Economia forte faz o futebol brasileiro ser invadido pelos jogadores estrangeiros

sex, 19/02/10
por thiago lavinas |

  • Sharebar
Pato Abbondanzieri se apresenta ao Inter

Pato Abbondanzieri se apresenta ao Inter

O goleiro argentino Pato Abbondanzieri é só mais um que chegou. O fato é que o futebol brasileiro descobriu nos últimos anos a facilidade de se contratar jogadores estrangeiros, principalmente sul-americanos. Praticamente todo grande clube brasileiro tem, atualmente, um jogador de fama internacional que não nasceu por aqui.

O Internacional, por exemplo, agora tem cinco estrangeiros no elenco. Além de Pato Abbondanzieri, o clube já contava com os argentinos Guiñazú e D’Alessandro e com os uruguaios Bruno Silva e Sorondo. Além do técnico Jorge Fossati. A lista é grande. No Flamengo, a gente pode encontrar o sérvio Petkovic e os chilenos Maldonado e Fierro. No Fluminense há o argentino Dario Conca. A dupla de ataque do Botafogo é formada pelo uruguaio El Loco Abreu e pelo argentino Herrera.

No Cruzeiro está o equatoriano Guerrón, algoz do Fluminense na final da Libertadores de 2008. O Atlético-MG têm o goleiro Carini (URU), os zagueiros Benitez (PAR) e Cáceres (PAR), sem contar Jairo Campos (EQU). No Corinthians há os laterais Escudero (ARG) e Balbuena (PAR), além do meia Defederico (ARG). No Palmeiras estão o colombiano Pablo Armero e o chileno Figueroa. O Coritiba tem o argentino Ariel. O São Paulo conta com o lateral Adrian Gonzalez. O Atlético-PR segue com o colombiano Valencia. Apenas para citar alguns exemplos.  

- O Brasil hoje tem uma moeda forte e valorizada, principalmente no cenário sul-americano. Por isso ficou mais fácil para os clubes brasileiros contratarem jogadores dos países vizinhos. Passou a ser um novo e bom mercado – explica o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, que no início do ano apostou em El Loco Abreu e Herrera.

A dificuldade, segundo o dirigente, passou a ser conseguir informações sobre jogadores de países sem tanta tradição.

- De uruguaios e argentinos é mais fácil você conseguir referências. Agora de jogadores do Equador, da Colômbia, do Chile e de outros países complica mais. Por isso é importante ter calma na hora de contratar um estrangeiro – completou.

', 'https://globoesporte.globo.com/platb/primeiramao/2010/02/19/economia-forte-faz-o-futebol-brasileiro-ser-invadido-pelos-jogadores-estrangeiros/', '.entry img');" >Orkut
  • live
  • google
  • delicious
  • 7 Comentários para “Economia forte faz o futebol brasileiro ser invadido pelos jogadores estrangeiros”

    1. 1
      Cadê Meu Camisa 10?:

      Nossa moeda está muito forte na América Latina fica fácil trazer os jogadores para cá… Da mesma forma que a Europa leva nossos jogadores com a maior facilidade, os latinos são tentados para fazer um pé de meia no nosso futebol…

      Abs,
      https://cademeucamisa10.com

    2. 2
      Gerson:

      No time do Fluminense, além do argentino Dario Conca, tambem tem o argentino Equi Gonzalez

    3. 3
      Rodrigo Fernandes:

      A economia forte tras beneficios mutos para o país e isso é sentido no Futebol, paises como a Italia por exemplo que passam por dificuldades em sua economia começam a ver suas equipes a se afundarem em dividas, os patrocionos cada vez menores levam os grandes jogadores para outros centros da europa em especial ao futebol ingles e espanhol ( apesar do espanhol esta perdendo força pelo mesmo motivo, hj a premier league tomou o posto de melhor liga do mundo da espanha). No Brasil a américa do Sul tornou-se a solução do nossos problemas quando nossos craques vão parar na europa, agora devem-se ter cuidado com quem contratar, seria interessante também aproveitar o momento para segurar mais nossos jogadores, hoje conseguimos através de parcerias pagar-mos salários elevados e sendo assim manter um jogador por mais tempo, é uma questão a ser pensada, uma boa base p o futuro deve-se ser deixada também, pois a economia é um ciclo e nem sempre será esse mar de rosas.

    4. 4
      adailton:

      Já que está tão fácil contratar jogadores uruguaios e argentinos, pq o flamengo não aproveita e contrata um zagueiro?
      Aturar Alváro e Ronaldo Angelin é dose!!!!!!!!!!!!!

    5. 5
      eujason:

      esqueceram do zagueiro Caceres no atletico mineiro

    6. 6
      Augusto:

      No Atlético PR, tem também os colombianos Samuel Vanegas (Zagueiro) e o atacante Serna, e mais o atacante argentino Javier PEPE Toledo.

    7. 7
      Flavio Mueller:

      Thiago, como você disse, o Atletico-Pr tem o Valênca, os também colombianos Jorge Serna e Samuel Vanegas e agora o atacante argentino Javier “Pepe” Toledo

      e do jeito que anda a safra, o Valencia sai no proxima janela… ta jogando demais….



    Formulário de Busca


    2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade