Punições polêmicas

Mais uma corrida nesta temporada foi marcada por punições a pilotos por causa de manobras na pista. Lewis Hamilton, Felipe Massa e Sebastien Bourdais receberam penas dos comissários de prova por causa de supostos exageros no GP do Japão. Com isso, o resultado da prova teve diferenças marcantes em relação ao da bandeirada. Com o acréscimo de tempo ao francês da STR, por exemplo, o brasileiro da Ferrari deixou a vantagem do rival inglês em apenas cinco pontos a duas voltas do fim. Vamos a uma breve análise delas.
- Hamilton, na largada: Achei que o inglês exagerou na largada e realmente espalhou para cima de Kimi Raikkonen. Na manobra, ele já teve um grande prejuízo, pois caiu várias posições na classificação, mas o finlandês, sem culpa no incidente, também foi prejudicado. Para mim, a justificativa dos comissários é plausível, mas achei a punição um pouco exagerada. Mas é fato que o inglês colocou os outros pilotos do grid em risco.
- Massa, no incidente com Hamilton: Punição justíssima. O brasileiro abriu demais a tangência da primeira parte da chicane (”embarrigou” a curva), tentou se recuperar ao subir na zebra, mas acabou acertando o meio do carro de Hamilton. O drive through ficou de bom tamanho.
- Bourdais, no incidente com Massa: Das três, a mais injusta. Bourdais saía dos boxes e manteve sua trajetória correta. Massa tentou ganhar tempo e ultrapassá-lo por fora, mas não conseguiu. Para mim, um incidente normal de corrida, mas os comissários não concordaram com essa análise.
Em suma, são três punições polêmicas, que dariam margem a interpretações diferentes e conflitantes (como aconteceu realmente). Agora, dizer que existe uma iniciativa da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para prejudicar Hamilton é um pouco de exagero. As duas situações em que o inglês se envolveu foram causadas por seu excesso de afobação. Mas isso é o assunto do próximo post.
rss do blog
Carlos RM | Sex, 17/10/08 | 14:12
Massa só cometeu um erro no Japão. Abriu demais a curva, foi com duas rodas na grama e duas na zebra. Uma das consequencias ele poderia ter evitado. O drive trough. Poderia ter chegado em quarto, diminuido a diferença pra dois pontos e só precisar dele mesmo pra ser campeão. A outra, e esta é de dar engulhos, teria sido a de evitar que a torcida pró - bronzeadinho tentasse demonizar ainda mais o nosso piloto. Bom, de qualquer forma, algumas observações feitas por outros pilotos deixam claro a forma como o mundo tem visto o rapazinho da McLaren. Será que Timo Glock ( alemão ), Mark Webber ( australiano ), Jarno Trulli e Flavio Briator( italianos ), Damon Hill ( inglês ), Kimmi Haikkonen e Mikka Hakkinem ( finlandeses ) assim como o resto do planeta ( pelo menos os que não têm deficiencia mental e visual ) estão todos errados ? Fica parecendo aquela história do viajante que vê uma paisagem muita feia e culpa a janela. Abraços brasileiros a todos os que gostam do Brasil, sil, sil, !!!!!!
Marcelo | Qui, 16/10/08 | 14:51
Caro Rafael
Mais uma vez irei discordar de você. Há algo de estranho sim. Nunca que as punições poderiam ter sido as mesmas para os trêspilotos. Afobado ou não, Hamilton foi atingido propositalmente por Massa que imprudentemente partiu pra cima do francês. Um absurdo a decisão dos comissários. Não entrarei na onda dos “coitadinhos”, mas confesso que mesmo após muitos anos a fórmula-1 resolveu ficar interessante, algumas pessoas estão insistindo em jogar a credibilidade ladeira abaixo tal qual uma volta de classificação.
IDAILTON | Qui, 16/10/08 | 5:03
QTO AS PUNIÇÕES ACHO QUE FORAM JUSTAS, E MAIS, ACHO QUE O MASSA, PARA PRESERVAR O BOM RELACIONAMENTO QUE TEM COM O LEWIS, DEVERIA TER A DIGNIDADE DE FORA DA PISTA PEDIR DESCULPAS SIM, POIS APESAR DE TER ACHADO ALGO NORMAL, DA MESMA FORMA QUE ELE DISSE QUE O LEWIS SE AFOBOU EM SPA, ELE TBÉM SE AFOBOU NO JAPÃO, POIS ERA APENAS A 1ª VOLTA DA CORRIDA E PODERIA TER ESPERADO UM MELHOR MOMENTO PARA ATACAR O HAMILTON, ALIÁS NEM PRECISARIA, POIS HAMILTON SERIA PUNIDO POSTERIORMENTE E PODERIA BRIGAR PELA PONTA DA CORRIDA.
ESTOU TORCENDO PELO TÍTULO DO MASSA, MAS QUE O HAMILTON FOI PREJUDICADO POR ELE, COM CERTEZA QUE SIM. UM CAMPEÃO OU FUTURO CAMPEÃO DEVE TBÉM TER DIGNIDADE, A MENOS QUE ELE QUEIRA SER COMO UM SCHUMACHER DA VIDA.
Williams | Qui, 16/10/08 | 2:32
Em todos os posts tem sempre aquele que dispara: brasileiro torcendo pra ingles…. patriotismo … e etc. A essas pessoas:
Esses ‘patriotas’ que torcem pro Massa unicamente porque ele é brasileiro, pra mim não passam de falsos patriotas. O José Dirceu, o Marcos Valério, o ex-juiz Nicolau (Lalau), o bandido da luz vermelha, o maníaco do parque, o Barrichelo… são todos brasileiros, e não é por isso que eu torço por eles. Eu sou fã do Nelson Mandela, e ele não é brasileiro. Sou fã dos Beatles, do Martin Luter King, Michael Jordan … etc… e nenhum deles é brasileiro! E não é por isso que eu sou ou não patriota!
O Massa melhorou demais da metade pra cá do campeonato, sem dúvidas, mas essas decisões da Ferrari International Assistence realmente me idignaram! Ave, eu prefiro ver os pontos conquistados na pista e não no tapetão! NUNCA NA HISTORIA DA F1 um BRASILEIRO TEVE QUE DEPENDER DA FIA PRA GANHAR UM CAMPEONATO. Como o Boudais falou: da próxima vez eu estendo um tapete vermelho pra ele passar!
Você ja viu algum brasileiro torcendo pro Mansel ou pro Prost na época do Senna? eu não conheço… claro que tinha, mas eram muitos poucos mesmo! Se o Massa fosse tão bom assim, o Hamilton não teriam tantos fãs.
Fabio | Qua, 15/10/08 | 22:54
O que eu acho o mais legal é a ceguera que o “patriotismo” causa.
Quantas meias verdades, quantas inversões, quanta hipocrisia?
Um cidadão desses acha mesmo um bom argumento “o cara ta errado porque é ingles”, “os ingleses tratam mal brasileiro, logo não gosto do piloto ingles”.
O Hamilton podia ser ingles, brasileiro ou argentino; não ia faze diferença nenhuma pra uma pessoa com bom senso.
Fabio | Qua, 15/10/08 | 21:24
Chamar o Hamilton de vigarista é meio que piada. Quando ele foi desleal como o Shumi costumava fazer? Ou como o Alonso fez com ele ano passado? Ou melhor, um exemplo que vocês ufanistam devem preferir, quando ele fez igual ao que o Senna fez com o Mansell (não que o Mansell tambem não tenha feito as dele)?
Se você comparar o Hamilton com a maioria dos grandes pilotos da historia recente, você vai ver que ele é muito mais leal que a maioria deles.
Fernando | Qua, 15/10/08 | 21:15
Eu fico imaginando como pensa um cidadão que fala algo do tipo “por que não mudam pra Inglaterra e param de torrar a paciencia dos verdadeiros patriotas”… isso me lembra aquela frase “Brasil, ame ou deixe-o”.
Eu não vo nem comenta sobre quem erro ou não? Cada um tem o direito de torce pra quem quizer; mas esse tipo de nacionalismo burro não leva a lugar nenhum, não é porque ele é brasileiro que todos os brasileiros tem que torcer pra ele e muito menos achar que ele tem sempre rasão, por que não tem.
DAN | Qua, 15/10/08 | 19:39
É EU ACHO QUE MASSA MOSTROU QUE É BOM E SEM DUVIDA NENHUMA É UM PLOTO ARROJADO. ELE E HAMILTON FORAM QUASE PARA O FIM DO PELOTÃO O MASSA CHEGOU E 7 E O OUTRO FICOU POR LÁ MESMO E VC FALAM O QUE AGORA ZECA DO HAMILTON.
PedroHenrique | Qua, 15/10/08 | 18:23
Ganha na base do “tapetao” nao e necessario!
O massa ainda pode xegar la..mas nao dessa forma…o que ele fez com Lewis..nao se faz..i a punicao..axu q foi pouco..pois a briga era direto pelo titulo!!!
Lewis leva esse ano!!
Ruan | Qua, 15/10/08 | 14:47
Pessoal,
Para acabar de vez com as discussões vejam esse video retirado do próprio site da FIA intitulado de: o que você acha!
Não restam dúvidas que as púnições foram necessárias, inclusive a do Bourdais.
Valeu pessoal
http://www.formula1.com/news/headlines/2008/10/8530.html
Williams | Qua, 15/10/08 | 9:07
Ale | Dom, 12/10/08 | 23:42
Uma coisa é um jogador dar um carrinho faltoso pelo lado e o outro jogador conseguir se esquivar (porque ambos estavam se vendo)… é falta? sim, claro que é falta e merece tomar cartão amarelo. Mas se ele der um carrinho por tras no jogador que nem tá vendo e nem tem chance de esquivar… concorda comigo que é pra cartão vermelho? Não sou torcedor do Hamilotn não, mas as punições da FIA são totalmente pra manter a disputa no campeonato. O Felipe Massa cortou caminho pela grama pra bater propositalmente no Hamilton! Ave! Foi muito falta de esportividade. A do Lewis foi no máximo uma conduta perigosa… porque ele acabou atrapalhando a largada de muita gente pela espalhada… mas se tivesse só ele e o Haikonem na curva… totalmente normal… só foi “falta” porque era na largada e na largada não pode se dar uma espalhada daquela pra cima de todo mundo que vem a tras… mas as punições foram totalmente sem noção… como disse, totalmente a favor da Ferrari. Cara, imagina se fosse o Lewis que tivesse acertado o meio do carro do Massa! IXxxxx, ele seria agora o enviado do demônio! A trupe da globo ia querer assassinar ele! O Rafael iria fazer um post inteiro só pra essa batida, destruindo o ingles! E os torcedores ufanistas do Massa iriam fazer encruzilhadas pro Hamilton não ganhar! Diz que não é verdade? Eu torço pro Massa ganhar o campeonato, mas com esse tapetão tá muito feio! Eu já vi o meu time de futebol ganhar várias vezes no tapetão… e nem comemorei a vitória, porque vi claramente que foi roubado o jogo!
Espero que o ingles dê uma voadora também no meio do carro do Massa! Na corrida do Brasil! Que nem o Senna fez com o Prost depois de levar uma batida! uahauhauahauh, só que aqui no Brasil! Ia ser muito engraçado!
MLAGO | Qua, 15/10/08 | 0:35
TA AI PQ HAMILTON PERDEU TANTAS POSIÇOES NA 1 VOLTA!!
ELE FOI PRA CIMA SABEM DE QM ALONSO !!
E SIMPLESMENTE SHAUHAU!!!
GRANDES PILOTO Q ELE EHH!!!!
ATE EU COM MCLAREN FAZIA MELHOR!!!
SHAUAHUUA!!!
http://www.youtube.com/watch?v=STKvGuFjWGg&feature=related
CHUPA TORCEDORES ,MARICAS DELE!!!
SHAUHAU!!!!
ronan | Ter, 14/10/08 | 23:07
ACHO UM ABSURDO A FORMA RACISTA COM QUE O HAMILTON ESTA SENDO TRATADO.SE SER ARROJADO É ERRADO,DEVERIAM POR LIMITE DE VELOCIDADE NA F1 E PARDAIS NOS CIRCUITOS.SE O MASSA CONSEGUIR SER CAMPEÃO NA BASE DA CANETADA DEVE SE ENVERGONHAR DO TITULO.HAMILTON É O MELHOR DISPARADO.
Raquel | Ter, 14/10/08 | 15:27
O Massa só não ganha este campeonato se chover canivete………….A Fia vai punir qq um q esteja a frente dele…..como brasileira me sinto envergonhada.
Hamilton | Ter, 14/10/08 | 14:24
Estou de acordo com os que acham que há um compló contra o Hamilton, ele é sem duvida o melhor piloto que apareceu na Formula 1 desde da saida do grande Shummi.
è sacanagem pura, racismo mesmo por ser o primeiro e único negro na formula 1.
Esaa perseguisão contra o Hamilton não vai levar a nada pois ele é o melhor e vai ser campeão contra tudo e todos.
Viva Hamilton
Por exemplo o Raikonnen no GP de mónaco fez maior besteira tirando o Sutil grandes chances de pontuar com a ultra fraca equipa de Force India F1 Team não foi punido, ninguem reclamou. Enquanto o Hamilton pelo incidente no Canada foi punido na corrida seguinte.
Marcio | Ter, 14/10/08 | 13:34
No ano passado em Barcelona, na largada Massa jogou Alonso para a Grama, e toda a impressa do mundo elogiou a ousadia, agora punem o piloto da Toro Roso por tentar evitar uma batida com Massa.
Isso é Ridiculo.
Ale | Ter, 14/10/08 | 11:56
É, e pra quem usou como justificativa pra considerar a punição injusta o fato do Hamilton ter se prejudicado muito, vejam por esses ângulos o pós-manobra: http://www.youtube.com/watch?v=PhbwX89kK28
Nas imagens divulgadas antes não se via o que aconteceu, porque continuava mostrando a curva, e depois cortava pro acidente.
O que se vê claramente, é que o Hamilton sai da lambança dividindo a SEGUNDA posição com o Alonso, que ganha a disputa, enquanto o Hamilton erra mais uma vez e vai dar mais uma volta fora da pista.
Marielen | Ter, 14/10/08 | 3:13
Estou ficando preocupada com a carreira de Massa. Sou sua torcedora ferrenha, mas quero que ele ganhe o título no braço e não na maracutaia. A razão da minha preocupação é que na hora “H” os fiscais estão beneficiando os pilotos da Ferrari claramente. No GP de Singapura o Massa rodou, foi para o recuo e saiu de forma perigosa, levando o piloto que vinha da pista principal a bater no muro. Ouvimos falar em punição ao Massa. Não!!! No entanto, o incidente com Bourdais foi infinitamente com menor culpa do francês, mas ele foi punido a fim de dar mais um ponto ao Massa. Nessa “toada” acho que vou começar a torcer para o inglês. Gostaria que vocês jornalistas falassem sobre isso, se não, a carreira de campeão do Massa começará de forma errada. Tenho ouvido muitos comentários sobre os benefícios à Ferrari. Não se esqueçam, o torcedor de F! não é o mesmo que o de Futebol. O torcedor de F1 é coerente, ético e justo. Esta é a razão de nenhum torcedor de F1 gostar do Galvão que é um marketeiro, mentiroso, arrogante etc.
Williams | Seg, 13/10/08 | 23:25
Tão só falando que o Hamilton foi afobado… e o Massa? que sabia que o Hamilton ia levar punição e bateu nele intencionalmente?! Foi por querer, quem não viu isso é só ve os replays… o Massa vai lá fora do traçado, leva a ultrapassagem, e corta caminho por cima da grama pra bater no carro do Hamilton! Merecia uma suspensão quebrada pra ficar ligado… ele foi muito mais imprudente que a largada do Hamilton! Sabia que o Lewis teria que pagar punição e jogou o carro pra cima… se não tivesse feito, poderia ter chegado em 3º ou 4º e ficado só a uns 3 pontos do Hamilton.
jeff | Seg, 13/10/08 | 23:09
As punições foram justas para quem? Massa,ferrari pode ser, mas, para uma campeão não combina,se massa o for sera com certeza um campeão menor pelo menos para os brasileiros,que estão acostumados com emerson,piquet e senna
Williams | Seg, 13/10/08 | 22:53
Concordo com o JB. As punições na F1 são totalmente sem noção. O Hamilton não bateu em ninguem… o Massa bateu no meio do carro do Lewis vindo por dentro… o Hamilton nem viu o carro do Massa. O Haikonen vinha por fora e levou uma espalhada do Lewis, mas tava na frente do Hainkonem, e por isso não bateram, tavam lado a lado. Agora… o Massa botou o Hamilton na última posição do grid… e os dois levam a mesma punição? putz… achei muito injusto. Os comissários estão fazendo de tudo pra termos cada dia uma corrida mais monótona… qualquer toque agora é drive trough!
Jorge Luiz Eduardo Domingos | Seg, 13/10/08 | 21:44
lamentávelmente a fórmula 1 vai ficar sem graça,se a FIA punir em todoas as corridas alguns pilotos injustamente,o Massa parece um bebezão,ele errou na batida com Bourdais,realmente a ferrari continua com força nos bastidores com a FIA,a gente torce pelo Massa,mas eu quero vêr a corrida limpa,ele demonstrou total despreparo para pilotar,nem parece que estar disputando um titulo
Antonio Carlos Oliveira | Seg, 13/10/08 | 21:15
A Ferrari não poderia ter chamado o Kimi para o box para o Massa ganhar mais uma posição?????
Marco Oliveira | Seg, 13/10/08 | 21:06
Nossa que tipo de Formula 1 vocês gostam ??? Não tem nacionalismo mais ..porque o unico que merecia isso já foi … AYRTON SENNA… e se vocês tão tão sem memória lembra ..que essas regras da F1 foi feita jutamente para barrar um piloto impetuoso que surgiu em 1984 …se é que vocês leitores desse Blog ou do mesmo …criado …. IMPETUOSIDADE era o segundo nome do Sr AYRTON SENNA…é meus caros …ele fez tantas ou mais barberagens como qualquer outro piloto, Gosto do Massa como gosto do Rubinho, o Rubinho acredite se quiser é tão bom quanto o Massa …se vocês assistem F1 de verdade…saberiam ver como o Schumaquer minou a alta estima de um piloto que não tinha suporte nenhum na FERRARI ….e nem em lugar nenhum ..começou a fazer besteiras… Bom voltemos ao Ayrton …ele que tinha essa impetuosidade do Lewis… Sabia fechar um piloto como ninguém, fazia com que o piloto se arrojassem tbém caso do Sr. Piquet em Hungaroring…Fia percebeu que não tinha como deter esse piloto e inventou essas regras …lembra Mônaco…92 , MAnsell louco com o melhor carro não conseguiu passar ele….Então fale que o Hamilton…é Impetuoso …e que o Massa beneficiado … porque a F1 não quer piloto assim …quer piloto que abra com facilidade … não a disputa mais na F1…. olha só o que os comissários fizeram com o Bourdais…É isso pra quem gosta uma F1 arranjada …como a do ano passado …para aqueles que acredita que o Hamilton não foi campeão pelos seus erros ….só lamento …Abraços aos verdadeiros amantes e AMIGOS DA VELOCIDADE com diz um outro Locutor …
B'Hengler@RR1 | Seg, 13/10/08 | 20:06
Não concordo com nenhuma punição…
O Lewis exagerou, errou a freada… AMARELOU mesmo… UMA LAMBANÇA SÓ…
Mas o Raikkonen e o Kovalainen também o fizeram… O Kova até impediu que o Raikkonen tentasse fazer um “X” no Hamilton…
O que mais aconteceu até hoje na F1 foi isso ou repetiçõs disso, e quase nunca alguém foi punido…
Já nosso conterrâneo MASSA… RIDÍCULO… RIDÍCULO… Não acredito que um piloto possa ser tão BURRO…
Fez uma “CACA” do tamanho do seu ego… RIDÍCULO… BURRO… Com todo o respeito… MAS É UM BURRO…
Se tivesse sido excluído da prova era pouco… Mesmo sendo brasileiro tenho que admitir que ele foi terrível…
A punição dele foi branda demais… O certo era BANDEIRA PRETA…
Cortou caminho pela grama e tentou dividir o carro do maior adversário ao título no meio… RIDÍCULO…
Já o Bourdais levou punição porque estava na STR…
Se fosse o contrário, como o Shumacher e Rubinho em Indianápolis, a FIA faria vista grossa para as falcatruas da FERRARI…
RIDÍCULO… RIDÍCULO… Nunca vi um campeonato de F1 disputado por pilotos tão IMCOMPETENTES…
No resto foi o show do Alonso… Nota 10… Deem um carro mais ou menos para ele e não vai dar graça…
Rafael… Não tem como saber quem foi o pior da prova entre o Massa e o Hamilton…
Nota ZERO para os dois…
James | Seg, 13/10/08 | 19:34
é isso aí!
chega de sermos roubados,
agora é nossa vez.
Massa campeão.
Rafael | Seg, 13/10/08 | 19:11
Fala sério, se fosse o Hamilton pra cima do Massa, iam dizer que o cara é MUITO BOM e que bota a faca nos dentes mesmo e que o toque é normal. Agora como é o Massa…ai ja viu né? O inglês toca em todo mundo, acha que é dono da pista e ninguém fala nada.
Cara tô de saco cheio com quem torce pro inglês.
POR QUE NÃO MUDAM PRA INGLATERRA E PARAM DE TORRAR A PACIÊNCIA DOS VERDADEIROS PATRIOTAS?
Como diria minha avó, não iam fazer falta nenhuma.
Daniel Viegas | Seg, 13/10/08 | 19:11
Na minha opinião apenas a punição de Bourdais foi injusta, entretanto punir Hamilton e Massa do mesmo jeito foi a coisa mais errada. Primeiro porque Hamilton não acertou ninguem na largada ao contrario de Massa que no meu ponto de vista acertou o carro de hamilton de proposito o que fez com que o mesmo caisse para ultimo ainda tendo que fazer uma parada nos pits. Enquanto Massa apenas teve que que fazer o drive throw. O mais justo seria punir o massa com 10 segundos dentro do pit.
Parece que esses comissarios de prova estão querendo de qualquer jeito que o Massa ganhe o que seria muito injusto pois Hamilton é muito melhor piloto e possui coragem e vontade de vencer acima de qualquer piloto em atividade
Rafael | Seg, 13/10/08 | 18:00
Pessoal. Vamos analisar os fatos.
Punição do Hamilton: justa, pois após uma largada errada, o mesmo estava perdendo a posição para o Kimi e para garantir a 1ª posição ele forçou na freada da curva e saiu do traçado, forçando o finlandês a fazer uma curva mais aberta. Quem foi o responsável pelo Kimi sair da pista foi o Kovalainen. Quando um piloto sai do traçado visando prejudicar outro piloto e até mesmo colocar em risco a segurança do mesmo, isto sempre foi considerado uma atitude anti-desportiva pela FIA e passível de punição. O Lewis claramente forçou uma situação e colocou em risco a segurança de vários pilotos. Vamos lembrar que por causa desta atitude o Coulthard se espatifou nos pneus de proteção.
Punição do Massa: tenho minhas dúvidas quanto a esta punição. Vamos recapitular: o Hamilton estava pressionando o Felipe e o mesmo errou na freada da 1ª curva, facilitando a ultrapassagem. Na curva seguinte, o Hamilton estava melhor posicionado e o Felipe forçou uma ultrapassagem aonde não devia tendo como consequência o toque no carro do inglês. Até aí eu vejo que o Hamilton estava ganhando a posição de maneira limpa e justa e que o Felipe estava sendo ultrapassado por causa de seu prórpio erro. A questão é se realmente houve a intenção do Felipe em tocar no carro do inglês. Vamos pensar: O Felipe estava sendo ultrapassado pelo seu concorrente direto ao título, isso justifica uma atitude impensada do Massa de jogar o carro em cima do Hamilton e correr o risco de ter um aerofólio quebrado e sair da corrida e talvez jogar fora o campeonato? O Hamilton já demonstrou várias vezes que gosta de jogar seus colegas para fora da pista e correr riscos desnecessários e que não mede esforços para atingir serus objetivos, portanto será que o Hamilton não fechou o Felipe muito em cima, visando não dar espaço para ser ultrapassado? Será que o inglês não pensou em fechar o Massa já que ele viu qua ganhou a posição e poderia prjudicar o brasileiro tentando bater em seu aerofólio dianteiro? Não sei. Portanto, não consigo dizer se a punição foi justa ou não.
Punição do Bourdais: injusta. O francês estava na preferência da curva e seguiu o seu traçado normal. Acredito que o Felipe forçou a situação e esperava que o francês não fosse defender a posição.
Bom. Não acredito que haja um complô contra o Hamilton e nem a favor do Massa. O inglês já deixou claro que é competitivo, um grande piloto e que é muito rápido. O Massa demonstrou que tem muita técnica e inteligência e que merece ganhar um título mundial. Só lembremos que para ser campeão, não basta ser rápido, tem que ter cabeça também. Vamos lembrar do alemão 7 vezes campeão do mundo: era rápido e inteligente.
Não quero criar polêmica com ninguém. Isto é apenas minha opinião. Torço para o Felipe vencer o campeonato, assim como qualquer pessoa tem o direto de torcer para quem quiser. Não importa quem vencer, o título estará em boas mãos.
ALEXANDRE | Seg, 13/10/08 | 17:37
BOA TARDE A TODOS!! ME VEM UMA PERGUNTA ? SE O MASSA NAO TIVESSE DADO O TOQUE NO HAMIILTON, SERA QUE O HAMILTON IRIA SER PUNIDO? BEM SE HOUVESSE A PUNICAO PARA O HAMILTON, O BURRO DA JOGADA E O MASSA, POIS ELE DEVERIA TER ALIVIADO O PE DEIXADO O HAMILTON PASSAR, POIS LOGO O HAMILTON IRIA RECEBER A PUNICAO E O MASSA IRIA FICAR NA FRENTE.. VEJO QUE O LASANHA FOI AFOBADO TB..
Guilherme | Seg, 13/10/08 | 16:39
Estão acabando com a competitividade da Formula 1.
Punir o arrojo dos pilotos é jogar contra o esporte que perde audiência mundial a cada ano.
Carros passeando pela pista não me agradam!
Saudades dos tempos de Helio de Angelis, Mansel, Senna, Villeneuve pai, Keke Rosberg, Piquet, Lauda …
CELSO | Seg, 13/10/08 | 15:58
OH GENTE ACORDA.
O LAZANHA SÓ TÁ EM SEGUNDO NO CAMPEONATO PORQUE TÁ MONTADO NUMA FIAFERRARI, ELE NUNCA MOSTROU NADA
EM OUTRAS EQUIPES.
AGORA TÁ NA FIAFERRARI E VOÇÊS TÃO ACHANDO QUE É SUPER PILOTO.
SE O VETEL,ROSBERG E BORDAIS TIVESSEM COM UMA FIAFERRARI O LAZANHA NÃO TAVA NEM ENTRE OS 10
VOÇÊS ESTÃO ESCUTANDO MUITO O GAVIÃO, FAÇAM QUE NEM EU SÓ ASSISTO A T.V E ABAIXO O VOLUME
O ÚNICO QUE SABE DAS COISAS ALI E O REGINALDO LEME ,MAIS COITADO O GAVIÃO NÃO DEIXA ELE COMENTAR NADA
ABAIXO GAVIAO,ABAIXO GAVIAO
CELSO | Seg, 13/10/08 | 15:42
OH GENTE ACORDA.
O LAZANHA SÓ TÁ NO PÁREO POR
Jucimar Peccin | Seg, 13/10/08 | 15:38
Acredito que a punição de Hamilton foi justa, realmente ele deu uma forçada de barra na largada. Vi em alguns site o Massa dizendo que a sua punição foi injusta, discordo plenamente. na minha opinião, Massa espanhou demais na curva e foi culpado sim, se ele realmente estivesse pensando no campeonato ele teria aliviado. Acho que o maior injustiçado da prova foi o piloto da RBR. Parece que existe uma operação para fazer com que o Massa seja campeão de qualquer jeito, meu Deus, é tudo culpa dos outros pilotos o Massa é sempre inocente, nunca vi……. que palhaçada…….. gostaria de ver se fosse o Hamilton que tivesse batido no carro da RBR, no mínimo teria sido desclassificado, no mínimo….. Acho que Massa está despreparado e não merece nem um ocupar o posto de campeão que um dia foi de Airton Senna………
Ale | Seg, 13/10/08 | 15:33
Nossa JB, que descontrole.
Parece o Hamilton passando feito uma vaca pela curva.
Rodrigo Meira - Niterói RJ | Seg, 13/10/08 | 15:12
Rafael,
Pelo visto vc tb deve ser fã de drive-throw e de penalizações a tentaivas de ultrapassagens. Essas 03 punições foram ridículas. Queri ver o que esses comissários fariam com o duelo René Arnoux e Gilles Villeneuve em 1979 em Dijon ??? Pois é, essas punições só estragam o espetáculo. Imagine como fica a cabeça do piloto na hora de tentar realizar uma ultrapassagem? Depois, os mesmos que aplaudem essas truculências, reclamam da falta de ultrapassagens e de atitudes de alguns pilotos que se acomodam atras de outros.
Essa não é a F1 que eu quero!!!
Infelizemente, essas punições só atrapalham o andamento do campeonato.
Claudio Almeida | Seg, 13/10/08 | 14:56
Mais uma vez meus caros amigos perdi sono para acompanhar o Gp do Japão, e o que vi foi a melhor chance de um piloto nos ultimos 3 anos para sair do japão campeão, mais meus amigos o piloto em questão que estava com a faca e o queijo na mão se tratava do Inglês Lewis Hamilton ou podemos dizer do “Maluco Hamilton”, me digão sinceramente analizando friamente, esse rapaz tem capacidade de ser campeão????, eu particulamente acho que ele tem muita capacidade sim mais para ser campeão “NÃO”, pois um verdadeiro campeão faria o seguinte, se posicionaria em segundo lugar após a largada, e com o decorer da prova com o carro bem acertado que estava, pois ele tinha marcado o melhor tempo na classificação, era fácil, fácil, ele recuperar a liderança, mais estamos falando de Lewis Hamilton, o cara que não sabe se controlar, que não respeita nem mesmo seus chefes de equipe que no sabado garantirão que ele iria fazer uma corrida pensando no título, hahahahahah!!!!!, minha gente talento têm que ser lapidado, experiência conta muito, talento ele tem, mais o resto falta a ele, o cara poderia ter sido campeão esse domingo e não foi, ele poderia ter corrido atrás do prejuízo mais não o fez, o Massa ficou uma posicão a frente de lewis, os dois forãopunidos com uma passagem nos boxes, eu pergunto a vocês, pq o Inglês não correu atrás do prejuízo, Massa estava a 30 segundos do oitavo colocado, e ele remou forte marcou as melhores voltas do circuito, pilotou como um campeão, pois sabia que um ponto poderia decidir o titúlo, e assim o fez, quanto a Sebastian Bordair, ele está reclamando de que, saindo dos boxes com peneus frios, e fechando Massa como fechou no minímo imprudente, Sebastian bateu pouco a frente da roda trazeira de Massa ou seja Felipe já estava meio carro a frente dele no meio da curva, a punição a ele fora justissíma, meus amigos estou analizando os fatos, os dois melhores pilotos da corrida de Fuji, forão Fernando Alonso, por ter corrido muito e feito uma estrategia perfeita, e ter tirado a diferença na pista na hora certa, e Felipe por ter caido para 11º lugar, e ter chegado em 8º, detonando os tempos da pista e o record da pista em corrida. Sorte ele teve pela punição de Bordair, mais em questão de sorte Lewis não tem nada o que reclamar, pois ele tem sido mais beneficiado por ela todo este ano , talvés ele hamilton tenha perdido o campeonato esta madrugada , a Ferrari, está aí, Haikonen esta aí, Felipe ja vem motivado a tempos, e agora Alonso esta na briga para tirar pontos de Lewis, seu maior desafeto na F1, o final desse campenato vai estar nas mãos desses quatro pilotos, vamos esperar mais uma madrugada para ver qual vai ser dessa vez, o que o Inglês, vai fazer, olhem 5 pontos não é nada, uma quebra de motor, um pit errado, são várias variavéis, a coisa não esta boa pro Lewis, ha e o maior divisor de aguas de todos Lewis não esta bem emocionalmente, ele não consegue adiministrar suas emoções, e o pior quando ele vê um carro vermelho a sua frente ele fica louco e erra como erra um piloto amador despreparado, isso meus caros é o que eu acho, ainda acho se não fosse pelos erros da Ferrari esse ano Felipe estaria no mínimo 10 a 12 pontos a frente do Inglês. Ainda acho que Felipe vai ser Campeão ao final da tarde de Domingo em Interlagos. <<<>>>
JB | Seg, 13/10/08 | 14:22
IVAN VC DISSE EXATAMENTE O QUE JÁ DISSE TAMBÉM!!!!!!!!!!!! SÓ LEMBRANDO AQUELA BATIDA DO HAMILTON NO KIMI RENDEU 10 POSIÇÕES NO GRID!!!!!!! AS LAMBANÇAS QUE O MASSA E O KIMI SE REVEARAM CONTRA O SUBTIL, SÓ RENDEU MULTA!!!! A LAMBANÇA ABSURDA DA PUNIÇÃO EM SPA DOANDO OS PONTOS PARA O MASSA!!!!!! AGORA EM FUJI É A COROAÇÃO DAS SUJEIRAS!!!!!!!!!! JÁ QUE A FIA SE ACHA TÃO RIGOROSA PQ NÃO USA UM MINIMO DE JUSTIÇA, ????O HAMILTON NÃO TTINHA QUE SER PUNIDO MAS JÁ QUE TINHA DE PERSEGUIR TUDO BEM……PUNIÇÃO AO HAMILTON DO JEITO QUE FOI FEITA LEGAL……ENTÃO PRO MASSA PARADA NOS BOXE DE 10 SEGUNDOS, 25 SEGUNDOS POR ATROPELAR O BURDOIS, …E ESQUECE O LANCE DO WEBBER ……E AJUNTANDO TUDO PERCA DE 10 POSIÇÕES NO PÓXIMO GRID, SE FIA FIESSE ISSO ESTARIA DEMONSTRANDO QUE É RIGOROSA POR IGUAL ………..MAS DO JEITO QUE FOI……É MUITA LAMBANÇA !!!!!!!!!! AH SR.ALE , SE O HAMILTON NÃO FREIA NA HUNGRIA TINHA BATIDO SIM, …..PQ O MASSA NÃO FEZ O MESMO AGORA ………..E PRESTA ATENÇÃO O HAMILTON NÃO ENTROU DESCONTROLADO , ELE JÁ TINHA É ULTRAPASSADO A LESMA EM QUESTÃO , FOI PEGO NO MEIO ………SE ALGUÉM DESCONTROLOU O CARRO COM OU SEM PROPOSITO FOI O “FELIPE LAZANHA ZACARIAS” ……PORTANDO SE O MASSA ULTRAPASSA E O OUTRO FRITA É ARROJO NÉ???? SE O HAMILTON ULTRAPASSA E O MASSA BATE NELE É O HAMILTON QUE É DOIDINHO????????? MENOS , COMPANHEIRO MENOS!!!!!!!!!! VC É DISCÍPULO DO GALVÃO BUENO OU É O P´ROPRIO DISFARÇADO?????????
C_S_A | Seg, 13/10/08 | 14:19
Não acho a punição pro Bourdais injusta não, Massa estava no traçado certo na pista e o francês vinha deixando os boxes por dentro e podia muito bem ter freado um pouco e deixado Felipe ir embora, tb acho que o Felipe tinha que arriscar mesmo pois aquela altura não tinha nada a perder, vinha virando voltas voadoras e não podia ficar preso atrás do Bourdais. A partir de agora tudo que a FIA fizer quer dizer que é perseguição ao piloto da McLaren e a equipe? Quer dizer que ano passado a FIA não foi bonzinha com o Hamilton quando após o escândalo gravíssimo de espionagem só puniu a equipe e nem sequer suspendeu os pilotos que sabiam que a equipe utilizava soluções da Ferrari e que inclusive eles ajudaram a desenvolver nos testes? Sem contar com a palhaçada do ano passado de permitir que um trator retirasse a Mclaren atolada na brita do Hamilton de volta pra pista e o inglês não tomou nenhum drive-throug? Muito fácil falar, quer dizer que agora o piloto pode dar uma de dick vigarista e ficar por isso mesmo? É claro nas imagens que o Hamilton veio travando tudo pra cima do Raikonnen empurrando o Finlandês pra fora da pista e prejudicando tb o Massa que vinha logo atrás e isso não é passível de punição não? A punição do Felipe foi justa, apesar de torcer pro Massa ele precipitou-se e não podia ter feito aquilo. Andei lendo em vários blogs que se o Alonso estivesse de Ferrari este ano tinha sido uma lavada. Nada contra o espanhol mas porque ano passado ele de McLaren não foi Campeão? Por favor não tentem desmerecer os dois candidatos ao título deste ano que também são grandes pilotos…
gajo | Seg, 13/10/08 | 14:09
Eu queria esses fdp de brasileiros que defedem o Hamilton ficasse um periodo razoavel na Inglaterra. Iriam sentir na pele o que eles (Ingleses) acham de brasileiros, depois queria ver um novo depoimento. Acorda pessoal! A grande questão não é o melhor e sim um Brasileiro.
Seus bostas
Roberto Junior | Seg, 13/10/08 | 14:09
Geralmente meus posts são longos, mas nesse caso não há muito a comentar! Para os verdadeiros amantes da velocidade, as 3 punições FORAM RIDÍCULAS!!!! Pior ainda é querer justificá-las!!!A verdade nua e crua: Hamilton mais uma vez deu uma de Nigel Mansell, Felipe Massa saiu no lucro com os 2 pontos e o campeonato terá um final emocionante! No fim das contas, Massa e Hamilton correm o risco de morrerem abraçados e darem o campeonato de graça para o Kubica! Uma última coisa: Rafael, acho que as discussões em cima da afobação do Hamilton já cansaram! É questão de gosto cara!!!Tem gente que gosta mais do estilo agressivo e louco do rapaz, enquanto tem gente que gosta do estilo mais tranquilo do Felipe! Qualquer um dos dois que conquiste o título terá seus méritos! Foi assim ao longo da história da F1! Mansell (louco), Damon Hill (apagado de tudo), Prost (cerebral), Senna (genial), Hakkinen (frio ao extremo), entre outros…cada um dentro de suas caracterísiticas foram campeões e merecem todo o respeito por isso, assim como o merecem Hamilton e Massa. Acabou que o post ficou longo…Um abraço a todos!
nelton | Seg, 13/10/08 | 13:55
Engraçado, o pessoalzinho aí torcedores do Haminton precisa avisar a ele e ao ron Denis q a FIA da de marcação com eles, pois creio q eles ainda não sabem, apenas vcs torcedores do Haminton. Pois em nem momento vi eles reclamando dessa possível parceria (FIA/Massa). E o Massa, heim tá com uma moral! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Eu também acho q no ano passado, tudo aquilo foi armação da FIA para o Kimi ganhar. Vcs não acham? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
E digo mais Ela (a FIA) também combinou com o Haminton para aquelas atrapalhadas todas, (inclusive a de colocar o carro em neutro e não saber o tava acontecendo) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Paciência…..
Força Massa! Rumo ao título!!!!
Hermes Neto | Seg, 13/10/08 | 13:13
Esta é a sua opinião Rafael, e eu a respeito. Porém, se você analisar novamente os vídeos verá que:
- Hamilton, na largada: Que Raikkonen largou melhor que Hamilton é um fato. O inglês então teve que freiar mais dentro da curva para recuperar a posição. Com isto não conseguiu fazer a curva e passou reto. No vídeo você verá que quem espremeu o Raikkonen não foi o Hamilton (como ele poderia espremer se estava fora da pista?) mas sim o Kovalainen. Espalhar na primeira curva já vi inúmeras vezes e nunca ninguém foi punido. Então, punição a Hamilton injusta.
- Massa, no incidente com Hamilton: O piloto brasileiro não admitiu a ultrapassagem e jogou o carro em cima do carro de Hamilton. Punição branda demais. Merecia no mínimo um stop-and-go.
- Bourdais, no incidente com Massa: Realmente uma palhaçada. A punição de Bourdais contraria a instrução da FIA onde o carro que sai dos boxes tem preferência. Massa arriscou passar e não conseguiu. Se alguém tinha que ser punido, esse alguém seria o Massa.
Resumindo: a FIA vestiu a camisa vermelha no GP do Japão.
Ruan | Seg, 13/10/08 | 12:45
Galera! tapetão sempre existiu, seja favorecendo, ou prejudicando pilotos brasileiros, alemães, franceses, ingleses…
Atualmente, a FIA está mais rígida sim. Se fosse em outros tempos, com essas novas regras, o Senna seria Tetra-campeão e o rei de mônaco com 1 vitória a mais, sem contar outras injustiças que ele engoliu.
A manobra do Hamilton foi IRRESPONSÁVEL sim!!! muito diferente da manobra do Massa na Hungria - o comentário do ALE explica com exatidão as diferenças -.
jorge figueiredo | Seg, 13/10/08 | 12:37
Muitos,e ridiculos comentários se fazem aqui. Só demonstra que se escreve movido por paixões e onde a razão não tem lugar. O que se tem visto é que existe uma perseguição ao Hamilton. O resto é bla bla bla
Comentário do diretor de provas da FIA Charlie Whiting:
Bourdais, da Toro Rosso, no Japão
A punição dada a Sébastien Bourdais no GP do Japão contrariou a instrução do diretor de provas da FIA, Charlie Whiting, sobre a interpretação do regulamento da F-1.
O francês recebeu um drive-through de 25 segundos por ter colidido contra o carro de Felipe Massa enquanto saía dos boxes. O incidente foi bastante criticada no paddock de Fuji, especialmente porque, segundo o que aconselha a FIA, “o carro que sai do pit stop tem preferência”, o que significa que o ferrarista é quem deveria ter sido punido.
Após a prova, Bourdais criticou Massa, acusando-o de ter sido desrespeitoso. “O que queriam que eu fizesse? Que desenrolasse o tapete vermelho para ele?”, esbravejou o piloto da Toro Rosso.
O drama de Bourdais foi semelhante ao caso de Lewis Hamilton no GP da Bélgica. Em Spa, o inglês da McLaren foi punido por ter ultrapassado Kimi Raikkonen após ter cortado uma chicane, apesar de Charlie Whiting ter dito à equipe inglesa que a manobra havia sido normal.
O Rafael(dono do blog) poderia e deveria ser mais profissional e ter uma posição justa e não passar a vida a defender o Massa. Já enjoa.
Coitado do Senna se corresse hoje .Passava a vida a ser punido
Luciano | Seg, 13/10/08 | 11:57
Como brasileiro, evidentemente, torço para o Felipe. E, como muitos revoltados aqui, não quero ver uma vitória no tapetão. Coisa que vemos acontecer em outros esportes, em especial, aqui no Brasil. Concordo que a batida do Felipe no Hamilton foi intencional e que ele deveria ser punido. Mas o que mais me preocupa é essa interferência da FIA nos resultados das corridas. Vejo no Hamilton um piloto arrojado e lutando pela vitória. Não concordo com a sua punição. Ele foi lutar para vencer a corrida. E é isso que queremos ver! Apesar das máquinas terem diferença, os pilotos são essenciais para que elas deêm o máximo. Está aí o Alonso para provar essa teoria.
Quanto ao Bordais! Foi um erro puni-lo.
YUDE SP | Seg, 13/10/08 | 11:33
QUE ABSURDO, se este MASSA for campeao tem QUE AGRADECER AO TAPETAO. PORQUE NA PISTA ELE e´ ridi´culo. E P IOR AINDA QUE ELE e´ ESTE NARRADOR , O BABAO BUENO BABA OVO FDP. QUANDO O MEDiocre FELIPEMASSA JOGOU O LIXO VERMELHO PRA CIMA DO HAMILTON ELE FICOU TORCENDO PRO MOTOR PARAR . AGORA VEJAM SE NAO e´ um CALHORDA MESMO.MAS, MESMO ASSIM EU DIGO NAO ADIANTA TAPETAO HAMILTON CAMPEAO. EU E ALGUNS AMIGOS VAMOS ESTENDER UMA ENORME FAIXA NA RETA DOS BOXES EM INTERLAGOS ESCRITO EM INGLES A SEGUINTE FRASE. LEWIS, pra no´s vc e´ o verdadeiro campeao nao importa o resultado. SABEMOS QUE NA PISTA VC FOI O MELHOR .E VIVA A fo´rmula YNDY.
Alemão | Seg, 13/10/08 | 11:29
TA BOM. vou remendar meu último comentário. Ao invés de trilhos, a FIA deveria colocar placas em todas as curvas de todas as pistas dizendo ‘FREIE AQUI!!!’. E quem não frear vai ser punido. Ou melhor, deveria permitir que os pilotos se comunicassem no rádio e conversassem entre si e falassem: ” Vou frear a 50 metros da curva. e você? ” Gente, onde já se viu você ser punido por retardar uma freada? em 99% das ultrapassagens, se o cara da frente mantiver o mesmo traçado vai ter batida. É obvio que o Kimi tinha que espalhar pra não bater, o Lewis foi por dentro.!!!! se o kimi tivesse defendido o lado de dentro da curva, o Lewis não tinha se enfiado. A não ser que ele fosse cego ou maneta pra não olhar no retrovisor e ver que o cara tava tentando passar. Gente não to defendendo ninguém, só to achando um absurdo punirem o cara porque ele retardou uma freada.
E outra, em Spa o hamilton cortou a curva pra não bater no kimi. O kimi foi punido por ter deixado o carro espalhar pra cima dele?
quando Schummi bateu no Damon Hill em 95, todo mundo disse que ele jogou sujo. Agora o Massa bate no rival direto ao título quando estava fora do traçado, cortando uma curva, como muito já se falou que o Hamilton fez. E foi um toque de corrida. Gente vamos admitir. Senna, quando bateu no Prost em 90 admitiu que bateu de propósito. E o massa dis que não tinha o que fazer, estava na grama. Francamente, pior do que esta, só a afirmação de que os outros pilotos deveriam aliviar pra ele.
Um absurdo.
Alemão | Seg, 13/10/08 | 11:16
Tá bom. Vou remendar meu último comentário. Ao invés de trilhos, a FIA vai colocar placas em todas as pistas dizendo ” FREIE AQUI!!!!’
Vander | Seg, 13/10/08 | 11:13
Por favor, dizer que o Hamilton não merecia aquele toque é coisa de quem é despeitado com o talento do Felipe… Não que o Hamilton não o seja, mas o que ficou claro pra mim é que o ele (Hamilton) desprezou totalmente o talento e a pessoa do Massa com aquela ultrapassagem no melhor estilo de piloto de kart de 12 anos - que tem provar pra todo mundo que é o melhor. O mundo inteiro já sabe que ele é talentosíssimo, mas o que vem demonstrando dentro e fora das pistas é de uma arrogancia ímpar, e de um despreparo psicológico ainda maior…
Do meu ponto de vista toas as punições aplicadas foram justas. Eu no lugar do Massa teria feito o mesmo, pro Hamilton saber que ele está ultrapassando uma Ferrari e não uma Force India.
E se não der pro Massa ser campeão na temporada 2008, ficou claro pra mim depois da corrida de ontem, mais do que nunca, que não foi por despreparo nem por falta força de vontade dele, mas sim da própria Ferrari.
So Sad To Say | Seg, 13/10/08 | 11:09
NA MINHA OPNIAO SOBRE AS PUNIÇOES…NENHUM DOS 3 CASOS NÃO DEVERIAM OCORRER A PUNIÇAO JÁ QUE A FORMULA 1 DEVERIA SER SINONIMO DE DISPUTA E NO MEU ENTENDER OS 3 CASOS FORAM OCORRENCIA DESTA DISPUTA.
SOBRE A CORRIDA GOSTEI DO DESEMPENHO DO MASSA PELO FATO DE ELE IR PARA O TUDO OU NADA NESTA CORRIDA….NO CASO EM QUE ELE BATEU NO HAMILTON PRA MIM FICOU CLARO QUE ELE NÃO TEM NADA A PERDER E NÃO IA SEDER A POSIÇAO FACIL PARA O HAMILTON JÁ QUE ALI ESTAVA VALENDO O CAMPEOONATO…ENTAO AMIGOS…COMO JÁ VI GENTE AQUI CRITICANDO A CONDUTA DELE…MAS QUE SE DANE SIM MEUS…ALI NA HORA NÃO ERA SO UMA POSIÇAO É UM CAMPEONATO INTEIRO…OU ELE PODERIA RECOPERAR A POSIÇAO… OU PERDER…OU BATER NO HAMILTON E ELE (MASSA) RODAR…OU OCORRER O QUE ACONTECEU QUE FOI O HAMILTON RODAR ELE SER PUNIDO…ESPERO QUE NESTA PROXIMA ELE VA PRO TUDO OU NADA OUTRA VEZ PORQUE NÃO RESTA MUITA OPÇAO E O HAMINTON QUE PENSE DUAS VEZES ANTES DE TENTAR ULTRAPASSAAR PORQUE É ELE QUE ESTA COM O DOMINIO DO CAMPEONATO
SOBRE QUE A FIA ESTA A FAVORECENDO OU NÃO O MASSA OU A FERRARI…QUE A FERRARI E CONTRA OU A FAVOR DO MASSA…ISSO PRA MIM MEUS AMIGOS E TUDO BOBAGEM…NA MINHA OPNIAO A FIA ESTA FAVORECENDO ELA MESMO EM TENTAR LEVAR O CAMPEONATO ATE A ULTIMA CORRIDA…E NÃO CONCORDO COM ISSO…FICOU BEM CLARO QUANDO O BOURDAIS FOI PUNIDO….OBRIGADO PELO ESPAÇO
paulo sergio | Seg, 13/10/08 | 10:56
A FORMULA 1 REALMENTE ESTA CADA VEZ MAIS DECEPCIONANTE QUALQUER COISA E PENALIZACAO JA NAO TEM MAIS GRACA ULTRAPASSAGEM NAO ESTA MAIS EXISTINDO FICA MONOTONO
SAUDADE QUANDO PIQUET E MANSEL PROST E SENNA DISPUTAVAM FREADAS AQUILO SIM DAVA GOSTO DE ASSISTIR NAO IMPORTAVA ESPERAR ATE DE MADRUGADA PARA ASSISTIR
AGORA E UM PESADELO AGUENTAR 1:30 PARA VER UM CARRO ATRAZ DO OUTRO NAO PODENDO ULTRAPASSAR E SE TENTAR E PENALIZADO.
douglas zampieri | Seg, 13/10/08 | 10:55
O grande problema é que existem dois pesos e duas medidas, sou torcedor de pilotos brasileiro(menos o rubinho),mas sejamos justos o Massa na Hungria fez quase a mesma coisa de Hamilton e foi elogiado,piloto arrojado essas coisa e concordo gosto de piloto como ele ,Hamilton,Alonso e alguns outros que arriscam mesmo,e o Hamilton quando faz isso é piloto perigo que arrisca os outros pilotos mas venhamos o Hamilton na largada não fez absolutamente nada foi só recuperar a posição,e o Massa me desculpem mas ele se verem o replay em camera lenta vão ver que ele jogou o carro sem dó,pois o Hamilton já tinha o carro todo na frente dele e depois da batida venhamos carro deve ter ficado horrivel de guiar ,agora vou dizer uma coisa Rafael respeito suas opiniões e gosto muito do seu blog,mas perai corrida de automovel sempre teve seus riscos e quem não quiser se arriscar que vá fazer outra coisa, a F1 depois que o Schumacher saiu ficou bem melhor hoje temos disputas antes era sentar e ver o cara ganhar tava dando sono ver F1,agora que tem uma penca de cara arrojado,mas a FIA qualquer coisa pune daqui a pouco é como dizem vamops colocar o um atrás do outro e ninguem sai prejudicado,F1 é esporte de risco não tem jeito ou se não vamos mandar embora o Massa o Hamilton o Alonso e outros e vamos por uns 10 ridiculos igual ao Raikkonen que se o Massa tiver que depender dele para ganhar o titulo tá na roça.Punição do Bourdais foi ridicula
Halbert | Seg, 13/10/08 | 10:53
Acho que estas punições na F1 estão acabando com oq ue tem de melhor nas corridas, as ultrapassagens e principalmente o arrojo, já não basta os circuitos horrorosos que fazem hoje em dia… Acho que realemnte alguns casos são passíveis de punição, como no casp do Massa com o Hamilton no sábado, mas acredito que estão punindo pilotos de forma indiscriminada e sem muito critério, que volte a emoção das ultrapassagens. Se o Senna ainda corresse hoje em dia, ele ia tomar punição toda corrida, pois ele era extremamente arrojado e agressivo, sem ser inconseqüente. Ultrapassagens já!!!
Angelo | Seg, 13/10/08 | 10:49
A FÓRMULA 1 ESTÁ PERDENDO O QUE TEM DE MELHOR. PREJUDICANDO BONS PILOTOS EM DETRIMENTO DE PILOTOS MEDÍOCRES COMO O NOSSO BRASILEIRO, EM FAVOR DE UMA EQUIPE QUE SE ACHA SOZINHA E ACIMA DE TUDO E TODOS.
ESTÁ NA HORA DE QUEM GOSTA DE FÓRMULA 1 SEM BAIRRISMO BARATO COMEÇAR A POR A BOCA NO TROMBONE POIS O DIA QUE TIVERMOS NOVAMENTE UM PILOTO DE PONTA SERÁ TARDE PARA REVERTER. ATÉ O SR. RAFAEL, SURPREENDENTEMENTE VIU QUE AS PUNIÇÕES AO HAMILTON E AO BOUDERS FORAM ABSURDAS.
Pedro | Seg, 13/10/08 | 10:44
Sabe o que me deixa puto,
é saber agora que vamos ter que discutir punição igual se discute decisão de arbitro no futebol toda segunda feira.
Toda manobra fora da ‘fila indiana’ vai ser discutivel seja de quem for. Pro Hamilton, pro massa.
Neste blog a punição pro massa e justissima, em outro não.
Nos anos de Senna, Piquet, Prost,, mansel, o pau quebrava… e ninguem dava pitaco…
Lembro de uma manobra que o Senna quase jogo o prost no muro. o Webber fez a mesma coisa ontem..
Naquela época passava batido.
Polemica memso, so uma, o titulod e 89. mas lá o Senna efetivametne burlou o regulamento… De maneira escancarada.
Como era um bando de pachecão no Brasil, com um imprensa vendida… O frances ficou parecendo o vilão.
Enfim… a F1, daqui pra frente vai ficar muito triste.
O tento de “investigação’ no final da corrida, drive troughts…etc..
Vai ser uma merda.
Primeiro veio aquela historia de ter que tomar so um lado da pista, não poder mudar de tangencia na disputa de posição.. depois o negocio de devolver posição em chicane (essa tem a sua logica).., agora essa palhaçada de manobras.
Esperem só.. daqui pra frente vai ser uma bola de neve
CELSO | Seg, 13/10/08 | 10:40
A FERRARI TÁ MANDANDO MAIS NO CAMPEONATO DO QUE A FIA
DAQUI A POUCO ELES VÃO CONSEGUIR PUNIR QUEM ANDAR NA FRENTE DA FERRARI
O CAMPEONATO MARMELADA, NÃO AGUENTO MAIS ISSO, TUDO É PUNIÇÃO E O GOZADO QUE SÓ BENEFICIA OS VERMELHOS,TO É COM O SACO BEM CHEIO, JÁ DISSE UMA VEZ AQUI , VAMOS FAZER SÓ TREINO DE CLASSIFICAÇÃO DEPOIS SAI UM ATRAS DO OUTRO E NÃO TEM MAIS CONFUSÃO, E PELO AMOR DE DEUS VAMOS FAZER UMA CAMPANHA
PARA TIRAR O GAVIÃO DO AR. POR FAVOR RAFAEL PEDE PRO GAVIÃO SUMIR, DEIXA ELE AI NA CHINA SOME COM ELE, OU ENTÃO TIRA O MICROFONE DELE AJA SACO PRA AGUENTAR TANTA ABOBRINHA.
rafael | Seg, 13/10/08 | 10:34
CALA BOCA JB!!
Lèo | Seg, 13/10/08 | 10:11
E você ainda se diz comentarista de F-1 da Globo??? A punição do Massa foi totalmente descabida, o Hamilton espremeu ele na curva, o que você queria? Que ele botasse o carro pra fora da pista? E a do Bourdain então, da pra ver na imagem o francês vira o volante em direção ao carro do brasileiro, é visível que ele bate de propósito, numa manobra a lá Schumacher. Em tempo, também achei a punição do Hamilton sem lógica, pra você não dizer que é choro de torcedor. Sinceramente vou passar bem longe desse blog fajuto da próxima vez, você é muito fraquinho…
Thiago Farina | Seg, 13/10/08 | 9:22
Eu estou achando os comissários rígidos demais ultimamente. Na Bélgica foram corretos quanto ap Drive Trough de Hamilton, mas nessa, a única que tinha justificativa era a do Massa no Hamilton.
- Na largada, acho que a falha foi mais do Raikkonen, que abriu, onde não devia, para fazer a tomada da curva 1. Se na pista tivesse só os 2 pilotos, não haveria punição alguma. Também não acredito que a batida do Coulthard tenha alguma coisa a ver com esse incidente. Uma bandeira de advertência bastava
- A do Massa no Hamilton foi justíssima e ainda saiu barato, pois esse toque interferiu diretamente na briga pelo campeonato e, ao menos, teria de ser mais rigorosa que a punição do Hamilton, uns 10s de stop and go seria justo.
- A saída dos boxes de Bourdais foi limpa, o Massa que deveria ter aberto um pouco mais para fazer a ultrapassagem. Considerando a F-1 como competição, não haveria o por quê do Bourdais tirar o pé.
Está parecendo que os incidentes de espionagem do ano passado continuam influenciando a favor da Ferrari.
marcelo andarde selestino | Seg, 13/10/08 | 9:08
seus babac torcedores da ferrari …será que vcs não aprendem, estão critcando o hamilton ora essa quem é o lider do campeonato quem está com vantagem,
se os outros fossem tão bons estariam na frente, porque o aual campeão do mundo que tem o melhor carro não é o líder, porque,
lembren-se hamilton ainda tem cinco pontos de vantagem e só não foi melhor na corrida porque o felipe deu uma de shumacker, mais é corrida ele não está errado, errado é a galera criticar demais um piloto como hamilton, veremos seus idio… quem será o campeão.
lembren-se já são oito pontos para o massa com um certo julgamento duvidoso é isso que me irrita. é favorecimento a ferrari é evdente o que o burdais fez , coitado, pde até custar na renovação do cotrat dele,… ora essa.
Luizão | Seg, 13/10/08 | 8:59
Essa é para quem defende o mente fraca do Hamilton:
Quem iniciou toda essa confusão do Gp do Japão?
O Hamilton com uma largada horrorosa. Se não tivesse feito aquela cacada a corrida poderia ter tido outro final.
Quanto a batida do Massa…
1989 - Prost x Senna = Prost campeão
1990 - Senna x Prost = Senna campeão
1997 - Schumacher x Villeneuve = Villeneuve campeão
Isso é coisa de corrida…
Rael | Seg, 13/10/08 | 8:37
Hamilton se ferrou …talvez se tivesse ficado de boca fechada sem comparar com senna!!! quam sabe não ia fazer uma corrida boa!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Go Massa
Mauro | Seg, 13/10/08 | 7:28
Brilhante a corrida do Hamilton. Realmente ele é muito melhor que o Senna. Parabéns, resultado da corrida merecido com todos os méritos!!! Agora falando do Massa: Só acho que ele deveria ter um pouco mais de calma, essa corrida era pra ele pelo menos chegar entre os 4 primeiros.
Jose | Seg, 13/10/08 | 6:47
Engrassado todos os comentários falando que estão roubando o Hamilton. Certamente, no ano passado quando ele fazia o que queria e não recebia punições: tipo o gincho em Alemania só para ele, quando provocou o acidente do Vettel e utro piloto no Safty-Car, quando provocou a punição do companheiro em Hungria, e tantas outras coisas que ele fez…. O que acontece é que este ano não tem mais carta branca para fazer o que quer….. o é que ele tem que ganhar só porque é negro…… estava lembrando um filme que assiti no outro dia, no qual um personagem negro se queixava que ninguém criticava ele por ser negro (era uma comedia): ele podia fumar em lugar proibido, bater em alguém, etc e ninguém fazia nada…. será que o Hamilton assistiu o mesmo filme e acreditou nisso?
Rogerio | Seg, 13/10/08 | 4:54
Massa deveria ter parado no pit como punição… “Drive through” foi pouco, ele foi imprudente… ficou barato demais.
Agora, dizer que é perseguição contra o Lewis por racismo?????
Racista é quem justifica tudo por racismo. Ou quem acha que, por ser negro, ele pode tirar vantagem de chicane cortada, e pode colocar em risco a corrida de vários outros carros numa largada.
E o Nelsinho realmente: melhor corrida dele na F1.
Finalmente o moleque mostrou garra, e demonstrou o talento das “categorias de base”. E nenhum comentário sobre ele.
Rafael, concordo com você geralmente… Mas o Nelson merecia o comentário dele.
Abraço.
DBBG | Seg, 13/10/08 | 2:06
Ridículo o Lewis receber a mesma punição do que o Massa. E pior ainda foi a sacanagem que fizeram com o Bourdais. O cara sai dos boxes à frente, faz o seu traçado correto, até jogando um pouco pra dentro. aí vem o Massa por fora, faz a curva como se não existisse ninguém ao seu lado, espremendo o Bourdais e o cara ainda leva punição… Muito ridículo!!! A FIA já tirou 7 pontos da diferença entre Lewis e Massa. Hoje já não tenho dúvidas de quem será o campeão. Pena que o tapetão esteja contando mais do que o que acontece na pista.
guilherme | Seg, 13/10/08 | 1:34
É galera,mais uma vez podemos ver a parceria entre Ferrari e Fia dando certo!
Acho que já poderiam entregar o título desta temporada ao Massa pra vê se acaba logo com essa palhaçada……..
o circo da fórmula um,onde o Massa e a Fia são os principais protagonistas do espetáculo…os palhaços!
De agora em diante vô agora o Massa todas as corridas….tudo que tive de dar errado no Ferrari vai ser com o carro dele…
DDD | Seg, 13/10/08 | 0:34
Vi novamente o video da largada , e confesso q foi justa a punição para o hamilton , vi e revi a batida proposital do Massa pra cima De lewis ( prosposital sim) , um drive pra hamilton , Ok , mereceido…..agora , um drive pro felipe?? que isso , como falaram , no minimo drive com 10 segundos , e pq não 2 drivers , foi ridicula a batida dele , saiu do traçado por querer , ficou puto em ser ultrapassado , ridiculo……
Mas , se não bastasse isso , pra concretizar a palhaçada da parceria entre ferrari e FIA , vem a punição de Boudais , essa foi demais , uma falta de respeito conosco telespectadores …….
Senna foi um dos melhores , talvez até o melhor , mas oq seria de Ayrton com essas regras ?? nunca seria nada , apenas mais um coadjuvante andando em trilhos , monotonia……hamilton está ae pra quebrar isso .
Engraçado os comentarios falando mau de hamilton , ele fez isso , fez aquilo , errou ali , errou aqui , mesmo assim ainda tem 5 pontos na frente , imagine se ele se controlasse , ele é sim afobado , mostrou isso hj , mas vai do ponto de vista , eu vejo isso como vontade de vencer , espera até ele controlar tudo isso , sai de perto.
Alonso mostrou q diante das cirscuntancias ele não desperdiça a chyances , esse sim é um piloto q brigaria com hamilton de igual pra igual na parte tecnica , não com regulamento embaixo do braço……
fui
Ale | Seg, 13/10/08 | 0:05
Pra quem tá lembrando da Hungria, vejam as duas:
Hungria
http://www.youtube.com/watch?v=xzPN2dwdVGc
Japão
http://www.youtube.com/watch?v=OnW8JeF7Tew (Aos 6:05 eles passam a largada no melhor ângulo que tem pra analisar o que aconteceu).
Na Hungria, quando o Massa fritou pra cima do Hamilton, ele tava por fora, tava mais rápido, e com o controle do carro durante a curva. Jogou o Hamilton um pouco pra dentro, mas em nenhum momento impediu que ele fizesse a curva.
No Japão, o Hamilton passa por dentro, fechando a curva, sem controle nenhum do carro. Passou feito uma vaca. Fechou a curva pro Raikkonen do início dela até ele sair da pista, obrigando ele a passar reto pelo curva, da mesma forma como fez. O Raikkonen ainda freiou, mas ai tinha o Kövalainen pra terminar de fechar a porta.
Essa é a diferença entre uma manobra arrojada, digna de aplausos, e uma temerária, digna de punição.
Ivan | Dom, 12/10/08 | 23:45
Acho que vi outra corrida, pois para mim na largada o Hamilton tentou recuperrar uma posição, coisas de corrida, não tirando ninguem da disputa. Quanto ao Massa, retirou seu principal rival da briga na corrida. A punição foi leve demais, totalmente incoerente. Sou brasileiro, mas sejamos justos, o Massa fem sendo beneficiado pela FIA, enquanto Hamilton recebe punições por ser um piloto arrojado(esta seria a definição adequada). O Hamilton está sendo criticado, quando na verdade deveria ser aclamado, pois trouxe competitividade e emoção como a F1 não via a anos. Vai ser uma vergonha ver o Felipe ganhar no tapetão, pois certamente estão manipulando os resultados. Vejam a punição a Bourdais, não tem comentários uma atitude destas, ou alguém saberia explicar?? Daqui a pouco o Hamilton não poderá fazer ultrapassagens, assim como as Ferraris não poderão ser ultrapassadas por piloto algum. É uma vergonha. Gosto muito de F1, mas ultimamente está sendo difícil acompanhar, pois as corridas estão sendo manipuladas ao invés de serem disputadas na garra. Meu senso de justiça não permite concordar com você Rafael, mesmo sendo brasileiro. Acho que os pilotos devem ser consagrados na pista. Concordar com sua análise, só se for para beneficiar o Massa.
Ale | Dom, 12/10/08 | 23:42
Quem defende que o Hamilton não devia ser punido “porque não tocou em ninguém” são os mesmo que acham que não tem problema jogador dar voadora, tesoura, cotoveladas e socos, contanto que não acerte, né?
Ele enfiou o carro dele bem mais lento na trajetória do Räikkönen. Só não houve toque porque o Räikkönen desviou, e desviou ficando com a curva completamente fechada por um carro sem direção. Se ele tivesse deixado bater e saíssem os dois da corrida, o discurso desse pessoal seria que o Räikkönen deliberadamente jogou o carro em cima do Super Hamilton.
A punição do Hamilton foi muito justa. Ele fez uma manobra absurda, que prejudicou vários pilotos. Muito imaturo, está doidinho pra entregar o ouro de novo.
A do Bordais realmente foi muito esquisita. A justificativa da FIA é que ele tava saindo do pit, enquanto o Massa estava no traçado normal. Sei lá, não convenceu muito não.
Johelio | Dom, 12/10/08 | 23:24
Lembrando da disputa por posição na mesma pista do japão ano passado na chuva Felipe Massa e Kubica, lembram a disputa dos dois? Naquela epoca Felipe Massa por tirar Kubica da pista foi chamado de arrojado de um grande piloto, que piloto da Ferrari tinha que guiar daquele jeito.
Johelio | Dom, 12/10/08 | 23:22
Fala serio heim dizer que o rapaz da STR deveria aliviar para felipe massa. Ué isso é uma corrida de automoveis ou o que? Se é assim faz os eguinte poem so Hamilton, Kubica e Massa para correr. Pq então ngm fala, poxa alonso poderia ter maneirado e deixado Kubica vencer, pra que ele vencer se nao tinha mais nada a disputar? Alem que o Bourdais estava disputando a posição com o Massa.
Algo que ficou sem comentarios a maluquice de Massa com Weber, se o Weber não tira o carro o massa iria passar ou por cima dele ou bater no muro. Ridiculo, aind aveio Galvão dizer que o Weber tava errado? Ue ele naão pode mecher o carro em 2 sentidos ele tirou para direita e la ficou.
Quantos as punições, fala serio Massa atravessou a chincane pela zebra e jogou o carro em cima de Hamilton, que depois disso o carro ficou horrivel, ele jogou deliberadamente para tirar o Hamilton so cego não viu ou não quis ver.
Sobre a punição do Hamilton brincadeira heim, quem é que vai disputando posição deixar o outro passar? Se o Kimi queria fazer a curva que frease e deixasse o Hamilton fazer a curva embarrigada quem defendendo posição não faz isso nas corridas?
Tem coisas da imprensa Brasileira que teima em defender os brasileiros que chega a dar nojo.
Rafael | Dom, 12/10/08 | 23:19
A punição do Hamilton e do Massa achei justas.
Mas a do Bourdais, achei um exagero. Ali foi incidente normal de corrida.
A FIA está querendo manter “tudo em ordem” mas esta exagerando. Tudo agora vai ser motivo de punição?
Não é por ai.
E essa teoria de que a FIA está “ajudando” a Ferrari a ganhar o campeonato, é mais uma daquelas teorias ridiculas que nem vou me dar ao trabalho de discutir isso.
Alemão | Dom, 12/10/08 | 23:15
é inacreditável! Gostaria de lembrar a largada do massa na Hungria? ele não fritou pra cima do Hamilton também? foi punido? comentou-se que era a melhor largada que já foi vista.
e outra. A batida do hamilton no canadá? Recebeu só um drive trough? Agora o cúmulo é acharem que o Massa não teve culpa na batida. Por favor me apontem diferenças para os acontecidos e me expliquem porque a postura mudou tanto nessas situações, pois eu naum estou mais entendendo.
Acho que o regulamento do ano que vem deveria obrigar os carros a andarem sobre trilhos, assim ninguém precisaria frear ou disputar uma posição na curva. Francamente, ser punido por frear é pra acabar né!!!
Por favor gente, vamos deixar o Rafael torcer pra quem ele quiser, afinal de contas o blog é dele e ele escreve o que quiser.
E viva a formula indy.;
MACHADO | Dom, 12/10/08 | 22:55
NAO E DE HOJE QUE ELE ESPALHA OS OUTROS PRA FORA, ELE FAZ PRA SE EXIBIR POR QUE ELE E EXTREMAMENTE EXIBICIONISTA APESAR DE SER UMA PESSOA AGRADABILISSIMA, BRINCALHAO E GRANDE AMIGO DO MASSA. SERIA BOM
A FIA TOMAR UMA ATITUDE MAIS SERIA A ESTE RESPEITO. PARABENS AO MASSA ELE FEZ O QUE O SENNA FARIA…
Paulo | Dom, 12/10/08 | 22:52
Verdade verdadeira é a seguinte:
A única punição deveria ser a do Massa e ponto. Sem discussão!
A punição ao Hamilton, na largada, ridícula! Ele não tocou em ninguém! Só disputou a sua melhor colocação e só. Ponto.
A punição ao Bourdais, esta aí é brincadeira… 95% dos comentários na Internet, NÃO apoia a punição ao Francês. Ponto.
O Massa é atrapalhado pela Ferrari mas ajudado pela FIA. Ou não é? Desafio alguém aí do Blog, se a FIA, não está ajudando o Massa.
Marcelo Benincá | Dom, 12/10/08 | 22:49
A F1 ja está me enojando, agora Lewis qdo for ultrapassar uma ferrari vai e que enviar um pedido em 3 vias um pra ferrari um pra fia e um para os diretores de prova, o mesmo acontece aquem for sair doz boxes qdo uma ferrari estiver rasgando a reta, permissão pra sair dos bozes senhor? Só depois que a ferrari estiver passado filho ai vc acelera.
ISSO E MAIS AS BRASILEIRADAS NOS COMENTÁRIOS ME DÃO NOJO, SAUDADES SENNA, FODA-SE ZACARIAS!
rodypivotto | Dom, 12/10/08 | 22:49
amareLEWIS essa foi boa em fabio! o leãozinho entrega que eu sei !uahsuauhsuahusuas …
…FORÇA MASSA …
Renan Neves | Dom, 12/10/08 | 22:42