O mito da rejeição de marcas e os patrocínios de Internacional e Grêmio

qua, 10/06/09
por Emerson Gonçalves |

  • Sharebar


Em 1º de outubro do ano passado, publiquei um post no “velho” Olhar Crônico Esportivo comentando uma pesquisa feita pela TNS Sport. Nesse trabalho, o foco era a lembrança de marcas que patrocinam o futebol – e outros esportes também – e o ponto mais interessante e que mereceu o destaque do post, foi o estudo sobre a rejeição de marcas patrocinadoras. De acordo com ele, somente um em cada vinte e dois torcedores declarava rejeitar produtos do patrocinador de um time adversário. Colocando em números: 1 em 22 ou 4,47% contra 95,53%.

Conversei na manhã de hoje com Jorge Avancini, vice-presidente de marketing do Internacional. O foco era a propalada renovação do patrocínio Banrisul para os dois grandes portoalegrenses e, de quebra, também pretendia ouvi-lo sobre um assunto que vem ganhando corpo em discussões entre torcedores e alguns artigos na imprensa: será mesmo necessário que os dois clubes tenham o mesmo patrocinador, porque em caso diferente a torcida do outro clube boicotaria o patrocinador do outro? Tão logo começamos a conversar, entretanto, o foco mudou e o mito da rejeição de marcas por torcedores ocupou o centro de nossa conversa.

- Isso é uma lenda que vai se reforçando cada vez mais! – disse Avancini a respeito. “Precisamos quebrar esse mito e eu venho me esforçando ao máximo para conseguir isso”, continuou o responsável pelo marketing colorado. Segundo ele, afirmações desse tipo são feitas sem base em estudos e pesquisas de mercado, e nascem do feeling de cada um. Muitos empresários, inclusive, valem-se dessa desculpa para, de forma elegante, dizerem não a uma proposta de patrocínio, sem assumirem a antipatia da recusa pura e simples: “Olha, eu gostaria muito de patrocinar vocês, mas sabe como é, se a gente fizer isso com um terá que fazer com o outro e aí a nossa verba…”

Essa lenda, diz Jorge, provoca prejuízos tanto para o Internacional como para o Grêmio, pois o valor dos patrocínios acaba sendo dividido em dois, situação que leva a um distanciamento ainda maior dos clubes do Rio e São Paulo, cujos patrocínios têm valores bem superiores.

(Nota do Olhar Crônico Esportivo: enquanto os dois clubes gaúchos recebem 3,6 milhões de reais por ano cada um pelo seu patrocínio máster, o Corinthians recebe 18 milhões, São Paulo e Palmeiras 15 milhões e o Santos 8,5 milhões. No Rio, o Vasco tem um acordo de 14 milhões e o Botafogo 7,2 milhões de reais.)

Não é somente o Banrisul que tem um patrocínio dividido. A situação é idêntica com a Tramontina e Unimed, que pagam valores idênticos aos dois clubes. Essa postura tem a ver com a cultura e a tradição gaúcha de bipolaridade: duas correntes migratórias, evolução histórica que levou à divisão política entre dois campos, chimangos e maragatos, e que avançou, entrando nos séculos XX e XXI e dividindo a política. O futebol é a expressão máxima dessa polarização. Justamente dentro desse universo, Jorge cita os casos dos patrocinadores/fornecedores de uniformes de Inter e Grêmio, que não enfrentam rejeição em seus produtos entre as duas torcidas.

Nesse ponto, e isso pode ser visto no mesmo post já citado no início, o torcedor demonstra preferência pelos produtos do patrocinador do seu time, postura bastante lógica e natural.

Avancini acredita que o Internacional pode ter um patrocinador diferente e que este não será prejudicado por isto, pelo contrário, e tem trabalhado muito, como ele disse e citei no início, para “quebrar essa lenda”. Por sinal, saindo ligeiramente do foco desse post, ele fala nos últimos dois anos como de muito trabalho e criatividade para reforçar o marketing colorado, e superar pontos que dificultam melhores resultados nessa área, como a menor cobertura de televisão e o tamanho do mercado de consumo do Rio Grande do Sul.


Banrisul e renovação


Nada foi definido até o momento. O banco continua estudando uma proposta a ser feita aos dois clubes, mas ainda não se manifestou. Ele, inclusive, estranhou bastante tanto o noticiário divulgado por sites e portais dando conta que a renovação já teria ocorrido, como até mesmo o valor anunciado.

Em suas palavras, o Banrisul foi um parceiro importante, auxiliando o clube em momentos difíceis, e o presidente Vitorio Piffero, pessoalmente, decidiu que o nome do banco deveria ser mantido no uniforme durante esse período de indefinição e, talvez, de transição.

Ambos os contratos terminaram no mesmo dia – 2 de junho – e havendo renovação ela será negociada nos mesmos moldes.


Falamos também sobre o quadro de sócios do Internacional, que é hoje o sexto maior do mundo e sobre as ações sociais do clube, que atingem a nada menos que 45.000 crianças carentes e com necessidades e problemas os mais diversos. De cada mensalidade paga pelos sócios, R$ 1,70 é direcionado para esses programas. Oportunamente, este Olhar Crônico Esportivo falará sobre os sócios – existem hoje cerca de trinta diferentes categorias de associados, pois há os sócios antigos, alguns em categorias com apenas cem pessoas – e as ações sociais do clube.


compartilhar

68 Comentários para “O mito da rejeição de marcas e os patrocínios de Internacional e Grêmio”

Páginas: [4] 3 2 1 »

  1. 68
    Poliana Soares:

    Boa Tarde! Sou representante de uma entidade, que tem um titulo de
    ultilidade pública mas nunca o ultilizei,tenho uma OSCIP, e nossa
    entidade atendi 250 crianças em situação de risco, prescisamos muito de
    ajuda, pois temos em nossa cidade um acrescimo muito grande de crianças e jovens
    usando drogas, e não podemos deixar que isso nós roube nossas crianças, mas
    mesmo com todas as dificuldades estamos caminhando na esperança de um dia
    termos mas condiçoes de ajudarmos essas e mas crianças, no momento estamos
    trabalhando com futebol masculino e feminino a 07 anos, mas não esta
    sendo facil, por isso venho através deste lhes pedir uma ajuda. Desde já
    agradecemos e ficamos no aguardo!

  2. 67
    Diego Antonino:

    Corrigindo:

    Ou alguém pensa que palmeirenses, são-paulinos e santistas DEIXARÃO de comprar produtos da Brasil Foods só porque pratocina o corinthians?!

  3. 66
    Diego Antonino:

    Emerson, muito interessante esse tópico. E sua informações serviram para reforçar algo que sempre pensei, que é o fato do torcedo não ter essa discriminação com produtos que pratocinam times adversários. Ou alguém pensa que palmeirenses, são-paulinos e santistas deixaram de comprar produtos da Brasil Foods só porque pratocina o corinthians?!
    Mas me vem outro questionamento quando entra no assunto de Marketing esportivo. E o Flamengo? o que quer mesmo? Até agora sem patrocinador…
    Gostaria que desse sua opinião sobre essa novela da gávea…

    Diego, o Flamengo parece ter parado à espera do 1o. de julho, desde o fim da negociação com a COSAN. Todos esperando a saída da Nike e a chegada da Olympikus e do patrocínio Vulcabrás por três meses.
    EG

  4. 65
    Andre:

    E onde esta a coragem do patrocinador. Eu acho que deveria mirar para um lado, e não querer todo mundo, e ainda por cima os dois clubes se sujeitando a isso, quem teria que pagar mais caro seria o patrocinador pois ele esta tendo exposição dupla na mídia e não paga nada a mais por isso.

  5. 64
    guerra:

    Caro Emerson, lembra-se quando postei aqui, queo noss galo estava incorpando, pois taí, na liderança, e desenvolvendo, um bom futebol, ainda tem que corrigir alguns erros, e contratar mais 1 zagueiro, 1 meia armador e 1 centro avante de oficio alto forte bom cabeceador para ajudar o tardelli,eder luis e alessandro alí na frente, quem diria o celso roth com o time ganhando ainda tem coragem de escalar um meia no lugar de um volante e tirar dois atacantes e colocar dois atacantes, é de estranhar, mas o roth tem mostrado trabalho, muito trabalho com os atletas, estão consertando os erros e o tardelli neste jogo falou conseguiu cabecear, fazendo até aposta com o treinador sobre cabecear bolas. Emerson, procure saber certo, mas acho que o p´roximo, patrocinador d nosso Galo, será o BES BANCO ESPIRITO SANTO, você tem condições de esmiuçar e descobrir, mas o kalil disse que dentro de dias vai anunciar o patrocinador, já está tudo certo, mas não tem autorização da empresa para falar ainda.


    Há anos, desde que passou pelo Palmeiras, considero o Roth bom treinador, o que me valeu montanhas de críticas e gozações. É meio azarado, mas é bom treinador e não é, ao contrário do que dizem muitos, retranqueiro. O problema é que se atacasse com os elencos que teve à disposição, não duraria três jogos em lugar algum.
    EG

  6. 63
    Marcelo Stiborski:

    Banrisul teve sorte de patrocinar o Internacional nesses últimos anos. O Grêmio deveria agradecer ao Colorado, pois se o Banrisul pagar um bom valor, será pelo clube que levou a marca a quase todos os países da América e foi até o Japão, conquistando títulos.

    Abraços a torcida Colorada, a MAIOR e MELHOR torcida do Rio Grande do Sul.

  7. 62
    Blog do Tavares:

    Também penso que raramente é feita essa associação de patrocínio do time rival na hora de comprar o produto da marca. E ainda mais com base nessa pesquisa, os times do RS deveriam ter cada um, seu próprio patrocínio, para poder amealhar valores maiores.

    Abraços.

  8. 61
    Thais:

    Emerson!!

    Dê uma olhada no meu blog para ver o que você acha!!
    https://www.ligadonabola.com.br

    Uma prévia sobre a copa das confederações…

    Pelo Grupo A, os espanhóis são soberanos e só nao se classificam em primeiro se não jogarem pra valer! Os anfitriões também tem boas chances de escorregar pra próxima fase já que o Iraque está mais preocupado com a fabricação e treinamento de pequenos terroristas e a Nova Zelândia, bem… A Nova Zelândia só vai mesmo aparecer antes dos jogos com o haka ( dancinha de gosto duvidoso que fazem antes de todos os jogos ).

    Dei uma lida e gostei, Thais, recomendo a leitura.
    Só não gostei da menção ao vôo AF 447. Think about.
    Abraço.
    EG

  9. 60
    Gabriel:

    Por favor Emerson!

    Pra começa não compro nada que tenha um fiu de cor vermelha
    Pra complementar, não gostei da seu post pois só tem foto vermelha.
    Pra terminar, GRÊMIO maior torcida do RS e 6° maior do Brasil,

    Vamuuu, vamuuuuu TRICOLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOR!

  10. 59
    Carine:

    Sou gaucha, Gremista…
    Olhando certos comentários, programas televisivos, englobando o preconceito que ha com o Rio grande,
    porque ha preconceito sim, não é coisa de nossas cabeças.
    Eu fico pensando, o potencial do Gremio e inter é tão grande, que deveriamos nos
    unir em pró do Rio Grande, e não contra o Rio Grande, se é que me entendem,
    mas isso nunca vai acontecer, infelizmente,

    Pra você ter uma idéia Emerson, de tão fanáticos que somos, e de tanta rivalidade que ha por aqui
    aposto que os Gremistas não gostaram nada de você ter dado, neste post um foco especial
    para o clube internacional, (até no escrever o nome eu sinto nojo, =D )
    Eu por exemplo não gostei.
    O internacional é sim o clube que tem o maior quadro social do Brasil
    Mas o GRÊMIO é o segundo, em termos de valores arecadados quasi se igualam
    pois a mensalidade do GRêMIO tem um valor mais elevado.
    …mas a iniciativa do inter de doar para crianças carentes é maravilhosa.
    Não sei se o Grêmio faz algo nesse sentido, mas deveria fazer.

    Enfim, tanto Grêmio (que possui a maior torcida do RS cerca de 60%, e a Quinta maior do BRASIL, primeira fora
    do eixo Rio-São Paulo) e internacional deveriam renovar com patrocinadores, seja Banrisul ou quem for, mas por
    valores que de fato supram a necessidade e estejam de acordo com a grandesa de ambos, e não por valores degradantes de 6 ou 7 milhões como vinha sendo especulado.

    Abraços Emerson!

  11. 58
    NELSON TRINDADE:

    Emerson, por falar em patrocínio. O Cruzeiro acabou de fechar com o Banco Bonsucesso. Dizem que são 5 milhões até dezembro.

    abs

    Obrigado, Nelson. Há tempos o Cruzeiro vinha negociando um novo patrocínio, mas, segundo seu diretor de marketing, o Claret, não tinha ainda um valor que fosse considerado aceitável.
    Cinco milhões, se for o caso, é um valor baixo para a atual exposição de mídia do clube, mas é a velha história, em tempos de crise o bom é ótimo.
    EG

    Emerson, não achei o valor baixo. São 5 milhões por 6 meses de contrato, se fosse anual, seria 10 milhões. abs Nelson


    Pois é, Nelson. Circula, também, uma versão com 8 milhões.
    Se cinco milhões por 6 meses for a versão correta, é um excelente patrocínio para esse momento. Ou, pelo menos, entre bom e excelente.
    EG

  12. 57
    betao japao:


    Betão, pega mais leve nos comentários.
    EG

  13. 56
    cesar augusto buffulin:

    Nao creo que haveria boicote ao banco no caso dos dois times gaúchos. Até porque nem todos os seus torcedores tem contas no Banrisul. Mas é claro que em caso de um dos times nao ter mais o mesmo patrocínio, influirá negativamente sobre o Banrisul apenas se um dos times fechar um acordo de patrocínio com outro banco, aí sim que muitos torcedores poderiam trocar de entidades bancárias. Porque os trocedores se indentificam muito com os patrocinadores de seus clubes. Sou Corinthiano e jamáis comprei produtos da Parmalat quando esta patrocinava o Palmeiras, nem roupas da marca adidas. Procurava sempre por produtos que fossem de um patrocinador do Timao. Já pensou se o Corinthians fecha um patrocínio com a Nokia?

  14. 55
    betao japao:

    pelo jeito eh so so RIO GRANDE DO SUL que acontece essas coisas ,que em sao paulo tem um ou outro que faz isso e se alguem falar isso pa alguem torcedor do outro time eh taxado de louco e sao loucos mesmo……..esses gauchos sao piadas mesmo e ainda querem ser grandes e querem concorrer com a SELVA DE PEDRA QUE EH SAO PAULO

  15. 54
    Rafael:

    Em um mercado normal até acredito que não haveria um boicote à marca de outro time, mas dentro da aldeia do RS há sim!
    A rivalidade é muito mais forte que a razão!
    Essa história de patrocínio igual iniciou com a GM em 98, quando a empresa estava abrindo uma fábrica no RS. Para não se encomodar com ninguem a empresa patrocinou o Grêmio e teve que levar de arrasto os coloridos…
    Eu só acho que o Grêmio não deveria assinar mais com o Banrisul, a não ser que o retorno fosse muito maior que o atual contrato. Alias, esse contrato foi assinado quando os times deviam para o banco, em uma situação completamente diferente da de hoje. O banco possui agencia no Grêmio e contas para todos funcionários do clube. A projeção que o banco teve nesses ultimos 8 anos foi muito maior que o retorno financeiro que o Grêmio teve em troca. Para um banco que teve 100 milhões de lucro só no ultimo trimestre, pagar 7 milhões anuais ao Grêmio, como vem se cogitando, é muito pouco!!
    O patrocinio do Grêmio deve ser único, chega de bancar junto os atolados do aterro!
    Ja disse aqui antes, para uma empresa patrocinar o Grêmio já basta ter 65% da população gaucha ao seu lado, a sexta maior torcida do Brasil, a maior torcida fora do eixo rio-sp, 14x seguidas a marca mais lembrada no RS, a marca mais lembrada por empresários gauchos, 1o do ranking da CBF, 3o brasileiro no ranking da conmebol, 1o brasileiro no ranking atual da FIFA, 2o brasileiro no ranking histórico da FIFA, campeão do mundo e bi da américa!!!

    Em tempo Emerson, após sugestões à ouvidoria do clube, o balanço anual do Grêmio agora também está disponível no site do clube:
    https://www.gremio.net/page/view.aspx?i=balanco_2008&language=0

  16. 53
    Mario Abreu:

    Realmente, acho que o argumento de que haverá rejeição a marca que patrocinar a somente um dos clubes é desculpa, velha e esfarrapada.
    Com toda a certeza, o GREMIO, merece receber um valor bem maior, mais significativo, pois nos últimos anos vem sempre participando com brilho nos campeonatos significativos, ou seja Brasileirão, LIbertadores da América, dando com isto um grande retorno na promoção dos nomes estampados em sua camiseta.
    Penso que esta discussão é muito interessante, para que as direções abram seus olhos, e valorizem mais as suas marcas.
    muito oportuno o assunto postado.

  17. 52
    Alvez:

    Só para constar: R$15 milhões é o valor do contrato antigo do São Paulo com a LG. Esse valor foi corrigido na renovação feita esse ano e está na casa dos R$ 16 milhões.

  18. 51
    joel:

    da Puma só tenho um abrigo falsificado, que é pra dar prejuíz duplo pra eles… heheheh
    Mas com certeza é um certo exagero, como o cara falou, não tomava Antarctica pq trabalhava na Brahma (ou vice-versa) e depois acabou demitido e as empresas de uniram… tudo tem limite.

  19. 50
    Igor:

    O grande problema da maioria dessas pesquisas, como essa da tns sports, é que elas não destinguem os diversos tipos de torcedores. Se minha vó participou dessa pesquisa ela esta incluida nos 95,53% mesmo não sabendo nem mesmo qual time é patrocinado por quem. Deveria ser feito uma distinçao entre torcedor e simpatizante (ex minha vó se for perguntada pelo ibope se dirá torcedora do inter mas não tem a minima ideia de onde jogou o falcão muito menos o nilmar).

    Requisitos minimos para ser considerado torcedor: saber nome do estadio de uma competição sendo disputada pelo clube e o nome de três jogadores do elenco atual ( para nao ser mto exigente senão a torcida dos azuis cai pela metade) porque na minha opinião torcedor é aquele que acompanha no minimo 90% dos jogos seja na tv, no estadio ou no radinho a kms de distancia de porto alegre. Se as pesquisas forem feitas entre esses torcedores as porcentagens da pesquisa da tns sports provavelmente se inverterá.

    Eu realmente não compro nada da puma e não considero que esse tipo de atitude dos verdadeiros torcedores da dupla grenal sejam prejudiciais ao clube isso reflete a fidelidade ao clube e a marca que ele representa, reflete a rivalidade centenária que faz com que as duas instituições sejam uma das duplas rivais mais vencedoras do mundo.(mesmo com patrocinios menores que os clubes do centro) e tenham um numero gigantesco de sócios.

    Agora a visibilidade da marca do patrocinador não esta restrita a esses 4,47% como mostra a pesquisa, ela é vista por todos os torcedores e simpatizantes de todos os clubes e de todos os paises portanto no universo geral da visibilidade da marca esse numero é irrisório. Portanto não me venham com essa que prejudico o clube porque eu não quero usar uma roupa que lembre o rival. Como dizia o L F Verissimo até em corrida de cavalo eu aposto no vermelho.

  20. 49
    Gilmar:

    Eu não compro nenhum produto de empresas que patrocinam o rival azul.

    Também não compro nenhuma roupa que tenha uma simples linha azul, carro ou qualquer outra coisa que tenha a cor azul.

    Acho que os 4,47 devem ser muito mais do que os 95,53. Será? Pelo menos não me entrevistaram nesta pesquisa.

    Viva o vermelho. O mundo é vermelho.

Páginas: [4] 3 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade