Fifa recebe protesto por mais um erro escandaloso da arbitragem: agora no futsal

qua, 27/01/10
por thiago lavinas |
categoria Futsal

  • Sharebar
Bola passa pelo goleiro e entra no ângulo

Bola passa pelo goleiro e entra no meio do gol

Não é apenas no futebol que a Fifa enfrenta críticas por não permitir o uso da imagem nos lances polêmicos. No futsal, a pressão também é grande para que a tecnologia ande ao lado do esporte. Pode-se dizer que a entidade enfrenta um momento difícil. Após a poeira da mão de Thierry Henry contra a Irlanda nas Eliminatórias, que classificou a França para a Copa do Mundo de 2010,  ter baixado, um outro erro incrível de arbitragem aconteceu nas quartas-de-final do Campeonato Europeu de futsal.

A partida entre Espanha e Rússia foi para a decisão por pênaltis após o empate sem gols no tempo normal. A Espanha vencia a disputa por 4 a 3 quando Javi Rodriguez iria para a cobrança decisiva, que poderia classificar o país para a semifinal da competição.

Javi Rodriguez bateu com força, no alto e no meio do gol. A violência foi tamanha que a bola bateu na rede esticada e voltou para frente quicando fora do gol. O jogador espanhol, automaticamente, saiu correndo comemorando a classificação e logo foi cercado pelos companheiros para a festa. Mas, enquanto isso, os dois árbitros apitavam e sinalizavam com as mãos de que a bola não tinha entrado.

Espanhois tentam mostrar ao árbitro as imagens do telão da quadra

Espanhóis tentam mostrar aos dois árbitros as imagens do telão da quadra

Pensando que a bola havia batido na trave, e não, na rede, a dupla de árbitros formada pelo francês Pascal Fritz e pelo croata Edi Sunjic anulava o gol para o espanto dos espanhóis. Desesperados, os jogadores tentavam mostrar para os dois juízes o replay do lance, que passou acidentalmente no telão instalado na quadra. Eles apontavam, em vão, para cima. Mas os árbitros nem davam bola.

Após muitos minutos de contestação, os juízes foram conversar com a mesa e tomaram a decisão: a bola não entrou. E mandaram a disputa de pênaltis seguir. Para a sorte da dupla, a Espanha ainda conseguiu se recuperar psicologicamente e ainda vencer a Rússia por 7 a 6 nas penalidades. Mas as reclamações de toda a delegação espanhola foram fortes após a partida. Eles  classificaram o lance como o maior ”roubo do século”. E protestaram na Fifa. Veja abaixo o vídeo do lance que gerou tanta polêmica:

 

', 'https://globoesporte.globo.com/platb/primeiramao/2010/01/27/fifa-recebe-protesto-por-mais-um-erro-escandaloso-da-arbitragem-agora-no-futsal/', '.entry img');" >Orkut
  • live
  • google
  • delicious
  • 190 Comentários para “Fifa recebe protesto por mais um erro escandaloso da arbitragem: agora no futsal”

    Páginas: « 10 9 8 7 6 5 4 3 2 [1]

    1. 10
      Joelson:

      Depois dizem que não há má fé nos esportes… Isso foi tremendamente escandaloso. Ainda bem que a Espanha classificou, e esses arbitros tem de ser banidos. Pilantragem pura!!!!!!

    2. 9
      Burro Bagarai:

      2
      ssdfg:
      27 janeiro, 2010 as 16:34

      primero comentarioooooo

      Parabens, Animal!

    3. 8
      DPS:

      Eu entendi o porquê do árbitro não validar o gol.
      A bola encosta em um tipo de suporte para a rede.e se tem um efeito de que a bola bateu foi no travessão ,e não na rede.mas nada que retire a culpa dos árbitros !

    4. 7
      Anildo Araújo:

      Olha, é por essas e outras, que a FIFA não devia tratar do Futsal. Se fosse com a antiga FIFUSA, não estaria esta confusão. Sabem porque? porque as regras nâo teria alterado tanto assim> FORA FIFA DO FUTSAL, fique só com Futebol de Campo.

    5. 6
      Bruno M. Zanini:

      Esse lance não precisa de replay, pois foi muito nitido que a bola foi para dentro do gol e entrou, dois juizes não ver isso, é muito preocupante….chego a achar que tem algo misterioso por trás disso….

    6. 5
      Arthur:

      Meu deus… erro bizonho, como o árbitro conseguiu não ver essa bola entrando.

    7. 4
      Lenio F. Lima:

      caraca… nao imaginei que pudesse haver um roubo tão discarado como esse… me diz porque os arbitros nao consultaram o replay? é tao simples… nao foi erro, foi roubo mesmo!!!!

    8. 3
      David:

      auhsuashuashuashuas
      Não é possivel que o arbitro que estava acima do video não viu o gol !!!!!
      Muito cegos. :)

    9. 2
      ssdfg:

      primero comentarioooooo

    10. 1
      Rafael:

      Não vou entrar no mérito do erro do árbrito, porque é flagrante. Mas a confusão nao seria minimizada se, num ato de fair play, o goleiro russo avisasse que a bola entrou? Afinal, a reação dele foi a de que tomou o gol.

    Páginas: « 10 9 8 7 6 5 4 3 2 [1]

     



    Formulário de Busca


    2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade