Justiça não incomoda Edílson Pereira

seg, 25/05/09
por andre.rizek |
categoria Outros

  • Sharebar

A casa de Edílson Pereira Carvalho caiu em setembro de 2005, quando ele foi preso pela Polícia Federal e denunciado na Justiça pelo Ministério Público de São Paulo. O ex-árbitro é réu confesso e sobram provas de seu envolvimento no esquema de manipulação de resultados. Mas vocês sabem em que pé está processo? Em pé nenhum…

O andamento da ação penal foi suspenso em outubro de 2007 pelo desembargador Fernando Miranda, do Tribunal de Justiça de São Paulo. O motivo – e que tanto intriga o Ministério Público – não tem nada a ver com os 11 jogos apitados por Edílson no Brasileiro de 2005.

O desembargador alega “conflito” na situação de um dos réus, Pedro Brites (acusado de ser apostador e cúmplice do esquema). Pedro responde a um outro processo no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, que segundo o MP nada tem a ver com o escândalo do apito.

“Já tentamos alertar que o processo da Máfia do Apito corre risco de prescrição dessa forma. A pendência do STJ não tem nenhuma ligação com ação envolvendo o escândalo da arbitragem e, portanto, não faz sentido esperar que ela seja resolvida”, diz o promotor que cuida do caso, José Reinaldo Guimarães Carneiro.

Este blog vai acompanhar mensalmente a situação do processo. Ou a não-situação, como queiram…

compartilhar

119 Comentários para “Justiça não incomoda Edílson Pereira”

Páginas: « 6 5 4 3 2 [1]

  1. 19
    Lucas Cabral:

    aquele ano de 2005 o título é do INTERNACIONAL,Corinthians é o caramba, se o Corinthians tivesse perdido os pontos naquele ano o Inter seria campeão de direito e de fato e essa porcaria de 11 jogos anulados os clubes não estariam sofrendo as conseqüências com aquela justiça de M… a maioria dos clubes que perderam os pontos e foram rebaixados ainda estariam na série A até hoje se não fosse por esses malucos, eu quero que o Inter seja campeão para cumprir a sua vingança ABÇS

  2. 18
    Tiago RS:

    Falar do Edilson é chover no molhado… todo mundo sabe que o corinthians comprou este cara e fez ele “confessar” favorecimento em jogos que TODOS viram que não existiu..
    O Corinthians tem este titulo roubado e confessado por seus dirigentes e vocês ainda ficam perdendo tempo falando deste laranja..
    Em tempo… mais um jogo em que o São Paulo é beneficiado no campeonato brasileiro… Só coincidência? Acho que não…

    RESPOSTA DO RIZEK:
    Como “todo mundo sabe” que a Nike vendeu a final de 1998, que o Paul McCartney morreu (e um sósia está aí até hoje) e que o homem nunca chegou na lua, é tudo armação dos Estados Unidos!

  3. 17
    Pedro Migão:

    Não que ele seja inocente, mas tenho a sensação de que ele é um grande boi de piranha nesta história toda…

    RESPOSTA DO RIZEK:
    Apenas sensação, meu caro. Era um esquema de ladrões de galinha, amadores, para ser bem claro. Mas ele era o juiz que garantia, ou pelo menos deveria garantir, os resultados…
    abs

  4. 16
    Robson Pestana:

    Meu amigo você precisa ser mais imparcial nos seus comentários, assistindo o jogo flamengo e santo andré vc fez um comentário que a bola foi gol legitimo do santo André quando na verdade a televisao mostrou inumeras vezes que foi falta, por favor deixe o barrismos de lado e faça comentários com a realidade.

    RESPOSTA DO RIZEK:
    No troca de Passes depois do jogo, 4 comentaristas (entre eles eu) entenderam que o gol foi legal. O Noriega achou que não foi. Não tem a ver com imparcialidade e, sim, com opinião.
    abs

  5. 15
    Colorado:

    Este caso todo foi criado pelo Corinthians, do início ao fim. Não houve manipulação de resultados, e sim a compra da carreira do árbitro, pedindo em troca apenas que inventasse a manipulação. Neste país fica fácil prometer a ele que nunca iria à cadeia por isto.
    Além do mais, não me surpreenderia se o próprio André Rizek estivesse envolvido. Pode ter sido comprado para “fuçar” e descobrir o caso. Parece uma façanha jornalística, mas pode ser apenas mais um fantoche utilizado pelos cartolas do timão. Embora eu não acredite nesta hipótese, não duvido de mais nada no nosso futebol.

    RESPOSTA DO RIZEK:
    Bom… Então primeiro você define no que acredita, para depois eu poder rebater, né?

  6. 14
    Tati Mona:

    Boa tarde!

    .
    O problema maior, acredito eu, é a descrença em forma de desconfiança gerada por este caso. Não estou dizendo que o que este cara fez foi a regra e não a exceção, só acho que o próprio STJ esquiva-se de ir a fundo,afinal, essa celeuma pode abrir um enredo de irregularidades. Lembro que na época foi dito que seria bom profissionalizar a classe dos árbitros. E, mais uma vez, nada.
    .
    Só por curiosidade André, em que pé está aquele projeto da Federação Paulista – ou seria da CBF – , cuja finalidade era de diminuir a bandidagem entre as organizadas e, por consequência, as brigas entre as mesmas antes e depois dos jogos, no qual seria feito um credenciamento de cada cidadão-torcedor com uma vã fora do estádio monitorando toda a movimentação da chegada do dos torcedores. (?????) .
    .
    Por fim, só me resta, lamentar. De qualquer forma, obrigada pela informação.

  7. 13
    Fabio:

    Estamos no Brasil, esqueceu? Isso acontece no mundo todo, mas não com tanta cara de pau.
    No final da olimpiada da Grécia o Vanderlei vai ganhando a maratona, entra um retardado e segura ele, o que aconteceria se o Vanderlei fosse Americano?
    No campeonato brasileiro de 2005 o Internacional vai liderando, um juiz diz que manipulou duas partidas. Mandam o corintians jogar de novo e ele sem ajuda de ninguem se consagra campeão. Anulariam as partidas se o Internacional fosse carioca ou de SP ou se o corinthians tivesse na frente?
    Em tempo o presidente do STJD agora é corintiano e deu um efeito suspensivo pra um jodador do time dele com uma justificativa escandalosa. Em tempo quem manda agora é ele os outros tem que obedecer. Assim como o Zveiter era presidente em 2005, foi colocado lá pela torcida do Vasco, mas “não?????” atendia aos intereces deles, e ainda segudo a legislação não poderia atuar no STJD tomou tal decisão sem consultar os outro membros.

    VOCE SABE PORQUE O INTERNACIONAL NESSE ANO PLANTOU QUE É O MELHOR TIME DO BRASIL?????? PRA NÃO ROUBAREM ELE DE NOVO POIS EM 2005 O TODOS ACHAVAM QUE O MELHOR ERA O corinthians E CONSPIRARAM PARA ELE. NEM VOU FALAR DOS FAVORECIMENTOS PARA O SÃO PAULO EM 2008…

    Mas no brasil não existe conspiração.

  8. 12
    SANDRO GARCIA:

    Adorei seu comentário sobre o ataque do Flamengo antes da partida.

    Sou vascaino e sou testemunha de mais uma bola fora sua. Vc disse que com este ataque (Josiel e Obina), o Flamengo continuaria a mingua e seria difícil fazer gols. Josiel fez dois e poderia ter feito outros.

    Seus comentários são horríveis!!!!!

  9. 11
    Alisson:

    E o caso dos ingressos pro show da MADONNA, na última rodada do campeonato 2008?
    Alguma novidade?

  10. 10
    ANDREI HAUSER:

    Parabéns André Rizek por tratar com muito carinho deste episodio marcante do futebol brasileiro. Não por ser colorado, a maior vitima deste delito, mas por ser brasileiro e estudante de direito. Sucesso e “poste” futuramente mais sobre esse delito, sabe o numero do processo? Queria acompanhar o tramite legal deste processo.

    UM GRANDE ABRAÇO E NÃO É SÓ DE HOJE, A TORCIDA COLORADA ESTÁ FELIZ COM O SEU TRABALHO, JUNTAMENTO COM ESCOBAR e cia.

    um abraço e sucesso!

    RESPOSTA DO RIZEK:
    993.07.093240-6
    abraço e obrigado

  11. 9
    marcos:

    Ola, vc eh um péssimo comentarista, pela sua pobre opnião o Náutico eh um “Cavalo paraguaio” q deslanchou em cima de 3 campeões Estaduais pela ordem GOIÁS, CRUZEIRO e ATLETICO PR. q prlo q vc falou de o Timba eh cavalo paraguaio os 3 times que ele deslanchou saum verdadeiros PANGARÉS otário…………..Vc me decepcionou, eh um palhaço naum entende de nada me fala seu e-mail q no fim do campeonato ahente se fala

    RESPOSTA DO RIZEK:
    Não deveria ter usado o termo “cavalo paraguaio” mesmo, fui infeliz. Mas a opinião é a mesma: o Timbu não se manterá no topo por muito tempo, infelizmente.
    abs

  12. 8
    João Carlos Welter:

    Oportuna a postagem sobre o assunto.Seria bom uma reportagem para saber como andam as finanças dos principais envolvidos.Nós,colorados,cremos numa conspiração Kia(Corinthians)/Máfia do apito?STJD.Falta alguém com coragem prá mexer no vespeiro….Quem se habilita? Ou é paranóia…?

    RESPOSTA DO RIZEK:
    O assunto começou com uma denúncia feita à minha editora na Veja, Thays Oyama, em março de 2005. O Brasileiro nem tinha começado ainda…
    Grande abraço

  13. 7
    LUIZ ALBERTO MÜLLER JUNIOR:

    O grande problema na anulação dos 11 jogos é que confiam na palavra do cara se ele diz que havia uma máfia, mas não confiam quando ele diz que nenhum dos 11 jogos foi manipulado.

    Até hoje espero que abram o sigilo bancário e telefônico do Sveiter, do procurador do tribunal entre outros, pois como queriam rebaixar o Inter porque um torcedor entrou na justiça comum, porque não rebaixaram o Botafogo onde a torcida dessa equipe entrou as 3h30 da madrugada (entre os dias 1 e 2 de outubro) na Justiça comum do RJ com um documento assegurando que a decisão que o Zveiter tomaria na manhã seguinte não fosse revertida.

    RESPOSTA DO RIZEK:
    Não é bem assim… Na partida entre Vasco x Figueirense, por exemplo, o ez-juix ladrão diz ao apostador Gibão que ele pode apostar até o carro no Vasco. Isso é uma gravação de escuta telefônica, autorizada pela justiça. E nesse jogo, de fato, a atuação do Edílson foi um escândalo. Fato: a polícia e o MP provam que ele manipula resultados. A partir daí, o STJD anula os 11 jogos, uma vez que era impossível estabelecer, naquela altura, que jogo estava manipulado (com sucesso) e que jogo não estava. Não havia nenhuma decisão inteiramente boa para se tomar ali, pode ter certeza disso.
    abs

  14. 6
    Fernando:

    E quem garante que o MSI não comprou eles também?

  15. 5
    Felipe:

    Problema é que se colorado reclama publicamente é acusado de chororô e até pra cadeia corre risco de ir.

    Quem mais vai reclamar dessa situação ?

    Muito obrigado André por mostrar pelo teu blog ao povo brasileiro que o problema não é apenas o resultado final do crime (chororô colorado)

  16. 4
    JUNGLE DUARTE:

    Por essas “autoridades” que infestam o meio, é que a cada dia que passa o nosso Judiciário vai caindo em descredito mediante a opinião pública, mas como já disse um parlamentar que acabou virando celebridade, ” Estou me lixando para a opnião pública”, pelo visto existem muito juízes e desembargadores que fizeram essa mesma faculdade.

  17. 3
    Alexandre:

    Se este caso que é notório está parado prestes a prescrever imaginem os de nós pobres mortais.

  18. 2
    João Silveira:

    E a justiça não é cega, enxerga muito bem

  19. 1
    Carlos Pizzatto - Blog do Carlão:

    No Brasil, o crime compensa.

Páginas: « 6 5 4 3 2 [1]

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade