Quosque tu Lula?

sáb, 01/08/09
por Emerson Gonçalves |

  • Sharebar


Deu na Folha de S.Paulo de hoje:

“O presidente defendeu ontem, em Belo Horizonte, a alteração do calendário da principal competição de futebol do país ou a criação de uma lei que impeça a negociação de jogadores para o exterior durante o Nacional. Lula se queixou da venda de atletas do Corinthians, time do qual é torcedor. “Desmonta uma equipe, perde quatro jogadores em um final de semana”, disse, em entrevista à rádio Itatiaia. Ele se referia às saídas dos corintianos Douglas, André Santos e Cristian, todos negociados com times do exterior.”


Sim, até o Presidente da República já enxergou que é preciso mudar o calendário, vejam só.


Há muito este Olhar Crônico Esportivo defende a mudança do calendário brasileiro, adequando-o ao calendário europeu, que já pode ser chamado de mundial, praticamente. Quem sabe o Presidente lê este blog?

Não, não lê, pois se o fizesse não falaria o que disse na sequência, sobre criar uma lei para impedir a negociação de jogadores. Por dois motivos: o primeiro é porque essa é mais uma típica manifestação de dirigente brasileiro de qualquer tipo. Tem um problema, um problemão ou um simples probleminha? Ah, é fácil resolver, basta criar uma lei e pronto. A velha mentalidade que nos atrasa desde os tempos coloniais, não só bacharelesca como elitista ao extremo (e por elite aqui entenda-se colocar a resolução de problemas nas mãos de poucos escolhidos, nas mãos de uma elite). O segundo motivo que mostra que o presidente não lê este blog (sim, sim, eu sei, pretensão e água benta… mas isto é só um lance de imaginação) é que, lendo-o, saberia que a FIFA não aceita leis desse tipo. Ora, se a FIFA não aceita, o mercado da bola não aceita. Mesmo porque a FIFA é esperta demais para remar contra o mercado. Com lei ou sem lei, nossos jogadores continuariam indo as oropas da vida do mesmo jeito ou ainda pior que hoje.

Bom, divagações sobre as leituras presidenciais à parte, a verdade é que o Presidente tocou no ponto nevrálgico do futebol brasileiro: nossa mais importante competição tem parte de seus principais protagonistas eliminados em plena metade de sua duração. Não há planejamento que resista a esse tipo de ataque.

O presidente não é e não pode ser mais que ninguém; até para dar exemplo ele tem – ou teria – que ser exatamente igual a qualquer outro cidadão. Claro que isto é teoria, inda mais sabendo-se que há poucos dias este mesmo presidente (agora em minúscula) disse que outro presidente, o do senado – tudo em minúscula, revisão – não era uma pessoa qualquer.

Que beleza…

Apesar disso, o que o Presidente da República fala tem um peso e se não deve ser tomado como ponto decidido, pode e deve ser usado como estopim, como estímulo para discutir o assunto.

Então, senhores cartolas confederativos e clubísticos, que tal abrir a sério a discussão sobre a mudança do calendário do nosso futebol?


compartilhar

68 Comentários para “Quosque tu Lula?”

Páginas: [4] 3 2 1 »

  1. 68
    JHONNY SAMPA:

    MINHA SUGESTÃO: DAR UMA “ENXUGADA” NOS CAMPEONATOS NACIONAIS, OU SEJA:
    – ACABA-SE COM A COPA DO BRASIL E ABRE-SE A 5ª VAGA NO BRASILEIRÃO P/ A DISPUTA DA LIBERTADORES;
    – OU ENTÃO CRIA-SE O “BRASILEIRINHO” COM ESSAS EQUIPES DE MENOR EXPRESSÃO DA COPA DO BRASIL, FAZENDO COM QUE O CAMPEÃO DISPUTE A VAGA DA LIBERTADORES COM O 5º COLOCADO DO BRASILEIRÃO;
    OBS.: JÁ IRIA DAR UMA BOA “ENXUGADA” E SOBRARIAM DATAS PARA AS GRANDES EQUIPES DISPUTAREM AMISTOSOS OU TORNEIOS DE VERÃO PELA EUROPA.

    PARA O CALENDÁRIO MUNDIAL:
    – ACABA-SE COM AS ELIMINATÓRIAS SULAMERICANAS, NO NOSSO CASO, FAZENDO COM QUE A COPA AMÉRICA SEJA MAIS VALORIZADA E FORTALECIDA, DANDO VAGAS AO MUNDIAL NO LUGAR DAS ELIMINATÓRIAS, FAZENDO COM QUE TODAS AS SELEÇÕES JOGUEM COM SUAS FORÇAS MÁXIMAS;
    – ACABA-SE COM A SULAMERICANA E CAMPEONATOS SEMELHANTES DO FUTEBOL MUNDIAL E CRIA-SE O CAMPEONATO MUNDIAL DE CLUBES, ASSIM COMO O DE SELEÇÕES, CLASSIFICANDO OS CAMPEÕES DA LIBERTADORES, NO NOSSO CASO, DOS 3 OU 4 ANOS ANTERIORES DA REALIZAÇÃO DA MESMA, SOMENTE COM OS CAMPEÕES CONTINENTAIS DESSES ANOS.

    OBS.: IMAGINE QUANTAS DATAS SOBRARIAM, INCLUSIVE PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA, E PARA OS TIMES, COMO TAMBÉM AUMENTARIA A QUALIDADE DOS CAMPEÕES, JÁ QUE O IMPORTANTE É A QUALIDADE E NÃO A QUANTIDADE.

    SUGESTÃO DE RANKING ATUAL, CONFORME O PESO DE CADA CAMPEONATO, EM ORDEM DECRESCENTE:

    + PONTOS = NÍVEL INTERNACIONAL
    – PONTOS = NÍVEL NACIONAL

    MUNDIAL DE CLUBES = 80 PONTOS;
    LIBERTADORES DA AMÉRICA = 40 PONTOS;
    SULAMERICANA = 20 PONTOS;
    BRASILEIRÃO = 10 PONTOS;
    COPA DO BRASIL = 5 PONTOS;
    ESTADUAIS = 2,5 PONTOS

    OBS.: PESO EM DOBRO, CONFORME O GRAU DE DIFICULDADE, EXCESSÃO FEITA AO ÚLTIMO CAMPEONATO A NÍVEL INTERNACIONAL E O PRIMEIRO DO CAMPEONATO NACIONAL COM MESMA PONTUAÇÃO, SENDO QUE OS OUTROS CAMPEONATOS NOS 2 NÍVEIS, TANTO NACIONAL COMO INTERNACIONAL, COMO RECOPA, COPA NISSAN = 1 PONTO.

  2. 67
    Logan:

    Bom primeiramente desculpe pelo atraso do comentário….
    quis comentar antes mas faltou me tempo….bom, minha modestíssima opinião é de q seria inviável ter um calendário igual ao europeu…
    imaginem jogos no verão brasileiro…um inferno de calor(em estádios ultrapassados e desconfortáveis)sem contar q o público seria muito prejudicado pq nos meses do verão as pessoas estaraim todas na praia…acho q seria muito inviável no caso de porto alegre por exemplo q fica desetta no v~erão,ou outras cidades tb q poderia mser citadas,e se vc for pegar os jogos dos times aqui do RS (posso estar equivocado) são alguns dos q mais tem público,as médias estão entre as maiores….bom mas essa é minha opinião acho q seria ruim por esse lado,mas concordo q do jeito q está esta ruim,só acho q devemos estudar outra solução…não a sugerida pelo nosso Presidente…

    Mas é somente a opinião de um gaúcho q vê as coisas sobre a sua ótica,mas q não é o dono da verdade…

    Abraços!!!

  3. 66
    Alexandre:

    E o sr. Ricardo Texeira deve ter lido o Blog dessa vez. Ou então, a coincidência foi muito grande.

    Acredite, Alexandre, foi só coincidência.
    :o )
    O Brasil continua tendo duas pessoas importantes, seja qual for o governo, o sistema, o teretetê que seja: o ministro da fazenda e o presidente. Nessa ordem.
    Hehehehehehehe…
    EG

  4. 65
    Henrique:

    Do BLOG DO TRIO:

    A festa do dinheiro público vai começar!

    Nação Corinthiana,

    Como já tratei há alguns meses, o São Paulo Futebol Clube não teria conseguido os alardeados investimentos privados para reformar seu ultrapassado estádio. Para tanto, a Copa de 2014 somente poderia ser realizada no Morumbi caso fosse empregado dinheiro público em sua reconstrução.

    A FIFA havia vetado o projeto inicial, aprsentado no DVD criado por Ruy Ohtake, visto que este se resumia a um mero banho de loja, não resolvendo os problemas estruturais da arena. Desta forma, a reforma do Morumbi estaria orçada em R$ 350 milhões.

    Em razão de tal panorama, a CBF já descartava a utilização do Estádio Cícero Pompeu de Toledo no Mundial, chegando a se reunir com membros do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo, no intuito de promover a construção de um novo estádio para a cidade.

    A diretoria são-paulina negou de pés juntos qualquer possibilidade de recorrer aos cofres públicos para reformar sua arena, bem como o veto sofrido.

    Até que o presidente Lula resolveu entrar na história, tentando criar soluções que conciliassem todos os interesses envolvidos. Resolveu bancar a reforma do estádio do Morumbi, bem como ajudar o Corinthians a construir sua tão sonhada arena.

    O que até então havia sido tratado como mera especulação por muitos leitores são-paulinos que visitaram o Blog do Trio, foi confirmado na noite de domingo, pelo competente jornalista são-paulino Vitor Birner:

    ——————————————–

    São Paulo e BNDES se reúnem nesta segunda-feira.

    De Vitor Birner

    O assunto é o financiamento que o clube pedirá para reformar o Morumbi.

    O encontro será ás 10hs no Ministério do Esporte e terá a participação também de representantes do Governo do Estado e da prefeitura.

    O clube foi convocado para a reunião pelo Ministro Orlando Silva.

    Outras 11 cidades que receberão as partidas da Copa do Mundo também foram chamadas para reuniões com o BNDES nos próximos 2 dias.

    As que contam com estádios públicos oferecem a conta tributo (governo federal repassa os tributos ao governo estadual diretamente) como garantia.

    Mas São Paulo, Internacional e Atlético PR precisam provar que podem pagar o financiamento com receitas próprias, o que é bem mais complicado.

    O que diz o São Paulo?

    Pedirá entre entre 250 e 300 milhões (a obra está estimada em 135 milhões mais o valor da cobertura que é de cerca de 120 milhões).

    Representantes do clube dizem já ter as garantias necessárias para oferecer ao BNDES de contrapartida.

    Se baseiam nas receitas do Morumbi. O estádio deu lucro de R$ 16 milhões ano passado.

    Nesta conta, não estão inclusas as rendas dos jogos ou qualquer receita do time de futebol.

    A locação de camarotes, lojas temáticas, restaurante, e do estádio para shows foram responsáveis pelo sucesso financeiro do espaço.

    No plano, está prevista a construção de mais camarotes, lojas e até uma academia de ginástica.

    De acordo com o próprio São Paulo, este lucro será elevado para 30 milhões anuais.

    É em cima deste valor que fez a conta.

    O BNDES costuma pedir que os financiamentos sejam pagos em 15 anos.

    O São Paulo tentará aumentar o prazo.

    ——————————————–

    Novamente, o São Paulo Futebol Clube terá seu estádio reformado com a ajuda dos cofres públicos.

    O que Vitor Birner esqueceu de considerar em seu texto é que, durante sua reforma, o Morumbi ficará fechado. Daí vem a pergunta: de onde virá a tal arrecadação que serviria como garantia para o empréstimo junto ao BNDES?

    Afinal, os espaços loteados, tais como camarotes, restaurantes e lojas, não estarão sendo utilizados neste período. Shows também não serão realizados.

    Tal fato abre um precedente perigoso: agora qualquer clube de futebol do país poderá pedir ajuda ao BNDES para salvar sua saúde financeira – o que permitirá aos cartolas brasileiros continuar a agir com a irresponsabilidade de sempre.

    Mais uma vez, todos ficam felizes.

    Menos o contribuinte, que é quem realmente paga a conta.

    Alguém ainda tem dúvidas da farra que será essa Copa do Mundo no Brasil?

    Fábio Sallum

    https://blogdotrio.wordpress.com/

  5. 64
    Selmar:

    Boa tarde, Emerson.
    Confesso que fui um pouco lerdo para entender a necessidade da adequação ao calendário europeu, mas quando vi que Boca, América do México e até a poderosa LDU estão participando de torneios de verão no hemisfério norte (e ganhando montes de dinheiro) enquanto o meu time teve que deixar duas partidas do Brasileirão para trás (e repor sabe-se lá como) para ganhar dinheiro no Japão e os outros do Brasil jogando aqui para 7, 8 mil espectadores, mudei de ideia.
    Na minha opinião a janela é o que menos importa, pois ela sempre vai acontecer e levar nosso pé de obra barato. Acho que ao invés da lei sugerida pelo “nosso líder”, poderíamos limitar, no regulamento, o número de atletas inscritos por time e as substituições durante o campeonato (na minha opinião, 25 inscritos no início do campeonato, com a possibilidade de inscrever mais 5 no prazo de um mês, e no meio do campeonato, entre o turno e o returno, podem ser substiuídos 5 já inscritos), pois isto iria forçar os clubes a fazer contratos melhores e dentro de suas possibilidades com os jogadores para todo o torneio.
    Avho que o único inconveniente para usarmos o calendário europeu é fazer os jogadores entrarem em campo, por exemplo, em Salvador (também pode ser qualquer outra capital), com o sol de 3 horas da tarde no início de janeiro, porém já jogam nos estaduais (que para mim não fazem sentido – nunca ouvi falar que o Barcelona tenha sido campeão da Catalunha…) em datas próximas.
    Copa Suruga não vale nada, só dinheiro! Sulamericana também. Mas o que é mais importante para os clubes ao ganharem um Brasileiro, uma Libertadores ou uma Champions League? O mérito esportivo ou os dólares ou euros?
    abraço

  6. 63
    Felipe Cara:

    Você só pode tá brincando quando você diz:

    ” Então, senhores cartolas confederativos e clubísticos, que tal abrir a sério a discussão sobre a mudança do calendário do nosso futebol? ”

    Você fala como se os CARTOLAS, tivessem culpa disso.

    Ahh e aliás, só para REFRESCAR sua memória, quem MANDA em quase tudo, nos dias, e horários dos jogos de todo o FUTEBOL BRASILEIRO, é a GLOBO, empresa na qual, parece que vc trabalha, mas nem sequer citou ela, afinal, que funcionário, vai contra a sua empresa ? hehe

    Então pra mim, o que vc disse, foi hipocrisia por 2 motivos.

    1º Tem que mudar o calendário ? Não. Pois não vai adiantar NADA. Porque em Dez/Jan também tem janela de transferência, e do mesmo jeito, irão sair jogadores para a Europa, e até em quantidade maior, dado ao fato que o campeonato deles, ja estaria rolando, e eles viriam ao brasil pegar apenas jogadores para suprir as posições do time que está fraca, ou seja, pegariam os melhores, de cada posição, para ir jogar o resto da temporada, na europa.

    2º Porque quem comanda QUASE todos os dias e horários dos jogos, é a REDE GLOBO. Então ela quem tem que pensar nisso, caso fosse preciso. Inclusive, ela adequa os jogos de QUARTA-FEIRA, depois daquelas novelinhas, sem graça, que pra mim, são FÚTEIS.
    Então antes de criticar alguém sobre esse assunto, critique o seu ”patrão”(referindo-se a GLOBO), aí sim depois vc pode vir, e dar ”pitacos” sobre o Futebol.

  7. 62
    Alex Maciel:

    Prezado amigo do comentário 54,

    Tem gente que é cega, não enxerga os escândalos, em todos os poderes, em todas as esferas… Roubalheira de dinheiro público! Ainda não crucificaram o Lula porque é um governo malicioso, que sabe fingir não ver… Que finge não ser responsável pelos escândalos. Que legalizou algo ilegal: a compra de votos através de assistencialismo viciante.

    TODOS esses movimentos de corrupção datam de MUITO antes do governo Lula, ou mesmo do governo FHC, é verdade. Por isso mesmo devem ser combatidos. Chega de impunidade!

    Esse sofisma barato de que ‘sempre existiu’ então não deve ser combatido é absurdo.

    Seria o mesmo que não dar atenção a um vazamento de água na sala de visitas da sua casa porque esse vazamento sempre existiu. Ora bolas! Chega de corrupção hoje! Agora! Nesse exato momento! E não daqui a séculos.

    Tacar pedra é o que nos resta, mas inútil. Mesmo com ‘zilhões’ de denúncias eles mesmos aumentam o próprio salário, contratam parentes, reajustam benefícios, acumulam aposentadorias, dão banana para opinião pública, para o ‘contribuinte’.

    Aliás, quem taca pedra em quem? Afinal, eles nos extorquem em impostos abusivos, nos chamam ironicamente de ‘contribuintes’, e ainda somos nós que estamos tacando pedra? Francamente!

    No mais, de boa intenção o inferno está cheio.

    Se quisessem, se tivessem o mínimo de vergonha na cara, poderiam sim passar o país a limpo. Só não o fazem porque não querem. Ninguém quer soltar o osso, claro.

    Corrupção e impunidade, nisso o Brasil é campeão.

  8. 61
    Jorge Lucio Fortes:

    Emerson

    Desculpe por discordar de voce, sempre equilibrado em suas colocações.

    Mas o grande problema para a mudança do calendário brasileiro, não é a FIFA, pois para ela tanto faz, e sim a COMMEBOL, pois estamos sob a estrutura desta, para que mudacemos o nosso calendário, precisáriamos quee a COMMEBOL fizesse o mesmo, senão teriamos de disputar os campeonatos continentais da Europa.

    Em uotro ponto concordo com sua colocação : como se isto fosse resolver alguma coisa.

    Este farsante ( é um ditador como os que estão aparecendo na A.L.), só se incomodou porque foi o time dele, pois se fosse os outros ele não estaria nem aí.

    Outra coisa, se ele gosta de futebol tudo bem, mas já não chega a quantidade de besteiras que ele faz e fala, ainda temos que aturar mais esta?

    Embora o Telmo Zanini – de quem gosto muito e respeito ainda mais – defenda essa posição, ou seja, é difícil mudar o calendário brasileiro porque teria que mudar o calendário da CONMEBOL, eu não concordo com ele. O futebol argentino, por exemplo, disputa tudo da CONMEBOL e tem um calendário bem adaptado ao europeu.
    Há saídas, basta procurá-las.
    EG

  9. 60
    Renato:

    ATENÇÃO:

    São Paulo tenta utilizar dinheiro público na reforma do Morumbi
    Fernanda D’O Neil

    Tricolor pedirá empréstimo ao BNDES

    O blog do Birner noticiou que o São Paulo tentará emprestar junto ao BNDES a quantia de R$ 300 milhões para reformar o Morumbi. Diferente do discurso anterior, em que os são-paulinos diziam que tudo seria bancado pela iniciativa privada.

    O Ministro do Esporte, Orlando Silva Junior, estaria facilitando esta operação.

    O Mídia sem Média vem questionando o clube há algumas semanas sobre este assunto. Enviei perguntas para a assessoria do Tricolor e também para gente ligada ao Departamento Jurídico. As respostas prometidas, até o momento, não foram dadas.

    As questões foram estas:

    1- O novo projeto de reforma do Morumbi está pronto ? Qual é o projeto ? Quem fez ou idealizou ?

    2- O projeto já tem um orçamento de custos ? Se já tiver, quanto vai custar ?

    3- Quem vai custear as despesas deste projeto ? Investidores Privados ? Quais ?

    4- O São Paulo se utilizará de dinheiro público para a reforma do Morumbi ?

    Continuamos no aguardo do posicionamento Tricolor, embora, tudo indique que a quarta questão tenha sido respondida na matéria citada acima.

    https://www.midiasemmedia.com.br/futebol/seriea/saopaulo/4135-Paulo-tenta-utilizar-dinheiro-pblico-reforma-Morumbi.html

  10. 59
    Raphael GP:

    Émerson,

    parece que o presidente da FIFA pediu para que a MLS (Campeonato de Soccer dos EUA) adotasse o calendário Europeu atá a Copa de 2022 (que ele quer que seja lá nos EUA)..

    É, pelo visto só sobraremos nós…

  11. 58
    Rafael:

    mas talvez seja ate por essas vendas no meio da temporada que resultam num equilibrio maior entre os times brasileiros.
    Pois corinthinas e inter,ao perderm seus principais jogadores acabam realizando um equilibrio deles com os outros clubes

  12. 57
    Jonathan Cassian da Silva:

    Acredito que já temos uma ótima organização nas datas de campeonatos.
    Estaduais valorizam o futebol do interior.
    Moro em Cascavel/PR onde temos um estádio com espaço para mais de 40 mil pessoas e as poucas oportunidades que tenho de assistir o jogo do time local é no paranaense.
    O que ocorre de fato (e por aí afora) é a má administração do clube para que pudesse disputar um brasileiro… série D, obter lucro com bilheterias e até mesmo vendendo jogadores que se destacarem.
    Voltando ao fator valorização e alfinetando (pra não dizer espetando com um tridente)…
    Fico MUITO chateado por ter que me contentar em acompanhar meu clube do coração (Corinthians):
    - ou na rádio;
    - ou por comentários na internet;
    - ou apelando pra transmissão amadora ou até ilegal (net e outros);

    E saber que canais abertos (Globo e Band) “disputam” essas transmissões…
    E saber, como já comentado abaixo, que PPV são valores absurdos fora a assinatura da TV.
    Pago tv a cabo e a ótima ESPN também pelo que parece não consegue exibir jogos por essa batalha das transmissões.

    Sei que soa mais a desabafo, fugindo do assunto calendário, mas cansei de ver pessoal valorizando mudanças grotescas, pois pra mim não passa de uma mudança grotesca essa do calendário, e esquecermos que o torcedor brasileiro não consegue acompanhar na tv (o mínimo) seu time do coração.
    Lula tem o direito de comentar, é claro (e olha que não sou Lula)! Mas convenhamos… isso é pitaco de corintiano ferido.
    É certo que disse isso mais com a emoção de torcedor pelas saídas dos jogadores-chave do Timão.

  13. 56
    Krankfy2:

    O querido colunista esquece que a nossa “primeirona” tem menos público que a segunda divisão inglesa. A questão não é o campeonato, a questão é o poder aquisitivo. Façamos as contas, o ingresso mais barato que eu tenho encontrado por aí está na faixa dos 40 reais, os pacotes pay-per-view mais básicos (só os jogos do seu time), também uns 40 reais, na média mensal um torcedor gastaria 200 reais para acompanhar o seu time, quase dois mil reais por campeonato brasileiro. Essa quantia faz falta no bolso da maioria da população brasileira. Estamos elitizando o nosso futebol e esquecendo o povão: as pessoas que têm poucas alegrias além das proporcionadas pelo futebol.

    O que falta são dirigentes sérios, verdadeiros administradores, afinal, perder ou ganhar com a saída de um determinado jogador é questão contratual: um contrato bem-feito pode render muito quando da saída do jogador, o problema é que jornalistas corneteiros preferem que a parte administrativa do futebol brasileiro continue amadora, pois isso dá manchete. Pregam, como solução, europeizar o negócio, pois assim, a audiência não tem trégua: é campeonato morno e jogos medíocres o ano todo. Assim como o lucro dos patrocínio de cerveja.

    Jogos medíocres? Estou sendo muito leve com jogos como esse CAP x Fluminense que sua Casa transmitiu…

  14. 55
    Paul Burnier:

    Emerson,

    A diferenca e’ que o canal Americano, por examplo o Fox Soccer, nao so e’ em Ingles mas e’ tambem parte do pacote normal do pacote oferecido. Que dizer, a programacao e’ comercializada a audiencia internacional. O PFC, nao so e’ em Portugues, mas e’ um canal pago a parte. Quer dizer que a CBF deveria comercializar o campeonato como um bom pacote esportivo que atrairia audiencia. Quanto mais gente ve o campeonato argentino, mas venda internacional de camisas etc havera. Hoje eu vi um garoto vestindo a camisa do River Plate na minha rua, e ele nao era Argentino. Nos nao vendemos bem o campeonato brasileiro para o exterior por meios estrangeiros, pelo menos nao aqui. Nem nos canais em espanhois passa jogo do Brasil… e’ uma pena.

    Paul

  15. 54
    Jefferson:

    Tem gente que é míope, só enxergam o que colocam diante dos olhos. Crucificam o Lula porque foi um governo inexperiente que não sabia esconder a corrupção em volta. TODOS esses movimentos de corrupção datam de MUITO antes do governo Lula, ou mesmo do governo FHC.

    Tacar pedra é fácil amigo, quero ver é um dia alguém fazer um governo melhor num país que está entregue a corrupção desde os primórdios. FHC e Lula, apesar de serem de certa forma opostos, foram e são bem intencionados. Só que não possuem o poder e/ou capacidade para acabar com tudo que tem de ruim.

    Quanto a alteração do calendário do nosso futebol, não concordo com a mudança da data. Imaginem se todos os campeonatos fossem ao mesmo tempo?
    Quando todos entrassem de recesso aonde que iríamos assistir futebol?

  16. 53
    eduardo netto:

    Oi Emerson. Diga-me uma coisa: de que adianta mudar o calendário se temos a janela de Janeiro da mesma forma? Abraços,Eduardo


    A janela de inverno tem baixa movimentação, muito menor que a de verão, justamente pelo fato dos times estarem em plena temporada, o que sempre dificulta a entrada de novos jogadores.
    EG

  17. 52
    Guilherme:

    Essa praga desse presidente só quer essa troca de calendário porque prejudicou o seu Curintia!!!

    Todo mundo sabe que a adaptação ao modelo europeu é uma coisa que precisamos a muito tempo, mas agora levar isso a tona por causa do mula da silva é brincadeira….

  18. 51
    Paul Burnier:

    Emerson,

    A PFC sim, mas por exemplo, o campeonato Argentino e’ transmitido no canal Americano. Quero dizer, eles fazem melhor marketing do campeonato deles e por isso atraem contratos internacionais.

    Abracos,

    Paul

    Paul, por favor, explique-me a diferença.
    EG

  19. 50
    Thiago Brasil:

    campeonatos europeus –
    agosto 2008 até maio 2009

    e os campeonatos estaduais onde ficariam?

    Thiago, num mundo ideal esse calendário seria discutido com os interessados. Na verdade, num mundo ideal isso seria discutido PELOS interessados, ou seja, os clubes das Séries A e B, sem confederação e federações a atrapalhar.
    Se a permanência dos estaduais for consenso, muda-se o período de disputa, de preferência reduzido de 23 datas para no máximo 8. E olhe lá (na minha opinião).
    EG

  20. 49
    Alexandre Maciel:

    Prezado Emerson,

    Não é só isso que o presidente defende! O Lula também defende o Sarney, o Collor, o Chávez, o Cesare Battisti, o Renan o Wellington Salgado… Kim Jong-il, Fidel, Raul, Che… os mensaleiros, os sanguessugas, as ONGs picaretas, a corrupção na Petrobras… o assistencialismo barato, a bolsa-esmola, a bolsa-circo, o vandalismo praticado pelo MST, o aumento da carga tributária (que já é o dobro da época de Tiradentes), o uso indiscriminado do cartão corporativo pelo gabinete presidencial, o mapa da América do Sul de cabeça para baixo… Defende também o Foro de São Paulo, a UNE, a UBES, a CUT, a Força Sindical… enfim, a ‘companhêrada’ toda.

    Ou seja, o ‘homi’ também é mestre em defender o indefensável.

    Então, se o Lula defende, pode desconfiar, pois coisa boa não deve ser!

Páginas: [4] 3 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade