Opinião do Gil

ter, 17/03/09
por Rafael Lopes |

Confiram a opinião de Carlos Gil, repórter da Rede Globo, sobre as mudanças no sistema de pontuação. É bem parecida com o que eu acho, vai acabar com a justiça da Fórmula 1. Assistam!

compartilhar

36 Comentários para “Opinião do Gil”

Páginas: « 2 [1]

  1. 16
    andre augusto cogo soares:

    nao entendo um cara como o bernie faz uma coisa dessas com a experiencias dele faça uma coisa dessa horrivel atitude dele acho que esta na hora dele se aposentar em xau bernie por favor e nao volte mais

  2. 15
    Fabio:

    Concordo com as novas regras. Nao acho que as regras tenham tirado valor do espirito esportivo e de competicao. Elas so mudam o jogo para aqueles que de fato estao disputando o titulo. Pra quem nao esta, chegar em segundo ainda sera uma honra e ele podera ficar em 3 ou 4 no campeonato, igual ao que era ate agora. Lembrem que as regras nao mudaram do 2 pra baixo, fora que o sistema de pointos sera criterio de desempate.

    Quanto às corridas, ah, estas vao mudar. agora nao vai ter mais, a 15 voltas pro final, o segundo colocado ficar tranquilao pra garantir os 8 pontos. vai disputar até o fim, ate a ultima curva, porque valerá a pena.

    Com relacao à possibilidade de um piloto ganhar as 8 primeiras corridas e liquidar o campeonato ja no meio do ano, convenhamos, nas poucas vezes que isso ocorreu, mesmo com a regra anterior, tal piloto ja estava numa distancia inalcancavel. Foi oque aconteceu com o schumacher e a razao pela qual mudaram a pontuacao do 2 colocado de 6 pra 8. Ou seja, essa nova regra nao muda isso. se voce ganhar as 8 primeiras, nao importa as regras, o campeonato acaba antes da hora.

    Concordo que a unica coisa que tem que ser monitorada é a completa proibicao de jogo de equipe. Qualquer coisa nesse sentido deve ser punida exemplarmente.

    Esse campeonato vai pegar fogo.

  3. 14
    Lucas:

    Luiz, isso sim não me parece justo.
    No sistema do ano passado, se eu ganho tres provas seguidas e meu concorrente fica em segundo, na quarta eu quebro (geralmente nao é culpa do piloto) e o meu concorrente ganha ele fica na minha frente, send oque eu ganhei 3 corridas de 4 e ele ganhou apenas uma…

  4. 13
    Guilhermi Vinicius:

    Gente quer exemplo maior de quão burra é essa regra,
    KUBICA ano passado, ganhou uma corrida, chego na reta final com chances, por que a regularidade do polones o credenciou,
    e ainda mais brigas como aquela do Massa X Kubica no Japão em 2007, se os pontos não são mais tão importantes quem no final de uma prova ia brigar daquele jeito por um sexto Lugar, unica coisa que eu acho que deve melhorar é que deveremos ter alguma emoção no ultimo terço da corrida, e quero ver se na Ferrari vai ter aquela historinha de linda de “meninos tragam as crianças pra casa”.
    Conclusão, se naquela epoca Senna disse que o segundo é o primeiro dos perdedores, se ele vivesse hj ele ia ver que naquela epoca o segundo ganhava até demais.

    Pra mim atitude ESTUPIDA ainda estou sem acreditar que conseguiram estragam desta forma o esporte,

  5. 12
    Erick de Souza:

    Concordo plenamente com o Gil. Acredito que todos os tipos de mudanças nas regras seja para aumentar cada vez mais a emoção, a disputa e a segurança na categoria. É completamente ridícula a nova regra e sinceramente não consigo enxergar o fator decisivo para essa mudança, muito menos o fator de interesse, que concerteza está relacionado com o dinheiro.
    Como brasileiro e amante do esporte só me resta torcer mais do que nunca para os nossos três pilotos.
    Agora uma dúvida. As coisas são assim mesmo? Ecclestone decidiu e ponto final? Não existe um meio termo entre todos? Fia e equipes?

  6. 11
    Gleriston:

    O Lucas aqui neste comentários não viu a valorização do esforço dos demais, quem chega em segundo fez por onde, se esforçou em muitas vezes, o que me intriga se uma equipe ou piloto no meio do campeonato disser “Há não vamos mais porque não tem como ganhar” vamos economizar dinheiro, ou “A crise nos afetou o ano que vem, voltamos”, há que chatisse. Se deus quiser Jan todt para presidente da FIA.

  7. 10
    Myrian:

    Concordo plenamente com o João Paulo e com a maioria de vcs não ligo se Massa ou Senna seriam campeões, isso jä passou. Espero que essas mudanças sejam revistas e corrigidas, senão não teremos uma final de campeonato tão brilhante como foi aquela do ano passado.

  8. 9
    Júlio:

    O ser humano é resistente a mudanças, faz parte de sua natureza, o problema é querer justificar com argumentos absurdos…

    Não acho que este seja o melhor sistema para premiar o campeão, mas não é ruim. Incentiva a luta pela vitória, dá uma apimentada no campeonato, tira o mérito daqueles pilotos que correm com o regulamento debaixo do braço, fazendo corridas burocráticas não querendo se arriscar, correndo só pelos pontos.
    Não acredito também nas hipóteses absurdas que colocam para justificar a possibilidade desse sistema não dar certo. Não acredito que o campeão será alguém que não esteja entre os 3 primeiros na pontuação final.

    O único problema que vejo nesse novo sistema é a volta dos jogos de equipe. Nenhuma equipe vai querer ver seus pilotos se degladiando e dividindo vitórias, sabendo que, se um deles vencer apenas, as chances de ser campeão serão muito maiores. Nesse caso, a vantagem é das equipes que têm seu primeiro piloto claramente definido, como McLaren, Williams, Renault, Brawn*…

    Qual seria a opção da Ferrari numa situação dessas? Dar a preferência ao campeão mundial? Ou ao que está em evidência?

    * Apesar de todas as esperanças que possam ser depositadas no Rubens, é bom lembrar que o Button é o queridinho dos ingleses de Brackley e era o único que estava garantido no time mesmo quando este não existia. Portanto, se for para investirem em um piloto para brigar por vitórias, este será Button e não Barrichello.

  9. 8
    Luiz:

    Ao amigo Lucas:
    só uma observação a respeito da sua comentário… se o Hamilton ganha três provas o Massa (ou qualquer outro) precisará de no mínimo mais três provas pra alcançá-lo, porem, com o sistema de pontos digamos que nas 3 provas que o Hamilton ganhou o Massa chegou em segundo nas três oportunidades estaria somente 9 pontos(contando com a regra de 12 pts por vitória) a trás do Hamilton, bastando ao mesmo uma vitória (desde que o Hamilton não pontue) pra chegar a liderança do campeonato e não três como no sistema proposto…

    na minha opinião valeria mais a pena dar 15 pontos ao 1º e 10 ao 2º do que esse sistema de vitórias….

  10. 7
    Max Usami:

    Ainda tem a possibilidade deles voltarem atras???

  11. 6
    Adriano Santi:

    Concordo em gênero, número e grau com o Carlos Gil. As novas regras só fazem punir a regularidade, ao invés de promover a competição. Uma bomba, a apenas 2 semanas do início da temporada.

  12. 5
    Fernando:

    Chego a achar que tá batendo um desespero mediante a crise financeira. O caos mundial afetou a F1 no sentido de que vale de tudo para fazer o dinheiro jorar como no passado. E assim como as equipes pensam em soluções aerodinâmicas bizarras, essa idéia é mais uma!

  13. 4
    Fernando Serra Rapozo:

    NÃO CONCORDO COM A NOVA REGRA!!! Se no ano passado ficou provado que a F1 está mais competitiva do nunca, por que mudar? Emoção é o que se busca a cada nova regra que se elabora, “arruma”. Mas esta veio para transformar a categoria no maior erro do esporte. Se até os campionatos de futebol – na grande maioria – tem o sistema de pontos corridos, porque não pensar em 12 pontos pro vencedor, ponto extra para o pole e para quem fizer a volta mais rápida.
    E quanto as comparações que o Massa seria o dono do caneco de 2008 ou que Senna seria tetra… balela: OS MELHORES TIVERAM QUE MARCAR PONTOS.
    Obrigado

  14. 3
    Lucas:

    Vamos apoiar!
    https://www.thepetitionsite.com/62/support-the-fia-approved-wdc-selection-criteria-for-f1-world-championship-2009

  15. 2
    Lucas:

    Acho que mesmo que haja jogo de equipe isso e um preco baixo a se pagar pra ver os caras realmente disputando a vitoria!
    Mesmo que aconteca o que os caras tanto temem, se o Hamilton ganhar 3 seguidas de cara, e dai? ele estaria na frente em qualquer regra! Cabe ao Massa, Alonso ou quem quer que seja buscar suas 3 vitorias tambem! tao simples …

    Acho que o jogo de equipe so acontece em caso de dobradinha, porque se o primeiro der lugar pro terceiro nao vai adiantar nada, vamos dizer que o concorrente do terceito esta em segundo, uma troca so favorece o concorrente dando uma vitoria pra ele!

    O pessoal ta reclamando a toa. que venha o campeonato!

  16. 1
    João Paulo:

    Realmente a decisão adotada pela FIA foi equivocada, acredito que dessa forma, todas as mudanças efetuadas com relação ao carro (aerodinâmica, pneus, kers,…) foram em vão.
    Enfim, devemos apenas torcer para que a decisão seja revista para que o brilho do esporte não se apague.

    Abraços!

Páginas: « 2 [1]

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade