A outra face


O primeiro era relativamente rodado. Havia passado por poucas e boas ao longo da carreira, mas mesmo assim se comportava de forma estabanada, cometendo erros de principiante e reagindo mal às críticas. Já o outro, embora fosse apenas um novato, andava forte o tempo todo e detonava, pouco a pouco, a aparente tranqüilidade do experiente companheiro de equipe. De quebra, ainda contava de vez em quando com a sorte.
Os personagens acima protagonizaram cenas que vimos diversas vezes em 2007 e também no início de 2008. No entanto, os papéis de Felipe Massa e Lewis Hamilton, respectivamente, são parte de um filme que começou a ganhar um rumo diferente na terceira etapa deste ano, no GP do Bahrein. Os papéis, outrora claramente definidos, inverteram-se de forma repentina, situação que se consolidou no fim de semana do Grande Prêmio da França de Fórmula 1, onde o brasileiro alcançou a liderança do Mundial.
Nesta altura do campeonato, as características de um já se encaixam de tal forma no outro que fica difícil tentar escrever um final para este roteiro. Parece que, na verdade, o velho Massa está no vivendo no corpo de Hamilton e vice-versa. Nas últimas seis corridas, o que vimos foi um Lewis rápido, sim. Mas também afoito, estabanado e irregular. Em contrapartida, havia na mesma pista um Felipe forte, cometendo raríssimos erros e guiando com inteligência para somar pontos importantes quando não era possível vencer. E isso porque ele venceu três destes seis GPs.
Em 2007, enquanto o piloto da McLaren achatava a concorrência com um desempenho magistral, o da Ferrari perdia grandes oportunidades para vencer um Mundial em que fora apontado como favorito antes de seu início. E diante do resultado final – Hamilton liderou boa parte do campeonato e quase ficou com o título, ao passo que Massa foi apenas o quarto colocado – Felipe parece ter aprendido a lição. Para isso, está usando as mesmas armas de Hamilton nesta disputa e subindo consideravelmente de nível. O que parece inexplicável, neste momento, é a queda de rendimento do inglês.
E já que os papéis se inverteram, cabe ao brasileiro manter-se alerta, pois o adversário conhece suas fraquezas tal qual a si mesmo. E, por este motivo, não é impossível que volte à velha forma. Neste mix de ação e suspense, todo cuidado é pouco para que o script de Felipe Massa não repita as deixas que levaram Hamilton a representar a mais absurda tragicomédia dos últimos anos.
O jornalista Alexander Grünwald é produtor do programa Grid Motor, do SPORTV, e dono do Grün Blog. Ele escreve neste espaço todas as sextas-feiras.
Crédito da foto: Montagem de Maurício Ribeiro sobre cartaz do filme “A outra face”
rss do blog







Luciano Siqueira | qua, 02/07/08 | 19:40
realmente Saulo o Senna era muito melhor que o Prost, só que o Prost foi tetra e o Senna só tri, então nem sempre quando um piloto ganha mais que o outro ele é superior, o Hamilton de longe é muito melhor que o Massa, o Massa tem tudo para se tornar campeão este ano, tem o melhor carro disparado, vive um bom momento e conta com a FIA dando uma mãozinha quando pode, mas isso não fazer dele o melhor piloto, Damon Hill foi campeão e te pergunto ele era o melhor piloto? o Villenueve foi campeão era o melhor piloto? há uma diferença muito grande ser o melhor piloto e ter o melhor carro.
saulo | qua, 02/07/08 | 13:05
gostei do texto… esses dois e o kimi vao lutar pelo campeonato, esse ano a F1 esta mto boa de assitir!!!
O Massa esta com os pés no chão e com mta raça!!!! tem q ser assim mesmo!!!!!
O que me impressiona é que muitos brasileiros torcem contra o Massa…..Impressionante os caras falando que o Hamilton é melhor….puts!!!! Qual o problema se ele for o melhor??!! O importante é que o Felipe ganhe o campeonato e assim vai. Alias, o Senna chamava o Prost de “Professor”, no entanto quem foi melhor?!! Existem varios pontos de vista…. Vamos torcer para o Brasil po!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
abrcs
Luciano Siqueira | ter, 01/07/08 | 18:47
esse pessoal que fica falando que o Alonso é que acertava o carro para o Hamilton não sabe nem o que é acertar o carro, não sabeo que se deve ser feito para acertar um carro, o Alonso é ótimo piloto isso é indiscutível ele já provou isso, mas chegou na McLaren achando que íria mandar e desmandar porque se tratava de um estreante seu companheiro de equipe, a surpresa dele é que o estreante mostrou que tem talento de sobra e quando o Alonso viu que não as coisas não seriam tão fáceis assim tentou chantegear o Ron Denis, ato cafageste que não condiz com a imagem de um bi campeão mundial, ele não deveria ter agido assim, quis ter privilégios, só que a McLaren não o ninho sw cobras da ferrari que arbitrariamente humilhava Rubinho para satisfazer os prazeres do Shumacher, então coloquem na cabeça desde o tempo de Senna e Prost que a McLaren dá igualdade de condições para seus pilotos.
Outra coisa se o Alonso é tão bom assim porque ainda não acertou o carro da renault? o ano passado o Fisichella e o Kovalainen até a oitava corrida já somavam 28 pontos juntos e o Alonso até agora só soma 10, então não conversem besteira, torcer para um brasileiro é uma coisa, quere por fim da força que ele seja mais talentoso que outro sem ser é outra.
bruno miguel | ter, 01/07/08 | 13:14
O Massa acerta o carro do Kimi virou campeão), o Heidfeld acerta o carro do Kubica (já ganhou uma corrida), o Nelsinho acerta o carro do Alonso, o Kovaleinen acerta o carro do Hamilton…. e vai esta lenga lenga do acerta e não acerta.
Cada piloto tem o seu jeito de pilotar e os acertos devem ser feitos em função do tipo de polotagem de cada um deles.
Convêm não falarem as besteiras de sempres que na McLaren são os companheiros do Hamilton que acertam o carro dele.
Na f1 tem que ter braço! E isto poucos podem se gabar de ter. O Lewis Hamilton tem de sobra!
Philipe Amaça | ter, 01/07/08 | 12:21
Marco Bidart | Ter, 01/07/08 | 10:15
Perfeito. Muito bom o texto. Excelente visão da realidade.
Marco Bidart | ter, 01/07/08 | 10:15
Hamilton é um ótimo piloto, embora precise amadurecer. Vai ser campeão mundial, entretanto depois dos 25 anos, pois penso que pilotos de F1 são um pouco como os goleiros, guardadas as devidas proporções. Um bom goleiro só é seguro e confiável depois dos 30 anos. Um piloto de F1 só poderá ser campeão mundial com, no mínimo, 25 anos e, mesmo assim, excessão da regra. Vários fatores convergiram para que Lewis tivesse uma espetacular estréia em 2007, dentre eles a tutela de Ron Dennis, que fez da carreira pré-F1 do seu jovem conterrâneo uma espécie de laboratório para tentar produzir uma réplica histórica dos episódios Senna/Prost nos anos 80, com direito a um bi-campeão consagrado como parceiro e acertador de carros. Porque? Simples. Porque dava pra fazer e porque o sucesso de uma equipe de F1 depende da sua capacidade de produzir mitos. A Ferrari, por citar um exemplo recente, precisava de um superpiloto para retomar os bons tempos e dominar a categoria, experiência que se traduz em dinheiro e influências mil, além, de ser o melhor laboratório possível no que tange aos interesses das montadoras, verdadeiras patrocinadoras do circo. E veio Schumacher; enfiado goela abaixo e com uma mega investimento por trás dele. Os louros desse período são colhidos até hoje e podem perdurar e render muitos frutos ainda à equipe de Maranello. A McLaren precisava (e precisa) de um novo supercampeão e por tal apostou as fichas na disputa Alonso/Hamilton para encontrar, quem sabe, um novo Senna ou Prost. No entanto, Hamilton era jovem demais e Alonso cerebral de menos; um para suportar a pressão após o descompromisso da estréia imediata e o outro para assimilar o joguete tendencioso do tio Ron, habituado a ‘preferir-preterindo’, porém, sem nunca escancarar essa parcialidade. Resultado: quem teve mais paciência levou a justa, no caso de 2007, Kimi Raikkonen. Este, mesmo não sendo o favorito, correu por fora como bom azarão e abocanhou um título pelo qual não lutou muito. Na verdade, 2007 era para Massa. Se o brasileiro tivesse feito uma leitura do que estava acontecendo no paddock (no melhor estilo Alain, para quem lembra), saberia que bastava ‘a little patience’ para levar o caneco para casa. Mas a lição de casa quem fez foi Raikkonen, experiente, bom observador, rápido quando necessário, extraordinário em lidar com o trânsito e, claro, ex-piloto da McLaren. Mostrou, embora não sendo um Prost, que é ice man bem mais fora do cockpit do que dentro dele. De nada adiantou Massa ter sido o único a brigar de verdade pelas vitórias nas pistas, pois acabou tendo que entregar o título ao oportunista companheiro de equipe (qualquer semelhança com a novela Schumacher/Barrichello não tem nada a ver, mesmo!). Dessa história toda tiramos algumas lições importantes e também comemoramos (até que enfim) uma retomada da competitividade na categoria, que andava muito sonolenta. Mais maduros, o ótimo Lewis e o valente Massa vão disputar os próximos campeonatos palmo a palmo, com o genial (e também um pouco estabanado) Alonso nos calcanhares e as novas promessas que se aventuram, leia-se Kubica e, porque não, Bruno Senna. Ao Kimi, contudo, prevejo-lhe uma tranqüila aposentadoria em 2010. E somente com um título, que já está de bom tamanho para um piloto rápido, sim, regular, nem tanto, mas muito pouco combativo. Até porque os envolvidos no estranho mundial de 2007, e verdadeiros postulantes ao título aprenderam a lição. Não serão mais pegos de calças curtas.
Philipe Amaça | dom, 29/06/08 | 18:11
Consertando.
É primeiro, e não priemiro
É Bergher, e não Gergher.
Foi mal, hahaha.
Paulo Fernandes | dom, 29/06/08 | 9:46
Felipe Massa ainda vai ter que contar com muita sorte e não apenas com a habilidade, se quiser ter chance de vencer esse campeonato! A Ferrari não desistira facilmente do “investimento ” Kimi Raikkonen. E quando ela tiver que “errar “, pode ter certeza que sera contra o brasileiro. Foi graças a essa misteriosa estatística de erros, cometidos pela equipe, que as chances de Massa foram sendo minadas desde o ano passado. E continuaria assim, se não fosse pelo azar e incompetencia do Finlandes,
Luís | sáb, 28/06/08 | 20:14
Cara, como vc é paga-pau do Hamilton… desde o ano passado vc baba por ele…
O que mais me surpreende é que vc, quando fala do Felipe, só fala mal. Como assim?? Sejamos realistas!!! Massa é muito mais arrojado que Hamilton. Ao contrário do Hamilton que é estabanado, o Massa sempre procura se diferenciar e claro, por vezes acaba errando pois sempre procura seu limite.
O Massa também teve seus momentos de “loucura”, mas hoje ele é muito mais maduro e não começou a carreira em uma equipe como a McLaren.
Não é justo o que vc sempre fala dele assim como não é justo o povo achar que o Rubinho é um mal piloto…
Philipe Amaça | sáb, 28/06/08 | 14:41
Perfeito. E escrito com total imparcialidade.
Quem tá criticando o texto, com certeza NÃO ENTENDEU!!!
O aMassa era o favorito em 2007, afinal, pilotava a Ferrari, o “melhor” carro, já estava na equipe a algum tempo e seu companheiro, o recém chegado Kimico, apesar de suas qualidades nunca tinha sido campeão e teria que se adaptar ao carro. A MacLata 2007 era uma incógnita, vinha com o Bi-campeão Alonso e com um novato desconhecido, que mandou bem o ano todo, QUASE sem errar. Entretanto, antes do ínicio da temporada 2007, ninguém apostaria em TrapaLewis para o título. Nem apostaria na MacLata, afinal, não sabíamos que o carro era um Clone Prateado da Ferrari.
Já em 2008 TrapaLewis começou cotadíssimo para conseguir o título que ele deixou “escapar entre OS DEDOS” no final de 2007. Na condição de priemiro piloto da MacLata, começou liderando o campeonato nas duas primeiras corridas, ao passo que aMassa teve dois fracassos e já era considerado por muitos como “carta fora do baralho”. (Iria até perder seu lugar na equipe para Alonso em 2009, e tal.)
Entretanto a história mudou, e agora aMassa é o lider e TrapaLewis caminha para um fiasco maior ainda no final dessa temporada. Se não, vejamos, em 2007 ele foi vice, com 1 ponto a menos que o campeão. Se TrapaLewis terminar em 3º em 2008, ele já estará pior que em 2007. Já aMassa foi 4º em 2007 e em 2008 tem tudo para terminar melhor, E se der tudo certo, terminará em 1º.
E olha que aMassa não tem um “escudeiro” na equipe, como era Gergher em 90 e 91 ou o Rubinho pouco anos atrás. Ele corre contra o atual campeão, com o mesmo carro.
Liana | sáb, 28/06/08 | 9:58
Como sempre imparcial… (o k torna a sua coluna mto agradavel)
Optimo
michelangelo | sáb, 28/06/08 | 8:46
Eu já tinha lido muitas bobagens mas esta foi demais. Tirando os dois erros cometidos por massa no início da temporada, poucos foram os erros de pilotagem cometidos por ele ao longo de sua carreira na F1. Vale lembrar também que no ano passado o então estreante da Maclaren, Hamilton, não tinha qualquer responsabilidade de ser campeão, quando ela apareceu apareceram também os erros infantis, assim como nesta temporada em que ele tem a obrigação de ao menos lutar pelo título. Gostaria de lembrar que o Massa só não foi campeão o ano passado pelos erros da Ferrari e não pelos seus. Como leitor eu exijo mais inteligência e prudência ao escreverem e postarem algo tão infantil.
Bunker | sáb, 28/06/08 | 8:07
Ano passado o Alonso estava numa equipe inglesa “contra” um piloto ingles, e a equipe claramente deu preferencia ao Hamilton, qdo esse se mostrou rapido. Hamilton, com ctz é um otimo piloto, mas para ser um fenomeno como acharam que ele seria, ainda falta muito, principalmente experiencia. Talvez um dia ele possa ser esse fenomeno, so o tempo dira.
Quanto a F.Massa ele finalmente percebeu que no campeonato, mais vale ser constante que chegar em primeiro em uma e quinto em outra. Quanto ao post acima criticando o Massa ter se conformado com o segundo lugar, ele esta corretissimo, fazendo o que Raikonen fez ano passado, sendo campeao. Tambem acho triste, mais no campeonato atual ser primeiro nao é tao importante e sim ser constante nas colocaçoes altas.
Deveriam é mudar o sistema de pontuaçao, favorecendo mais o primeiro colocado. Ja que querem colocar pontos ate o oitavo, que seja entao 10pts para o primeiro e 7 para o segundo, descendo ate o oitavo. Assim cresceria o interesse, ja que do segundo para o primeiro, seriam 3pts.
Marco Antonio C Andrade | sáb, 28/06/08 | 7:31
Muito interessante o texto, os erros de Hamilton tem o colocado longe das vitõrias e do t~itulo do ano passado, um pouco mais de cabeça e ele poderá ser campeão.
Quanto a Felipe Massa basta fazer o que está sendo feito, ou seja, onde é possível vencer lutar pela vitória, onde o que importa são os pontos usar a cabeça e pontuar. Penso que ele tem agido desta forma, pois assisti uma entrevista após o GP da França onde ele dizia que já tinha tirado o pé, diminuido o giro do motor pensando no campeonato.
Acho que Massa tem merecido o título deste ano, pois imaginem a responsabilidade e a pressão de pilotar uma Ferrari pós Schumacher!!
Gênesis | sex, 27/06/08 | 21:02
O Massa serve apenas pra ser um “garçon” na Ferrari. É um menino mimando, chorão e antipático, além de ser um piloto inconstante e q erra demais. Esse povo q espera um título dele está vivendo de ilusão.
Ele tem tido sorte e uma Ferrari nas mãos, e nada mais. É um piloto q só anda bem em qualify, mas q em corridas não tem nada de excepcional.
Hamilton é um piloto q encheu os olhos do mundo, lembrando o Senna, e detonando um bicampeão mundial logo de cara.
É o maior estreante da história da F1, e msm com sua inexperiência deu um banho em todo mundo.
Ele só não ganhou o mundial de 2007 pq a FIA não deixou. Depois do escândalo da espionagem, naquela reunião da condenação de 100 milhões à McLaren tb ficou decidido quem “deveria” vencer o campeonato. Senão, “algo” tão estranho qto à quebra do câmbio do Hamilton e a perda de 30s, caindo para a 18a posição não teria acontecido.
Ele ainda está aprendendo, e este ano sob intensa pressão e um carro inferior à Ferrari, tem forçado demais e errado algumas vezes, mas quem não erra?
Hamilton é mto mais piloto q o Massa, msm com um carro inferior.
Kicuo | sex, 27/06/08 | 20:26
Concordo plenamente!!!
Só está faltando o velho Ross Brown e Jean Todd para por a casa em ordem!!!
# Marcelo Ramos Sampaio | Sex, 27/06/08 | 12:54
Eu acho que Hamilton simplesmente não é isso tudo que falavam dele, basta lembrar que quem fazia o acerto do carro dele ano passado era o Alonso, esse sim o grande responsável pelo ótimo início de campeonato do Hamilton, bastou o Alonso chiar a a mclaren tirar o acerto de Alonso do carro do Hamilton q ele se perdeu, cometeu erros bobos na parte final do mundial e esse ano so prova o que eu to dizendo, alem de não saber acertar o carro e ser afoito ainda é um amarelão, já o Massa, pra mim é um grande piloto q foi muito prejudicado pela equipe no ano passado e no inicio dessa temporada, de forma que quando a equipe parou de errar so ta dando ele pra cima do finlandês
abraços a todos
Luiz Henrique Novaes | sex, 27/06/08 | 20:02
Creio que agora vemos o “real” Lewis HAmilton, sem um campeão mundial para acertar o carro e enfrentando o fio da navalha. Ea mais fácil quando se tinha o melhor piloto da atualidade (Alonso) assumindo todos os riscos e pegand todos os louros das vitórias. Concordo com o Marcelo em gênero número e grau. Sem a referência que tinha ano passado (e sem a ajuda eletrônica), ele é um piloto comum, que comete MUITOS erros.
Sílvio | sex, 27/06/08 | 18:25
Olá Pessoal! ainda faltam muitos gps, por isso é cedo para soltar fogo de artificio… mas acho o F.Massa muito mais consistente, e seguro. Não esperava uma recuperação tão espectacular! Não concordo com o blog em relação ao Massa. Ele realmente cometeu erros no ano passado, mas teve muito azar em momentos cruciais, pelo que seria dificil conquistar o titulo. O F. massa tem uma caracteristica fundamental na formula 1 : é muito rápido nos treinos, assim facilita muito, e isso é prova da sua capacidade como piloto!!! O L.Hamilton é rápido, esta a passar por uma má fase, mas cuidado com ele…ele poderá ser perigoso num futuro breve. espero que não… Força Massa! acelera!!!!
Luciano Siqueira | sex, 27/06/08 | 17:54
concordo que o Alonso é grande piloto e já provou isso, mas dizer que ele foi o responsavel por todo o acerto do carro do Hamilton no ano passado é um grande equívoco, vale lembrar que o Hamilton mesmo com os erros nas duas ultimas corridas da temporada ainda terminou na frente do Alonso na pontuação, e outra coisa já que o Alonso é tão magico assim porque ele não faz a renault andar como um carro de ponta? ele na verdade amarelou porque viu que ía ser superado por um garoto estreante, e causou toda aquela confusão, ao ponto de tentar chantagear o Ron Dênis, o Massa este ano está com a faca o queijo e o rato nas mãos, só não é campeão se for muito incompetente, se a McLaren evoluir só um pouquinho o Hamilton engole ele pode ter certeza.
Wallacy | sex, 27/06/08 | 14:43
Luciano Siqueira,
Não se lembra que a MClarem é (ou foi) igual as Ferraris? Porque ele não ganhou o mundial ano passado mesmo?
Não adianta tapar o sol com a peneira, qualquer uma das duas McLaren tem condições de ganhar, acontece que o Kovalainen não e tão rápido e Hamilton é afoito. Isso é fato.
Vide Turquia… Monaco… Até na Espanha a McLaren foi muito bem.
É muito fácil usar a máxima dos perdedores para minimizar a vitoria das Ferraris. Porém basta ver que nas pistas quem está errando é justamente os pilotos. O Hamilton bateu na luz vermelha nos box porque a Ferrari é mais rápida?
Não adianta dar uma Ferrari para o Hamilton, ano passado a McLarem era muito superior as Ferraris e perdeu por culpa do seu piloto!
Cainelli | sex, 27/06/08 | 14:32
Besteira. O Hamilton já mostrou ser um piloto trapalhão e afobado. Se ele é um grande piloto, que vá e mostre pra todos nós. Agora falar que o Massa perdeu o campeonato por sua exclusiva culpa já é o cúmulo da perseguição. A Ferrari tomou dele pelo menos 4 corridas ano passado, o que tirou ele da briga do campeonato. Este ano, mesmo o Massa tendo sido atrapalhado duas vezes pela Ferrari, ele está lá no topo da classificação. O Massa está no seu terceiro ano da Ferrari, veio de uma equipe pequena, está amadurecendo. Ele tem potencial e poderá ser campeão este ano.
Marcelo Ramos Sampaio | sex, 27/06/08 | 12:54
Eu acho que Hamilton simplesmente não é isso tudo que falavam dele, basta lembrar que quem fazia o acerto do carro dele ano passado era o Alonso, esse sim o grande responsável pelo ótimo início de campeonato do Hamilton, bastou o Alonso chiar a a mclaren tirar o acerto de Alonso do carro do Hamilton q ele se perdeu, cometeu erros bobos na parte final do mundial e esse ano so prova o que eu to dizendo, alem de não saber acertar o carro e ser afoito ainda é um amarelão, já o Massa, pra mim é um grande piloto q foi muito prejudicado pela equipe no ano passado e no inicio dessa temporada, de forma que quando a equipe parou de errar so ta dando ele pra cima do finlandês
abraços a todos
bruno miguel | sex, 27/06/08 | 12:22
Já vi que o tipo que escreve este blog é completamente parcial. Cara você não está escrevendo só prá brasileiro ler. Erros acontecem, acredito que o Hamilton vai dar a volta por cima e quando voltar a ganhar e o massa perder vão aparecer por aqui a tentar culpar a Ferrari pela derrota.
Luciano Siqueira | sex, 27/06/08 | 12:04
com uma ferrari nas mãos é muito facil, se o Hamilton tivesse um carro como o da ferrari estaria pelo menos uns vinte pontos do segundo colocado, ele tem errado este ano por causa da falta de eficiência da equipe que não consegue dar a ele um carro com condições de brigar de igual para igual com a ferrari, ainda assim já ganhou duas este ano, Massa tem obrigação de ser campeão este ano pois tudo está favoravel para ele, acredito que esta será uma chance que ele não poderá deixar passar, pois se deixar para o próximo ano a McLaren pode igualar as coisas e como eu sempre digo em igualdade de condições o Hamilton sobra.
Fábio | sex, 27/06/08 | 11:13
Gostei do texto, mas tenho a mesma opinião dos comentários anteriores, o texto culpa apenas o Massa pela perda do titulo do último ano quando a Ferrari o deixou na mão com erros estúpidos em diversas vezes durante o ano.
Quando ao Hamilton, nunca achei que fosse este fenômeno todo, ele é rápido e tal, mas vale lembrar que no ano passado o Alonso acertava a McLaren e o Lewis copiava o acerto, agora que não tem ninguém lá acertando o carro, tanto o Lewis como a McLaren perderam rendimento, lembrando também que a pressão no ano anterior era sobre o Alonso e não sobre o Lewis, agora com a pressão, ele ta errando muito e muitas vezes fazendo feio.
Só mais um ponto a observar, acho ótimo que nas classificações o Massa esteja dando um banho de 5 contra 2 no Kimi, mas vale lembrar que em voltas mais rápidas, o Kimi esta dando um banho no Massa, estão 5 contra 0. Torço muito para o Massa e se ele quiser ser campeão, vai ter que acelerar mais que o Kimi, principalmente nas corridas!
Esta última, por exemplo, ele estava em segundo e como ele mesmo disse, já tinha aceitado o segundo lugar, o Senna, por exemplo, não aceitaria, daria o máximo para tentar chegar em primeiro, o Massa felizmente ganhou na sorte, espero que nas próximas corridas, ele não aceite chegar em segundo, que de o máximo para ser o primeiro como deve ser.
Rodros | sex, 27/06/08 | 9:28
Concordo com boa parte. Só acho que o texto dá a entender que Massa perdeu o mundial do ano passado devido única e exclusivamente aos seus erros, quando na realidade não foi isso. A Ferrari claramente o prejudicou em quatro corridas. E, nesse ano, vale ressaltar que a liderança veio mesmo com outras duas corridas sendo prejudicado pela Ferrari. Até acho válido pegarmos no pé do Massa, desde que sejamos justos e adotemos o mesmo critério com a sua equipe e também com os seus concorrentes.
Leo Muriatti | sex, 27/06/08 | 9:01
É preciso que se destaque a parte que cabe a Ferrari tanto nesse ano como no ano passado. Vimos um Massa 2007 que errava tanto quanto sua equipe falhava, quebrava ou atrapalhava ele. Nesse ano, vemos nosso piloto brasileiro se erguer depois de um erro estranho na malasia, GP em que ele vinha em primeiro, mas que parecer ter perdido a cabeca junto com o primeiro posto na corrida. Até hoje não entendi aquela rodada e ja assiti boas vezes aquele o video.
Bom, visto que Massa esta a frente do seu principal concorrente, é preciso lembrar que ele esta dando 5 a 2 em classificacao no finlandes. Se ele manter pelo menos um pouco da regularidade que esta tendo, sera dificil bate-lo.