button disse, apenas 6 vitorias daria o titulo a um piloto. Isso tornaria a F1 sem graça, sem tesão, qr mais espetaculo do que no ultimo campeonado, dispuado curva a curva, dedo a dedo? Claro, o titulo era pra ser do massa se não fosse incompetencia da ferrari e de alguns diretores de provas. Mas enfim, foi justo. Rezemos pra que mude este metodo de pontuação para chegar ao campeão, isso é ridiculo. qto a Braw, sem comentarios, com o motor mercedes de otima qualidade e confiança, adptou-se mto bem pra uma equipe que ja estava desenvolvendo seu carro desde “DEZEMBRO” a fabrica ficou parada apenas 12 dias. Mera competencia de qm ja chefiou ferrari e Michael Shumacher, sucesso a esta equipe, a rubens e a massa. O que importa é ve-los correndo para o Brasil. E vamos la nós, todos loucos acordar de madrugada pra assistir aos GPs, hauhaua….abraços amigos.

  6. 15
    Diogenes Henrique Xavier:

    gostaria que , o campeonato deste ano seja realmente descidido na pista, nao atravez de politicagem, ou picuinhas de incompetentes.

    quero ver um grande espetaculo, nao um monte de aprendiz de piloto.

  7. 14
    Paulo Antonio Lied:

    Rubinho até que é um bom piloto, porém um cara que aceita um contrato em tem que entregar a vitória a outro, por dinheiro, é porque não se garante.O cara que é bom prefere correr com um coopersucar, mas perder com dignidade.Como vou torcer para para um cara desses!

  8. 13
    tonhao:

    eu axo q a F-1 desse ano estara paia …..pois aumentou a competitividade mais diminuiu a xanxe das equipes investirem em seus dois pilotos …..acabando apostando em apenas 1 ….eo q significa q 4 pilotos brigaram pelo titulo um de cada equipe de mesmo nivel…..
    mas eu quero q vao todos a puta q paril………..pois o q emporta e q meu time um dia vai ser campeao da libertadores….so nao sei quando ….e vamos rezar para agent nao cai…….e q va tudo e puta q paril…………!!!!!!!!!!!

  9. 12
    Klauss:

    Nossa! Esse tal de JB, que fez o último comentário aqui embaixo, ou estava bêbado ou não sabe digitar e revisar o que escreveu…não entendi nada do que ele quis dizer…por isso, não dá pra levar a sério os comentários desta página, eu que me interesso por tudo sobre formula 1, ler tal comentário, foi somente perda de tempo. Ei pessoal, que tal comentar, mas com um mínimo de inteligencia possível?

  10. 11
    Anderson:

    acho que a brawn GP vai mandar muito nesse campeonato.

    espero que o rubinho conquiste uns podiums

  11. 10
    Leandro:

    Todo mundo com medo da Brawn!!kkkkk segura!!!!

  12. 9
    renato da silva alves:

    ola para todos para começar na minha opiniao essa nova regra para definir o campeao nao dura muito tempo,depois na temporada passada quem tirou o titulo do massa foi a propria ferari que trocou o pirulito por aquela placa eletronica o antigo metodo era mais eficiente desejo muita sorte para os brasileiros principalmente o rubinho VALEU.

  13. 8
    B'Hengler@RR1:

    Desculpe Rafael, mas interpreto de maneira diferente…
    As equipes estão reclamando porque não querem investir dinheiro para copiar algo que pode ser proibido…
    E os amortecedores de massa só foram proibidos porque a FIA admitiu abertamente que ajuda a Ferrari com mais dinheiro do que para as outras equipes e ninguém disse nada…
    Bernie Eclestone também admitiu que após a morte do Senna eles precisavam “criar” um nome forte na F1…
    E criaram o “Dick Vigarista”…
    Uma ladroagem enorme e ninguém fala nada!!!
    Não dá prá acreditar em nada na F1…

  14. 7
    raelracing:

    kkkkkkkkkkkk
    Do que adianta a MClaren andar no último dia na frente sem ninguém nas pista kkkkkkkk

    Mclaren se ferrou esse ano!hauhauh

  15. 6
    afranio lucas:

    eu concordo com as mudanças…
    agora vai acaba aquela de fica em segundo e nao buscar a vitoria por causa de ponto.
    e quem critica tem que pensa pelo lado que as corridas vao ficarn muito mais emocionantes…
    e dai que e injusto para os pilotos eu quero ver emoção…

  16. 5
    JB:

    GOSTARIA DE LEMBRAR QUE O LEWIS TEVE 6 VITORIAS CONTRA 5 DO MASSA, A LADROAGEM DA FIA É QUE INVERTEU ESSE NUMERO……..AGORA SE O ANO PASSADO OS CRITÉRIOS FOSEM IGUAL A ESTES DE 2009, EU QUERIA VER COMISSÁRIOS FAZEREM AQUELA LAMBANÇA !!!!!!!!!!!!!! ERA MAIS FÁCIL PARAR O CAMPEONATO……………E AÍ RAFAEL E AGORA A MCLAREN AINDA É A PIOR ???? É CLARO QUE TINHA JOGO , PEÇAS E DIFUSOR ESCONDIDO!!!!!!!!!!!! É BOM CAIRNA REAL E PERCEBER QUE SE A BRAW TAVA ANDANDO MAIS COMO O MESMO MOTOR DA MCLAREN E COMPARANDO SE AS EQUIPES É LÓGICO QUE A MCLAREN VAI COMEÇAR A TEMPORADA NO MINIMO IGUAL A BRAW……….ACHO VAI SER A ANO DE MERCEDES…………..

  17. 4
    ANDERSON FRANKLIN:

    Rafael acho que caberia um comentário seu a respeito do tempo da McLaren, obtido no final dos testes com Heikki Kovalainen!!!!
    Será que vc ainda acha que a MClaren esta mal pra começar a temporada??
    Aguardo respostas!!

  18. 3
    Ylan Marcel:

    Que bom! Só assim a temporada poderá começar sem polêmicas. Basta a da decisão do título por vitórias, que é ridícula.

  19. 2
    Marcelo Rezende:

    Que bom que a coisa se definiu deste jeito. O que quero mesmo é que todos os carros estejam dentor do regulamento e que em Melbourne vença o melhor. Se possível com a mudança do regulamento acabando com o absurdo do novo sistema de determinação do campeão.

    Grande abraço!!!

  20. 1
    JAMILTON GUEDES:

    OLA AMANTES DA F1, PRIMEIRAMENTE GOSTARIA DE FALAR SOBRE O SISTEMA PARA DEFINIR O CAMPEÃO DESTA TEMPORADA, EM QUE O PILOTO QUE OBTIVER O MAIOR NUMERO DE VITORIAS SERA O CAMPEÃO, NA MINHA HUMILDE OPINIÃO ESSE SISTEMA NÃO VAI VALER DE NADA, POIS COM EXCEÇÃO DE 2008 A ULTIMA VEZ EM QUE ACONTECEU DE UM PILOTO TER MAIS VITORIAS E NÃO LEVAR FOI EM 1989 QUANDO AYRTON SENNA OBTEVE 6 VITORIAS CONTRA 4 DE ALAIN PROST QUE ACABOU FICANDO COM O TITULO DAQUELE ANO COM 81 PONTOS CONTRA 60 PONTOS DE AYRTON SENNA. POR TANTO DE LÁ PRA CÁ, JÁ SE FORAM 20 ANOS E SÓ AGORA EM 2008 E QUE VEIO ACONTECER ALGO SEMELHANTE, QUANDO FELIPE MASSA OBTEVE 6 VITORIAS CONTRA 5 DE LEWIS HAMILTON. ENTÃO ACREDITO QUE MESMO SEM ESSE NOVO REGULAMENTO O CAMPEÃO DESTE ANO SERÁ AQUELE PILOTO QUE OBTIVER O MAIOR NUMERO DE VITORIAS.
    OUTRO ASSUNTO QUE GOSTARIA DE COMENTAR FOI A EXCELENTE ENTREVISTA DO RUBENS BARRICHELLO NO PROGRAMA LINHA DE CHEGADA DO REGINALDO LEME, VI UM RUBENS SERENO, ALEGRE,MOTIVADO E SE PREOCUPANDO COM TUDO QUE ESTAVA EXPLICANDO PARA QUE O TELESPECTADOR ENTENDESSE TUDO DIREITINHO. NUNCA ESPEREI TANTO UM CAMPEONATO DE F1 COM TANTA EXPECTATIVA. E QUERO MUITO VER UM TITULO DE BRASILEIRO ESTE ANO, E QUE SEJA O RUBINHO, POIS O FELIPE MASSA AINDA TEM MUITOS ANOS PARA SE TORNAR CAMPEÃO E VAI SER LOGO LOGO. QUE ME DESCULPE BRUNO SENNA MAS A BRAWN ACERTOU EM FECHAR COM RUBENS BARRICHELLO POR SER UM PILOTO COM “MUITAS HORAS DE VÔO”. QUERO MUITO VER O BRUNO NA F1, MAS ESTE CARRO DA BRAWN NÃO IA ANDAR O QUE ESTÁ ANDANDO NAS MÃOS DO BRUNO, E QUE A BRAWN NÃO FOI A RESPONSÁVEL POR ELE ESTA A PÉ E SIM A HONDA QUE DEIXOU O RUBENS DE FORA PARA TESTAR DOIS PILOTOS JOVENS E DEPOIS CAIU FORA.
    SEI QUE MUITOS NÃO CONCORDARÃO COM MINHAS OPINIÕES, MAS NÃO SOU DONO DA VERDADE.

Páginas: « 1611 10 9 8 7 6 5 4 3 2 [1]

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade