Argentina e Brasil, Boca e São Paulo, a diferença nos patrocínios

sáb, 18/07/09
por Emerson Gonçalves |

  • Sharebar



Aviso aos navegantes: essa postagem nada tem a ver com a recente decisão da Copa Santander Libertadores. Por mera coincidência, o Boca assinou seu novo contrato de patrocínio  nessa semana.


Nessa semana, o Boca Juniors assinou seu novo contrato de patrocínio máster, com a multinacional coreana de eletroeletrônicos LG.

Valor do acordo: 2 milhões de dólares anuais.

Na mesma data foi assinado, também, contrato de patrocínio com a Total, companhia petrolífera francesa, que estampará sua marca nas mangas da camisa xeneize, espaço até então ocupado graciosamente pela UNICEF, em troca de 500 mil dólares anuais.

Embora o valor seja pequeno para os padrões brasileiros, esse dinheiro chega num momento mais que necessário para o Boca Juniors, que não guardará boas recordações de 2009.

A mesma LG renovou o patrocínio com o São Paulo para 2009 depois de uma novela de média duração. Essa história é antiga já, mas, em resumo, o novo acordo contempla apenas o ano corrente e tem o valor de 15 milhões de reais, equivalentes hoje a 7,5 milhões de dólares ou, ainda, 5,5 milhões de euros.

Como explicar tão grande diferença entre os patrocínios de São Paulo e Boca se aqui mesmo, neste Olhar Crônico Esportivo, digo e repito que nossos times são paroquiais, e que o Boca é um time global, ou melhor, uma marca global (não um player global, esse papel, hoje e por muito tempo, é privilégio dos top europeus)? Por essa lógica, e considerando ainda o tamanho da torcida do clube na Argentina, patrociná-lo deveria custar mais do que patrocinar o São Paulo. Como entender diferença tão grande?


Em quatro vocábulos: Néstor e Cristina Kirchner. O casal presidencial conseguiu detonar o PIB argentino, que mesmo tendo apresentado um bom índice de crescimento em 2007 – 8,7%a – foi na base do “cresceu muito em cima de pouco”. Enquanto o produto interno bruto brasileiro fechou 2008 com algo como 1.8 trilhão de dólares, o argentino fechou com cerca de 300 bilhões de dólares, somente. Para efeito comparativo, o PIB do estado de São Paulo em 2008 foi da ordem de 480 a 490 bilhões de dólares (todos esses valores referem-se a 2008 e são estimativos). Para o ano corrente estima-se uma queda de 3% no PIB platino e 0,5% no brasileiro.

Como parte desse processo, a Argentina, que historicamente sempre teve uma forte classe média, viu e vê esse segmento diminuir ano a ano, com o aumento da pobreza. Apenas no período março/08 a março/09, o número de pobres cresceu 3% na Argentina e diminuiu 2% no Brasil.

Este é o cenário básico que explica o porque de um clube como o Boca Juniors ter um patrocínio de valor tão baixo como  esse.


Ao mesmo tempo, a CONMEBOL pagou 2 milhões de dólares ao Estudiantes como prêmio pela conquista da Libertadores, ou seja, um valor idêntico ao patrocínio de 1 ano do time mais poderoso e economicamente forte da Argentina.

Essa é a explicação para simples e direta para a disputa intensa pelas vagas na Libertadores e o porque da AFA praticamente garantir vagas cativas aos dois grandes – Boca e River – na Copa Sul Americana.

Explica, também, por consequência, a manutenção das duas copas continentais em períodos diferentes do ano, quando o correto e ideal seria a simultaneidade das mesmas, disputadas de fato por equipes diferentes, tal como ocorre com as copas europeias, pelo qual os melhores times disputam a Champions League e os demais a antiga Copa da UEFA, atual UEFA Europa League.

Poderia fazer outra comparação, como, por exemplo, os salários de Cristiano e Kaká, mas, sinceramente, não vale a pena. Deixa quieto, fiquemos aqui em nosso canto de LatinoAmerica sem maiores comparações.


Mudança de cor


Certamente por pressão boquista, mas também por uma melhor e maior visibilidade, a LG mudou a cor de seu tradicional logotipo, trocando o vermelho pelo azul.

O vermelho poderia trazer associações com o grande rival xeneize, o River Plate.

Essa foi uma medida sensata e muito inteligente da LG. Mudar a cor de uma logomarca não é nenhum pecado mortal, como pregam muitos profissionais de marketing e publicidade. Pelo contrário, creio que o logo em azul não só ganha em visibilidade como também aumenta ao infiinito a simpatia da torcida patrocinada, sem, ao mesmo tempo, cometer nenhuma ofensa com as demais.

Da mesma forma que um logotipo pode continuar vivo e fortalecido com uma mudança de cor, o mesmo acontece com os uniformes dos clubes. Aqui, diretores, conselheiros e torcedores em grande número apegam-se de forma até doentia à preservação a ferro e fogo de um uniforme.


compartilhar

53 Comentários para “Argentina e Brasil, Boca e São Paulo, a diferença nos patrocínios”

Páginas: [3] 2 1 »

  1. 53
    Gerson:

    Comentário deletado.
    EG

  2. 52
    jose silva:

    num amistoso recente do boca jrs contra o aek de atenas, o patrocinio da lg ainda estava estampado em suas cores originais (vermelho e branco) na camisa do boca jrs. isso ja gerou revolta entre os hinchas…

  3. 51
    carlos alberto:

    quanto ao fato dos europeus desconhecerem os clubes brasileiros, eles desconhecem até onde fica o brasil, se a capital do brasil é buenos aires, nao é surpresa desdenharem dos nossos clubes, mas o importante e’ que a seleçao brasileira aqueles arrogantes conhecem bem, e quando precisam vem correndo à esses mesmos clubes brasileiros que os torcedores de lá desconhecem à buscar materia prima, jogadores brasileiros, pois se eles tem muito dinheiro, jogador que é importante eles nao tem, futebol eles tem de importar e do nosso ainda

  4. 50
    Rogério Leal:

    Emerson,

    Você poderia pesquisar pra fazer um RANKING DOS CLUBES COM MAIORES PATROCÍNIOS DA AMÉRICA LATINA ( OU AMÉRICAS ).

    Pelo que disse, os clubes brasileiros faturam bem mais que os argentinos…Logo, o Brasil deve ter os maiores patrocínios da América do Sul…

    Agora dizem que o futebol mexicano é rico e bem estruturado…

    Seria legal fazer um comparativo de patrocínios entre clubes brasileiros e mexicanos pela supremacia latino-americana.

    E os clubes da Major League Soccer ?

    Que tal um ranking dos patrocínios dos clubes das Américas ??

    Só fazem ranking dos clubes europeus !

    A explicação, Rogério, reside no tamanho da economia brasileira diante das demais da América do Sul. A mexicana rivaliza com a brasileira e até foi superior durante um período recente, mas o futebol ainda está em evolução no Mexico. Não tenho informações sobre os valores de patrocínios.
    As informações são mais abundantes, e às vezes únicas, sobre o futebol europeu, sem dúvida o mais rico e evoluído.
    Eu gosto de comparar, quando possível, nosso futebol ao de algum país europeu, para ressaltar a brutal diferença entre o padrão de vida e consumo de lá e o nosso, ou seja, para destacar sempre nossa indigente distribuicão de renda, uma vez que a tal “riqueza” nós temos – somos hoje a 10a economia do mundo e já fomos a 8a.
    EG

  5. 49
    Felipe:

    Primeiro, teve um são paulino escrevendo o que não sabe. Tenho amigos argentinos, meu avô foi jogador do Racing e sou gremista! Não tenho motivo NENHUM pra gostar do Boca. Mas ler besteiras a respeito desse clube, O cara tem a capacidade de dizer que o Boca é reconhecido pelas derrotas no Japão e se equivoca ao disconsiderar que o Boca também é tri campeão mundial. Aliás, conquistou o bi-campeonato antes do São Paulo pensar em ganhar uma Libertadores e o tri mundial antes do São Paulo. O Boca tem 6 copas Libertadores, volta e meia é convidado pra jogar torneios amistosos na Europa e carregava em sua camiseta a exclusiva marca da UNICEF (só o Barcelona também tinha), que para isso não recebia NADA e sim, de certa forma pagava investindo em causas sociais.

    Segundo, o patrocínio na Argentina, historicamente, é menor que o do Brasil. Na Argentina, segundo relatório da Delloite, 50% das arrecadações do clube são de venda de jogadores e 22% de cotas de televisão. Patrocínio, está incluído na fatia de 10% de outras arrecadações. No Brasil, é diferente, sendo mais distribuída a fonte de renda dos clubes. 14% só de patrocínio. Não é um fenômeno novo e não é o clube estar mendigando qualquer valor pra se manter. Basta ler, qualquer fonte de notícias, que os clubes estão é querendo vender a todo custo suas promessas e seus jogadores mais valiosos. O que é lógico, se pensarmos que a metade da arrecadação vem por parte da venda de jogadores.

    Sobre a cor do logo da LG. Quando a Coca-Cola resolveu patrocinar todos os clubes participantes do Brasileirão em 87 (se não estou enganado), mudou sua cor para estampar a marca no Grêmio e no Olímpico! Nenhum gremista iria aceitar um logotipo vermelho em sua camiseta. Não é nada novo. E olha, estamos falando de 20 anos atrás.

  6. 48
    Roanldo da Rocha Carvalho:

    Amigo … se fosse assim … por o patrocinio do SÂO PAULO foi sempre comptativel e na maioria das vezes maior que CORINTHIANS e FLAMENGO ??? esta sua filosofia de buteco sobre a situação do pais não tem nada a ver …

    Ainda mais para um time igual ao BOCA JUNIORS que é uma marca mundial, eu acho que a resposta deve ser técnica como resposta ao patrocinio, venda de camisas, exposição da marca e outras coisas e sem contar que a torcida do São Paulo pode saté ser menor que a do BOCA, coisa que eu duvido …

  7. 47
    José Carlos:

    A diferença do valor de patrocínio da LG entre Boca Juniors e São Paulo chama-se mercado, mercado argentino, mercado brasileiro não tem nada de global niss nâo.

    obs: não sou saupalino , sou galo , mas gosta de dar pitaco….

  8. 46
    Orlando:

    Impressiona realmente a diferença, quando se tem em vista a proporção da marca Boca e tendo em vista o mercado internacional. Já no que se refere ao mercado local as coisas mudam de figura, em termos de potencial consumidor de um país e de outro. Realmente uma pena que nossos caros vizinhos atravessem tão delicada situação econômica, mas isso é fruto de um populismo histórico que permeia a condição política do país. E o pior é que muitos por essas bandas ficam contentes com a desgraça de nossos vizinhos, visto que uma boa situação econômica por lá significaria mais possibilididade de desenvolvimento para o Brasil. O mercosul está minguando.

    Concordo, com eles bem, nós estaríamos melhor do que estamos.
    Não gosto muito do conceito Mercosul, mas, bem ou mal, está aí e tem pontos positivos.
    EG

  9. 45
    daniel perrone:

    Muito bom texto.

    Apenas uma ressalva técnica. O logo da LG não mudou de cor na camisa do Boca. Ele apenas ficou em “negativo”, isso é, tem ausência de cor. Os logos de uma marca são criados em duas versões básicas: Colorido (ou cores técnicas no padrão PANTONE) e em preto e branco, como alternativa, geralmente usada em papéis administrativos.

    Neste caso as cores “adversárias” foram retiradas sem alterar o padrão de logotipia da marca.

    Seria como se, no caso se tivéssemos o patrocínio da Emirates, optassem pelo logo preto no fundo branco ou em versão negativa.

    abs

    Perrone

    Salve, Perrone, como vai?
    Tua colocação é correta, sem dúvida, mas nesse caso da LG ela mudou para um tom de azul semelhante ao do uniforme número 1 do Boca. Já no uniforme 2 o logo está simplesmente negativado, mesmo.
    Aliás, isso me lembra meu inconformismo quando trabalhei em agências e veículos: ficava furioso por não poder mudar a cor de um logo e deixar um anúncio mais bonito (ou sei lá o que, já nem recordo mais… hehehe).
    Abração.
    EG

  10. 44
    Elias:

    O Corinthians é o time mais importante das Américas.

  11. 43
    Raphael Silva:

    Emerson, boa tarde

    Pensando agora na premiação da Libertadores para o campeão me passou pela cabeça um comparativo das receitas (com base nos patrocinios) X premiação / custos por torneio. Seria possivel vc postar algum comparativo nestes sentido, comparando Libertadores e Champions?

    Valeu!
    Abraços;

  12. 42
    riva:

    EG, ótimo post. Duas perguntas:

    A propósito, esse novo patrocínio do Boca foi superior ao anterior?

    Você sabe qual a receita do Boca, comparada com a dos principais times brasileiros?

    Obrigado,
    Riva


    Não, Riva, a Megatone pagava mais. Pelo que sei – mas não tenho certeza sobre a fonte – eram 3 ou 3,5 milhões de dólares por ano.
    Depois que venceu esse patrocínio o Boca passou um bom tempo sem patrocínio. Daí, também, ter fechado por um valor tão baixo. Quando o caixa aperta, tem que correr atrás de dinheiro. É muito melhor isso do que dar calote.
    Não tenho informações recentes confiáveis sobre as receitas dos clubes argentinos, aliás, foi bom tocar nesse assunto: alô, Hermano Jacaré!
    :o )
    EG

  13. 41
    Denis Duarte:

    Ótima matéria. E é verdade o que você disse. El Boca é muito mais famoso na Europa do que o São Paulo. Quando se inicia assunto sobre futebol sulamericano todos falam o nome do Boca espontaneamente. Tendo que falar nomes de times brasileiros para eles dizerem ah! Já ouvi também! Muitos jogos eletrônicos traziam o Boca como opção e as vezes única na América do Sul para se jogar com. A diferença ta no tamanho e mercado do Brasil sendo isso um erro dos patrocinadores pois o Boca é GLOBAL.

  14. 40
    AGUIAR:

    ao meu ponto de vista voce não deve estar acompanhando o cenario do futebol.
    e estremamente logico que o patrocinio do são paulo seja maior; pois voce coloca o boca jr como um time de expressão mundial e o são paulo como um simples time, o são paulo em toda a america é um dos times mais visados e conhecido do mundo tanto é que os clubes europeus não tira os olhos do são paulo e qualquer jogador que se revela por aqui os clubes europeus ja procuram o são paulo, tanto é que o são paulo é recordista em vender jogador para a europa e todos os jogadores que saiem daqui normalmente se tornam estrelas mundiais. sem falar que o são paulo tambem assim como o boca e outros poucos times no mundo são tri campeão mundial.
    e a LG já vem estampando sua marca na camisa do são paulo desde as campanhas de 2005 que conquistou um paulista, uma libertadores, e um mundial de clubes, em 2006/2007/2008 o tri campeonato brasileiro. então em questao de marketing o são paulo está dando mais reconhecimento a marca ja mundialmente conhecida LG. e os execultivos da LG são pessoas inteligentes e sabem o que estão fazendo e é um prazer pra LG estampar sua marca na camisa do são paulo, poque se não ela não renovaria todos esses anos.
    como voce estava procurando explicações essa é a mais obivia e sensata.

    obrigado pela oportunidade.
    e devemos respeitar o clube mais vencedor do País.

  15. 39
    henrique:

    Dois milhões é pouco, menos do que os 7 milhões de reais que o Banrisul vai pagar para o Internacional.

    No mais, respondendo pra quem quer que a CBF se aproxime da Conmebol, por mim não precisa. Prefiro campeonatos mal organizados, se é que são, do que campeonatos roubados. Isso pra mim é papo de Corinthiano.

  16. 38
    Antonio Carlos:

    Boa a materia…mas me desculpe, falar que o Sao Paulo Futebol Clube, ganhador de tres Copas Libertadores, Tres campeonatos Mundiais, ( pra deixar registrado em 2005 ganhamos do PODEROSO LIVERPOOL…rsrs), UNICO HEXA campeao BRASILEIRO, sendo TRI consecutivo, o senhor falar que nao eh reconhecido MUNDIALMENTE? O Boca jrs. pode ser reconhecido mundialmente, mas pelas derrotas tantas que sofreu no JAPAO ( TOQUIO).
    Na Argentina soh tem DOIS times que sao conhecido o resto eh ZEBRA, aqui no Brasil soh no Estado de Sao Paulo temos quatro times que sempre brigam e sao fortes em busca de titulos , e outra nada mais justo que pagar 15 MILHOES DE REIAS AO TRICOLOR, afinal somos os melhores do Brasil e junto com REAL MADRID, MILAN e outros , somos TRI CAMPEOES MUNDIAS.
    Acho que sua comparacao foi infeliz, mas respeito.

    Parabens pela materia.

    O torcedor europeu comum desconhece os times brasileiros.
    EG

  17. 37
    odilon zaghetto:

    Seu blog é mt bom, tem uma temática diferente, mas infelizmente peca pelo bairrismo….

    Não dá tesão entrar aqui toda vez e ouvir falar da “maravilhosa estrutura do São Paulo”, ou na melhor das hipóteses, ter sempre que ler sobre os times paulistas…

    O Vasco por exemplo acabou de fechar um contrato com a Eletrobrás, contrato este feito de forma limpa e aberta, que por sua vez renderia uma boa pauta neste blog.

    Espero que encare isto como uma crítica construtiva!

    Odilon, a citação ao São Paulo foi feita devido ao patrocínio LG.
    Que eu saiba o patrocinador do Boca não é a Eletrobrás, certo?
    Ou deveria ter usado o patrocínio Samsung ao Palmeiras, já que é uma empresa coreana também?
    Quanto ao patrocínio Eletrobrás para o Vasco, sua origem e motivação foi de ordem política e não propriamente comercial.
    É válido e legal?
    Sem a menor dúvida.
    EG

  18. 36
    fernando:

    voce se equivoca ao falar do boca emerson a diferença do boca para o sao paulo sao os socios torcedores 198 mil socios torcedores ao contrario do brasil nos argentinos recebemos direitos televisivos superiores aos brasileiro nosso campeonato e’transmitido no mundo todo e por nos temo calendario igual ao europeu temos jogos televisionados nos eua asia europa e horario comercial que faz adiferença no caso a globo nao tem o memo poderio da fox nos nao precisamos tanto vender jogadores em dez anos deve ter saido no maximo 10 ja aqui ate a base ja e’vendida o sao paulo nao tem torcida nem e tanto ganhador como boca quetem 104 anos de tradiçao somos muito mais conhecido no mundo todo de que esse sao paulo ai o boca detem a hegemonia de maior ganhador de titulos do mundo niguem do brasil tem mais titulo do que nos ganhamos todas as finais em cima de voceis brasileiros ate o sao paulo e’ fregues nosso o tal sao pulo detem direitos economicos so de dois jogadores do elenco de jogadores o resto e de empresarios e grupos economicos no boca nao acontece isso o elenco do boca e formado nas divisoes de base do boca que uma das melhores do mundo veja quem foi revelado por nos riquelme palacio tevez etc somos 27 milhoes de torcedore no mundo todo sou argentino e moro no brasil etrabalho na petrobras a 12anos

  19. 35
    Gustavo:

    Sempre tive essa dúvida quanto ao baixo valor dos patrocínios na argentina, e o seu post me foi muito esclarecedor. Com esse valor o Boca não figuraria talvez entre os 10 maiores patrocínios do Brasil. E eu ainda acho que patrocínio poderia render muito mais no Brasil, se existissem políticas de aproximação da patrocinadora com os torcedores dos clubes patrocinados.

    Abraços e parabens pelo post

  20. 34
    luiz hubner:

    sou argentino e moro no brasil e trabalho numa multinacional a doze anos em sao paulo e sou torcedor do boca voce se equivoca ao falar do boca nos nao dependemos tanto do patrocinio de camisa como os falidos clubes brasileiros o sao paulo e um time que foi subdsiado pelo estado no caso o seu estadio construido com dinheiro publico o boca tem 198 mil socios torcedores 33 milhoes de torcedores na argentina e no mundo isso quem diz e a pesquisa feita nos eua pela abc ate nos eua temos hinchas ao contrario do brasil temos contratos de televisao maiores do que o brasil a fox sport paga muito mais do que a globo e os nossos associados fazem o nosso clube se auto sustentar a escolas de base do boca e de todos times recebem do governo a escolas de ensinos dentro da bombonera a diferença para o sao pulo eque ao contrario do sao pulo o boca tem 104 anos e muito mais conhecido mundo todo do que o sao paulo e somos muito mais vitoriosos do que o sao paulo que para nos e\’apenas um adversario novo para nos tradiçao e\’ a dififerença times como santos palmeras cruzeiro tem tradiçao junto com nacional penarol independientes etc ao contario do sao paulo nos nao prescisamos vender jogador vendemos em dez anos no maximo 5 jogadores contando com o palacio que foi agora para italia voce fala mas voce nao conhece a estrutura do maior ganhador de titulos do mundo somos hexa da libertadores tri mundial 3 recopas 2 sudamericanas 2 intertotos mundiais adiferença e que voceis vivem de vendas de jogadores ja o boca vive do socio torcedor e de transmissoes para o mundo todo por temos calendario igual ao do europeu nossos jogos sao passados nos eua ,europa e asia em horario comercial ja voceis nao tem esse desenvolvimento que nos argentinos temos tv boca e\’tranmitida pela fox nos eua asia e europa portanto a diferença e\’essa igual ao boca nao exite esse sao paulo e um time se tradiçao alguma no mundo temos 104 anos de historia nao se compara com esse time sem tradiçao

Páginas: [3] 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade