Polêmica da “Taça das Bolinhas” pode ter novo capítulo e reviravolta

qua, 14/04/10
por thiago lavinas |
categoria Flamengo, São Paulo

  • Sharebar

A polêmica da Taça das Bolinhas pode não ter um ponto final nesta quarta-feira. E ganhar novos capítulos nos próximos dias. Quando se reuniu com Ricardo Teixeira na semana passada, Patrícia Amorim citou um documento assinado pelo presidente do Sport aceitando dividir o título de 1987 com o Flamengo. O presidente da CBF pediu, então, que ela o entregasse para ser encaminhado ao departamento jurídico, que estudava o caso. Mas a tal ata nunca chegou à entidade.

Agora, após a CBF declarar o São Paulo como o dono da “Taça das Bolinhas”, o documento finalmente apareceu. Foi divulgado pela assessoria do ex-presidente Marcio Braga. Trata-se de uma cópia de uma ata da Assembleia Geral do Clube dos Treze, em 1997, onde o Sport, para passar a fazer parte da entidade, precisava aceitar dividir o título de 1987 com o Flamengo. Junto com a divulgação do documento, a assessoria de Marcio Braga acusou o presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, de jamais tê-lo encaminhado à CBF.

De qualquer forma, uma pessoa da cúpula da CBF disse à coluna que se o Flamengo apresentar o documento existe a chance de o presidente Ricardo Teixeira analisar novamente o caso. O Sport continuaria sendo o campeão brasileiro daquele ano já que há uma decisão em última instância do Superior Tribunal de Justiça e a CBF nada pode fazer em relação a isso. Mas a “Taça das Bolinhas” poderia parar na Gávea já que todos os clubes – inclusive o São Paulo – aceitaram que o título de 1987 seria dividido entre Sport e Flamengo. Resta saber se Patrícia Amorim, que convocou uma coletiva para esta quinta-feira, tem o documento em mãos.

No último fim de semana, Marcio Braga pediu a Patrícia Amorim para apoiar Kleber Leite na eleição para a presidência do Clube dos 13 contra Fábio Koff. Isso porque nas contas dos aliados de Kleber Leite, a votação estaria empatada por 10 a 10 (e com a igualdade Koff venceria por ser o candidato mais velho, como prevê o estatuto). A mudança de posição do Flamengo daria a vitória ao ex-presidente rubro-negro. Mas Patrícia Amorim não aceitou trocar o voto e, diante disso, Bahia e Fluminense também resolveram deixar Kleber Leite e ir para o lado vencedor. No fim, Fábio Koff levou por 12 a 8.

Ficam as perguntas: Por que Marcio Braga, presidente do Flamengo até o ano passado, nunca levou o documento à CBF? Ou mesmo o Clube dos Treze? E por que o documento só apareceu agora?

.

.

.

.

.

.

compartilhar

13 Comentários para “Polêmica da “Taça das Bolinhas” pode ter novo capítulo e reviravolta”

  1. 1
    Amauri:

    esse documento é uma grande palhaçada, “ESPORTE RECIFE” que time é esse???? hahahahaha

  2. 2
    João:

    Dá pra parar com a CHORADEIRA e quer voltar logo pra escola.
    São Paulo é o ÚNICO HEXA PRONTO E ACABOU!!!!

  3. 3
    Victor:

    É estranho, isso só ter aparecido agora, mas… Vamos lá Mengão!

  4. 4
    Victor:

    Outra coisa que acabei de lembrar Thiago. Documentos assinados sob coação não tem o menor valor legal. Não existe como provar se era vontade do Sport assinar o documento ou se ele so assinou por ter sido pressionado pelo clube dos 13 sob pena de não ser aceito na entidade. Se a CBF aceitar esse documento e dividir o título isso será um erro absurdo.

  5. 5
    Rodrigo:

    O documento não traduz objetivamente a aceitação do ESPORTE CLUBE em “dividir” o título.
    O Flamengo está fazendo sua própria interpretação sobre a ATA. E uma leitura simples pode se deduzir isto.
    O São Paulo é o verdadeiro PENTA Campeão, de forma incontestável.

  6. 6
    leandro de moraes leite:

    CAROS AMIGOS DESPORTISTAS,VAMOS LEMBRAR QUE EM 87 A CBF ESTAVA FALÍDA E A COPA UNIÃO,ASSIM COMO A JOÃO HAVELANGE,FOI O PRINCIPAL CAMPEONATO DO BRASIL,SENDO ASSIM,O BRASILEIRÃO DAQUELE ANO,AGORA, SE O FLAMENGO É OU NÃO É CONSIDERADO HEXA PELA CBF POUCO IMPORTA,ATÉ POR QUE SE HOJE COM A MÍDIA TODA LIGADA E AS INFORMAÇÕES NA VELOCIDADE DA LUZ É DIFICIL DAR CREDIBILIDADE Á CBF,IMAGINAM CAROS AMIGOS,COMO ERA Á 23 ANOS ATRÁS, O IMPORTANTE É QUE EM 2010 O UNICO CLUBE QUE PODE JOGAR COM O ESCUDO DA CBF EM SEU UNIFORME É O MENGÃO.E OS DEMAIS CORRAM ATRÁS.

  7. 7
    Pedro:

    Dá pra ver q essa ata é FALSA… até o nome do Sport Club do Recife tá escrito errado (Esporte Recife)

  8. 8
    Gorongongo:

    DOCUMENTO ASSINADO BAIXO COAÇÃO NÃO TEM VALOR LEGAL. DOCUMENTO ASSINADO BAIXO COAÇÃO NÃO TEM VALOR LEGAL. DOCUMENTO ASSINADO BAIXO COAÇÃO NÃO TEM VALOR LEGAL. DOCUMENTO ASSINADO BAIXO COAÇÃO NÃO TEM VALOR LEGAL. DOCUMENTO ASSINADO BAIXO COAÇÃO NÃO TEM VALOR LEGAL. DOCUMENTO ASSINADO BAIXO COAÇÃO NÃO TEM VALOR LEGAL. DOCUMENTO ASSINADO BAIXO COAÇÃO NÃO TEM VALOR LEGAL. DOCUMENTO ASSINADO BAIXO COAÇÃO NÃO TEM VALOR LEGAL. DOCUMENTO ASSINADO BAIXO COAÇÃO NÃO TEM VALOR LEGAL. DOCUMENTO ASSINADO BAIXO COAÇÃO NÃO TEM VALOR LEGAL.
    DOCUMENTO ASSINADO BAIXO COAÇÃO NÃO TEM VALOR LEGAL. DOCUMENTO ASSINADO BAIXO COAÇÃO NÃO TEM VALOR LEGAL. DOCUMENTO ASSINADO BAIXO COAÇÃO NÃO TEM VALOR LEGAL. DOCUMENTO ASSINADO BAIXO COAÇÃO NÃO TEM VALOR LEGAL. DOCUMENTO ASSINADO BAIXO COAÇÃO NÃO TEM VALOR LEGAL. DOCUMENTO ASSINADO BAIXO COAÇÃO NÃO TEM VALOR LEGAL. DOCUMENTO ASSINADO BAIXO COAÇÃO NÃO TEM VALOR LEGAL. DOCUMENTO ASSINADO BAIXO COAÇÃO NÃO TEM VALOR LEGAL. DOCUMENTO ASSINADO BAIXO COAÇÃO NÃO TEM VALOR LEGAL. DOCUMENTO ASSINADO BAIXO COAÇÃO NÃO TEM VALOR LEGALDOCUMENTO ASSINADO BAIXO COAÇÃO NÃO TEM VALOR LEGAL. DOCUMENTO ASSINADO BAIXO COAÇÃO NÃO TEM VALOR LEGAL. DOCUMENTO ASSINADO BAIXO COAÇÃO NÃO TEM VALOR LEGAL. DOCUMENTO ASSINADO BAIXO COAÇÃO NÃO TEM VALOR LEGAL. DOCUMENTO ASSINADO BAIXO COAÇÃO NÃO TEM VALOR LEGAL. DOCUMENTO ASSINADO BAIXO COAÇÃO NÃO TEM VALOR LEGAL. DOCUMENTO ASSINADO BAIXO COAÇÃO NÃO TEM VALOR LEGAL. DOCUMENTO ASSINADO BAIXO COAÇÃO NÃO TEM VALOR LEGAL. DOCUMENTO ASSINADO BAIXO COAÇÃO NÃO TEM VALOR LEGAL. DOCUMENTO ASSINADO BAIXO COAÇÃO NÃO TEM VALOR LEGAL

  9. 9
    Carlos Pereira:

    Na minha opnião, essa questão de documentação será apenas para confirmar o fato que a CBF e, principalmente, Sport Recife e São Paulo querem negar: o Flamengo foi campeão da taça União, que foi o campeonato brasileiro de 1987. Todo mundo sabe o que aconteceu, ams ficam requerendo documentos apenas por interesses próprios: a CBF para não reconhecer o seu erro histórico, o São Paulo para continuar sendo o único hexa e o Sport para defender seu único título, levado sem enfrentar um grande clube sequer. Como o Brasil é divido em duas torcidas, Flamengo e contra Flamengo, esse erro histórico vai continuar sendo repetido, assim como Tiradentes era barbudo e o Brasil conquistou sua Independência com um grito às margens do Ipiranga…

  10. 10
    Max Ribeiro:

    A Justiça Federal já decretou que o Sport foi o verdadeiro e único Campeão Brasileiro de 1987, ação esta já transitada em julgado. Se a CBF vier a reconsiderar a sua decisão e reconhecer, agora, que o Flamengo “também” foi campeão (ainda que seja apenas para receber a Taça das Bolinhas, ou dividi-la no meio com o São Paulo, sei lá), vai estar afrontando de forma violenta o instituto da “coisa julgada”.

    Se isso acontecer, caberá ao Sport tomar as medidas judiciais cabíveis para fazer valer o SEU – e SÓ SEU – título de 1987, e certamente obterá êxito.

    Registre-se que é plenamente compreensível, e até mesmo plausível, se considerar o Flamengo campeão de 87 (moralmente), por todas as circunstâncias que envolveram aquele certame, mas a CBF não pode, JAMAIS, oficializar esse “título”, já que, como dito acima, irá contrariar uma decisão judicial transitada em julgado favorável única e exclusivamente ao Sport. Assim, os flamenguistas terão que se contentar, para sempre, com um título de fato, mas não de direito, sendo os campeões morais de 87, assim como a Seleção Brasileira foi na Copa de 78 (guardadas as devidas proporções)…

  11. 11
    leonardo:

    em 85 o Coritiba também teve que enfrentar o Bangu que vinha do módulo de baixo. O clube dos 13 também não queria que o modulo de cima enfrentassem o de baixo, o Coritiba foi para o Rio enfrentou o bangu em casa e venceu, então se o Sport é timinho como estão dizendo aqui, porque o Flamengo não quis enfrenta-lo?

  12. 12
    Ailson santos:

    Fala sério galera…Onde ja si viu o time para ser campeão nacional da serie A,tem que disputar uma outra final com o campeão da serie B? Isso poderia chamar de super taça ou seja,ganhar duas vezes a taça…Na europa existe super taça ou recopa que nada mais do que o cruzamento do campeão da liga dos campeões com o da taça extinta uefa ou liga europa atualmente…
    Mas como este BAMBINOS num querem dá o braço a torcer isso é poblema deles…o que interessa é que aquele timaço do flamengo foi campeão e pronto…
    VIVA O MENGÃO !!!
    ABAIXO OS CONTRAS JUNTAMENTE COM A CBF E RICARDO TEXEIRA.

  13. 13
    Raphael:

    ESPORTE RECIFE????

    UHahuhauhuhauhahahauh

    Fizeram uma montagem vagabunda.

    Quem foi o analfabeto que escreveu isso???????



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade