O G4 cresce e planeja Mini Copa nos Estados Unidos

qua, 20/01/10
por Emerson Gonçalves |
categoria Marketing

  • Sharebar

O G4 é a união dos grandes clubes paulistas (por enquanto) – Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo – e foi criado para aproveitar e explorar o potencial mercadológico conjunto desses clubes. Juntos, eles representam quase um terço dos torcedores brasileiros, com fortíssima concentração no Sudeste, principalmente São Paulo, e presença forte também no Paraná, entre outros estados.

O G4 tem razão social própria, é uma empresa criada pelos clubes, administrada pelos 4 presidentes e contando com 4 gestores na área executiva:  Luis Paulo Rosemberg pelo Corinthians, Adalberto Baptista pelo São Paulo, Rogério Dezembro pelo Palmeiras e José Carlos Peres pelo Santos, que foi escolhido pelos demais como coordenador do grupo e fica à frente do G4 no dia-a-dia executivo. Os demais gestores têm responsabilidade sobre algumas áreas específicas: Adalberto Batista cuida de patrocínios e licenciamentos, Rosemberg trata de projetos especiais e Rogério Dezembro é responsável por jurídico e comunicação.

Ontem tive o prazer de ter uma nova e boa conversa com o José Carlos Peres, com quem falava anteriormente a respeito do Santos, de quem era o representante na sede paulistana. Agora ele se dedica integralmente ao G4 e trabalho é o que não falta, a começar pela mudança para uma sede própria do G4, onde os presidentes dos clubes poderão se reunir, assim como os gestores.

O primeiro grande resultado do grupo, já conhecido de todos, foi o acordo feito com a FEMSA, já bem conhecido e que rendeu, de imediato, dois e meio milhões de reais para cada clube. Outros acordos estão sendo discutidos com um banco e uma operadora de telefonia celular e não devem demorar para chegar à assinatura de contrato.

Outras coisas, porém, chamaram minha atenção desde que o G4 foi criado, como, por exemplo, o interesse do Flamengo em participar do grupo.

Sobre isso, José Carlos disse que o estatuto do G4 tem como premissa a participação dos quatro grandes paulistas, mas já prevendo uma futura expansão, o estatuto admite até sete participantes. Ou seja, o grupo poderá receber três novos membros sem a necessidade de mudança, podendo vir a ser, futuramente, o G7.

Logo no início do G4, Marcio Braga entrou em contato e quis informar-se melhor. Ele pensava em participar do grupo paulista, pois achava muito difícil que algo nessa linha viesse a dar certo no Rio de Janeiro. E, de fato, até o momento o grupo carioca está ainda na fase de projeto, sem sair do papel. Naquele momento, porém, era importante para os clubes primeiro consolidarem o grupo, antes de pensar em sua ampliação. Presidentes de outros clubes procuraram os dirigentes paulistas, além de Marcio Braga, e pediram explicações sobre o funcionamento do grupo, entre eles o Cruzeiro, Internacional e Atlético Paranaense.

Por sinal, diz JCP, esse interesse não é somente de outros clubes brasileiros, tanto que ele e Luiz Paulo Rosenberg foram convidados a fazer uma palestra em Buenos Aires, pelo Boca e pelo River Plate, que têm interesse na criação de um grupo semelhante unindo os seis maiores clubes argentinos, o G6 platino.

Tudo isso lembrou-me do extinto G14 europeu, cuja ação despertou a ira da burocracia da UEFA. Platini fez que fez e costurou a criação da ECA, já de cara com mais de cem clubes – dividir para reinar, a velha receita do poder continua válida. Por isso, perguntei se esse crescimento, chegando a um G7, não iria incomodar as federações e a CBF? José Carlos acredita que não, pois o grupo não tem e não pretende ter ação política. Sua razão de ser é a força mercadológica dos 4 clubes de hoje e o trabalho é todo em termos de aproveitá-la ao máximo, conseguindo recursos para eles. Essa atuação, inclusive, diz Peres, não se choca com a atuação do Clube dos 13, embora o G4 vá discutir tudo que diga relação a seus membros, como direitos de TV, placas de publicidade e outros temas de forma conjunta.

“Nosso objetivo é apenas e tão somente a parte mercadológica. Quem faz o espetáculo, quem tem as despesas, são os clubes, que precisam contratar e manter bons jogadores. Quem promove e organiza é a federação” – enfatizou o coordenador-geral do G4. “Não temos interesse em organizar, criar liga, nada disso; a parte deles (federações e confederação) é deles, nós só queremos trabalhar o valor dos clubes, de suas marcas, transformar tudo isso em receitas.”

No que diz respeito à negociação com as TVs, tão logo termine essa edição do Paulista o G4começará a conversar com a Federação, clubes do interior e as emissoras, com vistas ao campeonato de 2011. Essa atuação, disse-me José Carlos, será benéfica não só para os integrantes do G4, mas também para os demais clubes participantes do campeonato e a própria FPF, na medida em que o propósito é melhorar a receita de todos: “Nós queremos mais do nosso lado, mas sem esquecer dos outros clubes, dos clubes menores, pois sem eles não existe campeonato” – conclui a respeito JCP.

Nessa altura, como não poderia deixar de ser, falamos do calendário do nosso futebol. Os dirigentes paulistas, disse-me José Carlos, têm bem claro um ponto que este Olhar Crônico Esportivo vem apontando há muito tempo: para se internacionalizarem, nossos clubes precisam jogar lá fora. Fazer pré-temporada na China, nos Estados Unidos, na Europa, mostrar suas cores, mostrar suas marcas. Essa será uma disputa árdua, mesmo com o G4 não querendo muito: um período com vinte dias ou pouco mais já será suficiente para os clubes. Assim mesmo será difícil adequar aos estaduais, o que implicará em mudanças e menor número de datas. Na sua visão, ele considera que a CBF tem uma posição favorável à adequação do calendário, ao passo que as federações são contrárias, preocupadas com seus torneios e a possível (e necessária, adianta este OCE) redução de datas para suas realizações (o que, ao fim e ao cabo, implica em perda de poder, na visão deste blogueiro; e ninguém aceita perder poder, sem mais, nem menos).

A China, repete José Carlos, está nos planos dos clubes e do G4. Todos consideram fundamental entrar no mercado chinês, levar os clubes para jogar e produtos para vender. E tem que ser logo, não pode deixar o tempo passar, pois a fila anda.

O obstáculo, relembra a todos este OCE, reside nos estaduais e na quantidade de datas para eles. E enquanto isso, o tempo vai passando e a fila andando.

Mini Copa nos Estados Unidos e Torneio Internacional de Verão em São Paulo

Concluindo a conversa sobre a necessidade dos clubes jogarem fora do Brasil, o José Carlos disse, em primeira mão para os leitores deste Olhar Crônico Esportivo, que o G4 está trabalhando na organização de um torneio internacional a ser realizado durante a Copa do Mundo.

O projeto, em fase de negociações e captação de recursos e patrocinadores, implica em levar os quatro clubes para a disputa de um torneio nos Estados Unidos e Canadá, ou Europa ou mesmo na Ásia. De todas as possibilidades, a que está mais em vista é jogar nos Estados Unidos, com a participação de dois clubes argentinos, dois mexicanos e dois da MLS – Major League Soccer –, a liga americana. Nesse caso, inclusive, não está descartada a participação de dois times europeus, o que daria ao torneio uma cara e o nome que de imediato vem à mente: Mini Copa.

José Carlos lembrou de um torneio com características parecidas, realizado em Nova York logo depois da Copa de 66, com a presença do Santos. Um sucesso, segundo ele. (Na minha visão, hoje, com a TV e internet, um torneio como esse já nasceria vitorioso e marcaria em grande estilo a reentrada de nossos clubes no circuito internacional; porém, sem datas, tomadas todas pelos estaduais, seria difícil reeditá-lo, já que Copa do Mundo só de quatro em quatro anos.)

Nos planos do G4, já para 2011, está a realização de um torneio internacional de verão, com jogos no Pacaembu e Morumbi. Para isso, disse o coordenador do grupo, será necessário um mínimo de datas, algo a ser negociado.

Não será fácil, e o José Carlos, bom conhecedor dos bastidores de nosso futebol, sabe bem disso, mas trabalha, ao lado dos outros gestores e dos presidentes, para tornar esses projetos realidade.

O G4 já mostrou a que veio logo no seu início. Muitos outros negócios virão, diz José Carlos Peres, que acredita na força conjunta dos clubes, já sonhando com o G7, ainda mais forte. Para o bem do futebol brasileiro, diz ele. E eu, humildemente, assino embaixo e fico na torcida.


compartilhar

106 Comentários para “O G4 cresce e planeja Mini Copa nos Estados Unidos”

Páginas: [6] 5 4 3 2 1 »

  1. 106
    fred:

    estão tentando recriar o Rio-SP.

    o colunista deveria se lembrar que o inchaço de datas acontece devido ao brasileirinho de oito meses.

    quando o campeonato brasileiro começava no segundo semestre, tínhamos datas para esse tipo de “torneio de verão” e todo mundo gostava (menos a CBF e a Globo, que queriam inchar o calendário para transmitirem jogos o ano todo)

    Não se faça de inocente, pois a empresa que publica seu blog (globo) é uma das que fazem o ano futebolístico começar menos de um mês depois de ter terminado o último.

  2. 105
    Eduardo M:

    Emerson ,

    O blog do excelente João Henrique Areias , conselheiro do Flamengo , e um dos idealizadores do projeto da Copa União apresenta detalhes do projeto da Arena da Ilha , uma versão moderna da Arena Petrobrás , também 100% idealizada por ele em 2005 , de ultima hora , como alternativa para o fechamento do Maracanã.

    Ao contrário do primeiro , esse novo projeto não é provisório. Será uma Arena definitiva , com capacidade para 25 mil torcedores em dias de jogos e 40 mil nos shows. Todo o projeto é inspirado numa arena americana , que o Areias cita com imagens no projeto.

    Existe um detalhe interessante no projeto. Os investidores teriam direito a construir 4 torres comerciais de 5 andares cada ( gabarito máximo da região , bem proxima ao Aeroporto do Galeão ) com 900 metros de area por laje. A lucro na negociação dessas torres cobririam 40% dos custos totais da Arena , estimada em R$ 30 milhões.

    A Arena da Ilha será construida no atual terreno de 68 mil metros , onde está a sede da Portuguesa carioca. A equipe seria beneficiada com a construção de um campo oficial de treino , um ginasio coberto , uma piscina e um prédio de dois andares , onde estariam os alojamentos dos atletas e mais a estrutura do departamento de futebol. A Portuguesa manteria também dominio sobre a area social , onde existem as piscinas e o prédio da sede social. Em troca , jogaria de graça eternamente no estádio , não pagando nem os custos da abertura do estádio. E ainda receberia um percentual fixo a ser definido sobre as rendas dos jogos e dos eventos. Segundo as primeiras especulações , esse percentual seria de 4% do bruto.

    Se o cronograma for todo mantido , as obras começarão ainda no primeiro semestre desse ano e temrinarão no final do ano. É bom lembrar que uma parte das arquibancadas , onde fica a social do estádio atualmente , já existe e tem seis mil cadeiras. Essa parte será totalmente aproveitada e as modificações serão apenas nos espaços internos , para criação de lojas e praça de alimentação.

    A ideia é ter o estádio já pronto para o carioca de 2011. Seria a alternativa dos grandes para jogos contra equipes pequenas. E também em algumas partidas do brasileirão.

    Talvez tenha sido essa a noticia que fez o Botafogo criar um pacote de atração para a dupla Fla-Flu usar o Engenhão com regularidade após o fechamento do Maracanã. Se antes o clube de General Severiano falava em cobrar aluguel de até R$ 150 mil por partida , agora a diretoria fala em algo entre R$ 5 e 10 mil , desde que haja um contrato assinado , com a dupla se comprometendo a fazer do estádio o novo Maracanã até dezembro de 2012.

    Vamos ver…

  3. 104
    jose:

    Ao 102
    Renato – Brasília:

    Vamos lá os clubes do eixo Rio São Paulo são os mairoes, os melhores os mais tudo, os bonzões os desuses do olimpo. Continuem acreditando nisso e boa sorte. Você Emerson, a Globo, a Bandeirantes e outras mídias só colaboram para este pensamento egocêntrico e pequeno (o fazem de forma sutil ou escancarada).
    Só não me venha com hipocrisia que o país é um só…blablabla…Moribondos vermelhos…Blablabla…
    Sds Coloradas
    ps: Acho bom vocês do centro do país reverem seus conceitos porque a coisa está ficando torta…..

  4. 103
    João Antônio:

    O que seria do G-4 sem o Corinthians, o melhor clube do Brasil para arrumar patrocínios????

  5. 102
    Renato - Brasília:

    Tem gente que fala que o Flamengo não se planejou para ganhar o brasileiro, isso é muita ignorância. Metade do time titular atual do Flamengo joga junto há 4 anos!!! O Flamengo fez contratos longos de 5 anos de duração com Leo Moura, Juan, Kleberson, Bruno, Toró e outros jogadores. Fazer contratos longo não é planejar???

    O Inter que deve planejar bem né??? venderam o Nilmar no meio do campeonato e perderam a chance de ganhar o brasileiro após 30 anos.

    Só falo uma coisa, pegue o Flamengo campeão da Copa do Brasil de 2006 e veja quantos jogadores jogam no Flamengo atual, concerteza é o clube que tem a base jogando junta a mais tempo no futebol brasileiro. Pegue o São Paulo, Cruzeiro e o Inter de 2006 e compare com os respectivos times atualmente, vocês vão ver que mudou quase todo o elenco, ao contrário do Flamengo.

    Palmeiras, Corinthians, Santos e Vasco eu nem cito que é até covardia, são times que mudaram completamente de 2006 para cá, aliás tem time que muda todo ano com seus famosos ”pacotões” e o São Paulo ano passado e esse ano foi um desses.

  6. 101
    GMAS:

    Agora a CBF têm que tomar vergonha na cara…
    10 dias de pré temporada é uma vergonha, apesar do G4 não querer ter representatividade politica, algumas outras entidades, como o clube dos 13 e os grandes clubes de futebol em geral, devem brigar para ampliar a pré-temporada para 1 mês pelo menos, ou um pouco menos, encurtando os estaduais (Uma perda de tempo para os grandes clubes), e com esse prazo maior, fazer a preparação e alguns torneios internacionais.

  7. 100
    CARLITO:

    Ainda acho que um torneio Rio-São Paulo com os 4 grandes de cada Estado mais Cruzeiro, Atlético MG, Internacional e Grêmio seria um torneio para início de temporada, de muito mais apelo e interesse para os torcedores e patrocinadores.

    Resido em Volta Redonda e andei acompanhando alguns do treino do Voltaço. É surpeendente a fragilidade do elenco montando.
    O interior de São Paulo já não possui a mesma força dos anos 80 e início dos anos 90.

  8. 99
    Rafael:

    Está mesmo na hora de os grandes clubes do futebol brasileiro perceberem a arapuca que os Campeonatos Estaduais representam em termos de marketing e renda. Não discordo que eles tenham grande história e tradição, mas já representam um anacronismo nos dias de hoje. Tenho certeza que não seriam mais disputados caso não existissem as Federações Estaduais, que tem poder até demais.

    Como um clube vai conseguir valorizar sua marca se joga mais de 50 vezes no mesmo ano? Ou se é obrigado a jogar em estádios em péssimas condições de cidades pequenas sem ganhar nada mais com isso? A expectativa e o senso de exclusividade ajudam bastante quem deseja faturar. Haja visto que, por exemplo, a liga esportiva mais lucrativa do mundo – a NFL – tem apenas 17 rodadas, mas média de público acima de 80 mil pessoas por jogo. Certamente, não seria a mesma coisa caso tivessem que jogar 5 campeonatos diferentes, a maioria deles para 5, 6 mil pessoas em cidades sem o mínimo potencial econômico.

    Por conta do apego a uma suposta tradição, o futebol brasileiro está ficando pra trás. Por mim, os grandes clubes nacionais deviam disputar apenas o Brasileiro e a Copa do Brasil/Libertadoras. E, no caso dos clubes menores, que se faça omo na Inglaterra: criem-se ligas inferiores que valorizem as rivalidades regionais. Pode ter certeza que seria mais significativo para um Noroeste de Bauru disputar uma divisão contra Marília e XV de Jaú do que ir para Guaratinguetá ou Franca numa A-2 do Paulista.

    Veja que o Campeonato de pontos corridos criou uma polêmica enorme em sua criação no ano de 2003. Mas, agora, os clubes brasileiros estão bem mais fortes do que no início da última década. Haja visto que já está sendo possível manter jogadores como Ronaldo, Adriano e D’Alessandro jogando no país, coisa impensável poucos anos atrás. E as médias de público estão maiores que as de todos os Brasileiros de mata-matas disputados nos anos 90, sem aquelas aberrações típicas dos anos 80 onde um Flamengo jogava num Marcanã para 150 mil pessoas com ingressos na faixa de R$ 1 a R$ 5. Hoje, o mesmo clube põe 40-50 mil, mas pode cobrar R$ 40 a R$ 100 nas entradas.

  9. 98
    bruno:

    Esse comentário vai para Junior (92) e para todos aqueles que estão engasgados com o Hexacampeonato do Flamengo.

    Cara, para de chorar! O Flamengo é hexacampeão, aceite isso. Você citou alguns casos que \"teoricamente\" ajudaram o mengão em seu título. Vamos lá.

    1. No pênalti em que o Rogério Ceni defendeu e o juiz mandou voltar, o Ceni deu um PULO para frente, e não um passo. Veja bem que todos os goleiros (assim como o Bruno) dão um passo para frente. Normal, eles precisam ganhar impulso pra sair do chão. O que não vale é pular ascintosamente para frente.

    2. Quanto às expulsões de jogadores do SPFC nas últimas rodadas, nada mais justo. O descontrole partiu dos próprios jogadores são paulinos, que saíram dando chutes, carrinhos e cotoveladas. Vale lembrar que o Hugo e o André Dias trocaram tapas no jogo contra o Vitória e não foram expulsos, nem antes e nem depois. Se eles tivessem sido expulsos durante o jogo (como foram O Obina e o Maurício), queria ver o São Paulo ganhar aquele jogo, pois tava 0×0 e era início de jogo. Isso sim foi favorecimento ao SPFC.

    3. Quanto ao suposto corpo mole do Corinthians, não procede. O Flamengo foi superior em campo, não sei se você teve a satisfação de assistir ao jogo. Claro que a torcida pede corpo mole, mas nenhum jogador quer ficar marcado por fazer isso.Não precisam. Quanto ao Gordo, que se machucou, ninguém tem culpa de ser um jogador boêmio e fora de forma. Isso acontece.

    4. Quanto à transferência do jogo para Campinas, seria melhor que tivesse sido mesmo no Pacaembu. O gramado estava péssimo e isso prejudicou ambos os times. Concordo que se o Cortinthians estivesse em outra situação até poderia reclamar mais da mudança de estádio, mas, se era tão importante que ele jogasse em seu estádio, por que então o Palmeiras (mais candidato ao título que o SPFC) não abdicou do seu mando de campo para o Corinhtians jogar na capital? Vale lembrar que quem pediu isso foi a própria polícia de São Paulo, cujos integrantes são torcedores do São Paulo, Palmeiras etc. Não foi uma decisão política!

    5. O Grêmio decidiu preservar seus jogadores contra o Flamengo por questões de rivalidade interna do estado deles. Quando o Inter fez o mesmo, o SPFC ganhou do time desfalcado e ficou justamente dois pontos à frente do seu rival, o Grêmio. E ninguém criou tanta polêmica. De qualquer forma, o Flamengo vinha embalado e não ia perder. Os reservas criaram até mais dificuldade, pois a pressão pela vitória aumentou.

    6. Vale lembrar que, além do favorecimento contra o Inter, o SPFC ganhou o campeonato passado com um gol do Borges em IMPEDIMENTO! Mais favorecimento do que isso, impossível. Além disso, o jogo não foi em Goiânia, mas em Brasília, lugar onde a torcida do SPFC era bem maior do que a da equipe goiana. Em outras palavras, embora o mando de campo fosse do Goiás, o campo escolhido não era neutro. Era favorável ao SPFC. Se o Goiás não podia jogar em seu estádio, deveria ter escolhido um estádio no interior do estado de Goiás.

    7. Posso citar inúmeros lances que prejudicaram o Flamengo durante o campeonato: gols marcados em impedimento (a favor de Goiás e Barueri), pênalti não marcado em cima do Ibson no jogo contra o Coxa (jogo de ida) quando o jogo tava 0 x 0, pênalti inexistente a favor do Santos (o segundo) etc, etc. Todos esses lances alteraram o placar igualitário e tiraram pontos do Flamengo (com exceção do jogo contra o Santos). Apesar desses lances, não fico reclamando, pois no fundo entendo que erros acontecem e que prejudicam TODOS os times, em diferentes momentos da tabela.

    8. O Flamengo ganhou porque seus fundamentos foram simplesmente melhores: Cruzamentos certos – 220 (líder), Desarmes – 1272 (líder), Lançamentos certos – 822 (líder), Defesas por jogo – 3,97 (terceiro), Finalizações certas – 223 (terceiro), Pênaltis sofridos – 9 (terceiro ao lado do Atlético-MG), Dribles – 356 (quinto), Faltas cometidas por jogo – 17,58 (quinto menos faltoso), Perdas de bola – 41,24 (quinto mais regular), Faltas recebidas por jogo – 19,19 (sexto mais parado com falta), Zaga pouco vazada – 44 (segundo colocado), Artilheiro (Imperador). VALE LEMBRAR AINDA QUE O FLAMENGO GANHOU DOS PRINCIPAIS CONCORRENTES AO TÍTULOS (São Paulo, Palmeiras, Atlético) e NAS ÚLTIMAS 17 RODADAS PERDEU APENAS UMA VEZ, sendo a maioria constituída de vitórias.

    9. Quanto à polêmica de ser penta ou hexa, isso é apenas choro de rivais amargurados. O Flamengo é hexacampeão da primeira divisão do futebol brasileiro, independete da decisão política da CBF. Pergunto a você: Em 1987, o seu time participou de qual campeonato? Ele estava no módulo dos times da primeira divisão? E quem foi que ganhou esse módulo?

    Por isso, antes de falar do mengão, reflita. Eu pensei que o chororô era típico apenas de times do RJ, como Botafogo e Vasco. Mas vejo que não, que em São Paulo (e muito provavelmente você é SPFC) isso também ocorre. Pare de chorar e vá pensar no seu time, e se prepare porque ano que vem tem mais!

    É hexa, rumo ao hepta!
    SRN.

    ps: MODERADOR, NEM INVENTA DE NÃO COLOCAR MEU COMENTÁRIO!!!

  10. 97
    Carlos Eduardo:

    89
    Tiago Tricolor Cardoso (Franca/SP):

    ………xxxxxxxx…………..

    Amigo só faltou o principal..

    As pesquisas nos 74 anos do São Paulo.

    Quantos Dirigentes com poder na CBF o São Paulo teve esses anos…

    Quantos presidentes do Clube dos TREZE e do STJD o São Paulo teve esses anos..

    Quantos presidentes do São Paulo foram da Federação Paulista de Futebol…

    Depois dessas pesquisas da para reconhecer como o São Paulo (ganhou) eses titulos…

    Assim é mole mole…

    Mas mesmo assim falta a CAMISA… o São Paulo continua sendo o clube dos funcionarios publicos e politicos paulistas…

    Saudações

    do Maior do Planeta queira ou não a torcida Arco-Iris

  11. 96
    Adalberto:

    Emerson, fala aí desse corte de luz por falta de pagamento.
    E tem mais coisa: o cheque devolvido, o calote no pagamento das taxas do estadio do Pacaembu, e tem mais coisas.
    Qeu coisa mais vergonhosa, pior que clubinho de varzea.
    Esse é o time do pmaior patrocinio do Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Fala sério!!!!!!!!!!!

  12. 95
    Adalberto:

    Os corintianos estão cansativos com tanta prepotência de dinheiro mas nao pagaram a conta da luz!!!

    A eletropaulo cortou a luz da sede por falta de pagamento!!!

    quáquáquáquáquáquáquáquááaáááááááááááááaáááááá

    E os caras vem aqui e ficam arrotando grandeza. É aquela historia de comer mortadela e arrotar peru.
    Paga a conta de luz primeiro!!!
    Paga a conta da luz primeiro!!!

    huáhuáhuáhuáhuáááááaaááááá´´aáá

    O dinheiro do maior patrocinio de abadá do Brasil não deu nem pra pagar a luz?????????????

    quáquáquáquáquáquáquáquááaáááááááááááááaáááááá

  13. 94
    Luiz Antonio:

    Olá Emerson,

    “Mamãe sempre me dizia / Meu filho tome cuidado / Quando penso no futuro / Não esqueço o meu passado.” (Paulinho da Viola)

    Os presidentes de Santos, Palmeiras e SPFC, devem cuidar das próprias carteiras, ao se reunirem com o mandatário corinthiano. Se por um lado, no G4, está em boa companhia, ao dali sair, senta-se com o que Ki IA, mas não foi. Marca fedorenta presença, na representatividade que tem no Sr. Sanchez.

    “Diz-me com quem andas. E te direi quem és”.

    Valorosos, eram os conselhos maternos. Grande, é a sabedoria popular.

  14. 93
    Rodrigo Floriano:

    Só quero dizer uma coisa sobre o meu SANTOS a respeito desse assunto. o SANTOS acaba de ser convidado pra fazer a partida de inauguraçãodo na nova arena do RED BULL NEW YORK!!! Emerson fala pra mim porque eles não convidaram o flamengo? porque não convidaram o corinthians no ano do centenário? Na minha opinião é por que apesar da imprensa brasileira puxar saco da falta de estrutura do fla e do corinthians, se existe um time brasileiro GLOBALMENTE conhecido esse time se chama SANTOS.
    Faze o que né.

  15. 92
    Junior:

    Acho q esse OCE virou OCF \"Olhar Crônico do Flamengo\"… nada mais normal de algo vindo da Globo, aliás, se é pra falarmos de flamengo…

    Devemos acrescentar à \"tradição\" (17 anos sem título nacional?) ao
    \"peso da camisa\" (só \"maracanazo\" um atrás do outro), ao sucesso nas reposições e ao desempenho de PET (q foi \"obrigado\" a se integrar ao elenco por dívidas, nem mais nem menos) 5 considerações, no mínimo, as mais escancaradas e incontroversas:

    1. o apito amigaço no jogo contra o SPFC (acho q foi o único penalti q mandaram voltar em toda a competição). Pra não falar que todo golerio, Bruno inclusive, dá o famoso passo antes da cobrança, quanta hipocrisia tentar argumentar em contrário – Youtube taí pra isso (veja, em especial a defesa dele no final do Carioca contra o botafogo, abusurdo!);

    2. o STJD em \"segurar\" Jean, Dabogerto e Borges por dois jogos quando um de punição era esperado – e olha que o próprio globoesporte.com publicou aqui os caras do STJD assumindo com a cara lavada que eram flamenguistas!!! Daí falam que é paranóia e teorias conspiratórias depois… novamente, taí na net, só fazer a busca pela matéria…;

    3. e, claro,agradeçam ao corpo mole do Corinthians (a \"contusão\" de Ronaldo no seu primeiro lance de jogo…);

    4. ainda sobre o Corinthians, agradeçam pela mudança \"mandrake\" de mando de campo… será que se o Corinthians brigasse por no mínimo a libertadores eles teriam aceitado essa transferência? D-u-v-i-d-o!

    5. e a diretoria Gremista que entrou com os reservas… teriam entrado se o Inter não estivesse para ganhar o título (e de fato ganharia) e teriam entrado se tivessem algo a disputar ainda? Novamente, d-u-v-i-d-o! E olha que o timeco tremeu as pernas pra ganhar dos reservas do Grêmio!!! Se fosse o titular teria sido mais um belo \"maracanazo\"!!!

    Pra se ver, sem esses 5 pontos que levantei, não haveria \"peso da camisa\" rubro-negra nem peripécias de Pet em campo que garantissem o título ao Flamengo.

    Tá explicado, o colega lá que se referiu com sutileza ao pq do flamengo ter ganhado o título se poupou de fazer essa demonstração explícita – mas como caiu em ouvidos moucos ou pela conveniente negligência dos interessados, eu faço aqui o \"papel sujo\".

    E para baixar (ainda mais) um pouco os ânimos rubro-negros aqui vale tb citar a matéria que divulgou o ranking da IFFHS onde o flamengo seria o quinquagésimo (50o.) time mais relevante na estória do futebol, sendo o 5o. dentre os brasileiros, atrás de SPFC (18o.); Grêmio (28o.); Cruzeiro (30o.) e Palmeiras (45o.).

    Ah sim o outro \"queridinho da mídia\", um tal de corinthians, figura na 75a. posição.

    Pois é, a realidade dos clubes é bem diferente do que Globo e cia nos faz acreditar aqui no Brasil,

    Por fim, parabéns pelo PENTA!!!

    Mal posso esperar pelo próximo OCF…

    P.S. Belíssima postagem a 89, esse OCE ou OCF? (às vezes OCC)? não hesitou em dar luz a controversa pesquisa datafolha que privilegia, ora quem, Flamengo e Corinthians mas que lapso deixar passar esse da folha né? Pq será? Ah, deve ser pq aí os “queridinhos” da globo não ficaram tão bem na foto né???

  16. 91
    Gustavo:

    Segunda rodada da temporada 2010 do futebol brasileiro.

    RENDAS E PÚBLICOS DOS JOGOS DOS CLUBES COM AS 5 MAIORES TORCIDAS DO BRASIL (CONFORME ÚLTIMA PESQUISA DO DATAFOLHA):

    1.
    CORINTHIANS 2 x 1 BRAGANTINO
    local: Estádio do Pacaembu (São Paulo – SP)
    Público – 32.179 pagantes
    Renda – R$ 1.147.607,00
    (preço médio do ingresso: R$ 35,66)

    2.
    MIRASSOL 1 X 1 SÃO PAULO
    local: Estádio José Maria de Campos Maia (Mirassol – SP)
    Público: 6.016 pagantes
    Renda: R$ 204.000,00
    (preço médio do ingresso: R$ 33,91)

    3.
    BARUERI 2 x 2 PALMEIRAS
    local: Estádio Eduardo José Farah (Presidente Prudente – SP)
    Público – 10.031 pagantes
    Renda – R$ 196.020,00
    (preço médio do ingresso: R$ 19,54)

    4.
    VOLTA REDONDA 1X3 FLAMENGO
    local: Estádio da Cidadania (Volta Redonda – RJ)
    Público – 8.463 pagantes
    Renda – R$ 168.090,00
    (preço médio do ingresso: R$ 19,86)

    5.
    AMÉRICA 1 X 2 VASCO
    local: Estádio do Engenhão (Rio de Janeiro – RJ)
    Público – 4.244 pagantes
    Renda – R$ 63.248,50
    (preço médio do ingresso: R$ 14,90)

    CONSIDERAÇÕES:

    Repetindo o que ocorrera na primeira rodada, porém de modo ainda mais acentuado, o Corinthians liderou com folga nos quesitos renda (seis vezes superior ao do segundo colocado; ou o dobro do somatória dos outros quatro clubes em questão) e público (mais de três vezes superior ao do segundo colocado; maior do que a soma do público dos outros quatro jogos), bem como teve o maior preço médio de ingresso.

    A FORÇA DO CORINTHIANS

    A torcida do Corinthians é conhecida como Fiel, e não é à toa. O seu apoio ao Corinthians é constante, histórico; o corinthiano – e é principalmente nisso que ele se diferencia dos demais torcedores – continua vivenciando o Corinthians mesmo nas piores fases do clube, como se constatou recentemente quando da queda corinthiana para a Série B, ou durante o martírio dos 22 anos sem títulos.
    Uma das maiores aberrações do futebol brasileiro, economicamente falando, é a ausência de um estádio na cidade de São Paulo à altura da grandeza da Fiel. O Corinthians atualmente manda os seus jogos em um diminuto Pacaembu, com capacidade para 35.000 pessoas (sendo que apenas cerca de 50% dos lugares têm preços de ingressos “populares”, de R$ 30,00).

    Isso explica o porquê de, ao final da temporada, aparecerem clubes com médias de público superiores à corinthiana, considerando que mandam suas partidas em estádios com capacidade para 60, 80 ou 90 mil pessoas, e com grande porcentagem de acomodações populares.

    O mercado percebe essa realidade. Os investidores não atiram pedra em avião, nem dão milho para bode. Apostam para ganhar. E quem, mais uma vez, recebe a maior quantidade de fichas dos investidores foi o Corinthians, com seus novos patrocínios que despertaram a admiração e atiçaram a inveja das agremiações co-irmãs.

  17. 90
    Breno:

    Emerson, eu acho que as pessoas usam exageradamente o termo “planejamento”. “Planejamento” é afinar a preparação física com o filet mignon da temporada, “Planejamento” é montar o elenco e engatilhar acordos para dar conta das competições da temporada. “Planejamento” é acertar a mão na logística pra otimizar o repouso e o tempo de trabalho do time e da comissão técnica. “Planejamento” é dar suporte ao trabalho da comissão técnica, com missão e visão.

    Salário em dia, CT, estádio, essas coisas são ESTRUTURA. Ok, o Flamengo peca na estrutura, mas não vi maiores problemas de planejamento nos anos recentes. E o Flamengo não começou mal o Brasileiro como vc afirmou. Teve um momento ruim, com derrotas seguidas para Sport (a virada de 4×2 com 3 do Weldon que hoje está no Benfica) e para o Coritiba (o retumbante 5×0). No mais ficou ali no banho-maria, na metade da tabela, até a chegada do Adriano, duas rodadas depois, quando começou a escalar lentamente. O Pet trouxe qualidade e deu o algo mais, e ainda teve Maldonado e Alvaro equilibrando a defesa, e o subvalorizado Everton, que deu força ofensiva ao time no lado esquerdo. Ai sim o time começou a ganhar corpo. Isso que o time perdeu Juan, Ibson, Kleberson, Emerson…

    O time do Flamengo oscilou menos, por exemplo, do que Fluminense, Palmeiras ou São Paulo. Aliás, o São Paulo sim, até o primeiro terço do campeonato estava lá pela 18a, 15a posição, e nem por isso ninguém diz que faltou “planejamento” ou “deu sorte”. Trabalhou e subiu tabela, como Flamengo e Inter também fizeram. A diferença é que o Flamengo foi o último a arrancar.

  18. 89
    Tiago Tricolor Cardoso (Franca/SP):

    Ranking Folha: Dossiê (Pesos e Medidas) – Os números não mentem!

    Todo final de ano, vários meios de comunicação publicam listas para resumir o ano prestes a encerrar. Certamente, um método eficiente para obter atenção.

    2009 não foi diferente! Ainda mais por ser final de década!

    Foram inúmeras listas de assuntos os mais variados possíveis.

    Os melhores do ano e da década, os mais vendidos, os mais lucrativos, os mais influentes, etc.

    Tratando-se de futebol alguns rankings e pesquisas foram divulgadas causando uma certa repercussão.

    Dentre muitas listas destaco os rankings da Folha de São Paulo publicados nos seguintes dias:

    19/12/09 – Ranking Folha do Futebol Nacional 2009

    (contempla apenas times do Brasil que alcançaram pelo menos uma vez, uma final de algum campeonato nacional; os campeonatos estaduais e internacionais também são considerados) e

    26/12/09 – Ranking Folha do Futebol Mundial 2009

    (contempla equipes de todo o mundo que foram campeãs ou vice de alguma competição continental e de cunho oficial; somente campeonatos internacionais são considerados).

    Pra visualizar os rankings completos e os critérios de pontuação acessar o marcador ranking do site SPFCpédia ou no link https://spfcpedia.blogspot.com/search/label/Rankings

    O São Paulo lidera os dois rankings. No do Futebol Nacional tem uma ampla vantagem e no do Futebol Internacional é o time brasileiro mais bem posicionado, ocupando a 7° colocação no geral. Caso ganhe a 4° Libertadores e o 4° Mundial alcançaria a 4° posição.

    O Ranking Folha do Futebol Nacional será o foco desse dossiê, por contar somente com as equipes brasileiras e com todos os títulos conquistados, seja estadual, nacional ou internacional.

    São considerados apenas os campeonatos de primeira divisão, que tiveram caráter oficial, sequência e respaldo das confederações estaduais, CBF, CONMEBOL e FIFA.

    * Ranking Folha Geral 2009

    (Ranking Folha do Futebol Nacional 2009)

    Considera todos os campeonatos estaduais, nacionais e internacionais. Para pontuar é preciso ser campeão ou vice dos mesmos.

    1° São Paulo————-906 pontos

    2° Flamengo————-825

    3° Palmeiras————-788

    4°Corinthians————715

    5° Santos—————–687

    6° Cruzeiro—————677

    7° Vasco——————668

    8° Grêmio—————-636

    9° Internacional———-628

    10° Fluminense———-577

    11° Atlético-MG———485

    12° Botafogo————-447

    O São Paulo tem uma boa vantagem de 81 pontos para o 2° (equivalente a uma Libertadores e um Mundial) e de 118 para o 3° colocado (quase o mesmo que duas Libertadores e um Mundial).

    Confiança e dedicação para conquistar algum tetra em 2010, com o desejo de ganhar a Libertadores pela 4° vez.

    * Ranking Folha Internacional 2009

    Considera apenas os campeonatos internacionais.

    * Ranking Folha de Representação Internacional = 100%

    De todos os pontos conquistados pelos 12 maiores times do Brasil em competições internacionais, qual a porcentagem/representação de cada um.

    1° São Paulo————305 pontos————–23,83%

    2° Santos—————-165———————-12,89%

    3° Cruzeiro————-150———————–11,72%

    4° Grêmio————–145———————–11,33%

    5° Internacional——–115————————8,98%

    6° Palmeiras————115————————8,98%

    7° Flamengo————90————————-7,03%

    8° Vasco—————–70————————-5,47%

    9° Corinthians———-40————————–3,13%

    10° Atlético-MG——-40————————–3,13%

    11° Fluminense———30————————–2,34%

    12° Botafogo————15————————–1,17%

    O Tricolor é o time brasileiro mais bem sucedido no âmbito internacional, visto o tri campeonato continental e mundial.

    Do total de pontos internacionais do 12 grandes times do Brasil 23,83% foram obtidos pelo São Paulo.

    * Ranking Folha Nacional 2009

    Considera apenas os campeonatos nacionais.

    * Ranking Folha de Representação Nacional = 100%

    De todos os pontos conquistados pelos 12 maiores times do Brasil em competições nacionais, qual a porcentagem/representação de cada um.

    1° Palmeiras————-292 pontos————-12,16%

    2° Corinthians———–275———————11,45%

    3° Santos—————–275———————11,45%

    4° São Paulo————-268———————11,16%

    5° Flamengo————-222———————-9,25%

    6° Vasco——————210———————-8,75%

    7° Cruzeiro—————192———————-8,00%

    8° Internacional———-180———————-7,50%

    9° Grêmio—————–177———————-7,37%

    10° Botafogo————-140———————–5,83%

    11° Fluminense———–100———————-4,16%

    12° Atlético-MG ———70————————2,92%

    Do total de pontos dos 12 grandes do Brasil em competições nacionais 11,16% foram obtidos pelo São Paulo.

    * Ranking Folha Estadual 2009

    Considera apenas os campeonatos estaduais.

    1° Flamengo———–513 pontos

    2° Fluminense———447

    3° Corinthians———400

    4° Vasco—————-388

    5° Palmeiras————381

    6° Atlético-MG——–375

    7° Cruzeiro————-335

    8° São Paulo———–333

    9° Internacional——-333

    10° Grêmio————-314

    11° Botafogo———–292

    12° Santos ————–247

    Muitas vezes na história do futebol brasileiro campeonatos foram divididos entre duas ou mais equipes, devido a diversos fatores como: falta de data para a realização das partidas decisivas; regulamento controverso; erro de arbitragem e principalmente ao fato de haver duas federações estaduais antes da implantação do profissionalismo no Brasil em 1933, na chamada “Era Amadora” ou pelo fato de uma federação ser responsável pela capital (região metropolitana) e a outra pelo interior.

    O primeiro campeonato disputado no Brasil foi o Paulista em 1902 e o primeiro jogo profissional ocorreu em 12/03/1933 entre São Paulo da Floresta 5 X 1 Santos.

    O Torneio Rio-São Paulo teve mais de um campeão em duas oportunidades:

    1964 – Botafogo e Santos;
    1966 – Vasco, Botafogo, Corinthians e Santos.

    Nos Estaduais ocorreu o mesmo fato diversas vezes, principalmente no amadorismo até 1933.

    A seguir a lista com o número de títulos até 1933 na era amadora e a quantidade de títulos compartilhados e/ou divididos, ou seja, mais de um campeão no mesmo ano.

    *Fluminense (Campeonato Carioca) – 9 títulos no amadorismo e 3 títulos compartilhados.

    *Corinthians (Paulista) – 8 (amador) e 4 divididos.

    *Botafogo (Carioca) – 7 (amador) e 5 compartilhados.

    *Flamengo (Carioca) – 6 (amador) e 1 Especial/1979 (ganhou o Carioca também no mesmo ano).

    *Atlético-MG (Mineiro) – 5 (amador) e 3 divididos.

    *Grêmio (Gaúcho) – 5 (amador).

    *Vasco (Carioca) – 4 (amador) e 3 compartilhados.

    *Palmeiras (Paulista) – 4 (amador) e 3 divididos.

    *Cruzeiro (Mineiro) – 4 (amador) e 2 compartilhados.

    *Internacional (Gaúcho) – 1 (amador).

    *Santos (Paulista) – nenhum título no amadorismo, mas 2 divididos.

    * São Paulo – todos os títulos estaduais conquistados pelo Tricolor do Morumbi são da era profissional pós-amadorismo. Além disso, o Clube da Fé nunca compartilhou campeonato com ninguém.

    * Ranking Folha Internacional e Nacional 2009

    Considera apenas os campeonatos internacionais e nacionais.

    * Ranking Folha de Representação Internacional e Nacional = 100%

    De todos os pontos conquistados pelos 12 maiores times do Brasil em competições nacionais e internacionais, qual a porcentagem/representação de cada um.

    1° São Paulo————-573 pontos————-15,57%

    2° Santos—————–440———————11,95%

    3° Palmeiras————–407——————–11,06%

    4° Cruzeiro—————342———————-9,29%

    5° Grêmio—————-322———————-8,75%

    6° Corinthians———–315———————-8,56%

    7° Flamengo————-312———————-8,47%

    8° Internacional———295———————-8,01%

    9° Vasco—————–280———————–7,61%

    10° Botafogo————-155———————-4,21%

    11° Fluminense———-130———————–3,53%

    12° Atlético-MG———110———————-2,99%

    De todos os pontos conquistados pelos 12 maiores do país em competições internacionais e nacionais, o São Paulo ganhou 15,57% dos pontos.

    * Ranking Folha Geral 2009 (Resumo)

    (Internacional + Nacional + Estadual = Geral)

    * Ranking Folha do Futebol Nacional 2009

    1° São Paulo—–305(1°)—-268(4°)—–333(8°)=906 pontos

    2° Flamengo——-90(7°)—-222(5°)—–513(1°)=825

    3° Palmeiras——115(6°)—-292(1°)—–381(5°)=788

    4° Corinthians—–40(9°)—–275(2°)—–400(3°)=715

    5° Santos———-165(2°)—-275(3°)—-247(12°)=687

    6° Cruzeiro——–150(3°)—-192(7°)—–335(7°)=677

    7° Vasco————-70(8°)—-210(6°)—–388(4°)=668

    8° Grêmio——— 145(4°)—-177(9°)—-314(10°)=636

    9° Internacional—-115(5°)—-180(8°)—–333(9°)=628

    10° Fluminense—–30(11°)—100(11°)—-447(2°)=577

    11° Atlético-MG—-40(10°)—-70(12°)—–375(6°)=485

    12° Botafogo——–15(12°)—140(10°)—-292(11°)=447

    Indiscutivelmente, o São Paulo é o time mais equilibrado. Mesmo com menos pontos no ranking estadual de que seus principais concorrentes é o 1° do ranking geral graças ao tri continental e mundial e ao tri-hexa do campeonato brasileiro. Além dos 3 vice-campeonatos da Taça Libertadores e os 5 vice do Brasileirão.

    * Ranking Folha de Participação Internacional

    De todos os pontos conquistados pelo time, qual a porcentagem/participação internacional.

    1° São Paulo———–33,66%

    2° Santos—————24,02

    3° Grêmio————–22,80

    4° Cruzeiro————-22,16

    5° Internacional——–18,31

    6° Palmeiras————14,59

    7° Flamengo————10,91

    8° Vasco—————-10,48

    9° Atlético-MG———-8,25

    10° Corinthians———–5,60

    11° Fluminense———–5,20

    12° Botafogo————–3,36

    33,66% dos pontos do São Paulo referem-se a títulos internacionais.

    Uma façanha comparado ao número de seus rivais.

    Glória para a torcida tricolor.

    * Ranking Folha de Participação Nacional

    De todos os pontos conquistados pelo time, qual a porcentagem/participação nacional.

    1° Santos———————40,03%

    2° Corinthians—————38,46

    3° Palmeiras—————–37,06

    4° Vasco———————31,44

    5° Botafogo——————31,32

    6° São Paulo—————–29,58

    7° Internacional————-28,66

    8° Cruzeiro——————28,36

    9° Grêmio——————–27,83

    10° Flamengo—————-26,91

    11° Fluminense————–17,33

    12° Atlético-MG————-14,43

    29,58% dos pontos do São Paulo referem-se a competições nacionais.

    * Ranking Folha de Participação Estadual

    De todos os pontos conquistados pelo time, qual a porcentagem/participação estadual.

    1° Fluminense————77,47%

    2° Atlético-MG———–77,32

    3° Botafogo—————65,32

    4° Flamengo————–62,18

    5° Vasco——————-58,08

    6° Corinthians————55,94

    7° Internacional———–53,03

    8° Cruzeiro—————-49,48

    9° Grêmio—————–49,37

    10° Palmeiras————-48,35

    11° São Paulo————-36,76

    12° Santos—————–35,95

    Esse ranking é surpreendente para muitos times, pois destaca o peso dos campeonatos estaduais perante os mais importantes (internacionais e nacionais).

    Somente 36,76% dos pontos do São Paulo refere-se ao Campeonato Paulista.

    * Ranking Folha de Participação Internacional e Nacional

    De todos os pontos conquistados pelo time, qual a porcentagem/participação de campeonatos internacionais e nacionais.

    1° Santos———————64,05%

    2° São Paulo—————–63,24

    3° Palmeiras—————–51,65

    4° Grêmio——————–50,63

    5° Cruzeiro——————-50,52

    6° Internacional————–46,97

    7° Corinthians—————-44,06

    8° Vasco———————-41,92

    9° Flamengo——————37,82

    10° Botafogo—————–34,68

    11°Atlético-MG————-22,68

    12° Fluminense—————22,53

    Esse ranking é bastante interessante também, pois destaca as competições mais importantes que são os campeonatos internacionais e nacionais.

    Os números tricolores são inquestionáveis!

    63,24% de todos os seus pontos são referentes a disputas internacionais e nacionais.

    Comparativamente aos outros está a quilômetros de vantagem.

    * Ranking Folha de Participação Geral (Resumo)

    (Internacional + Nacional + Estadual = Total 100%)

    De todos os pontos conquistados pelo time, qual a porcentagem/participação em âmbito internacional, nacional e estadual.

    1° São Paulo————33,66%(1°)——29,58%(6°)———–36,76%(11°)

    2° Flamengo————10,91%(7°)—–26,91%(10°)————62,18%(4°)

    3° Palmeiras————-14,59%(6°)——37,06%(3°)———–48,35%(10°)

    4° Corinthians———–5,60%(10°)——38,46%(2°)————-55,94%(6°)

    5° Santos—————–24,02%(2°)——40,03%(1°)————35,95%(12°)

    6° Cruzeiro—————22,16%(4°)——28,36%(8°)————-49,48%(8°)

    7° Vasco——————10,48%(8°)——31,44%(4°)————-58,08%(5°)

    8° Grêmio—————–22,80%(3°)——27,83%(9°)————-49,37%(9°)

    9° Internacional———–18,31%(5°)——28,66%(7°)————53,03%(7°)

    10° Fluminense———–5,20%(11°)—–17,33%(11°)————77,47%(1°)

    11° Atlético-MG———–8,25%(9°)—–14,43%(12°)————77,32%(2°)

    12° Botafogo————–3,36%(12°)——-31,32%(5°)———–65,32%(3°)

    Esse quadro resume bem o peso das competições para cada equipe.

    33,66% dos pontos do São Paulo são internacionais;

    29,58% são nacionais e

    36,76% são estaduais.

    Números invejáveis!

    * Ranking Idade (Anos de Fundação)

    1° Flamengo—————(1895)———–114 anos

    2° Vasco——————–(1898)———-111

    3° Fluminense————–(1902)———-107

    4° Grêmio——————-(1903)———-106

    5° Botafogo—————–(1904)———-105

    6° Atlético-MG————-(1908)———-101

    7° Internacional————-(1909)———-100

    8° Corinthians————–(1910)———–99

    9° Santos———————(1912)———-97

    10° Palmeiras—————-(1914)———–95

    11° Cruzeiro—————–(1921)———–88

    12° São Paulo—————-(1935)———–74

    Mesmo sendo o time mais novo com apenas 74 anos, o São Paulo é o mais eficiente e produtivo. Uma jornada vertiginosa e sem precedente em todo mundo.

    * Ranking Folha Geral de Produtividade

    (Média de Pontos por Ano)

    Média de pontos conquistados por ano desde sua fundação.

    1° São Paulo——————-12,24 pontos por ano

    2° Palmeiras———————8,29

    3° Cruzeiro———————-7,69

    4° Flamengo———————7,24

    5° Corinthians——————-7,22

    6° Santos————————-7,08

    7° Internacional—————–6,28

    8° Vasco————————-6,02

    9° Grêmio———————–6,00

    10° Fluminense—————–5,39

    11° Atlético-MG—————4,80

    12° Botafogo——————-4,26

    Desde sua fundação em 1935, o São Paulo conquista em média 12,24 pontos por ano.

    * Ranking Folha Internacional e Nacional de Produtividade

    (Média de pontos por ano)

    Considera-se apenas o total de pontos obtidos em campeonatos internacionais e nacionais.

    1° São Paulo—————-7,74 pontos por ano

    2° Santos——————–4,54

    3° Palmeiras—————-4,28

    4° Cruzeiro——————3,89

    5° Corinthians—————3,18

    6° Grêmio——————–3,04

    7° Internacional————-2,95

    8° Flamengo—————–2,74

    9° Vasco———————-2,52

    10° Botafogo—————–1,48

    11° Fluminense————–1,21

    12° Atlético-MG————-1,09

    Levando em conta somente as disputas internacionais e nacionais, o São Paulo ganha 7,74 pontos por ano em média.

    * Ranking Folha Internacional e Nacional de Pontos por Estado

    Pontos obtidos por cada um dos 4 principais estados do futebol brasileiro.

    * Ranking Internacional e Nacional de Representação por Estado = 100%

    De todos os pontos conquistados pelos 12 maiores times do futebol brasileiro em competições internacionais e nacionais, qual a porcentagem/representação de cada estado.

    1° São Paulo——————————1735 pontos (47,14%)

    São Paulo———-573 (15,57% )

    Santos————–440 (11,95%)

    Palmeiras———-407 (11,06%)

    Corinthians——–315 (8,56%)

    2° Rio de Janeiro————————–877 (23,82%)

    Flamengo———-312 (8,47%)

    Vasco—————280 (7,61%)

    Botafogo———–155 (4,21%)

    Fluminense——–130 (3,53%)

    3° Rio Grande do Sul———————617 (16,76%)

    Grêmio————-322 (8,75%)

    Internacional——-295 (8,01%)

    4° Minas Gerais—————————452 (12,28%)

    Cruzeiro————342 (9,29%)

    Atlético-MG——-110 (2,99%)

    Os 4 grandes do estado de São Paulo ganharam 47,14% de todos os pontos conquistados pelos 12 maiores times do país em competições internacionais e nacionais.

    * Ranking Folha 2009 (pontos –> títulos + vice = finais)

    Número de pontos, títulos, vice-campeonatos e finais de cada equipe considerados para a formatação do ranking.

    1° São Paulo——–906 –> 37 + 34 = 71

    2° Flamengo——–825 –> 43 + 38 = 81

    3° Palmeiras——–788 –> 39 + 34 = 73

    4° Corinthians——715 –> 39 + 28 = 67

    5° Santos————687 –> 35 + 19 = 54

    6° Cruzeiro———-677 –> 49 + 42 = 91

    7° Vasco————-668 –> 31 + 35 = 66

    8° Grêmio————636 –> 46 + 30 = 76

    9° Internacional—–628 –> 47 + 28 = 75

    10° Fluminense—–577 –> 35 + 26 = 61

    11° Atlético-MG—-485 –> 42 + 38 = 80

    12° Botafogo——–447 –> 25 + 22 = 47

    Descrição completa dos números do São Paulo

    Campeonatos Internacionais

    Mundial de Clubes –> 3 títulos (100 pontos)

    Copa Libertadores da América –> 3 títulos e 3 vice (165 pontos)

    Copa Conmebol –> 1 título (15 pontos)

    Supercopa da Libertadores –> 1 título e 1 vice (15 pontos)

    Recopa –> 2 títulos (10 pontos)

    Campeonatos Nacionais

    Campeonato Brasileiro –> 6 títulos e 5 vice (225 pontos)

    Torneio Rio-São Paulo –> 1 título e 4 vice (30 pontos)

    Copa do Brasil –> 1 vice (10 pontos)

    Copa dos Campeões –> 1 vice (3 pontos)

    Campeonato Estadual

    Campeonato Paulista –> 20 títulos e 19 vice (333 pontos)

    Total

    Pontos internacionais –> 305

    Pontos nacionais –> 268

    Pontos estaduais –> 333

    Pontuação geral –> 906

    Títulos –>37

    Vice –> 34

    Finais –>71

    Campeonatos de 1° grandeza

    12 títulos de primeiro escalão e 8 vice em 20 finais

    -6 Brasileiro e 5 vice em 11 finais

    -3 Libertadores e 3 vice em 6 finais

    -3 Mundial em 3 finais

    Esperamos que 2010 seja bastante promissor para o Clube de Fé e que possamos ampliar ainda mais nossa vantagem e confirmar nossa vocação de campeão, mesmo sendo o caçula dos grandes times do Brasil.

    “Tricolor do Morumbi, o único 6-3-3 (20 finais) do Brasil com apenas 74 anos!”

    “SPFC – o Desbravador do século XX, o Rolo Compressor do século XXI!”

    Tiago Tricolor Cardoso – Franca/SP

  19. 88
    Alexandre:

    Isso é uma bobagem. Com todo o respeito.

    Fazer Mini Copa nos Estados Unidos pouco ou nada vai acrescentar na difusão dos nomes dos clubes desse G4 e na consequente conquista de novos mercados.

    O caminho certo é simples: formar grandes equipes, com craques, e valorizar as competições oficiais.

    Um estado como São Paulo, com uma metrópole como a suas capital, e cidades como Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, as do ABC, Santos e muitas outras, tem pujança econômica para fazer uma competição estadual de primeiríssima linha.

    São Paulo é o centro hegemônico do futebol nacional. O campeonato paulista tem tradição (a mais antiga competição futebolística do Brasil), grandes clubes e um potencial para ser, com certeza, em níveis técnico e financeiro, a quarta mais importante competição da América do Sul (atrás apenas da Libertadores e dos campeonatos nacionais do Brasil e da Argentina). Talvez mais do que isso.

    Basta querer.

    Um campeonato paulista bem organizado e promovido, no qual os clubes do interior reflitam o poderio econômico de suas cidades, e em que os grandes clubes tradicionais tenham suas rivalidades ancestrais (e fundamentais para sua grandeza) valorizadas; um campeonato paulista como deve ser faz muito mais sentido do que torneios caça-níqueis mirabolantes.

  20. 87
    Cadu:

    Nota oficial do vice-presidente de marketing do Vasco, Fábio Fernandes:

    Li mais uma pílula (ou seria pérola) do “estudo” daquela empresa cujo nome já esqueci mais uma vez.

    Sei que é uma empresa que tem um sócio que é diretor de um grande clube brasileiro (sim, ele permanecerá para sempre grande, segundo o “estudo” da tal empresa). Mas tenho certeza de que isso não influenciou o referido “estudo”, no sentido de corrompê-lo por premeditação ou má fé. Na verdade, o “estudo” já veio à luz natimorto. Ele nasceu, por si só, corroído pela ferrugem pelo simples fato de que retrata a situação dos Clubes de futebol do Brasil baseado no ano de… 2008! Só para lembrar aos mais esquecidos, em 2008 o São Paulo foi o campeão. O Vasco foi rebaixado. E o Corinthians jogava a segunda divisão. Vou ficar nesses três exemplos porque o resto eu esqueci junto com o nome da emblemática empresa.

    Vale notar que o Vasco não tinha nada a ver com o que ele é hoje. Assim como o Corinthians também vivia o oposto da situação que vive hoje. Entretanto, o mau momento do Vasco levou os mestres da tal empresa à conclusão de que o valor da marca Vasco despencou ladeira abaixo e se espatifou de tal maneira que agora, os professores especialistas vêem a público afirmar que o Vasco pode virar um clube, digamos, abaixo dos grandes. Nós e… o Santos estamos nesta mesma situação, diz o especialista que nos atribui um valor de marca, menor do que o nosso imobilizado fixo patrimonial, vá entender.

    Já o Corinthians, em plena segunda divisão, de novo segundo o “estudo” tinha um valor de marca gigantesco, numa ordem de 5 vezes o valor da marca Vasco. Desta premissa macabra podemos supor que, ou bem a derrocada do clube paulista em nada afetou sua imagem ou, por lógico, o seu valor após virar a página mais negra da sua história, cuja análise refletiria os anos de 2009 ou 2010, portanto com publicação dos resultados lá para 2024, aparecerá próximo às nuvens – quem sabe ao lado de Real Madrid ou Manchester United?

    Faço todo o relato acima, com a única e exclusiva finalidade de esclarecer o torcedor vascaíno sobre as “verdades” que querem nos impingir, cada vez mais, oriundas dos mais diferentes segmentos, associações, institutos de pesquisa em day-after de título de rival, poderes ligados ao esporte e com influência sobre os principais canais formadores de opinião, incluindo-se aí, parte da mídia.

    E ao esclarecer isto, esclarecer em seguida que a nós e só a nós vascaínos cabe responder uma única e singela pergunta:

    O VASCO É DO TAMANHO DOS QUE O ODEIAM OU DO TAMANHO DOS QUE O AMAM?

    Responder esta pergunta é calar os nossos detratores, nossos inimigos, nossos rivais mais inescrupulosos. E essa resposta tem que ser poderosa, viral, inquestionável. Definitivamente está na hora de cada vascaíno ser SÓCIO DO VASCO. Quem não é sócio deveria ser. Quem não está em dia deveria atualizar sua situação. Quem é sócio torcedor deveria virar sócio Geral ou Proprietário. A hora, mais do que nunca, é agora. Ou nós vascaínos mostramos o nosso real tamanho ou vamos ser mesmo achatados por esses falsos profetas do nosso apocalipse.

    Nós, vascaínos, somos um imenso exercito de um povo oprimido. E, contra a invasão do inimigo, temos que lutar como tal. Se querem nos tomar o que é nosso temos que reagir e mostrar a nossa força respondendo exatamente através do programa de sócios, na presença maciça nos estádios e na compra de todo e qualquer item promocional que leve a marca do Vasco.

    Ser sócio do Vasco, nunca atrasar ou cancelar sua associação é a melhor resposta aos que querem diminuir o que amamos. Vamos mostrar, de uma vez por todas, o tamanho do Vasco. Vamos mostrar a eles que o Vasco é o maior de todos.

    Você que me lê, seja sócio. Hoje. Atualize a sua situação cadastral. Já.

    De qualquer parte do país, do alto dessa imensa nação vascaína, mande sua reposta. Imediatamente.

    Chegar a 100 mil sócios reais é questão de honra. E tem que ser agora!

    Fonte: Site oficial do Vasco

Páginas: [6] 5 4 3 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade