Atirando no próprio pé

ter, 08/12/09
por Emerson Gonçalves |

  • Sharebar

O ex-presidente rubronegro Marcio Braga, já foi elogiado e já foi criticado aqui neste Olhar Crônico Esportivo. Mais criticado que elogiado, verdade seja dita. Seria agora o momento de um elogio com ressalvas, várias ressalvas, por conta da conquista do BR, mas, e não por mim, mas unicamente por ele, vai mesmo é uma crítica.

(Aos críticos de plantão: as ressalvas a que me refiro são à gestão Braga e Braga/Leite, e não ao título conquistado.)

Recentemente, o clube fez uma demonstração de suas contas no período 2003 a 2008, que, basicamente, coincide com a gestão Braga. Houve, inegavelmente, uma evolução significativa nesse período, em que o ponto alto foi o pagamente de 75 milhões de reais em dívidas. O que não impediu que o valor consolidado nesse final de 2009 tenha atingido o total de 333 milhões de reais. Dívidas que, como diz o ex-presidente, foram contraídas em outras gestões.

Ao lado desse valor, temos alguns outros bastante interessantes, como, por exemplo, o crescimento das receitas de 53 milhões em 2003 e em 2004 para 118 milhões em 2008. O valor recebido pelos direitos de TV passou de 15,9 milhões nos anos de 2003 e 2004, para 43,6 milhões de reais em 2009. A receita de bilheteria, em sua maior parte do Campeonato Brasileiro, foi de 20,9 milhões em 2007 e de 21,1 em 2008. Em 2003 foi de 6,3 milhões e a soma de 2000, 2001 e 2002 atingiu 9,4 milhões de reais. Nesse Brasileiro recém-terminado, o Flamengo teve uma receita bruta de bilheteria no valor de 14,6 milhões de reais. Entre 2004 e 2008 o clube pagou 63 milhões de débitos cíveis e trabalhistas – estes, a maior parte do valor.

Dados esses números, reparem que eles coincidem, como já falei, com a gestão Braga e essa coincide, ora vejam, com a introdução dos pontos corridos no campeonato.

Mera coincidência ou haverá alguma ligação entre esses números, esse desempenho de uma gestão, e as necessidades que o novo sistema de disputa passou a exigir dos clubes? Eis uma questão interessante.

Ontem, no calor da comemoração, Marcio Braga manifestou-se contra a fórmula dos pontos corridos e pregou a conveniência financeira de playoffs entre os ponteiros da competição.

Playoff é uma beleza, playoff é bárbaro, playoff é tudo de bom.

Quando o time da gente está dentro.

E quando o time da gente está fora?

Nesse momento de festa e comemoração de título é fácil para um dirigente falar contra os pontos corridos. Os cofres vão bem, obrigado. Mas de 20 clubes, 16 ficariam à margem da festa financeira. Ou 12, com outros 4 só sentindo o gostinho e já caindo fora.

Como fechar um patrocínio de doze meses com a perspectiva de ficar um mês ou pouco mais às moscas?

O dirigente que defende a volta ao mata-mata está atirando no próprio pé.

Essas e outras perguntas são chatas de serem respondidas no meio da festa.

Então, volto a perguntar:

E quando o time da gente está fora?

compartilhar

25 Comentários para “Atirando no próprio pé”

Páginas: [2] 1 »

  1. 25
    Bruno Cruz Bordoni:

    Emerson,
    primeiramente admiro muito seu trabalho, acho muito interessante esses levantamentos financeiros dos clubes, pois mostra ao torcedor a realidade e as perspectivas do clube de coração.
    Bem, eu ouço diariamente criticas de pessoas qua afirmam ser pequeno a parcela referente ao flamengo, das vendas de camisas, e eu não concordo. Acho que o valor é justo, pois a marca esportiva no caso a Olympikus deve lucrar junto ao clube, senão o seu investimento não faria sentido. por isso eu fiz esse levantamento, me diga se está exagerado ou se vc concorda ..

    21 milhoes ( valor pago no contrato) + 8 milhoes ( referente ao fla da venda de camisas) + 8,5 milhoes ( museu que está sendo construido) + 110 mil ( 10 % da venda da fla concept em 4 dias) + a propria Fla concept + 3,5 milhoes ( salario referente a 10 meses do ADRIANO.) = 41 milhoes 110 mil.

    ou seja, em 6 meses a OLK colocou no fla mais de 40 milhões. algo que a nike não fazia nunca. eu me recordo q a nike pagava menos de 10 milhoes anuais para o fla, e não vendia 1/10 do numero de camisas que o fla vende.
    resumindo:

    A OLYMPIKUS FOI A MELHOR COISA QUE ACONTECUE PARA O FLA EM 2009. E DEVEMOS AGRADECER MUITO A ELA PELO HEXA.


    Bruno, o valor do contrato já traz embutidos os royalties referentes a uma quantidade determinada de camisas vendidas. No mais, é um patrocínio excelente, principalmente pelo relacionamento entre as partes, assim como pelos projetos que estão sendo tocados em paralelo, como o Museu e as lojas.
    EG

  2. 24
    luciano MS:

    caro EG,
    permita apenas acrecentar que
    uma semi-final
    por exemplo, sem discutir a fórmula como seria,
    isso é outro assunto
    traria em 4 jogos mais um premio $$$$ aos melhores
    e isso implicaria em no maximo mais dois (2) finais de semana
    quarta e domingo
    sem contar a dose super extra de emoção que isso gera

    um abraço
    SRN

  3. 23
    Leonardo "PATCH" Garcia:

    Trimundial…
    Entregadas…. duas ainda…. aonde vc estava não tinha tv e vc foi na conversa de torcedores reclamões… o Corinthians só não venceu o flamengo por que o Bruno pegou uma falta batida no angulo e o Angelin retirou uma bola em cima da linha (chutada pelo Defederico). O Grêmio só não estragou a festa do Flamengo por que o jogador conseguiu chutar aquela bola que o Bruno rebateu para fora… Garanto-lhe uma coisa, entregadas não houve, a não ser que você considere entregadas o São Paulo perder para o Goiás e Botafogo, o Palmeiras cair perante todos da zona de rebaixamento, o atlético mineiro perder 5 seguidas, e o Internacional demorar para acordar de seu súbito sono na reta final. O campeonato deste ano foi o mais emocionante para todas as torcidas, sempre mantendo o equilibrio.
    Lembre-se que seu time foi tricampeão (2006/2007/2008) enfrentando equipes que não queriam mais nada no campeonato, ou você se esqueceu do Goiás na última rodada do campeonato de 2008.
    Os torcedores devem sempre lembrar que não menospresar o título das outras equipes, por qu de alguma maneira elas fizeram por merecer.

    Ps.: Acredito que uma última rodada de clássicos regionais seria bem interessante e impediria esse tal “argumento” do torcedor e time adversário.

  4. 22
    valmir:

    nas gestões do marcio braga o mengão sempre conquistou títulos importantes e as dívidas estabilizaram, ele não parece mas foi o dirigente menos ruim que o fla ja teve.

  5. 21
    Carlos Sousa:

    Boa tarde Emerson
    Não há dúvida de que o formato de pontos corridos é o mais adequado para um campeonato longo. Já temos vários torneios curtos em mata-mata. Portanto, os sistemas estão agradando a gregos e troianos. Nem sequer o argumento de que existe mais emoção no mata-mata faz sentido, uma vez que isso acontece unicamente nos poucos jogos da fase final. No formato de pontos corridos a emoção está presente desde a primeira rodada.

    A moralização do futebol e a reorganização dos clubes é uma realidade para alguns e uma necessidade premente para outros. No caso do Flamengo, por exemplo, sei que os torcedores dificilmente terão paciência para esperar 1 ou 2 anos para que a nova diretoria coloque as finanças em dia.Os flamenguistas não podem se iludir, pois a taça de 2009 é uma exceção à regra. Muito dificilmente se repetirá se o clube não se reestruturar.

  6. 20
    juca bala:

    PS. (literalmente)

    Mata-mata ou play-offs neste momento é uma insanidade.

  7. 19
    juca bala:

    EG,

    O salto financeiro do Flamengo nestes anos é bárbaro. Segundo a Presidente Patrícia, o orçamento anual agora é em torno de 150 milhões. Muito diferente, como vc coloca, dos 50 milhões de poucos anos atrás. Essa mudança de orçamento, imagino, deve estar acontecendo ou acontecerá em breve, nas outras potências em termos de torcida (Corinthians, Sâo Paulo, Vasco e, talvez, Palmeiras).

    Acho lógico pelo poder de marca dos clubes.

    Isto não deverá criar um abismo no país, semelhante ao observado na Itália e Espanha, onde apenas 5 clubes dominam os campeonatos (Real, Barça, Juve, Inter e Milan)?

    Os times do RS e MG, por mais bem administrados que sejam, por mais apoio que tenham em seus Estados, não ficarão muitos milhões abaixo do 4 ou 5 citados?

    Acho que pelo andar da carruagem, em breve, o Fluminense será um Torino e o Flamengo um Juventus-ITA. Ou o Cruzeiro um Valencia e o Corinthians um MIlan.

    O Santos acho que é um caso particular. Se deixar a mentalidade provinciana – e a saída de Marcelo Teixeira e Luxemburgo é um bom indício disso – e pensar em crescer na Capital, mandando seus jogos importantes no Pacaembu, ainda tem chance de retomar o caminho de potência. As pesquisas (OESP e Folha) das décadas de 70-80, mostram o Santos muito próximo do São Paulo em termos de torcida. A partir dos 90 e atualmente, responde por menos da metade de palmeirenses e 1/4 de são paulinos do Estado.

    O que vc acha?

    Saudações Santistas


    Juca, o Santos precisa cuidar da base e voltar a ter um time empolgante, como o dos Meninos da Vila e o de Robinho e Diego. Com esse último, o clube apareceu e, muito provavelmente, conquistou novos torcedores. Mas jogar longe de sua maior concentração de torcida é, também, dar um tiro no pé.
    Quanto aos clubes brasileiros: é inevitável que haja uma concentração. Acho difícil fugir disso, mas o futebol, e principalmente no Brasil, sempre oferece excelentes oportunidades para as mais diversas equipes, independentemente do poder econômico. Entretanto, muita água ainda vai rolar sob essa ponte.
    EG

  8. 18
    CÔMICO:

    Acho a maior graça em ver este blogueiro ******* pegar um detalhe insignificante e dar ênfase para tentar desviar o foco do título do Flamengo.
    Vai entender a cabeça desse povo!!!

    Seria cômico se não fosse trágico.
    EG

  9. 17
    Leonardo "PATCH" Garcia:

    Concordo contigo e não abro… os pontos corridos é ótimo para todos financeiramente… tomei a liberdade de reproduzir seu texto em meu blog, caso não goste é só entrar em contato que eu retiro do ar!
    Agradecido,
    Leonardo “PATCH” Garcia

  10. 16
    TRI MUNDIAL:

    Num ponto o pessoal do mata-mata tem razão: o campeonato ser decidido por times que não tem mais o que fazer é realmente frustante. Ser campeão com duas “entregadas” vergonhosas realmente acaba com o conceito de justiça do sistema.

    E esses dois times que entregaram esse ano, um dia vão precisar dos times que prejudicaram e aí vai acontecer de novo. Antes desse campeonato eu era totalmente a favor dos pontos corridos, agora tenho minhas dúvidas.

    Por falar em justiça, dá pra fazer um campeonato de qualquer fórmula, sem o STJD?


    Qualquer torneio oficial está sujeito aos tribunais regionais – TJD – e superior – STJD.
    Não há escapatória, pois estão em nossa estrutura de esportes.
    EG

  11. 15
    TRI MUNDIAL:

    Esse Márcio Braga é uma besta, nem merece comentários.

    Será que uma presidente que não é do futebol não vai querer investir mais nos esportes amadores que o Flamengo meio que abandonou ultimamente? Ou ela será presidente só de fachada e tudo vai continuar como está? O que os flamenguistas acham?

    Émerson, você já tem idéia de quanto o São Paulo vai lucrar com os 3 mega-shows que acontecerão no Morumbi? AC/DC (já foi), Cold Play e Mettalica.


    A receita líquida dos três deverá ficar entre 3,5 e 4 milhões de reais.
    EG

  12. 14
    Limiar:

    Bom dia Emerson,

    O MB é impulsivo, fala sem pensar. A PA parece rezar pela mesma cartilha. A pessoa não pode pensar com a boca! Nenhum dos dois poderia ser presidente ou chefe de alguma coisa. Quem chefia precisa estar sempre pronto para ouvir, porém comedido ao falar. Ano passado o MB, ao se aproximar o final da campanha, bradou que já tinha encomendado o chope. O time não suportou a carga e até fora da Libertadores ficou. Uma das razões do atual sucesso é que o time se escondeu atrás dos favoritos.

    Em relação ao faturamento no brasileirão, uma coisa não foi dita: o FLA subsidia todos os clubes que dele participam. Como tem torcida em todo o país, pode encher todos os estádios por onde passa. Porém, só fatura quando tem o mando de campo. Não sei se isso acontece no mata-mata. Fora isso, além do que você já apresentou sobre esse tipo de competição, considere queas receitas durante o período de pontos corridos (até o mata-mata) são ridículas, pois todos sabem que aquela fase não vale nada.

    Emerson, peço permissão para aproveitar o momento para pedir que interceda junto ao Globo Esporte em algo que considero uma injustiça: terminado o campeonato, o GE deveria apresentar um documento falando de todos os atletas, treinadores, comissão técnica etc que participaram da campanha, para que o povo não esquaça, por exemplo, que Ibson, Emerson, Cuca e muitos outros também são campeões. Eu me recordo de um campeonato, acho que do Vasco, em que o Eurico trocou um técnico a dois jogos do final (Joel Santana???). Consta que o que jogou os últimos jogos foi o campeão.

    Desculpe se eu estou falando bobagens!

    Abraços…


    A receita de bilheteria é do mandante, exceto em casos especiais, como alguns clássicos, em que é dividida. Isso, porém, em SP, já não é mais possível.
    Quanto a seu pedido, acho bastante justo. Normalmente, os jornais trazem esse tipo de levantamento.
    EG

  13. 13
    Paulo Antonio - Curitiba:

    Emerson fico pensando e torcendo para que as administrações do Flamengo continuem assim por muitos anos, já imaginou o Flamengo com uma administração profissional, ou pelo menos o Meu Tricolor com a torcida do Flamengo? Bem esta última parte eu sinceramente gostaria muito, hehehehehehehehe.

  14. 12
    arnaldo:

    O ser humano tem memória muito curta. Hoje está todo mundo exaltando os pontos corridos. Semana passada estavam desavergonhadamente chorando em público pq times já de férias estariam “entregando o jogo”… acho q o HEXA q o Flamengo arrebatou com emocionante arrancada mas com zero de preparação desbancou um dos mitos do sistema, o da regularidade. E o chororô do arcoíris nos lembra que o mito de “fórmula mais justa” também é fantasia. Esse pode ter sido o CB mais emocionante da era dos corridos, mas pra mim isso foi uma aberração. Não quero ficar plagiando os outros aqui, mas o Rica Perrone faz no blog dele uma defesa muito boa do mata-mata. Ele diz que sse negócio de ser campeão sem taça, volta olímpica, de ouvido ligado no radinho esperando outros resultados enquanto seu time enfrenta um adversário sem nada a ganhar (ou perder) pode funcionar em países europeus, onde há 3 ou 4 grandes, mas não num país de dimensões continentais com pelo menos 12 times assim.

  15. 11
    :

    Emerson, já tinham 14 ou 15 times fora da disputa do título há muito mais de 1 mês. Pára com essa lenga lenga e enxerga o óbvio. Não tem sentido times fora da disputa do título decidirem o mesmo, só na cabeça dos chatérrimos europeus onde os 2 ou 3 times de sempre se revezam eternamente, e aí tanto faz organizar o derby ou essa fórmula modorrenta ……..

  16. 10
    Fernando xaruto:

    Fala Emerson,

    parece que muitos integrantes da gestão do Delair irão fazer parte da gestão da PA … inclusive o proprio Delair promete apoio politico neste sentido … se a PA não for uma porcaria como foi o Edmundo Santos e Silva, já estará sendo um bom negocio a vinda dela e a saida do MB …

    Vovô xaruto

  17. 9
    Emerson Gonçalves:

    Oi pessoal. Liberei alguns comentários ontem para ganhar tempo, sem que pudesse comentar alguma coisa.

    Xaruto, tendo mais a concordar do que discordar do Migão quanto à expectativa em relação à gestão da PA. Torço para que dê certo, como já disse, mas não será fácil. Todavia, é muito cedo ainda.

    André, por isso, entre outras coisas, eu achava mais recomendável um período completo para o Delair. O clube está, dentro das possibilidades, num bom caminho. Isso, é claro, pelo que podemos ver como observadores externos.

    Abraços.
    EG

  18. 8
    Victor:

    Emerson,
    antes de mais nada, deixo previamente claro que pouco me importa defender qualquer sistema. Meu negócio nessa brincadeira é tentar compreender o Mundo que me cerca.

    E além dos pontos corridos, o país apresenta um crescimento econômico (mesmo com a crise) que pode justificar este aumento de receitas dos clubes (o artigo diz CRF, mas estimo que os demais também tenham experimentado).

    Outro ponto que me pego, é que o Brasil é um país continental, mas costumamos tratá-lo como um país. Do meu ponto de vista, a similaridade brasileira em tamanho e números de clubes grandes é com o continente europeu, e seus estados com países.
    E na Europa, os nacionais são em pontos corridos, e o continental em Copa.
    O torneio de elite, não é de pontos corridos, enquanto os nacionais mantem as equipes em atividade pelo ano todo, e com a vantagem de que se não mantém as maiores entre si e potencializando seus ganhos, aumenta o número de equipes e distribuindo melhor a receita.

    Naturalmente, eu não elaborei o pensamento, indo muito além nas possibilidade. É apenas uma ideia no papel.
    Aliás, irei desenvolver um pouquinho mais e colocar para jogo no Blá blá Gol para ver a reação do pessoal.

    Abraços
    Victor


    Bem observado, Victor, o país cresceu. É fato. Assim como também despiorou a distribuição de renda, ainda que em boa parte às custas de programas de governo e não de alterações na economia. Por outro lado, o crescimento das receitas foi bem maior e, o mais importante, permitiu em parte e em parte foi obrigado, a diminuir uma parcela ponderável da dívida acumulada.

    Quanto à comparação Brasil/Europa, eu não concordo no que diz respeito à estruturação do futebol. O BR hoje já dá uma base excelente para nosso futebol e apresenta retornos crescentes de público, tanto nos estádios como no PPV. O que precisamos, a meu ver, é melhorá-lo, com a adequação do calendário e a valorização de duas copas, a do Brasil e a Sul Americana.

    EG

  19. 7
    Lucas Camargo:

    Pois olhem só Fernando X e Emerson….
    Na primeira entrevista, a PAmorim chama a atenção do Adriano e, praticamente, diz que, para ficar no Flamengo, ele vai ter que “se enquadrar”.
    Custava ela ter falado antes com ele? Ela não percebeu que o Adriano tem um frágil equlibrio psicológico?
    Pois é….Posso estar enganado, mas nem tomou posse e já está mordida pela mosca azul do poder. Desse jeito, nem o Andrade fica….
    Não é nada animador!!!!!!

  20. 6
    Aline:

    Retornar ao mata-mata, é retroceder.Está provado que o campeonato em pontos corridos é a forma mais justa é também mais rentável, diga-se de passagem.

    Acessem: https://lancamentoesportivo.blogspot.com

Páginas: [2] 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade