Quem precisa de Sharapova?
Dê uma rápida olhada no ranking mundial em busca de tenistas russas. A primeira página, que contém as 100 melhores do mundo, mostra assustadores 15 (quinze!) nomes. Desde Dementieva, número 1 do país e 4 do mundo, até Alla Kudryavtseva, a 81ª do ranking.
A segunda página tem mais 12 nomes. Começa com Evgeniya Rodina (101ª) e termina com Nina Bratchikova (194ª), de quem a página da WTA só revela a idade: 23 anos. Local de nascimento, altura e peso são um mistério. Foto, então, nem pensar.
A Fed Cup é a maior prova de que a Rússia é a maior potência do tênis feminino. A última derrota do país veio em 2006, nas mãos das belgas Justine Henin e Kim Clijsters. Fora, isso, as comandadas de Shamil Tarpischev venceram em 2004, 2005, 2007 e 2008. Nem sempre com força máxima.
A própria Sharapova, ex-número 1 do mundo e russa mais vencedora da geração atual, saiu nas fotos da comemoração de 2007, mas só tem dois jogos de Fed Cup no currículo. Este ano, contra Israel. Prova de que a força da Rússia está na quantidade de opções. Tarpischev poderia montar uns três times diferentes, e todos brigaram pelo título.
Deixo uma perguntinha só para criar discussão: Quem é a mais russa entre as russas do top 10?
Fico entre Dementieva e Zvonareva. Sharapova é quase americana, enquanto Safina e Kuznetsova são quase espanholas. O post fica aberto para discussões sobre Fed Cup e tenistas russas. Comentários sobre o circuito feminino em geral devem entrar no post sobre o WTA de Tóquio.
Novidades
Os mais assíduos já devem ter reparado. A página inicial do blog agora tem 20 posts, o dobro do número anterior. Isso vai evitar que algumas caixinhas de comentários agitadas caiam para a segunda página.
O menu da direita ganhou um link permanente para o meu e-mail. Quem quiser escrever diretamente para mim, pode usá-lo.
rss do blog
Paulinha | Qua, 17/09/08 | 10:17
Alexandre, Alexandre !!!
Vc gosta mesmo de uma confusão. (rs)
Well ai vai o que eu acho.
A mais russa entre as russas é a Dementieva.
É até interessante ver como seu rendimento melhora quando ela esta defendendo seu país.
Quanto a sua outra pergunta “quem precisa de Sharapova? ”
Acho que qualquer equipe gostaria de ter uma Sharapova em seu time.
O diferencial da Rússia é a quantidade de boas jogadoras que o país possui.
Dessa maneira o Tarpischev consegue montar um excelente time mesmo não convocando as melhores tenistas do momento.
Ele convoca suas estrelas pensando no melhor para o país e não visando dar uma visibilidade para as atletas.
Veja no caso do confronto contra a Espanha.
Sharapova estava machucada e suas duas melhores tenistas no momento estavam cansadas.
Tenho certeza que se elas tivessem sido convocadas elas iriam jogar, mas o Tarpischev preferiu evitar esse estresse convocando assim outras tenistas. Excelentes também.
Outro detalhe, não acredito que veremos uma Rússia jogando com Sharapova e Elena juntas em uma FED. As duas não se dão e o Tarpischev não precisa gerar esse conflito em sua equipe.
Tchururu | Ter, 16/09/08 | 23:53
Quem precisa de Sharapova?
Eu! Eu preciso muito dela.
Rodrigo | Ter, 16/09/08 | 11:15
Realmente, ô terrinha boa essa para dar tenistas. Alexandre, você sabe como funciona o incentivo aos tenistas por lá? Tenho curiosidade para saber.
Na minha opinião, a Dementieva é “uma das mais russas”. Fico feliz que ela tenha voltado a jogar muito bem, apesar do saque.
Vamos ver como volta a Sharapova no ano que vem. Espero que se livre de vez das lesões, porque, com tantas oportunidades para ela fora do circuito, talvez ela ouça alguma voz misteriosa e, cansada de ficar esse tempo todo parada, dê adeus ao tênis.
Daszmarelli | Ter, 16/09/08 | 10:15
Não abandonei não, rs… VOLTEI
Só estive um tempinho afastado, devido a alguns compromissos sociais, rss..
Na foto, da esquerda para direita: Vera Zvonareva, Ekaterina Makarova, Elena Vesnina e Svetlana Kuznetsova.
Além de fã da Maria, sou das russas (quase todas).
Concordo com o Alexandre, a Kuznetsova é quase uma espanhola, mas acho a Safina bem russa. Mas nenhuma delas tem o famoso espírito frio dos russos: Sharapova tem seus gritos, Anna seu choro, Safina seus xingamentos e quebras de raquete, Dementieva seus gritinhos, Vesnina é um pouco mais fria… Mas quem eu acho mais russa, no tênis de pancadas, agressivo e nas atitudes na quadra é a Vera Zvonareva.
O que me preocupa é que as russinhas não tem ido bem nos GS Juniors, será que o futuro está ameaçado??
JOMAR ROMARIZ XAVIER | Ter, 16/09/08 | 01:49
Apenas respondendo a pergunta, a minha preferência é pela Dementieva. Ela aperfeiçoando o saque e controlando-se mais emocionalmente, sem dúvida, chegará ao posto de número 1 em 2009.
ROBERTO TX | Ter, 16/09/08 | 01:11
Ó Alexandre, na boa, vc. tá exagerando… … isso aqui é uma conversa, que às vezes muda de assunto mesmo… que mal há nisso???
Alexandre Cossenza | Ter, 16/09/08 | 00:42
Pessoal, comentários sobre Sharapova, Fed Cup e Rússia tudo bem… mas tava meio bagunçado o negócio aqui e apaguei alguns textos. Sobre a Davis, peço que usem o próximo post, ok?
Abrçoe e desde já obrigado por ajudar a organizar o espaço.
Eduardo Oliveira | Ter, 16/09/08 | 00:41
É George, ultimamente vc vem gostando um pouco mais do Davydenko. Mas nao vem me dizer que já virou fã.. rsrs
Mas confessa, vai sem mentir..
Se tive passando o jogo dele na tv contra qualquer jogador que seja (Ferrer- que acho que vc nao gosta- por exemplo).. Vc assiste ao jogo ou nao?
Mas agora me diz, o que que teve nesse jogo de tao interessante?? rs
———————————————
E quero deixar claro, sempre gostei de assistir aos jogos do “caverinha”, mesmo ele sendo sem sal e nem açucar.. Já Nalgordian… + - ..
——-
E lá vem o Alexandre excluir os cmnts da ATP
George | Ter, 16/09/08 | 00:21
Eduardo,
Quanto ao Davydenko, eu já manifestei minha mudança de opinião nas Olimpíadas, após a vitória dele sobre Gulbis, lembra ?
Eu disse que agora o respeito …
Quanto ao “Nalgordian”, mantenho minha opinião: os jogos dele (exceto contra Federer), são INTERMINÁVEIS e SONOLENTOS !!!
Não tem lido meus comentários mais recentes não ? (rsrs)
Abração !!!
Eduardo Oliveira | Ter, 16/09/08 | 00:10
É eu tbm gosto muito das Russa e dos rusos tambem tbm, mas nao é recente..
O George, de tanto que gosta das russas, ate colocou como russa a jovem holandesa Arantxa Rus… rs
Ó e nem vem George.. Vc falou em um outro post (nao lembro qual e nem pra qiem foi) que vc nao gosta e dorme no jogo do caverinha Davydenko.. E do Nalba tambem.. Lembra?
Carla | Ter, 16/09/08 | 00:07
“Arriscando”. =/
Todo mundo sabe que o Marat joga muito, o problema dele é outro.
Mas eu me identifico muito com ele ahhiaihoahoia…
=(((
George | Ter, 16/09/08 | 00:03
Carla,
Eu sou Russo na WTA faz tempo … mas na ATP, tenho apostado muito nos russos (Andreev, Tursunov, Youzhny e até … Davydenko rsrsr). Enfim, sou defensor ardente das Russas na WTA e recente na ATP, inclusive arriscando em SAFIN … hehehe.
Abs !!!
Carla | Seg, 15/09/08 | 23:51
Hahahahah. Chamam vc de quase-russo por aqui é?
Se for por ser apaixonado pela Rússia dividimos uma paixão! Sou fascinanda pela Rússia, desde sua literatura incrível ao tênis!
George | Seg, 15/09/08 | 23:47
Ah, Eduardo, valeu pela informação …
Se for isto, já não sou quase-russo, como disse a Joana …sou totalmente
VAMOS RUSSIA !!!
George | Seg, 15/09/08 | 23:28
Breno,
Pleno acordo (rsrsr). Poderia ser qq uma, mas vou “usar” a Sharapova … o velho truque do Alexandre (rsrrs).
Na boa, hein, Cossenza ?
Carla,
Não entendi seu último comentário …
Abs !!!
Eduardo Oliveira | Seg, 15/09/08 | 23:21
Ainda nessa “onda” de ídolos.. Acho só tive um, ou melhor uma..
Sempre torci e acompanho muitas pessoas no esporte (e em ouras areas como TV, por exemplo)..
No futebol, torço demais pelos brasileiros e tenho meus jogadores preferidos; no volei gosto demais tanto do masculino quanto feminino; F1 tambem, pelo massa ; e até no tenis há tenistas que eu gosto demais como Federer (torço demais por ele) e Clijsters(já aposentada).. Mas um IDOLO com “I” maiusculo, de torcer muito, vibrar e jogar junto nos jogos, chegar a chorar nas derrotas (e vitorias), acompanhar a vida de “perto”(mesmo estando a nao sei quantos mil quilometros de distancia), como MARIA acho que nao… Só ela mesmo
Breno, acho que o Alexandre gosta de polemica, para o post ficar animado..
E cutucando SHARAPOVA, é isso que sempre dá..
Abs
Breno | Seg, 15/09/08 | 23:07
O Alexandre sempre vem com essa conversa de ” ah eu citei a sharapova mais podia ser qualquer uma” ,no entanto é sempre ela que encabeça os post polêmicos. Igual naquele famoso post “Essa é a número 1?”, falou que ela era só um exemplo, mas q podia ser qlq uma.
Admita Alexandre, quando o assunto é tenis feminino o nome da Sharapova é o primeiro que lhe vem a cabeça !!!! -rsrsrrsrs
Brincadeira…..
Carla | Seg, 15/09/08 | 22:57
Isso aí George.
Eu esperando ansiosamente pelo jogo Brasil e Croácia e Argentina e Rússia…
George | Seg, 15/09/08 | 22:46
Carla,
Se alguém aqui falou mal de Ana Ivanovic, certamente não fui eu.
Aproveito pra manifestar que, depois de SHARAPOVA, IVANOVIC é a maior estrela do tenis atual: por seu jogo, carisma, beleza, simpatia. Considero ANA a maior rival de MARIA em todos estes sentidos e no bom sentido. Elas tem praticamente a mesma idade e importância para o sucesso dos torneios da WTA na atualidade.
A diferença é que Maria já fez história, e Ana está por fazer, na minha opinião …
Breno | Seg, 15/09/08 | 22:23
Eduardo,
mt bom esse vídeo…a Maria pulando, parecia q tava no Maracanã ahahahah Essa competição é a cara da Maria….ela pode pular, gritar, mandar a torcida calar a boca, dar o fora na adversária que tá dentro do clima da competição….ela devia jogar mais vezes.
Abs,
Carla | Seg, 15/09/08 | 22:21
Eu lembro que a Dementieva numa entrevista para o US Open disse que quando jogava pela Rússia se sentia muito mais forte e que jogava muito melhor!
Sobre a Sharapova, apesar de ela morar faz tempo nos EUA eu aposto que ela fala em russo em casa (com os pais)! Não é porque você se muda do seu país que você perde a sua identidade, se fosse assim não existiriam as colônias em outros países.
Eu acho que eu não tenho ídolos no tênis, mas claro tenho minhas preferências (os tenistas russos sempre estão nas minhas preferências), adoro o Marat Safin e sua irmã Dinara, gosto muito da Elena Dementieva, da Ana Ivanovic (que ao contrário do que falaram por aqui eu acho super meiga e carismática), do Nadal, etc..
George | Seg, 15/09/08 | 21:29
Joana,
Olha só como são as coisas: eu postei meu último comentário sem ver o seu (rsrs).
Batí um Recorde ? Sou o Federer deste Post ?
Bjs !!!
George | Seg, 15/09/08 | 21:23
Titus Magnus (gostou do “Magus” dos cmt anterior rsrs)
Olha, entendi bem seu comentário sobre ser fã ou ter ídolos.
Acho que só dá para se trocar de “ídolo” quando aparece alguém que faz “muito mais” que o anterior.
No tênis, realmente, acho que não vou ter outros ídolos novamente.
De GUGA nem preciso falar …
Mas sobre MARIA:
Se eu fui fã da “baixinha” Martina Hingis, porque eu a vi bater as Williams em seus primeiros confrontos contra elas aos 16/17 anos, nos idos de 97/98 …
Como eu poderia não me tornar FÂ de Sharapova, uma “magrelinha” de 17 anos, bater a BI-CAMPEÂ de Wimbledon em 2004 (Serena), em sua primeira final de Grand Slam ???
Não dá pra não virar fã, né Titus ?
Tive que trocar Hingis por Sharapova, não teve jeito.
Porque, como eu já disse antes, Sharapova é como diz uma propaganda da Honda: “além de tudo, é linda …”
PS: —————————
Caro Eduardo, eu já estava preparado para esta notícia.
MARIA, só em 2009 … fazendo um paralelo, é como se numa corrida de Fórmula 1, o AYRTON SENNA largasse na última posição … vai ser emocionante ver SHARAPOVA terminar 2009 como a legítima NÚMERO 1 !!!
Joana | Seg, 15/09/08 | 21:21
Eu acho que a mais russa das russas, se é que isso existe, é a Dementieva. É notável a alegria dela em representar o seu país, sem contar que o seu rendimento em quadra aumenta uns 80% quando ela compete pela Rússia. Acho isso bacana, o atleta que joga para o seu país e não apenas pela sua glória pessoal.
Alexandre, os fãs da Sharapova sempre se enervam contigo, mas você nem dá motivo, né? rsrsrs
E por falar em recordes e Rússia, acho que este post bateu o recorde de participações do “quase russo” George em um mesmo post rsrsrs :p
Beijão pra vocês!
Eduardo Oliveira | Seg, 15/09/08 | 20:32
George, falta falar que MARIA ajudou ( e muito) para a escolha de Sochi como sede das Olimpiadas de Inverno… Essa MARIA ganha tudo, né..
Tbm acho, 400 é muito pouco..
Talvez uns 100000 elevado à infinita potencia… rs
Titus, eu tambem estive procurando, ja que sempre assisto WTAs e ATPs pela Internet (quando nao passa na TV)..
E tambem ainda nao achei um link.. tbm to precisando..
Agora é oficial, MARIA nao joga mais nessa temporada.. Pena..
Mas acho que muitos já esperavam isso
Abs
Titus Magnus | Seg, 15/09/08 | 20:14
George
Pois é, igual a você, no tênis, um brasileiro e uma russa como ídolos. Guga e Elena. Isso não me impede de torcer por outros/as jogadores/as. Gosto do jogo das Russas, e das minhas outras favoritas, e se não encontram a Elena, fico até em dúvida para quem torcer. E no Masculino torço por Federer e Nadal, por motivos opostos, como os dois são, e por um motivo em comum, são muito boa gente.
Pela Hingis eu torci até o vexame em Paris, que pelo mesmo motivo e reação diferente foi onde começou minha admiração pela Maria. Como eu já detestava a Graff, estava torcendo ainda mais por ela e ela me dá aquele vexame.
A Kournikova, sempre achei bonita, mas também deslumbrada. Minha paixão pelas russas começou com a Elena mesmo.
Acho que você entendeu a diferença entre torcer e ter um ídolo. O problema de se ter um ídolo é que geralmente eles impedem o aparecimento de outro no esporte. Por exemplo, no futebol, o Gerson impediu que o Zico e Rivelino tivessem se tornado meus ídolos também. Você vai ver, depois da Maria, você vai torcer, mas não será a mesma coisa.
Só 400 fotos ? Entrega vai, deve ser no mínimo 4.000. Maria merece.
Você, ou outro participante do blog, sabe se o torneio no Japão terá transmissão em algum link ?
\o/ \o/ \o/
George | Seg, 15/09/08 | 19:39
Eduardo Oliveira,
O video é este mesmo … recomendo a todos ver Anna “Sharkvetadze” atacando e Sharapova na platéia tirando o maior barato da torcida local.
Titus Magus,
Vou confessar: fã eu fui de Martina Hingis, Anna Kournikova e sou de Roger Federer … mas FÃ (em maiúsculo, de não perder um jogo sequer), no tenis ?
Somente GUGA ETERNO e MARIA SHARAPOVA !!!
Abraços a todos !!!
George | Seg, 15/09/08 | 19:25
Kzm, Kzm …
A Kuznetsova tá diferente demais nesta foto … já que vc acertou as jogadoras, que tal tentar advinhar quantas fotos eu tenho de Kuznetsova, Chakvetadze e Sharapova ? São 400, 40 e 0 (zero) … advinha em que ordem …
Abs !!!
George | Seg, 15/09/08 | 19:10
É isso aí, Carla, também concordo.
Sharapova já fez doações para entidades russas, fez questão de participar do WTA de Moscou em 2007 (mesmo sem estar 100% recuperada de sua lesão), enfim, ela nunca se esquece de que é russa. O fato de ela morar nos EUA não a torna menos russa do que as outras.
E isto vale para qualquer pessoa, como disse o Titus. Ninguém deixa de ser patriota apenas por não morar em seu país.
Abraços !!!
Kzm | Seg, 15/09/08 | 19:01
George, George..
Tá me tirando??? Torce para as russas e não sabe qm são?
Zvonareva - Makarova - Vesnina - Kuznetsova
E sacrilégio pra qm falou que a Vesnina é a melhor duplista do país… NEM DE LONGE
Kuznetsova, Safina, Zvonareva são bem mais gabaritadas, inclusive possuem GS em duplas.. Petrova já ganhou o torneio de final de ano, e 7 títulos no msm ano…
Dementieva já chegou em final de GS.
E Vesnina.. pq está lá? Deve ser pq se dá bem com todas e dá algum apoio/treino..
Carla | Seg, 15/09/08 | 18:44
Concordo com o que o Tito falou sobre as “mais russas”.
Quanto a espanholice da Safina posso dizer uma coisa: de espanhola ela não tem nada. Já li coisas que ela e o Marat escreveram, e sempre descrevem Moscou como o paraíso na terra, assim como a Elena, que mora inclusive em Moscou.
Quanto a Sharapova, ela pode morar nos EUA, mas acho que se ela defende a Rússia é porque ela quer defender suas origens. Se ela quisesse se naturalizar todos os americanos ficariam felicíssimos, mas ela até hoje não quis…oque me deixa muito feliz.
Fico MUITOOOOO feliz com esse crescimento do tênis russo (de qualidade)!!!
Christian | Seg, 15/09/08 | 14:33
Jogando esses jogos que a Russia tá jogando não precisa da Sharapova msm…coloca esse time russo pra jogar com Jankovic e Ivanovic (se elas tivessem jogando pela Servia) e Serena Williams…
Iam querer muuuito Sharapova…e Demetriva e Safina!!!!
Num sei o problema das pessoas com a Maria, ela é muito bola, tem personalidade e é ótima fora de quadra, dificil ver jogadora assim hoje. Só olhar a Ivanovic, não tem personalidade nenhuma, não aguenta pressão de ser a melhor e se ferra!
A Russia tem a melhor tenista do mundo, e vão precisar dela em algum momento…em relação aos dois jogos que ela jogou pela Russia na Fed Cup, ela jogou os jogos que foi convocada…e ganhou os dois. Precisa de mais??
Lays | Seg, 15/09/08 | 14:27
Nada a ver isso, se a Russia começar a cair na Fed Cup com certeza vão precisar da Sharapova…concordo com o Roger Yasukawa, que assunto besta!!
Não sei qual o problema que as pessoas tem com a Sharapova…pra mim, ela ainda é uma das melhores que existe, e 2009 ela vai brilhar!!
Victor | Seg, 15/09/08 | 11:48
apagaram meu comentario sendo q ele naum tinha nada de mais
Roger Yasukawa | Seg, 15/09/08 | 05:37
Assunto besta esse … que é mais russa … ? Sharapova só foi escalada pra jogar 2 partidas e ganhou ambas. Ainda vão precisar, e muito dela ….
Se Dementieva sacasse melhor ,(velocidade e precisão) ela já teria chegado a number one. Ela é muito instável !!!
Elena Vesnina(na foto da wta,ta uma gatinha) é a melhor duplista do país.
Alexandre Cossenza | Dom, 14/09/08 | 23:45
George e Eduardos,
Esqueci o US Open…
Abraços!
Titus Magnus | Dom, 14/09/08 | 22:32
Bem que o Alexandre poderia fugir só um pouco do tênis e abrir uma lista de ídolos masculinos e femininos por esportes.
Titus Magnus | Dom, 14/09/08 | 22:25
George
Evert, Navratilova, Sabatini (1a musa do tênis), Seles (depois da facada fiquei com ódio da Graff que se tornou minha primeira bottom 1, hoje posição ocupada pela Serena) e Clijsters. Mas FÃ, com letras maiúsculas, a Elena é a primeira e a única. É muito difícil ter mais de um ídolo/a por esportes, só lembro de uma exceção e porque nem eram vivos quando se tornaram meus ídolos. (Babe Ruth e Lou Gehrig). Não me lembro de outro esporte com mais de um.
\o/ \o/ \o/
Eduardo Oliveira | Dom, 14/09/08 | 22:19
George.. Eu vi esse video..
Me matei de rir.. É assim que se faz Chak, ops, Shark..
Mas aquela torcida foi barulhenta demais e ainda mais as israelenses atiçavam a torçida..Ate seus compatriotas(masculino) nao gostaram daquilo..
Mas as russas se sairam muito bem e ‘mataram’ as israelenses..
ODIEI quando aquela torcida barulhenta ‘estragaram’ o grito de SHARAPOVA.. tbm tem um video no YT
Acho que o Dszma nos abandonou..
Adorei a SHARAPOVA rindo…
http://www.youtube.com/watch?v=U6X32XN_dOE
Nao é o “When Chak Attaks” , mas serve
———————–
E por falar em Fã, eu tambem fui fã de Clijsters(minha number 2), pena que se aposentou muito cedo..
Abs a todos
George | Dom, 14/09/08 | 22:03
E complementando …
103 (105) VOSKOBOEVA, GALINA RUS 334 26
106 (101) RODINA, EVGENIYA RUS 331 27
110 (106) BYCHKOVA, EKATERINA RUS 318 30
117 (116) LAPUSHCHENKOVA, ANNA RUS 308 28
120 (117) PUCHKOVA, OLGA RUS 298 29
20 top 150 = 13,3 %
154 (137) MANASIEVA, VESNA RUS 202 25
169 (177) IVANOVA, EKATERINA RUS 186 23
172 (170) PIVOVAROVA, ANASTASIA RUS 184 15
174 (176) PERVAK, KSENIA RUS 180 17
187 (175) BOVINA, ELENA RUS 161 10
193 (194) BRATCHIKOVA, NINA RUS 154 30
200 (190) KULIKOVA, REGINA RUS 148 14
27 top 200 = 13,5 %
Pronto, dados atualizados … Abraços !!!
George | Dom, 14/09/08 | 21:49
Alexandre,
Visando complementar seu texto neste Post …
Novo Rank WTA 15/09/08.
Mantidas 15 Russas no top 100
Cur Prv Name/Russia Rank Pts Tours
4 (4) DEMENTIEVA, ELENA RUS 3430 18
5 (5) SAFINA, DINARA RUS 3357 21
6 (6) SHARAPOVA, MARIA RUS 3041 13
7 (7) KUZNETSOVA, SVETLANA RUS 2571 18
9 (9) ZVONAREVA, VERA RUS 2087 23
13 (12) CHAKVETADZE, ANNA RUS 1782 24
20 (22) PETROVA, NADIA RUS 1255 21
27 (27) KIRILENKO, MARIA RUS 1030 26
34 (34) KLEYBANOVA, ALISA RUS 835 25
60 (58) MAKAROVA, EKATERINA RUS 534 24
62 (61) VESNINA, ELENA RUS 525 24
71 (70) DUSHEVINA, VERA RUS 467 19
75 (77) RODIONOVA, ANASTASIA RUS 457 29
76 (74) PAVLYUCHENKOVA, ANASTASIA RUS 455 18
82 (81) KUDRYAVTSEVA, ALLA RUS 413 27
São 50% das to 10, 35% das top 20, 15% das top 100.
Sds !!!
George | Dom, 14/09/08 | 21:29
Foi sim, Eduardo,
Foi contra Israel que surgiu um video ni Youtube, “When Chak Attaks” … pena que não o encontrei. Aí a batizei de Anna “Shark”.
Ela batia do peito, gritava “come on”, e enfrentou a histérica torcida de Israel. Pena que parou por aí, aparentemente.
Por falar em fãs de MARIA, por onde anda o DASZMA ???
VOLTA SHARK !!!
Titus,
Antes de 2004/Sharapova, além de Hingis, eu era FÃ de Kournikova e Dementieva … e vc, antes da Dementieva ?
Abraços !!!
Eduardo Oliveira | Dom, 14/09/08 | 21:09
RUSSIA!! FORÇA RUSSIA..
Ate com o time B/C ela entra e bate suas adversarias…
Vc gosta de cutucar SHARAPOVA, né Alexandre.. e os FÃS tambem… rs E ate tirar um GS dela vc tirou.. Só falta dizer qual…
Ihh George.. Falando em Israel.. MARIA calou a boca da torcida arrasando suas adversarias em seus 2 jogos… Ah, e foi lá que surgiu o Sharkvetadze, nao foi?
Concordo com o Titus… Todos os paises (menos Russia, claro) dependem muito da ‘boa vontade’(precisam) de suas jogadoras para poderem brigar pelo titulo (EUA com as Williams, Belgica-há uns anos atras- com as aposentadas Clijsters e Henin e Servia-mais pro futuro- com Ana e Jelena)
Quem precisa de Sharapova?(se a pergunta for solta)
R- Concordando com o George no cmt das 19:33…..e eu, é claro!! Afinal, imainem como seria o tenis se SHARAPOVA..
ABS
George | Dom, 14/09/08 | 21:03
Pois é Titus,
Que outro país pode se dar a este luxo de poder escalar no mínimo 3 times para vencer a Fed Cup ?
Mas voltando ao título do Post … olhem a foto (esquerda para a direita) … Zvonareva, “Não-sei-eva”, Vesnina e Makarova (acho).
Onde está SHARAPOVA ? No título, oras … senão, como ficaria o “ibope” do Post ?
Sem desmerecer as medalhistas Olímpicas de 2008, é claro …
Saudaçoes Esportivas !!!
George | Dom, 14/09/08 | 20:43
pedrão,
Elena Vesnina, 22 anos, Rank 62, é sempre convocada porque é especialista de jogos de DUPLAS. Ela tem 3 títulos WTA em duplas e nenhum em simples. Na Fed Cup deste anos, jogou e perdeu apenas uma partida de simples, contra os EUA. E só foi escalada porque o confronto já estava defininido (3×0).
Abraço !!!
Titus Magnus | Dom, 14/09/08 | 20:39
E quanto ao título do post acho que posso dizer :
Sabendo o “quanto” eu “preciso” da Elena, a resposta vai assim :
O George, Eduardo e alguns dos fãs da Sharapova aqui, com ceteza. Ser FÃ com letras maiúsculas não é coisa fácil.
A Rússia, sinceramente, acho que pode dar conta sem uma ou outra das três citadas (Elena, Maria ou Dinara).
Que outro país pode perder uma Top e não sentir esta falta ? A Bélgica só ganhou quando teve a Henin e Clijsters. Hoje não tem ninguém. Os EUA só tem as irmãs, que estão se lixando para o que esteja fora do umbigo delas. A Sérvia, tem duas boas jogadoras, mas até agora em Fed Cup, nada. Portanto, no correr da carruagem, nos próximos 5 anos, muitos mais títulos irão para a Rússia.
\o/ \o/ \o/
Breno | Dom, 14/09/08 | 20:39
Alexandre, não por mal, mas não acha um certo desmerecimento em relação à Sharapova? Já reparei algumas vezes isso.
Acredito mesmo é na fragilidade do tênis feminino em outros locais, talvez por falta de interesse; a Rússia mantém muito bem o ‘celeiro’…
Titus Magnus | Dom, 14/09/08 | 20:25
Quis evitar a provocação do Alexandre quanto as mais russas das russas, mas vou dar os meu pitacos.
Dementieva, Zvonareva e Chakvetadze, além de russas são moscovitas.
Sharapova, apesar de pensar em inglês (está desde a infância lá), continua com a nacionalidade russa, e tivesse naturalizado-se americana, também não teria motivo de envergonhar-se.
Quanto as “espanholas” Safina e Kuznetsova, com residência em Mônaco, vale o mesmo que para Sharapova.
No entanto, todas elas representam o país de origem, e como representam bem o seu país.
E até saber o que vai nas mentes delas, até algum pedido de naturalização, como o da francesa Golovin (sem nenhuma vergonha nisso), fico com o seguinte : As russas são russas de doer, todas elas.
\o/ \o/ \o/
Gustavo Barata | Dom, 14/09/08 | 20:19
Ah, eu preciso da Sharapova…
George | Dom, 14/09/08 | 19:56
Quiz … Qual será o GS que o Alexandre esqueceu ? Foi um “ato falho” ? rsrsrs
a) Wimbledon 2004 (Serena)
b) US 2006 (Henin)
c) AO 2008 (Ivanovic )
Brincadeira viu Alexandre ?
Eduardo Canassa | Dom, 14/09/08 | 19:50
Alexandre
Eu sei, tava só brincando um pouquinho. rsrsr
Concordo com o pessoal ai,
se as Williams resolvessem jogar, e a Sérvia estivesse no páreo seria mais difícil a Fed Cup sem as Tops.
George | Dom, 14/09/08 | 19:42
Alexandre !!!
Vc tirou 1 (um) Grand Slam de Sharapova !!! Ela venceu 3 (tres) e não 2 (dois) …
Abraço !!!
Alexandre Cossenza | Dom, 14/09/08 | 19:34
Oi, Eduardo Canassa
O post também poderia se chamar “Quem precisa de Dementieva” ou “Quem precisa de Safina”…
Usei Sharapova apenas como símbolo, porque ela é quem mais realizaou no tênis. Foi número 1 do mundo, venceu dois Grand Slams, etc…
Só que vocês, fãs dela, implicam comigo (rsrsrs) e vêem a coisa logo pelo lado negativo…
O título poderia muito bem ter sido visto como um elogio.
Abração!
George | Dom, 14/09/08 | 19:33
Quem precisa de Sharapova ?
1.A Russia na Fed Cup, caso enfrente as “WUA” (Williams Unidas da América)
Concordando com Breno, os EUA não tiveram as Sisters e a Russia não teve Sharapova e Dementieva (EUA 2×3 RUSSIA).
2.O circuito WTA: ela é a maior atração do circuito, suas filas para autógrafos competem com o público nas quadras de certos eventos, como em Miami 2008.
3.A Midia, Os Patrocinadores, O Público, O Tênis Feminino e até este Blog e este Post, como eu já disse (rsrs).
—-
Quanto a quem é a mais Russa das Russas … (eitcha, que pergunta, hein ? rsrs)
Se (e somente se) for para escolher: Sharapova, é claro.
Está nos EUA deste os 7 anos de idade e ainda defende e representa sua pátria, dentro e fora das quadras.
—-
Abraços a todos !!!
Eduardo Canassa | Dom, 14/09/08 | 19:27
Aqui não se perde nunca a oportunidade de cutucar Sharapova e seus fãs (Como eu, rsrsr).
Então realmente a Rússia não precisa das Tops pra ganhar, com um time C, D, E… ganharia,
mas com Sharapova seria muito mais bonito, comentado, visto…!
Pra mim a tenista mais russa é a Safina sempre, ou quase sempre atente as convocações, joga com amor, raça.
Titus Magnus | Dom, 14/09/08 | 18:29
Breno,
Não estou te contra-argumentando não, só tentando esclarecer um ponto.
Nem o Nadal aguentou a sequencia de torneios, quanto mais as moças Elena e Dinara. Por isso, perderam as semis no Us Open e por isso não jogaram esta final. Veremos agora em Tóquio com as Sérvias.
Quanto aos confrontos acima citados, como no Ranking, valendo os resultados do último ano.
Elena 2 x 0 Ana, Elena 1 x 2 Jelena, Dinara 0 x 1 Ana, Dinara 2 x 0 Jelena, o que dá Rússia 5 x 3 Sérvia
Elena 2 x 0 Serena, Elena 0 x 1 Venus, Dinara 1 x 1 Serena, Dinara 0 x 0 Venus, o que dá Rússia 3 x 2 USA
E isto, a exceção da última vitória da Elena sobre a Serena nas Olimpíadas há quase um mês atrás, em jogos sem o nome Rússia na camisa, quando as Russas ganham forças.
Tem razão o George, às vezes os números ajudam bastante nos argumentos.
Outro ponto a esclarecer, a Vesnina é excelente duplista e tem ótimo trânsito com todas as jogadoras, sendo excelente parceira de treino.
\o/ \o/ \o/
guip | Dom, 14/09/08 | 18:01
EI FERNANDO DESCULPA AE MAS SHARAPOVA PERFEITA??? ELA ATÉ EH BUNITA MAS NAO TEM CORPO EH TOTALMENTE RETA….MTO MAGRA PRA ALTURA, IVANOVIC EH MAIS PROPORCIONAL
OBS: CAMON FEDERER FALTA 2
Breno | Dom, 14/09/08 | 17:22
Pessoal,
só esclarecendo…..eu concordo com vcs e tenho certeza de q a Rússia é maior potência do tenis feminino mundial, mas no coletivo. Se analisarmos individualmente as russas elas não estão a frente das servias e americanas. Elas têm mais quantidade de tenistas top, mas não mais qualidade. Na boa, alguém leva a Chakvetadze ou Kuznetsova à serio? Acho q não, tanto q nos palpitões dificilmente alguém aposta nelas para ficarem com o titulo, e no entanto são tenistas top. As pessoas que acompanham o tênis sabem melhor que ninguém q o ranking nem sempre reflete a realidade. Vide o passei da JJ no topo, ou a presença da Bartoli entre as 10 primeiras durante quase 1 ano.
Uma coisa é a motivação extra de se jogar pelo seu país, que a russas têm mais que ninguém, a outra é acontecer um milagre. Duvido q a Kuznetsova ou Zvonareva vencessem a Serena ou Venus, na atual fase q se encontram.
Citaram o resultado das olimpíadas para falar da superioridade das russas, mas logo em seguida no US Open tanto Dementieva quanto
a Safina perderam para a sérvia e americana respectivamente.
Não to dizendo q a Rússia não ganharia a Fed Cup,caso as equipes dos outros países estivessem completas pelo contrário acho que ela seria umas das principais favoritas, mas não daria para levar esse time q jogou hj. A Rússia com Dementieva, Safina e Sharapova sim brigaria com qualquer time.
George | Dom, 14/09/08 | 17:18
Correção: RUSSIA 4×1 ISRAEL …
Safina perdeu a primeira partida (0×1) mas depois que MARIA e CHAK fizeram 3×1, Safina/Vesnina completaram o serviço: 4×1.
George | Dom, 14/09/08 | 17:10
Ah, outro lembrete …
Sharapova só jogou 2 vezes contra ISRAEL … e venceu !!!
Se não fossem estas 2 vitórias e 1 de Chakvetadze, a Russia não estaria na final: RUSSIA 3×2 ISRAEL !!! Por isto, os parabéns devem ser dados ao time Russo de toda a campanha, não só ao time do contronto final contra a Espanha.
Parabéns também a SHARAPOVA, Chakvetadze, Safina …
Abraços !!!
pedrão | Dom, 14/09/08 | 17:06
A unica tenista que esteve nos 3 confrontos do ano foi a Vesnina. Vejam:
Contra Israel: Sharapova, Chakvetadze, Safina e Vesnina
Contra EUA: Kuznetsova, Chakvetadze, Zvonareva e Vesnina
Contra Espanha: Kuznetsova, Zvonareva, Makaronva e Vesnina
Essa Vesnina, que é a 12° russa do ranking deve ter um caso com o capitão russo
Fernando M. | Dom, 14/09/08 | 17:04
EU PRECISO DA SHARAPOVA!!!!
LINDA DEMAAAAIS ELA… PERFEEEITA…
A RÚSSIA, QUANDO A SHARAPOVA JOGA, GANHA QUALQUER FED CUP, NO QUESITO BELEZA!!
ABRAÇOS!
George | Dom, 14/09/08 | 16:52
Só um lembrete também …
Não é novidade que a Rússia mantém a média de 15 (quinze) top 100 nos últimos meses …
Mas relembro:
——————————————————————————————-
Rank de 25/08/08 - IMPÉRIO DAS RUSSAS - RECORDE !
Cur Prv Name/Russia Rank Pts Tours
4 (3) KUZNETSOVA, SVETLANA RUS 3181 18
5 (6) SHARAPOVA, MARIA RUS 3131 13
6 (5) DEMENTIEVA, ELENA RUS 3070 18
7 (7) SAFINA, DINARA RUS 3047 21
9 (11) CHAKVETADZE, ANNA RUS 2230 24
10 (9) ZVONAREVA, VERA RUS 2117 23
Pela primeira vez no ano … 6 (SEIS) RUSSAS TOP 10 !!
MARIA SHARAPOVA, sem jogar, é TOP 5 !!!
—————————————————————————————-
Acho até que me enganei: pela primeira vez na HISTÓRIA, um país, a RÚSSIA, tem 6 tenistas top 10 no RANK !!!
Se alguém souber, que conte outra …
SIM, “A Rússia é a maior potência do tênis feminino.”
\o/ \o/ \o/
Titus Magnus | Dom, 14/09/08 | 16:07
Só um lembrete para quem falar de Sérvias e Americanas aqui neste post.
Tenho uma “ligeira” impressão de que elas jogaram as Olimpíadas.
Só ligeira, porque em olimpíada o que vale são as medalhas. (Não é o que penso, mas é o que dizem, certo ?)
E no registro do COI consta :
Medalha de Ouro : Rússia - Elena Dementieva
Medalha de Prata : Rússia - Dinara Safina
Medalha de Bronze : Rússia - Vera Zvonareva
No Registro da Fed Cup consta.
2004 - Rússia, 2005 - Rússia, 2006 Bélgica (Antes da aposentadoria da Clijsters) 2007 - Rússia (Ainda com Henin, sérvias e americanas)
2008 - Rússia.
As Russas sabem como jogar pelo país.
Alguma dúvida ?
É russo ganhar de qualquer russa quando o nome Rússia está na camisa.
\o/ \o/ \o/
Breno | Dom, 14/09/08 | 15:26
Quem precisa de Sharapova?
R: A Rússia se tivesse pela frente a sérvia de JJ e Ana ou os EUA das irmãs Willians.
Vencer a espanha com esse time é fácil, afinal a Rússia tem duas top 10….Queria ver elas enfrentando as sérvias ou as irmãs Willians sem Maria, Dementieva e Safina….
George | Dom, 14/09/08 | 15:14
FED CUP 2008: RUSSIA BI-CAMPEÃ !!!
No momento, RUSSIA 4×0 ESPANHA. Parabéns ao time feminino da Rússia que entrou em quadra:
KUZNETSOVA, ZVONAREVA, VESNINA e MAKAROVA.
Vitória esmagadora no Saibro da Espanha !!!
— OBS ——————–
Alexandre, Alexandre …
Mais um Post com título “provocativo” envolvendo Sharapova …
Taí, já temos um exemplo de algo (este Post) que precisa de SHARAPOVA (rsrs).
Parabéns pelo Post e eu volto, porque há muito mais o que comentar aqui …
Abração !!!
guip | Dom, 14/09/08 | 14:09
escrevi errado
servia*
alem disso se quiserem as irmas wilians sao campeoes a hora q elas quiserem elas sao mto mais fortes tem uma grande vantage
guip | Dom, 14/09/08 | 14:08
so acho q se tivesse a server da jankovic e ivanovic seria diferente!