Máfia do Apito: eles venceram

qui, 20/08/09
por andre.rizek |
categoria Sem categoria

  • Sharebar

Como já era esperado (para quem lê este blog), nesta quinta-feira foi anunciado o trancamento da ação criminal que envolve os sete acusados da chamada Máfia Apito, grupo responsável pela manipulação de resultados no Brasileiro e no Paulista de 2005 – e que tinha a participação de dois ex-árbitros, Edílson Pereira de Carvalho e Paulo José Danelon.

O Tribunal de Justiça de São Paulo entendeu que não há crime nos atos praticados pelo grupo (“reprováveis”, segundo o próprio advogado de um dos réus). Que manipular resultados e enganar torcedores que pagam ingressos, clubes que pagam os árbitros, jogadores que entram em campo etc não se configura “estelionato” (e conseqüentemente formação de quadrilha), como sustentava o Ministério Público de São Paulo.

Entrevistei o promotor que denunciou o grupo, José Reinaldo Guimarães Carneiro. Abatido, ele concedeu a seguinte entrevista ao Primeira Mão:

Como o senhor encara a decisão do Tribunal?
Respeito, como qualquer decisão. Mas acho lastimável, levando-se em conta a gravidade e a repercussão dos fatos, que inclusive passou as fronteiras do país. Lamento que as milhares de páginas com provas sequer tenham sido analisadas, que sequer tenha havido um julgamento do mérito.

O senhor não acha que essa decisão passa uma mensagem de impunidade? Que árbitros desonestos podem se sentir encorajados a repetir o que fizeram Edílson e Danelon, já que para a Justiça brasileira vender resultados não é crime?
Entendo que isso cria uma dúvida na cabeça das pessoas da nossa população, sim. Dúvida esta que eu, como promotor, não sei como responder neste momento. Me desculpe.

O Ministério Público dá o caso como encerrado?
Foi um golpe muito duro. Cabe recurso (desanimado), mas é algo muito demorado.  O MP vai estudar…

Traduzindo: fim de jogo. Se o recurso der certo, em daqui a… 5, 10 anos anos, a ação criminal seria retomada. As testemunhas seriam chamadas (mas nem sem lembrariam mais dos detalhes), o caso já estaria mais esquecido do que está hoje etc etc etc.

Eles venceram…

Em tempo:

1) Tramita no Congresso um projeto de lei para transformar manipulação de resultados em crime.

2) Na Alemanha, os juiz Robert Hoyzer, que vendeu resultados de jogos de futebol para apostadores, quase na mesma época de Edílson e Danelon, foi preso e condenado a dois anos e cinco meses de prisão. Ele já cumpriu sua pena.

compartilhar

267 Comentários para “Máfia do Apito: eles venceram”

Páginas: « 1411 10 9 8 7 6 5 4 3 2 [1]

  1. 7
    Leonardo:

    Bah, e infelizmente a imprensa está dando pouco espaço para este assunto.
    Acredito que és o único jornalista a acompanhar esta questão.
    O curioso, é que esta roubalheira simplesmente modificou todo um campeonato brasileiro…

    Além disso, provocou uma outra situação que também deveria ser analisada: não esqueçamos que o presidente do Corinthians na época, colocou mais provas de desonestidade para quem quisesse ouvir.

    Lembro também que o Marciio Resende de Freitas, juíz que apitou no campeonato de 2005, e que atuou de maneira ridícula e embaraçosa no jogo que ajudou a definir o título daquele ano, foi HOMENAGEADO!! É revoltante…

    Isso afasta o torcedor mais atento.

    Para piorar, as arbitragens continuam vergonhosas, alterando brutalmente as partidas, como na rodada de ontem.

    Curiosamente, o Corinthians, – antes íntimo da máfia- continua sendo beneficiado por arbitragens… Um time que se decretava em sérias dificuldades financeiras, contrata jogadores caros e de renome. De onde vem o dinheiro??

    Algo de podre, e de muito podre, no reino do futebol brasileiro…

    A decisão de hoje, como a de ontem no Senado, mostram claramente – até para os desatentos -, o nível de impunidade em nosso país, estimulando atitudes que em nada ajudam a nossa sociedade.

    Um abraço, e parabéns por tua coragem.

    Leonardo

  2. 6
    Ricardo Madeira:

    André,
    se a justiça absolver a máfia do apito (o que É um absurdo!), a única coisa que posso entender é que as partidas remarcadas não valeram…e com isso, o campeão daquele é outro…concordas?

    E viva a ‘agil’ e sempre ‘justa’ justiça brasileira!!

  3. 5
    ronaldo:

    Brasil, espera justiça? então mude de país, porque aqui vai ser dificil, só pensão alimenticia dá cadeia, o resto meu filho, você já sabe….

  4. 4
    :

    Olá Rizek.

    Em primeiro lugar, muito legal o seu blog. Acho que aqui vc pode ir atrás de matérias de seu interesse, e não do veículo (mas pode ser ingenuidade minha).

    Sobre o post, talvez devêssemos mandar os jogos na Alemanha. Resolve! rsrs

    Ah, outra coisa sobre o blog! Tem que ter uma paciência pra ler os comentários, hein… pelamordedeus.

    abraço!

  5. 3
    jeremias:

    Pois é, lá na Europa os homens do apito ganham em Euro e ainda roubam…

  6. 2
    Bruno:

    É André…

    Infelizmente isso é Brasil. Por isso não compro camisas, não vou ao estádio. O máximo que gasto com futebol é a energia da Tv ligada. É preciso fazer um boicote com tudo que esta errado, claro que um boicote de cada vez, senão o Brasil para. Ta tudo errado. Desde a politica, passando pela falta de educação e informação da população até o futebol, que é um mero entretenimento, e que ao invés de nos dar alegria, nos da escandalos, sujeira, corrupção, vergonha, e etc…

    E o pior de tudo é a inJUSTIÇA do Brasil…

    Abs

  7. 1
    Taís Ristoff:

    E continua vencendo. Ontem Corinthians + Mafia do Apito 2 X 1 Inter!

Páginas: « 1411 10 9 8 7 6 5 4 3 2 [1]

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade