Eles vão rir da nossa cara?

sex, 31/07/09
por andre.rizek |
categoria Sem categoria

  • Sharebar

Como quase todo brasileiro (ainda mais sendo jornalista…), sou um ignorante em direito. Por mais que sempre consulte especialistas antes de falar ou escrever sobre o assunto… Seria massacrado em qualquer discussão sobre leis, julgamentos e coisas do gênero se me sentasse à mesa com qualquer advogado de porta de cadeia.

Mas tem uma coisa de que, eu acho, entendo um pouco: comunicação. A mensagem, o símbolo em que é passado em certas decisões que nossa Justiça toma.

Falo da iminência do encerramento da ação criminal que envolve os ex-árbitros Edílson Pereira Carvalho, Paulo José Danelon e os apostadores, que se reuniram para manipular resultados de futebol em 2005 – e ganhar dinheiro em sites ilegais de apostas graças a isso.

Como noticiei no post abaixo, um dos três desembargadores que se debruçam sobre o tema no Tribunal de Justiça de São Paulo, onde corre (ou engatinha) a ação há quatro anos, votou pelo trancamento da mesma. Em seu voto, o desembargador Fernando Miranda diz que não acha bonito o que Edílson e seus comparsas fizeram. Mas que não enxerga, dentro da legislação brasileira, nenhum crime no ato deles, para que possam ser responsabilizados por ele.

Como na legislação brasileira ainda não existe a prática de “acertar resultados de eventos esportivos com árbitros” prevista como crime, o Ministério Público de São Paulo (que denuncia o bando) processa as pessoas por estelionato e crime contra a economia popular. E defende com ardor este ponto de vista.

Juridicamente, não tenho capacidade de discutir sobre quem tem razão aqui. Um grande advogado, amigo meu, ontem me explicava que procurar subterfúgios na lei para punir qualquer pessoa, ainda que ela tenha feito algo horroroso, é um atentado ao direito e à democracia.

Tecnicamente, ele deve ter razão.

Mas como eu entendo mesmo é de comunicação, não posso deixar de dizer o que significa deixar Edílson e o bando livres de punição criminal. É mais um símbolo de que somos o país da pizza.

E lembro a vocês o seguinte: no intervalo de Vasco x Figueirense (no intervalo!), naquele fatídico Brasileiro de 2005, Edílson pegou seu telefone e disse ao apostador Nagib Fayad, o líder do grupo: “Pode jogar até seus carros”. O diálogo foi gravado pela Polícia Federal… O Edílson estava garantindo a vitória do Vasco, em um jogo que foi simplesmente escandaloso a favor do time carioca.

Não vamos perder tempo aqui discutindo se o Corinthians foi beneficiado, se os 11 jogos tinham de ser anulados. Isso é bobagem diante do fato gravíssimo que temos em mãos agora: pode não acontecer com Edílson, Danelon e os apostadores.

Aliciaram dois juízes, ganharam dinheiro, enganaram um monte de gente, mancharam um Campeonato Brasileiro. E nossa Justiça vai permitir que, quatro anos depois, eles deixem o tribunal dando risada da nossa cara? Por melhores que sejam as razões, é duro de engolir.

compartilhar

166 Comentários para “Eles vão rir da nossa cara?”

Páginas: « 9 8 7 6 5 4 3 2 [1]

  1. 6
    Jota:

    o que acontece com quem frauda resultados em outros paises????
    pq a Juventos disputou uma segundona italiana?????????????
    só no BraZil mesmo…………………
    e podem escolher a PIZZA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    mudando de assunto, o que vc sabe do interesse do timão no Macnelly Torres, do Colo Colo-Chi????????

  2. 5
    Rodrigo Garcia:

    André,realmente é uma vergonha,somos o país da impunidade.O Futebol é uma grande paixão do brasileiro,que foi manchada naquele ano de 2005,e o futebol envolve muitas coisas,mas nós torcedores fomos lezados…cadê o dinheiro dos ingressos que pagamos pra assistir os jogos,cadê a credibilidade da tv,porque quando sento minha bunda no sofá e assisto qualquer coisa na tv é para me entreter,mas futebol é uma coisa totalmente diferente,são profissionais trabalhando.O que o seu Edilsom fez foi uma coisa horrenda e não podemos deixar passar.

    https://rodrigofutebolgarcia.blogspot.com (Futebol sem Censura)

  3. 4
    Jônatas A R E:

    O exemplo da partida Vasco X Figueirense foi absolutamente infeliz. Concordo plenamente que aqueles indivíduos mereçam ser punidos, e que é um absurdo a possibilidade de que tal não ocorra. Porém, a maneira que o texto está escrito é maliciosa contra o Vasco, que, cabe lembrar, atualmente disputa a série B do Campeonato Brasileiro de 2009 e vem sendo prejudicado por erros grotescos de arbitragem ao longo deste ano.

    RESPOSTA DO RIZEK:
    Não tem nada a ver com o Vasco, amigo…
    abs

  4. 3
    Junior:

    E como é duro engolir essa . Acredito que se nada for feito ! O fato podera se repetir daqui a algum tempo ..

  5. 2
    Dudu:

    É Rizek você disse tudo , isso é Brasil ! Os que podem ($) se livram da “guilhotina” , e os que nao podem “perdem a cabeça” , pessoas mancham a competição do esporte que faz o Brasil a maior potencia do mundo , saem totalmente impuni ??? É triste

  6. 1
    Denise:

    Se ninguém tinha comentado teu texto até agora é porque concordam com ele. Ninguém gosta da impunidade, nem mesmo aqueles que analisam a decisão do ponto de vista estritamente técnico, de não haver previsão legal para prender a quadrilha.

Páginas: « 9 8 7 6 5 4 3 2 [1]

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade