Ganhou quem buscou a vitória
Winner de Serena, ponto da americana. Erro de Serena, ponto de Jankovic. As duas frases refletem o que aconteceu na maioria dos pontos na final feminina do US Open. Enquanto a americana distribuiu pancadas do fundo de quadra buscando vencer as trocas de bola, a sérvia corria de um lado para o outro, devolvia tudo que conseguia e esperava um erro da adversária. Vitória e tricampeonato merecidíssimos!
Os números dizem bastante. Serena teve 44 winners, contra 15 de Jankovic. A sérvia, ex-dona da posição-que-não-deve-ser-pronunciada (PQNDSP), fez mais pontos em falhas da adversária (foram 39 erros não-forçados de Serena) do que em suas bolas vencedoras. Resultado de uma estratégia equivocada de Jankovic, principalmente para uma final de Grand Slam.
O título foi mais do que merecido para Serena. A americana passou pela metade mais difícil da chave sem perder um set. Nas quartas, derrubou sua irmã Venus em um jogão de dois tie-breaks e, nas semifinais, passou como um rolo compressor por Safina. Na final, salvou set point e superou Jankovic.
Dizer que Serena ganhou só porque é mais forte (algo que ouvi muito nos últimos dias) é uma grande injustiça. A americana bate muito mais pesado na bola do que a sérvia, é verdade, mas levou a melhor porque sacou bem, porque soube usar os ângulos com eficiência, porque subiu à rede com inteligência e porque voleou e smashou à perfeição.
Jankovic é um desafio complicado. A sérvia se mexe com muita rapidez (não importa quantas lesões ela diga que tem) e devolve quase tudo, o que acaba virando uma armadilha para suas rivais. Várias tenistas caem na tentação de bater mais e mais forte na bola até matar o ponto. Foi assim com Dementieva, que errou mais do que costuma e, quando tentou tentou ir à rede, teve de lidar com seu fundamento mais deficiente. Sim, seu voleio é pior do que seu saque. Só não é tão óbvio porque a russa não precisa volear em todos os pontos.
Merece ou não?
Com o título em Flushing Meadows, Serena é a nova dona da PQNDSP. O primeiro posto no ranking da WTA volta, enfim, a ser de uma tenista que já provou ter condições de mantê-lo por algum tempo. Afinal, esta semana é a 58ª de Serena ali no alto da lista.
Um número que mostra bem porque ela merece chegar aonde chegou: nas últimas 52 semanas, Serena disputou 15 torneios, menos do que a maioria das top 10. Jankovic, por exemplo, computa 22 resultados. Dementieva jogou 18, e Safina, 21. Apenas Venus e Sharapova (13) disputaram menos.
A mesma estatística, no entanto, serve para argumentar o contrário: Serena vai ter motivação para jogar com mais freqüência e se esforçar para manter o lugar no alto da lista? Até que a americana responda essa pergunta, vou continuar dizendo apenas que Serena é a atual dona da PQNDSP.
Coisas que eu acho que acho sobre duplas faltas:
1) Dois pontos definem a participação de Jankovic na final do US Open. Primeiro, sacou em 5/4 e teve um set point e fez uma dupla falta (o segundo serviço não caiu sequer perto da área de saque). Depois, sacando em 5/6, para forçar o tie-break, teve um game point e cometeu nova dupla falta.
Primeiro serviço: quando tentou fazer um discurso ao receber a bandeja de vice-campeã (a mestre de cerimônias, Mary Carillo, se recusou a dar o microfone para a sérvia), Jankovic colocou o velho CD pra tocar: “…tive muitas lesões durante o ano…”.
Segundo serviço: Na sala de entrevistas, logo depois, ao responder a primeira pergunta, Jankovic logo encaixou um “… eu tive muitas lesões…”. Dupla falta!
rss do blog
Eduardo Oliveira | Sex, 12/09/08 | 23:07
É George..
Reconheço isso em vc…sim
Olha, vc mais do que ninguem sabe o quanto eu nao gosto (odeio) as duas Williamas (a mais velha um pouco menos)..
Mas agora vc ha ade reconhecer que nunca se deve subestimar elas.. Principalmente Serena..
Sabe que falou isso:??? Advinha… SHARAPOVA..
——————– .. —————————— .. ——————–
Sobre Pierce, ela nunca foi numero 1, e claro, nao é agora na terceira idade que ela vai se tornar, né..
Nem sei como ela conseguiu chegar a tantas finais de GS..
E uma breve comparaçao, ela(Mary) conquistou 18 titulos em sua carreira e MARIA (ate agora) 19 e com 12 anos a menos..
________________________________________________
Eu tambem adoro enaltecer as qualidades (que sao muitas) da tenista-modelo(aprendi com vc) MARIA SHARAPOVA!!!
SAUDADES, >>>MARIA<<<
Volte logo e faz a alegria dos teus fãs…
ABS
George | Sex, 12/09/08 | 21:04
Ah, Eduardo, eu costumo esquecer do assunto principal (outro defeito meu)
Mary Pierce:
1. Vencer um novo Grand Slam ? … DELÍRIO !!!
2. Voltar (?) a ser número 1 (já foi ?) …. UTOPIA !!!
ABS !!!
George | Sex, 12/09/08 | 20:56
Eduardo Oliveira,
Eu, às vezes, erro (rsrs).
Exemplo: chamei as Williams de decadentes e depois tive que consertar: são pré-decadentes (dou mais 2 anos pra elas).
Mas me empenho muito no assunto WTA, vc há de reconhecer.
Por isto, classifico as tenistas como: decadentes, ascendentes (Jovens Promessas), estagnadas (aprendi com vc), tenista-modelo, modelo-tenista … enfim, adoro “rotular” as meninas da WTA.
Mas o que eu mais adoro, fora “aposentar” algumas, é enaltecer a Princesa do Tenis Feminino (acho que vc sabe disto - rsrs)
MYS - MARIA YURYEVNA SHARAPOVA …
VOLTE BREVE MARIA !!!
Eduardo Oliveira | Sex, 12/09/08 | 20:31
EEE George.. Fica ai aposentando as tenistas… rsrs
Mauresmo foi bem no US OPEN(foi humilhada por penetta nas oitavas), e acho que está um pouco longe da aposentadoria ainda (dou uns 3 anos pra ela)
E por falar em apostentadorias, Monica Seles que todos davam por ‘aposentada’, se aposentou oficialmente no inicio desse ano.. hahaah
Portanto, se esse ranking fosse feito no começo desse ano, seus votos (se tivesse) deveriam ser computados.. rsrs
——————————–
E eu tambem nao gosto muito da Pierce.. Ganhar um GS é ambiçao demais pra ela.. Melhor ela baixar a bola..
Abs!!!
George | Sex, 12/09/08 | 19:26
Oi Kzm, obrigado pela dica.
Na próxima votação eu incluo a PIERCE … mas olha, eu quase não contabilizei os votos em AMELIE “MALMESMO” (rsrs).
Para mim, elas já estão “aposentadas” e não perceberam ainda
Mas falando sério, na próxima eu corrijo … valeu !!!
Kzm | Sex, 12/09/08 | 12:57
George..
Vc devia colocar a Mary Pierce no ranking.. pq ela não se aposentou ainda, mesmo sendo velhinha..
Ela ainda comentou que tem a pretensão de voltar “e ganhar uns GS”, e talvez chegar no º1.. tsk tsk..
Paulinha | Sex, 12/09/08 | 09:18
George,
Soma direito esses votos.
Não é possível a Safina estar em primeiro. Pensei que fosse ficar entre a MYS e a AI.
Concordo quando vc diz que todo mundo esta julgando a Safina pelo seus últimos 6 meses. (rs)
Gente,
não é só o tênis que os atletas estão usando a força.
Se vcs forem analisar natação, atletismo, vôlei, futebol e outros tb usam muito a força.
Eu particularmente acho que num nível competitivo a definição do campeão é dividido em 80 % (fisco + força) e 20 % (técnica)
MARY PIERCE é a mala das malas.
George | Qui, 11/09/08 | 23:20
Ah, Eduardo Oliveira,
Não conta pra ninguém não … mas MARY PIERCE é uma das tenistas que eu mais detesto na WTA.
O ritual de saque dela é o mais irritante do circuito: além de demorado, ela tem a mania de soprar as mãos antes de cada saque… é pavoroso !!!
Quanto ao Rank das preferidas, vou agradar mais “jurados”, e no fim da temporada eu publico a versão definitiva.
Abs !!!
George | Qui, 11/09/08 | 23:08
Caro Eduardo Oliveira …
Safina está como número 1, porque as pessoas só se lembram dos fatos mais recentes … não olham para mais do que 6 meses atrás.
Aproveitando, completo a lista de jogadoras medianas e com idade mediana (23 anos):
Kuznetsova, Safina, Jankovic, Bartoli … são tenistas que alcançaram razoáveis momentos de auge, mas nunca se manterão como tops, na minha opinião.
Abs !!!
Eduardo Oliveira | Qui, 11/09/08 | 22:47
Ufa.. Demorou mas chegou…
SURPRESA.. Safina na frente de SHARAPOVA???
Em que mundo nós estamos??? rsrs brincadeira..
No proximo ranking (no fim do ano talvez, se o George tiver com vontade) MARIA recupera a posiçao que a pertence, o NUMERO1 ….
Serena, apesar de toda sua arrogancia está no top 5… Não esperava..
Mary Pierce se aposentou de vez??
George,
Com certeza MARIA vai voltar ano que vem com tudo e com o ombro 100%..
Ah, e nao pode-se esquecer das jovens promessas, certo.. Mas isso é mais ao longo prazo
E se for levar ao pé da letra, a unica das unicas que nos ultimos 4 anos se manteve no top 10foi, claro, SHARAPOVA
ABS
George | Qui, 11/09/08 | 22:40
Oooops, esqueci de completar …
O resto é passado, decadência, ou falta de espírito de vencedora (referência a JJ, a Anna Chak) ou limitação mesmo (Kuznetsova e similares)
Abs !!!
George | Qui, 11/09/08 | 22:29
Cumprida a comprida obrigação …
Eu queria comentar algumas coisas sobre as últimas discussões.
1.Maria Sharapova luta contra uma lesão no ombro direito. O ombro que deu tantos títulos a ela é o mesmo que a impede de ESTAR como a número 1 atualmente. Ou seja, é planemente válido dizer que ela é uma das candidatas a ser uma legítima número 1, mas não a única. E que só o tempo dirá se ela merece esta posição.
2.Mas há que se reconhecer que ela faz parte do time de elite das top 4 de direito dos últimos 4 anos: Henin, Serena, Venus e Sharapova.
3.Estas são as 4 jogadoras que se temiam, se respeitavam e se revezam no “domínio” do circuito WTA.
4.Não adianta falar em Clijsters, Pierce, Mauresmo, Davenport … todas aposentadas ou por se aposentar.
5.O momento é das Williams (velha guarda) e de Sharapova e Ivanovic (nova guarda).
6.Para mim, estas 4 vão brigar pelo número 1 … o resto é passado ou decadência.
Abraços a todos !!!
George | Qui, 11/09/08 | 20:54
FINALMENTE !!! O RANKING das preferidas da WTA !!!
Jurados:
01.Titus Magnus
02.Daszmarelli
03.Paloma
04.Kzm
05.Eduardo Oliveira
06.Paulinha
07.George
08.Gustavo Priolli
09.Roberto TX
10.Tiane
11.Rita
12.Joana
13.Carolina Oliveira
14.Paulo Ayrton
15.Horace
16.Débora
17.Lucas Broseghini
18.Henrique
================================
O RANKING
================================
01.Dinara Safina (RUS) 101
02.Maria Sharapova (RUS) 90
03.Ana Ivanovic (SRB) 87
04.Elena Dementieva (RUS) 65
05.Serena Williams (USA) 52
06.Caroline Wozniacki (DEN) 49
07.Jelena Jankovic (SRB) 49
08.Alize Cornet (FRA) 45
09.Amelie Mauresmo (FRA) 30
10.Anna Chakvetadze (RUS) 29
11.Svetlana Kuznetsova (RUS) 26
12.Venus Williams (USA) 24
13.Dominika Cibulkova (SVK) 19
14.Michelle de Brito (POR) 19
15.Agnes Szavay (HUN) 15
16.Marion Bartoli (FRA) 13
17.Lindsay Davenport (USA) 13
18.Daniela Hantuchova (SVK) 12
19.Agnieska Radwanska (POL) 11
20.Flavia Pennetta (ITA) 10
21.Nicole Vaidisova (CZE) 10
22.Casey Dellacqua (AUS) 8
23.Vera Zvonareva (RUS) 8
24.Anastasia Pavluchenkova (RUS) 8
25.Ai Sugiyama (JPN) 7
26.Julia Goerges (GER) 7
27.Maria Kirilenko (RUS) 7
28.Sania Mirza (IND) 7
29.Sorana Cirstea (ROU) 7
30.Tamira Paszek (AUT) 7
31.Ashley Harkleroad (USA) 6
32.Sharar Peer (ISR) 6
33.Sabine Lisicki (GER) 5
34.Lucie Safarova (CZE) 4
35.Ioana Raluca Olaru (ROU) 3
36.Nadia Petrova (RUS) 3
37.Samantha Stosur (AUS) 2
39.Anastasia Pivovarova (RUS) 1
40.Kimio Date (JPN) 1
================================
COMENTÁRIOS
================================
1.Quem disse que este é o Blog da Sharapova ? Safina “está” número 1 !!!
2.Este corpo de jurados precisa de uma investigação (rsrs).
3.Não foram considerados votos em aposentadas (como Mary Pierce, por exemplo).
4.A ordem de desempate foi … tanto faz !!!
5.MYS machucada é a número 2 … imaginem se estivesse jogando.
MARIA 4EVER !!!
George | Qui, 11/09/08 | 18:50
Fala, Galera !!!
Tá boa a discussão hein ?
Um recado para o Eduardo Oliveira, em especial, e para todos: estou fazendo o RANKING DAS PREFERIDAS DA WTA.
São 18 jurados … mas pretendo publicar logo mais, aqui mesmo neste Post, ok ?
Saudações Esportivas !!!
PS: QSM (Que Saudades, Maria …)
Eduardo Oliveira | Qui, 11/09/08 | 18:17
É Alexandre.. Houve uma bela de uma contradiçao ali.. rsrs
É só tirar o primeiro ‘tecnico’..
Não acho que hoje nao há tecnica.. Talvez uma pode haver ‘falta de tecnica’, porem isso é compensado com a força… Assim como no passado onde nao tinha muitas jogadoras que utilizavam a força, entao a tecnica predominava (nao acompanhei, mas já ouvi falar e vi muitos vídeos)…
Acho que uma tenista que só possua tecnica nao aguentaria a uma tenista com a força e fisico de hoje.. Mas claro que um mix força-tecnica seria o ideal, só que acontece que a técnica nas escolas de tenis em geral de hoje está sendo cada vem mais escassa..
Sobre os voleios, acho que seria uma boa as tenistas começarem a usar.. Chegar na rede e matar o ponto. Isso eu acho que deveria ser melhorado..
Já os saques, acho que estao muito mais fortes que antigamente… Assim é normal que as duplas-faltas acontecam com uma maior frequencia. As tenistas cometem as DFs, porem seu serviço(com as DFs) estao dando muito lucro.. Portanto isso é valido..
—————————————————————–
Titus,
Sobre o volei, voce acha que o Brasil(masc) “É” numero 1, certo.. Mas acontece que o ranking nao é feito atraves dos 2 ultimos torneios..
Vou citar uma declaraçao de SHARAPOVA em resposta a uma “alfinetada” de JJ em 2007
JJ falou que SHARAPOVA nao merecia ser a numero 2, porque ela nao vinha em uma boa fase e tal…
SHARAPOVA respondeu:(nao ao pé da letra) “Acontece que o ranking de tenis nao é feito atraves de apenas os resultados obtidos no ano, por isso temos o ranking da corrida, e sim os resultados obtidos no período de um ano”
Nao estou falando que os pontos do volei sao defendidos a cada ano..Eles tem um sistema lá de pontuaçao, pois os principais torneios acontecem de 4 em 4 anos(Copa do Mundo, Campeonato Mundial e Olimpiadas), que no caso a ultima ediçao dos dois primerios o Brasil ganhou e o terceiro ficou com o vice..
ABS!!!
Titus Magnus | Qui, 11/09/08 | 17:24
ERRATA:
Matando o português.
Em vez de “que estas mesmo que….” leia-se “estas mesmas”
Em vez de “acho que fora as irmãs Williams”, retirem o “fora”, porque elas também são exceções.
Titus Magnus | Qui, 11/09/08 | 17:17
Voltando.
Edu
Foi o que disse. O Brasil, tanto no vôlei masculino como no feminino ESTÃO como número 1 no Ranking de setembro de 2008, porém, na minha opinião, apenas o feminino É número 1, no masculino esta posição vai para os EUA.
Alexandre,
Concordo com você, a “evolução” do tênis feminino é um “replay” da do masculino. E ambos estamos a espera dos Federers de saia
Vamos a alguns pontos citados.
Voleio : Em total acordo, também acho que fora as irmãs Williams, e as “quase aposentadas” Davemport e Mauresmo são exceções nesta turma. Mas acho que as outras vão perceber e treinar. É só questão de treino. E talento, já disse, acho que elas tem.
Saque : Com a “evolução” para o tênis força veio a necessidade do saque mais forte e com eles as duplas faltas pela inadequação das jogadoras. Também acredito que elas são capazes de evoluir. (Até a Dementieva já melhorou, pouco, mas já é alguma coisa)
Slice : Neste US Open, ví em alguns jogos da Dementieva que ela sabe usar, que cheguei a me animar, pensando que poderia ser um diferencial, pena que ela não usou mais quando precisou, no jogo contra a JJ, poderia ser a diferença entre a derrota e a vitória, mas que ela usou e bem nos outros jogos, usou, embora não com a frequência que eu gostaria de ver. Então acho que as demais jogadoras sabem até usar, mas não usam porque a principal arma delas está no jogo de fundo de quadra, e neste, até os mais puristas do Tênis, concordam que as atuais tenistas são melhores que as “antigas”, pois aliam força e velocidade.
Então, na minha opinião, é uma questão de tempo, que estas mesmo que estão aí, Maria, Ana, JJ, Elena, Dinara etc, na vontade de se “destacarem” do equilíbrio, vão fortalecer os outros fundamentos e então veremos um pouco mais de técnica junto com a força.
Como fã da Elena, posso dizer apenas das declarações dela, ou sobre ela, que são as que leio. Sobre isso Elena disse no US Open, a respeito da “evolução” do saque dela, que não era apenas o saque que ela necessitava evoluir, e que ela estava ciente e que esperava que o jogo dela “evoluísse” como um todo. Obviamente incluindo o voleio, etc…
Concluindo.
Acho que a necessidade percebida de evolução no jogo por algumas destas tenistas é que fará o próximo passo da “evolução” do tênis feminino ser dado, e veremos, num futuro próximo, a técnica aliada a força, também na WTA.
\o/ \o/ \o/
Alexandre Cossenza | Qui, 11/09/08 | 16:13
Oi, Eduardo,
Já que vc entrou na brincadeira, eu te pergunto (rsrs):
Como é que vc diz que não sabe se o nível técnico do feminino está baixo se vc mesmo diz que são raras as tenistas técnicas? Rsrs.
Se fosse eu escrevendo isso no blog, já vinham 200 fãs da Sharapova me ofender! Rsrsrsrsrsrs.
Mas falando sério agora, a questão toda, pelo que eu li do seu comentário, é uma simples diferença de conceito do tênis.
Eu acho que essa geração tênis-força não tem técnica. Acho que o tênis masculino já passou por essa fase e passou disso. Hoje, para se ganhar, é preciso força e técnica. Não se ganha mais na ATP só com força ou só com técnica.
No feminino, acho que ainda se ganha muito só com força. Não vejo Sharapova, Ivanovic ou Dementieva voleando sequer decentemente. NA ATP, você tem Nalbandian, Nadal, Murray, Djokovic e alguns outros com voleios muito bons. Não excelentes, como Sampras, Rafter ou Federer. Mas muito bons. No feminino, só as Williams voleiam bem. Davenport também, mas está já atravessa outra fase da carreira. Talvez dê para incluir Mauresmo na lista também.
Enfim, os voleios eu cito só como exemplo. Os slices sofrem também no feminino. Poderia até entrar no mérito dos saques, citando a quantidade de duplas faltas cometidas pelas tops, mas não estou com paciência para contar isso agora… ainda tenho o ranking dos palpitões para atualizar.. rsrsrs
Abraços!
Eduardo Oliveira | Qui, 11/09/08 | 16:04
Titus e Alexandre..
Sem querer me meter e já me metendo na conversa de vcs:
1o: Sobre a PQNDSP quando JJ se tornou numero 1, tambem acho que ela ESTAVA numero 1 e nao ERA, já que tenis ela nao tem jogo de numero 1, pelo menos agora, como disse o Alexandre. E todo o ranking por melhor que ele seja gerará criticas de um lado, é normal, e se uma tenista conseguir “tirar vantagem” do sistema de pontuaçao, suas adversarias diretas nao estarem nem aí pelo tenis e ser numero 1, nada mais justo que essa posiçao seja dela…
2o: O nivel tecnico do tenis feminino está baixo?? Nao sei.. Na minha opiniao nao.. Acho que nao se pode comparar duas épocas distintas e tal.. Hoje o tenis feminino é o tênis-força, e são raras as tenistas que sao técnicas.. E vou com o Titus, uma tenista de hj(SHARAPOVA, Williams, JJ, Elena…) poderiam sim ganhar de uma Navratilova, Graf, Seles…
3o: Claro que todo mundo tem “vontade” de ser a numero 1.. Mas no caso de Serena, acho que a americana nao se esforça tanto pra isso. Talvez ela mude depois desse titulo, mas nao sei, já que quando todos pensavam que ela se esforçaria MUITO para chegar ao topo depois do titulo do AO ano passado, acoteceu justamente o contrario..
4o Nao acho que SHARAPOVA deva “entrar” nesse “bolo” ai de tenistas.. Ela se retirou do circuito temporariamente e nao está competindo. Então quando ela voltar e SE seu ombro nao estiver correspondendo ai sim… Mas agora ela está fora da briga..
PS, Tirus
Acompanho tambem o voleyball, principalmente o de quadra.. Se nao me engano o Brasil está sim na primeira colocaçao tanto no masculino quanto no feminino..
ABS
Titus Magnus | Qui, 11/09/08 | 15:31
Alexandre
Ói eu de novo. (Desculpas se estou te enchendo o s…)
Sinceramente, não concordo que há um baixo nível do atual tênis feminino. Acho que houve uma mudança de estilo, com predominância da força sobre a técnica. Pegando as atuais tops, as irmãs Williams, JJ, Ana, Elena, Dinara, Maria e Sveta. Acho que no melhor dia delas poderiam ganhar ou não de Graff, Navratilova e Henin no melhor dia delas. Dependeria de diversos fatores, o equilíbrio entre a força e a técnica e o momento do uso de cada, e quanto ao Talento, para mim, todas ela tem, em maior ou menor quantidade, e não seria, como muitas vezes não é, o fator determinante, pois não há dúvidas que Federer é mais talentoso que Nadal e no entanto, é freguês de carteirinha do espanhol, mesmo estando num bom dia, vide final de Wimbledon deste ano.
E a WTA não está tão nivelada assim. A Schnyder na entrevista pós derrota para Dementieva nas quartas do US Open disse (em tradução não literal): “A Elena vem jogando no nível das Tops, e quando ela joga nesse nível, não há nada que eu possa fazer para ganhar dela, porque sinceramente, não sei o que fazer para elevar o meu jogo a este nível.”
Então, tem umas jogadoras niveladas mais acima, e outras mais abaixo. (Podem até dizer, niveladas em ruim e em muito ruim, mas sinceramente antecipo minha não concordância)
Lembre-se que a “Dominante” Henin aposentou-se depois de umas pauladas que levou em quadra, inclusive das atuais tops, Dinara e Maria.
\o/ \o/ \o/
Alexandre Cossenza | Qui, 11/09/08 | 14:51
Titus,
Vou tentar resumir (rsrs)
Meu problema não é necessariamente com “ser” ou “estar” nem na falta de domínio de alguém no tênis.
A minha indignação é com o baixo nível técnico do tênis feminino. A falta de uma tenista dominante, ou uma verdadeira tenista que mereça a PQNDSP, só agrava a questão.
Afinal, se o nível é baixo e, nem assim há uma lider verdadeira, é porque está todo mundo nivelado por baixo.
Assim sendo, parece que vou continuar usando o termo “PQNDSP” por algum tempo… rsrs
Pelo menos até que uma daquelas afirmações (do comentário anterior) se torne falsa.
Abração!
Titus Magnus | Qui, 11/09/08 | 14:37
Ih. Acho que de novo não fui bem compreendido. (Novidade
)
Então vou tentar de outro jeito.
Alexandre, concordo com quase tudo o que você escreveu e entendo a sua posição.
E pelo que entendí, está a espera de que Serena resolva disputar mais torneios, ou da volta com o ombro em forma da Sharapova, para dar sumiço no PQNDSP.
Apenas gostaria de esclarecer mais um pouco o que EU ACHO:
Primeiro: Acho que fui um dos primeiros aqui a levantar a “não justa” posição da Jankovic, inclusive propondo modificações de Ranking que consideraria mais justas, entre elas uma pós-adotada pelo George (brincadeira viu ?) , que colocava a Sharapova em 1o lugar, e que foi, justamente, criticada aqui no blog. Concordo com você que a mudança para um menor número de torneios válidos seja uma melhor avaliação diante da redução dos torneios obrigatórios.
Segundo: Quanto as 4 coisas que você acha, concordo com as 3 primeiras, e quanto a última, acho que a Serena tem “vontade” de ser a número 1, e a família dela também, o que já comentei no post do Show Americano.
Terceiro: Acho que fui também o primeiro a estabelecer aqui uma diferença entre o “SER” e o “ESTAR” Número 1, a propósito desta posição em relação a JJ, antes mesmo dela chegar lá.
O que eu acho: É que se está dando importância demais ao fato de “ESTAR” número 1, querendo que o “ESTAR” corresponda ao “SER”.
Só alguns exemplos, concordando que o Ranking da Fifa é possivelmente a maior aberração entre todos.
2007. Ranking do Surf. Como terminaram o ano. Estavam ? 1. Mick Fanning 2. Taj Burrow Quem Era ? o no 3. Kelly Slater (Que em 2008 já é o 1o do Ranking). Sendo este ranking considerado um dos mais “justos” .
No ranking de Judo, em diversas categorias, antes das olimpíadas lideravam judocas que não levaram o ouro olímpico e nem são campeões mundiais, isto porque disputaram torneios que outros judocas (por simples ausência ou contusão) com estes títulos não disputaram. Nova distensão entre o Ser e Estar.
Vôlei Masculino, a seleção brasileira ESTÁ como primeira do Ranking (setembro de 2008), mas desde a saída de Ricardinho, deixou de ser a número 1 e não ganhou a olimpíada, como muitos, inclusive eu, previram. Portanto a atual número 1 apesar de não ESTAR, É a atual campeã olímpica Estados Unidos.
E assim vai.
Logicamente, muitos rankings contam com números 1 que SÃO e ESTÃO. Volei Feminino do Brasil, por exemplo.
E na minha opinião, e não isolada opinião, infelizmente até (pois como já disse, a Serena é minha Top 1 em antipatia) a WTA, pelo momento atual, tem uma tenista que ESTÁ e É a número 1. E se alguma outra assumir este posto em breve, ou depois do campeonato da WTA, devido ao atual EQUILÍBRIO entre as Top 10, esta outra tambem será e estará Número 1. Portanto, ao meu ver, a raíz do problema da PQNDSP está neste equilíbrio, e não na falta de uma VERDADEIRA Número 1. Pois a “dominância”, tipo Navratilova, Graff, Henin, etc… não é , e nem será por algum tempo, acho, uma característica dos novos tempos da WTA. O que fazer então ? Começar o Ranking do número 2 ? Acho que não. Esperar uma “dominadora” ? Porque o equilíbrio é considerado “chato” ?
Que outro tempo, como você chamou atenção, tantas tenistas disputaram a posição de número 1 ? Isso não representa um maior número de torcedores interessados ? Não aumenta o “IBOPE” do tênis ?
\o/ \o/ \o/
PS. Mais um recorde batido.
Alexandre Cossenza | Qui, 11/09/08 | 11:50
Oi, Titus
Vamos lá…
Primeiro:
Não sou eu que peço as tais voltas que vc cita… aliás, não me lembro de já ter pedido alguma… Se tem alguma volta que eu quero, é do Nalbandian, cujo tênis anda não-sei-onde…
Segundo:
O ranking da Fifa não serve de parâmetro para comparação com nada. É provavelmente a maior aberração da história dos rankings! E já que você tocou no assunto, o ranking da WTA precisa mudar. Afinal, se estão implantando um calendário mais curto, nada mais justo do que passar a contar um número menos de torneios.
Terceiro:
Eu criei o termo “posição-que-não-deve-ser-pronunciada” para refletir só um pouquinho da minha indignação com o nível técnico do tênis feminino atual. A chegada de Jankovic à liderança do ranking, o fundo do poço (minha opinião), foi apenas o momento ideal para colocá-lo no blog. E pretendo continuar usando o “PQNDSP” até que alguma tenista que convença ter TÊNIS, CABEÇA E MOTIVAÇÃO para liderar o tênis feminino. Ou será que eu estou pedindo muito?
Coisas que eu acho que acho:
1) Jankovic atualmente não tem tênis para ser número 1
2) Ivanovic atualmente não tem cabeça para ser número 1
3) Sharapova atualmente não tem ombro para ser número 1
4) Serena ainda precisa mostrar que tem vontade de ser número 1
Nada disso, porém, significa que eu queira alguma tenista das antigas de volta. Eu gostaria muito, no entanto, que alguma das quatro afirmações acima (qualquer uma!) se tornasse falsa…
Abração!
Titus Magnus | Qui, 11/09/08 | 10:40
Alexandre,
Sei que um dos divertimentos do blog é a provocação.
Mas pelo Amor de Deus, suplico para que reconheça que o Ranking foi estabelecido com regras, e dentro delas, ocupa a posição de número 1, quem acumulou os pontos para isso, jogando 30 ou 15 ou 12 torneios. O número 1 do Ranking só diz quem é a número 1 do ranking, não quem é a “melhor” tenista, às vezes coincide. Ou então, neste ano tivemos muitas “melhores” tenistas. Acho que o PQNDSP já cumpriu o seu objetivo, que foi o de estimular discussões a respeito do “merecimento” de tenistas do “top ranking”.
Porém, infelizmente, o PQNDSP, também estimulou o aparecimento de “voltas” um pouco exagerados, tipo volta Henin (que perdeu o tesão), volta Navratilova (que já pertence ao Hall da Fama), e outros voltas mais, que no atual estágio da WTA (De equilíbrio entre as tenistas) fica sem sentido,pois o SE (A Henin, Navratilova e também a lesionada Sharapova, para quem também torço que volte) não joga.
O SE não joga. Se a Henin voltasse, talvez não estivesse no mesmo nível da Henin de antigamente (vide a volta da Hingis e da Seles), e ela estaria no mesmo nivel das tops atuais, ou pior. Quando a Sharapova voltar pode ser que ela assuma a posição número 1 do ranking, pode ser que não.
Volta é especulação.
Então PQNDSP (Para que não digam sandices pertubadoras) aqui no Blog, considere a PQNDSP pelo que ela é. Uma posição, sobre determinadas regras. Olhe o Ranking da Fifa, quantas distorções não estão lá ?, e diante de outros rankings, o ranking de tênis tem até um certo discernimento. É só olhar as finais e semis de GS, no ATP ou WTA, os tops estão sempre por lá.
Então ficaria assim : Serena é a atual número 1 do Ranking.
O que não significaria que é a melhor jogadora do tênis atual, apenas, que no momento, ela É a número 1.
\o/ \o/ \o/
Mari | Qua, 10/09/08 | 22:56
Concordo com a Susin | Seg, 08/09/08 | 14:13 e com o Freitas…
A Jankovic parece mais estar preocupada com as câmeras do que com o jogo.
Ficou estendendo o discurso quando foi receber o troféu de vice, ainda ouviu da apresentadora: “Você quer receber o seu prêmio ou não?”
Ridículo aquele discurso
George | Ter, 09/09/08 | 22:10
Primeiro Serviço:
Wimblendon 2008: ah, Serena, não tire o penta-campeonato de sua irmã mais velha … seria FALTA de respeito.
Segundo Serviço:
US OPen 2008: ah, Venus, não tire o tri-campeonato e a volta ao número 1 de sua irmã mais nova … seria DUPLA FALTA de ingratidão.
Merecidíssimo o título de revezamento de conveniências para a família Williams !!!
…
NOTA: como sempre, respeitando as opiniões divergentes.
Kzm | Ter, 09/09/08 | 11:21
Errata: no AO Sharapova derrotou Ivanovice e não V. Williams
Kzm | Ter, 09/09/08 | 11:11
No ano:
Serena WILLIAMS - AO QF (l. to Jankovic) RG 3r (l. to Srebotnik) Wimb F (l. to V. Williams) USO W (d. Jankovic) = 2010 pontos
Jelena JANKOVIC - AO SF (l. to Sharapova) RG SF (l. to Ivanovic) Wimb 4r (l. to Tanasugarn) USO F (l. to S. Williams) = 1750
Ana IVANOVIC- AO F (l. to Sharapova) RG W (d. Safina) Wimb 3r (l. to Zheng) USO 2r (l. to Coin) = 1850
Elena DEMENTIEVA - AO 4r (l. to Sharapova) RG QF (l. to Safina) Wimb SF (l. to V. Williams) USO SF (l. to Jankovic) = 1300
Dinara SAFINA - AO 1r (l. to Lisicki) RG F (l. to Ivanovic) Wimb 3r (l. to Peer) USO SF (l. to S. Williams) = 1241
Maria SHARAPOVA - AO W (d. V. Williams) RG 4r (l. to Safina) Wimb 2r (l. to Kudryavtseva) USO - não jogou = 1210
Svetlana KUZNETSOVA - AO 3r (l. to A. Radwanska) RG SF (l. to Safina) Wimb 4r (l. to A. Radwanska) USO 3r (l. to Srebotnik) = 780
Venus WILLIAMS - AO QF (l. to Ivanovic) RG 3r (l. to Pennetta) Wimb W (d. S. Williams) USO QF (l. to S. Williams) = 1590
Agnieszka RADWANSKA - AO QF (l. to Hantuchova) RG 4r (l. to Jankovic) Wimb QF (l. to S. Williams) USO 4r (l. to V. Williams) = 800
Dementieva perdeu em todos os GS para as eventuais finalistas.
Jankovic em 3 GS perdeu para a eventual campeã. E é a terceira maior pontuadora em GS no ano, para qm fala que ela é a nº2 pq joga muitos torneios..
Tb é assombroso o número de candidatas a nº1 que Safina derrotou em RG..
Jú | Ter, 09/09/08 | 00:13
dizer que a Jankovic ri p/ descontrair é o fim, deixa ela continuar assim descontraida que nunca que vai ganhar um grand slam. esta é a pior tenista que já vi ocupar uma colocação de nº 1, nada profissional. desta vez ela não amarelou, amarela quem tem chance real de vencer e acaba perdendo, a sérvia não teve força, inteligência nem tênis para derrotar a S,
como falaram sobre a Sharapova, acho difícil ela voltar com uma bagagem técnica maior que aquela que ela tinha para ser assim tão merecedora de ocupar a tão colocação, pois fala sério, a S. mesmo sendo chata e arrogante, deixa a russa no chinelo.
jacqueline | Seg, 08/09/08 | 19:42
ta gente eu exagerei,eu não gosto da serena pór motivos varios e isso faz com que eu acabe pegando pesado com ela.concerteza ela mereceu a vitoria,mais eu não gosto de ver a serena como numero um ela não demonstra vontade de participar dos torneios a não ser grand slans,e essa postura dela me irrita,e quanto ao fisico eu continuo achando o mesmo serena é muito forte,bate na bola quase com a mesma força que o nadal bate.qualquer tenista tem medo das pedradas dela.mais eu continuo torcendo pela maria sharapova numero um.
Níkolas Abiuzzi | Seg, 08/09/08 | 19:37
E o Federer passeando… vamos lá, 13o MUITO próximo, ALLEZ ROGER!
ROBERTO TX | Seg, 08/09/08 | 18:35
Jaqueline,
se tenis fosse força, o karlovic ou o gonzales nunca perderiam… assiste no youtube o federer jogando nos últimos 5 anos, e vai entender o que eu digo. O jogo da Jancovic, é muito forte, mesmo sendo defensivo, se ela sacasse um pouco melhor e Serena errasse um pouco ela teria ganho… Claro que uma jogadora com golpes mais fortes e atacando, se estiver num dia bom ganha, como Murray ganhou de Nadal e ontem Serena da JJ, mas tmb. para ganhar de adversários que correm muito e não erram, vc. tem que ou correr mais e errar menos se essa for sua melhor característica, ou enfiar a mão, subir a rede, angular, (jogar tênis de verdade) e estar em um dia calibrado… senão perde igual a ED para JJ
ROBERTO TX | Seg, 08/09/08 | 18:24
Alexandre,
Concordo com tudo o que foi dito … dessa vez eu vi o mesmo jogo que vc. com certeza!
muito bom mesmo!!
c’
TX
Márcia | Seg, 08/09/08 | 17:54
Alexandre, concordo que Serena mereceu a vitória no US Open (até pq… em esportes individuais é dificil não ganhar o/a melhor “naquele dia”), mas não reconhecer que Jankovic jogou bem e que não foi “amarelona” é muita má vontade com a jogadora sérvia. Sou sua colega jornalista e posso dizer que desconfio quando uma opinião sobre algo é tão sistemática. Não reconhecer valor algum na vice-campeá não é implicância demais? Abraço, Márcia
Paulinha | Seg, 08/09/08 | 16:51
Edu !!! Bom te ver tb.
Infelizmente, estive ausente do blog justamente no final de semana da final feminina e mais não poderei assistir a final masculina tb. (snif snif snif)
Tudo bem, pode me chamar de Magda, é Berlim sim e não HH. (rs)
Agora, numa coisa vc vai ter que concordar comigo, as duas cidades continuam sendo na Alemanha. (hehehehehehehe)
thiago mendes | Seg, 08/09/08 | 16:35
a serena merece ser a número um
pq ela é a melhor do circuito e pronto acabou
ganhou 9 grand slam
num tem neim o q discutir
a própria henin “só ganhou 8″
então não entendo essa bobeira d pqnseilahuq
ela merece respeito
Eduardo Oliveira | Seg, 08/09/08 | 16:33
Olha, Serena, indiscutivelmente, mereceu o titulo e a PQNDSP…
Jogou muito bem durante todo campeonato, vinha arrasando ate a final(menos nas QF, o pq vcs ja sabem e nao vem ao caso falar sobre isso)..
Na final, ela sacou muito (o que foi o grande diferencial, ja que JJ nao possuia nem metade do saque dela), correu demais, chegando em (quase) todas as bolas e como sempre bateu forte na bola..
JJ nada pode fazer a nao ser ficar correndo e devolvendo a bola na esperança de um erro da americana, que novidade..
Acho legal quando ela ri no meio do ponto, quando faz um pontaço e ate quando perde um ponto ganho… É bom ri nessas horas, dá uma descontraida geral…
Voces devem ter percebido que eu gosto só dos extremos.. Ou concentraçao TOTAL ( vide SHARAPOVA) ou descontraçao( JJ)..
Sobre a PQNDSP, concordo, a Serena herda esse posto,mas tem muitas outras que vao fazer de tudo para o conquistar tambem (JJ, Safina, Dementieva, Venus-pq nao?-, e Ana Ivanovic).. Sem contar que o comprometimento de Serena com o circuito é quase 0..
A PQNDSP vai continuar alternando suas rainhas.. Isso ate 2009.. Quando a verdadeira RAINHA mostrar que merece o NUMERO 1, preciso dizer quem???
——————————————-
–Paulinha….. que bom reve-la..
Safina eliminou Serena foi de Berlim, nao em Hamburgo que por sinal nem no femino tem… rs
ABS
Henrique | Seg, 08/09/08 | 16:05
Eu acho que o número 1 não poderia estar em melhores mãos! O maior nome do tênis feminino na atualidade, dentetora de todos os GS, sempre temida por suas adversárias e que tem uma história fantástica no tênis. Serena Williams, partabéns! Só acho que a Venus merece ser muito mais que número 8 do planeta, mas ela ainda chega lá!
Qto a JJ, defende como ninguém, uma pena que lhe falte saque e subidas a rede (voleios e smashs). Se não melhorar, não vai chegar longe. E a nota ZERO do torneio para a Ana Ivanovic, cair na segunda rodada foi demais para a ex número 1(?).
Paulinha | Seg, 08/09/08 | 15:13
A Serena pode sim ser a dona do PNDSP.
O problema é que nenhuma das meninas que estão na ativa consegue permanecer na ponta por muito tempo.
Talvez por serem muito jovens, não terem maturidade e constância suficientes já que quando começam a vencer param de treinar e perdem totalmente o foco.
Minha opinião,
Serena, Vênus, Safina, ED, JJ e AI tb podem ser donas do PNDSP já que ninguém esta imbatível esse ano.
Safina def Serena em Hamburgo
Vênus def Dementieva em Wimbledom
Serena def Vênus US Open
AI def Safina em RG
ED def Safina nas Olimpíadas
JJ def Dementieva no US Open
Please, não me venham com MYS e Henin. (rs)
* JJ precisa parar de rir em quadra, só atrapalha seu jogo.
Freitas | Seg, 08/09/08 | 15:01
Alexandre, voce poderia falar um pouco da falta de seriedade da Jankovic!!!!!
Nunca vi um jogador de tennis ter aquela postura na final.
Ficar se preocupando com o cabelo, dando risada do publico, ou seja, faltou comprometimento, profissonalismo, de demonstrar que aquele momento relamente importava (pois parecia que nao)… Eu mudava de canal tamanha irritação, Se fosse a Ivanovic ate vai lá!! ahaah.
Alexandre deixa eu perguntar uam coisa: Voce sabe como funciona a questão dos patrocinadores. Por exemplo, a Serena foi Campeã. Qual a porcentagem que um patrocinador paga a mais para atleta pela conquista do titulo?, por ex a Nike, wilson ?
ABS
marilia | Seg, 08/09/08 | 14:24
quanta asneira.
Henin magrinha foi nº 1 merecidamente, ganhando de gente forte e fraca.
Sererna considerada veterana perto das outras com 40.000 grand slams nas costas fortes musculosas dela, depois de um tempo vem e jogando menos torneios que as outras, ganha o us open e se torna nº 1 e a preguiçosa e incompentente é ela? eu acho que há um probleminha nesse raciocínio.
a irmã dela, d. Vênus, é bem magrinha e joga pau a pau com ela…
não é tamanho, não é força… é jogar inteligentemente usando suas melhores armas, mas sabendo fazer muito bem todo o resto.
que Sharapova vai voltar pra ser nº 1, a de winbledon?
ô galera, peraí né? vamo valorizar e admitir o mérito dos outros sem procurar desculpas vencidas…
Susin | Seg, 08/09/08 | 14:13
A jankovic é meio mascarada, ficar dizendo que está com lesões e dando risadinha, se olhando no telão o tempo todo, abrinco aquele espacate desnecessariamente… não gosto disso. Ela me lembra um pouco o Djokovic, que é seu compatriota - será coincidencia essa atitude??
De qualquer forma a Serena mereceu. Ela tem tenis pra ser a numero 1 do WTA. Assim como tinha Henin e tem Venus.
Ainda acho que o tenis feminino passa por um periodo de pouca qualidade, onde só as TOP 10 fazem algo, o resto.. bem o resto é resto.
jacqueline | Seg, 08/09/08 | 14:11
serena é um homem num corpo de mulher jogar com ela é a mesma coisa que jogar com um homem ela parece o nadal de saias bombadona,assim é muito facil ser numero um vendo que no circuito feminino a maioria faz a dieta do ‘A’ (ÁGUA,AR E ALFACE),se mesmo assim ela demorou cinco anos para retomar o titulo das magrelinhas é porque ela é muito incompetente e pregriçosa so joga masters quando quer e pra mim o numero um continua (PQNDSP).serena deveria ser da atp não da wta.e a jj todo mundo ja conhece amarela em todas.ano que vem quem sabe ana,sharapova,dementieva,safina e c&a façam por merecer esse numero um ter dona.
por enquanto o numero um pra mim esta orfão.
Carolina | Seg, 08/09/08 | 13:53
É só esperar a Sharapova voltar a jogar….o ranking vai mudar e ficar certo,e quem realmente merece o número 1 vai voltar para o topo.
Rodrigo | Seg, 08/09/08 | 13:22
Ótimas colocações, Alexandre.
Muito merecido o título da Serena Williams. A pergunta que você fez para os leitores é a mesma que eu ia fazer aqui na caixinha. Bom, como você jogou para a gente, respondo. Acho sim que a Serena vai manter por algum tempo a posição de número 1 do mundo. Pareceu, durante o torneio, que ela está mesmo um degrau acima das outras. Foi mais constante. Mas vamos esperar…
Abraço!
isabs | Seg, 08/09/08 | 13:17
Eu achei que a Serena não jogou na força não. Ela pode bater muito mais forte na bola. Ela jogou com uma agressividade controlada, inteligente, atacando nas bolas certas, mas sendo paciente, requisito fundamental para enfrentar a Jankovic. A sérvia jogou com sua habitual tática de devolver tudo e esperar o erro. Em algumas bolas foi até mais agressiva do que é naturalmente. Mas esse é o jogo dela, não tem outro. Assim ela ganha e assim ela perde, sempre no erro da adversária. A Jelena é excelente tenista dentro de seu estilo, mas não tem força suficiente para buscar ela a iniciativa do jogo. Então sempre que a adversária for alguem com potência nos golpes, conseguir mais winners que erros não forçados e não cair na armadilha de bater na bola mais do que é preciso, vai ficar com vantagem. Para a Jankovic vencer Grand Slams ela precisa desenvolver um jogo mais agressivo.
marilia | Seg, 08/09/08 | 13:10
um post PERFEITO sem tirar nem pôr.
é bom ver as pessoas reconhencendo quem merece de fato.
sinto pela jancovic que é muito simpática e tal… mas quem não entra pra vencer numa final, não merece ganhar mesmo.
MIL VEZES O TÊNIS “FORÇA” (argh.. a mulher sabe fazer tudo, é mais forte do que as outras e por isso usa sua melhor arma. isso se chama inteligência) DA SERENA!!!!!!!!
Guido | Seg, 08/09/08 | 12:20
Uau q a Serena mostrou para a hiena amarelona como se ganha um grand slam,e teve gente q achou que a catimbeira levava.
Aí está a verdadeira nº 1 q nem precisa tá na colocação de nº 1