Formulário de Busca

Essa é a número 1?

Qua, 28/05/08
por Alexandre Cossenza |

sharapovarg2300.jpgDepois falam mal de mim quando eu digo que o nível do tênis feminino é muito inferior ao do masculino. O jogo de Maria Sharapova, nesta quarta-feira, foi um exemplo típico. A número 1 do mundo cometeu 17 duplas faltas, inúmeros erros não forçados (os 68 “oficias”, listados pelo site de Roland Garros, não são um número confiável) e só venceu porque sua adversária, Evgeniya Rodina, número 103 do mundo, é muito inferior tecnicamente.

Rodina até teve lá suas chances - em um momento, esteve a dois pontos da vitória, no saque de Sharapova - mas não soube aproveitá-las. Em algumas oportunidades, Maria sacou muito bem. Em outras, Rodina vacilou mesmo. Quando sacou em 6/6, Rodina cometeu falhas infantis. Seu primeiro serviço, normalmente fraco, já não entrava mais. O cansaço aparecia. Sobrou muito pouco para vencer Sharapova, mesmo com esta em dia pavoroso. Afinal, garra e tarimba nunca faltam à número 1.

Há quem vá dizer que o vento atrapalhou Sharapova, mas é justamente este tipo de argumento que favorece minha teoria. Alguém consegue aí imaginar Federer, Nadal ou Djokovic cometendo 17 duplas (em três sets) num dia só por causa do vento? Cito os três primeiros, mas poderia listar qualquer um do top 20 masculino (quem sabe até o top 50?).

Falo de Sharapova só porque é uma partida dela que acabo de ver. Ivanovic é tão inconstante quanto (ou até mais que) a russa, e o mesmo vale para Kuznetsova e Jankovic. Quem se lembra da semifinal do US Open do ano passado? Kuznetsova e Chakvetadze fizeram a pior semi da história do torneio feminino! Parece exagero, mas será mesmo?

sharapovarg710.jpgE o saibro só ajuda a expor essas deficiências do tênis feminino, que hoje se baseia em pancadas do fundo de quadra. Na terra, é preciso variar os golpes, já que nem sempre a primeira paulada vai decidir o ponto. Paciência é outra virtude importante. Também é preciso escolher melhor a hora de subir à rede. Volear, então, é muito mais difícil no pó de tijolo. Todos estes, fundamentos pouco praticados ente as mulheres…

Ah, Henin… que saudade!

A caixinha fica aberta para comentários sobre os jogos de hoje da chave feminina.

deixe seu comentário

73 comentários


  1. Acho que a Chatagritapova hoje quase teve que ser operada de safena, tadinha….. Sofreu demais do coração…..

    Tomou uma paulada……

    A-MEI !!!!!!!!

    :-)
    :-) :-)


  2. SAFINA DEFENESTROU SHARAPOVA.
    É prezados, AS PORTAS CONTINUAM ABERTAS, daí entra quem se propuser a tal.
    Bem fez a JUSTINE HENIN que se “aposentou” antes de perder mais algumas e dizer que perdeu, mais uma vez, por ter acabado “O TESÃO”.
    Aliás, é muito comum em muitos atletas SÓ TER TESÃO ENQUANTO ESTÁ VENCENDO.
    Prefiro o FEDERER que suou a camisa para vencer o BENNETEAU.
    Este esta agindo como campeão, mesmo quando na adversidade, POR SER UM EXEMPLO DE CAMPEÃO.
    Aprecio muito o jogo da SHARAPOVA,
    Porém, ai porém, houve um caso diferente que “NOS` marcou para sempre,
    Era dia de SAFINA em ROLAND GARROS.
    Parabéns SAFINA, continue entrando “PELAS PORTAS ABERTAS DE CORAÇÕES DESCUIDADOS”.
    Desculpe-me pela “carona” - Paulinho da Viola e sua GIGANTE PORTELA..
    HOJE, no TÊNIS, quem bate (ataca) TEM chances de vencer.
    Cordialmente,
    Paulo Silva.


  3. É CATIMBA DO ALEXANDRE.
    Rsrsrsrsrsrsrs


  4. Willy, não pode discordar de mim? Pq?

    Abraço!


  5. Alexandre você está voltando aos velhos tempos…
    Nunca ví alguém entrar para história por ter perdido um jogo ou campeonato ‘jogando bem’. A história é feita de vencedores. E quem venceu? Sharapova é uma campeã por ter vencido diante das adversidades.
    Não concordo em torná-la parâmetro para desqualificar o tênis feminino.
    Concordo plenamente com a Tatiana, muitas vezes nos aborrecemos com o que é escrito, e só podemos discordar dos outros comentaristas do blog, mas não de você.


  6. Eduardo Oliveira, valeu pela correção, mais uma vez … acho que um Juiz de Cadeira como técnico da Chak não ia dar muito certo (rsrs). Abraços !!!


  7. George, Carlos Bernardes é o juiz de cadeira brasileiro.
    Ex tecnico de Henin é Carlos Rodriguez (rsrs)


  8. Bê,
    Até que vc se deu bem numa praia que não é a sua. Eu só troquei as siglas porque sou paulistano e corinthiano. E aqui em Sampa, a maior rivalidade é entre a S.E. Palmeiras e S.C. Corinthians P. … por isto eu brinquei com o seu exemplo (rsrsr).
    Mas o que vc falou foi muito bem colocado.

    Quanto à Chak, ela tem muita técnica: mas sua principal deficiência é a falta de auto-confiança (aquilo que sobra em Sharapova).
    Li em algum Post, que ela vai ser treinada pelo Carlos Bernardes (ex-técnico da Henin). Se isto se confirmar, ela vai se dar muito bem, porque é tão jovem quanto Sharapova (nasceram em 1987).

    Abraços !!!


  9. Oi George… é, deu pra perceber que a minha praia não é o futebol né?
    A Chakvetadze ficou devendo em Roland Garros, mas eu a admiro demais. Essa menina é um exemplo a ser seguido!
    Na sua infância, ainda nas escolinhas (segundo uma reportagem que li há um tempo atrás) ela foi recusada por vários treinadores e desencorajada a jogar tênis. Hoje ela é uma top ten da WTA. Resposta melhor que essa, só sendo a número 1 do mundo, rs!
    Sobre o torneio, acho que ainda vamos ter muitas surpresas. Hoje mesmo as Willians disseram adeus. Quem será a próxima?


  10. Oi, Bê.
    Concordo com seu comentário. Pra que esta rivalidade tão precoce entre Sharapova e Ivanovic ? Minhas jogadoras prediletas, atualmente, são: Sharapova, Ivanovic, Jankovic e Chakvetadze. As duas primeiras já tem finais de GS, as demais ainda estão devendo.
    Deste modo, estou torcendo por mais uma final “MARIANA” … e que vença a melhor, no DIA, no MOMENTO.

    OFF: eu apenas trocaria suas siglas: Sociedade Esportiva Ivanovic x Sport Club Sharapova Paulista (rsrs).

    Abraços !!!


  11. Breno,
    Um adendo ainda sobre Serena x Sharapova: o confronto está 5×2, mas com um detalhe: Sharapova venceu as 2 primeiras em 2004 (Wimbledon e WTA Champ, ambas na final). Serena realmente não engoliu isto até hoje. Por isto que quanto joga contra Maria, ela joga 300% do sabe, joga sempre como se fosse mais uma final de torneio. Perfeita esta análise !!!


  12. Outra coisa, concordo com o George quando ele diz que ela joga melhor com adversárias mais fortes, isso é um fato. Aliás eu tenho uma teoria tb. Para mim existem 4 categorias de adversarias da Sharapova, que são:

    Tenistas abaixo do top 60: Geralmente ela vence fácil sem problemas algum ( RG esse ano é exceção)

    Tenistas do top 20 ao 60: Aí que mora o perigo. Não sei o q acontece com ela, parece que ela joga no msm nível (baixo, por sinal) da oponente e sempre tem algum problema, parece q faz de propósito, joga mal, deixa a adversária abrir vantagem nos games, mata seus fãs do coração, aí depois do nada começa o jogar bem, vence uns 4 games seguidos e vence o jogo. As vezes depois de vencer varios games seguidos volta a jogar mal de novo, mas vence no final -rsrsrsrsr

    Tenista do top 10e 20: Sinceramente, eu fico mt mais tranquilo quando ela joga com adversárias fortes, pq aí sim ela mostra o seu verdadeiro tenis, joga bem, focada e vibrante.

    Williams: Heheh…esse é um grupo à parte. Acho que o problema não tá na Maria mas sim nelas, principalmente na Serena. Não é a Maria que joga mal, fica assustada ou etc…é a Serena que sempre joga um tenis perfeito. Fala sério, pq ela nunca jogou com a Maria igual jogou hj, ou contra a Safina ou JJ, fazendo vários erros,dando posntos de graça e tal. A motivação da Serena triplica quando joga com a Maria, é incrível. Na verdade eu acho q é pq ela nunca engoliu aquela derrota em Wimbledom, pq foi a partir dali q os holofotes se viraram para a Maria e não mas para as irmãs Williams, ou seja, a Serena foi meio q responsável por td assedio em cima da Maria e com isso perdeu “espaço” na midia. Se ela tivesse perdido aquela final teria sido só mais uma jogadora bonita q chegou como zebra numa final de um GS, e ia ficar por isso msm. Igual a Bartoli (não q ela seja bonita), foi apenas um zebra e hj ng nem fala nela.


  13. Ah gente, tb não é p tanto…

    O que aconteceu hj, como eu já disse, acho q foi q ela não entrou no jogo no final do 2 set, realmente ela estava sem foco algum e apática. Mas depois achei, sei lá, um nível normal de jogo p ela no saibro, nada fora da normalidade…. alguns aces, duplas faltas, winners incriveis, erros bobos, idas a rede completamente sem propósito, bastante vibração….enfim nd que ela não faça em um jogo normal.

    Do que adianta arrasar nas primeiras rodadas e perder na 3 rodada ou nas oitavas ( como a Serena). É so lembrarmos do US Open arrasou nas duas primeiras rodadas e depois fez um jogo pavoroso.Eu me lembro da entrevista dela depois da SF contra a Jankovic na AO, em que perguntaram o que ela achava da Ana ter levado um pneu na 1 set (o jogo ainda estava em andamento), e ela disse que o que importa é quem ganha ou perde, desde que vc ganhe o jogo quem liga para quanto foi o placar. Eu acho q aqui é o msm raciocínio, se ela chegar numa eventual final ou semi, quem é q vai se importar se ela passou fácil nas primeiras rodadas ou não.


  14. Estou sem palavras!
    Tudo que não aconteceu com ela no Australian Open está acontecendo em Roland Garros, e tudo de uma vez!
    Mas ela vai dar a volta por cima!
    Esperem o jogo contra a Safina pra ver!


  15. Ah, Alexandre, entendi. Poxa Joana, eu queria saber sua opinião sobre este Post. Fico no aguardo …

    Sobre a Sharapova, e agora ? Primeira rodada, contra uma Rank 103, joga mal. Segunda rodada, Rank 106, uma americana que não está em ascenção, e ainda me pareceu fora de forma, joga mal de novo … Sharapova não está legal (e, por consequência, nem eu - rsrs). E nem teve vento hoje … ela parecia apática, desfocada, isto não é normal.
    Agora, uma nova teoria, para manter minhas esperanças: Sharapova joga melhor (mais garra e foco) contra adversárias mais fortes. Deve ser isto (leia-se: tomara !)

    Abraços !!!


  16. George, a Joana mora em Poa, mas é carioca. Só não fazia idéia que ela era botafoguense.
    Ela achou ruim o comentário que ficou no blog. Imegine se ela tivesse lido os que eu apaguei.. rsrs

    Abraço!


  17. Ah, e aproveitando o comentário da Tiane.
    Como nem todo mundo lê todos os comentários, quero ressaltar que em nenhum comentário meu citei Ivanovic ou Henin.
    Só para constar …
    Até !!!


  18. Ué, Joana,
    Vc não é do RS ? Bah, o que vc tem a favor do “Fogão” ? Não entendi !!! Mas voltando ao tênis …

    Alexandre,
    Até que tá fácil responder seu comentário: concordo com quase tudo. Só discordo da parte que vc diz que até um top 200 do masculino tem obrigação de vencer um número 1, quando este joga mal (achei meio exagerado). Além disto, o Ranking às vezes engana também, porque alguns estão estacionados numa faixa (exemplo Safarova), outros em ascenção (Cornet) e outros em queda (Bartoli). A Rodina não jogou tão mal assim, “cresceu” quando viu que Sharapova estava mal, e quase venceu. Ela tem 19 anos, deve estar numa fase de ascenção também.

    PS: estou achando que Sharapova está “abusando do direito” de jogar mal no Saibro … mas não perdi as esperanças não: ela mostrou inteligência (mais uma de suas características positivas), ao mudar sua tática no terceiro set: passou a jogar na “defensiva”, coisa que é muito raro ela fazer.

    Abraços !!!


  19. Alexandre e George torcendo contra o Botafogo… =(
    Até perdi a vontade de comentar…


  20. Confesso que não me dei ao luxo de ler todos os comentários. Minha opinião?
    Maria é limitada no saibro, ela tem dificuldades e seu tênis é uma pancadaria, tipo de jogo que nem sempre entra bem nas quadras de terra. Porém, é uma guerreira, uma vencedora. Ganhando ou perdendo, jogando bem ou mal, isso faz a diferença, ela pensa e age como uma verdadeira campeã, afinal quem disse que vencer é fácil?
    Não sou fã do jogo da musa russa, mas nem por isso deixo de admira-la.
    Concordo com o Alexandre, o nível técnico do tênis feminino é mais fraco que o masculino. Mas isso não é motivo de guerra.
    Para defender as mulheres: Sei que parece absurdo, mas alguém já experimentou treinar com cólica? Com tpm? Muitas vezes a pressão cai, o seu corpo não dá 100%. Coisas que homem não tem que passar. Talvez não signifique muito, mas explica a inconstância maior das meninas. Resumindo: não é fácil, rs!!!
    Só não concordo com a postura que rola em alguns comentários. Até parece uma final do Brasileirão entre Sharapova F.C. x Esporte Clube Ivanovic no buteco da esquina, rs!


  21. Pois é, os que acham que a Ivanovic não chega aos pés da Sharapova, não conseguem esquecer a sérvia!
    Para começar, com a saída da Henin(que nem vinha em uma boa fase) não ficarei surpresa se a Jankovic conseguir o seu 1º GS!
    17 duplas faltas foi forte………rss
    Particulamente também não acho a Sharapova uma excelente tenista, diferente de alguns não a acho graciosa em quadra, muito pelo contrário………..tem alguns ótimos golpes entre saques, backhand etc…Da mesma forma que duvida que a russa consiga melhorar o seu jogo frente à rede não duvido que ela possa levar este RG, pois ela sabe se impor e não teme nehuma adversária.Maria é uma excelente competidora,
    Prefiro outras tenistas à Sharapova, tenistas que na minha opinião têm jogadas melhores, mas sei que para alguém vencer a Maria tem que tá 100%, pois sentir pressão não faz parte do seu curriculo.E se jogo bonito desse título, o Richard Gasquet teria um monte!


  22. Concordo com o Alexandre. O nivel tecnico to tenis feminino esta muito baixo. Como ja disse em um outro post: a Henin destoava, agora virou um sanba de uma nota só. Concordo com a Tatiana tambem. Outra Graff não aparecerá para levantar o nivel do tenis feminino, mas o nivel tá muito baixo. Não gosto deste tenis de resultado de Sharapova e Ivanovic, ainda mais elas sendo tão irregulares. Sempre achei a Sharapova uma jogadora com um grande fisico e mais nada. Tatiana: não é ofensa, é momento, e o momento do tenis feminino é fraco. Gosto de assitir, por que gosto de Tenis. Assim como Alexandre, tenho saudades da Henin e de outras.


  23. Pessoal eu adoro o tênis feminino mas realmente a parte técnica caiu muito. No circuito atual não temos nenhuma Hingis, Henin, Graf , Seles etc…
    Agora duas perguntas…
    Pq os grandes torneios a final feminina não se joga melhor de 5 sets. Não acho que fôlego seria um problema já que são todas profissionais e vivem disso.
    Eu jogo squash e todos os campeonatos profissionais são jogados em melhor de 5 sets e mais no squash vc não pode demorar um século para sacar como no Tênis. Se um dia eu fosse jogar contra a Sharapova, Pierce, Djokovic ou Nadal eu mata um deles antes do final. 
    Sou fã da Dementieva acho o jogo de fundo dela o muito bom agora o saque !!! DEUS é pai…..será que não existe ninguém no mundo que consegue melhorar aquilo? Tudo bem que ela quer ter a mãe como técnica mas ela poderia contratar um segundo técnico especialista em saque.

    PS: TB acho o PC um mala.


  24. Acho desnecessário ficar toda hora comparando tênis feminino com o masculino,
    assim como na maioria dos esportes não dá para fazer esse tipo de comparação,
    exatamente por que fisicamente homens e mulhres são bem diferentes.
    Adoro tênis feminiono não acho que seja tão ruim como o dono do blog insiste em postar a cada oportunidade.
    Henin faz falta?! Lógico, mas as meninas que estão agora é que importam, elas são na sua maioria novas e vão melhorar ainda mais.
    No mais Ivanovic eleminada na 1° rodada de um torneio a alguns dias atrás?! Nada demais. Henin perdendo de todo jeito esse ano?! Nada demais. Sharapova mal na 1° rodada mais vencendo?! Tudo demais. Direito a tópico com título “Essa é a número 1? kkkkkk
    Realmente “dois pesos e duas medidas” sempre.


  25. Não, Alexandre.
    A numero 1 se aposentou…ou melhor, está tirando umas férias….

    Essa aí é a número 2.


  26. Matheus, discordo e concordo com você. Não acho o nível da WTA ruim, e concordo que deveriam ser em semanas diferentes, porque assim eu poderia assistir as graciosas tenistas da antiga cortina de ferro, pois na cobertura da chata ESPN não se privilegiaria o chato, enfadonho e previsível torneio masculino. Matheus, os foruns de tênis feminino, principalmente a Russian Roulette da tennisforum.com, que também pode ser acessado pelo wtaworld.com, são os foruns esportivos mais visitados do mundo, batendo até os de futebol. Pode perguntar ao Alexandre, porque eu não tenho certeza, mas acho que aqui neste blog, os posts da WTA são mais acessados e comentados que os da ATP, então é o seguinte. O tênis feminino pode até ser de muito pior qualidade que o do masculino, mas por uma falta de gosto geral, deve ser, o tênis feminino está ocupando a preferência dos fãs. Tem algo errado nesta equação. Não acha ?


  27. O torneio feminino deveria ser realizado em semanas separadas, porque na verdade o nível é bem ruim mesmo e só serve para atrasar a rodada do torneio masculino, o que é bem irritante.


  28. Para quem gosta de número (George por ex.), uma estatística simples mas difícil pois tem que ter acesso aos dados de todas as partidas, para se verificar o equilibrio entre os jogadores masculinos ou femininos. Ver a diferença total de pontos feitos e pontos sofridos entre os mais ranqueados e os menos ranqueados. As diferenças a favor dos mais ranqueados seria positiva e a diferença a favor dos menos ranqueados seria negativa, no total geral o equilibrio seria maior quanto mais próximo do zero o resultado final.
    Na minha opinião os números as vezes explicam determinadas circunstâncias da partida e do jogo dos jogadores, por exemplo, a jogadora que quebra mais serviços das adversárias é a Dementieva, e por isso está nas Top Ten, porém entre as Top Ten, Dementieva é a tenista que mais tem o seu serviço quebrado (pela fraqueza dele). Os números podem explicar, mas não acho que sirvam como fatos compropatórios de uma análise, perdoem-me os estastísticos. Ainda usando o exemplo da Dementieva (que por ser minha Deusa, é quem de fato acompanho a maioria dos jogos pela Internet ou TV) A quebra do serviço das adversárias é porque ela é muito boa devolvedora ? (para mim boa, mas nem tanto) É por ter o jogo mais consistente do fundo de quadra ?, por isso se o serviço não for espetacular o ponto será dominado pela Dementieva, para Winner ou Erro de devolução. (Esta é a minha análise ao ver os jogos), E ainda poderia ser, como já foi dito por um comentarista, que a adversária geralmente relaxa no seu saque porque sabe que terá chance no saque dela. (Não acho que neste nível de tênis alguém dê sopa para o azar). Portanto, fora da área específica da Matemática, Física, Engenharia, etc…., números não são fatos, são apenas números.


  29. George..
    Sobre a nota 1) sobre a equiparação dos seeds que caíram, na verdade se Cornet cair, a pontuação vai de 135 para 154 e não 144!
    Apesar de que a lista esteja errada, pois como já apontaram, Srebotnik tá vivinha da silva, e Tursunov ainda não foi para casa, entre outros…
    Não há realmente um critério justo..


  30. Oi, Alexandre.
    1) Torça mesmo contra este time da estrela solitária, que acaba de empatar o jogo. Se o timão perder hoje (estou assistindo), aí é que eu vou mesmo centrar meu foco na Sharapova. É muito sofrimento para um dia só. (rsrs)
    2) …
    OPA, Acabamos de fazer 2×1 … não dá pra terminar meu comentário !
    Te respondo assim que possível.
    Abração !!!


  31. Eduardo Oliveira,
    Valeu pelas correções. Mas o espírito da coisa se mantém. Para argumentar sobre o equilíbrio entre os top 100 da ATP ou WTA, temos que nos valer destas métricas. Duro vai ser contar quantos 60 62, ou qq placar que seja, na primeira rodada (rsrs). O Importante é respeitar as diferenças. Assim como eu acho que jogo de duplas e de simples são quase esportes diferentes, o tenis masculino e o feminino também podem ser analisados desta maneira. Tanto é que nos GS, os jogos do masculino são melhor de 5 sets e no feminino de 3. Eu gosto mais, atualmente, do circuito WTA.
    Abraço !!!


  32. Oi, George.

    Não-tão-breve comentário durante o intervalo do jogo do seu Timão (tô torcendo aqui pro Corinthians - é sério!).

    Antes de mais nada, se eu não colocar umas perguntas provocativas aqui de vez em quando, o blog tende a ficar meio sem sal, não acha? Rsrs. Acho incrível como os debates ficam mais animados depois de um post meio polêmico (acho igualmente engraçado como as pessoas tendem a me ofender quando critico seus jogadores preferidos).

    Mas vamos lá. Concordo quando vc diz que a diferença entre um campeão e um jogador comum é que o primeiro sabe vencer quando está jogando mal. Essa qualidade é uma das muitas de Sharapova. Acho que citei várias delas enquanto a russa estava em sua fase inspirada (quase toda esta temporada). Mesmo assim, seu jogo tem falhas em alguns fundamentos. Ninguém precisaria ficar bravo comigo nem com o Paulo Cleto por apontá-las. Afinal, é outra grande característica dos grandes tenistas conseguir “esconder” seus defeitos nos torneios. É assim que se conquistam troféus.

    A crítica do post, e vc parece ter percebido isso, foi quanto ao nível técnico do feminino - não exclusivamente à Sharapova. Alguns leitores até atacaram a “minha” Ivanovic, coitada. Nem sei se leram o post inteiro, afinal coloquei a sérvia no mesmo grupo de Sharapova. Então, a crítica é a mesma às duas musas. Só aproveitei hoje para fazer isso por causa do nível baixíssimo do jogo. Uma derrota de Sharapova não mudaria nada. Para falar a verdade, comecei a escrever no meio do terceiro set.

    Quanto à questão do nível técnico, vc levanta a questão da contradição… da 103 quase bater a número 1. Eu acho que, num dia como esse de um líder de ranking, qualquer top 200 teria obrigação de vencer. Foram muitas duplas faltas e erros horrorosos. No masculino, isso simplesmente não acontece.

    Em alguns comentários, vc levanta a questão do equilíbrio. Nem levantei isso no post de hoje, pois achei que não era o caso, afinal eu estou falando de disparidade de nível técnico entre o masculino e o feminino (diferença que já foi muito menor, e não depende, necessariamente, de força física ou muscular comparáveis às dos homens), e não de diferença no equilíbrio.

    Mas já que vc levantou a questão, não acho que equilíbrio torne, necessariamente, o masculino ou o feminino mais atrativo. Afinal, se está nivelado por baixo, eu não quero ver. Vc levanta o número de cabeças-de-chave já eliminados, mas não vejo isso como indicativo de interesse. Afinal, seeds podem cair tanto por nível baixo (cabeças fracos) quanto por nível alto (não-cabeças mais fortes).

    Enfim, é pura questão de opinião. Eu, por exemplo, acho que, em uma segunda rodada de Grand Slam, é mais fácil encontrar joogos interessantes entre os homens do que entre as mulheres (Safin x Davydenko e Hewitt x Fish, por exemplo).

    Um abraço!

    P.S.: já que vc gosta de números, aqui vai um interessante. Apesar do post polêmico, só precisei apagar dois comentários. Um deles me ofendia. O outro, ofendia vc! Rsrsr.


  33. George ,o seu comentario sobre os e as seeds que ja cairam, possui alguns equivicos.
    Por exemplo:
    o seed 30(tursunov) ainda nao foi para a casa.. e sim o 31 (Seppi) e Ferrero (23) ja caiu.

    no feminino:
    a 27, Srebotnik ainda ta no pareo..


  34. Ah, Breno,
    É meu jeito de defender a WTA, eu até pedi desculpas antecipadamente. (rsrs)
    Tanta gente fala que no tenis feminino somente quando as top 10 se cruzam , ou só nas quartas de final, é que a coisa pega fogo, eu tenho que contra-argumentar. Os números às vezes mentem também, reconheço. Mas quando ficamos discutindo na base do “eu acho”, nada é melhor do que medir as teorias em números. Como o assunto é Ranking (números), eu os uso como argumento … é só isto.
    Boa noite a todos !!!


  35. A George,

    a Bartoli e Vaidisova eliminadas na 1 rodada não é bem uma zebra né? - rsrsrsr

    Mal posso esperar para chegar Wimbledom e a Bartoli perder uns 700 pontos e voltar para o final do TOP 20, aliás de onde não deveria ter saido.


  36. Apesar de ser fã da Maria, eu tenho ctz q mais cedo mais tarde a Ivanovic irá ganhar um GS, aliás não só ela como algumas outras tops. Acho improvavel que os titulos fiquem só nas mãos da Maria e das irmãs Wlliams. Tb acho que veremos muitas oscilações no topo do ranking. Honestamente não vejo hj nenhuma tenista com maturidade de se manter no topo do ranking por muito tempo como a Henin fez, talvez a Serena mas ela praticamente só joga os GS e alguns Tier 1 ( se bem que esse ano até q ela tá jogando bastante) ai fica dificil de somar pontos.


  37. ATP x WTA - Zebras na primeira rodada

    No Masculino caíram 8 seed’s: 11,13,16,17,20,29,30,32 (soma 148)
    No Feminino. caíram 7 seed´s: 9,15,17,20,23,24,27 (soma 135)

    Notas:
    1)Cornet, seed 19, ainda pode perder para G. Dulko (ARG). Neste caso, soma das seeds derrotadas na 1. rodada seria 144 (menos que 148)
    2)Isto é um “indicador de zebras”: não estou vendo diferença significativa. Lembrado que neste indicador, “menos” é “mais”: quanto menor a soma, maior é o “índice” de zebras.
    3) E quando há mais “zebras”, maior é o “equilíbrio”, ou estou errado ?

    Novo empate entre ATP e WTA: desculpem se insisto em argumentar com “números”. Mas eles não podem ser desprezados: afinal, no que consiste o Ranking ?

    Sds !!!


  38. Eu sou fã da Ivanovic e respeito a Sharapova. Muita gente não está sabendo respeitar o tênis da Ana Ivanovic, pois falam que a Maria é bem melhor, mas a Ana é a segunda melhor do Ranking Mundial. E quem disse que ela nunca ganhou um Grand Slam, ela tem muito tempo ainda e com CERTEZA vai conseguir muitos.
    Boa Noite!!!


  39. Maria jogo mal mesmo, gente opiniao é opiniao
    se ele prefere os jogos msculinos nao tem problema é a opiniao dele
    nao precisa criar caso por isso


  40. Eu também concordo com os que disseram que o responsável pelo blog foi infeliz nas comparações entre tênis masculino e feminino.
    Sharapova teve atuação pífia no saibro e é a número 1…Pete Sampras que indiscutivelmente foi um dos maiores da História também tinha atuações fracas no saibro…
    Sharapova cometeu 17 duplas faltas…Mas sempre nos momentos decisivos ela encaixava bons serviços, na verdade foi com eles que ela “venceu” o jogo.
    Quem não se lembra do jogo do Guga contra o Michael Russel em 2001…
    Ou do Federer em sua estréia em Monte Carlo,,,
    Eu não sou fã de Sharapova, apenas estou usando o ponto de partida da discussão do blog.


  41. a sharapova tá longe de ser uma grande jogadora
    a ivanovic e a jankovic sao mais habilidosas

    alexandre quando vc diz saudades da henin seria melhor falar saudades da hingis


  42. acho engraçado alguém criticar o tenis feminino só por que a sharapova jogou mal e ainda ganhou.quantas vezes o nadal jogou mal e ganhou principalmente no saibro e num foi da numero 103 do mundo(a semifinal de hamburgo do ano passado contra o hewiet foi o pior jogo do nadal no saibro que já vi).o federer também cansou de fazer isso no caso dele é pior ainda por que os jogadores perdiam antes da partida começar como no caso do rodick e do davidenko( a semifinal de rolandgarros ano passado foi incrivel ,ele sacou pra fechar os 3 sets e perdeu por 3 a 0).Se fosse o federer todo mundo iria elogiar falando que ele prova que é campeão e vence mesmo jogando mal agora quando é a sharapova todo mundo fala mal.Também gosto mais do feminino por que no masculino todo mundo já sabe que a semi vai ter federer nadal e djokovic ,o resto da atp não tem nivel pra jogar com eles.já no feminino duvido que alguém acerte as 4.acho injusto falar que o feminino é pior por que tem mais 6-0,6-1.Isso só acontece porque o saque no masculino é mais forte portanto mais dificil de quebrar por isso tem mais 6-4 e não por que o numero 100 do mundo tem um jogo parecido com o do numero 1 a prova disso é que o 100 sempre perde pro 1.Para mim o masculino tá quase igual o feminino de uns 20 anos atrás onde os 4 primeiros sempre tavam na semifinal .


  43. Rafael, há um equívoco no seu comentário, quanto ao nivelamento, tanto por cima quanto por baixo abre as mesmas possibilidades para o confronto. A Rodina é 103 e quase levou hoje a 1 a se despedir mais cedo. Ao contrário do que você disse, já ví (e muitas vezes) Nadal, Federer e Djocovic ganharem sem jogar bem e de jogadores top 100. Já que a diferença entre os tênis já foi tão propagada por aqui, deixe-me esclarecer uns pontos, aliás UM ponto específico e simples : FORÇA. Pela composição orgânica do organismo, de maneira geral, os homens são mais fortes que mulheres. Este ítem foi introduzido no masculino décadas atrás, Connors já tinha uma pancada razoável, e a força foi ganhando espaço ante a técnica (e por isso o mesmo Connors ficou séculos como número 1), Aí outros jogadores precisaram aliar a força a técnica para superá-los e chegamos ao Federer (vide slice de esquerda) e Nadal (top spin), fortes e técnicos. As mulheres a força praticamente iniciou com a Navratilova que também dominou durante anos. Depois a dominação ficou variando entre técnicas e fortes com temperos do outro. Ou alguém vai dizer que a Davenport, Mauresmo, Seles e irmãs Williams, não tinham golpes habilidosos ?, ou que a Clisters (para mim melhor que a Henin), Graff e Hingis não batiam com força quando precisavam ?. A maioria das comentários, pelo que percebo, demonstra que ainda não há uma percepção (para mim clara), de que estas novas tenistas como a Sharapova (Deus me perdoe, estou elogiando-a muito ultimamente) Ivanovich, Kusnetsova, minha linda Dementieva (apesar do saque), estão alcançando um equilibrio entre a técnica e a força (muita força e muita técnica).
    Com isso a posição de número 1 vai ficar variando, não por estar nivelado por baixo, mas por cima. Os jogos femininos nunca foram tão interessantes (e não pelo aspecto beleza, por que neste então são jogos imperdíveis) a ponto de como no Masculino, a Sharapova jogar terrivelmente mal e vencer, como o Federer cansou de fazer no Masculino, mesmo quando ele joga mal ele vence.
    Aos saudosistas (em muitos aspectos da vida e esporte eu sou um), digo que no tênis feminino não sou. Sharapova num bom dia venceria a Navratilova num bom dia, A Dementieva num bom dia venceria a Graff num bom dia, e assim a Ivanovic venceria a Hingis A Kusnetsova a Seles, etc. O nivelamento entre as tops de hoje é que fazem com que elas num dia péssimo saiam cedo.
    E quanto a comparação, no dia em que as mulheres se igualarem aos homens, meu interesse pelo esporte feminino se vai, pelo simples fatos de que elas estarão masculinizadas. E graças a Deus, Sharapova, Dementieva e Ivanovic e um monte destas novas que estão surgindo são femininas pra caramba. Como já é dito : VIVA A DIFERENÇA. Esta diferença é o que me faz, a excessão de um jogo do Nadal, Federer e Djokovic, se num canal estiver um jogo feminino e no outro estiver um masculino, fico no canal do feminino, e se for a Dementieva, não tem para ninguém, é neste que fico.


  44. Correção: Feminino.: 2×0 = 36 ocorrencias, 2×1 = 28. (total 64).


  45. ATP X WTA - Gosto é gosto …

    Eu gosto um pouco mais dos jogos femininos.
    Porque há mais quebras de saque, os placares são bem estranhos, enfim, são jogos mais imprevisíveis. Talvez isto seja também por culpa das TV´s, que passam muito mais jogos da ATP do que da WTA, gerando mais interesse em mim em ver os jogos da WTA.
    Um exemplo clássico de placar bizarro, foi na semi-final do US OPEN 2006:

    M. SHARAPOVA 2×1 A. MAURESMO (6-0 4-6 6-0) !!!

    E quanto ao excesso de 2×0 nas primeiras rodadas de GS, fiz um levantamento da primeira rodada deste RG 2008.

    Masculino: 3×0 = 36 ocorrencias, 3×1 = 18, 3×2 = 10. (total 64).
    Feminino.: 2×0 = 36 ocorrencias, 2×0 = 28. (total 64).
    Ou seja, empate em termos “equilíbrio”.

    Os números podem não ser exatos (contei desistências como 3×0 ou 2×0). Mas a idéia de que há mais equilíbrio no masculino, pelo menos em termos de placares, eu rebato com estes números. Não contei o número de zebras (esta tarefa demandaria muito tempo). Mas deve estar “pau-a-pau” também.

    Quanto à qualidade técnica … bem, acho que devemos considerar as diferenças entre atletas masculinos e femininos, fica difícil comparar. Deste modo, termino como comecei: gosto é gosto …

    Abraços a todos !!!


  46. A HENIN SAIU DEPOIS QUE CONCLUIU QUE NÃO SERIA MAIS CAMPEÃO APENAS COM JOGADAS MUITO BEM ELABORADAS, PORÉM SEM VELOCIDADE.
    As outras meninas “descobriram” que “ELA” não era tão invensível como parecia.
    INVENSÍVEL SIM, TROCANDO BOLAS COM A HABILIDADE, PORÉM COM RAPIDEZ NAS JOGADAS E NA MOVIMENTAÇÃO A HISTÓRIA FICOU OUTRA.
    E, é lógico, que quando “ELA” sentiu que as coisas estavam mudando, PAROU.
    Outros como O GUGA, O SAFIN, O FERRERO, A MAURESMO, O HEWITT, O AGASSI, O SAMPRAS, e muitos outros etc… não perderam o gosto (TESÃO) pelo TÊNIS por não estarem sendo campeões ininterruptamente.
    PARABÉNS, MAS PARABÉNS MESMO, FEDERER, POR ESTARES TENDO DIFICULDADES NESTE ANO DE 2008 E NÃO TERES DITO QUE ESTÁS PERDENDO O TESÃO DEPOIS DE TANTAS VITÓRIAS.
    ISTO É SER EXEMPLO DE VERDADEIRO CAMPEÃO, NO TOPO E NA MEIA ADVERSIDADE.
    Cordialmente, Paulo Silva.


  47. Claro que ela é sim a número 1!! Ela conquistou essa posição com muitos méritos, esse ano foram 3 títulos sendo 1 GS e 27 vitórias. Não vai ser uma performance fraca em um jogo que vai mudar isso.

    Pq quando a Henin perdeu de 6×4/6×0 p Maria e 6×2/6×0 p Serena, ninguem falou nd e não questionou-se a sua posição de número 1 no ranking, afinal nimguem espera que o número 1 fique levando pneus toda hora, neh?

    É claro q nimguem imagina que a número 1 faça 17 duplas faltas e 68 erros não forçados, mas como várias pessoas disseram foi apenas um dia ruim. Se alguem espera que pelo fato do tenista (homem ou melhor), só porque está no topo do ranking, não tenha maus momentos e jogue mal as vezes, me desculpe mas é melhor procurar outro esporte para assistir.

    Abs


  48. Não sei o pq os fãs da Sharapova sempre tem que colocar a Ivanovic no meio,aff!
    Já ficou claro que Ana Ivanovic e Maria Sharapova são totalmente diferentes,de jogo,de beleza,de tudo. Essa comparação não tem cabimento.
    Eu sou fã da Ana, mais tbm achei esse título sem noção. Todo mundo tem um dia ruim. Como ela teve em Berlim, todas as jogadoras são diferentes e tem dias que estão bem, e dias que estão mal.

    E eu gosto mais das mulheres jogando do que dos homens. E agor sem a supremacia Henin ficou mais quente a disputa, pq agora tem muitas jogadoras com possibilidades reais de se tornarem a número 1 do mundo, diferente do masculino que fica a mesma panelinha.


  49. Alexandre,
    Confesso que certas perguntas em seus Posts são meio provocativas, não propriamente ofensivas. Olha só:
    14/04/08 “Rainha até no Saibro?” - minha resposta: lógico que não.
    28/05/08 “Essa é a número 1?” - minha resposta: lógico que sim.
    Todos sabemos que o Saibro não é o forte de Sharapova, que os jogos de estréia são nervosos, que Maria não joga bem com o vento (não é desculpa, é fato).
    Tomei um susto com o jogo de Sharapova hoje. Em seguida, outro susto: este Post. (rsrs)
    Demorei a me acalmar. Foi quase a repetição do pesadelo “Radwanska” no US 2007 (e curiosamente também sob o sol e o vento).

    Bom, para esta parte do Post, eu respondo assim:
    Sharapova jogou mal uma partida e venceu. E como fica aquela famosa frase, que é praticamente um consenso ?
    ———————————————————————————————————————————————————————–
    “A diferença entre um campeão e um jogador comum, é que o campeão sabe vencer mesmo jogando mal”.
    ———————————————————————————————————————————————————————–
    E para a parte de nível técnico:
    Vc sempre diz que na masculino um top 50 pode ganhar de um top 10, como exemplo de que o no masculino há mais equilíbrio. E olha o que aconteceu no feminino: Uma jogadora Rank 103 quase vence a número 1.
    Isto não seria uma contradição ?
    Já sei, já sei … mas as zebras do masculino são com jogos melhores, né ? Pode ser, mas mantenho minha “provocação” também. (rsrs)

    Bom Alexandre, eu ainda volto a comentar neste Post. Pois concordo com vc quando diz que este tipo de Post é para trocar idéias, numa boa e sem ofensas .
    OBS: fiquei imaginando no início: se Sharapova tivesse perdido, com seria este Post ? Credo, já parei de imaginar.

    Até mais e um abraço !!!


  50. Eu acredito que a principal comparacao que o Alexandre quis fazer, nao foi exatamente com relacao ao tenis jogado por uma mulher ou por um homem. Eh mais com relacao ao nivel tecnico, a diferenca e tal…

    Se o Nadal (2 do mundo), jogasse dessa forma como a Maria jogou hoje, ele simplesmente seria atropelado pelo Belucci por exemplo, e isto ocorre porque o tenis masculino eh nivelado por cima, ou seja, todos sao muito bons, numero 1 ou numero 100, todos dominam o esporte em todos os aspectos.

    No tenis feminino, eh diferente. As jogadoras tops conseguem jogar desse jeito e ainda ganhar. Obvio que tdo mundo sabe que foi apenas um mal dia da Maria, mas a verdade eh que no pior dia da vida dela, ela ainda ganha o jogo, e justo pela limitacao das outras jogadoras.

    Nisso eu concordo plenamente com o Alexandre… o tenis feminino nivela muito por baixo, com rarissimas excecoes.


  51. Não sei como algumas pessoas ainda tem coragem de falar mal da Maria,só porq ela jogou mal um jogo todos os que não são fãs dela fazem questão de falar mal dela.Quero ver pegar e comparar com a Ivanovic,a sérvia não chega nem aos pés da Maria,não se pode nem comparar as duas,Sharapova ganha disparado dela em tudo,no jogo,na beleza,…….Não é só porq ela jogou mal hoje q alguém tem q perguntar “Essa é a número 1?”Isso não tem lógica,todo mundo sabe que ela é a melhor,idependentemente de ela ser ou não a número 1,Mas ela é a número 1,aí os invejosos fãs da sérvia Ivanovic não se conformam da Maria ser melhor.Vamos Maria,esse ano o a vitória de Roland Garros é sua!!!!!


  52. Olha, que nem Guillermo Coria (Rei das Dupla-Faltas) fez em 4 sets, o que Sharapova fez em 3!!!!


  53. Mesmo ela tendo seus altos e baixos isso não importa porque ela é a nº 1 e representa MTO bem a posição…

    Se a Ivanovic fosse tão boa assim já teria ganhado algum Grand Slam oras…

    Dúvido que ela leve RG…

    Confio mto na Masha pra levar esse tíltulo mesmo qdo todo mundo está torcendo contra!


  54. Uma coisa é verdade, no feminino nunca uma top 50 vai ganhar de uma top 10! Já no masculino, apesar de tambem não ser mto frequente isso, acontece. Outra coisa que tbm as vezes deixa o feminino chato são aqueles varios jogos com os placares de 6×1 6×0 , 6×0 6×2, ou seja, jogos com poucas emoções! Mas mesmo assim existem jogos de otimo nivel, e tbm gosto mto da chave feminina, Como disse um amigo ai embaixo na chave feminina oque pega mesmo é depois das quartas de final!


  55. Errei o ponto de exclamação no post de baixo!
    seria
    A HENIN NUNCA JOGOU MAL NA VIDA DELA?


  56. Olha Alexandre,
    Hoje nao foi um dia bom para MARIA, ela nao jogou bem, quer dizer jogou mal, mas foi so um dia ruim e de muito vento no qual MARIA nao se sentiu a vontade em quadra..
    Sempre soube que voce gostava mais do tenis masculino do que do feminino, mas nesse post acho que voce estrapolou e passou dos limites e deveria ser um pouco menos ofensivo.. Hoje o tenis feminino esta muito mais aberto que o masculino e isso é inegavel..Gosto tanto do masculino quanto do feminino, com uma “leve”(leia -se grande)preferencia pelo ultimo..e acho que nao sou o unico…

    Ah, e nao pode esquecer que muitos dos frequentadoes do Blog sao mais WTA que ATP, tanto que os posts de WTA possuem muito mais comentarios que da ATP..

    Abraços


  57. Alexandre apenas uma pergunta:
    A HENIN NUNCA JOGOU MAL NA VIDA DELA!
    essa foi uma partida que a sharapova jogou EXTREMAMENTE MAL
    acontence com todas até mesmo com a n1 do mundo!
    agr quero ver o dia que a sua ivanovic for n1 (espero que nunca) e fizer um jogo extremamente mal igual da sharapova hj pra ver oq vc vai flar!
    Eh sempre assim a Sharapova ganha ningueim fla nada, agr ela joga mal o mundo inteiro cai em cima dela!
    Deixem a Sharapova em paz!
    Que saco!


  58. Alexandre.
    Maria jogou mal.
    Mas ninguém se lembra do ano passado.

    A história está QUASE se repetindo.

    Passou no Australian Open na primeira Rodada com um 9×7 pela Camille Pin.

    E bateu muitas excelentes jogadoras depoi.s

    Na final por ser a número 1( !!!!! ) Ela achou que ia ganhar facil de Serena e perdeu de
    6×1 6×2.

    Para mim, a primeira rodada é muita pressão.

    Pra quem já teve em um ano (2006) 5×1 e saque ( no terceiro SET) contra Safina e perde o jogo.

    Sharapova teve momentos traumatizantes em R.G .

    Então para ela seria bem mais fácil jogar numa quadra 17 do que na principal.
    Olha a pressão.

    Pra mim se ela chegar as SF e defender os pontos tá excelente.

    IVANOVIC IRÁ PERDER PARA SERENA WILLIAMS ENTÃO
    SHARAPOVA SERÁ POR AO MENOS MAIS 1 SEMANA NÚMERO 1!!!!!!!!!!!!!!!!


  59. Se alguém quiser ver jogo da Henin vão compra um dvd e pronto.Se não tá contente com o tênis feminino,simplesmente não assista,poque por fora é facil fala mal.


  60. Alexandre, concordo totalmente com voce, o tenis feminino deixa a desejar.. o jogo só é bom entre as Top 10 (e olha lá!)
    Claro que nao dá pra comparar com o masculino.
    A Henin era um excessão e a gritona da sharapova nao chega nem aos pés..

    A tv só devia transmitir tenis feminino das quartas de final em diante.. rsrrsrs
    brincadeira!!


  61. Nossa eu achei as críticas a sharapova muito efusivas no post de hoje do blog………!!! E o título do posto entaum: “Essa é a numero 1″ Putzzzz foi de doer………! Infelizmente nao vi esse jogo de hj da maria sharapova, mas pelo q conheço do tenis dela, deve ter sido um péssimo dia ! Sou uma super fã dela sim, mas sou bem realista quanto as falhas do seu jogo !!! Tb nao gosto dessas comparações com o tenis masculino………achu incabíveis e muito óbvio a diferença entre eles !!!
    Eu como Fã das tenistas russas (com excessão da sérvia Ivanovic) espero q a Sharapova evolua com o decorrer do torneio e possa provar porque ela está no topo do tênis mundial !!! Torço incondiocionalmente pra ela seja campeã……..!!!
    Um abraço a todos


  62. Letícia, já apareceram, várias. Tanto que ela só estava levando paulada. Concordo com o Tristan, ela vinha ladeira abaixo. E digo mais, as que estão vindo podem ser tão arrogantes quanto ela: “Nâo tenho mais o desejo interior de vencer”, conta outra, mas pelo menos não tem sua cara de fuinha. As jogadoras novas dá prazer de assistir mesmo quando não jogam bem. O mesmo jamias poderia dizer da Henin-ardendo da desculpa arranjada.


  63. quem madou dizer que a Henin era “uma boa jogadora do saibro”????!!!!!!!!
    Foi castigo…entrou de salto alto….
    Abre o olho menina….

    Roland Garros não é Amelie Island!!!!!!!!!


  64. QUE APARELÇA LOGO UMA SUBSTITUTA PARA A BAIXINHA!!!! PQ TÁ DURO ASSISTIR O TÊNIS FEMININO!!!
    AH HENIN QUE SAUDADESSSSSSS!!


  65. concordo c/ vc q o nivel do tenis feminino ñ é lá dos mais altos, mas tem uma exceção e ela se chama Ana Ivanovic!!!
    ela eh diferenciada em todos os sentidos!!!
    c/ certeza o titulo de roland garros deste ano é dela!!!


  66. Só um adendo, Alexandre…embora não tenha utilizado a palavra “desprezível”, o que vc quis insinuar com a chamada “Essa é a número 1″?


  67. E não, não acho que o tênis feminino esteja nivelado por baixo. Qualquer uma das russas : Dementieva (mesmo com a deficiência do saque) , Sharapova, Kusnetsova, Safina, etc etc e até a Myskina, que vai voltar, poderiam fazer um belo jogo e vencer a Navratilova, Evert, Graff, Seles. (Desde garoto, há 30 anos atrás, que acompanho tênis, masculino e feminino. Portanto as ví jogar, eram mais técnicas, porque não tinham força. Hoje elas tem a força, portanto não precisam ser tão técnicas assim, tanto é, que aquelas que só tem a técnica mal cabiam na Top Ten. A Henin pode dar a desculpa que quiser, mas ela viu pelos resultados deste ano, que só com a técnica dela não venceria os torneios e por isso saiu fora enquanto estava por cima, pois não tenho dúvida nenhuma que o caminho da Henin nos próximos anos seria ladeira abaixo, mesmo que mantivesse a “Gana” que ela disse ter perdido. Como dizia meu sábio avô : Parole, Parole. A única coisa certa é a seguinte, aquela jogadora que tiver força e técnica aliadas, quanto mais em cada melhor, terá possibilidade de se manter nas tops, porque com a entradas dessas jovens jogadoras que estão surpreendendo, este vai ser constantemente modificado, e não, isto não é estar nivelado por baixo. Só para constar, tenho muito mais prazer, estético e esportivo assistindo o tênis feminino hoje, que nos anos anteriores a Dementieva e as tenistas da antiga cortina de ferro. Prazer esportivo igualado ao do masculino de 20 anos atrás, do Connors, Borg, MacEnroe, e mais recente do Guga, Agassi. E hoje, restrito aos três, Nadal, Djokovic e Federer. Só mais um lembrete para Alexandre, as mulheres variam o espírito e disposição física conforme o período do ciclo, já dizia meu mestre em Medicina Elsimar Coutinho. Portanto, hoje a Sharapova pode ter sofrido por estar num DAQUELES dias.


  68. Caro Alexandre, esta é a segunda e última vez que comento neste post específico. Não gosto de réplicas e tréplicas. Nunca gostei muito destes alongamentos… ainda mais quando se sabe de antemão que isto não levará a lugar nenhum, levando-se em conta o histórico da questão. Primeiro, li o post do Daniel sim, e vi que vc explicou que era uma brincadeira, mas vc criou o efeito que queria, e eu apenas utilizei o mesmo subterfúgio que vc. Segundo, nunca poderia ofendê-lo pessoalmente, pois tenho a mesma formação jurídica que vc, e não vejo pq “fleuma de bacharel em direito” possa ser considerado ofensa. Sempre frequentei este blog com respeito a todos, inclusive a vc, e assim espero continuar. Apesar de ter feito um desabafo, e como tal, emitir minha opinião, acredito ter sido clara ao afirmar que o que eu não entendo é o porque de tantas comparações entre o tênis masculino e feminino. As diferenças e limitações são óbvias, mas não por isso o tênis feminino é menos interessante que o masculino, ao menos, não para alguns. Critico, e continuarei criticando, quem fica olhando para o passado. Na minha humilde opinião, de mera amante do tênis, a Graff foi a jogadora mais completa de todos os tempos, mas não posso esperar que surja uma nova Graff para que o tênis feminino tenha o seu valor. Digo o mesmo da Henin. Assim como vc, sinto muito prazer vendo um jogo masculino e o alto nível técnico em partidas inesperadas, mas repito, não preciso desmerecer o tênis feminino para valorizar, ainda mais, o masculino. Era só isso o que eu queria dizer no meu comentário anterior. Talvez por ter tomado a forma de um desabafo, tenha parecido algo mais intenso do que queria que realmente parecesse. Mas para que servem os desabafos, senão para expressarmos tudo aquilo que pensamos, mas só temos coragem de falar depois de uma “motivação” emocional??? Não posso negar que vc nos motiva a falar, para o bem ou para o mal. Nos “vemos” nos outros posts. Abraços.


  69. Não sou fã da Sharapova, torci até pela outra russa, mas quando precisou a Sharapova teve nível mental aonde muitas tenistas, inclusive minhas favoritas teriam perdido a partida. Concordo com a Tatiana numa coisa, o tênis feminino é mais empolgante que o masculino, além de indiscutivelmente muito mais belo (Olhar o rosto, sorriso e pernas da Dementieva valem qualquer preço de ingresso, ainda tem a Ivanovic, Cornet, Kirilenko) em estética das jogadoras e do jogo. Pancadaria, vejo mesmo é no masculino.
    Esta não previsibilidade do feminino faz com que sempre haja muitos erros nas previsões, hoje mesmo a derrota da Sharapova (foi por muito pouco), poderia ter derrubado muitos jogadores do post de palpites abaixo. Já no masculino alguma dúvida ? Semi-final = Djokovic e Nadal, do outro lado Federer, que vai torcer como maluco pelo Djokovic para ter uma chance de título em Roland Garros.
    No feminino, vale apenas a torcida, a previsibilidade é nula. Qualquer uma das russas pode chegar a final pela chave da Sharapova, Dementieva, Safina, Kusnetsova, Shakvetadze. Do outro lado, em questões de pátria, loteria completa. Não é bem melhor assim ?


  70. Tatiana, algumas observações sobre o seu comentário:

    1) Eu não disse que Sharapova é desprezível. Ficou até engraçado isso.. rsrs
    2) Se vc leu o post sobre o Daniel, deve ter visto que eu mesmo escrevi que o título era uma brincadeira.
    3) Não entendo até hoje a necessidade de ataques pessoais (no caso, à minha formação profissional) só por causa de opiniões diferentes. A função do blog é essa: criar discussões saudáveis. Ninguém precisa se ofender porque discorda disso ou daquilo, seja eu ou qualquer leitor que exponha sua opinião aqui na página.

    Vamos ao que importa… rende um debate interessante essa questão do torneio feminino estar “aberto”, enquanto o masculino, em sua opinião, está restrito a três jogadores. Entra toda uma questão de ponto de vista. Eu, por exemplo, acho que o feminino está nivelado por baixo. Seja pq Sharapova e Ivanovic batem forte, mas não têm variação de jogo, pq Serena e Venus já conquistaram títulos demais e não reencontram a motivação de outros tempos, pq Davenport nem se dau ao trabalho de ir a Paris ou pq Jankovic e Kuznetsova são limitadas demais… e por aí vai. Mas eu nem acho o feminino tão equilibrado assim…

    No masculino, que eu também não acho tão desequilibrado assim a ponto de ficar desinteressante, é possível ver um jogo de equilibrado e de alto nível técnico entre o tricampeão do torneio (Nadal) e alguém entre os 80 do mundo (no caso, Bellucci) , sem que o número 2 do mundo esteja jogando terrivelmente mal.

    Como eu disse antes, é questão de opinião. Eu prefiro o masculino. E ninguém precisa brigar ou ofender por causa disso.

    Um abraço.


  71. Sabe Alexandre, vc as vezes decepciona muito… A Sharapova jogou muito mal, tanto que eu fui a primeira a postar lá embaixo e perguntar se ela poderia jogar pior que isso. Tenebroso seu rendimento HOJE. Este é um ponto. Fato. Agora vc fazer sensacionalismo com base em uma péssima estréia é que é lamentável. Ninguém tem culpa da Henin ter saído. Opção dela. Agora temos que valorizar quem ficou. Lembro bem de um post que vc colocou no final da vitória da Sharapova contra a Henin em que dizia que ela tinha jogado um “tênis de campeã”. Agora ela deve ser considerada uma jogadora desprezível por ter jogado muito mal uma partida??? E o que ela vem fazendo este ano??? Memória de brasileiro é curta mesmo… Talvez seja a “influência”… Não espero que vc fale bem da Sharapova, nunca esperei, ainda mais quando ela joga mal assim, mas acho que como jornalista vc poderia ser um pouco mais “sensato” e “paciente”, e deixar de lado, um pouquinho, a sua fleuma de bacharel em direito. O Daniel (registre-se que eu estava acompanhando e torcendo pelo brasileiro, que diga-se de passagem estava jogando bem) ganha um jogo que estava perdendo em função da desistência do adversário e é um “DEMOLIDOR”??? Desculpe se estou sendo muito efusiva, mas estou cansada de ver os jornalistas desmerecendo o tênis feminino, não falo aqui só da Sharapova. Nós temos um torneio feminino completamente aberto, e um masculino praticamente restrito a 3 jogadores…O mesmo número um há anos…Para mim, isso sim é um desequilíbrio, embora adore o tênis masculino. Não sei porque compará-los a todo momento. Realmente não entendo porque as diferenças têm que ser tão ofensivas. Pode considerar isto um desabafo, mas creio que não foi menos do que o que fez no post. No mais, vou continuar torcendo para que o tênis feminino evolua, e para isso, tenho que torcer pelo desenvolvimento e aperfeiçoamente de quem faz parte dele, HOJE. Abraços, de qualquer forma.


  72. A Sharapova é numero 1 do mundo mas no saibro ela passa longe disso, hoje realmente foi terrível.Voleio ,slice, drop shot passa longe do jogo da Maria o negocio e pancado com backhand no fundo de quadra.

    68 erros não forçados
    17 duplas faltas

    o bom é saber que pior que isso não vai ficar.


  73. Alexandre,

    dessa vez devo concordar com vc. Apesar do vento sempre atrapalhar a Maria ( é incrivel como ela joga mal quando esta ventando), isso não pode ser usado como desculpa p o jogo horroroso de hj. Acho que ela bateu tds os seus recordes de erros não forçados e duplas faltas em uma so partida. De fato, acho que o rank de 103 (ou 106) da Rodina, não condiz com o sue nivel de jogo, achei que ela jogou mt melhor do que umas tenistas do top 50, 60.

    Acretido que tenha sido só um dia ruim p Maria. Vamos esperar as proximas rodadas para ver como ela esta realmente.

    Abs