Depois da bola, o campeonato dos patrocínios e o G4 Paulista

qua, 09/12/09
por Emerson Gonçalves |

  • Sharebar


O futebol acabou, por enquanto, pelo menos aqui em Pindorama, com os boleiros em férias. Nos bastidores, entretanto, um novo campeonato começa a chegar na sua reta final: o dos patrocínios. E isso é absolutamente verdadeiro para os clubes com as três maiores torcidas: Flamengo, Corinthians e São Paulo. Todos eles têm seus atuais contratos terminando dia 31 de dezembro próximo. Vamos a um rápido apanhado do que está rolando por eles. Antes, porém, o G4.

Foi assinado o acordo com a FEMSA (Coca-Cola), depois de disputa com a AMBEV, que saiu na frente. Porém, como a FEMSA já tinha contratos com Corinthians e São Paulo, entrou no circuito e acabou levando. Estará presente nos quatro estádios – Morumbi, Pacaembu, Palestra e Vila Belmiro – com placas e publicidade. E, mais importante, lançará bebidas com as marcas dos clubes, que receberão royalties de acordo com as vendas.

Sacramentando o acordo, dez milhões de reais que serão fraternalmente divididos entre os co-irmãos.

Mais importante que isso, todavia, é o espírito por trás desse acordo e desse grupo, e a vontade de levar tranquilidade e paz aos estádios. Futebol é uma coisa maravilhosa, mas é um lazer, somente isso. Tem que ser diversão e não motivo de guerras e sofrimentos por perdas ou ferimentos. O futebol só pode admitir o sofrimento pela derrota, curto e passageiro, que ensina para a vida. Em linha com essas intenções, o Padre Marcelo Rossi participou do evento. Que corintianos, palmeirenses, santistas e são-paulinos comprem essa ideia e assumam esse espírito de mais cordialidade.

Flamengo

Em situação tranqüila para 2010, graças ao título e, sobretudo, pela participação na Copa Libertadores. Mesmo sem os dois já era uma camisa extremamente atraente, afinal, é a que mais torcedores tem no Brasil, também conhecido por Pindorama, a Terra das Palmeiras. Do Palmeiras, porém, não há o que falar, pois o casamento com a Samsung está firme e forte e não há novidades para 2010.

Na Gávea, porém, volta-se a falar em Petrobras e BR. Isso porque medida judicial derrubou a obrigatoriedade das CNDs – Certidões Negativas de Débito – para o clube receber dinheiro de patrocínio. Os comentários apontam para o valor de 24 milhões de reais por ano e mais 6 milhões pelas mangas, num total de apreciáveis 30 milhões de reais por ano.

Os números são bonitos, mas não acredito que o mercado pague tais montantes. Um número bastante razoável para o patrocínio máster, pelo que ouvi e também pelo que avalio, é de 20 milhões pelo patrocínio máster e mais 4 milhões pela presença nas mangas, fazendo um respeitável pacote de dois milhões de reais por mês, vinte e quatro por ano.

BR, novamente?

Petrobras novamente?

(Mesmo com medida judicial não gosto muito de estatais patrocinando equipes profissionais, é sempre um risco, pois ao fim e ao cabo quem garante que a obrigatoriedade não volta?)

Renovação pura e simples com a Ale?

Ou, quem sabe, um novo personagem?

Mais a respeito no próximo bloco.

Corinthians

A direção corintiana está encontrando dificuldades para o patrocínio do time no ano do centenário. A pedida pelo patrocínio máster é alta: 27 milhões de reais. Interessados existem, mas o valor assusta.

Creio, também, que os profissionais da área não estão muito satisfeitos com a proliferação de marcas na camisa corintiana.

Talvez por tudo isso, a Batavo está reticente com a renovação e, segundo ouvi, lançou mais que simples olhares para a Gávea, território, como todos sabem, do Campeão Brasileiro de 2009.

É bom que se diga que essa é uma época de muitos flertes, como sempre, para poucos casamentos.

São Paulo

No Morumbi é muito provável a renovação com a LG, que já patrocina o clube desde 2001. O atual contrato, no valor de 15 milhões de reais, termina nesse mês e a empresa coreana tem prazo até 15 de janeiro para exercer a preferência. A esse valor somam-se pouco mais de três milhões, referentes à participação de uma subsidiária da LG nas mangas do uniforme. A expectativa no Morumbi é por uma renovação por valores bem maiores. Entretanto, acredito que um bom contrato deverá levar para o Morumbi algo como 21 a 22 milhões anuais.

As próximas semanas serão como no futebol com relação às contratações: cheias de informações e “informações”.

compartilhar

33 Comentários para “Depois da bola, o campeonato dos patrocínios e o G4 Paulista”

Páginas: [2] 1 »

  1. 33
    Carlos Medeiros:

    Caro Emerson, em relação ao comentário preconceituoso do amigo santista em relação ao Nordeste, quero dizer que não condiz com a realidade, primeiro, que o Flamengo na maioria dos Estados do Nordeste não é o segundo time, segundo, há sim, um atraso econômico no Nordeste em relação ao Sul e Sudeste, porém, não é como é mostrado na televisão, basta vir aqui e confirmar isso (na maioria das pesquisas e sensos, o nordestino mente sua real condição financeira pra não perder certos benefícios) , se analisarmos bem o Futebol é um bem de consumo bem em conta, ou seja, cabe perfeitamente no bolso do Nordestino, prova disso é que a mais de quatro meses um amigo meu tenta comprar a camisa oficial do Flamengo e não consegue, pois quando chega na loja não dura nem um dia no estoque, podemos citar também o exemplo do Vasco, que salvo engano, teve média de público na série B melhor que a do Corinthians, graças ao Nordeste, sempre que vinham jogar aqui encontravam casa cheia, enfim, o Nordeste sendo bem trabalhado é um bom mercado consumidor pro futebol e acho que é aí onde o Flamengo leva imensa vantagem em relação a Corinthians e SPFC na hora de fechar um contrato, afinal o Flamengo é um time do Brasil e não somente de Rio ou São Paulo.

  2. 32
    Pedro:

    Uma dúvida: quando o SPFC renovou com a LG no ano passado, depois daquela novela ridícula, não ficou acordado que a LG não teria mais preferência na renovação? Acho que o patrocínio finalmente vai mudar, hein? Muito feio aquele logo dos coreanos, eu hein!


    A LG ainda tem a preferência, mas com data marcada para acabar. Creio que é o dia 15 de janeiro. Na época, o vp de marketing do SP, Julio Casares, considerou esse acordo uma vitória.
    EG

  3. 31
    alexandre mendes:

    Olá gostei do seu estudo em relação ao patrocinios,acredito que a marca flamengo está ainda mais valorizada,sem falar que a torcida do flamengo se tornou o principal mercado entre os times de futebol,seja pela excelente venda de camisas,seja pela liderança do PPV, é um potencial fantástico.
    Inclusive moro em SP e presenciei varias pessoas com camisa do flamengo,pois hoje com a midia digital o torcedor tem muito mais informações de qualquer clube,o flamengo ganhou muita visibilidade nos ultimos meses,conquistanos muito mais torcedores do que ja tem.
    Espero que se mantenha a equipe de marketing que fechou esse excelente contrato com a OLK,sem duvida o melhor contrato fechado por um clube no Brasil.

  4. 30
    Carlos Sousa:

    Oi Emerson
    Penso que o patrocínio de estatais ou de qualquer empresa onde o governo federal seja o sócio majoritário, como é o caso das mixtas, não deveria ser tão pontual, como a Petrobrás patrocinando um único clube, nesse caso, o Flamengo.
    Não faltam empresas privadas interessadas em patrocinar clubes de futebol, o que torna ainda mais dispensável e menos justificável a participação das estatais.

    Isso nos leva a outra questão: a distribuição injusta de exposição dos clubes na mídia nacional, que parece seguir muito mais um critério de preferência dos profissionais de mídia. E sabemos que quanto maior a exposição, maior o retorno do patrocinador, aumentando, logicamente, o número de patrocinadores interessados. Mas isso é outra história.

    Voltando à questão do patrocínio, os Correios são (ou eram) patrocinadores dos esportes olímpicos aquáticos, fazendo nesse caso uma distribuição maior do bolo. Isso já é mais justo.

    Aproveito a ocasião para sugerir um Post sobre um assunto que anda na moda nos programas de TV, mas que ainda não tem sido debatido na Internet. Trata-se do uso da TV como auxiliar da arbitragem. Tem muito mais detalhes e implicações nessa alternativa, do que aquilo que tem sido debatido na TV.

    Você percebeu a importância da Internet como um canal de debate. Por incrível que pareça, a imensa maioria de seus colegas ainda não perceberam, pois tem usado os Blogs apenas como se fosse uma página de revista, um espaço no jornal ou um mural escolar.

    Abraços

    TEmas complexos, Carlos.
    A mídia é comercial, portanto, a cobertura maior para times de maiores torcidas é algo natural e que ocorre em todo o mundo. Já vi essa discussão na mídia espanhola – muito mais direcionada que a brasileira – e em outras. Solução? Cobrança dos veículos, mas se não há retorno, dificilmente o espaço aumenta.
    Arbitragem eletrônica: eu sou contrário. Gosto da ideia de mais dois assistentes, um atrás de cada gol, mas nada de recursos eletrônicos. Fazemos muito barulho com erros de arbitragem no Brasil, erros com os quais o futebol convive desde sempre. Pode parecer meio idiota falar isso, talvez até seja, mas eu gosto do futebol do jeito que ele é, onde tudo é determinado pelos homens ou pelo acaso ou pelos deuses dos estádios.
    Por exemplo: não vejo graça numa corrida de cem metros, cujo vencedor não é visto, é lido. Lido no painel eletrônico.
    Pelo menos concordamos no caso das estatais.
    :)
    EG

  5. 29
    Lucas Camargo:

    Sem dúvida que eu pensei nisso tudo…Basta reler o meu último prágrafo…hehehe

    O meu comentário foi só pra mostrar como que às vezes é difícil ser “definitivo” no mundo dos negócios… :)

    Abs.

  6. 28
    Eduardo M:

    Emerson ,

    Mais um “erro” que você comete contra times do Rio. ENGRAÇADO isso….Os valores da Bozzano com o Flamengo são de R$ 2.5 milhões por meio ano , meu caro. Ou você não leu com atenção ou , por eles serem superiores a todos do futebol paulista , você os distorceu. MUITO ENGRAÇADO ? Não , triste.

    Espero que você tenha entedido. O contrato do Flamengo com a Bozzano foi de R$ 2.5 milhões por meio ano. O Flamengo , com administrações razoaveis , terá sempre os maiores contratos do país , pois é a marca mais forte , a verdadeira marca nacional. Todas as demais são muito mais locais.

    Eduardo, não sei qual o teu problema, mas recomendo um pouco mais de atenção ao que lê e ao que escreve.
    Leia com cuidado e entenda o que leu, tanto no post como na resposta ao teu comentário.
    E, por favor, não coloque bobagens bairristas como minhas.
    EG

  7. 27
    Lucas Camargo:

    Emerson

    Voltando ao patrocínio ALE para o Flamengo………..

    A ALE tem 1.287 postos no Brasil. O forte é o SUDESTE, com 665 postos (51,7% dos postos). No Nordeste ela tem 23% dos seus postos (Sul=14,2%; Norte=5,7%; e Centro-Oeste=5,4%).

    Então, você está certo até certo ponto. Sem dúvida que ela tem um interesse grande no Nordeste, mas o forte dela é o Sudeste.

    Por outro lado, se você for olhar o potencial de crescimento da ALE, balizando-se APENAS pela comparação com o atendimento da Petrobrás (!), eu iria sugerir que talvez o Nordeste não seja a melhor opção para a ALE. Veja só:

    A Petrobrás é 5 vezes maior que a ALE no Brasil (6.407 postos contra os 1.287 da ALE). Mas esta relação muda de região para região! No Centro-Oeste a Petrobrás é 11,6 vezes maior que a ALE; no Norte, 6,8; no Sul, 6,4; no Nordeste, 4,6; e no Sudeste, 3,9 vezes.

    Assim, seria provavelmente mais fácil crescer no Centro-Oeste, onde a Petrobrás vai achar que a ALE é apenas uma mosquinha que não vai atrapalhar. Na realidade, o melhor lugar para a ALE seria provavelmente o RG, onde ela tem apenas 13 postos e a Petrobras, 611, ou seja, a Petrobras lá é 47 vezes maior que a ALE.

    Quem que a ALE deveria patrocinar? O Grêmio ou o Internacional!

    É claro que eu devo estar errado….hehehe. Afinal, os caras da ALE não são burros e devem ter feito as contas com muitas outras variáveis. Ou então, estão com outra estratégia na cabeça….. Mas é divertido brincar com os números.

    Grande abraço.

    :)
    Excelente trabalho, Lucas.
    Mas comparar percentuais pode ser enganador ao extremo.
    Pegue, por exemplo, os IPCs dos estados do NE e do CO.
    Pegue, também, população por classes sócio-econômicas e o número de veículos automotores. Mesmo sem fazer levantamentos e contas, estou certo que o potencial do NE é muito maior que do CO. Ao mesmo tempo, lembre-se que a logística para combustíveis no NE é menos complicada que no CO e não demora muito haverá uma nova refinaria na região.
    Não sabemos, também, se a ALE quer competir com a PET/BR ou com outras bandeiras.
    Think about.
    EG

  8. 26
    Ronan:

    Emerson, quando se discute a Petrobrás como empresa estatal muitos “jornalistas” já explicam que por causa do tal capital misto (com investimnto também privado) lhe permite tais patrocínios em clubes de futebol, e onde mais entender… É correto afirmar, isso?


    É correto. A legislação permite que essas empresas, como a Eletrobras, tenham o mesmo comportamento de mercado que empresas privadas.
    Economia mista é mais para inglês ver e eu, particularmente, sou favorável a que essas estatais, mistas, puras, combinadas, qualquer que seja o nome, investissem somente em crianças e adolescentes.
    EG

  9. 25
    Eduardo M:

    Emerson ,

    Como você pode estimar em R$ 4 milhões o valor anual das mangas da camisa do Flamengo ? Somente nesses seis meses do segundo semestre , ( na verdade são cinco meses e uma semana de exposição ) , a Bozzano pagou o equivalente a R$ 250 mil mensais , ou seja , R$ 3 milhões por meio ano. É bom lembrar que a marca Flamengo terminou o ano bem mais valorizada que estava em junho. E não só pelo título , mas também por ter vendido 1.1 milhões de camisa em apenas seis meses. Ao contrário do que você está afirmando , o que se fala aqui no Rio é de uma renovação por R$ 6 milhões com a Bozzano sim.

    Aliás , o contrato do Flamengo com a Olimpikus merecia um belo post. São mais de R$ 18 milhões em dinheiro fixo por ano , mais material e mais R$ 8 por camisa vendida , ou seja , já garantidos mais R$ 9 milhões , além da gigantesca loja ( e maravilhosa por sinal ) de 1.300 metros na sede da Gávea ( aliás , nas duas primeiras semanas de funcionamento , até o dia do jogo contra o Gremio , a loja vendeu o equilvalente a R$ 60 mil dia ) e o inicio das obras do museu do clube , outro golaço no patrimonio e nas finanças do clube.

    Você precisa ler mais o OCE, pois já comentei esses assuntos.
    Se a Bozzano paga 250 por mês, então ela paga 3 milhões por ano e não por meio ano. Logo, se o CRF conseguir 4 milhões anuais, será um excelente negócio. Eu não acredito em 24 para a camisa e 6 para as mangas, assim como não acredito nos 27 que pede o Corinthians. Digo isso a partir de algum conhecimento do mercado e, naturalmente, de informações obtidas junto a profissionais dessas áreas.
    O torcedor valoriza de forma e intensidade diferentes do mercado.
    EG

  10. 24
    jefferson gomes:

    Eae Emerson…

    Pow quanto tempo em?? meu megão me surpreendeu sendo campeão este ano( e olha que gente comentava direto sobre isso aqui)

    Além de flamenguista apaixonado você sabe que eu ADORO MARKETING,AINDA MAIS O ESPORTIVO,por isso vivo por aqui.

    Em relação ao Flamengo:

    - Primeiramente parabéns ao acordo com a olimpikus,acho que o Fla em muitos anos não fazia um acerto tão bom!
    so vocês compararem mais 10000 de um milhão de camisas vendidas EM 6 MESES! Em um ano o SPFC vendou pouco mais da metade!
    - Em relação a petrobras por mais que a questão das certidões estejam brevemente resolvidas,uma volta da PET seria retrocedencia.E não creio que ela pagara muito para isso.Além do mais so observar SÓ FOI os NÓS SEREM DESATADOS COMO O PROPRIO EMERSON DISSE POR AQUI o flamengo conseguiu obeter bons resultados,como ser campeão depois de vários anos.
    -ALE / BATAVO OU ESSO…A ALE se pagar bem é uma boa para o fla,afinal ela é bastante agressiva em ações de marketing e vejo com bons olhos a renovação de contrato desde que seja por um periodo razoavel. A batavo parece interessada,mas quem manda é a saude financeira e as propostas melhores.O mesmo serve para um possivel acerto com a ESSO.

    -BOZZANO – Parece que negocia uma renovação por 6 milhões nas mangas,mas igualmente acima citado,so vale um acordo desses com um tempo maior de contrato. creio que contrato curtos desvalorizam a camisa,e a do Flamengo pelo o que conquistou e pela disputa da libertadores possivelmente com pet e adriano deveria valorizar um pouco mais tanto no patrocionio master quanto no das mangas! isso depende somente do departamento de marketing continuar desatando nós!

    LEMBRANDO QUE TODOS ESSE POSSIVEIS ACORDOS GIRAM EM 24 MILHÕES MASTER E 6 MILHÕES MANGAS( ACHO QUE PELA EXPOSIÇÃO NA MIDIA QUE O FLA TEM,DEVERIA SER MAIS)

    Em relação aos outros clubes:

    Fala um pouco ae Emerson do acordo conjunto dos dois grandes de minas ( Atletico e cruzeiro) para patrocinios masters com BMG
    e mangas RICARDO ELETRO.

    E CITA AE UM POUCO DA COPIA DO G4 PAULISTA PELO G4 CARIOCA QUE JA ESTA NEGOCIANDO COM A MESMA MEXICANA FEMSA E TAMBÉM COM A AMBEV! COMO ESTÁ ESSE NOVO BLOCO DE CLUBES? ESTÁ REGULARIZADO E FIRMADO FEITO O PAULISTA? NEGOCIA COM MAIS EMPRESAS?
    OBS: PORQUE SEU BLOG DA SEMPRE ERRO PARA COMENTARIOS,JA DESISTI VARIAS VEZES DEVIDO A ESSE PROBLEMA!

  11. 23
    jefferson gomes:

    Eae Emerson…

    Pow quanto tempo em?? meu megão me surpreendeu sendo campeão este ano( e olha que gente comentava direto sobre isso aqui)

    Além de flamenguista apaixonado você sabe que eu ADORO MARKETING,AINDA MAIS O ESPORTIVO,por isso vivo por aqui.

    Em relação ao Flamengo:

    - Primeiramente parabéns ao acordo com a olimpikus,acho que o Fla em muitos anos não fazia um acerto tão bom!
    so vocês compararem mais 10000 de um milhão de camisas vendidas EM 6 MESES! Em um ano o SPFC vendou pouco mais da metade!
    - Em relação a petrobras por mais que a questão das certidões estejam brevemente resolvidas,uma volta da PET seria retrocedencia.E não creio que ela pagara muito para isso.Além do mais so observar SÓ FOI os NÓS SEREM DESATADOS COMO O PROPRIO EMERSON DISSE POR AQUI o flamengo conseguiu obeter bons resultados,como ser campeão depois de vários anos.
    -ALE / BATAVO OU ESSO…A ALE se pagar bem é uma boa para o fla,afinal ela é bastante agressiva em ações de marketing e vejo com bons olhos a renovação de contrato desde que seja por um periodo razoavel. A batavo parece interessada,mas quem manda é a saude financeira e as propostas melhores.O mesmo serve para um possivel acerto com a ESSO.

    -BOZZANO – Parece que negocia uma renovação por 6 milhões nas mangas,mas igualmente acima citado,so vale um acordo desses com um tempo maior de contrato. creio que contrato curtos desvalorizam a camisa,e a do Flamengo pelo o que conquistou e pela disputa da libertadores possivelmente com pet e adriano deveria valorizar um pouco mais tanto no patrocionio master quanto no das mangas! isso depende somente do departamento de marketing continuar desatando nós!

    LEMBRANDO QUE TODOS ESSE POSSIVEIS ACORDOS GIRAM EM 24 MILHÕES MASTER E 6 MILHÕES MANGAS( ACHO QUE PELA EXPOSIÇÃO NA MIDIA QUE O FLA TEM,DEVERIA SER MAIS)

    Em relação aos outros clubes:

    Fala um pouco ae Emerson do acordo conjunto dos dois grandes de minas ( Atletico e cruzeiro) para patrocinios masters com BMG
    e mangas RICARDO ELETRO.

    E CITA AE UM POUCO DA COPIA DO G4 PAULISTA PELO G4 CARIOCA QUE JA ESTA NEGOCIANDO COM A MESMA MEXICANA FEMSA E TAMBÉM COM A AMBEV! COMO ESTÁ ESSE NOVO BLOCO DE CLUBES? ESTÁ REGULARIZADO E FIRMADO FEITO O PAULISTA? NEGOCIA COM MAIS EMPRESAS?

    OBS: POR QUE TEU BLOG É DA SEMPRE ERRO QUANDO QUEREMOS COMENTAR,JA DEIXEI DE VARIAS VEZES COMENTAR DEVIDO A ESTE PROBLEMA!

    Esses problemas de postagem são chatos, mesmo. Mas parece não haver solução. Creio que ocorrem menos com o Firefox.
    Pretendo falar de outros clubes, mas como expliquei em outro comentário, trabalho sozinho e o blog não é minha atividade única, daí algumas dificuldades.
    ABraço.
    EG

  12. 22
    joao duarte:

    Comente o que o Luciano Sion falou. Concordo com ele nessa questão, a marca do clube deve ser levada em consideração. É fundamental a camisa ser visualmente bonita para que seja mais vendida e até para atrair mais torcedores, sem contar que, com todo respeito a Alê, deve se ter cuidado ao se associar sua marca com outra. Essa parceria me parece ser muito melhor para a Alê do que para o Flamengo, no sentido de estratégia de desenvolvimento da marca. Lembrando que a marca é o bem mais precioso de um clube de futebol.

    abs, JD

  13. 21
    Thales Diniz:

    É por isso que eu tenho um enorme respeito por times que jogam (e conseguem se destacar) fora do eixo Rio-São Paulo (principalmente São Paulo, já que não há patrocínio que segure a onda de gestões ridículas como a de alguns clubes cariocas). Como Cruzeiro, Internacional, Grêmio (são poucos).

    Por exemplo, o Cruzeiro (junto com o galo), acabou de assinar o MAIOR patrcínio que um clube mineiro já recebeu: 12 Milhões. Eh praticamente metade do que os times paulistas (+ o flamengo) citados nesse post irão receber. Esses clubes tem que montar equipes competitivas, com metade do orçamento. Tarefa complicadíssima. Direitos televisos são menores, patrocínio menor, cobertura da mídia menor. Eh o capitalismo, fazer o que, o mundo funciona dessa maneira.

    A visibilidade de times de São Paulo e Rio são de fato, maiores. O retorno financeiro que um patrocinador tem com esses clubes são maiores que com clubes de outros estados, por melhor que sejam.

    Após a eliminação do São Paulo na Libertadores pelo Cruzeiro, a cobertura dessa importante com´petição foi significantemente reduzida. A final, Cruzeiro x Estudiantes não foi transmitida para todo o Brasil pela Globo. A preferência foi por rodadas do 1º turno do brasileirão, jogos do Corinthians em sua maioria. Eh triste que seja assim.

    Concluindo esse meu longo post, dou muita moral para clubes que se destacam fora do eixo, todos sabem que eles tem que suar dobrado para atingir conquistas. O apoio eh mto menor, os “complôs” igualmente.

    EG, fica aqui uma sugestão: Um post falando sobre as diferenças de orçamentos e o rendimento em campanhas, ou alguma coisa assim.

    Abraços,
    Thales Diniz.

  14. 20
    Luís Carlos:

    Emerson, não considero o valor pedido pelo Corinthians à Batavo muito fora da realidade não.

    A Batavo paga atualmente, segundo o que se falou na imprensa, 18 milhões por dez meses. Se anualizado, esse valor subiria para 21,6 milhões. Ao pedir 27 milhões/ano, portanto, o Corinthians estaria pleiteando um aumento de 25%.

    Claro que para quem vai pôr a mão no bolso a coisa não é tão simplista assim, mas em 2010 o Corinthians deverá ter um pouco mais de espaço na mídia do que já tem por conta da Copa Santander e do centenário do clube. Além disso, há o Roberto Carlos; o Riquelme, talvez… O Ronaldo já não é mais uma interrogação…

    Mas os patrocínios “secundários” podem atrapalhar sim. E o tempo de contrato pretendido pelo clube também deve ser levado em consideração. Só espero que não demore tanto para se chegar a um termo como ocorreu neste ano.

    Luís, o valor anualizado é de 18 milhões de reais.
    O valor de 27 é muito elevado e eu não creio que o mercado pague. Estamos vendo uma repetição do que ocorreu antes da assinatura com a Batavo, quando o clube falou em até 30 milhões.
    Se o Corinthians tiver mais espaço na mídia que nesse ano, estará somente empatando com a previsão de espaço feita pela Batavo. Lembre-se que depois da Copa do Brasil o time tirou o pé e caiu na tabela, perdendo espaço, visualização, exposição. O patrocinador sente isso e fica irritado.
    Pode aparecer uma empresa que pague mais que esse valor, afinal, o mercado é enorme e cheio de oportunidades, mas, repito, eu não acredito.
    EG

  15. 19
    joao duarte:

    Emerson,

    Pelo que eu entendi do seu post, o patrocinio master do Flamengo vale menos do que o do SP ou do Corinthians, entendi certo? isso é um opnião sua ou alguma informaçao? E finalmente, por que isso?

    PS: já te elogiei antes então dessa vez vou criticar sem problemas. Você é muito melhor quando escreve sobre mkt, gestão etc, enfim, coisas fora das quatro linhas. Você andou postando coisas sobre o jogo em si, sobre o caso Gremio e outras coisas. Independentemente de concordar ou nao com sua opnião, acho que isso deixa o blog muito pesado e muitas pessoas ja escrevem sobre isso. Sugiro fortemente você escrever sobre assuntos no qual se destaca. (que ps grande!)

    Abs, JD

    João, eu acredito que o CRF consiga 20 + 4, entre camisa e mangas. Um excelente valor. O Corinthians quer 27 só pela camisa. Eu não acredito que consiga, pois é um valor elevado para o mercado. A prova disso está na posição da Batavo, que hoje paga 18 milhões e já conversou com o CRF. O São Paulo pode conseguir 18 + 3 ou 18 + 4, totalizando 21 ou 22 milhões, valor também excelente. Até acho difícil, pensando bem, apesar do apelo do Morumbi e de 2014, que já está no horizonte. A rigor, hoje os patrocínios de CRF e SCCP teriam valores equivalentes, seguidos imediatamente, com pequena diferença, pelo São Paulo. Há motivos para isso e já expus em outros posts.
    Quanto às matérias, o OCE sempre teve uma visão e uma abordagem mais amplas que somente o marketing, a gestão, os negócios. E assim continuará sendo.
    EG

  16. 18
    Natan Fox:

    Emerson,

    Fico feliz em ver que o futebol brasileiro esta a cada dia evoluindo.
    Os contratos de patriocinio hoje no Brasil são maiores que a do futebol português, e até da maioria dos
    clubes italianos.

    Porem, o que me deixa triste é o descaso de times como o meu Vitoria com isso. Pois, conseguem passar o ano de 2009 todo
    sem patriocinador MASTER, e agora querem fechar com uma empressa que ira pagar 1 milhao e 800 mil ao ano. Triste!

    Nunca seremos campeoes de nada!

    Um valor muito baixo, Natan, considerando o potencial econômico de Salvador e do estado, assim como a visibilidade do Vitória, sem dúvida muito boa em parte do campeonato.

    Esperava o patrocíno da OAS para o Vitória e também para o Bahia, mas, nesse momento, não sei como ficou. Até por ser conjunto, seria ainda menor que 1,8 milhão. E a Megaware pareceu- me ter feito mais um negócio de oportunidade.
    EG

  17. 17
    vitor antonio:

    Emerson você depois poderia falar o que acha sobre os idênticos patrocinios de Minas Gerais(Cruzeiro e Patetico – MG e America – MG) todos com BMG eos 2 primeiros com Ricardo eletro nas mangas

  18. 16
    Luciano Sion - RJ:

    Independente de quem seja o patrocinador a estampar a marca na camisa, é necessário haver bom senso. No caso do Fla o nome deve ser em branco. Essa Ale fica horroroso. Mas como o que vale é quem paga mais, as camisas começam a virar um macacão de F1. Lamentável.

  19. 15
    Rodrigo:

    Bom dia Emerson

    Esse valor que vc disse que o SPFC espera atingir.. algo em torno de 22 Milhoes/ANO está inclusa a manga da camisa ou seria já o valor de todos os patrocinadores?

    Abraço

    PS: O Blog é ótimo.. sempre acompanho.. temas interessantíssimos.. muito bom msm.. parabéns

    Esse valor já inclui as mangas, Rodrigo.
    Abraço.
    EG

  20. 14
    JAMELUCO:

    LAMENTÁVEL A TAL DA GLOBO. COMENTAR APENAS PARA 3 TORCIDAS????
    ENDEUZAR ALGUNS E MARGINALIZAR OUTROS É BEM A CARA DA GLOBO MESMO.


    Hummmmmmmmmmmmm…
    Você está num blog, o Olhar Crônico Esportivo, e não na “Globo” ou no portal Globo Esporte.
    Vá ao portal, tem cobertura de todos os times e torcidas.
    Aqui, eu escrevo sobre o que eu quero e, nesse caso, sobre o que eu tenho informações. Blog é um produto pessoal, trabalho sozinho, sem equipe, etc e tal, portanto, não confunda estações.
    EG

Páginas: [2] 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade