Valor de Exposição de Mídia: entenda o que é

dom, 22/03/09
por Emerson Gonçalves |

  • Sharebar


Há alguns dias a Informídia Pesquisas Esportivas divulgou algumas informações muito interessantes sobre a exposição e valor em mídia dos principais clubes brasileiros em 2008. Pelos dados levantados, o Palmeiras foi o clube com maior valor de visibilidade, mensurada em 2,754 bilhões de reais. Em segundo lugar, veio o Corinthians, com 2,694 bilhões, seguido pelo São Paulo, Flamengo e Santos.

Basicamente, o que significa isso?

Simples: a Informídia, uma empresa com ligação contratual com o IBOPE, com acesso a todos os números de pesquisa, cobre toda a programação de TV e os jornais impressos. Nessa cobertura, realizada em 4 mercados: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, ela mensura todas as aparições em televisão e calcula quanto vale cada uma a partir dos preços de publicidade cobrados pelas emissoras. O mesmo acontece com os jornais, onde o espaço (a centimetragem) é medido e tem seu valor calculado de acordo com as tabelas de preços dos veículos. Esse trabalho cobre 12 dos maiores clubes brasileiros: Atlético MG, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco da Gama. É bom que se diga antes que surjam protestos, que esses são os clubes e praças para os quais há clientes, ou seja, a escolha de onde fazer e sobre quem coletar as informações não é uma decisão da empresa de pesquisa, e sim uma resposta ao mercado.

Isso tampouco significa que uma marca valha mais que a outra, é bom deixar claro para não haver interpretações distorcidas. Dependendo da campanha do time, uma marca pode ter mais ou menos exposição de mídia num ano e essa exposição, como veremos mais adiante, tem seu valor condicionado pelas regiões em que ela ocorre.

Essa informação agora divulgada é apenas a ponta de um iceberg, pois há muito mais por trás disso, inúmeros outros levantamentos, principalmente com audiências de televisão e com inúmeras segmentações. O material disponível é tão rico em informações que a maioria dos clubes que assinam e recebem os relatórios não têm profissionais habilitados para entender os relatórios.

Voltando a 2008, os números exclusivos da televisão, sem os jornais impressos, apontam algumas diferenças. Considerando apenas a mídia “TV aberta“, no caso Globo e Band, o time com maior exposição de marca foi o Palmeiras, seguido pelo São Paulo e, surpresa, pelo Fluminense.

Nessa mesma categoria de TV aberta, mas considerando somente as emissoras da Globo, o primeiro lugar é do São Paulo, o segundo é do Palmeiras e o terceiro do Flamengo.


Tentando entender


O caso mais fácil e educativo de 2008 é o do Fluminense, que teve a marca com a terceira mais valiosa exposição de TV aberta de 2008.

Por que?

Pela conquista do vice-campeonato da Copa Libertadores de America, só isso. Esse fato serve com perfeição para mostrar aos torcedores o valor de uma campanha vitoriosa, mesmo que não tenha resultado em um título de campeão. Está certo que o Fluminense tem uma parceria, e não um patrocínio, que foge completamente aos parâmetros do mercado, mas assim mesmo ter chegado à final foi uma conquista de peso, que merece ser comemorada. Certamente, ela está rendendo bons frutos nesse 2009.

O ano de 2008 foi do Palmeiras, mesmo não tendo conquistado o título brasileiro ou sequer participado da Libertadores. Desde o início da temporada o Palestra viveu em permanente agitação, com a chegada de Vanderlei Luxemburgo, Diego Souza e o brilho de Valdívia. Some-se a isso o acordo com a Traffic, inevitável gerador de manchetes, nem todas favoráveis, é bem verdade, mas, bem ou mal, mantendo o clube no noticiário. Embora despido de valor prático, o título estadual rendeu farta cobertura de imprensa ao clube.

Enquanto isso, o São Paulo de Adriano penava na Libertadores, até ser eliminado pelo Fluminense de Washington, tendo na sequência um primeiro turno de Brasileiro quase abaixo do razoável. No mesmo momento, a campanha do Palmeiras era muito superior e atraía mais atenções.

O outro grande rival palmeirense, o Corinthians, disputava a Série B do Brasileiro. Apesar disso, e graças ao tamanho de sua torcida, mais concentrada justamente em áreas de maior desenvolvimento e valor econômico, o clube estava sempre presente nas manchetes e cobertura de televisão, que davam destaque à boa campanha do time no campeonato.

O crescimento de São Paulo e Corinthians no segundo semestre, quando o time palmeirense viveu uma fase distante da vivida no primeiro semestre, não foi o bastante para tirar a diferença conquistada no primeiro semestre. Muito provavelmente, se o São Paulo tivesse passado pelo Fluminense a história teria sido outra, bem diferente, mas isso não aconteceu.

Quanto ao Corinthians, depois da apresentação de Ronaldo o clube teve, simplesmente, três vezes mais exposição na mídia que o Palmeiras no mês de dezembro. Essa cobertura gigantesca, entretanto, também não foi o bastante para tirar o primeiro lugar do Palmeiras e, ao mesmo tempo, deve ter tirado o São Paulo de um primeiro lugar no ranking, pois a chegada de Ronaldo, se não minimizou, com certeza tirou muito espaço que seria do São Paulo com a inédita terceira conquista consecutiva e sexta acumulada. O primeiro semestre definiu tudo nesse ranking, essa é a verdade.


Flamengo e Santos


Os dois clubes têm torcidas opostas em tamanho. Mas enquanto a do Flamengo é gigantesca, a do Santos é mais concentrada geograficamente, justamente em regiões de grande poder aquisitivo e, consequentemente, de mídias mais caras. O que determina a importância de um veículo para o anunciante é o quanto ele atinge de pessoas com poder de compra para os produtos e serviços colocados à venda. Não há nisso nenhuma perversidade ou intenção oculta contra isso ou aquilo, trata-se, simplesmente, da velha lei do mercado que todos nós, em momentos e situações diferentes, também praticamos.

A torcida do Flamengo tem um grande contingente de torcedores no estado do Rio de Janeiro, que responde, segundo o próprio clube, por cerca de 20% do total, o que deixa, portanto, 80% dos torcedores espalhados pelo Brasil, com maiores concentrações nos estados do Norte e Nordeste e mais Minas Gerais. Embora extremamente atraente para anunciantes nacionais, essa dispersão acaba por diminuir o valor de exposição de mídia do clube. Esse é um dos motivos que explica o porque dos valores de patrocínio dos três clubes de maiores torcidas serem praticamente idênticos, com a diferença do “fator Ronaldo” a favor do Corinthians. Explica, também, o valor do patrocínio da Samsung ao Palmeiras.

O Santos, em contrapartida, graças à maior concentração geográfica de sua torcida em São Paulo e Paraná, por exemplo, acaba tendo um valor de exposição de marca maior que o tamanho de sua torcida.


Quatro mercados é pouco?


É muito pouco, diante do tamanho do Brasil.

Ao mesmo tempo, o fato da Informídia trabalhar somente essas praças é um demonstrativo perfeito das mazelas brasileiras, principalmente sua criminosa e desequilibrada distribuição de renda entre as pessoas.

No caso das regiões, é comum haver grandes diferenças de renda, mesmo em países altamente desenvolvidos. Isso é explicado por motivos diversos, todos eles bastante racionais. Há regiões com vocação agrícola e regiões com vocação industrial. Como os valores agregados às produções de um e outro tipo são diferentes, isso reflete na renda regional. Nos países desenvolvidos, entretanto, a renda das pessoas não é afetada por essas diferenças. Ou melhor, chega a ser afetada, sim, mas de uma forma infinitamente mais suave, menos grave, que no Brasil. Vive-se muito bem no sul da Itália, embora o norte seja muito mais rico, por exemplo.


Olhar o futebol brasileiro através dos números do futebol é olhar para o Brasil real, suas mazelas, qualidades e diferenças. Tal como o país, nosso futebol é rico em potencial e pobre em realidade. Na base de uma coisa e de outra, a inevitável gestão de baixa qualidade, frequentemente agravada pela corrupção e sempre, sempre premiada pela impunidade. Péssimos administradores, defenestrados do poder pelo voto popular, são promovidos a cargos de responsabilidades ainda maiores nas esferas do poder executivo. No futebol, gestores, se é que pode-se assim chamá-los, perpetuam-se direta ou indiretamente no comando de instituições gigantes que poderiam ser muito mais do que são. Nos piores casos, são apoiados e ovacionados pelas massas de torcedores e mantidos no poder graças ao apoio de meia dúzia de apaniguados.

Números, como esses e muitos outros, não deformam ou moldam a realidade, apenas registram-na. Quaisquer que sejam as críticas, acreditem, a culpa não será dos números.


compartilhar

56 Comentários para “Valor de Exposição de Mídia: entenda o que é”

Páginas: [3] 2 1 »

  1. 56
    carlos:

    Olá Emerson, tudo bem? faz um bom tempo eu li uma matéria na internet e desde que o Palmeiras fez a parceria com a TRAFFIC percebi que o time e os jogadores do PALMEIRAS e da TRAFFIC tem uma exposição muito garnde na TV BANDEIRANTES(o que ajudaria nesta pesquisa de esposição da marca), tanto é que como são-paulino até deixei de assistir a parte de jornalismo esportivo da band porque realmente não tem nada sobre o são paulo(me parece até mesmo que a emissora boicota o são paulo e tem também aquela denúncia do ano passado que foi feita pela tv bandeirantes contra o são paulo e também insinuações em programas esportivos de que teriam sido os atletas do são paulo quem haviam lançado aquele gaz nos vestiários do palestra)… ai comecei a fuçar na internet e encontrei novamente uma matéria de 2001 onde ficava bem clara a relação da TRAFFIC com a TV BANDEIRANTES… na época parecia meio estremecida mas como a BANDEIRANTES até transmitiu a copa américa e a COPA COMEBOLdepois disso parece que voltaram a parceria, aliaz transmitiram todos os jogos do PALMEIRAS na TAÇA COMEBOL… vc não acha que esta parceria pode estar beneficiando o PALMEIRAS e os JOGADORES DA TRAFFIC já que eles praticamente teem uma emissora que me parece totalmente comprometida em promover a imagem deles? E seria ético jornalistas pautarem suas matérias de acordo com interesses comerciais e não de acordo com o interesse público? Bem que vc poderia escrever algo sobre isso… mas me parece ser uma coisa meio complicada… mas quem sabe né… acho que ninguém vai ver esta mensagem aqui além de vc é claro… mas quem sabe vc não possa reabrir esta questão….
    Vuo enviar este post para sua nova matéria para ver a opnião dos outros frequentadores se vcachar isso inoportuno e fora do assunto não libere…
    tudo de bom
    segue abaixo a matéria

    Fim litigioso de casamento na TV

    Band e Traffic rompem parceria após três anos de contrato porque emissora deve dinheiro à empresa de marketing

    RICARDO CALAZANS E GABRIELA BOEING

    Armando Favaro

    Milton Neves, apresentador do programa Supertécnico, já recebeu proposta da Rede Record

    O casamento de três anos entre a rede de TV Bandeirantes e a empresa de marketing esportivo Traffic tem data marcada para terminar: 31 de dezembro. Como num casamento de aparências, o divórcio vem sendo anunciado como amigável. Nos bastidores da notícia, porém, a briga é feia – motivada, como nas mais clássicas intrigas, por dinheiro.
    Oficialmente, as negociações do distrato entre as empresas ”ocorreram em clima de perfeito entendimento e respeito mútuo, o que deixa abertas as portas para prováveis futuras parcerias entre as duas empresas”, conforme informou nota oficial da emissora distribuída à imprensa. Uma fonte da Traffic, no entanto, garante que, no que depender da empresa do jornalista J.Hawilla, parceria com a Band nunca mais. ”A Bandeirantes deve muito dinheiro à Traffic. O motivo do fim da parceria foi exclusivamente financeiro”, diz a fonte.

    Retorno – Na Bandeirantes também há ressentimento com a empresa de marketing. ”A Band reclama que a Traffic não estaria mais fornecendo boas competições para transmitir”, contou outro interlocutor das ex-parceiras. Em 1999, a Traffic investiu R$ 100 milhões na emissora – mas não teve o retorno esperado. Juca Silveira, diretor de esportes da TV, nega qualquer problema de dinheiro. ”As duas empresas decidiram seguir projetos próprios. A decisão consensual nada tem a ver com questões financeiras”, afirmou.

    Nisso as duas partes concordam. ”A Traffic, a partir de agora, prefere investir na sua própria produtora. A tendência é que todos os programas produzidos pela Traffic para a Band saiam da programação da emissora”, disse Mário Marinho, assessor da empresa de marketing. A jóia da coroa é o Supertécnico, programa de debates apresentado pelo jornalista Milton Neves, que já recebeu proposta da Rede Record.

    A mesa redonda dominical é um dos carros-chefe da programação esportiva da Band, que chega a alcançar picos de audiência de 12 pontos, quando a média da emissora, em programas como o Superpositivo (estrelado pela dançarina Feiticeira), é de apenas 2 pontos. ”Meu contrato segue firme até dezembro e a Band quer que eu continue. Mas não tenho pressa para decidir nada. Recebi uma proposta da Record e estou estudando com carinho”, confirmou Milton Neves.

    Mercosul – A declaração do jornalista combina perfeitamente com as intenções da Traffic. Programas como Gol, o grande momento do esporte e até mesmo os jogos da Copa Mercosul – que não deve ter participação dos clubes brasileiros no próximo ano, por imposição da Rede Globo, que quer ver o caminho livre para o Campeonato Brasileiro – devem migrar para outras emissoras.

    Para combater este êxodo, a Bandeirantes anunciou a criação do Bandsports, canal de TV paga que pretende recuperar, para a emissora, o título de ”o canal do esporte”, usado a partir dos anos 80. A emissora apostará mais uma vez em esportes alternativos, como vôlei, boxe ou sinuca (ícones de sua grade no passado) e garante que o locutor Luciano do Valle, outro nome de peso de seu departamento esportivo, tem contrato em vigor até 2004. ”Nossa filosofia continua sendo apoiar o esporte brasileiro, incentivando novas modalidades e apostando no surgimento de novos ídolos. A chegada do Bandsports abre novas oportunidades para mostrarmos como está crescendo o esporte por todo o país”, defendeu Luciano.

    Tábua de salvação

    Traffic investiu pesado na Band

    Quando a Traffic, empresa de marketing esportivo de J. Hawilla com mais de 20 anos de atuação, ofereceu parceria à TV Bandeirantes, a emissora encontrou na proposta a tábua de salvação do departamento de esportes, que passava por um período de crise financeira e – especulavam na época – podia, inclusive, ser extinto.
    Só no primeiro ano de parceria, em 1999, a Traffic investiu US$ 100 milhões na programação esportiva da Bandeirantes. A empresa comprou o horário do programa Show do Esporte, remodelando a programação aos domingos entre 11h e 20h, contratando ainda cerca de 100 profissionais, entre eles famosos como Fernando Vanucci (ex-Globo), Sabrina (ex-MTV), Hortência e Milton Neves. A primeira transmissão do programa reformulado pela Traffic fez sucesso: média de audiência com seis pontos e picos de 12.

    Além de um investidor, a Bandeirantes, que passou a década de 80 dedicada à transmissão de competições de sinuca e futebol master, passou a ter o privilégio de ter como parceiro a empresa responsável pela organização e exploração de eventos como Copa América, Eliminatórias da Copa do Mundo, Taça Libertadores e Copa Mercosul.

    A Traffic tem direito à exploração publicitária das competições, o que no caso da Copa América, por exemplo, inclui a venda de transmissão para 160 países. No Mundial de Clubes da Fifa, em janeiro do ano passado, a Bandeirantes teve exclusividade nas transmissões dos jogos. Com o sucesso de audiência, a Globo chegou a tentar negociar a transmissão da partida final, entre Vasco e Corinthians, mas a Traffic descartou, alegando que ceder iria contra o compromisso com os patrocinadores.

    Em dezembro de 2000, J. Hawilla foi chamado à CPI do Futebol no Senado, para explicar os contratos milionários fechados com a CBF, parceira da empresa desde 1989 (a Traffic foi intermediária das negociações entre CBF e Nike e recebeu uma comissão de US$ 10 milhões pelo contrato).

    Outra dúvida dos senadores era sobre a declaração do Imposto de Renda da Traffic relativa ao ano de 1999. Durante o depoimento na CPI, Hawilla não convenceu os senadores sobre a sua movimentação financeira. A comissão recebida pelo acordo entre o Fundo HTMF e o Corinthians e a realização de inúmeras competições, em 1999, não evitaram um prejuízo anual de R$ 18 milhões. ”Isso se deve ao investimento feito na programação esportiva da TV Bandeirantes”, foi a justificativa de Hawilla à CPI.

  2. 55
    mauricio:

    Caro Emerson

    Muito interessante teus comentarios.
    Gostaria de saber se essa pesquisa da Informidia esta disponivel e como posso te-la.
    Um grande abraco
    Mauricio

    Mauricio, esses levantamentos da Informídia são feitos para clientes e quando liberados o são apenas em parte. Uma pena, pois é mesmo muito interessante.
    EG

  3. 54
    Maurício Pena:

    Essa DISTORÇÃO na pesquisa se deve ao fato de, entre as TVs abertas a saber Rede TV, SBT, Bandeirantes, Record, serem todas PAULISTAS e a gente sabe muito bem quanto existe de BAIRRISMO na programação dessas “EMISSORAS”. A própria Rede Gobo tem um programa esportivo SOMENTE VOLTADO PARA O PÚBLICO PAULISTA, ou seja, O Globo Esporte SP. Aqui no Rio tem jornal dedicando PÁGINA INTEIRA a times de São Paulo, o que é um absurdo.

    Quanto ao fato do Flamengo, ele não tem GRANDE TORCIDA apenas nas Regiões Norte e Nordeste além do Rio de Janeiro, não. Ele tem GRANDE TORCIDA também na Região Centro-Oeste (vide jogo contra o Ivinhema) e em BRASÍLIA, além de bom percentual também nos estados do Sul.

    Quanto a essa coisa de dizer que o SANTOS possui mais “BONS CONSUMIDORES” por estar concentrada em São Paulo é ALTAMENTE DISCUTÍVEL. O Flamengo tem mutio mais torcedores nas CAPITAIS dos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste além do Rio de Janeiro, torcedores esses que também tem ALTO PODER DE CONSUMO, principalmente, por estarem nas capitais desses estados.

    Quanto à concentração de renda no Brasil, o que acontece não são DISPARIDADES REGIONAIS e sim disparidades ESTADUAIS onde existe um estado que SUGA toda a economia nacional, que é o Estado de São Paulo, e os outros estado. Bom exemplo desse “TRATAMENTO DIFERENCIADO’ foi a compra do Nossa Caixa pelo Banco do Brasil, para injetar MUITOS MILHÕES DE REAIS nos cofres JÁ ABASTADOS COFRES do Governo de São Paulo. São Paulo é um estado PREDADOR na economia nacional, ele SUGA sem DÓ NEM PIEDADE, a economia dos outros estados causando um IMENSO ABISMO, principalmente nos estados de economias MAIS FRÁGEIS.

    Quanto ao patrocínio em si, as empresas patrocinadoras, fora as estatais, todas tem sede em SP e por isso favorecemos clubes PAULISTAS. O futebol paulista assim como os jogadores nascidos em SP, nunca despertaram grande interesse no restante do país, com esceção de Rivelino. Os grandes jogadores produzidos no Brasil ou nasceram e Minas Gerais (que gerou o maior deles, o Rei Pelé) ou o estado do Rio de Janeiro, vide o exemplo do Gornaldo, do Marcelinho Carioca, de Domingos da Gui, do Gérson, do Adriano todos fazendo ENORME SUCESSO no futebol paulista aque não consegue produzir CRAQUES DE PONTA.

    Quanto à CORRUPÇÃO nem é preciso se falar. Obra do TRT, obras do Maluf, do Pitta, do próprio PT já nos dão um pouco do que acontece.

    Quanto à CRIMINALIDADE, tenho uma TESE que é BASEADA em fatos que ACHO bastante relevantes e INQUESTIONÁVEIS que me levam a crer que SÃO PAULO é a SEDE DO CRIME ORGANIZADO NO BRASIL.

    Senão vejamos:

    Os grandes criminosos e traficantes INTERNACIONAIS, moram em SP, haja vista o Abadia. É muito mais fácil passar DESPERCEBIDO num lugar que tem 14 MILHÕES de habitantes (caso da capital) ou 32 milhões (caso do estado) do que em outros lugares;

    A máfia italiana no Brasil, tem sede em SP, assim como amáfia chinesa;

    Em São Paulo, o tráfico assim como a criminalidade em geral, obedece a UM SÓ COMANDO que é o PCC, onde existe até conta bancária para a contribuição da BANDIDAGEM, o que o torna MUITO PODEROSO;

    O PCC movimenta o MAIOR COMÉRCIO DE DROGAS DO BRASIL já que, PROPORCIONALMENTE, São Paulo tem um PÚBLICO CONSUMIDOR MUITO MAIOR que nos outros estados por ter uma população MUITO MAIOR. Ficou bem PATENTE todo o seu PODER DE FOGO, quando dos atentados do PCC em São Paulo.

    Assim sendo e se analisando os fatos, fica FÁCIL COMPREENDER esse tipo de pesquisa, que provavelmente também é de uma EMPRESA PAULISTA. hehehehehehe


    O Ministério da Saúde adverte: teorias conspiratórias em excesso provocam a degenerescência dos neurônios.
    EG

  4. 53
    Poquiviqui:

    Apesar dos excessos, o comentario do Maurício Pena traz uma grande verdade, EG, que muita gente (muita mesmo, quase unanimidade) não nota: a torcida do Flamengo não se concentra no Nordeste. Claro que o erro vem daqueles mitos que se criam, e acabam se tornando sólidas verdade. Eu digo isso porque ele citou o Centro-oeste, e na minha humilde opinião, é (juntamente com o Norte e claro,Nordeste) onde realmente se concentra a torcida rubro-negra. Digo isso baseada numa pesquisa da Placar onde mostrava o ranking por regioes (antiga, da decada passada, cujo link ficarei devendo), nao achei. E baseado sobretudo na experiencia in loco de andanças por la, minha terra, onde morei muito tempo.
    Observa-se o fanatismo que se concentra por lá. Diferentemente do Nordeste, onde em muitos estados o Flamengo não é o primeiro time, e sim o 2º ou 3º maior torcida, mais ainda assim o primeiro no ranking dos times de fora do Estado. Coisa que não acontece em MT por exemplo, onde o futebol hoje é inexpressivo, quase amador, e assim, os times alienígenas ganham torcedores, e não simpatizantes. Isso se observa vendo jogos como o do Ivinhema (MS), quando joga em Brasilia (onde é a maior torcida), ou no treino um dia antes do jogo contra o Ipiranga pela Copa do Brasil (Norte), onde houve quase lotação do estádio.
    Claro, são projeções. Algumas vagas. Com mais propriedade, posso afirmar mesmo de MT. Puxando pela minha memória sobre as pesquisas específicas da região, e observações de quem lá viveu, a torcida rubro negra chega a ter quase o dobro de torcedores do segundo colacado no ranking da capital, curiosamente, o São Paulo, e não o Corinthians.
    Isso nada muda o seu raciocínio e bela pesquisa sobre exposição na mídia, mas ainda assim , spero ser informações úteis, se não como fonte segura, pelo menos para reflexão para tentarmos abandonar algumas idéias pré concebidas do futebol.
    Abraços!

    De fato, há muito mito nesse assunto, como, por exemplo, a suposta pobreza da torcida, tema que já abordei inúmeras vezes aqui, principalmente em respostas a comentários.
    A torcida do Flamengo é bem espalhada pelo Brasil, exceção feita ao Rio Grande do Sul e, percentualmente, a SP, onde apesar de percentualmente pequena tem um bom número de torcedores. Afinal, qualquer x% de mais ou menos 28 a 30 milhões de torcedores é algo digno de nota.
    No MT em particular, atrevo-me a dizer que a realidade vem mudando bastante. O estado tem uma boa diversidade de clubes, entre eles o Inter e o Grêmio, além dos clubes de SP e Rio.
    O que ocorre é que, em termos percentuais, o CRF tem grande presença em estados do Norte, sobretudo, e isso ajuda a criar esse mito.
    EG

  5. 52
    Luis:

    Acho que esse cidadão tem uma tremenda dor de cotovelo de São Paulo, nos não temos culpa do Rio estar falido e ele fala da corrupção em São Paulo mas esquece que o PAN foi uma vergonha tudo inacabado e ainda pensam em sediar uma Olimpiadas, estão de brincadeira. Eu como contribuinte fico revoltado com esses patrocinios a equipes falidas que não pagam ninguem.

  6. 51
    Marcio Battaglia:

    Respondendo ao Vinicius Paiva, sobre os dados dos ranking de PIB dos municipios, que informei…..

    Está errado eu dizer que o total do Pib de cidades do interior do estado de SP como Barueri, Guarulhos, São Bernardo e Campinas ter um Pib maior que as capitais Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba?

    Resp: Dados estão certos, confere a análise.

    Está errado eu dizer que o Pib de Goytacazes e Duque de Caxias do estado do RJ vem do petróleo e que 80% da receita vai pra União Federal? Dados de pib bruto destas cidades não condiz com o pib da cidade.

    Resp: Sim o Pib de Goytacazes e Duque de Caxias não condiz com o pib da cidade, a União tinha que jogar esse valor nos municipios, já que o total dos municipios tem que ser o total da União.

    Vinicius Paiva | ter, 24/03/09 | 11:15 Endosso o comentário do “valmir” – seg, 23/03/09 | 19:14 , bem como o meu próprio, no dia 23/03, às 11:28. O comentário do senhor “Marcio Battaglia” deveria ser excluído, ou ao menos deixado claro que ele manipulou os dados do PIB brasileiro, excluindo descaradamente as cidades fluminenses do ranking – como forma de diminuir o poderio econômico do estado (queira ou não, o segundo mais rico do Brasil). Desculpa insistir nisso, Emerson, você sabe o quanto eu te admiro e vivo te mandando e-mails… mas é que eu fico p…. com manipulação de informações.

  7. 50
    VASCÃO ES:

    ENTRE AS CAPITAIS, VITÓRIA (ES) TEM O MAIOR PIB PER CAPITA DO PAÍS. O ESPÍRITO SANTO PODE ATÉ TER UMA POUPULAÇÃO PEQUENA (3,5 MILHÕES), MAS É A OITAVA ECONOMIA DO BRASIL, E MESMO ASSIM NÃO ESTAMOS NESSE LEVANTAMENTO. ESSA PESQUISA É FURADA, ELA CONCENTRA MUITO EM SÃO PAULO. OS TIMES DO RIO QUE TEM TORCIDA ESPALHADA POR TODO O PAÍS ACABAM PERDENDO. SÓ ISSO PODE EXPLICAR A BIZARRICE DO VASCO ESTAR ATRÁS DO SANTOS.

    VASCÃO ATÉ MORRER

  8. 49
    Vinicius Paiva:

    Endosso o comentário do “valmir” – seg, 23/03/09 | 19:14 , bem como o meu próprio, no dia 23/03, às 11:28. O comentário do senhor “Marcio Battaglia” deveria ser excluído, ou ao menos deixado claro que ele manipulou os dados do PIB brasileiro, excluindo descaradamente as cidades fluminenses do ranking – como forma de diminuir o poderio econômico do estado (queira ou não, o segundo mais rico do Brasil). Desculpa insistir nisso, Emerson, você sabe o quanto eu te admiro e vivo te mandando e-mails… mas é que eu fico p…. com manipulação de informações.

  9. 48
    Fernando Aguiar:

    Prezados Emerson Emerson Gonçalves e Maurício Pena:

    Acredito que a idéia aqui seja discutir as relações do futebol e suas vertentes.

    Fatores como ocupação ilegal de morro, criminalidade, mortes, facções criminais organizadíssimas, PIB, entre muitas outras coisas que li abaixo, diariamente eu assisto, leio e me informo sobre tal.

    A questão aqui deveria ser puramente futebolística, senão passaria horas aqui dizendo da falta de organização de alguns presidentes de clubes cariocas que vem a publico decretar a falência do clube, desestruturar todo um elenco, etc…mas qual foi a última vez que ouviram algo parecido com o campeonato paulista?

    Não nos restam duvidas de que o estado de São Paulo tem uma infra-estrtura mais bem dirigida para organizar nosso estadual, e olha que ainda vemos inúmeras coisas erradas.

    Em suma diria aqui que o reflexo do valor na mídia de cada clube deve-se aos fatos relacionados pelo EG. Se foi feito por uma empresa paulista ou não não vem ao caso. Somos Brasileiros e devemos lutar juntos para o constante crescimento do nosso futebol, que mesmo com muita palhaçada a flor d’agua, somos Penta Mundiais.

    Esse bairrismo barato entre SP e RJ me irrita tanto, que paro e penso o que faz o caro leitor Maurício Pena explanar aqui os defeitos da outra cidade que não a sua. Seria mais fácil enxergar um cisco no olho do vizinho do que um poste em sua sala de estar?

    Grande Abraço

    Fernando Aguiar

  10. 47
    Wagner Gomes:

    Acho engraçado a revolta dos cariocas e dos corintianos com o resultado desta pesquisa.

    Os clubes do RJ nunca tiveram uma gestão melhor que o dos clubes de SP. Isso levando em consideração que os clubes paulistas estão anos luz atrás dos europeus em futebol business.

    Já os corintianos vivem absortos em um mundo só deles, em que só tem um time e que os noticiários só dão notícias deles ou contra eles. Surpreendem-se quando surgem pesquisas como estas. Não me surpreende, já que o nível cultural da maioria corintiana é compatível com os programas popularescos que promovem o espírito de “loucos”.

    Acreditar ou não na pesquisa nem adianta muito. Mas certamente é uma informação poderosa para os clubes que buscarão patrocínios ou reajustes no futuro.

  11. 46
    juca bala:

    EG,

    Não há mesmo como comparar as torcidas de Santos e Flamengo.

    Dizia meu velho e bom pai, que o predomínio de torcedores por times cariocas no NE, NO, MG e SC se devia à antiga rádio Nacional, que fazia o papel da TV Globo na primeira metade do século passado.

    Percebo, pela quantidade de pessoas circulando pelas cidades destes estados/regiões com camisas de times de São Paulo, uma tendência de diminuir essa “supremacia”. Provavelmente isto se deva a melhor campanha dos paulistas nas últimas duas décadas, principalmente na atual.

    Quanto a torcida do Santos, ainda me surpreende o descaso como o clube é tratado pela TV aberta. O Santos, segundo Data-Folha (2008) têm 5% da população paulistana. O Palmeiras 13%. Não sei se a pesquisa abrangeu a Grande SP, já que há grande concentração de Santistas no ABCD. De qualquer modo, em 19.000.000 de habitantes (Grande SP), 5% significa quase 1.000.000 e 13% 2.500.000 pessoas. Claro que nem todos torcem. Porém, percebe-se que a torcida do Santos não é restrita à Baixada ou ao interior (no Estado a diferencça Palmeiras-Santos diminui para 13% e 7% respectivamente, ou seja menos que o dobro).

    Mas voltando a Grande SP, para cada santista há apenas 2,5 palmeirenses (no Estado 1 pra 1,9). Pergunto: qual a frequência de jogos do Santos transmitidos na TV aberta? não tenho o dado, mas com certeza é muito superior a esta diferença, coisa de cada 5-10 jogos do Palmeiras, pra 1 do Santos. Ainda bem que tenho TV paga!!

    Os jornais impressos sim, dividem o espaço com menos isenção.

    Sei que o tema não era exatamente este, mas não custa gritar um pouquinho.

    Abraço


    Juca, as comparações que faço entre as torcidas dos dois clubes são justamente para destacar a discrepância de tamanho entre elas e a dispersão geográfica acentuada de uma e concentrada de outra.

    A pesquisa que você cita – comentada no “velho” OCE em 30 de setembro de 2008 – cobre apenas a cidade de São Paulo, especificamente.
    Nela, o Palmeiras aparece com 14,2% dos torcedores e o Santos com 5,9%.

    Há muitos comentários estranhando a baixa participação do Flamengo e a alta participação santista. A explicação é lógica e simples: o levantamento da Informídia é feito em apenas 4 cidades.

    EG

  12. 45
    Clube Nautico Capibaribe - CNC - 1901:

    Tem gente querendo utilizar as apostas(apostadores) de time-mania como compaativo de numero de torcida ou poder de compra?
    Para mim apenas demostra quem gosta mais de apostar,jogar dinheiro em apostas… ou vao querer dizer que a torcida do Treze de campina grande e’ maior que a do Nautico, que a torcida do ABC e’ maior que a do Nautico, que elas tem maior poder aquisitivo? se for ver o ranking de apostas da time-mania, a ordem com o tamanho de torcida e’ diferente.

    Como eu disse em um comentário, a Timemania só serve para determinar quanto cada clube irá receber em 2010. O perfil do apostador é diferente do perfil do torcedor, embora ambos tenham alguns pontos em comum.
    E por falar em Timemania, o trabalho do pessoal do Treze foi excelente, brilhante mesmo, além de simples, aumentando a participação do Treze no bolo futuro.
    EG

  13. 44
    Clube Nautico Capibaribe - CNC - 1901:

    Fato curioso que vem a ratificar o que acontece com o Santos em SP e’ o Nautico em Pernambuco, apesar de ter uma torcida menor que exporti rcife e santa cruz, a distribuicao na midia e’ equivalente, pois a torcida do Nautico tem o mais alto poder de compra do estado, ividiria-mos assim as torcidas em PE: a,b (Nautico) b,c (exporti) c,d (santa cruz). Realmente a midia olha muito para o poder aquisitivo dos consumidores, nao poderia ser diferente.
    .
    .
    PS.: e o companheiro que disse que o flamengo tem muita torcida nas capitais esta muito enganado, fato e’ que quanto mais se afasta das capitais a torcida do flamengo cresce, quanto mais se aproxima, diminui em adeptos, esta claro em todas as pesquisas, claro, exceto RJ. Dados tambem muito validos para o poder de compra da torcida, que devem ser bem inferior(em seu total) aos clubes de Sao Paulo.
    .
    .
    .
    So’ fico decepcionado com essa centralizacao sem fim, seja economica, social, de midia, etc..etc…etc… Nao ha um Brasil, existem dois Brasis…

    Jarbas Alves da Silva Junior

  14. 43
    Paulo Antonio:

    Emerson as vezes acho que as pessoas não querem saber a verdade e sim querem fazer uma que agrade-as, eu sempre brinco dizendo que nunca minto, só invento umas verdades, hoje vendo esta situação acredito que isto virou “verdade” mesmo. Claro que todo mundo gostaria de ver seu clube como o maior em tudo, isso é muito gratificante para qualquer torcedor, inclusive o torcedor de clubes não tão acostumados a decidir títulos, mas a maioria de nós torcedores achamos que o nosso sempre é o melhor, sem essa né, não tem como um clube ser melhor em tudo por muito tempo esta ai a história para não me deixar mentir, o Santos foi uma potencia no futebol brasileiro na época de Pelé, o Flamengo e por ai vai se não ficaria a noite inteira lembrando e escrevendo neste ótimo OCE, então precisamos aceitar algumas coisas que são claras e outras nem tanto, mas que nos mostram algumas realidades embora claro que isso pode ser visto de vários ângulos e não vai acabar com o nosso clube o outro qualquer o ideal seria que o próprio aproveitasse a informação e tirasse dela o maior proveito possível tanto em marketing como no futebol propriamente dito.

  15. 42
    valmir:

    emerson gonçalves, acho que o comentário que o marcio battaglia fez e incluiu o ranking por pib e que você agradece e elogia, deveria ser deletado porque não diz a verdade.

  16. 41
    Eduardo:

    O Vasco anunciou o pagamento do mês de fevereiro , que venceu no dia 5 de março , aos jogadores e membros da comissão técnica , além do mês de janeiro a todos os funcionários do clube, que deverão receber o mês de fevereiro ainda essa semana , num esforço dos sócios mais abastados. Vamos explicar como as coisas ocorreram.

    O Vasco usou as 4 cotas inicais da Champs , totalizando R$ 2.2 milhões , para pagar os R$ 2.5 milhões equivalente aos dois meses. Os meses de março e abril , ainda referentes ao carioca , serão pagos com o restante da cota referente ao carioca de 2009. Explico. Até 2008 , o Vasco recebia R$ 5 milhões pelo carioca , valores esses já integralmente adiantados pelo Eurico ano passado. Com o novo contrato , a cota do Vasco passou para R$ 7.5 milhões , restando ainda R$ 2.5 milhões , que serão pagos em duas cotas , no começo de abril e de maio. É bom lembrar que o campeão carioca leva , em média , R$ 4 milhões , entre premiação pelo título , pelo título do turno e pela participação nas rendas das partidas finais.

    Para a série B , o clube começará ainda com oito cotas da Champs a receber , dando R$ 550 mil / mês. Ao que tudo indica , o Vasco receberá mesmo R$ 3 milhões da FBA , mesma quantia paga ao Corinthians , em oito parcelas de R$ 375 mil. Pela cota de TV a ser pago pelo clube dos 13 , o Vasco ainda terá direito a receber R$ 4 milhões , também em oito parcelas de R$ 500 mil. A cota nornal do brasileirão seria de R$ 28 milhões; R$ 10 milhões já foram adiantadas pelo Eurico e , como há uma queda de 50%, ainda sobram os 4 milhões. Isso já garante quase R$ 1.5 milhões /mês.

    Tudo isso é ainda sem os patrocinios. As negociações com a Habib´s evoluiram e poderemos ter uma bela surpresa , com valores próximos a R$ 1.5 milhão / ano , em 12 parcelas de R$ 125 mil / mês. Mas ainda fica faltando o patrocinador master , que caminha para ser a Volks , por R$ 7 milhões até dezembro , em oito parcelas de R$ 875 mil / mês. Tudo isso poderá dar ao clube R$ 2.5 milhões / mês , sem contar com rendas , a segunda parcela do Philipe Coutinho , em agosto , que renderá R$ 3.5 milhões e uma possivel venda do Morais ao fundo que está injetando dinheiro no Botafogo.

    Acho que o mais importante nisso é que o clube está vivendo 2009 com os recursos de 2009 !!!!

  17. 40
    Michel:

    Isso eh uma VERGONHA!!!! Globo e Band q estao transmitindo as partidas de futebol hj em dia, a globo só fala do Rio, e a band só de SP. Veja por Exemplo 2005 quando o Atletico PR chegou na final da libertadores contra SP, uma semana depois ninguem mais falava no Atletico, e em 2008 quando fluminense decidiu o titulo um mes depois a globo ainda falava em fluminense q tinha decidido a libertadores…Outra quando q vao dar valor pro futebol dos outros estados, por exe. quando tem classico Cruzeiro x Atletico , Inter x Gremio , Atletico PR x Coritiba, Sport x Nautico no brasileirao por q eles nao transmitem ao vivo…eh sempre Flamengo x Fluminense, SP x Corinthians, jah estamos cansados de ver essas porcarias de jogos, tah na hora de fazer q nem o futebol europeu, q nem a Liga dos Campeoes mesmo, numa semana passou Manchester x Internazionale e na outra Real x Liverpool, Lah nao tem esses eixos no futebol aonde privilegiam certas equipes!!!!

  18. 39
    Maurício Pena:

    EMERSON,

    Espero que, pelo menos você, entenda que esse meu “DESABAFO” é contra uma estrutura que eu acho predatória e que precisa ser REVISTA.

    Não tenho nada contra o povo PAULISTA e PAULISTANO, muito menos contra você que me parece ser um ótimo sujeito e pessoa daquelas que dá vontade da gente ficar horas trocando idéias. Agradeço a liberação dos meus comentários, por vezes (quase sempre hehehe) muito ENFÁTICOS.

    Um de meus melhores amigos (já falecido) era de Marília, interior paulista.

    Espero não ter OFENDIDO NINGUÉM com as minhas colocações, mas são aquilo que penso.

    Abç.

    Bom, Maurício, tuas opiniões a respeito de SP não são exageradas, elas são equivocadas.
    O processo de desenvolvimento do Brasil foi todo atrapalhado, destrambelhado, mesmo, e as elites dirigentes fizeram o que bem entenderam o tempo todo. Mas isso é tema pra outro local e hora.

    Fui criado em Marília parte de minha infância, numa fazenda, onde morava com meus avós.
    O MAC mora no meu coração.

    EG

  19. 38
    Maurício Pena:

    O Ministério da Saúde adverte AINDA : AVERDADE DÓI !!! E dói tanto que BLOQUEIA nossa capacidade mental de discernir o CERTO do ERRADO, o PLAUSÍVEL do INVIÁVEL, nos causando certa PARALISIA mental nos tornando OLIGOFRÊNICOS !!!
    Aprendeu com outro certo blogueiro conhecido, que tudo que se contrapõe a “nossa verdade” faz parte da TEORIA DA CONSPIRAÇÃO ????
    Ao invés dessa CÔMODA COLOCAÇÃO, procure desmentir os fatos que propus. Você vai dizer que faz parte da Teoria da Conspiração o fato das emissoras de TV aberta Rede TV, SBT, Bandeirantes e Record, serem de São Paulo e só divulgarem o futebol daí ??? E da Globo produzir um GE só para São Paulo? E sobre a TESE de que São Paulo é a SEDE DO CRIME ORGANIZADO NO BRASIL ? Os tópicos que coloquei sobre o CRIME são MENTIROSOS ??? Se forem, DESMINTA-OS.
    Quanto ao fato de eu ter dito que São Paulo é um estado economicamente PREDADOR, vou dar DOIS exemplos, bem simples:
    Há meses atrás, comprei um computador da HP e um celular MOTOROLA que deram defeito AINDA NA GARANTIA. Procurei uma AUTORIZADA no Rio de Janeiro e, PASMEM, soube que NÃO HAVIA, só havia 3 postos de coleta que enviariam os aparelhos (cada posto em um lugar) para serem consertados em São Paulo. Quer dizer que eu, CONSUMIDOR CARIOCA, compro dois aparelhos cujos FABRICANTES simplesmente não geram UM SÓ EMPREGO no meu estado ??? Nem só de ASSISTÊNCIA TÉCNICA ??? Dá pra entender AGORA ??? Pra não acharem que em SP a assistência técnica é mais competente, devo dizer que, depois de ficar 21 dias sem computador, o mesmo voltou com O MESMO DEFEITO, tendo que RETORNAR. Fiquei, ao todo, 51 dias SEM COMPUTADOR e vinte e tantos dias sem celular !!! Acredito que isso aconteça em VÁRIOS ESTADOS DO BRASIL. Dá pra entender, AÍLTON ????
    Isso também faz parte da TEORIA DA CONSPIRAÇÃO ?? Então desmintam, por favor !
    E vocês acham o quê ??? Que São Paulo é esse OÁSIS de VIGOR ECONÔMICO no meio de tanta miséria, por quê ? Porque paulista trabalha mais que os outros? Isso é fruto de muito CONCHAVO POLÍTICO, fiquem sabendo.

    Aliás, esqueci de citar, viu AÍLTON, que o Paraná também tem produzido craques de EXCELENTE nível como Nilmar, Keirrison, Pato e outros.
    Sobre o VIGOR do Campeonato Carioca, os números não mentem: público de Corinthians X Santos – 33.000 pagantes. De Vasco X Flamengo – 69.000 pagantes. Cadê o Gordômeno, fenômeno de Mídia? Cadê o Neymar, outro craque paulista fabricado pela mídia ao melhor estilo Robinho???
    Qual foi o Blog que ganhou o PRÊMIO IBEST DE 2008??? Foi o URUBLOG do Flamengo !!! É o blog sobre futebol MAIS ACESSADO na globoesporte.com !!!

    A FORÇA DE UMA TORCIDA: Há alguns meses atrás comprei pros meus filhos o último número do ATLAS DA NATIONAL GEOGRAPHIC 2007 na banca de jornal. Foram 26 números de uma excelente publicação que, em seu número 13 – BRASIL EM IMAGENS, páginas 76/77, apresenta em quase duas páginas e com foto de FELIPE GOIFMAN|1992, a TORCIDA DO FLAMENGO com a seguinte legenda – “À DIREITA – A coreografia rubro-negra da torcida do Flamengo, a maior do país, na arquibancada do Maracanã: dois gigantes.”
    PUBLICAÇÃO DA NATIONAL GEOGRAPHIC, é mole ou quer mais ?????

  20. 37
    Gerson:

    SÃO PAULO FC – TRI-HEXA Único, o choro é livre…

Páginas: [3] 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade