Eppur si muove

qua, 05/08/09
por Emerson Gonçalves |

  • Sharebar



“Mas ela se move”…

Atribui-se essa frase a Galileu Galilei, que a teria pronunciado logo depois de rejeitar sua tese de que a Terra girava em torno do Sol, num tribunal da Santa Inquisição.


Tal como a Terra, a ideia de mudar o calendário brasileiro também se move, vem se movendo há anos, apesar do descrédito, descaso e oposição de muitos. Dizia-se até não muito tempo atrás, que no Brasil duas pessoas eram realmente importantes: o presidente da república e o ministro da fazenda (a bem da verdade, sabíamos todos que, se fosse para resolver alguma coisa de fato, o certo mesmo era o ministro). Hoje, apesar das mudanças muitas que o Brasil viveu, o presidente ainda é o presidente e o que ele fala costuma repercutir, para o bem ou para o mal. No caso presente, para o bem.


Ontem, Ricardo Teixeira não só admitiu como de certa forma até mesmo defendeu a mudança do calendário do nosso futebol, numa bela, digamos, reviravolta. Ao invés de repetir o que ele falou, como estamos na internet, clique aqui e leia a matéria no portal GloboEsporte.


Finalmente, como muitos vinham dizendo há muito tempo, este Olhar Crônico Esportivo inclusive e modestamente, alterar o calendário será bom para o Campeonato Brasileiro e – alvíssaras! – até permitirá que os times que disputam a Copa Libertadores também disputem a Copa do Brasil, dando um ganho de qualidade para essa competição e tornando mais justa, finalmente, a disputa das vagas para a Copa Libertadores. Já não é sem tempo.


Teixeira disse que há oposição à ideia, inclusive entre os clubes, e citou o São Paulo como um desses que se opõem. Como acompanho o São Paulo há alguns anos e já conversei com vários de seus dirigentes, sempre tive o clube como defensor da mudança do calendário. Mesmo porque é o São Paulo um dos clubes mais afetados ano após ano, ao lado de Cruzeiro e Internacional, principalmente.

A declaração de Ricardo Teixeira mexeu com o Morumbi e o clube soltou uma nota oficial a respeito na tarde de hoje. Por sinal, todas as tentativas de falar com o presidente ou os vices foram infrutíferas, pois estavam todos reunidos discutindo a resposta ao que disse o presidente da CBF. Dois pontos foram destacados na nota: a possibilidade de planejar melhor o ano e diminuir o impacto das transferências de julho e agosto e o retorno dos times brasileiros aos lucrativos torneios de verão no hemisfério norte. Nos últimos anos, em função dos títulos conquistados, o clube tem recusado inúmeros convites para jogar na Europa, Ásia e America do Norte, a exemplo de outros grandes clubes brasileiros.



Muitos questionaram essa mudança proposta, argumentando que, com ela, passaríamos a ser vítimas da janela de inverno. Isso é verdade, de um jeito ou de outro sempre teremos uma janela no meio do caminho. A janela de inverno, entretanto, de 2 a 31 de janeiro, movimenta apenas uma fração do que movimenta a janela de verão. O motivo é simples: em futebol organizado não se mexe na equipe no meio da temporada, exceto por emergência ou uma grande oportunidade. A janela de inverno pega os times europeus em disputas acirradas nas ligas e copas continentais, sem tempo e condições para adaptar e treinar novos contratados. Um pouco diferente da bagunça em que vivemos, tanto por nossa culpa como por culpa da janela de verão.

Uma possível dificuldade seria a necessidade de acertar essa mudança com a CONMEBOL, que precisaria alterar o seu calendário, em especial a Copa Libertadores. Mas, sinceramente, não creio que isso seja um problema de monta, mesmo porque o Campeonato Argentino já tem um formato e datas plenamente adaptados ao europeu, sem prejuízo das disputas das copas continentais na America do Sul.


Enfim, foi dada a largada.

A declaração do presidente Lula, descontada a ideia infeliz de fazer mais uma lei para controlar saída de jogadores, de resto inútil, pois não teria validade em termos internacionais, serviu para mostrar que a alteração do calendário é mais que uma ideia e se move, sim.


Está em movimento.


compartilhar

24 Comentários para “Eppur si muove”

Páginas: [2] 1 »

  1. 24
    Rodolfo Bauer:

    Pelos seus comentários sobre os estaduais vejo que você é outro jornalista elitista que só pensa nos clubes grandes. Por isso, quando estiver defendendo estas idéias seja sincero e diga que você só se preocupa com a elite dos clubes. Nada contra isto, mas é que é chato ver alguém dizer que fala em nome do futebol brasileiro, quando na verdade só quer saber de 20 times. Quem mora em cidades pequenas não tem que ficar vendo futebol só pela Tv, como vocês querem.

    Elitista?
    É uma visão e uma opinião.
    Mas, sim, me preocupo com os grandes clubes, de fato.
    São eles que sustentam todo o arcabouço do futebol brasileiro e são prejudicados por isso.
    O futebol seria diferente se cada comunidade cuidasse do seu próprio time, não o deixando ficar dependente de torneios ultrapassados cuja única, ou vá lá, maior finalidade é prover votos para cartolas que se perpetuam em federações e confederação.
    EG

  2. 23
    Selmar:

    Emerson, voltando à nossa “conversa”.
    Também acho que tem jogos demais de seleções, e no mundo todo. Na minha opinião, deve-se acabar com as Eliminatórias e fazer com que as Copas Continentais (Eurocopa, América, etc) classifiquem para o mundial, mas isso não invalida a possibilidade de termos “folgas” para a Seleção no Campeonato Nacional, pois vejamos (em um cálculo simplista): o ano tem 52 finais de semana, o Brasileiro tem 38 rodadas, se jogadas em finais de semana, ainda “sobram” 14 fins de semana; 1 mês (4 semanas) de férias dos trabalhadores do futebol, ficam 10; 6 semanas de pré temporada já acho suficientes, então, não custaria nada, se fosse necessário, parar o campeonato 3 ou 4 vezes espalhadas durante o ano, para os jogos da Seleção. (repito, concordo que as Seleções do mundo inteiro jogam demais, mas, para o calendário, não é um problema tão grande).
    Outro assunto interessante é em relação às férias dos jogadores (talvez assunto para um post?). No futebol são férias coletivas. Todos de férias ao mesmo tempo, sem importar o tempo de vínculo com o clube (empregador). Isso não é injusto com a maioria dos trabalhadores, que só tem direito a um mês de férias depois de trabalhar um ano inteiro para o mesmo empregador?
    Abraço

    PS. Sei que demorei a postar este comentário, mas estava com problema no meu computador, aguardo resposta
    Selmar


    Sou do tempo em que jogo de Seleção era um acontecimento, o país parava, o assunto único era a Seleção. O tempo passou, a ganância cresceu e seleção hoje, com s minúsculo, é um time como outro qualquer, é o time da confederação. Eu não vejo um jogo inteiro há um bom tempo.
    Quanto às férias, são mais que justas. Jogador não tem fim de semana, feriado, dia de pai ou mãe ou avó ou o que quer que seja que o comércio invente. Tem pleno e total direito às férias.
    EG

  3. 22
    Santão:

    Olá Emerson,

    Acho que a idéia pode ajudar a melhorar a organização e resolver a injustiça da Copa do Brasil, que exclui justamente os melhores times do ano anterior que foram classificados para a Libertadores.
    Mas não acredito que seja a panacéia para todos os males, por sí só. A Argentina tem o seu calendário adequado ao europeu e o seu futebol está mais pobre do que o nosso (ok sei que existem outros fatores que justificam isso, mas é só para mostrar que só isso não resolve).

    abs
    Santão
    https://www.blogdosantao.wordpress.co

  4. 21
    Fábio AF:

    Emerson, atente para um detalhe (se já foi observado, peço desculpas):

    Para readequação do nosso calendário conforme o europeu, teria de haver uma temporada tampão, bem mais curta.
    Explico: digamos que o calendário mudasse já em 2010. O Campeonato Brasileiro não poderia se desenrolar entre Ago/10 e Jun/11, simplesmente porque existe a Libertadores. Aí me perguntariam: como assim? Bom, o campeonato brasileiro com fim em Jun/11 daria vagas à Libertadores de 2012, certo? E a Libertadores de 2011? Ninguém vai? O mesmo raciocínio vale para a Copa do Brasil na tal temporada 2010-2011.
    Então, teríamos:
    Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil 2009 – Vagas na Libertadores e Sul-Americana em 2010;
    Campeonato Brasileiro 2010-11 e Copa do Brasil 2010-11 – Vagas na Libertadores e Sul-Americana em 2012.
    As competições sul-americanas de 2011 necessitariam de um Campeonato Brasileiro e uma Copa do Brasil na minitemporada de 2010, ainda no primeiro semestre. E aí? Teríamos um Brasileirão enxuto, com fases de mata-mata, como nos velhos tempos?
    Acho que essa questão é importante…
    Abração.

    Sem dúvida, Fabio, essa é uma das questões espinhosas.
    Além disso, como não ter um campeão brasileiro em 2010?
    Lembrando que há o Estatuto do Torcedor com seus prazos e a determinação de haver uma competição nacional em que todos joguem contra todos, lá e cá, somando-se os pontos conquistados.
    EG

  5. 20
    guerra:

    Não concordo, com o lula vir falar de futebol, nem mesmo como torcedor, tá totalmente errado, o cara primeiro deveria resolver sôbre a zona que tá no senado, antes era a camara dos deputados agora senado, minist´´erio público, juizes não demora muito, tão aí bagunçando o nosso Brasil, acho que se não tivesse ninguem como politico seria muito melhor, os caras só querem encher os bolsos e trabalhar que é bom nada, e o TSE ainda pede para não votar em branco e nem invalidar o voto, acho que deveríamos era ter o DIREITO DE RESPOSTA para esta turma de políticos ms EM REDE NACIONAL igual eles fazem com os partidos.

  6. 19
    Alberto Navarro:

    Emerson
    Como sempre, seu Blog continua levantando assuntos que realmente interessam. Nada daquelas briguinhas entre torcidas. Meus parabéns.

    Com relação ao assunto em pauta sou a favor de uma transformação radical que vai elevar o nível do nosso futebol.
    - Regionais – Já deram o que tinham que dar. Passou da hora de dar um fim nessa aberração.
    - Adequação do nosso calendário ao europeu – É a atitude mais lógica, mais racional, mais inteligente.
    - Série A – Com 16 clubes caindo 4 para a B e subindo 4 da B para a A. Isso vai tornar TODAS AS PARTIDAS como se fossem uma final, além de elevar muitíssimo o nível técnico. O ajuste pode ser feito em 2 anos. No 1º anos descem 4 e sobem 2. No 2º anos descem 4 e sobem 2. Depois passa normalmente a descer 4 e subir 4.
    - Séries B segue como está, apenas passando pelos 2 anos de ajuste
    - Séries C, D e talvez uma série E tão regionalizadas quanto for necessário.
    - Libertadores, Sulamericana e Copa do Brasil mais valorizadas e com mais tempo para os clubes se dedicarem, pois são competições MUITO mais importantes que os marrentos Estaduais

    O Blatter também andou falando em limitar os nacionais em 16 clubes, mas não pegou, Alberto.
    Não acredito que esse número de vinte clubes venha a mudar.
    EG

  7. 18
    Carlos Sousa:

    Caro Emerson
    Antes tarde do que nunca. Seja lá o que está motivando os dois presidentes (do Brasil e da CBF), o que importa é que o bloco foi colocado na rua e o calendário precisa ser mudado. Afinal, o mundo está ou não está globalizado? Qual é o problema do campeonato brasileiro terminar em julho?

    Quanto aos campeonatos Estaduais, acho que estão sendo mantidos vivos à força. Não sei quais são os grupos que mantém esses Estaduais vivos, mas com certeza isso não interessa ao torcedor que quer ver um bom futebol. Para os clubes menores existem as séries B, C e D, sendo que a série B tem melhorado de nível a cada ano que passa, pelas visitas constantes que tem recebido dos grandes clubes.

    Os clubes precisam de mais tempo para se preparar e descansar. O Cruzeiro jogou 15 partidas em 50 dias por conta da Libertadores e do Brasileirão, o que dá quase 1 partida a cada 3 dias. Outros clubes já passaram por essa mesma situação em outros anos. Do jeito que está, começo a pensar que é melhor o clube não passar das quartas de final da Libertadores. Acontece tambérm com a Copa do Brasil. Não faz sentido os clubes serem obrigados a poupar tantos jogadores durante tantos jogos por causa da coincidência de tantas competições.

    As federações hoje interessam somente aos seus cartolas, lembrando que são eles, os “cartolas federativos”, que elegem a direção da CBF. Pode por esse verbo eleger entre aspas. E são os estaduais que dão votos e poder a essa cartolagem.
    Quanto ao calendário, além da mudança ele precisa ser racionalizado. Atleta tem que ter pré-temporada, o que só existe com um mínimo de 45 dias de preparação. Por aqui temos 10 a 12 dias e olhe lá. Pura piada.
    De mau gosto.
    EG

  8. 17
    Jefferson gomes:

    è realmente o presidente falou para o bem, e outra além da mudança do calendario ,eles pela reportagem que li, estão promovendo uma especie de discussão em relação a gestão dos clubes,não sei bem ,mas desde que ajude os clubes brasileiros a se tornarem realmentes as potencias do futebol ,isso seria muito bom,por que afinal somos os melhores do mundo,por que também não termos os clubes melhores do mundo e não somente os jogadores?? são passos importantissimos e concerteza a valorização do futebol brasieiro será muito grande com isso,.Porem me ficou umas duvidas ,mas como ficaria a copa sulamericana e as outras competições como estaduais e libertaa?? Em Emerson voce tocou em um ponto realmente importante que é os amistosos, isso é uma clara oportundade de marketing para os clubes do brasil e ainda mais para valorização de suas respectivas marcas..!! e,seria otimo se ja vigorasse ano que vem, o que é pouco provavel!

    Queria somente este espaço para me menisfestar contra a diretoria ou os responsáveis pelo a venda de ingressos goias x flamengo,venderam mais ingressos que o estadio poderia suportar,foi uma bagunça e muita confusão em goiania na quarta passada com a policia e torcedores que pagaram e não conseguiram entrar ficaram intupidos nas entradas do estadio, Foi a primeira vez que fui ver o jogo em um estadio ,mas não sei se é assim em todos,mas se for seria mais uma coisa para entrar em discussão entre o presidente lula e a cbf e é claro os outros responsáveis!

    Desculpe pela ironia, Jefferson, mas seja bem-vindo ao mundo do futebol real. Você já começou bem, com o “pé direito”, conhecendo de perto porque temos pífias médias de público quando comparadas com as ligas europeias.
    Os dirigentes – todos eles, na prática, mas nenhum nos discursos – desprezam literalmente o torcedor. Que está longe, muito longe, de ser encarado como consumidor.
    A penalização para essa incompetência é visível nos balanços, no item “bilheteria”.
    EG

  9. 16
    Fagner:

    Emerson,

    Vi na versão impressa do Lance, pag 25 na edição para o RJ.

    Não traz a nota na integra, mas varios trechos. Fiz questão ate de conferir é isso mesmo.

    Sds
    Fagner

  10. 15
    Fagner:

    Fala Emerson,

    Ta postando muito em cara, nem tinha lido esse e ja postou outro…assim é bem melhor.

    Ontem a Globo tb divulgou nota oficial se dizendo contra a mudança do calendario, alegando que não traria beneficio algum aos clubes que sofreriam com a janela de inverno do mesmo jeito, eu achei um argumento bem fraco pro expertisse da Globo, tem mais algum ai, sabe qual é? ao menos imagina?

    Os estaduais não podem acabar, eles são como a copa da Inglaterra (akela com todos os times das 4 divisões, ja que la ja tem a copa da seria A), ou a Intertoto, não tem razão de ser, mas fazem parte da tradição do povo. Mas eles tem que diminuir, serem reduzidos a no maximo oito clubes, disputados no formato Copa do mundo em duas semanas, ou somente as quartas durante um mes.

    No mais parabens pelo Blog e ate mais

    Sds
    Fagner

    Nota oficial da Globo, Fagner?
    Não vi isso.
    Onde você viu?
    EG

  11. 14
    Sponchi:

    Algum Blogueiro terá a coragem de falar sobre o \"estádio\" de futebol palestra itália???
    O Estauto do torceder (e nem precisava dele) diz que deve haver uma ambulância a cada 10mil torcedores, bla bla bla…

    O referido \"estádio\" sequer permite a entrada de algum veiculo…

    Outra… vcs viram aonde é feita a \"entrevista\" pós-jogo?

    Meu Deus… até time de várzea tem um estádio melhor que este…. cade o MINISTÉRIO PUBLICO DE SP para interditar este campo de futebol de série D (opa, nem esta pode).?????

    V E R G O N H O S O!!!

  12. 13
    valmir:

    não vejo vantagens nisso, com o tempo os empresários passarão a fazer os contratos vencendo em junho, como por aqui os clubes na maioria dos casos contratam jogadores que estão sem contratos, terão que concorrer com clubes estrangeiros

  13. 12
    Selmar:

    ALVÍSSARAS!!!!!
    Finalmente descobriram a pólvora! (eu achava que eu que era lento pra entender as necessidades…)
    Torneios de Verão dão MUITO dinheiro, e não é à toa que São Paulo, Inter, Cruzeiro, Flamengo, Corinthians e outros querem disputá-los, mas como se eles acontecem enquanto aqui se joga o Brasileirão quarta e domingo, todo os mês? Calendário europeu (ou mundial) resolveria.
    Mas, Emerson, estava lendo um blog em outro servidor, e vi um texto que teria sido retirado na Universidade do Esporte, não sei se viste, que coloca mais duas questões, além do início e término do calendário, que são os jogos do Nacional somente no final de semana e não coincidir jogos da seleção com os do Nacional, sendo que aqueles deveriam ser realizados entre as temporadas (discordo, acho que podem ser feitas “folgas” no meio da tabela para acomodar a seleção, há tempo), e que, caso não ocorresse tudo simultaneamente, pouco resolveria da nossa confusão futebolística.
    Será que não resolveria mesmo?
    Qual tua opinião?
    Abraço

    Selmar, sou de opinião que futebol é clube.
    Tem jogo demais de seleções.
    A CBF tem andado em reuniões de marketing, fazendo planejamento… de jogos da seleção.
    Ora, pílulas, isso é o rabo balançar o cachorro.
    Jogos de seleção não devem coincidir com jogos do BR, isso é básico. Do jeito que está hoje é uma bagunça, possível graças à fraqueza de nossos clubes.
    Mas tem jogos em excesso de seleções.
    EG

  14. 11
    José Roberto:

    Emerson, sempre acompanho seu blog e compartilho de muitas opiniões suas. Mas quero te levar a uma questão envolvendo a adaptação ao calendário europeu.

    Como todos sabemos, a Europa fica no Hemisfério Norte e quando aqui estamos no verão, eles lá sofrem com um rígido inverno e vice-versa. Adaptar o nosso calendário ao deles significa dar férias aos jogadores em pleno inverno (e vc acha que eles aceitariam isso???) e promover jogos no alto verão.

    Vários jogos seriam marcados para iniciarem às 16:00h (atendendo ao interesse da TV) e em várias regiões brasileiras no verão as temperaturas podem alcançar 40º! Como manter um campeonato num alto nível fazendo as equipes atuarem em condições não-favoráveis a prática futebolística?

    Sei que atualmente já temos os estaduais, onde os jogos são realizados nesses horários durante essa estação, pouco se importando com as condições climáticas, mas mesmo assim, é absurdo!

    Fora que, o interesse da CBF causa um conflito com as federações, pois aonde seria alocado os estaduais, nesse novo calendário? O mais justo e correto seria acabar com os estaduais, só haver competições nacionais como o brasileirão e a copa do brasil e aumentar o número de clubes participantes nesses campeonatos.

    É um tema complexo e difícil de resolver, pois sempre desagradará alguém. E qual a sua opinião sobre essas problemáticas?

    Abraços,

    Se houver consenso pela permanência dos estaduais, José Roberto – e haverá, pois são deles que vivem os cartolas federativos que elegem a direção da CBF -, datas serão encontradas, como de hábito.
    E, como de hábito, em prejuízo dos grandes clubes, que alimentam todo o sistema.
    Jogos já são realizados no verão há muito tempo e com um agravante: jogadores totalmente fora de forma física. Provavelmente, sofrerão muito menos estando em forma. Além disso, os jogadores têm sindicato e federação, logo, que façam algo realmente útil de fato, além do recolhimento das taxas e impostos obrigatórios, e acertem com todos os interessados novos horários para os jogos no verão.
    Compete a cada grupo defender seus interesses e todos juntos buscar uma solução que contemple a todos.
    EG

  15. 10
    Euler Machado:

    Como eu estou postando pela primeira vez, quero dar antes de tudo parabéns ao blog e ao seu autor. Sem que eu percebesse estou lendo notícia após notícia e todas de alto nível.

    Realmente o presidente da CBF demorou pra perceber: tal mudança já devia estar sendo discutida há mais tempo, pois quem acompanha as notícias da bola sabe que não é de hoje que se fala da alteração de calendário.

    Já temos muitas vítimas fatais no brasileirão desse ano e sempre temos mais. Ramirez e Nilmar, jogadores de nível de seleção brasileira já foram e teremos apenas o gostinho de vê-los triunfando em seus time novos.Sem falar em tantos outros “ilistáveis”.

    Com certeza os jogadores serão prejudicados perdendo suas férias no meio do ano, embora provavelmente os empresários deles que lucram com transações internacionais no meio do ano irão se mostrar contra a idéia.

    Nós torcedores teremos mais fidelidade em nossos times vendo um craque jogando 38 rodadas sem ser transferido.

    Digo sim à alteração de calendário e ao jogo de dezembro. ;)

  16. 9
    Raphael Silva:

    Pois éh, agora vms começar a discutir “como”! hehe
    Uma idéia bem simples, apresentada essa semana no Estadio 97 (programa de futebol numa radio Paulista), é inverter os campeonatos. Brasileiro no 1° semestre e Estaduais no fim do ano.
    O Brasileiro dura 8 meses. Pois bem, que começe em Janeiro e vá até o fim de Agosto. Pronto! Em 1° de Setembro, libera-se todos os “exportados”. Temos de Setembro, Outubro e 1/2 Novembro Pra terminar a Copa do Brasil e fazer os Estaduais. Fica apertado? Sim. Mas, pra desapertar, na minha opinião, tem que tirar mais 2 times do brasileiro (ganha-se 4 datas, 1 mês!) E ai sobra o tempo da pré-temporada!

    E de quebra, com dois times a menos, a serie b ficaria ainda mais forte e competitiva. Eu ainda faria o descenso de dois. O 16° da A disputaria dois jogos (ida e volta) com o 3° da B pra ver se desce ou sobe! hehe Querem final, tá ai mais uma! rsrs

    Outra coisa, esses estaduais tb já encheram! rsrs Eram realmente lindos qnd (estou falando de SP afinal, não tenho conhecimento de causa pra falar do Amapaense, por exemplo) Juventus, Ferroviaria, Mogi e outros podiam bater de frente com os grandes de verdade. Na moral, sem disprestigiar ninguém mas quero ver meu time contra o Milan, contra o Cruzeiro, Inter, Boca…

    Bom, tirando as viagens no que comentei, inverter o calendario já daria uma boa refrescada! Pra nós, pq pros caras correrem no sol de Recife, em pleno Verão, as 16hrs vai ser fogo, quase literalmente… hehe

    Abs;
    O Jason Voltou! hehe

  17. 8
    Guilherme:

    Bom, naturalmente a ideia é muito boa, nada nova e muito combatida. Acredito que o futebol brasileiro é muito saudosista e reage de modo agressivo a qualquer mudança. acho eu, que os times brasileiros são muito prejudicados pelas datas que os times são submetidos, para responder o amigo acima que o torcedor não iria gritar é campeão no fim do ano, porem imagine so o seguinte, no primeiro semestre seria disputados o fim do campeonato brasileiro e a taça libertadores, ou seja saindo dois titulos no meio do ano, e no segundo semestre do ano iria ter o inicio do brasileiro e a copa do brasil, ou seja um seria campeão no fim do ano, os estaduas eu não sei aonde seria melhor encaixado, mas eu acredito que poderia ser disputado entre maio e junho ou meu extintos( sei que não é possivel mas adoraria que isto aconteceria).

  18. 7
    Carlos Moraes:

    A adequação do calendário já deveria ter sido feita há muito tempo. Mas o novo calendário não comportaria mais esses ridículos campeonatos estaduais. Não podemos gastar mais quatro meses do calendário com jogos entre Mirassol e Oeste ou Resende e Mesquita. Acabou! Essa história de que a torcida gosta é balela. Pergunte ao torcedor do Corinthians se ele prefere ir ao estádio assistir a um Flamengo x Corinthians ou a um Corinthians x Oeste. A verdade é que hoje eles só existem para manter no poder os presidentes de federação e da CBF.

  19. 6
    koji_:

    No Brasil se fala em mudança à todo momento,à respeito de tudo…mas quase sempre a unica coisa que vemos mover são as palavras,se movendo da boca e entrando nos ouvidos,entrando num ouvido e saindo pelo outro..a má vontade do presidente da CBF é tão estupenda que precisou o presidente da republica mostrar publicamente sua insatisfação pra que ele começasse a se mover..simples mortais reclamando não basta,tem que ser o presidente,ou o Papa ou mr.obama mostrar insatisfação p q ele faça alguma coisa..o meu cruzeiro perdeu seu principal craque esse ano por conta dessa janela,talvez se Ramirez ainda estivesse no time não estariamos nessa situação que nos encontramos na tabela,enfim,espero que realmente alguma coisa aconteça e não fique só na conversa..seria bom se o presidente falasse tambem sobre arbitragem hein..

  20. 5
    Rodrigo Floriano:

    Beleza Emerson, entaum com certeza demoro para o calendario mudar mesmo, todo mundo sabe disso, mas tinha que espera o lula fala alguma coisa, mas acredito que isso só vai mudar depois da de 2014, afinal o Brasil esta esperando a copa pra ter um futebol profissional de verdade. Mas isso de ter campsonato brasileiro junto da copa do mundo po fala sério, o campeonato Brasileiro sempre foi interrompido mesmo quando a copa foi no Japão, vamos prestar atenção por favor né!!!!

    Emerson sobre o assunto do boca, ele ja esta usando o logo da LG na camisa sim! e vermelho ainda por cima, que eu acho muito bom.
    Se o calendario mudar vamos fazer um churrasco hehe

Páginas: [2] 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade