Um incômodo chato… Para não falar em ética

qui, 29/10/09
por Emerson Gonçalves |

  • Sharebar


A dor é uma coisa chata. Dor de tendinite é uma coisa muito chata e muito dolorida, com direito à redundância. Às vezes, porém, a dor é somente chata e não chega a impedir que a gente faça o que tem que fazer no dia-a-dia, como escrever, por exemplo.

É assim que eu vejo a tal da mala-branca no futebol. Doi, é chata, é deprimente, mas não impede a prática do futebol nosso de todo dia.

Gosto de jogar, sempre gostei, seja futebol (o que não faço há… bom, deixa pra lá), seja vôlei, seja um jogo de buraco ou de xadrez. Detesto perder, mas não suporto ganhar sem ser por meus méritos ou mala suerte do adversário (ops, eis a palavrinha mala de novo, só que agora em castelhano, significando má; tem a ver). Mala suerte alheia, por exemplo, é você precisar de um coringa para bater o jogo, vai ao monte e… Voilá! O último coringa do jogo sorri em sua mão e você bate. Mala suerte do outro, num exemplo a mais, é teu time estar vencendo por um magérrimo 1×0, necessitado da vitória, e aos quarenta e tanto do segundo tempo o adversário manda uma bola no travessão. Daquelas sonoras, que até pela televisão dá para ouvir o barulho do choque. Pode ser que não seja má sorte ou pontaria, mas sim o trabalho daqueles seres chatos e brincalhões, os deuses dos estádios, que costumam assistir aos jogos sentadinhos nos travessões. Dependendo do adversário, uma vitória assim tem um sabor a mais, é ou não é verdade?


Entendo o acaso, a pontaria ruim, a defesa excepcional, entendo e acredito nesses deuses dos campos de futebol…

Não consigo, porém, entender o gesto de pagar a alguém para ganhar de outro e me favorecer. Penso que, assim fazendo, sentir-me-ia diminuído, seria menos vitorioso e muito provavelmente não teria com a conquista em jogo o mesmo prazer que aquele obtido com uma vitória que fosse exclusivamente fruto de meus esforços ou do esforço da minha equipe, mesmo contando com a ajuda providencial dos deuses dos estádios.

Não entendo, mas acredito. A mala-branca existe. Negar tal fato é passar atestado de ingenuidade e ignorância, não do esporte, mas do ser humano em sua essência.

Andrade, que faz um trabalho muito bom à frente do Flamengo, foi curto e sincero ao responder sobre a mala-branca paga pelo Cruzeiro aos jogadores do Barueri:

“…Todo mundo sabe que é normal, não é novidade. Sabíamos disso. Mas isso faz parte do futebol. Não tem que lamentar, tínhamos time para fazer melhor jogo e não fizemos o que se esperava.”


Não vi o jogo de Barueri, pois assisti a São Paulo x Internacional, mas se Andrade diz que o Flamengo não jogou bem, acredito nele. Tivesse jogado no mesmo nível das partidas anteriores e provavelmente teria vencido ontem à noite, com ou sem a mala-branca, embora não seja tarefa das mais fáceis vencer o Barueri em sua casa. Que funciona para valer quando o adversário, por um motivo ou outro, não “entra” no jogo como deveria.

Nessa reta final de campeonato ouviremos mais falatórios a respeito da malfadada mala-branca. Ontem mesmo, por sinal, o goleiro Renê deu o tom dos próximos dias:

“Vamos ao Morumbi, esperando a ligação de alguns clubes, uma força maior. Mas nós vamos sempre fazer a nossa, independentemente de qualquer ajuda.”

Se o São Paulo quiser continuar na briga terá que suar e jogar muita bola para vencer o Barueri e o dinheirinho extra que a rapaziada da Abelha já está esperando.


Agora, parando para pensar mais um pouco, a mala-branca tem toda a cara do Brasil de hoje, talvez de sempre, infelizmente. A leitura dos jornais e revistas retratando a realidade tupiniquim, a política em particular, dá bem uma ideia da aversão à ética e a simples valores morais que têm nossos “pais da pátria”.

O futebol e suas malas-brancas nada mais é que mero figurante desse jogo.

compartilhar

100 Comentários para “Um incômodo chato… Para não falar em ética”

Páginas: [5] 4 3 2 1 »

  1. 100
    nome:

    Nossa esse programa eh uma merda, puxa vida so se fala em futebol, sugestao: ja que esse eh o fato, porque nao mudar o nome do programa de globo esporte para globo futebol, sim porque o titulo esporte sugere varias modalidades e nao so futebol. Cara eh inacreditavel no dia 8 de janeiro de 2010 (sexta-feira) pra nao dizer que nao se falou em outra coisa, rodaram uma parte de um minuto do rally dakar e o restante foi so de contrataçao, a novela do vagner love, a volta do viola e por ai vai…
    Uma coisa eh certa, quando os brasileiros quizerem ver materias completas sobre futebol eh so colocar na rede globo, mas quando quizermos ver reportagens de maia de um minuto sobre as demais modalidades nos colocamos na REDE RECORD e assistimos ao melhor programa de esportes da tv aberta do Brasil, o ESPORTE FANTASTICO, esse sim fala dos outros esportes e nao so do futebol!!!

  2. 99
    italo zero:

    MSM SE FOSSE PELO MENOS UM AGRADIN PRA ELES, QUASE NAUM LUCRAM (TORCIDA,PATROCÍNIO)
    TEM Q ACEITAR MSM!

  3. 98
    Bruner:

    Caro emerson e colegas,

    Existem algumas complicações ao se falar de “mala branca” no futebol, inclusive pelo fato de ser um meio muito acostumado a lidar com premiações dependendo de determinados resultados. São práticas naturalizadas pra quem está dentro e talvez ambíguas pra quem está de fora.

    Tomando as falas de Val Baiano e René, e a naturalidade com que falam do assunto, fica bem claro que o cruzeiro de fato pagou. E se o clube não confirmou isso é só pq quer negar uma atitude que a princípio não deveria ter vindo a público. Como muitos já afirmam que é uma prática comum, no meu entender um passo seguinte é uma institucionalização dessa prática. Que talvez já aconteça principalmente a partir da naturalidade com que os jogadores falam do assunto. A punição aos dois me parece mais ligada ao fato de terem falado do que terem recebido.

    Inserido dentro de um panorama em que as conquistas, sejam elas o título, a entrada na libertadores ou mesmo à sul-americana representam receitas para os clubes, não vejo muitos problemas em “sentir-se diminuído” pelo adversário conseguir uma vitória com um, digamos, pequeno presente. Vejo mais como uma lógica de investimento pensando em um ganho futuro. E um investimento seguro pro jogo em questão, já que se o resultado não for obtido não há pagamento. Lembrando ainda que em várias situações presentes e lembranças andam bem juntas com corrupção.

    Assim sendo, como um princípio, não consigo ver tanta diferença de uma outra prática, esta sim muito criticada e sem defensores, de manipulação de resultados ou de pagar a um time para que perca um jogo. Pq só essa outra prática é considerada uma atitude anti-desportiva? Pensando que um time paga a outro por desejar determinado resultado para aquela partida, a única diferença é que esse resultado é a vitória (mas poderia ser empate ou derrota).

    A diferença pode ser outra ainda. Manipular resultados pra apostar na sena pra um grupo de investidores é uma coisa, mas para um clube ganhar um campeonato é outra? (lembrando que as duas geram muitas receitas).

    Minha dúvida principal é: se os clubes já pagam por vitória, é um salto muito grande pagar por derrota?

    abraço

    Acredito que a prática da mala branca deve-se, em parte, ao seu caráter distinto da mala preta e ao fato de ser aceito com naturalidade por boa parte do mundo boleiro, torcedores inclusive. O salto para a mala preta é possível, como tudo na vida, mas não acredito que seja facilitado pelo fato de existir a outra mala.
    EG

  4. 97
    Somaza:

    Agora, os mercenários irão prejudicar a própria equipe! Isso que dá, envolver duas entidades em tema polêmico(somente para sair na mídia). Com certeza estes “dois”, receberam apoio!!!!

    “Após polêmica da ‘mala branca’, Renê e Val Baiano são afastados no Barueri”.

  5. 96
    Nelson Oliveira:

    Pois é,, a verdade é que o CRUZEIRO é o lider isolado do returno com 29 pontos (9vitórias,2empates,2derrotas), vem de 05 vitórias seguidas, e começou a incomodar os integrantes do atual G4.

    Vejo essa história da MALA BRANCA positivamente, é a mesma coisa que eu enviar um presente pra vocé Emerson com um cartão te parabenizando pelo seu juizo e imparcialidade no mundo esportivo !! Da mesma forma quero enviar um presente para os jogadores do BARUERI pela excelente vitória que eles tiveram sobre o FLAMENGO, sendo um Clube novo e estruturado com um elenco competente e objetivo. Será que sou imoral ??? Acho que não.

    Parabens BARUERI e MEU CRUZEIRÃO pelas excelentes vitórias.

  6. 95
    Bill:

    Diretamente da Casa Branca e “Verde”;

    Sua Excelência o Sr. “Persistente” Barak Obina às margens do campo disse em voz alta:
    “Independente chore!”

    Um verdadeiro líder pode perder Uma, Duas ou até três batalhas, Porém não perde a guerra!

    Disse ainda que a nacão alviverde palestrina daqui para frente verá ordem e progresso!

    E termina o discurso com seu famoso slogan:
    y3s w3 Can! …Gavio3s tamb3m chorarão, todos os opositores chorarão!

    y3s w3 Can and w3 will b3 Champions!!!

  7. 94
    Gigi:

    Oi Emerson.
    Li agora sua resposta ao meu comentário.
    Concordo sim que é papel da imprensa informar os fatos, embora pense que deveria apenas informar.
    Já um blog tem um papel diferente.
    Ele expõe a notícia, se posiciona de acordo com o pensamento de seu titular e abre o espaço ao debate.
    E isso é o melhor de tudo.
    Infelizmente algumas pessoas não entendem isso. Preferem despejar palavrões, ofensas, e outra palavras (se é que podemos classificar assim) ininteligíveis.
    Por isso sou uma adepta da campanha “Troque seu Nike por um Dicionário”.
    :o )

    Recordando os velhos e também bons tempos, vou dividir meu comentário em “capítulos”, para não ficar cansativo demais,rsrsrs

    Capítulo I
    Quanto a tal mala branca, não gostaria de recebê-la para exercer melhor minha profissão, e nem gostaria de pagá-la para que alguém o fizesse.

    Um ponto que me chamou a atenção em sua resposta, foi o seguinte:
    Nesse caso em particular, o que chamou minha atenção foi a absoluta gratuidade, digamos, das declarações de dois jogadores, um dos quais experiente. Ora, não deixa de ser curioso que dois – e não somente um – se manifestem sobre o mesmo assunto.

    Pois sabe que também achei estranho?
    Tudo que é muito óbvio me parece suspeito.
    Dois jogadores, um experiente, gratuitamente saírem alardeando para a imprensa que receberam uma mala branca e ainda darem nome aos bois? Ou no caso, as raposas…muito estranho mesmo.
    Qual a vantagem que os levaria a falar sobre o assunto já sabendo a repercussão que o assunto teria?
    Sei não…Mistérios!
    Mas, como já te disse uma vez, lendo opiniões, principalmente de homens, me convenci que o mundo do futebol é um mundo à parte.
    No mundo real, um funcionário não trabalha provocando com ofensas e palavrões outro funcionário com a finalidade de tirá-lo do sério e comprometer seu rendimento.
    O chefe de um setor não fica chamando o funcionário de outro setor de assassino na frente de todos, “apenas” para tirá-lo do sério, e ver o seu setor render mais. Pelo menos não impunemente.
    Nem mesmo na área esportiva se tem notícias que um velocista deu uma rasteira em outro para chegar primeiro. Ou que um nadador deu um “caldo” em outro, ou que um ciclista jogou propositalmente outro para fora da pista, e por aí vai.
    Mas no mundo do futebol é tudo diferente, e neste mundo a Mala Branca não tem nada de imoral, é aceita normalmente por 99,9% de seus habitantes.

    Capítulo II
    E é tão normal, que todos os os anos o assunto vem a baila.

    “Se você paga para alguém ganhar não há nada de ilícito nisso, é um prêmio extra pela vitória”

    Em 2007, a diretoria do Goiás acusou o Corinthians de distribuir dinheiro aos times que enfrentariam a equipe goiana na luta contra o rebaixamento
    Já Evandro, do Palmeiras, admitiu que em 2007, quando atuava pelo Atlético-PR, recebeu dinheiro do Goiás para se dedicar mais no confronto contra o Corinthians, já que os dois times lutavam para não cair para a Série B.
    25/11/2008
    Renato Gaúcho defende mala branca no futebol
    A situação no Vasco é tão complicada que o técnico Renato Gaúcho deu nesta terça-feira uma declaração, no mínimo, polêmica. Após o treino desta manhã, o comandante cruzmaltino defendeu que os jogadores do Atlético-PR recebessem dinheiro para vencer o Náutico, a chamada mala-branca.
    “Sou a favor, não tem nada fora da lei. Você está dando um dinheiro através de uma mala para o jogador se dedicar um pouco mais, desde que ele queira. Não está comprando o jogo, comprando o juiz, comprando o bandeirinha, não tem nada de irregular. E a mala existe. Existe para quem está lá embaixo, para quem está no meio brigando pela Libertadores, existe para quem está brigando pelo título, mas ninguém assume. Não tenho nada contra”, falou o treinador.
    https://odia.terra.com.br/especial/ataque/vasco/htm/renato_gaucho_defende_mala_branca_no_futebol_214780.asp
    26/11/2008
    Depois de receberem uma mala branca do São Paulo, com uma premiação de R$ 1 milhão, para derrotar o Grêmio por 4 a 2, no último final de semana, no Barradão, os jogadores do Vitória aguardam nova premiação extra de Cruzeiro, Flamengo ou Grêmio para repetirem a dose contra o Palmeiras, neste domingo, às 17h, em casa, pelo Campeonato Brasileiro. O meia Evandro, do Verdão, encara com naturalidade essa situação por causa das três últimas vagas que estão em disputa na Libertadores. Ele mesmo admite que no ano passado, no Atlético-PR, recebeu um dinheiro a mais do Goiás para roubar pontos do Corinthians, no Pacaembu.
    https://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL880229-9825,00-EVANDRO+DO+VERDAO+ADMITE+TER+RECEBIDO+MALA+BRANCA+PARA+TIRAR+PONTOS+DO+TIMA.html
    E pasmem, Mala Branca nas eliminatórias 2009:
    A publicação afirma que Colômbia e Uruguai preparam uma premiação de US$ 200 mil dólares para que os peruanos vençam a Argentina e eliminem a equipe comandada por Diego Maradona da briga por uma vaga na próxima Copa do Mundo. O acordo já teria sido feito com os dirigentes peruanos.
    https://www.espbr.com/noticias/segundo-jornal-peru-pode-receber-dinheiro-para-vencer-argentina
    Mas a melhor de todas, sem dúvida é esta:
    Em 1971, o Marília era dirigido pelo técnico Alfredinho e disputava o quadrangular final da Segunda Divisão paulista, com jogos disputados no campo neutro do Parque Antártica. A última rodada marcou Marília x Saad, Rio Preto x Catanduvense. Rio Preto e Saad disputavam cabeça a cabeça a vaga na Primeira Divisão. O Rio Preto decidiu, então, pagar ao Marília para vencer o Saad. Resultado: o Marília venceu e passou a ter chance de acesso, desde que o Rio Preto perdesse do Catanduvense no último jogo.
    Enquanto os jogadores contavam o dinheiro no vestiário, Alfredinho interrompeu a festa e pediu o dinheiro de volta:
    “Dá aqui, dá aqui… Agora vamos entregar ao Catanduvense para vencer o Rio Preto.
    O mesmo dinheiro que o Rio Preto pagou ao Marília foi entregue pelo Marília para o Catanduvense tirar o Rio Preto da disputa. E o Catanduvense venceu.
    Resultado: o Marília subiu com o dinheiro do Rio Preto.
    https://historiadomariliaatleticoclube.blogspot.com/2009/10/mala-branca-mac-1971.html
    Mas não pense que neste mundo não há ética, há sim
    Para eles anti-ético e imoral seria pagar jogadores para que eles entrassem em campo e perdessem o jogo. “Aí sim é passível de punição e o clube deveria ser banido do futebol”.
    Viu só?
    ;o)

    Nossa, Gigi, nem eu lembrava mais essa história do meu MAC!
    Alfredinho foi um daqueles treinadores que não entram para a história, entram para a mitologia.
    :)
    E no frigir dos ovos, continuaremos convivendo com esse mito, essa lenda urbana chamada mala branca. Você deve ter lido a entrevista do Dr. Rubens Aprobatto, presidente do STJD, não?
    Eu tenho uma tese que a mala branca deveria ser vermelha e ser um saco ao invés de uma mala, pois ela é useira e vezeira em aparecer no final do ano, época em que aparece o Papai Noel. Logo, por que não um saco vermelho?
    Mala branca e Natal, tudo a ver.
    hehehehe…
    Abração.
    EG

  8. 93
    Lucas Camargo:

    Ao ler uma boa parte dos comentários, chego à conclusão que Pascal estava certo quando disse que “o coração tem razões que a própria razão desconhece”. E isso que ele não conhecia torcedores de futebol…cruzeirenses ou não…hehehe O coração de torcedor é “cheio de razão”. 

    Francamente…Achei o post do Emerson muito equilibrado. Em nenhum momento percebi qualquer tendenciosidade.

    Outra coisa interessante, é que muitos dizem que o Flamengo está “sugerindo” que perdeu por causa da mala branca. Deve ser o coração de torcedor funcionando mais uma vez, pois todos os jogadores do Flamengo ouvidos – assim como o Andrade – declararam que o Barueri jogou melhor e, mais importante, que o Flamengo jogou muito mal. Até mesmo o desmiolado do Marcio Braga disse isso!

    Finalmente, parece-me estranho dizer que “mala preta não pode, mas mala branca pode”. É até possível que pela lei ordinária, não haja crime em “dar dinheiro”. Mas se esse dinheiro pode mudar o resultado do jogo, é claro que a mala branca infringe o estatuto do torcedor. Portanto, é ilegal sim!

    Um outro exemplo é o caso do jogador de tênis Agassi. Ele declarou recentemente que jogou sob o efeito de drogas proibidas pela Federação Internacional. Logo, cometeu uma ilegalidade segundo as leis que regem o jogo, mesmo que não existam leis ordinárias proibindo o consumo das drogas em questão.

    Pascal conhecia o ser humano.
    Shakespeare conhecia o ser humano.
    Por isso são clássicos e eternos, nunca sairão “de moda”. São atuais, como atual foi Camões quando escreveu o soneto sobre as mudanças.
    A menção ao Marcio Braga foi ótima.
    :)
    EG

  9. 92
    ANTONIO:

    O que adianta voces falarem coisa que não devem, abrir espaço para comentarmos e ao fazer voces deletam.


    O que adianta ser apressadinho, Antonio?
    Teu comentário foi liberado normalmente.
    EG

  10. 91
    ANTONIO:

    O Cruzeiro poderia processar este tal de Emerson Gonçalves por afirmar que o Cruzeiro usou a tal mala branca.
    Ele não tem provas, até os próprios jogadores do Barueri estão numa de “ouvi falar”, “me disseram”.
    Usam a imprensa para tudo, calunia, mentiras, difamações.

  11. 90
    Thiago CF:

    Emerson,

    Sugiro um post para que você explique ao xiitas revoltados que o próposito do blog nunca foi, não é e nunca será a imparcialidade. Não que eu tenha achado que você tenha sido tendencioso, mas se querem notícia pura e imparcial, que leiam sites esportivos e não blogs. Esse espaço é destinado à expressão livre de ideias dos autores. Não gostam? Não leiam o blog!
    Bando de analfabetos funcionais!

    Thiago


    Estamos em processo de aprendizado, Thiago.
    Esses entreveros fazem parte e já estou acostumado com eles.
    :)
    EG

  12. 89
    Laerte M:

    Todo mundo reclama que a mídia torce para os times paulistas e cariocas. A culpa é dos outros estados. Quando o Goiás enfrentou o Flamengo em Goiânia havia mais flamenguistas do que torcedores do Goiás no Serra Dourado. O técnico Hélio dos Anjos chiou: “goiano tem que torcer pra time goiano”. Sou mineiro e até há alguns anos atrás eu torcia para Cruzeiro, Santos e Flamengo. Um dia perguntei a um gaúcho para qual time carioca ou paulista ele torcia e a resposta foi: “gaúcho torce pra time gaúcho”. Fiquei calado. Passei por bobo. Então tomei uma atitude e risquei o Santos e o Flamengo do meu caderno. Torço apenas para o Cruzeiro. É um grande clube e representa meu estado. Respeito mais quem torce para o rival Atlético do que quem torce para time de outro estado.

  13. 88
    Márcio Queiroz:

    Acho engraçado esees jornalista que escrevem como torcedores… A Ex.. de muitos comentaristas Atleticanos… Bob Faria. O Barueri venceu que foi muito superior…

  14. 87
    Victor P.:

    Realmente, você foi muito infeliz nesse texto. Esperamos que o amor ao time de coração não se sobresaia novamente.. Para mim, esse seu texto que é anti-ético.

    Admiro seu trabalho, mas se continuar favorecendo o eixo como você deixou claro nesse texto, perderá um admirador.


    Eu sou das Forças Aliadas, sou anti-Eixo.
    :)
    O único eixo que conheço – fora o da minha Saveiro que vi essa manhã ao ter que trocar o rolamento da roda traseira direita, já todo estourado – é o antigo Eixo unindo Alemanha, Italia e Japão.
    EG

  15. 86
    Renato:

    Grande Emerson! Desta vez voce mexeu em feridas eternas do mundo do futebol, a famigerada mala (branca – pior se fosse a preta). Na minha modesta opinião, apesar de anti esportivo, não consigo enxergar como algo nocivo. O Barueri – dizem – recebeu incentivo. Mas e o Flamengo? Quer incentivo maior do que ser campeão depois de uma arrancada destas? Acredito que este caso está ganhando repercussão porque foi contra o Flamengo. Se fosse a favor – Santo André ganhar do Cruzeiro por exemplo – o que quase aconteceu – não teria dado em nada. A imprensa rubro-negra está tentando justificar uma derrota depois de fazer a festa do título antecipada, aliás, o que acontece quase todo ano.

    Creio que não tem tanto a ver com o fato de um dos protagonistas ser o Flamengo. Naturalmente, se os envolvidos fossem apenas o Barueri, o Santo André e o Guaratinguetá a repercussão seria menor. Como tem o Cruzeiro e o Flamengo ela é maior.
    Eu, por exemplo, não sou torcedor de nenhum dos clubes envolvidos e achei o caso digno de destaque.
    Se uma notícia é lida por cem mil pessoas e comentada por mil, é uma coisa.
    Se uma notícia é lida por um milhão de pessoas e comentada por dez mil, é outra coisa.
    A segunda terá, obviamente, maior repercussão que a primeira.
    A questão básica é que tanto a primeira como a segunda notícia devem ser veiculadas.
    No mais, é como disse o Dr. Aprobatto, presidente do STJD: ele nunca viu um caso desses ir a julgamento.
    EG

  16. 85
    Somaza:

    Agora sim, vamos saber a verdade. Tomara que esses dois caluniadores sejam desmascarados . Dois anos de suspensão seria o ideal. Quero vê os jornalista! Eles não se importaram em apurar os fatos, acreditando simplesmente nestes mentirosos. As instituições Cruzeiro e Santo André foram alvo de descrédito. Este fato, ocultaram as grandes vitórias das duas equipes.

    “Os caluniadores são como o fogo que enegrece a madeira verde, não podendo queimá-la.”
    ( Voltaire )

  17. 84
    Ale:

    Ah, e esqueci de outro argumento contra a mala branca:

    Isso não entra como gasto oficial de clube algum. Se isso é pago, é por fora, ou seja, caixa 2.

  18. 83
    Ale:

    O pior é que lendo os comentários vemos gente culpando o Flamengo, dizendo até que ELE inventou isso como desculpa.

    Po, quem levantou isso foram os jogadores do Barueri! A nota oficial do Flamengo deixava bem claro que ele perdeu dentro de campo, mas que de qualquer forma isso tem que ser investigado, e tem mesmo.

    Qualquer mala é condenável.
    Pra quem não vê problema na mala branca, saiba que isso é abuso de poder econômico. Um time que seja rico tem que aproveitar isso pra ter estrutura, para SE preparar melhor, não pra tornar os jogos de adversários contra terceiros mais dificeis. Ou então se torna uma vantagem muito desleal.

    De qualquer forma, não é choro de perdedor, o Flamengo tinha que ter ganho com mala e tudo, mas jogou muito mal o jogo inteira, e saiu no lucro, porque perdeu de pouco pelo que foi o jogo.

    E pra não perder a viagem, que inonência desses jogadores do Barueri! Pra quê trazer isso a tona, ainda mais espontaneamente, e ANTES de receber?
    *SE* realmente o Cruzeiro prometeu, agora não vai pagar…
    Se prometeu ou não, não sei. Mas que algo rolou, rolou, nem que apenas um “trote”.

  19. 82
    koji:

    Salve Emerson!!!
    Complicada esse historia hein!..Ontem o supervisor de futebol do Cruzeiro Benecy Queiros negou a existencia da suposta mala,o diretor de futebol do Cruzeiro Eduardo Maluf disse que as declaracoes do jogador do barueri dexaram mancha na instituicao e pede a investigacao do STJD,se entendi o raciocinio do Maluf indiretamente ele quer dizer que,a imprensa nacional esta manchando a instituicao Cruzeiro esporte clube com acusacoes sem provas,ou o STJD investigue e apresente provas concretas de acusacao ou nao manchem a instituicao usando como base somente as palavras de um jogador ..,eh claro nada mais natural a imprensa divulgar as informacoes..porem,como Cruzeirense eu prefiro destacar o que tem sido apresentado dentro de campo,o Cruzeiro esta a 6 ou 7 jogos invicto,o Barueri venceu o jogo por que jogou melhor,segundo o proprio tecnico Andrade,entao no meu ponto de vista acho q a imprensa nacional esta valorizando de mais essa historia ja que nao existe provas a respeito e desvalorizando totalmente a campanha do Cruzeiro que eh a melhor do segundo turno,o Flamengo nao conseguiu fazer a sua parte e o foco foi desviado,mas novamente resalto,natural que a imprensa divulgue,mas as acusacoes sem provas estao realmente manchando a instituicao cruzeirense que chega na quinta colocacao da tabela por meritos proprios..Deixando a coracao cruzeirense de lado e usando a razao, realmente eh uma atitude anti-desportiva,nao diria anti-etica pois nao eh ilegal,e segundo o tecnico flamenguista eh ate comum,entretanto,deve ser provado e comprovado para que o nome da instituicao Cruzeiro esporte clube que eh tao vitoriosa seja manchada da maneira que vem sendo…abraco!!

  20. 81
    Guilherme Pires:

    Eu não acreditei quando vi o site do globoesporte. É uma vergonha, mas é isso aí. Já estamos acostumados de ver a imprensa nacional, esses principais programas e canais do país, que ficam \"puxando\" para os grandes de SP e Rio. Nós aqui no sul sempre sofremos contra o resto do país, mas, com apenas dois times, pouco acesso a imprensa e patrocinios, passamos por cima de tudo isso e conquistamos tantos títulos quanto esses ditos \"grandes\" aí de cima. Agora estou vendo o Cruzeiro sendo alvo de vocês. Poxa vida pessoal, falem bem dos outros times, parem de só destacar os quatro de SP e Rio, o Brasil é enorme, sò na 1ª divisão tem mais 16 times. Vocês tem o poder de usar a imprensa e falar o que quizerem, então falem coisas produtivas não essas besteiras. Se foce ao contrário ninguém falaria nada, mas, era contra o Flamengo, o queridinho da imprensa que da ibope. Em 2005 quando o Corinthians roubou o campeonato brasileiro, não tinha nenhuma noticia assim destacada na primeira página do site globoesporte, muito pelo contrario, nem falaram nada, ninguém lembra. É isso aí, a vida continua e o futebol também, e nós aqui vamos continuar nossas batalhas para vencer os times e a imprensa do Brasil. Força Cruzeiro, e não baixe a cabeça pra esses imbecis faladores. Tudo isso é culpa do resto do Brasil que não tem time. Norte, Nordeste, Oeste, Centro Oeste, Santa Catarina e interior do paraná, todo mundo torce para times de SP e Rio, influencia da imprensa, alguns torcem para os do sul e minas. É uma vergonha, temos que nos juntar, times do RS, MG e PR, vamos derrubar essa \"politica futebolistica\". Vista a camisa do time da tua terra, mostre paixão pelo teu estado. Porque lá no Rio e SP, eles não estão nem aí pra vocês.
    \"Sirvam nossas façanhas
    de modelo a toda terra\".
    \"Povo que não tem virtude,
    acaba por ser escravo\".

Páginas: [5] 4 3 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade