A fascinante elite
Dá sempre gosto acompanhar o Grupo Mundial da Copa Davis. Não só porque a primeira divisão reúne grandes talentos, mas porque há variantes que não costumamos ver durante o circuito mundial. Quadras lotadas e barulhentas, torcendo pelo tenista da casa, atletas jogando com o peso de representar o país, capitães mudando escalações na última hora.
A Espanha jogando em Las Ventas rendeu títulos pitorescos para o diário “Marca”. “Nadal corta a primeira orelha”, por exemplo, era a manchete após a vitória sobre Querrey. Contra Roddick, deu a “estocada definitiva”. Mais de 21 mil pessoas gritando pelo time da casa. No país e no piso preferido o número 1, não podia dar outra. Vitória espanhola, com direito a pneu sobre Roddick no quarto jogo.
Argentina x Rússia foi mais emocionante. Não só pelo barulho da torcida que lotou o fantástico Parque Roca, mas pela trapalhada do capitão Alberto Mancini. Ansioso, talvez, para fechar o confronto em 3 a 0, escalou Nalbandian para as duplas. A mudança quase pôs tudo a perder. A Argentina não só perdeu o terceiro jogo, como também deixou Nalbandian cansado para o domingo.
Davydenko se aproveitou, forçou o quinto jogo, e a Rússia só não conseguiu a virada porque foi de encontro a Juan Martín del Potro. O adolescente de 19 anos não tremeu diante de Andreev e garantiu seu país na final. Decisão, aliás, que tem tudo para ser espetacular. Nadal voltará à América do Sul e terá de ralar para bater os argentinos no Parque Roca.
Desde sexta (quando a Argentina abriu 2 a 0), a escolha da quadra para final já virou assunto sério. O time da casa deve jogar no saibro, piso preferido da maioria de seus jogadores, ou montar uma quadra dura e rápida na tentativa de arrancar uma vitória sobre Rafael Nadal? Taí a pergunta que os argentinos vão se fazer até lá.
Você, leitor, faria o quê?
Coisas que eu acho que acho:
* Quem quer que tenha levado adiante a idéia de colocar a Espanha para jogar em Las Ventas, na arena de touradas, merece um aumento (rsrs). É bastante óbvia a associação entre o local e o número 1 do mundo, o Touro Miúra, e, até onde foi possível ver pelas fotos, o lugar parece ter sido bem adaptado para o evento.
* Como eu já falei no começo do texto, o Parque Roca é outro show de arena. Mostra o quanto a Argentina se importa com o tênis e a Copa Davis. Ressalta, também, o quanto o Brasil está atrasado em relação à maioria dos países do Grupo Mundial. Quem esteve nos últimos confrontos aqui no país pôde comprovar.
* Sérvia e Suíça estarão no Grupo Mundial no ano que vem. Federer já adiantou que vai disputar a competição desde a primeira fase. Se Djokovic e Nadal também participarem, a Davis 2009 tem tudo para ser uma das melhores da história.
rss do blog
Pedro Henrique de Oliveira | Qua, 15/10/08 | 19:26
Preciso saber com rapidez pacotes aéreos com passagens para a Final da Copa Davis , estou pesquisando e não estou encontrando .
Po favor me ilumine , é um presente de um filho de 10 anos fanático de Rafael Nadal .
Muito Grato
Pedro Oliveira
poliveira1245@hotmail.com
gustavo | Seg, 06/10/08 | 21:58
Alguem sabe como e onde serao vendidos os ingressos para o jogo da final da davis?Quanto que custara sera?
heraldo henrique ferreira | Seg, 29/09/08 | 14:35
por favor quero comprar ingressos para final da copa davis como eu faço. obrigado.
Ronan Paiva | Sex, 26/09/08 | 19:17
qualquer informação sobre INGRESSOS, PACOTES DE VIAGEM não importa o lugar da final favor informar peloamor de Deus, obrigado, moro em Manaus ja estou com a mala pronta
Joana C. | Sex, 26/09/08 | 19:00
Valeu a dica Horace!
Horace | Qui, 25/09/08 | 21:27
Joana C (from Porto Alegre ?):
Nesta sexta ou a mais tardar na segunda estará definido o estadio, a partir dai anunciarão quando e como serão vendidos os ingressos.
A localização da final da Davis virou uma questão de Estado na Argentina. Até Mar del Plata junto com Tandil estão no pareo. No sería tão ruin, Em Mar del Plata está a fabrica de alfajores Havanna e caminho a Tandil está Balcarce com o museu de Fangio (pentacampeão da F1) que nasceu ai. Claro que as praias de Mar del Plata nada a ver com as brasileiras, muito fria a agua e muito vento, mas em compensação tem o grande casino. Vamos ver….
Joana C. | Qui, 25/09/08 | 11:54
A idéia da Paulinha é boa …De qualquer forma, independente disso já tô me preparando pra viagem…Ma estou muito preocupada com os ingressos…. Alguém tem informações sobre quando vão ser colocados à venda?
Horace | Qui, 25/09/08 | 10:11
Interesante nota sobre a final em Argentina e todo o que significa:
http://www.lanacion.com.ar/nota.asp?nota_id=1053276&pid=5116672&toi=6486
raul | Qua, 24/09/08 | 23:18
foi um erro he SENHOR HORACE y nom olavo huahua
um abraço
Paulinha | Qua, 24/09/08 | 22:52
Horace,
vc devia organizar uma excursão isso sim.
raul | Qua, 24/09/08 | 22:35
HE SENHOR HORACE tambeim tava a provincia de san juan tudo podeim arrumar pra capacidade pra 12 mil pesoas
mais eu acho q e o luna park tomara q seja ahi¡¡¡ o lugar he muito legal ¡¡¡¡
nom he q o parque roca seja mal lugar mais he descuberto ¡¡¡¡tem capacidade pra 15 mil pesoa
mais eu preferiria o luna park seim duvida vc q acha?
y eu to vibrando mais ainda sabe x q?? x q sou misionero la tierra roja
y e uma pena q nom este ACASUSO ele deu muito na copa daviss pra argentina mais eu to con del potro
mais eu to contento x q manccini e da terra colorada de misones
um abraço SENHOR OLAVO
Horace | Qua, 24/09/08 | 21:39
Sim Raul.
Agora tbm apareceu Tandil (cidade de Delpo e outros) e Mar del Plata (Guillermo Vilas) duas cidades relativamente proximas, querendo organizar a final. Seria no estadio Malvinas Argentinas em Mar del Plata, construído para o Panamericano de 95. Mas acho que não vai dar, e é mas bem para contrapor à proposta dos cordobeses. Vai acabar sendo no Luna. Falta resolver onde seríam as quadras de treinamento e Macri devería autorizar o uso da Plaza Roma para os auspiciantes.
raul | Qua, 24/09/08 | 20:47
ja viajarom a cordoba sesta o segunda mais tardar c vai saber sobre o lugar a jogar.
mais tom mais seguro q vai ser bs as. he como dice manccini o primeiro dia q ele q fechado y e o luna park
mais ta o parque roca iriom a cambiar a carpeta mais descuberto…
um abraço pra todos¡¡¡
UMA CONSULTA¡¡¡ HORACE VC E ARGENTINO?
Alex Felix | Qua, 24/09/08 | 20:20
Argentina tem que colocar em quadra coberta e em piso super rapido, se colocar no Saibro é já entregar dois pontos para Espanha com o Nadal .
C.F. | Qua, 24/09/08 | 09:57
Pelo jeito vai ser em Buenos Aires mesmo. E aí, gente, vai rolar uma “excursãozinha”?
Horace | Qua, 24/09/08 | 09:01
Parece que agora pode ser no Luna Park: 11.500 cadeiras no centro de Baires, carpet indoor. Na proxima segunda se define.
Roberto Oliveira | Ter, 23/09/08 | 22:17
Vai ser uma final emocionante!!! Com certeza, a Espanha vai ganhar apertado em um estádio lotado, em carpete coberto. Del Potro e o Nalbandian não ganharão do Nadal. explica-se pq Nadal é o campeão do Wimbledon e Olimpíadas. Tais feitos motivam mais ainda Nadal a ganhar Davis em um ano fantástico para o tênis espanhol.
Buko | Ter, 23/09/08 | 21:46
acho q indoor é mais rápido.
Pra Argentina seria perfeito. Uma panela de pressão literalmente fechada!
De preferência, o piso tem q fazer a bola quicar muito e pegar velocidade. Ela tem q correr mais que o Nadal.
Sincera e honestamente… Se os Hermanos fizerem isso, na minha opinião, são favoritos ao título da Copa Davis 2008.
Carlos | Ter, 23/09/08 | 21:05
Não vai ser no saibro,não tem pq ser.
David e Del Potro são melhores na quadra rápida e Nadal invencível no saibro.Pq jogar no saibro então?Pra começar 2-0 Espanha?
Horace | Ter, 23/09/08 | 14:39
Enrique Morea, ex tenista dos anos 60 e presidente da Asociação Argentina de Tenis declarou que a final vai ser no Parque Roca e pode ser em carpete. Eu acho melhor, o estadio já intimida e pode levar mais publico e não acredito que tenha muita diferença em velocidade entre carpet indoor e oudoor. Alguem sabe se é muito diferente??
Não gostaria estar no lugar de Carolina Oliveira torcendo para Nadal na final em Baires (rsrsrsrs)
Carolina Oliveira | Ter, 23/09/08 | 13:53
Que final!
Na minha opinião, não importa o piso, vai ser uma grande final do mesmo jeito.
E eu estou morrendo de vontade de visitar o país do Horace pra ver os jogos e torcer pra Espanha do Rafa (nada contra a Argentina, aliás, nunca tive esse tipo de preconceito).
Uau!
Sérvia x Espanha na primeira rodada?
Excelente!
Preferia que fosse na quadra rápida, porque ia ser mais emocionante, mas com certeza será no saibro.
Abraços
ROBERTO TX | Ter, 23/09/08 | 13:20
Raul,
o que quis dizer é que não acho Del Potro tão bom assim … pelo menos por enquanto, ainda não me encantou, apesar de ser novo e talvez evolua, mas tenho dúvidas. já david, este já mostrou ser um jogador espetacular… não tão constante, mas muito mais completo e com muito mais variação de jogo do que Del Potro, por isso acho que ele tem chances contra Nadal e Del Potro não. Não é pela quadra, e sim pelo jogo de cada um. Se Del potro ficar dando porrada no fundo da quadra, Nadal enrola ele igual uma Sucuri!!!! De qquer. forma parabens à vcs, que tem ótimos jogadores e a chance de ser campeão da Davis, apesar de que acho dificil…
Qto à ir acompanhar a final, se for em Córdoba eu não vou, pois queria unir o util ao agradavel, assistir o tênis e passear em Buenos aires. Ir à Ceordoba, seria como um gringo visitar o Brasil e em vez de ir ao Rio, escolher Curitiba.
michele | Ter, 23/09/08 | 13:14
já está decidido que a final da copa davis na argentina será disputada no carpet indoor.delpo já falou que jogar no saibro contra a espanha seria pedir para perder.concordo plenamente, se a argentina quer vencer a 1º copa davis da história e também não passar vergonha em casa eles não podem jogar no saibro.os jogos do delpo no fim de semana foram realmente os melhores que já assisti.nunca vi uma torcida tão apaixonada e estou torcendo muito pela vitória dos hermanos argentinos.por tudo que o delpo já fez essa temporada e como herói da copa davis ele merece esse título.Pela empolgação e vontade dos jogadores e pela torcida a argentina vai levar esse título.o papelão ficou para o davydenko reclamando do nalband que pedia apoio da torcida e pro roddick por reclamar da torcida espanhola.deu no que deu reclamaram e perderam e que o barulho na final seja enlouquecedor! não perco por nada.arriba argentina!abajo pendejos!
Daszmarelli | Ter, 23/09/08 | 10:22
Main Draw da Davis 2009
Argentina (*) x Holanda
França x República Tcheca (*)
Estados Unidos (*) x Suiça
Croácia (*) x Chile
Israel x Suécia (*)
Romenia (*) x Rússia
Áustria x Alemanha (*)
Sérvia x Espanha (*)
—
(*) Jogam em casa e escolhem o piso
—
Espanha e Sérvia na 1ª rodada, jogão!!! Com certeza no saibro!
–
EUA e Suíça tbm é bem interessante!
–
Brasil enfrenta o vencedor de Colômbia e Uruguai, os colombianos jogam em casa. E se passarem receberão os brasileiros, provavelmente numa quadra rápida.
Horace | Ter, 23/09/08 | 03:06
Rafaela:
Muito sensato seu comentario. Minha unica discordancia é em relação a que “Del Potro pode sofrir certo bloqueio diante do numero 1″. Seus ultimos jogos, com e sem torcida e suas “declarações de guerra” contra seu amigo Nadal (reproduzidas pelos jornais de Espanha) logo do jogo em Baires, confirmam que Delpo ainda não aprendeu o que é bloquearse.
Acredito que LAN, Pluna e Aerolineas Argentinas tem vôos directos SAO-Cordoba. Alem de que seguramente alguma agencia colocaria algum vôo charter em caso de que o jogo seja em Cdba.
rafaela | Ter, 23/09/08 | 01:03
Corrigindo: no post abaixo, NalbaNdian, e não Nalbadian. Rs.
Abraços a todos
rafaela | Ter, 23/09/08 | 01:00
Calma Guip. Banho foi só uma hipérbole de referência às duas vitórias de Nalba sobre Federer no ano passado, nunca uma tentativa de menosprezar o suíço, de quem sou tão fã, ou até mais, que vc. Digo isso pois, pelo seu estilo de texto, tenho a impressão de que vc é bem mais novo que eu. Tenho a mesma idade do Federer, vi ele vencer Pete Sampras, que para mim era praticamente um deus, em Wimbledon 2001, assisti ao seu primeiro Grand Slam, às glórias e às aulas de tênis desse mito do esporte. Então, você não tem idéia da minha admiração pelo Federer.
Porém, fã não é sinônimo de fanático, e portanto o Federer perdeu sim para o Nalbadian duas vezes seguidas no ano passado. Isso não faz dele menor. Após essa colocação (peço desculpas ao Alexandre e aos demais se fugi um pouco do tópico), volto a defender a tese de que Nalbadian, se estiver inspirado, não se intimida com o número 1 do Nadal e tem totais condições de vencer o espanhol. Mas na superfície dura, não no saibro. Chances maiores que as de Del Potro, que apesar de estar numa fase melhor, pode sentir certo bloqueio diante do número 1. Nunca se sabe.
Claro que tudo isso é circunstancial. Por ser esporte que depende de um só (fora as duplas), o tênis às vezes tem resultados totalmente inesperados pelas condições físicas e psicológicas deste um. O único fato é a maior chance Argentina numa quadra rápida.
Bem que poderia ser em Buenos Aires, para onde eu iria com certeza. Seria mais sensato, pois o evento deve atrair não só argentinos, mas outros sul-americanos. Mas ir 600 km além de Buenos Aires, com hipótese de conexões na Argentina… eu desanimo. Se fosse Argentina x Suíça, com presença confirmada do Federer, iria até à Patagônia. rs. Está bom para você assim, Guip?
Abraços a todos
Horace | Seg, 22/09/08 | 23:12
Vejam a seguinte nota sobre o estadio Orfeo em Cordoba:
http://www.lanacion.com.ar/nota.asp?nota_id=1052479&pid=5104947&toi=6264
raul | Seg, 22/09/08 | 22:45
ROBERTO TX | Seg, 22/09/08 | 13:05
DEL POTRO aparte de nalbandian he o jogador mais preparado da argentina em carpeta indoor
sim em experiença o nadal saca a ventagem x muita representaçao mais iso num significa q o nadal vai dar uma surra no DEL POTRO
q del potro nom tem chance com ele ..
x q DEL POTRO TA MOSTRANDO A TRANQUILIDAE Q C DEVE TER NUMA FINAL
concentraçao ¡¡¡ pedir varias bolas cuando tem o saque a tooalha facer sim apresurar contra um namber wam¿¡¡ok?
x ahi eu tou equivocado x q sou argentino mais eu aposto muito no DEL POTRO tomara q seja indomavel contra a madre patria ¡¡¡
raul | Seg, 22/09/08 | 22:02
Horace | Seg, 22/09/08 | 19:27
he vc tem raçao o nalbandian declarou oje aqui numa manjete
q ele gostaria q foce en CORDOBA lugar natal donde ele naceu
y si nalbandian pediu iso e muito provable .surjiu otros lugares como mar del plata y san juan mais nom vom ter posibilidade eses lugares .
mais seguro q vai ser no estadio ORFEO DE CORDOBA q falta um arreglo pra 12 mil pesoas sentadas
o LUNA PARK q tambeim tem a mesma capacidade tudo fechado en carpeta indoor .
o parque roca era a posibilidade mais nom podem fechar tudo como q o mancini o nalbandian o seja o tejo
hee galera eu ja to sofrendo pra novembro esa e a tercera final da argentina a primeira 1981 con vilas perdeu pra estados unidos
2006 con rusia y esa agora con españa
mais de local con um numero 1 do mundo em contra aguenta corazon
o nalbandian c vai cuidar muito si pasa iso ele e um grande jogador nom fas falta dicer ele demostra nas cuadras
mais del potro x ser jovem como tirarom o peso nas costas dele contra andrev ele respondeu pra min ele vai dar trabalho pro nadal mais sendo en carpeta indoor o q ele mais gosta segum a imprensa aqui¡¡¡
vamos la gente apenas tenho informaçao to pasando tudo pra voceis sobre as entradas prinsipalmente..um abraço
desde argentina
guip | Seg, 22/09/08 | 21:10
eu nao lembro de nenhum banho do nalbadian no federer lembro de que as 3 ultimas vitorias foram uma com o federer lesionado de 2005 e ele quase conseguiu perde e em 2007 2 jogos com o federer cansado e dps o nadal mesma coisa no resto o que foi uns pneus e 6-1 q ele toma ??
ele fez 5-0 e dps ganho so 3 e perdeu 9 hahahaha q BANHO EM
Carla | Seg, 22/09/08 | 21:10
Horace, eu sei dessa força que estão fazendo para levar o jogo para Córdoba, mas pelo que eu li o lugar que eles querem também não se encaixa nas regras da FIT, pois não caberia mais de 10.000 pessoas. Eu conheço Córdoba, a capital em si não tem muita graça, é uma cidade mais industrial, os arredoras é que são bonitos em ternos de natureza. Eu prefiro que seja em Buenos Aires, é bem mais fácil e a cidade tem muito mais a oferecer. Espero que os ingressos sejam vendidos na internet mesmo, porque passagem e hospedagem é tranquilo.
marcia.n | Seg, 22/09/08 | 21:09
Valeu Horace! Muito obrigada por sua atenção!
Gostei muito das explicações sobre o Andreev.
Ótimas e de muito bom humor!
Abraço
Horace | Seg, 22/09/08 | 21:01
Marcia N.:
Em Buenos Aires tem sim quadra de carpete indoor, grama, saibro, concreto, …. O problema é que a FIT exige para a final da Davis uma capacidade mínima de 10.000 cadeiras. Por isso tbm se especula que pode ser no Luna Park, no centro de BA, Mas os cordobeses (incluido Nalbandian) estão fazendo força para levar o jogo a Cordoba. Acho que ainda esta semana teremos noticias.
Parece que tbm estão complicados os voos para esse fim de semana. sugero reservar os com anticipação. Tem muitas linhas aereas, incluindo as que vindo da Europa fazem escala em SAO.
Em relação á presença ou não em quadra do especialista em saibro Igor Andreev, alguns comentabam que o galão russo depois do jogo foi a consultar a um oftalmologista. Parece que durante o jogo não conseguía ver a bolinha, especialmente quando esta saia da direita de Delpo…..
O oftalmologista, quem tbm foi consultado no sabado pelo Davydenko, solicitou a colaboração de um especialista em balistica….(rsrsrsrs)
marcia.n | Seg, 22/09/08 | 20:20
Alexandre: Duas coisas sobre a matéria. O Del Potro é
muito bom jogador, mas vc há de concordar que o Andreev
não entrou em quadra. Sua atuação foi bisonha.
Li uma notícia num site de esportes que o Federer não
confirmou sua presença na Davis durante todo o ano.
Que dependeria do calendário. Inclusive falam que ele
ficou feliz com a vitória mas não se comprometeu.
Abs
Andrea | Seg, 22/09/08 | 20:09
Olhem bem a foto acima…. Que elite! Que fascinante!
E o Nadal está escondido…. Têm que ser favoritos com
toda a certeza!!
marcia.n | Seg, 22/09/08 | 20:06
Horace, Gracias . Aguardarei o desenrolar mas continuarei pesquisando.
É sabido que os argentinos preferem o saibro, bem diferente dos suiçoa e
americanos. Contudo, sua explicação é plausível. Agora, em Bs As não tem
quadra de carpete coberta? Só para eu saber se há possibilidade de não
transferirem a final de lugar.
Abraço
Horace | Seg, 22/09/08 | 19:27
Marcia N, Carla, Joana Cordeiro….
Não é humildade nem soberbia e sim tentar administrar os talentos disponiveis. Nalbandian tem posibilidade de vencer a Nadal em carpeta indoor e Del Potro, ao contrario da maioria dos tenistas sul americanos, é jogador de quadra rápida.
O vcs acham que numa suposta final Suiça X Espanha, Federer escolheria o saibro ???
Não se apresurem a reservar em Buenos Aires que parece que o jogo pode ser em Cordoba (uma hora mais de avião ou 6 de carro).
O mais dificil vão ser os ingressos, que seguramente vão a ser vendidos pela Internet, o resto é facil. Os cordobeses são bem mais simpáticos que os portenhos, mas esqueçam de ir a torcer pela Espanha…
Horqace | Seg, 22/09/08 | 19:23
Marcia N, Carla….
Não é humildade nem soberbia e sim tentar administrar os talentos disponiveis. Nalbandian tem posibilidade de vencer a Nadal em carpeta indoor e Del Potro, ao contrario da maioria dos sul americanos, é jogador de quadra rápida.
O vcs acham que numa suposta final Suiça X Espanha, Federer escolheria o saibro ???
Não se apresurem em reservar em Buenos Aires que parece que o jogo pode ser em Cordoba (uma hora masis de avião ou 6 de carro).
O mais dificil vão ser os ingressos, que seguramente vão a ser vendidos pela Internet, o resto é facil. Os cordobeses são bem mais simpáticos que os portenhos, mas esqueçam de ir a torcer pela Espanha…
joana Cordeiro | Seg, 22/09/08 | 19:16
Márcia, também estou atrás de uma cia. de viagens com pacote pronto pois andei pesquisando tudo separado e complica por causa do ingresso… Não é um problema a passagem em si e hospedagem mas arranjar o ingresso, quem compre… Até tenho uma conhecida que tá morando em Buenos Aires mas não falo com ela há anos. Eu não tenho essa cara de pau….
Se encontrar uma operadora eu aviso…
marcia.n | Seg, 22/09/08 | 17:42
Bota fascinante nisso! Espetacular!
Até que enfim vi um traço de humildade nos hermanos.
Não jogar no saibro é admitir a superioridade da Espanha.
Bravos!
Alguém sabe informar se existe algum tipo de “pacote” para
assistir os jogos da final em Buenos Aires? Alguma Cia de Turismo
trabalha com esse tipo de evento? Se alguem souber por favor me responda.
Carla | Seg, 22/09/08 | 13:53
Que beleza, tô vendo que o pessoal tb tá se animando pra ir pra Buenos Aires. As datas não poderiam ser mais perfeitas!
O que me preocupa são os ingressos…geralmente quanto tempo antes dos jogos eles começam a ser vendidos??
ROBERTO TX | Seg, 22/09/08 | 13:05
acho que na rápida e se não tiver que jogar duplas, nalbandian é que pode dar esperanças para Argentina contra a Espanha.
Horace e Raul, o Del potro é um ótimo jogador, mas na minha opinião ele não é muito melhor do que David Ferrer e Verdasco… Ótimos jogadores, no fundo de quadra, com boas bolas de fore e bachhand, mas fica nisso.
o del Potro não ganha do Nadal em nenhuma superficie, já o Nalbandian, mesmo barrigudo, pode batê-lo sim no carpete e até com certa facilidade.
o que sei é que vai ser uma final de arrepiar, e eu já tava querendo passar um fim de semana em Buenos Aires mesmo, agora vou com certeza…
Letícia | Seg, 22/09/08 | 11:12
Obrigada Raul!!!!
Em novembro estaremos em Buenos Aires com certeza!!!
Abraços
raul | Seg, 22/09/08 | 10:10
SENHORA LETICIA Letícia | Seg, 22/09/08 | 09:01
A FINAL VAI SER O 21 DE NOVEMBRO AU 24
JA TUVO COMENTANDO MANCCINI Q VAI SER NO LUNA PARK
Y VAI BOTAR A CARPETA MAIS RAPIDA Q EXISTE
A DAVIS EXICE CAPACIDADDE DE 10 MIL PESOA Y O LUNA PARK E A OBSOM Q TEM PRA 11 MIL
Y SI E O PARKE ROCA ENTRA 15 MIL PESOAS
VAMOS VIBRAR COM ESA FINAL VAMOS VER ESA CARINHA DE CHORO DO NADAL Q NOM ME AGRADA NADA
UM ABRAÇO
Letícia | Seg, 22/09/08 | 09:01
Quando será a final da copa davis???
C.F. | Seg, 22/09/08 | 08:45
Como a principal arma dos Argentinos é o Del Potro, acho que deviam escolher a quadra que ele quiser. Se ele disser: “na quadra dura eu me garanto”, quadra dura neles! É cruel colocar toda essa pressão nas costas de um garoto, mas fazer o quê? Vão depender do “pesadinho” Nalbandian? Do ancião Cañas?
Se bem que, mesmo com o Potro jogando muito, duvido que Nadal perca alguma. Ou a Argentina resolve logo essa questão da dupla, ou então… eu diria que já era.
Leonardo | Seg, 22/09/08 | 00:47
Na minha opinião a Argentina deveria escolher a quadra rápida, caso contrario as chances de vencer a Espanha na final ficam bem reduzidas. Apesar dos argentinos tambem preferirem o saibro, do outro lado estará o Nadal…
rafaela | Dom, 21/09/08 | 23:33
Suicídio. Não existe outra palavra para definir uma eventual escolha do saibro pela Argentina. Em condições normais, caso não ocorra imprevisto, é 2 x 0 garantido para a Espanha. Ninguém ganha do Nadal jogando seu natural na terra batida. Fato.
Concordo que a Argentina seja, historicamente, um país mais ligado ao saibro. Quando se analisa os dois melhores jogadores argentinos na atualidade, no entanto, discordo totalmente. Del Potro, que só não é top 10 porque ainda não teve tempo de somar pontos para isso (aposto que não passa deste ano) já mostrou que manda bem no sintético e na terra. Nalba, se estiver inspirado, surra Nadal na superfície rápida (como fez no ano passado em um dos dois Master Series indoor. Alguém pode me refrescar a memória: foi Madrí ou Paris?). O problema é que Nalba anda muito inconstante, mas ele dá tudo de si na Copa Davis.
Certo, o Nadal melhorou na superfície rápida, não há dúvida. Mas para mim ainda está atrás, com certeza, de pelo menos quatro jogadores neste tipo de piso: Federer, Djokovic, Murray e Nalba (ressaltando: Nalba inspirado). E desses, Nalba já mostrou que não fica nem um pouco intimidado com o fato de o cara ser number 1. Pois ele já não deu banho no Federer quando o suíço era o rei? E não foi só uma vez.
E Tita, o Ferrer não é número 4 à toa mesmo, porque ele não é. É number 5…. 4 é o Murray. E acho que ele é number 5 à toa sim. Não fez nada demais neste ano e “chuto” que, até o fim da temporada, cai para 6, 7, talvez 8.
Enfim, acho que a Argentina perde a maior chance de levar a melhor se não escolher uma quadra rápida, mas MUITO rápida mesmo. E, se eles fizerem essa opção, aposto em 3×2 para Argentina. Caso contrário, 4 x1 para a Espanha. Guerra é guerra sim, e numa guerra cada general pode usar suas armas. No caso da Argentina, a escolha da superfície que lhe favorece diante da Espanha do Rei do Saibro.
Abraços a todos
raul | Dom, 21/09/08 | 22:44
PARA LA SEÑORA CARLA Dom, 21/09/08 | 21:53
VENITE AL LUNA PARK VER LA PALISA DE DEL POTRO SOBRE NADAL
EL 21 DE NOVEMBRO AL 24
OK bye bye?
OBRIGADO SENHOR BULKO VC TEM RAÇAO
na cuadra rapida a argentina teim muita ventajen con del potro q terça feira 23 de setembro cumple 20 aninhos
y nalbandian c come um pokinho menos tambeim ganha do nadal en piso duro
y davis ferrer nom vai ser problema
abraços
guip | Dom, 21/09/08 | 22:12
nadal e lolo
um caso de amor hhahahausahsuahsuashausa sempre um perto do outro
agora: essa final dependera do nalbadian se ele joga bem argentina se joga mal perdem ele eh o melhor tenista de quadra rapida dessa final
Eduardo Oliveira | Dom, 21/09/08 | 22:08
Entao George, era isso que eu qis dizer..
E se for olhar o top 100, claro que ambos os paises (Russia, França no fem e Argentina, frança, espanha no masc) vao ficar quase que no mesmo dominio, mas a Russia vence.
Mas digo, se olhar por exemplo o top20 ou 30.. Que no caso é o que importa na Davis ou Fed..
Abs
Carla | Dom, 21/09/08 | 21:53
Pois eu estou com a Espanha. Eu já morei na Argentina e adoro, mas não sei por quê eu não consigo torcer por eles.
Eu só espero que essa estratégia argentina acabe se virando contra eles e que o Nadal vá treinando bastante em quadras rápidas, hahahaha!! E adorei o Nabaldian levar um pneu do Davydenko, bem feito, quem manda ser linguarudo!
A final será que dia de dezembro? E os ingressos são vendidos mto antes?
Me veio a idéia agora de juntar um $$$ pra passar uma semana lá na época da final. =x
George | Dom, 21/09/08 | 21:36
Eduardo Oliveira,
Acho que o domínio Russo na WTA é bem mais evidente do que ocorre na ATP (em termos de “esquadras”).
Eu diria que na ATP, Espanha e Argentina merecem fazer a Final, por suas “esquadras”.
QQ Hora, vou analisar os 2 Rankings (top 100) e emitir um opinião defefinitiva sobre os paíse “dominantes” do 2 circuitos, ok ?
Abs !!!
Tita | Dom, 21/09/08 | 21:11
Argentina x Espanha
Duelo interessante… Mas mesmo jogando em casa, acho que tá mais pra Espanha do que pra Argentina. Não só pelo Nadal estar no grupo, mas pelo conjunto que é mais consistente…
E sobre a quadra ser de saibro ou não… Acho isso irrelevante… Nadal já mostrou esse ano que se vira muito bem na quadra dura… David Ferrer não é número 4 à toa… A parada vai ser complicada, mas acho que a Espanha leva essa…
Horace | Dom, 21/09/08 | 21:04
George: Jamais tirei sarro dos brasileiros e sim do jogo pequenho de Dunga (opinhão que não é de minha exclusividade).
Em relação ao Mancini foi eu que coloquei seu erro aqui no post, mas esse erro acho que é mais atribulivel a Nalbandian (até hoje as 16.00 hs a pessoa que decidía quase tudo no time argentino da Davis). Até quería levar a Córdoba a final contra Espanha. Vamos ver que acontece…
Em quanto a quadra, acho uma grande evolução do tenis argentino que hoje tenha tenistas que posam escolher jogar tanto em saibro como em carpeta indoor de acordo ao rival. O ano passado Nalbandian surrou a Nadal em Madrid sobre carpeta indoor e Delpo é ante tudo um jogador de quadras rápidas. Vc daría para Nadal alguma vantagem ????
Um abraço. Segue firme Opção na quarta? Por sorte vc não virou espanhol como Ana Paula.
Eduardo Oliveira | Dom, 21/09/08 | 20:56
Parabens aos dois times que chagaram a final da Davis.. Argentina e Espanha..
Facil pra Espanha, não.. Mas é bem mais time que os EUA, mesmo sem o Blake e o outro Bryan…
Ja a Argentina, sofreu pra bater a Russia, mas mereceu.. Delpo jogou demais nesses 3 dias.. Nalba, bem que tentou, mas dos tres , venceu apenas um jogo.. Mancini, NOTA ZERO
Concordo com o Horace, quem deveria estar na foto é o Del Potro e nao Nalbandian..
E cadê o Nadal?? A ta, ta ali escondido…
Sobre os pisos, acho que a Argentina tem se preocupar com ela e nao com o adversario.. Tem que escolher o piso que se sente melhor e nao o que o advesario nao gosta muito.. O fato de isso “prejudicar” o adversario pode vir como consequencia..
Acho bem provavel que a Argentina escolha o piso duro.. Nalba é bom tanto no saibro quanto piso duro.. Lembram em Madrid e Paris ano passado?? No Masters em 2005??
E Delpotro tambem.. Dos quatro titulos que ganhou esse ano, 2 foram na quadra dura.. E ainda chegou as quartas no Us Open..
George,
Acho que a Russia no tenis feminino é bem mais que a Argentina para o masculino, claro, sem dsmerecer los hermanos.. Nao acha?
Abs
George | Dom, 21/09/08 | 20:36
Correção.
Argentina campeã em 2008 !!! (Ato falho, já que uma certa tenista só volta em 2009).
Sempre disse aqui que a Argentina é a maior potância da ATP (equivente à Russia, bi-campeã 2007/08 na FED CUP) …
George | Dom, 21/09/08 | 20:33
Esclarecendo:
Vou torcer para a ARGENTINA campeão em 2009 !!!
Apenas acho que no Saibro seria mais emocionante … enfim, “guerra é guerra” … que seja na quadra rápida: vai ser empolgante também.
Abraços a todos !!!
George | Dom, 21/09/08 | 20:24
Caro Horace,
Uma vez vc tirou um sarro dos brazucas (”só falta o Dunga como treinador”).
Pergunto: o técnico da Argentina é o Daniel Passarela do Tenis ?
Sobre escolher um piso que quadra rápida para a final, acho um desapontamento … Estão com “meda” ? Um duelo no Saibro seria bem mais empolgante …Cuidado que o tiro pode sair pela culatra.
Parabéns à Argentina e abraços !!!
ana paula | Dom, 21/09/08 | 19:51
Parabéns aos espanhóis por estarem na final da copa Davis.
Entre Espanha e Argentina acredito que a Espanha será campeã pois tem o melhor jogador do mundo Rafael Nadal!
Buko | Dom, 21/09/08 | 19:36
Raul,
O Villas foi No.2.
A Argentina poderia até vencer se escolhesse o saibro. Mas seria muito difícil, pois perderia os dois jogos com o Nadal. A Espanha uma vez cometeu esse erro com o Brasil. O Guga passou o vassourão por cima de todos no saibro lá.
Ótimo que escolheram a quadra rápida. Certamente que os espanhóis torciam pela escolha no saibro.
Essa final será antológica e espero que coroe o bom trabalho feito na Argentina. Que o Brasil o tome como exemplo.
raul | Dom, 21/09/08 | 19:06
senhor BUKO a argentina ja tove um numero 1 do mundo
c nom me equivoquei e o GUILLERMO VILAS ganho 62 titulos nadal vais poco quebro o record
de vilas em partidas ganha sobre saibro com 50 jogos seguidos vilas com 48
um abraço mais a argentina teim time pra ganha da españa no saibro sim¡¡¡¡ com ese menino del potro q joga muito bem
y estou seguro q vai tar entre os melhores
un abraço desde ARGENTINA mais o jogo com españa vai ser no LUNA PARK y nom no saibro no parke roca com capacidade pra 15 mil pesoas
no luna park eu ajo q tem capacidade pra 13 mais en canja rapida ja ta a noticia aqui na argentina
um abraço pra todos do blog sigo sempre
y o GUGA aqui na argentina sempre vai ser o numero 1 do mundo
tive o placer de ver ele aqui no 2000 cuando jego a final com ACASUSO q e argentino mais a jente de aqui alentava pra ele
Horace | Dom, 21/09/08 | 19:04
Alexandre:
Concordo com vc em que em 2009 a Davis vai ser mais competitiva ainda com a Suiça de Federer/Wawrinka, Servia de Djoko e Espanha de Nadal. Por isso Argentina deve aproveitar agora.
A decisão errada de Luli Mancini de escalar a Nalbandian nas duplas foi com certeza empurrada pelo proprio David.
Argentina nunca levou a serio as duplas. Eu tivesse colocado a dupla Monaco/Maximo Gonzalez que chegou as semis no US Open.
Pensando em Espanha, Mancini tem dois meses para preparar uma dupla, que independa de Nalbandian. Em relação á superficie, já Mancini falou de carpeta e é posivel que seja numa quadra coberta, onde a bola anda mais ainda. Pelo reglamento o estadio deve ter uma capacidade superior a 10.000 pessoas sentadas. Se é assim podería ser no Luna Park (no centro de Buenos Aires).
Uma ultima: Quem merece a foto no post é Del Potro e não Nalbandian.
Buko | Dom, 21/09/08 | 18:48
Se os hermanos forem espertos vão escolher a rápida.
Escolher o saibro é sair com 2×0 contra. Não sei se terão a humildade de reconhecer isso.
Jogando em casa, na quadra rápida, com Nalba e Del potro, as chances de um 4×1 ou um 3×2 pros hermanos é bem maior do que no saibro.
Torço por eles. Merecem por tudo o que fazem pelo tênis lá há anos. Não tiveram a sorte que tivemos de ter um No. 1 do mundo e mesmo assim são uma potência no esporte.
Paulinha | Dom, 21/09/08 | 18:47
Sem comentários o Andreev.
agora o bicho vai pegar !!!
Espanha x Argentina
Del Potro jogando muito e torço para o Gordinho Dian emagreça um pouquinho,
O cara joga muito mas precisa emagrecer.
Uma pena o Brasil estar muito atrasado no tenis.
Deixa eu corrigir !!! O Brasil esta atrasado com relação ao nivel de seus jogadores pq o nivel do preço dos ingressos é classe A.