Não foi um fracasso… No campo

sex, 07/05/10
por Emerson Gonçalves |

  • Sharebar

Há poucos dias, comentando a decisão da presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, de demitir o diretor responsável pelo futebol e o treinador da equipe, diante daquela situação, disse: “nada impede uma reviravolta e uma vitória sobre o Corinthians no Maracanã, andando mais de meio caminho para passar às quartas-de-finais. Por outro lado, ser eliminado pelo time do Parque São Jorge será algo absolutamente normal. É bobagem buscar chifre em cabeça de cavalo quando um grande é derrotado por outro grande.”

Ontem, em São Paulo, Ronaldo disse em entrevista coletiva que ser eliminado na Copa Libertadores não é fracasso.

Correto, concordo com Ronaldo, mas foi um fracasso para os dirigentes e as finanças, o que é outra história.

Até poderia ser tomado como fracasso se o adversário fosse um pequeno e desconhecido time sul-americano, mas ser eliminado por um rival de igual porte e poderio técnico é algo absolutamente normal. Chato à bessa para o torcedor, até mesmo triste, vá lá, mas normal.

Libertadores não é fácil, embora sempre apareçam as análises indicando facilidades ótimas no papel e inexistentes na vida real. Muitas pessoas batem os olhos em Once Caldas, LDU, Universitario, Banfield, Alianza, Libertad e já imaginam que os poderosos times brasileiros farão picadinho desses pobres nomes.

Bobagem. Podemos desconhecê-los, podemos, do alto de nossa arrogância e auto-suficiência, dizer que nem sabem jogar bola, não sabem trocar passes, então têm mais que ser goleados. Podemos e é o que mais falamos, para logo em seguida sermos surpreendidos por resultados assustadores ou por jogos de extrema dificuldade. Muitos diminuem o São Paulo por não ter goleado o Universitário, time que deixou a competição invicto, com somente dois gols tomados. Ontem, o Internacional superou-se e teve que jogar muito futebol para vencer o Banfield. Esses jogos parecem fáceis, mas não são, é só perguntar a qualquer atleta que entrou em campo.

O Corinthians, a exemplo de outros grandes brasileiros, botou fichas demais no centenário. Esse negócio está parecendo uma praga, já, pois virou regra não escrita todo time sofrer mais que o normal em seu ano de centenário. Essa, porém, é uma visão simplista e, embora eu siga piamente a linha “yo no creo en brujerías, pero que las hay, las hay”, esses casos centenários são fáceis de entender pelo afã dos dirigentes em tratarem esses anos como atípicos, merecedores de investimentos vultuosos e ações de marketing estratosféricas.

Ora, se é natural que isso ocorra, dada nossa mania e o simbolismo dessas datas, é necessário entender que nada se cria de uma hora para outra no futebol, não de forma sólida, consistente. Esse Barcelona que vem encantando a todos é fruto de uma longa sequência de trabalho e investimentos bem direcionados. Que, assim mesmo, não impediram fracassos em alguns anos e não impediram a eliminação diante da retranca milanesa de Mourinho.

Aqui do meu cantinho, eu sempre achei que o Corinthians estava apostando alto demais e em parte de maneira equivocada. No final do ano, a pedido de um amigo (sim, é mania de nós, os “Emersons”, atendermos a pedidos de amigos, só que no meu caso não foi ir para o Japão treinar um time de futebol), escrevi uma matéria sobre o Corinthians que estava, ainda, em fase de montagem. Ao somar a idade de sete possíveis, na verdade, prováveis titulares, levei um susto: o total passava muito dos 200 anos. Era muita idade para um só time e, principalmente, para as condições em que jogamos no Brasil e na America do Sul, sem os confortos e as curtas distâncias europeias. Mano dizia, já naquele momento, que o clube montaria dois times, etc e tal. Bonito no papel, impraticável na prática.

Não custa lembrar que a perda de três jogadores fundamentais na excelente campanha do primeiro semestre de 2009 comprometeu seriamente todo o trabalho do treinador. Principalmente a perda de Douglas, o mesmo jogador tão criticado muitas vezes, mas que era essencial ao equilíbrio do time que venceu o Paulista e a Copa do Brasil. Na maioria das vezes, na maioria dos times, os torcedores teimam em não perceber a importância de jogadores como Douglas, que muitas vezes parecem ausentes do jogo, sumidos, “dormindo”, mas que decidem.  Tem muito mais gente que também não percebe essa importância, além da grande maioria dos torcedores.

Voltando à Libertadores: o time fez a melhor campanha da competição na primeira fase. Novamente, uma velha história: a primeira fase é fácil, só tem “baba”, é obrigação ir bem. E, novamente, acho isso uma bobagem. É eu sou daqueles que acreditam que o futebol evoluiu, principalmente em termos defensivos – onde é menos difícil evoluir – e táticos, de maneira geral. Até dez ou doze anos atrás, o futebol da Venezuela era uma ficção. Hoje, só fala isso quem não enxerga a realidade, afinal, como dizem os boleiros já não é de hoje, não existem mais bobos no futebol (exceto a Seleção das Ilhas Samoa). Portanto, tem méritos a campanha corintiana. O problema é que no meio do caminho tinha uma pedra… Uma pedra de respeito, tal como a Pedra da Gávea (não poderia perder essa, né?).

E, para complicar um pouco mais, o primeiro jogo deu-se em condições complicadas, devido à chuva, o que, verdade seja dita, facilitou o trabalho do Flamengo num primeiro momento. Quando o gramado melhorou, o Flamengo já estava mais aprumado e deu conta do recado de garantir a vitória, ainda que pelo placar mínimo. O resto é consequência e já é história.

No Parque São Jorge, desde ontem, os jornais, sites e emissoras dão conta que o mundo meio que desabou sobre os dirigentes. O elenco atual é caríssimo, o mais caro do Brasil – 8 milhões por mês, 96 milhões de reais por ano – e a primeira providência é reduzir esse gasto. Isso implicará, certamente, a dispensa de algus e a negociação de outros. Dentinho é a menina dos olhos para dar uma equilibrada nas finanças, todos apostam em uma boa negociação na próxima janela de verão da Europa (é bom lembrar que o espectro da crise ronda a Europa – parodiando o velho Marx – e não é impossível uma razoável degringolada nas contas, o que, na melhor das hipóteses, deixaria o mercado meio deprimido, física e financeiramente, além de espiritualmente.

O dinheiro que deixou de ser ganho com a Libertadores nunca existiu, é perda de tempo chorá-lo. Além do que, o choro toma o tempo e gasta a energia necessária para repensar o presente e o futuro. Esse foi, na verdade, o verdadeiro fracasso nessa edição da Copa Libertadores: a alta aposta dos dirigentes em querer ganhar tudo, gastando rios de dinheiro para isso e comprometendo o futuro a curto e médio prazo, caso não surjam boas novidades na venda de direitos federativos.

Esse filme é velho, portanto: por um bom motivo – o centenário – ou por motivo nenhum, quando muito atender às demandas do próprio ego, dirigentes gastam rios de dinheiro confiando num retorno “mais que certo”. Só que no futebol nada é certo, exceto a súmula assinada pelo juiz.

Com ou sem grandes motivos, não conheço dirigentes que administrem suas empresas com a mesma, digamos, desenvoltura financeira com que administram seus clubes do coração. Imaginem, então, se os clubes não fossem “do coração”.

Quando tudo termina, as contas aparecem com toda sua grandeza terrível e têm que ser pagas. Essa, agora, é a grande batalha, é o grande desafio da administração Sanches: equilibrar o clube financeiramente e, ao mesmo tempo, dotá-lo de um bom elenco para fazer boa campanha no Brasileiro, o que significa chegar entre os quatro primeiros e voltar à Libertadores em 2011.

Tirando meia dúzia de baderneiros, como de hábito “organizados” e como de hábito presentes em todos os clubes, está de parabéns o torcedor que foi ao Pacaembu. Reconheceu o esforço do time e aplaudiu-o no final. É assim que deve ser. Mesmo quando perdemos, precisamos reconhecer o esforço de quem trabalhou por nós e o esforço e competência de quem estava do outro lado. O aplauso ao derrotado de hoje é um aplauso ao vencedor, também.

E no futebol, como na vida, tudo muda. Felizmente.

compartilhar

415 Comentários para “Não foi um fracasso… No campo”

Páginas: [21] 20 19 18 17 16 15 14 13 12 111 »

  1. 415
    Jerônimo:

    Tira esse cara daí, não sabe comentar nada. Não sei como a globo.com ainda contrata um cara desses!!!

  2. 414
    Timão:

    O comentário 409 é muito ridiculo. O cara quer falar mal, mas não sabe como, mas quer falar mal.
    “come mortadela pra arrotar caviar” …. que mistura louca de proverbios… mortadela não tem nada a ver com caviar…
    R-I-D-I-C-U-L-O

  3. 413
    dudu:

    Eu li maioria desses comentario dessa pagina e percebi que a maioria fala mau do Timão
    Pq?
    Nos nao temos a ,maior torcida do Brasil mais a segundo maior que nao e pra qualaquer time…
    Eu li comentatio ali acima chamando gavião de galinha, quem escreveu isso e um iguinorante vai estuda um pouco antes de fala
    (urubu come bixo morto pra sobreviver e gaviao tem caçar seu alimento e se sobra algo do que gavião comeu o urubu come o resto).
    Se a gente nao ganho a libertadores até esses 100 anos de corinthians nao importa, o que importante e nao desisti e tentar novamente no ano que vem e se nao da ano que vem nos comcerteza tentaremos nos proximos anos…
    O corinthians tem uma historia muito bonita nesses 100 anos e nao pode ser jugado por esse ano, se perdemos a liberdares que se fo… “A maior vitoria e capacidade de se levantar da derrota”
    EU SOU CORINTHIANO ATÉ MORRE(NAO SEI COMO QUE É MAIS EU ACHO QUE SEREI CORINTHIANO ATE DEPOIS DA MORTE…E NA PROXIMA REENCARNAÇAO).
    TIMÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    TIMÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    TIMÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    TIMÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    TIMÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  4. 412
    Gabriela Marchini:

    Querido Tauazinho Cholorado,
    A tradicão de um time não se mede com títulos. Não se mede pelo número de Libertadores que ganhou, Mundiais, Brasileiros e outras competicões.
    Um time como o Corinthians pode até não ter Libertadores, mas tem uma torcidas formada por mais de 30 milhões de apaixonados, que, independente dos títulos, sempre amou e sempre vai amar o Corinthians como ela é, ganhando ou perdendo, fiel até o final, coisa que nenhum outro time tem.
    Nosso Corinthians já teve em seu elenco grandes jogadores, conhecidos por muitos e que fizeram história com a camisa do Corinthians. Quem nunca ouviu falar de Casagrande, Sócrates, Biro-Biro, Rivellino, Dida, Marcelinho Carioca, Neto, Vampeta e muitos outros, e até os atuais Roberto Carlos e Ronaldo, campeões do Mundo? Quem nunca ouviu falar deles?
    Podemos também não ter estádio, mas a casa do Corinthians é onde sua torcida estiver, a qual sempre vai estar ao lado do time, pois é a mais apaixonada, a mais fiel, a que canta durante os 90 minutos (e até mais se for preciso), a que está sempre apoiando, e a única que tem moral pra cobrar algo do time, pois a torcida do Timão cumpre seu papel de 12o jogador.
    Portanto, antes de dizer que a torcida do Corinthians não tem tradicão, pense nesses 100 anos de nosso time, e vai descobrir que está errado.
    VAI CORINTHIANS!!!

  5. 411
    FAVELATIMÃO:

    PESSOAL, PAREM DE AMAR O CORINTHINS..KKK

    HJ TEM RODADA , VAO TORCER PARA SUAS RESPECTIVOS TIME SÓ UM POUQUINHO.. POR FAVO..

    TIMÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO MEU AMORRR

  6. 410
    FAVELATIMÃO:

    SE FOSSE UM COMENTARIO DE OUTRO TIME IRIA TER MEIA PAGINA…

    TIMÃO É PAIXÃO NACIONAL MELHOR MUNDIALLLLL.. VAMOOOO CORINTHINAS

  7. 409
    madagascar:

    A VERDADE E UMA SO

    O CURINTIA REALMENTE E UMA COMEDIA

    E IGUAL POBRE QUANDO QUER SER RICO, COME MORTADELA E ARROTA CAVIAR

    REALMENTE O CURINTIA E UMA PIADA

    HAHAHA

  8. 408
    André:

    Fica Mano, você é o melhor Técnico do Brasil e o Corinthians o maior também, muito maior que a Libertadores da América.

  9. 407
    iran:

    são paulisnos, flamengistas, colorados etc, são fanaticos torcedores do timão,sim senhor o assunto é timao, esquecem dos times para
    quem eles torcem , porque são tao insignificantes, que e de da dor.

  10. 406
    Ernesto de Minas:

    Flalipe (com 400) asilo é com S. Asilo. Aprendeu ? Porém melhor asilo que traficante.

  11. 405
    MARCIA:

    É DIFICIL ESCREVER SOBRE UM COMENTARIO, FEITO POR UM TORCEDOR DO FLAMENGO, MAS TUDO BEM, FALAR DO CORINTHIANS, SEMPRE DA MIDIA, E CHAMA A ATENÇÃO.
    O QUE NÃO ENTENDO, É QUE SE SOMOS UM TIME TÃO ” RUIM”, QUE NÃO GANHOU TITULOS, QUE TEMOS JOGADORES VELHOS, UMA DIRETORIA DE LIXO, PORQUE FALAM TANTO DE NOS ?
    SERÁ QUE OS GRANDES FILOSOFOS EXPLICARIAM. PORQUE SERÃO QUE INCOMODAMOS TANTO ?
    OLHE, ATÉ PARECE QUE A TAL DA LIBERTADORES É MAIS IMPORTANTE PARA A TAL “DERROTA ” DO TIMÃO, DO QUE VITORIA. QUEREM QUE SEJAMOS DERROTADOS, MAS NUNCA CONSEGUIRÃO. SABEM PORQUE ?
    PORQUE A NOSSA DIRETORIA TENTOU FAZER O MELHOR. SE ACERTOU OU NÃO, É OUTROS QUINHENTOS, PORQUE COMO TODOS SABEM ” FUTEBOL NÃO TEM LOGICA”.
    COM CERTEZA O DUNGA VAI ESCALAR OS MELHORES. ALGUEM PODE AFIRMAR QUE SEREMOS OS CAMPEÕES?
    NINGUEM SERIA LOUCO. ENFIM, AOS TORCEDORES FLAMENGUISTAS, SÃO PAULINOS, CURTAM SUA FELICIDADE DE O TIMÃO NÃO ESTAR NA LIBERTADORES. CURTAM O MEU TIME.
    QUANTO A MIM, CONTINUO FELIZ DE SER CORINTHIANA, E MESMO QUE NUNCA TENHA UMA “LIBERTADORES” QUE PARA VCS É TÃO “IMPORTANTE ” PARA CONTINUAREM SOBREVIVENDO, O MEU AMOR É MUITO MAIOR QUE QUALQUER COISA,
    E SEREI CORINTHIANA ATÉ MORRER.
    ” SO JUNTAM SEU TRASEIRO, QUANDO VOCE ESTÁ NA FRENTE.
    VAI CORINTHIANSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

  12. 404
    Tauanziiinho colorado:

    RESPOSTA AOS CORINTHIANOS.
    MEU CARO FLAVIO FIEL-RJ, SE VOCE ENTENDESSE DE ESPORTE VOCE SABERIA Q O INTERNACIONAL JA CHEGOU EM UMA FINAL DE LIBERTADORES ANTES MESMO Q O SÃO CAETANO, ATLÉTICO PARANAENSE E FLUMINENSE, EU VO RECORDA VOCE JA QUE VOCE NAU ENTENDE MUITO DE ESPORTE: EM 1980 O INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE JOGOU CONTRA O NACIONAL DO URUGUAI, MAIS INFELISMENTE PERDEMOS O JOGO POR 1X0.AI VOCE QÉ FALAR EM TRADIÇÃO, COISA Q O SEU TIME NAU TEM, MEU TIME JA GANHOU 1 LIBERTADORES E 1 MUNDIAL, 1 RECOPA SULAMERICANA, 1 COPA SULAMERICANA, 3 BRASILEIROS, 1 COPA DO BRASIL, 38 ESTADUAIS, ENTAU FALA É FACIL, QUANDO O TEU TIME GANHA OU PELO MENOS CHEGA EM UMA FINAL TU VEM FALA CUMIGO.
    E AOS DEMAIS CORINTHIANOS Q VIERAM RESPONDE AO MEU COMENTARIO,
    ROMULO PACHECO, DISE Q O CORINTHIANS É MAIOR Q ESSA LIBERTADORES TU TA MUITO ENGANADO, LIBERTADORES É UMA DAS MAIORES COMPETIÇÕES ENTRE TIMES DO MUNDO, SE FOSSE MAIOR SERIA CAMPEÃO PELO MENOS 1 VEZ NA HISTÓRIA, E A MIDÍA NÃO ATRAPALHA OS CLUBES AQUI DO SUL, EU SO FALEI Q MENOSPRESA OS CLUBES GRANDES E Q FASEM MUITA MIDIA PARA O CORINTHIANS, E O Q ADIANTA TANTA MIDIA PRA CIMA DO CORINTHIANS SE NÃO GANHA NENHUM TITULO IMPORTANTE, POR EXEMPLO:LIBERTADORES.E PELO TEU GUVERNO, TU FALO Q AGENTE É A DÉCIMA MAIOR TORCIDA DO BRASIL TU TA ENGANADO, AGENTE É A OITAVA MAIOR QUASE EMPATADA CUM A DO GRÊMIO TORCIDA, E O Q ADINTA SE A SEGUNDA MAIOR TORCIDA DO BRASIL SE NÃO TEM NENHUM TITULO DE PESO, A CHINA É O PAIS MAIS POPULOSO DO MUNDO MAIS NÃO TEM NENHUM MUNDIAL, E EM 2006 AGENTE PEGO O NACIONAL, LDU, LIBERTAD, E O SÃO PAULO E ESSE ANO O ESTUDIANTES DE LA PLATA E VOCES VÃO PEGA QUEM NAS QUARTAS DE FINAIS DA LIBERTADORES 2010 ??? AH ESQUEÇI, VOCES NÃO PASSARAM DE FASE, HAHAHAHAHAHA, E TU FALO MEU CARO ROMULO, Q PRA GANHA LIBERTADORES TEM Q TE SORTE, NÃO, PRA GANHA LIBERTADORES, TEM Q TE COMPETENCIA, SABE JOGA ELA, ENFRENTA DIFICULDADES, ETC.E DA OND AGENTE ROUBO EM 1976 ?? AGENTE GANHO AQUELE BRASILEIRO COM COMPETENCIA COISA QUE VOCES NÃO TIVERAM, E EM 2005 SIM ROUBARAM, MAIS EU NÃO VO CHORA POR 2005 POR QUE AGENTE GANHO DE PRESENTE A LIBERTADORES E O MUNDIAL.
    FAUSTO, SE INVEJA MATASSE EU ESTARIA MORTO, INVEJA DO CORINTHINAS, HAHAHAHAHAHAHAH, MAIS NUNCA NA MINHA VIDA EU TERIA INVEJA DE UM CLUBE Q NEM SEQUER TEM ESTADIO, SÓ TU Q ACHO Q O INTER TOMO UM BAILE DO BARCELONA, MAIS FASE OQ NÉH, AGENTE PODE TER JOGADO MAL MAIS T LA NO SITE DA FIFA Q AGENTE É CAMPEÃO E VAI SE CATAR TU O CORINTHIANO MALOQUEIRO.

    EMERSON GONÇALVES, SEUS COMENTARIOS SÃO MUITO INTELIGENTES, PARABÉNS :D

    SAUDAÇÕES DE UM CAMPEÃO DA LIBERTADORES E NÃO ELIMINADO NAS OITAVAS DE FINAL ;) xD
    HAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHA

  13. 403
    Gabriel Fiel:

    A derrota do GIGANTE repercute mais que a vitória dos medíocres…
    Chupa Inter!!!

  14. 402
    Cláber:

    Como corinthiano, me lisonjeado pelas mais de quatro centenas de comentários, de torcedores de vários clubes e de várias partes do Brasil, atraídos pelo texto do Emerson Gonçalves sobre equívocos da diretoria corinthiana na preparação das celebrações do centenário do clube da maior e mais apaixonada torcida do país.

    É bom dar-se conta que, apesar das falhas da diretoria, e mesmo que nenhum título venha a ser conquistado neste ano tão especial de 2010, o Corinthians chega aos seus 100 anos na condição de clube mais importante do Brasil.

  15. 401
    Carlos:

    Bom, esse time fraco, limitado a veteranos e gordos, cairam na real que se ganha um titulo na garra e determinação dos jogadores, não na folha salarial do time que por sinal devem ter muito dinheiro né, pra contratar Iarlei, Danilo, Theco, fizeram por merecer esse fracasso, poderiam ter dado mais valor pra jogadores que realmente merecem respeito e trabalhar melhor a cabeça deles em uma libertadores, caso do dentinho bom de bola mais apavorado dentro de campo contra o flamengo. O Flamengo não atravessa um bom momento mais tinha em campo um elenco bem rodado e experiente e soube administrar o jogo e claro, contando um pouco com a mau pontaria dos corinthianos, deveriam treinar fundamentos do futebol.Encarem a realidade de que vcs são simplismente um time de futebol como qualquer outro grande do futebol brasileiro.

  16. 400
    flalipe:

    é sacanagem,com esse time de coroas q parece mais um azilo,azilo ”são jorge”eles vão ganhar oq esse ano??se cuida hein timinho vc´s ja conhecem bem a série b c continuar assim vcá voltaram pra la logokkk logo…kk

  17. 399
    Flávio Fiel-RJ:

    Resposta ao Tauan da Silva, Colorado de Porto Alegre (comentário 381).:

    Desde quando o Inter-RS tem “tradição” na dispusta da Libertadores.
    Desde quando o São Caetano, o Atletico-PR e principalmente o Fluminense são times, como você afirmou, times “pequenos”?.
    Indo pela sua lógica da tradição, vejamos: o São Caetano e o Atlético-PR possuem mais tradição do que o seu Inter-RS, pelo simples fato de terem chegado a finais de Libertadores antes do seu time.

    Quanto ao fato da “tradição” talvez você nem saiba (e muitos outros torcedores também) que o maior vencedor de Libertadores é o Independiente-ARG com 7 títulos (os caras tem muito mais tradição do que quase todos os times brasileiros juntos e raramente são lembrados por isso).

    Com relação ao que você chama de Mundial, antes do ano de 2005 (exceção feita a 2000), o que os times sulamericanos e europeus disputavam era de fato o Torneio Intercontinental (o que até a entrada da FIFA na organização de um evento próprio, erradamente denominavamos de Mundial de Clube – particularmente prefiro caracterizá-lo também de Mundial) (acesse a página do Boca Juniors por exemplo – e veja na seção de títulos que eles classificam os títulos que “chamamos” de “Mundial” como Intercontinental, o mesmo tratamento o Milan dá aos seus títulos Intercontinentais).

    Quanto ao Corinthians, não precisa esquentar a cabeça com ele, preocupe-se com o seu time, nós corinthianos não nos preocupamos apenas com títulos, com grande jogadores. Nós nos preocupamos em ver o Corinthians, e não especificamente um jogador. Não nos preocupamos com a derrota, pois todos ganham e perdem e isso faz parte o esporte, apenas exigimos que a derrota venha seguida de empenho.

    Sds Corintianas ao freguês chorolado!!!!

  18. 398
    James Maciel:

    Quando um time faz de um ou mais jogadores serem maiores do que o próprio clube, pra mim a coisa está errada, não se ganha nenhuma competição fazendo uma boa seleção no papel, que quando entra na prática se torna um verdadeiro fracasso. A verdade é que não se ganha nenhuma competição de futebol sem antes joga-la e isso infelismente acontece com alguns clubes desestruturados que existem por ai, no Brasil, nem tudo tem que ser carnaval(apesar de Brásilia ser o maior sambodromo do Brasil), mas, voltando ao futebol, bom sou torcedor do São Paulo Futebol Clube com muito orgulho, e digo que pra disputar uma Libertadores com chances reais de chegar ao titulo da competição sul-americana, Enquadraria 3 times brasileiros, São Paulo, Grêmio e o Internacional, repetindo, isso é minha opinião como torcedor, certo de que haverá muitas contestações, digo desde já, que clubes como os demais que disputam a Libertadores de 2010 tem seus méritos de está em uma quarta-de-finais, mais pra mim só São Paulo e Inter no momento atual tem elenco e grandeza de chegar ao titulo da mesma.

    Um abraço a todos…

    PS: EG muito bom esse post…abraço!

  19. 397
    queiroz:

    Corinthians é muito engraçado, faz agente rir e ter pena, alias são as galinhas né…

    desculpa ai galinhas mais o urubu voa mais alto..

    Saudações Flamenguistas..

  20. 396
    Masuda:

    Esse ano o Corinthians vai ser campeão!É só cair na area que é penalti,só enconstar no jogador da fiel que o adversário leva cartão amarelo e se machucar vai ser vermelho direto.O juiz vai sempre dar uma mãozinha para ajudar o Coringão,vai inverter falta,escanteio e até lateral.Qualquer coisa para dar o título no centenário.Já que sozinho e um caminhão de dinheiro não conseguem.

    O Corinthians devia ter vergonha na cara e não ficar comemorando jogo ganho na mão grande.Devia agradecer ao juiz e pronto.Se as situações que prejudicaram o Atlético Paranaense fosse com o Corinthians haveria uma verdadeira gurerra.A mídia e os “comentaristas” ficariam injuriados com o juiz e com certeza ele nunca mais apitaria um jogo nesse brasileirão.

Páginas: [21] 20 19 18 17 16 15 14 13 12 111 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade