Formulário de Busca

Final manipulada?

Sex, 04/07/08
por Alexandre Cossenza |
categoria Análise, Wimbledon

710venuseserenablog.jpgQue tal um pouco de polêmica para apimentar as discussões sobre a final feminina? Cortesia de Elena Dementieva que, após perder sua semifinal para Venus Williams, chegou à coletiva e sugeriu que a decisão entre as irmãs Williams (que também estão na final de duplas) será manipulada:

“Com certeza será uma decisão familiar. Provavelmente vamos ver um tie-break no terceiro set ou um placar bem apertado, então talvez não haja muita luta. Veríamos um jogo melhor se uma das irmãs Williams tivesse que enfrentar outra tenista”.

Esse tipo de comentário foi bastante comum lá por 2002 e 2003, quando as duas fizeram várias finais. Vejam os resultados das finais de Grand Slam entre as Williams e analisem. Depois, usem a caxinha e digam se esperam uma final manipulada.

2002 - Roland Garros - Serena venceu por 7/5 e 6/3
2002 - Wimbledon - Serena venceu por 7/6 e 6/3
2002 - US Open - Serena venceu por 6/4 e 6/3
2003 - Australian Open - Serena venceu por 7/6, 3/6 e 6/4
2003 - Wimbledon - Serena venceu por 4/6, 6/4 e 6/2

De qualquer maneira, Venus não deixou barato e respondeu na coletiva desta quinta:

“Acho que chamar de decisão familiar é bastante ofensivo. Sou extremamente profissional em tudo, dentro e fora da quadra. Dou meu melhor para o esporte e tenho muito respeito pela minha família. Qualquer menção desse tipo é extremamente desrespeitosa a quem eu sou, ao que represento e à minha família”.

Intimidantes
Após a semifinal de duplas, as irmãs Williams entraram de cara tão fechada na coletiva desta sexta que ninguém teve coragem de voltar a falar sobre o assunto.

Número 1
Federer, por sua vez, foi tão simpático quanto confiante após bater Safin. Questionado se não era tão favorito este ano, rebateu: “Estou em uma seqüência incrível na grama, então primeiro é preciso que alguém quebre essa marca para que comecemos a falar sobre isso”. Quando foi solicitado a falar sobra a final de Roland Garros, brincou: “Foi tão rápida que lembro de poucos momentos daquele jogo”.

Pé-frio
Nesta quinta, cheguei à Quadra 18 para ver o brasileiro Henrique Cunha nas quartas-de-final na chave juvenil. O segundo set estava empatado em 3/3, e entrei na virada de lado.  Cunha foi quebrado no oitavo game. Em seguida, o australiano Bernard Tomic fechou o set e o jogo. Culpa minha?

Pé-frio (parte II)
Um pouco mais tarde, fui à Quadra 1 ver o fim do jogo entre Clément e Schuettler. Ainda do lado de fora, esperando para entrar, vi o francês conseguir um match point. Schuettler se salvou e confirmou o saque. Uma longa interrupção (por chuva) depois, o alemão venceu a segunda partida mais longa da história do torneio.

Desespero?
A primeira esperança britânica em Wimbledon era Andy Murray. Depois que Nadal acabou com a festa do público local, os jornais passaram a destacar o irmão Jamie Murray, atual campeão de duplas mistas e que ainda segue no torneio. Hoje, a festa é para a juvenil Laura Robson, de 14 anos, que chegou à final de Wimbledon em sua modalidade. Até levaram a menina para a sala de coletivas. Um dos jornalistas locais perguntou como ela se sentia sendo “o futuro do tênis britânico”. Detalhe: Laura nasceu na Austrália, e veio para Londres aos 6 anos de idade.

deixe seu comentário

65 comentários


  1. Acho que a final é sim manipulada , por que na minha opinião a Venus Williams é muito melhor que a Serena (irmã dela)
    e deve ser sim a família .


  2. Concordo com a Dementieva. Vi quase todos os jogos femininos que passaram na TV. Só não vi a final por ter a mesma opinião dela, não valia perder tempo por causa desse “jogo familiar”. É só ver o resultado dos sets para termos certeza.


  3. (Hoje eu tirei o dia …)
    Kzm,
    Vou atualizar nossa lista de jovens promessas no palpitão de Stanford.
    See you there !!!


  4. Ah, tá na hora de atualizar a tabela de jovens promessas !!!

    ————————————————————
    1) Como estavam …
    ————————————————————
    Top 12 promessas com até 19 anos - 19/05/08

    Nenhuma das jogadoras listadas tem 1 título WTA

    Seq.[Rank][Prev] Nome País [titulos] idade.
    (meta de Ranking até o final de Wimbledon - 30/jun)

    01.[_17][_19]AZARENKA,VICTORIA BLR[0], 18. (20)
    02.[_20][_34]CORNET,ALIZE FRA[0], 18. (20)
    03.[_31][_32]CIBULKOVA,DOMINIKA SVK[0], 19.(20)
    04.[_34][_36]WOZNIACKI,CAROLINE DEN[0], 17.(20)
    05.[_54][_55]KLEYBANOVA,ALISA RUS[0], 18. (50)
    06.[_71][_69]BACSINSZKY,TIMEA SUI[0], 18. (50)
    07.[_81][_81]CIRSTEA,SORANA ROU[0], 18. (50)
    08.[_84][_89]LISICKI,SABINE GER[0], 18. (50)
    09.[107][112]GOERGES,JULIA GER[0], 19. (100)
    10.[161][164]PIVOVAROVA,ANASTASIA RUS[0], 17.(100)
    11.[188][204]PAVLYUCHENKOVA,ANASTASIA RUS[0], 16. (150)
    12.[222][226]LARCHER DE BRITO,MICHELLE POR[0], 15.(150)

    ————————————————————
    2) E agora ??? (08/07/08)
    ————————————————————

    01.[_16][_17]AZARENKA,VICTORIA BLR[0], 18. (20) OK !!!
    02.[_20][_20]CORNET,ALIZE FRA[0], 18. (20) OK !!!
    03.[-30][_34]WOZNIACKI,CAROLINE DEN[0], 17.(20) NO …
    04.[_32][_31]CIBULKOVA,DOMINIKA SVK[0], 19.(20) NO …
    05.[_35][_54]KLEYBANOVA,ALISA RUS[0], 18. (50) OK !!!
    06.[_53][_81]CIRSTEA,SORANA ROU[0], 18. (50) NO …
    07.[_59][_71]BACSINSZKY,TIMEA SUI[0], 19. (50) NO …
    08.[_80][_84]LISICKI,SABINE GER[0], 18. (50) NO …
    09.[_92][188]PAVLYUCHENKOVA,ANASTASIA RUS[0], 16. (150) OK !!!
    10.[_93][107]GOERGES,JULIA GER[0], 19. (100) OK !!!
    11.[178][161]PIVOVAROVA,ANASTASIA RUS[0], 18.(100) NO …
    12.[224][222]LARCHER DE BRITO,MICHELLE POR[0], 15.(150) NO …

    ————————————————————
    3) Conclusão: 5/12 das minhas (e do Kzm) promessas cumpridas.
    ————————————————————

    Próxima chance: Após o US Open 2008.

    Até lá !!!


  5. Eu não vi o jogo, mas lembro que as willians quando surgiram nao tinha pra ninguém.. eu acho que se elas realmente se esforçassem, continuariam a fase de dominio que tiveram no passado


  6. Também não vi nada de jogo manipulado, vi foi um excelente jogo, principalmente da irmã mais velha!E eu torço para que a Serena alcance a posição number 1, mas por enquanto deixa a Ivanovic “saborear” por mais umas semanas!rsrs
    Vitória merecida.
    Parabéns para as irmãs Willians!


  7. Ué, não entendi porque outro post meu não entrou, por isso estou reenviando.

    E Alexandre.

    Também concordo com você. A Elena deveria ter evitado de falar bobagem. Acho ela imatura em muitos sentidos, na dependência emocional da mãe, na fraqueza psicológica durante os jogos, pode ser que com o tempo ela amadureça e cresça o seu jogo. Mas lembre-se, ela estava numa entrevista de derrota, e as pessoas ficavam perguntando da final entre as irmãs. Eu teria me levantado e dito, estou aqui para responder perguntas sobre a partida, não para fazer previsões e me retirado da entrevista. Mas todos sabemos como a Elena é gentil, e por isso eu a adoro, por ser o oposto de mim. Portanto ela tentou ser gentil respondendo aquele monte de perguntas imbecis e acabou dando no que deu.

    Mas quem diria ?

    A frase que gerou tanta polêmica, acabou por ser muito verdadeira.

    E obrigado pela explicação, realmente não tinha entendido.
    Abraços.


  8. A Dementieva tinha era que ganho da Serena pow, rsrsrs
    Quanto ao jogo a Venus tava cansada de perder final de GS pra Serena,
    Por isso deu jogo, se não elas teriam “cozinhado” a final toda,
    até por que elas jogariam a final de duplas depois.
    Enfim parabens as Williams que tiveram competência de chegar a final,
    coisa que a Shara, Ana e JJ não tiveram competência de fazer,
    e me deixaram lá em baixo nos palpites. rsrsrs


  9. De forma alguma essa final foi manipulada.Era visível o desespero de Serena,nossa drama queen.O retrospecto mostra que Serena venceu todas as finais anteriores.A Helena Demmentieva é realmente demente.Falar uma asneira dessas,ela devia ser processada.
    As jogadoras recalcadas e incompetentes podem falar o que quiserem mas o que vemos é que as Willians podem tirar dois anos de férias e ainda assim voltar e ganhar um grand slam.As tenistas são muito fracas:mentalmente e fisicamente,por isso sofrem de altos e baixos.Se elas jogassem 5 sets então,nem sei sairiam da quadra numa ambulância.Jogar tennis não é prioridade da maioria delas.Ivanovic,Sharapova preferem modelar e o resultado está aí para quem quiser ver.Derrotas ridículas nas primeiras rodadas. Viva as Willians que jogam tennis de verdade e dão o sangue em quadra.Pena que o ranking complicado da wta não faça jus ao talento das Willians para as colocar no topo dele.


  10. Quebrando o prometido, não pude deixar de voltar a este post.

    Conforme já expliquei não acho que a Dementieva tenha feito uma afirmação de “family decision” no sentido de manipulação. E se fez, após o jogo de hoje, aquela bola nitidamente entregue pela Serena, não tenho nenhuma dúvida de que, caso fizesse esta afirmação naquele sentido, Elena estaria com a azão.

    Pelo jogo, o pai das Williams chegou para a Serena e disse : Você tem mais anos de tenis para jogar que sua irmã. O Penta vai marcar sua irmã na história, como ela deixou você ganhar nas outras vezes para você também fazer história, esta decisão é dela.

    My Golden Goddess é agora também meu oráculo.

    Vocês nem fazem ideía de como estava rindo no jogo ao ver o “empenho” de Serena.

    Nada como um dia após o outro.

    Cordialmente
    Abraços
    Saudações esportivas a todos.


  11. Eduardo,
    Vc tem razão … em parte. Eu disse mesmo, um tempo atrás, que este ano marcaria o início da era “Mariana” (sai azar rsrs) e o início do fim da era Williams - mas veja bem, início do fim, não o fim (rsrs). Mas de qq forma, foi minha secada (desatrosa) de mais longo alcance (foi logo após o AO, eu acho).

    Falando em Stosur, ela está em todas: veja a final de duplas mistas:
    Mike Bryan USA (1) /Katarina Srebotnik SLO (1) x Bob Bryan USA /Samantha Stosur AUS
    E o Marcelo já arrumou confusão (rsrs) …

    Marcelo,
    Vc está enganado: eu apostei em Venus e Federer e vc em Serena (a mais nova) e Nadal, ok ?

    Abraços !!!


  12. As Willians mostraram mais uma vez que quando querem jogar, não dá para ninguém. Elas definitivamente sobra sobre todas as outras, sem comparação…A festa que fazem para o Federer com todos os seus títulos é mais que merecida, só não sei porque não fazem o mesmo para as Willians…será por que elas só jogam e ganham torneios quando querem?


  13. Nossa que confusão algumas palavras podem causar. (rs)

    Acho que a Elena falou o que todo mundo acha mas não tem coragem de falar. Gostaria que Elena tivesse essa coragem que ela teve com as palavras quando ela saca. Sou fã da Elena mas não me conformo com seu saque.

    Se não me engano as irmãs já foram acusadas de “decisão familiar” anteriormente e isso também foi uma confusão geral.

    Essa final de Wimblendon na minha opinião pode até não ter sido uma “decisão familiar” do tipo na hora do jantar elas conversarm e chegaram a conclusão de quem ganharia e tal mas que a Serena não ia ganhar era obvio.
    Queria ver como seria a atitude da Serena em alguns momentos do jogo se ela tivesse jogando com a MYS ou a AI.
    * também acho que a Venus irá entregar uma final de US Open ou AO se as duas fizerem a final.

    Só sei que a Miss V é penta, o Brasil é penta e acho que o Roger vai continuar penta. (heheh)


  14. Marcelo, cuidado com o que fala pra nao causar mais confusão.., ok.. rrs

    George, (nao quero causar problemas — rsrs)
    Cada um tem a sua opiniao sobre o jogo de hoje..Concordo quando voce diz que nao foi uma final EMOCIONANTE, mas foi um jogo muito bom, gostei de assistir, e confesso que foi alem de minhas expectativas..
    Quando voce diz que nao haveria muita luta, eu nao sei.. Acho que as duas lutaram o maximo que puderam para levantar o “caneco”.. Serena nao podia comemorar como com as outras tenistas, porque ela estava jogando com sua irma. Venus tambem, tanto que nem comemorou muito com o titulo porque sabia que Serena estava um pouco trise. Tristeza essa que foi diminuida porque quem ganhou foi sua irmã, uma pessoa de sua familia.. A familia esta em alta mesmo Arrasaram Stosur e Raymond na final de duplas femininas..

    Quando disse para nao subestimar as Willimas, estava nao só me referindo a voce, mas a outros tambem(que eu nao lembro- só me lembro de voce rrs).
    É que voce disse(depois de RG) que as Williams estavam decadentes, e tal.. Eu nao digo isso, porque inicio do ano passado elas nao estavam bem e eu achava que o tempo delas ja havia passado.. Porem, depois que Serena ganhou AO, e Venus W. nunca mais pensei nisso.. Ambas são guerreiras e podem ganhar qualquer GS mesmo nao estando na devida forma ou vindo de resultados nao tao bons..
    Tenho que falar isso, apesar de nao ser fã de nenhuma das duas.

    Nao tenho nada pra falar de SHARAPOVA, mas quero falar dela.. Será que ela nao vai participar mesmo de LA??
    Ok. entao rumo a Montreal..
    VAMOS MARIA!!


  15. George,
    Deu Venus e vc me deve R$ 1,00. Cobrarei na segunda-feira. (rs)
    Abraço


  16. A Dementieva devia aprender a sacar antes de falar besteira.

    O saque dela melhorou um pouco, mas nos momentos de pressão ela mostra aquele toss sensacional: baixo, pro lado e torto, e ela sai correndo atrás da bola!

    Ela tem inveja das Williams, pois nunca conseguiu ganhar um torneio de Grand Slam em simples, e duvido que vá conseguir, só se tiver umas aulas de saque (pode ser com a Serena mesmo).


  17. Eita, só pra não causar confusão. Não concordo com a Dementiva por ter feito a previsão: dizer o que disse antes do jogo. Apenas constatei que a previsão dela se concretizou.
    Até !!!


  18. Olha só, Breno … pra finalizar.
    Pelo comentário do Alexandre, acabei concordando com a “previsão” de Dementieva. Porque eu achei realmente que “não houve tanta luta entre as irmãs”. Espero não ter causado nenhum problema por ter esta opinião (rsrs).
    Abraços a Todos !!!


  19. Titus, acho que vc não me entendeu bem. Melhor dizendo, não me expressei muito bem no último comentário que fiz aqui na caixinha.
    Quando eu disse que a transcrição não era literal, não quis dizer, necessariamente, que tinha sido o caso da coletiva da Dementieva. Até porque não vi, com foi o caso…

    Agora, quanto ao fato de ela ter dito “decisão familiar”, não acho que tenha sido esse o problema. Nem sugeri isso no post. Mas acho, sim, que ela poderia ter deixado de dizer que não haveria tanta luta entra as irmãs. Foi essa afirmação, sim, que causou o problema.

    Abraço.


  20. George,

    o que chama de apática eu digamos diria que é mais resignação. Concordo q durante o torneio como em outro jogo qlq, a Serena é mt mais vibrante, mas quando joga com a irmã ela parece não demonstrar e exeteriorizar esse sentimento como ela faz normalmente, até pq é bem intimidador. Lógico q ela não vai ficar berrando na cara da Venus,encarando na rede, ficar grintando C´mon, como ela normalmente faz, afinal é irmã dela, e para mim compreensível, mas não acho que por isso ela tenha tido menos vontade de ganhar.


  21. Breno,
    Não estou dizendo de forma alguma que foi “combinado” que Venus venceria … claro que não.

    Só estou dizendo que não vi a Serena “guerreira” em quadra. Era outra Serena. Em todo o torneio vimos (e ouvimos dos comentaristas) que Serena tem mais habilidade na rede do que Venus, que Venus é apática e Serena uma jogadora agressiva e que não desiste fácil, etc … E neste jogo eu (pelo menos) vi as 2 jogadoras apáticas.

    Sim, não foi nada combinado. Mas o número seguido de erros de Serena da metade do primeiro set até o fim do jogo, o que foi isto ?

    Bom, eu não vi um jogo emocionante. Eu vi foi Serena começar o jogo paracendo que ia fazer 6-2 no primeiro set e depois sucumbir diante de uma Venus normal (o seu jogo de sempre). Acho que todos no estádio estavam torcendo por Venus … até Serena (rsrs).
    Foi um jogo bem disputado ? Para um jogo qualquer sim, mas para uma final de Grand Slam, faltou, e muito, a carga emocional de uma “batalha” - que seria o esperado, no caso de 2 jogadoras consideradas fortes e de alto nível técnico e experiência.

    Eu acho que Serena não “afinou” diante de Venus, e sim diante das “circunstâncias familiares”, foi o que eu quis dizer.


  22. E outra coisa,

    em termos de nível de jogo apresentado, é muito mais fácil acreditar q a Maria e Ana tenham perdido de propósito (pq o modo como elas pederam não foi normal) do que acreditar que houve manipulação hj.

    Apesar de não gostar das Williams, foi um jogão e uma final mt merecida, foram as duas melhores jogadoras, como os dois melhores saques e um jogo de rede bastante eficiente, fundamentos essenciais para ir bem na grama. Achei o nível do jogo mt bom, melhor do que tds as finais do ano passado (q só teve massacre) e honestamente, pelo o que as tenisats mostraram nesse torneio, nehum outra final seria tão boa.


  23. George,
    Mas agora olha a estatistica de pontos ganhos na rede..serena ganhou 9 e venus 15 ta aí a diferença, a venus sobrou na rede e a serena não. E depois td mundo sabe q essas estatisticas do ibm slam tracker não são nd confiáveis. Eu acho q pode até ter havido alguma vez isso de manipular resultado, mas não em tds as vezes que elas jogaram e não hj.

    Não consigo imaginar o papai Williams falando p V. e dizendo “filhinha vc vai perder p sua irmã 5 finais seguidas de GS, mas fica tranquila q depois eu deixo vc ganhar wimbledon em cima dela”….”fechado pai”. Dificil acreditar q a conversa no café da manhã tenha sido “Venus , não esquece de perder os dois primeiros games do 1 set e depois deixar eu qebrar o seu saque, ok?”…” pode deixar serena, mas lembra de jogar a devolução p fora no 30/40 do 2 set, pq senão a gente leva bronca da mamãe”


  24. Se foi marmelada ou não (eu acredito que não), o importante é que foi um grande jogo com pontos bem jogados e venceu a melhor…


  25. Paloma, Eduardo, Bremo … Vcs viram o comentário do Dácio Campos ?
    Serena teve mais winners, menos erros não forçados, e mesmo assim Venus venceu. Estranho, né ?

    Pensem no que seria melhor para a “família Williams” …

    1) A irmã mais velha teoricamente vai se aposentar mais cedo. Porém tinha 6 GS contra 8 de Serena.
    2) Venus chegar ao quinto título de Wimbledon ou Serena ao terceiro ?
    3) Serena tem os “Career Slam”, Venus não.
    4) Venus já havia perdido duas finais de Wimbledon para Serena.

    O resultado foi o mais conveniente para a carreira das irmãs e para a felicidade da família Williams.
    Por mim, td bem. Estava torcendo para Venus mesmo. E a vitória foi tranquila e “serena” …

    Abraços !!!


  26. George mas no começo do jogo a Serena tava sancando melhor(e ainda esta) mas no jogo jogado a Venus estava ganhando pontos importante principalmente no voleio, não vi essa diferença toda entre as duas o jogo tah bem equilibrado com pontos bem disputados.

    esse segundo set tah mais pra Venus.


  27. George,
    pode ate ser, mas como a gente vai saber se é verdade ou nao??
    Eu acho que não é marmelada, Venus deu uma melhorada e Serena caiu um pouco..

    No mais, o jogo pra mim ta bom..


  28. Gente, não estou falando apenas no ponto dado por Serena.
    Até o 4-2, Serena estava jogando com sobras … depois começa a errar e permite a virada ? Onde ela deixou sua força mental ?
    Nem as reações de desagrado de Serena com seus erros me convenceram …


  29. nossa agora a Serena teve ajuda para quebrar do capitão planeta heim, vento e terra complicarama vida da venus.


  30. eu nunca achei q tivesse algo combinado entre as duas pelo fato de que a Venus não iria aceitar perder 5 finais de GS seguidas ,ne´h?

    mas o jogo até q ta bom, bem equilibrado e bem jogado. E é obvio q ela so deu aqule ponto pq era a irma dela…imagina se fosse a sharapova ou henin…..ia sair no tapa p ver de quem foi o ponto ahhahaah


  31. George se fosse a Maria a Serena não daria aquele ponto heim…mas mesmo assim esse historia de marmelada não existe, foi a Venus que melhorou o serviço e ganhou confiança.


  32. Pra mim, este primeiro set teve cara de marmelada … Serena “deu” o set para Venus.


  33. não gosto das williams mas esse jogo tah bão de mais da conta rs…viva a Venus!!! que ela ganhe da irmã má..o/

    quanto a final manipulada acho que o jogo fala por si só, besteira pra criar polemica e vender jornal bla ¬¬….


  34. não gosto das williams mas esse jogo tah bão de mais da conta rs…viva a Venus!!! que ela ganhe da irmã má..o/

    quanto a final manipulada acho que o jogo fala por si só, besteira pra criar polemica é vender jornal bla ¬¬….


  35. Alexandre.

    Como nem eu, por estar no Brasil e não ser jornalista, e nem você, que no momento não estava presente, tivemos acesso a entrevista, fica uma questão de confiança em fontes. Como você disse.

    Alguns trechos das entrevistas foram disponibilizadas em vídeo no site de Wimblendon e alguns no You tube. Coincidentemente, ou não, estes trechos estavam identicos aos da entrevista escrita disponibilizada no site e por isso eu acreditei que fosse a tradução literal.

    Ainda assim, por acompanhar a carreira de Elena desde 2004, seu comportamento nas partidas, nas entrevistas de revistas e disponibilizadas em sites, acredito sim, na versão disponibilizada pelo site, mesmo que tenha algumas respostas cortadas, porque está muito mais compatível com o que conheço da Dementieva, do que a outra versão disseminada pela imprensa e repassada aqui por você.

    Se você tivesse presenciado a entrevista, aí sim, teria que rever minha posição, mas como não foi o caso, minha posição quanto a fala dela permanece. E quanto a atitude da imprensa,(em querer criar intrigas para alimentar a curiosidade) também.

    Certamente, neste post, é meu último comentário, pois não há mais o que escrever, e para não me aborrecer com possíveis ofensas a Dementieva, o melhor mesmo é ignorar.

    Esperando o próximo post de apostas.
    Abraços


  36. Titus, não sei se vc sabe, mas essas estrevistas de Grand Slam não são transcritas tão fielmente quanto todos acreditam. ´Epreciso estar lá para saber isso. É questão de acreditar em uma fonte ou outra. Eu não fui à essa coletiva da Dementieva, mas li as mesmas frases em vários jornais ingleses. Bem diferente de transcrição oficial disponibilizada em Wimbledon - e que vai para o site do torneio.

    Eu fui, por exemplo, às coletivas de ontem de Federer e Nadal. Alguns trechos bem interessantes foram simplesmente ignorados na transcrição. Nadal, por exemplo, ficou tanto tempo respondendo perguntas em espanhol quanto em inglês. Só o trecho em inglês foi para o site. Algumas respostas de Federer também não entraram no texto do site.

    É óbvio que vc não teria como saber disso, já que não está por aqui. Por isso, não apaguei seus comentários…

    Abraço!


  37. Alexandre faltou o U.S Open de 2001
    O qual a Venus ganhou.
    Unico titulo em cima da irmã


  38. Em meu comentário nomeei a russa gata e gostosa de Dement, mas a nomino com carinho, com respeito pela sua luta em ser uma jogadora respeitada e não buscar atalho através de beleza. No dia em que conseguir parar de gritar por tudo e buscar uma concentração séria, não passará do que está jogando. Infelizmente a feminilidade doce de uma mulher que muitos querem consolar não combina com esporte de alto nível.


  39. A Dementieva foi prejudicada num momento em que pediu desafio e a juíza o negou. Foi bobeira dela, porque a Vênus estava sacando e errou feio um segundo saque que seria uma quebra para a russa, mas continuou jogando e perdeu o ponto. É um fato que poderia mudar alguma coisa, mas a loura precisa treinar mais e ter mais confiança nos momentos decisivos. Sou fã da Dement, acho a gata do circuito, mas vamos ser sinceros e isentos, não acredito em marmelada.


  40. Tadinha da Dementieva, o que ela disse na entrevista realmente foi manipulado pra acender uma polêmica com relação à final entre as Williams.

    Na real, acho que pegaram umas frases soltas da Dementieva pra colocar em questão aquilo que todo mundo deve se perguntar: será que a família Williams não dá uma conversadinha antes dessas finais?

    Mas dizer que vai ser uma “family decision”, na minha opinião, não deve ser levado além do óbvio: que vai ser uma decisão em família. Decisão do torneio entre duas irmãs, e não decisão debatida em família sobre quem deve ganhar. Aff…

    É só olhar o histórico da Dementieva (coisa que eu tive a oportunidade de fazer, e digo que passei a admirar muito essa jogadora) pra ver que ela não falaria uma coisa dessas de má-fé.

    Aliás na coletiva foram feitas perguntas absolutamente impertinentes, tipo o que vai passar pela cabeça dela quando estiver assistindo à final entre as Williams. E um monte de perguntas sobre uma partida com que a Dementieva não vai ter nada a ver. Faça-me o favor!

    Mas jornalistas estão aí pra isso mesmo: botar lenha na fogueira! rsrsrsrsrs


  41. KZM,
    Confesso que mexerem com a Dementieva me deixa “maluco”. Ser chamada de sem sal ou chata, não é a mesma coisa que Demente.
    Esta ofensa, aqui no nordeste, acaba em tiro, o que afinal é uma própria confirmação da “demência” referida. Também acho que ofensas devam ser auto-limitadas. E nada tenho contra opiniões contrárias a minha, antes da postagem do Buko, a Lana deu uma opinião na qual absolutamente não concordava. Eu entendo muito bem o que é enfrentar um irmão num esporte, já passei por isso, e sei que é um pesadelo. Foi isso o que a Dementieva quis dizer, mas como a Lana não “ofendeu” a Dementieva, sequer achei necessidade em responder a ela. E teria assim continuado, sem mais postagens neste blog, uma vez que já tinha feito a “Defesa” da Elena, lesse e concordasse quem quisesse e quem discordasse também. Simplesmente, não consigo ver determinados termos serem usados e ficar quieto no meu canto.

    Buko, se você olhar bem, a resposta que te dei foi no tom do seu comentário.

    E KZM, não tenho a menor dúvida de que George é um Gentleman (aproveitando Wimbledon), o que definitivamente, eu não sou.

    Sem ironia,
    Cordialmente
    Titus Magnus.


  42. De novo… e por causa da Dementieva..
    Essa mulher deixa os caras maluco, heim

    Ah, eu achei a brincadeira com o nome tão inocente..
    O pessoal aqui sempre brinca com os nomes, se não reparou, a querida Malmesmo ou a Kuznetomasova agradecem!
    O George deve carregar um bonde para ignorar os comentários de Shatapova ou Semsalpova, né??

    No mais, aqui é um espaço público, e sim, vc pode xingar um ao outro se quiser, não tem nada impedindo..
    Só que, por respeito aos demais, tentamos evitar isso.. já aconteceu no passado eu ser ríspido pq a pessoa foi comigo, porém, não devemos levar pela emoção do momento, pq realmente, não leva a lugar nenhum..


  43. Mas eu levaria na brincadeira. Como sempre. Estamos aqui não pra nos aborrecermos. Pelo contrário.
    Agora chega, pois vamos acabar aborrecendo os outros. Você venceu.
    (mas tenho certeza que o meu trocadilho era melhor)


  44. E a propósito, se eu viesse aqui no blog para ofender qualquer tenista, não me surpreenderia se algum fã desta tenista me respondesse a mesma altura da ofensa. O que no seu caso veio a ser eu.

    Cordialmente


  45. E certamente não iria levar na esportiva. Nunca levo.


  46. Buko.

    O Alexandre repassou uma notícia digamos “manipulada”

    Você ofendeu uma pessoa que não pode vir aqui, porque sequer deve ter conhecimento deste blog, chamando-a de demente, fazendo trocadilho ou não, acho ofensivo. Trato as pessoas com reciprocidade, sempre fiz assim. Se quiser fazer trocadilho com meu nome, faça. O seu apelido também é afeito a trocadilhos, não acha ?

    Cordialmente.


  47. Titus,

    Já que vc foi tão cordial com o Alexandre, poderia ser com os outros também.

    Mas já que não foi…
    Isso aqui é um espaço livre e democrático onde cada um dá a sua opinião. Fiz apenas uma brincadeira com o nome da moça em cima do que o Alexandre postou. Assim como poderia fazer com o seu nome também, pois tá aqui na ponta dos dedos! Só não o farei pq vc certamente não levará na esportiva.

    Cordialmente…


  48. Na minha opinião as irmãs Wiliams ganhariam de vários homens, o saque delas já tem quase a mesma velocidade do saque de um homem.


  49. Correção: Serena E a mãe são mais antipáticas.
    E há mais um motivo para torcermos por Venus … O Ranking, é claro.
    Até !!!


  50. Eduardo,
    Eu subestimar as Williams ??? No meu palpite Maria venceria Venus na semi e Serena na final, ouviu ? (rsrs)
    Quanto ao Federer, eu já computei os GS de Wimbledon e US Open deste ano, como vc percebeu … Brincadeira, eu confundi com os números do Sampras.
    Voltando ao clássico WXW, vou torcer pela Venus. Como eu já disse, ela é mais simpática (como o pai delas) do que Serena (a mãe).
    E não acredito nesta história de manipulação, nem acho que foi o que Dementieva quis dizer.

    E hoje, para variar, lanço uma teoria.
    No ano passado, Sharapova foi eliminada por Venus, que venceu o torneio usando um short ao invés de vestido. Acho que Maria escolheu usar um short este ano (que aliás não gostei) por superstição. Acreditem, se quiserem …

    Abraços a todos !!!


  51. OBS: Hexa consecutivo…O que o Federer fara no domingo..

    Alexandre, tava torçendo tanto pelo jovem H.Cunha e por sua causa ele perde…rsrs


  52. Comentando sobre o jogo das Williams, acho que elas estao jogando muito bem, mas muito mesmo, ja que fazem a final de simples e estao na final de duplas..entao nunca deve subestima-las mesmo se estao em ruinas(ouviu George- rrs)
    Quem acha que a final sera manipulada, nao sei..Pode ate ser, mas como saber se irá mesmo?? Eu acho que não.Que vença a melhor e eu torço para a irma que eu mais menos desgosto, Venus Williams.

    Sobre a final masculina, espero um jogaço, como o do ano passado, mas nao quero sofrer do coraçao, ouviu Federer.
    Roger ta demais em Wimbledon, alias ele é demais, ainda mais na grama onde ele se sente(ou está) em casa..
    Domingo, quem estara do outro lado da rede é Nadal, o espanhol tambem esta jogando muito, melhorou demais na grama do ano passado para esse, mas ainda esta alguns degraus abaixo de Federer nesse piso.Por isso e por eu ser fã de carteirinha de Roger, acho que o suiço leva e se credencia a ser o primeiro hexa de W. da era aberta e conquistar 13.o titulo de GS, né George-rsrs- (mas sua previsao de 14 esta certissima, mas acho que é para setembro, não?)..
    Aumentando o coro:VAMOS ROGER!!!RUMO AO HEXA..


  53. pois eu adouro as irmãs. adorouro que a final será entre elas e adouro que as queridinhas do momento (ivanovic, sharapova) foram mal no torneio. nada contra elas e tal, mas o fãs são meio chatinhos. Bom, espero que seja uma bela festa familiar mesmo pq elsa mereceram e podem até armar o churrascão lá na grama que tão podendo!
    Qnto aos homens, dizer que Federer vai amarelar na grama…tsc,tsc,tsc…


  54. federer campeao


  55. não acredito em manipulaçaõ ate porque se isso acontecesse em finais de grand slam não estaria 5×0 pra serena, e sim 3×2 pois seria +++ equilirado.


  56. Se a Dementieva acha q não vai ser um jogo interessante, ela q tivesse eliminado a Venus, até pq o jogo dela tb nao foi nd emocionante. Apesar de achar q ela não deveria ter tido isso (não a insinuação q a final será manipulada, pq isso ela não disse), eu até concordo com ela, uma final entra uma não williams ira ser melhor, pq até hj nehuma das 6 finais foi boa.Pelo contrário, foram finais com um nível bem abaixo do que elas podem jogar, geralmente é a venus totalmente apática em quadra e a serena jogando mal.


  57. Se ela fosse mais “Eva” e menos “Dementi” estaria na final e falaria menos besteira.


  58. E Alexandre,
    Ainda sobre o seu tópico, de que a Elena teria entrado na coletiva e disparado :
    Aqui uma citação do seu texto : Que tal um pouco de polêmica para apimentar as discussões sobre a final feminina? Cortesia de Elena Dementieva que, após perder sua semifinal para Venus Williams, chegou à coletiva e sugeriu que a decisão entre as irmãs Williams (que também estão na final de duplas) será manipulada:
    “Com certeza será uma decisão familiar. Provavelmente vamos ver um tie-break no terceiro set ou um placar bem apertado, então talvez não haja muita luta. Veríamos um jogo melhor se uma das irmãs Williams tivesse que enfrentar outra tenista”.

    NA VERDADE A PARTE DA ENTREVISTA QUE SEGUE, MOSTRA QUE FOI UMA RESPOSTA A UMA PERGUNTA DIRIGIDA NESSE SENTIDO, DE UM JOGO DIFÍCIL.

    Q. The last time they played just this year it went deep into the third set, a close tiebreak. That would indicate a pretty interesting match.
    ELENA DEMENTIEVA: Yeah. I think maybe, I mean, if they have to face each other in the final, we’re also going to see a tiebreak in the third. Well, not a tiebreak, but a very close match. Because, like I said, they know each other very well. It’s easy for them to make an interesting and, you know, very close match.

    Portanto, Alexandre, como não acredito que você tenha tido a intenção de difamar a Dementieva, creio que cabe aqui uma revisão de seu comentário, pois a fonte de sua informação não foi tão precisa assim.

    Esperando, que desta vez, eu não seja censurado, pois não há nada ofensivo nesta defesa da Dementieva. Apenas um esclarecimento.
    Cordialmente
    Titus Magnus.


  59. A propósito. A entrevista pode ser vista, na íntegra, no site oficial de Wimbledon.


  60. Alexandre.
    Uma frase tirada do contexto serve muito bem para alimentar a mídia, mas infelizmente não serve para alimentar a verdade. Por isso, permita-me colocar aqui a parte da entrevista que gerou esta polêmica.
    IMPORTANTE, lembrem-se que esta entrevista foi dada antes do jogo da Serena. Após o dela.

    Q. If it is an all-Williams final, how do you see it?
    ELENA DEMENTIEVA: I mean, if they’re going to play against each other, I mean, I don’t know what to say. I mean, I cannot imagine myself playing against someone from my family. It’s really hard. For sure it’s going to be a family decision. (COMO O JOGO DA SERENA AINDA ESTAVA NO INÍCIO NO MOMENTO DA ENTREVISTA, E CONFORME A DEMENTIEVA TENTOU EXPLICAR MAIS TARDE, O QUE ELA DISSE É QUE ESPERAVA UMA FINAL ENTRE IRMÃS, OU SEJA, NÃO ACREDITAVA QUE A CHINESA PUDESSE VENCER SERENA)

    Q. Why can’t you imagine it, and what do you think it says about them that they have been able to manage it?
    ELENA DEMENTIEVA: Well, I think it’s really hard for them because they both are great players and they both deserve to win. There is only one trophy here, so, I mean, it’s a shame. But if they play the same tournaments they have to face it sometimes. Well, I think it’s a very tough situation.

    Q. What do you think it says about their relationship, their closeness, that even though they’ve played against each other on the grand stages so many times and they are still are so close?
    ELENA DEMENTIEVA: Yeah, I think they are very close and very supportive of each other, which is very good. I mean, they’re very professional, you know. When they are on the court they’re trying to play, to fight. But, I mean, in the end the family is more important to them, and they keep a very nice relationship, as I can see.

    Q. When you say it’s a family decision, do you mean they’re going to sit down and decide who the winner’s going to be?
    ELENA DEMENTIEVA: Well, I don’t know how it’s gonna be because. I mean, I have never faced that situation in my life so, I mean, it’s really hard for me to say. But I just don’t know. (OU SEJA, ELA NÃO ESTÁ AFIRMANDO NADA, QUEM INSINUOU DISTORCENDO A FRASE DELA ACIMA FOI O JORNALISTA )

    Q. Why don’t they just go out like two other players and let the best player win?
    ELENA DEMENTIEVA: Well, maybe it will be like that, yeah. (AINDA RESPONDENDO A UMA PERGUNTA ESPECÍFICA)

    Q. Will you be watching the final if it is Venus versus Serena, and what do you think will be going through your mind? What will you be looking for as you watch it?
    ELENA DEMENTIEVA: Well, I think for sure it’s going to be an entertainment match. I mean, we’re gonna see lots of emotion and lots of, you know, good play. But, well, I really think it’s more interesting to see one of the sisters playing against someone else.

    Q. Why?
    ELENA DEMENTIEVA: Well, because, like I said, they know each other very well. They practice all the time. I mean, they know their game very well. So maybe there is not so much fight in the end of all.

    Q. Do you think that perhaps unlike two other opponents, they’re less willing to battle against each other and be aggressive?
    ELENA DEMENTIEVA: Well, I mean, it’s a Wimbledon final. For sure, we’re going to see some battle. They will play a long match. They will enjoy the moment. But I think we could see a better game, I mean, if one of the sister has to face someone else. (AONDE ESTÁ A INSINUAÇÃO DE QUE SERÁ UMA DECISÃO A BASE DA MOEDINHA, COMO FEZ JEAN TODT NO PARIS DAKAR ?)

    Ou o meu inglês me engana pois eu não consegui identificar na fala dela nenhuma insinuação, ela teve uma frase deturpada, não compreedeu no momento, lembrem-se, ela saía de uma derrota e ficavam perguntando sobre a final das Williams.

    A imprensa, lógico, começou a divulgar a notícia que a Dementieva acusou as irmãs Williams de manipularem resultado. O QUE NÃO ESTÁ NA ENTREVISTA. Pelo interesse de sempre da imprensa, criar fatos.

    AGORA, SOU EU QUEM DIGO, NÃO A DEMENTIEVA. Conforme assistí no ARENA SPORTV, um dos comentaristas disse que em grandes jogos estava 8×7 para Serena. Um placar muito equilibrado, não acham? E sabemos, pela própria imprensa, então podemos ficar um pouco relutante quanto a isso, que existe um sub-mundo de apostas no Tênis, e seria muito fácil para alguém sugerir, por exemplo, que ao saberem de como se encontravam as apostas, a menos favorita ganharia. E aí, iriam acusar a quem de sugerir isso ?
    A Elena também ? A PROPÓSITO, NÂO ESTOU SUGERINDO QUE ISSO ACONTECEU OU ACONTECERÁ. PORQUE SIMPLESMENTE ACREDITO NAS BOAS INTENÇÕES DE TODOS, MESMO DAS IRMÃS WILLIAMS, DE QUEM NÃO SOU MUITO FÃ.

    ASSIM, COMO MOSTREI ACIMA, NA ENTREVISTA, ACREDITO QUE A DEMENTIEVA ESTAVA SE REFERINDO A UMA CERTEZA DE UMA FINAL ENTRE AS IRMÃS, E NÃO A UMA POSSÍVEL MANIPULAÇÃO DE RESULTADOS.


  61. A Dementieva se enrolou toda na estrevista quando soltou essa resposta infeliz, tentou consertar depois e só piorou a situação, aí quiseram fazer a mesma coisa na entrevista da Venus (que parece ser muito mais firme e impor mais respeito que a Elena) e ela mandou na lata “precisamos mudar de assunto pq esse é ridículo”.
    E dizer que não consegue imaginar jogar uma partida contra alguém da própria família… “peloamor”! acho um absurdo!
    P/ mim não houve manipulação nenhuma, se não queriam ver final das Williams, que ganhassem delas, oras!


  62. Não gosto das irmãs Williams, mas se outra tenista não quisesse evitar uma decisão familiar, era só ter vencido uma delas. Houve 12 jogos para que isso acontecesse.


  63. Pra mim nao tem nada manipulado.As Willians fizeram por merecer.Quanto ao Federer,vamos ver se ele nao vai amarelar contra o Nadal na grama.Nao terá desculpa desta vez.Já que é no seu piso favorito.Que vença o melhor!


  64. EU ACHO QUE NÃO TEM NADA MANIPULADO..POR QUE PRA DEIXA A VENUS BRAVA DESSES JEITO..É POR QUE FALARAM COISA QUE ELA NÃO CONCORDA, EU ACHO TAMBÉM QUE ELA DEVE TER SE SENTIDA OFENDIDA POR TER ENTENDIDO ERRADO “DECISÃO FAMILIAR” COMO UMA DECISÃO RESOLVIDA ENTRE A FAMÍLIA…NÃO NUMJOGO DE TÊNIS..


  65. É, dona Demetieva, se a adversária da Venus na semifnal a tivesse vencido, com certeza a final teria apenas uma Williams! Então “gatona”, não reclame!
    E se esta manipulação confere………… então Serena vencerá novamente!!
    Cada coisa!


Formulário de Busca


2000-2008 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade