Global Players x Provincial Players

qui, 18/06/09
por Emerson Gonçalves |

  • Sharebar


Na verdade, não queria dizer “provincial” e sim “paroquial”, mas em inglês, já que este é um post globalizado, ficaria esquisito. O provincial, porém, tanto em inglês como em português, cai como uma luva.

A Audi comemora seu 100º aniversário nesse Ano da Graça de 2009. Como parte das comemorações, teremos nos dias 29 e 30 de julho a Audi Cup, que será disputada no Allianz Arena, em Munique – aquele estádio que alienígenas destroem com um raio espetacular não lembro em qual filme, ao lado de outros símbolos da tecnologia e desenvolvimento desse planetinha azul – pelas seguintes equipes:

Manchester United

AC Mila

Bayern Munich

Boca Juniors


Ainda em julho, de 19 a 26, teremos o World Football Challenge, com jogos na Califórnia, Massachusetts, Maryland, Geórgia e Texas, que será disputado por:

Chelsea

AC Milan

Internazionale

America do Mexico


Na primeira semana de agosto teremos a Emirates Cup, reunindo:

Arsenal

Glasgow Rangers

Paris St-Germain

Atletico Madrid


É isso.

Se eu continuar escrevendo será mais do mesmo de sempre: nossos times deixaram de ser, há muito, marcas reconhecidas no planeta bola e limitam-se, hoje, ao papel de coadjuvantes menores, meros fornecedores de pé-de-obra barata e abundante; nossos times, todos eles – que nenhum torcedor se iluda – são paroquiais, como aqueles times que só jogam nos limites da própria paróquia.

Não há um único time brasileiro reconhecido mundialmente, nem mesmo o time da confederação, pois este é composto por jogadores de fora, em parte desconhecidos, dirigidos por um treinador também de fora.

O título acima é falso, pura propaganda enganosa, pois não existe confronto entre Global Players e Provincial Players. São esferas diferentes que não se comunicam nos gramados.

A nós, sempre restará o consolo de ver esses jogos pela televisão.

Já estará bom demais, na opinião das mentes brilhantes que dirigem o futebol de Pindorama.


compartilhar

56 Comentários para “Global Players x Provincial Players”

Páginas: [3] 2 1 »

  1. 56
    washington luis santos de oliveira:

    Como assistir aos torneios divulgados pela internet de graça?

    obrigado

    washington


    Tem alguns sites, mas eu não os conheço.
    Conhecidos meus reclamam que raramente conseguem acompanhar o jogo, pois há problemas de sinal e creio ser necessário um equipamento muito bom.
    EG

  2. 55
    Warley Morbeck:

    Com todo respeito, mas vc falou uma enorme bobagem. Os times daqui só não participam desses campeonatos por que a CBF não deixa e faz o calendário apertado. Se houvesse datas eles estariam em quase todos esses campeonatos.

    Warley Morbeck

  3. 54
    Ícaro:

    Nenhum time brasileiro irá abrir mão de jogar com time reserva no meio do brasileirão pra jogar copinha em lugar nenhum.
    Inicio do ano que vem, provavelmente, alguns times brasileiros irão fazer parte desses “mini-torneios”.

  4. 53
    fabio jr:

    Para isso não tem nem cabimento se o muricy cair quem vem p/ comandar o São Paulo ????? não tem ninguem melhor que ele no mercado, agora um que tem que pegar as malas e ir embora é o washington jogador de time pequeno só fez alguma coisa no fluminense pq lá no rio todos tem vida tranquila o futebol não é pegado que nem aqui e por isso que os times do rio vivem brigando p/ não cair então volta p/ lá pq o São Paulo não precisa de vc, e muricy time que esta ganhando não se mexe então volta com os msms e vamos em busca do hepta!!!!! 7-3-3 já que o idolo maior esta machucado então assim que puder escala pelo amor de Deus;

    Denis, zé luis, renato silva, andre dias. miranda, jorge wagner, jean, hernanes,marlos, dagoberto e ele o melhor atacante do Brasil Borges!!!!!! chega de inventar e esquece whashington !!!!!

  5. 52
    Marcos Moura:

    Emerson

    Brilhante como sempre. E ainda será realizada a Wembley Cup, com Barcelona, Tottenham, Celtic e Al Ahly, no fantástico estádio londrino, e a Copa da Paz, que reunirá 12 clubes na Espanha, entre eles Real Madrid, Juventus e LDU. Percebeu? Al Ahly e LDU estão no esquema e o Brasil está fora. Mas como os nossos clubes poderiam voltar a jogar os torneios europeus se atuam de janeiro a dezembro por aqui em todas as quartas e domingos? Sugiro criarmos a ‘data Fifa’ dos clubes.

  6. 51
    Eduardo Hollanda:

    Para quem diz que na Europa não existe Lei Pelé. Lá existe a Lei Bosman, que liberou o transito de jogadores entre os países da CE. E, depois de cinco anos de contrato com um clube, o jogador pode ir embora de graça para outro, caso não aceite as propostas de renovação. E alguém, acha que algum clube brasileiro se daria bem na Champions League, jogando todas as fases? O poderoso |Internacional, que os gaúchos colorados aqui presentes tanmjto enaltecem, vai ter que correr atrás do prejuízo contra o Corinthians na segunda partida da Copa do Brasil. Enfim, repito que somos periferia no futebol mundial hoje, em termos gerais. E, como já disse antes, a própria seleção brasileira é um bom exemplo disso, com a imensa maioria de seus jogadores atuando no Exterior. E vamos ao post de cima, que fala da crise do São Paulo.

  7. 50
    Eduardo Hollanda:

    Sem querer entrar em polemica, mas ja entrando, esses “titulos mundiais” obtidos pelos clubes de Pindorama em partidas unicas contra a turma la’ de cima, onde tudo depende de um goleiro, por exemplo, estar em dia inspirado, so servem para que continuemos achando que somos os reis da cocada preta. Caiam na real, viramos produtores de jovem mao de obra qualificada e ponto. A realidade e’, por exemplo, que o salario que vai ser pago ao Cristiano Ronaldo no Real Madrid (e seria pago pelo Manchester United, que tinha prometido um aumento, caso ele ficasse) ‘e muito maior que o maior patrocinio de um clube no Brasil. Outra boa prova e ver em que clubes jogam os convocados para a selecao brasileira…Mudando de assuntro, o aiatola supremo do Ira fez discurso dizendo que a “eleicao” l’a foi limpa. Na verdade ele ja percebeu que o povo quer ver a turma do turbante negro pelas costas…

  8. 49
    João:

    Concordo que o nosso calendário podia ser melhorado. Essa Copa do Brasil já podia ter terminado faz tempo (pra que Copa do Brasil se temos o Campeonato Brasileiro Série A,B e C). A Copa do Brasil atrapalha os times grandes, que precisam fazer mágica pra ter plantel pra disputar as duas competições simultaneamente.

  9. 48
    Vitor:

    Toma são paulino arrogante!!!!!!!
    Seu timinho não vai ganhar nada esse ano!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. 47
    Roberto soares:

    O único grande clube brasileiro hoje é o Internacional, não só pelas conquistas, mas pela grande estrutura que tem. Fomos convidados pra Dubai e ganhamos dos poderosos Stutgar e Inter Milão, talvez por isto não nos convidaram denovo. Mas estaremos na Suruga Bank no Japão este ano, acompanhem. Em breve seremos novamente convidados pois já estamos quase no nível financeiro deles e não poderão mais obter sucesso sem nossa presença. Pode anotar. Verás isto no dia 1 de julho, quando um timeco será inapelavelmente batido dentro do beira rio.

  11. 46
    Leo:

    Há dois detalhes importantes antes de analisarmos a “exclusão” de times brasileiros de tais torneios. A primeira seria o calendário, os times brasileiros mal conseguem se focar nos campeonatos internos e vivem reclamando que sacrificam uma competição pela outra, creio que se fossem convidados a tais torneios ou mandariam time reserva ou declinariam o convite. A segunda é que o torcedor brasileiro não se interessa por tal torneio, mesmo com a presença dos grandes europeus. Mas os times brasileiros ainda hoje são os grande global players, se compararmos a quantidade de títulos mundiais de clube de Inglaterra e Brasil a disparidade é muito grande. Só o São Paulo foi mais vezes campeão do mundo de todos os times ingleses juntos. Fora isso nos ultimos confrontos os brasileiros sempre levaram a melhor, vide Inter e São Paulo contra Barcelona e Liverpool.

  12. 45
    Schwonka:

    Caro, EG

    Acho que vc e mais alguns da cronica esportiva do Brasil são comentaristas do Glamour. O time, ou os jogadores que recebem milhoes por mês, são vangloriados diariamente por vcs comentaristas, e para vcs o que importa na verdade são as manchetes em $ (em Euro patra ficar mais chique). Nao importa se o Cristiano Ronaldo jogou muito al na final da Eurocopa, se o time do Arsenal faz muito tempo que naõ ganha um titulo mundial, se o Glasgow Rangers (que eu nunca ouvi dizer) tem um puta titulo mundial, o que importa de novo são as cifras em Euro.
    Me desculpe , mas acho que vcs tambem fazem parte deste futebol que vc chama de Pindorama. Vc e outras da cronica que elevem este tipo de cokmentário, tem grande parcela no Futebol pindorama. Digo tudo isso pois sou Brasileiro, gosto do meu país, torço para o times brasileiros quando jogom libertadores, mundiais. Vc poderiaescrever matérias que enaltecessem os times brasileiros mundo a fora. Todos os brasileiros sabem quem a FIFA elegem ano sim ano não o melhor jogador do mundo, sempre tem um brasileiro disputando o título. O inter que foi campeçao mundial, o São paulo que foi campeão mundial, junto com tantos outros times BRASILEIROS. Bom, é isso, e seja mais patriota em seus comentários

    Saudações paranistas

  13. 44
    Jota:

    Emerson, brilhante comentario, lembro bem qdo equipes brasileiras disputavam o s torneios ramom de carranza e tereza herrera na espanha(?)…….num dos casos mais recentes que me lembro, foi do SPFC bi-mundial disputar, se não adequar o calendario, nunca poderemos disputar jogos fora da america do sul………….o inter, no torneio de dubai(?) 2008(?), jogou o torneio sem ter tido tempo de treinar, se reapresentou em janeiro, e praticamente já viajou……….o corinthians, só pode fazer o amistoso do estudiantes, pq antecipou suas férias……………sendo assim, fica dificil ser convidado para algum amistoso ou torneio…………………

  14. 43
    Alex Schimmer:

    Prezado EG,

    Acho que voce está exagerando um pouco. Viajo muito para o exterior a trabalho e alguns clubes do Brasil são bastante conhecidos na Europa, principalmente o São Paulo (por causa dos titulos e dos jogadores que revela), o Santos (por causa do Pelé) e o Flamengo (por causa da torcida).

    Uma prova disso é a matéria de SEIS PÁGINAS que saiu recentemente na Revista World Soccer sobre o Sao Paulo. Como você sabe, ela é, ao lado da Four-Four-Two, a revista sobre futebol mais prestigiada do mundo.

    Seguem links para ler as matérias na íntegra:

    https://colunas.globoesporte.com/danielperrone/2009/05/25/para-ingles-ver-e-rival-invejar/

    ou

    https://www.blogdozanquetta.com/?p=6359 (traduzida em portugues)

    E recentemente foi divulgado um ranking de clubes na Espanha classificando os maiores clubes do mundo. O Sao Paulo aparece em terceiro lugar (ao lado do Boca Juniors), atrás apenas de Real Madrid e Milan, e a frente de clubes como Barcelona e Manchester United.

    Um grande abraço,

    Alex Schimmer

  15. 42
    Mark-RJ:

    Emerson,

    Com todo respeito a sua opinião, da qual discordo em tudo por tudo, não é de se repensar:

    1 – Lá, na terra maravilhosa (Europa, EUA), não existe Lei Pelé;
    2 – Lá, os clubes são empresas e não suporte para enriquecimento ilícito por meia dúzia de aproveitadores perpétuos como aqui;
    3 – Lá, se formos contar os times que jogam até mais ou menos, não chegam a 10, isso em todo o continente, aqui no Brasil, temos tal quantidade em 2 ou 3 estados;
    4 – Lá, vc tem um planejamento e marketing, anos luz à frente daqui;
    5 – Para os profissionais de imprensa daqui, alguns que nunca sequer pisaram em um campo de futebol, ou mesmo ganharam uma bola de presente quando crianças, mas que gostam do esporte e sabem de cabeça todas as vitórias de determinadas equipes, desfilam históricos até de antes do seu nascimento, chegam ao displante de, ao comentar um jogo pelo TV, afirmar que a equipe joga errada, que determinado jogador não cumpre sua função. Ora, isso fazemos todos nós, brasileiros, afinal todos somos técnicos, porém, não somos profissionais, não ganhamos para iludir, para dizer que sabe, ou será que esses profissionais sabem mais que os técnicos, alguns ex-jogadores, que sempre viveram do futebol?
    5 – Lá, as seleções são dos países, França, Inglaterra, EUA, etc…aqui? A seleção é do Dunga! (Agradeçamos a alguns repórteres, desses citados em 5.
    E para finalizar, é simples: Uma lei que somente libere a saída de jogador para o exterior após os 18 anos de idade e caso tenha que ser liberado, afinal, todos temos que aproveitar as oportunidades que a vida nos dá, que seja estipulada uma multa a nível europeu e não em reais, como acontece hoje, fazendo a felicidade dos empresários que são os únicos que se beneficiam.
    É isso, jeito há, o que falta é honestidade de muitas áreas.

    Em tempo: podem pichar mas, Inter, Cruzeiro, São Paulo, Corinthians (isso hoje) não ficam nada a dever a nenhuma dessas sumidades do futebol europeu, afinal, não temos jogadores de todo o planeta, escolhidos a dedo e grana.

  16. 41
    Alexandre S:

    Olá, EG
    gosto muito do seu blog, acho que os dirigentes brasileiros deveriam lê-lo sempre. Mas não é o caso, infelizmente. Eles estão mais preocupados em vender seus jogadores, fazer picuinhas entre si, coisas do tipo. Além da falta de uma marca global, nossos clubes vão mal aqui no Brasil também, com médias de público baixíssimas, rendas irrisórias, nascimentos de clubes que servem somente para a venda de jogadores. Nosso calendário maluco não é apenas extenso, mas mistura jogos do campeonato nacional com os da seleção. Só acho que a CONMEBOL ajuda(atrapalha, na verdade) com a bagunça, colocando dois campeonatos divididos no ano, ao invés de fazer como a UEFA, que promove a Champions e a Europa League ao mesmo tempo.
    Também acho que o torcedor brasileiro tem um complexo de gigantismo, sempre imaginando que o mundo inteiro acompanha o futebol brasileiro, quando, na verdade, só alguns eventos merecem uma ou outra notinha num Marca/Gazzetta da vida… A FA Cup tem mais de 100 anos de história, falta continuidade por aqui também. E mais um monte de coisa.

    Abraços!

  17. 40
    Vovô Tata:

    últimos confrontos entre Global Players x Provincial Players:

    2005
    São Paulo 1 x 0 Liverpool

    2006

    Inter 1 x 0 Barcelona

    2008

    Inter 1 x 0 Stutgart

    Inter 2 x 1 Inter de Milão

    Sem mais!

  18. 39
    Castro:

    Houve boatos que a Fly Emirates gostaria de patrocinar o Inter. Nada confirmado. Infelizmente, acho que continuaremos com o Banrisul e o pouco que ele paga.

  19. 38
    José Carlos Coelho:

    EG
    Como vc sabe bem mais que eu, o marketing faz parte de qualquer negócio. O que eu questiono é p ex. o seguinte: Os marketeiros decidem mudar as cores do time, o que aliás está acontecendo frequentemente, como fica um torcedor como eu, que se apaixonou pelo clube, principalmente pelas suas cores? No meu caso eu perderia a identificação com o Náutico caso ele entrasse em campo com uma camisa amarela e preta. As vezes, assistindo jogos de times europeus pela tv, fico sem saber quais são. Onde está a tradição? Ganhar dinheiro com a venda de camisas? tudo bem! mudem os modelos, mas não as cores! Alguém imagina uma Ferrari azul nas pistas? Duvido que os simpatizantes concordariam. Perderia-se o que vc mesmo definiu como história e tradição.
    Este é apenas um dos exemplos pelos quais eu acho que não se deveria mercantilizar tanto o futebol, existem mais argumentos, O futebol existe também para a massa, que não pode comprar o produto estampado na camisa, e não se interessa pela bolsa de valores. E sem essa massa, o futebol não sobreviveria, mesmo com todo o dinheiro do mundo.
    abs

  20. 37
    Leonardo FL-RJ:

    Caro EG,

    concordo com vc. Os times do Brasil estao cada vez mais pra tras. Ainda consigo ver algumas camisas sendo vendidas em lojas nos EUA, mas nossa popularidade estah abaixo de um nivel aceitavel. A culpa eh da CBF e do amadorismo generalizado no pais.

    Enquanto a CBF conduz a selecao a niveis europeus com jogos amistosos milionarios, nossos times q formam os craques ganham mto pouco disso. A CBF deveria viabilizar a participacao de times nacionais nesses torneios.

    Eu como fanatico pelo Vasco, vejo ha certo tempo times do primeiro escalao europeu virem aos EUA e irem a China disputar torneios contra times como Boca e River, fora os times do Mexico, esses sim bancados pela grana e nao pela popularidade. Nunca me conformei em como um simples telefonema para o Mexico poderia mudar as coisas. Ainda mais qndo o Romario jogava. Poderia atrair mto publico e patrocinio. Mas enfim, vamos ver qndo vamos chegar pelo menos ao um nivel de desenvolvimento aceitavel no futebol profissional.

    Acho q deveriamos comecar com educacao publica, o resto vem depois…sei lah!

    Abracao!

Páginas: [3] 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade