Falando em patrocínios…

ter, 02/06/09
por Emerson Gonçalves |

  • Sharebar



Expectativa no Olímpico


Atual vice-campeão brasileiro e dono da melhor campanha na fase de grupos da Copa Santander Libertadores, o Grêmio está envolvido em outra disputa nesse momento, só que nos bastidores: a renovação do contrato de patrocínio do Banrisul ou a assinatura de acordo com um novo patrocinador.

Termina hoje o atual contrato com o banco do governo do Rio Grande do Sul, que também patrocina o rival Internacional.

Segundo o vice-presidente de marketing do Grêmio, Cesar Pacheco, o banco tem um período de preferência de 30 dias, até 2 de julho, portanto, para renovar ou para exercer seu direito de preferência no caso de outra proposta. Nesse período, caso haja uma proposta oficial de patrocínio, o clube tem a obrigação de informá-la ao atual patrocinador, que poderá então cobri-la, exercendo seu direito, ou não, abrindo mão do mesmo.

A expectativa no clube nesse momento, disse Cesar Pacheco, é pela proposta que o Banrisul prometeu apresentar para revalidar o compromisso, sem sequer exercer direito de preferência. Não foram citados valores, mesmo porque a proposta ainda não foi apresentada, mas Cesar tem certeza que o valor será bem superior ao que o banco paga até esse mês, já completamente defasado e fora da realidade de mercado para o que representa o Grêmio em termos mercadológicos. No mercado brasileiro hoje, a camisa do tricolor gaúcho é uma das mais valorizadas.


Visual confuso, bastidores também


Segundo matéria da Folha de S.Paulo, a Batavo está insatisfeira com a multiplicidade de marcas no uniforme corintiano. Embora contratualmente não tenham do que reclamar, não há como negar uma certa dose de razão à empresa que, afinal, paga 18 milhões por ano para patrocinar o clube.

Há poucos dias este Olhar Crônico Esportivo dizia, em tom de alerta, não de crítica, que os clubes precisavam tomar mais cuidados com o visual de seus uniformes. De certa forma, somos ainda muito calouros e inexperientes com essa coisa de patrocínios, visual, layout adequado à TV (praticamente ninguém se preocupa com esse “pequeno detalhe”), visualização dos números e nomes, entre outras questões ligadas, direta ou indiretamente, à sua própria imagem.

Aliás, seria interessante que a própria Batavo repensasse sua programação visual, pois a logomarca atual é antiquada e de visualização difícil nessa era de comunicação instantânea e de visualização contada em microssegundos, exagerando um pouco.  Para o meu gosto pessoal e para a minha visão como profissional dessa área, a imagem da simpática holandesinha que vem caracterizando a empresa não fica bem no uniforme de um time de futebol. Nada a ver com interpretações bobas, por favor. Simplesmente, é uma imagem que toma muito tempo para ser apreendida, pois não basta enxergar uma imagem, ela precisa ser de fato capturada e em seguida interpretada. Isso é facilitado com símbolos graficamente mais simples, com menos elementos e elementos melhor dispostos. Em minha opinião ficaria melhor pura e simplesmente o nome Batavo, nada mais.

O Corinthians ganha 2 milhões por ano com os patrocínios menores, pois o restante do valor é de Ronaldo. A Batavo paga ao clube 18 milhões, embora seu contrato esteja vinculado à presença de Ronaldo, também. Essa é a boa parte da motivação da empresa para reclamar,  inclusive com consultas a advogados a respeito do assunto.

compartilhar

531 Comentários para “Falando em patrocínios…”

Páginas: [27] 26 25 24 23 22 21 20 19 18 171 »

  1. 531
    Junior Cesar Cazares:

    É realmente interessante essa matéria, pois mostra bem o cenário brasileiro em questão, desde os meados de 2005, o corinthians mostra sua supremacia de marca/time no brasil, acumulando grandes aumentos % com patrocínios, isso mostra a grandeza e o poder de barganha que o corinthians tem no cenário nacional, por um lado traz muito reconhecimento do mercado publicitário e econômico/futebol do brasil, já do outro lado a total inveja e a falta de competência de conseguir novos recursos, talvez porque sua marca/time não seja tão forte como você deseja que seja. Fato, o corinthians possui uma grande marca, mídia e torcida, os adversários que terão que copiar essa grandeza que possui o corinthians, e simplesmente aceitar a grandeza e poder dessa nação que se chama FIEL.

  2. 530
    leo moraes:

    panamericano, batavo, lojas do bau, sbt ou seja la o que for , o que importa é encher os cofres do corinthiana…….

  3. 529
    Luis:

    Acho engraçado esses comentarios, falam das dividas do Corinthians(que é o unico que divulga) so que esquecem de comentar que o Flamengo que fica bancando o dificil para acertar o patrocionio e deve + 200 milhões ou seja esta falido, para haver uma comparação favor informar os valores dos clubes.

  4. 528
    Luis:

    Acho engraçado esses comentarios, falam das dividas do Conthians(que é o unico que divulga) so que esquecem de comentar que o Flamengo que fica bancando o dificil para acertar o patrocionio e deve + 200 milhões ou seja esta falido, para haver uma comparação favor informar os valores dos clubes.

  5. 527
    francisco - Colorado:

    hahahahahahaha. Essa é boa Corinthians e Flamengo jogando na palestina, isso é uma grande idéia, aquele povo merece um pouco de esperança, e quando eles assistirem esses times jogando eles perceberão que existe coisa pior que a Guerra e a Intolerância. E viva o Lula. hahahahahahahahaha

  6. 526
    Neidivo:

    Tenho acompanhado os comentários sobre a questão dos patrocínios na camisa do timão e notei que muitos deles são de nossos adversários. Agora pergunto. O que é que os torcedores dos outros clubes tem a ver com isso? Se o Corinthiano gosta, fim de conversa. Você que é Corinthiano não deve dar importância para isso, pois o clube está precisando equilibrar as contas que a diretoria anterior deixou no “vermelho”. Eu acho que todos nós Corinthianos devemos apoiar integralmente a atual diretoria do Timão. Observem que graças aos novos diretores liderados pelo PRESIDENTE ANDRES SANCHES, o nosso clube está numa vitrine de visão mundial onde nunca esteve antes.
    Vi uma matéria na Internet, sobre a possibilidade de o Timão jogar com o Flamengo a segunda partida do brasileirão lá na Palestina (vide texto abaixo). Só mesmo um time assim para acalmar os ânimos daquele povo, sofredor como nós, que está em guerra há muito tempo.
    Que inveja isso vai causar aos adversários. Servir de exemplo não é fácil, somente o Timão e Flamengo estão sendo sondados para isso. Sinceramente, espero que o regulamento permita que isso possa ocorrer e a CBF concorde.
    Gostaria de ver mais comentários em favor das medidas tomadas pela diretoria, desde que sejam legais, é claro.
    Vamos apoiar nosso clube, pois críticas destrutivas só interessam anos nossos adversários, que estão morrendo de inveja e com uma tremenda dor de cotovelo. Os mesmos que criticaram a camisa roxa, agora criticam a branca também.
    Um abraço a todos os Corithianos do Brasil.

    04/06/09 – 12h34 – Atualizado em 04/06/09 – 13h47

    “Governo estaria interessado em levar Corinthians e Flamengo para a Palestina
    Ministério das Relações Exteriores deverá fazer solicitação formal aos clubes na próxima segunda-feira, de acordo com jornal.
    Se depender do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, um dos confrontos mais aguardados do Campeonato Brasileiro 2009 pode ser levado para fora do país. De acordo com informações do jornal “Folha de S. Paulo”, o governo estaria cogitando promover o segundo duelo entre o Corinthians, de Ronaldo, e o Flamengo, de Adriano, pela 37ª rodada da competição, na Palestina. Ainda sem data definida, o jogo está previsto para o fim de semana do dia 28 de novembro.
    A partida em terras internacionais faria parte do programa que visa a utilizar o esporte como ferramenta diplomática do Brasil no exterior. Para os clubes, o evento poderia representar uma vitrine para convites de outros países. Todos os custos seriam arcados pelo Governo brasileiro.
    A iniciativa ainda depende de acertos, e uma solicitação formal deverá ser feita aos clubes na segunda-feira.
    - A ideia é boa. Houve um contato preliminar do Ministério, mas ainda não sabemos detalhes da proposta – explicou o vice de futebol do Fla, Kleber Leite, que, ao lado do presidente Marcio Braga e do vice Delair Drumbosk, se reunirá com o mandatário corintiano, Andrés Sanches, e o vice de marketing do Timão, Luiz Paulo Rosenberg, além de um representante do Governo, na segunda.”

  7. 525
    guerra:

    Emerson, a camisa fica rídícula, como sou dos que gostam de coisas simples, não gosto de nada. assim papagaiado como nossos velhos falam, fica parecendo mcacão de formula um, como um colega escreveu, acho queo bom seria somente o patrocinio master, e o escudo do clube do lado do coração e o nome da fabrica de uniformes d lado direito, na manga um patrocinio que tivesse o nome curto e nas costa em cima o nome do atleta com escudo do clube, a numeração e abaixo outro patrocinio. Emerson, no nosso galo foi lançado as camisas, não temos patrocinador, ainda, mas a LOTTO, ficou doida, está pasmada, em duas semanas venderam mais de 10 mil camisas, È A TORCIDA DO GALO PATROCINANDO O TIME, CERTO?, eles não tiveram nem condições de distribuir as camisas nas lojas fora de BH, e estão apertados, e olha, se o nosso galo tivesse ganhando títlos, se nosso time fosse um grande time, se tivessemos um atleta de nome fama e de seleção, como seria, e ainda tem empresas que não qerem patrocinar este CLUBE. Com um pequeno empurãozinho, (dinheiro) Estaríamos lá no alto das tabelas, como antes, mas nosso dia chegará.

  8. 524
    Camila:

    Depois de quase 4 anos eu volto a torcer pelo curintia hehe
    Vamo RONALDO, Vamo Mano, Vamo timão
    Só que pela copa do brasil e nao pelo brasileirão como em 2005.

    Em relação aos patrocínios e camisas, meu imortal merece um patrocinador digno de honrar a camisa mais bonita do futebol..esse manto sagado preto, branco e azul que mais bonito nao há. Eu também acho a camiseta do corinthians uma das mais bonitas, claro que com esses vários patrocinios acabou ficando fora de padrao e meio feio mas quem liga pra isso, eu nao deixaria de usar a camisa do gremio nem que fosse feia, algo impossivel hehe.. e eles estão certos, mais importante que estetica e saldar as dividas com o dinheiro do patrocinio.
    Saudações

  9. 523
    Polly:

    Acho que tem muito torcedor inimigo com dor de cotovelo por causa dos patrocinios do Timão…
    O que vale é o escudo na camisa, se ela for cheia de propaganda está pagando os salarios dos jogadores, pior são esses torcedores de timinhos despeitados e invejosos tipo inter, sao paulo, etc…que não conseguem patrocinio na altura do Timão!
    E vc se enganou bastante sobre o uso do morumbi pelo Timão, ontem tivemos $ 1,7 milhoes de renda com aquele frio todo, contra o vasco, imagine se fosse no morumbi não daria essa renda nunca!

  10. 522
    Eduardo Hollanda:

    Caramba, o posto sobre o abadá do Corthians está com mais de 500 comentários. Deve se destacar que a maioria dos corinthianos achou a “camisa” um horror e uma ofensa ao clube. E que dão graças a Deus porque a camisa à venda só tem o nome da Batava, sem nada no sovaco e as mutretas do homem do Baú…

  11. 521
    Sanderson:

    Bom eu vi e ouvi que a batavo paga uma nota para estampar o nome na camisa, agora a camisa virar jornal não, Andres precisamos melhorar isso, peitoral e nas costas batavo na manga bozzano blz!
    Agora o Silvio Santo, pergunto ele paga a mesma grana que a batavo para estar na frente da camisa! Bom vamos perder patrocinadores! Vamos pensar antes, o corinthians não é jornal!

    Imagine uma empresa de aviação, não da né ! Ha se todo Corinthiano desse 01 Real por mês e tivesse certeza que iria para o corinthians seriam quase 40 milhões mensais. O corinthianio é apaixonado pelo clube ele faz loucuras, sou corinthiano desde que me conheço por gente, vocês da direção do timão tem uma mina de ouro na mão basta saber trabalhar!!!!!! Nada contra vc Andrés

    Quem não é corinthiano assista só um jogo no meio da torcida de preferencia quando ele precisa do resultado vc vera a magia que tem lá!
    Abraços
    Corinthiano Apostolico Romano

  12. 520
    goiaba paulo:

    eu acho que o timão faz o q bem quer, tem que ganha dim dim, pra fica cada vez mais invencivel, eh isso ai esse ano eh tudo nosso, paulista, copa do brasil, e brasileiro e ano que vem a libertadores e o mundial. TIMÃOOOOOOOOOOOOOOOOO

  13. 519
    JONATHAN ----Vaco Da Gama:

    Vasco Da Gama ————Porraaaa

  14. 518
    João Leal:

    Pow sou corintiano desde guri, mas essa camisa está parecendo time de 2ª divisão, não menosprezando pois o timão esteve lá no ano passado, e foi muito bem por sinal. E q está muito feio velho. O uniforme mais feio q eu já vi o corinthians usando. Porém ganhando tudo esse ano. Que mal tem usar esse uniforme.
    valeu, Timão campeão da copa do Brasil.

  15. 517
    filipinho:

    ashauhsuhasuhsauhasusauh…. tem ate no suvaco….

  16. 516
    Aklex:

    Eu acho errado pois ah camisa do timaõ naõ é um abadá de caranaval de salvador naõ ok..
    e hj vamos botar pra fuder nesse tal de vasco..voleti agora pra fikar …naão naõ pará..

  17. 515
    Kemuel:

    Não me lembro de quem ou onde eu vi isso mas parece q Inter e Grêmio geram interesse da SAMSUNG e da OI….E Adidas, Umbro, Nike, Penalti, Diadora, e a propria Puma tem interesse em fornecer o material pro Grêmio

  18. 514
    ALEMAO:

    Você escreve um monte de besteiras e palavrões e envia.
    Um monte de gente faz a mesma coisa.
    Vai tudo pro lixo, claro.
    Mas você insiste em escrever e escrever…
    Ok, você venceu, teu nome apareceu.
    Pronto, agora sossega e não escreva mais essas coisas feias ou não vai ganhar presentinho no fim do ano.
    EG

  19. 513
    Alan:

    Embora possa estar um pouco exagerado o numero de patrocínios estampados na camiseta do corinthians, é uma atitude inteligente, porque é uma maneira do time gerar mais receita e com isso tentar equilibrar seu orçamento conseguindo manter no seu elenco jogadores como o Ronaldo Fenomeno.

  20. 512
    Rafael:

    eu tbm axo uma vergonha para o time que é o Coriunthians ter que ficar fazendo poluição na sua camiseta jah que a batavo já paga uma bela grana para estampar o seu logotipo no corinthians e o corinthians não ter vergonha de ficar poluindo a camiseta só para pagar um jogador? o corinthians é mais grande do que qualquer jogadornão é mesmo?

Páginas: [27] 26 25 24 23 22 21 20 19 18 171 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade