Caçadores de patrocínio na Petrobras

qui, 05/03/09
por Emerson Gonçalves |

  • Sharebar



Há pouco mais de um mês, mais precisamente em 22 de janeiro, este Olhar Crônico Esportivo trouxe o post “United, o outro Manchester, procura patrocinador“. O destaque era a verdadeira caçada empreendida pelos executivos do ManUn por terras asiáticas, tendo como alvo o megaconglomerado Sahara Group, da Índia.

O texto destacava que os países do BRIC – Brasil, Rússia, Índia, China – ganhavam destaque no cenário internacional, talvez por estarem as economias do Primeiro Mundo cansadas, precisando de sangue novo. Nada mais interessante, portanto, que buscar patrocínio onde a economia está viva, pulsante, em expansão.

A frase final do post foi “É a crise levando à quebra de tradições e à busca de novos cofres pagadores.


Nunca imaginei que essa frase pudesse ser tão verdadeira como agora, lendo a nota oficial da Petrobras, cujo primeiro parágrafo é reproduzido abaixo:

“Um encontro entre representantes do clube inglês Manchester United e da Petrobras está previsto para março. Na pauta estará o trabalho de marketing esportivo realizado pela maior equipe de futebol do mundo. O Manchester United realizou uma pesquisa com empresas de todo o mundo a fim de selecionar possíveis patrocinadores. Entre as companhias que interessaram ao clube está a Petrobras.”

Portanto, depois de dois grupos indianos e mais a Saudi Telecom, a Petrobras virou a bola da vez, numa demonstração inequívoca das dificuldades por que passa a Europa, tanto Ocidental como Central e Oriental, e a América do Norte.

Posso estar enganado, mas essa aproximação, ainda mais partindo da instituição européia, é inédita.

Bem ou mal, o Manchester United é hoje um verdadeiro ícone do primeiro mundo do futebol, por seu faturamento, pelo padrão da equipe, pelo patrimônio, pelas conquistas dos últimos anos.

A Petrobras por outro lado, por maior que seja, continua sendo uma empresa de um país que ainda é periférico no sistema econômico mundial, independentemente do charme sutil do BRIC. Sintomático, nesse sentido, foi o fechamento das torneiras do crédito para a empresa, tão logo a crise mostrou suas garras, mas muito antes de mostrar seus dentes, como agora. Naquele momento, o governo federal precisou armar um verdadeiro esquema de salvamento para que a empresa desse conta de seus compromissos correntes. Mais de um bilhão de dólares rolaram de imediato dos cofres de Brasília para o caixa da Petrobras, logo seguido por mais reais para serem transformados em dólares e euros.

O mercado, portanto, não está nada fácil, mesmo para os ícones de sucesso, como demonstra essa verdadeira caça por um patrocinador, já distante dos nomes tradicionais.

Fico com uma dúvida: qual o sentido da empresa disparar essa informação sobre um mero encontro numa nota oficial?

Logo a Petrobras, tão econômica em notas oficiais a respeito de seus patrocínios… Normalmente, reuniões desse tipo são tratadas de forma sigilosa pelas partes envolvidas. Eis algo para pensar.


Há sentido nesse possível patrocínio? E Ronaldo, enfim, estreia


Creio que não.

Vejo muito sentido na presença da PET na Formula 1, assim como na camisa do River Plate, mas não enxergo uma razão de mercado plausível para  patrocinar o Manchester United.

Primeiro, porque é uma empresa de poucos clientes internacionais, não tendo postos de venda para o consumidor comum em países onde a presença do time inglês é forte.

Segundo, pelo custo da operação. Hoje, em sua reta final de contrato, a AIG paga 20 milhões de dólares anuais, enquanto a Petrobras suou em bicas e fez um carnaval enorme para acertar a renovação com o Flamengo por menos de 7 milhões de dólares, reduzindo o valor que já pagara em 2008.


Realmente, essa temporada está muito interessante para o marketing.


Falando nisso, a TV mostra os primeiros minutos de Ronaldo jogando pelo Corinthians. Troco o jogo do Cruzeiro pela Libertadores pelo jogo da Copa do Brasil.

Sua estréia acabou por acontecer em Itumbiara – da qual estou, hoje e por coincidência, bastante perto, em Uberlândia – no jogo de ida pela Copa do Brasil. A partida está perto do final e o time de São Paulo vence por 2×0, eliminando o segundo jogo. Um golpe duro nas pretensões do Itumbiara, caso o resultado permaneça assim por mais sete ou oito minutos.

Com isso, a presença de Ronaldo contra o Palmeiras passa a ser uma certeza, fazendo do Derby de domingo o jogo mais interessante desse começo de ano.

Enquanto tudo isso acontece, ficaremos aguardando pelo encontro PET/ManUn. Quem sabe dá zebra e o time de Sir Ferguson e Cristiano Ronaldo passa a ter patrocínio tupiniquim?

Com certeza teríamos Anderson ciceroneando Rooney pelo Corcovado, em véspera de jogo amistoso no Maracanã. Do jeito que andam as coisas não duvido de mais nada.




E deu para ver que Ronaldo terá que treinar muito ainda, mas vai jogar domingo.

Como Andrés Sanches disse que fechou um patrocínio específico para o Derby, sorte de quem assinou o acordo de patrocínio, pois o jogo, certamente, deverá bater recordes de audiência.

O nome do patrocinador?

Mistério e surpresa para a última hora.

Tática boba de quem patrocina, pois o certo seria começar a ganhar espaço na mídia desde já, garantindo o máximo de impacto e exposição da marca, inclusive com uniformes de treino já com o novo patrocinador, mesmo que para um só jogo.


compartilhar

29 Comentários para “Caçadores de patrocínio na Petrobras”

Páginas: [2] 1 »

  1. 29
    Carlos Alberto:

    MENGANAQUEUGOSTO

    Vi — incrédulo, sentindo pena e até meio envergonhado — RONALDO FENÔMENO em campo pelo Corínthians… Minha Mãe do Céu!

    Em respeito ao passado (eu disse, PASSADO!) do RONALDO não deveriam permitir uma cena tão indigna como aquela, o RONALDO tá com físico de um ex-jogador, tá imenso e desajeitado, perfil de pelada de domingo. Eu chegava a virar o rosto ou tapar os olhos, com aquele tipo de vergonha que a gente sente vendo uma outra pessoa pagando “mico”.

    Desta vez a mídia foi longe demais, exagerou muito, mas muito, mesmo. A imprensa tá parecendo aqueles camelôs que conseguem vender picolé no Ártico.


    Acho que você exagerou um pouco, Carlos Alberto.
    E o Ronaldo, de qualquer forma, é notícia de destaque em qualquer lugar do mundo.
    Ainda é cedo para uma avaliação mais precisa sobre seu retorno.
    EG

  2. 28
    José Carlos Coelho:

    Emerson,
    Como consumidor não me sinto motivado a consumir produtos divulgados nas camisas dos clubes pelos quais tenho simpatia.
    Como profissional com certa experiência em publicidade e propaganda (já fui dono de uma pequena agência), não colocaria mais de 10% da verba de um cliente nesta mídia, e aqui vai uma pergunta: Já fizeram alguma análise séria sobre a relação custo/benefício deste investimento?
    Fico impressionado quando leio seus comentários e vejo os valores das cifras que vc coloca como pretensão de alguns clubes.
    Não será por isso que é tão difícil para estas agremiações conseguirem patrocínio? será que os números divulgados são reais?
    Vc sabe quanto custa uma cota de patrocínio das tvs com menor audiência como a Band e as tvs a cabo para a cobertura de jogos do campeonato nacional? Não seria melhor negócio para os anunciantes?
    Como moro em um estado em que o mercado publicitário é inexpressivo, fico meio sem noção para analisar estes fatos.
    Gostaria que vc tirasse algumas dessas minhas dúvidas.


    Ainda bem que o torcedor/consumidor comum não pensa como você, José Carlos.
    Hehehehehe…
    O patrocínio de camisa é um importante reforço de marca, disso não tenho a menor dúvida.
    A exposição é elevada junto a porções importantes do mercado consumidor – não por acaso, só aqui, entre nós, temos LG, Samsung e Semp Toshiba entre os grandes patrocinadores, lembrando que a Philips recuou de patrocinar o SP depois de tudo negociado. Todas essas marcas – ops, quis dizer empresas – têm na propaganda e em outras ações e ferramentas de marketing boa parte da razão de ser do sucesso de seus produtos.
    Um ponto importante é a baixa rejeição de torcidas adversárias aos patrocinadores de outros times. Dê uma olhada no “velho” OCE, tem um post a respeito em 01 de outubro de 2008, que também fala sobre lembrança de marcas. Vale a pena:

    https://olharcronicoesportivo.blogspot.com/search?q=mito+rejei%C3%A7%C3%A3o

    EG

  3. 27
    Luiz Otávio Schmidt:

    Com a Petrobrás anunciando lucro de líquido de 33 bilhões de reais, conforme novas regras contábeis brasileiras, quem sabe realmente não sai uma boquinha pro Manchester United!

    É esperar para ver!

    https://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1032423-9356,00-PETROBRAS+ANUNCIA+LUCRO+LIQUIDO+RECORDE+DE+R+BILHOES+EM.html

    :o )

    O único problema é que esse lucro reflete o passado.
    O ano corrente não está nenhuma maravilha.
    EG

  4. 26
    juca bala:

    O Manchester recebia 20 milhoes e o Flamengo 7 milhoes???

    Tem alguma coisa errada….7 milhoes por Obina & Cia???

    Neste raciocinio, se é que não entendi errado:

    Ou 20 milhoes pelo Manchester é um pechincha, ou 7 milhoes para o CRF merece uma CPI.


    Juca, a questão não é que o Flamengo recebe ou recebia muito, mas sim que o valor dos patrocínios brasileiros é muito bom, no caso dos grandes clubes. Faça a mesma conta para os patrocínios do SP e Corinthians durante 2008 e terá os mesmos resultados, se compará-los ao MU ou, ainda “pior”, ao Real Madrid e ao Milan, por exemplo.
    Quanto a uma CPI, nada a ver. Jurídica e legalmente a Petrobrás é uma empresa como qualquer outra no mercado.
    EG

  5. 25
    CARLOS:

    Emerson,certa vez num post sobre as cotas de TV,você me disse que o Corinthians recebeu 50% a menos das cotas por ter caído para serie B(o mesmo que o vasco receberá),mas da uma olhada nesta noticia:

    https://www.netvasco.com.br/news/noticias15/62735.shtml

    Carlos, esse desejo do Roberto é o mesmo que teve o Sanches em 2008.
    O Sanches ficou só no desejo, tal como ficará o Roberto.
    O Corinthians não recebeu nada a mais que os 50% de sua cota original, porque, e é isso que dirigentes teimam em não querer entender, seus direitos de transmissão já estão comprados pela TV e muito bem comprados.
    O Vasco precisa concentrar seus esforços em diversificar as fontes e aumentar as receitas. Felizmente, o time do Dorival (que é caro, mas é bom) dará boas condições para isso.
    EG

  6. 24
    Rogerio Leal:

    Emerson,

    No amistoso com o Estudiantes, o PODEROSO TIMÃO arrecadou R$ 400 mil reais com os patrocínios da Ford, Vivo e Locaweb…

    No Derby de domingo, o Timão arrecadará mais de R$ 550 mil, segundo li na imprensa:
    Peito-Costas: VISA ( R$ 410 mil reais )
    Mangas: Panasonic ( R$ 140 mil reais )
    Calção: Lupo ( ainda não divulgado )

    Claro que 80 % do patrocínio das mangas e calção, vão pra R9…

    Mas, apesar de ainda estar sem patrocinador para a temporada, o Timão já faturou quase R$ 1 milhão de reais com esses “patrocínios de oportunidade”….

    Não se compara ao valor que o Timão já teria arrecadado com o patrocínio fixo, mas também não é um valor a se desprezar….

    Não é nada desprezível, Rogério, pelo contrário.
    Destaquei de forma positiva esse marketing de oportunidade e considero-o plenamente válido e inteligente, seja para o Independiente de Medellin, seja para o Bragantino, seja para o Corinthians.
    Como existe um contrato, o fato de 80% dos patrocínios menores irem para o Ronaldo não tem relevância, é somente obrigação contratual.
    Ao fazer esses contratos o clube adota uma postura realista, na minha opinião bem diferente da postura mantida na questão do patrocínio master.
    EG

  7. 23
    Ricardo Nunes:

    Grande Emerson, esse encontro é meramente protocolar, como informou hoje a coluna do Renato Maurício Prado no Globo. A Petrobras respirou aliviada quando a Honda anunciou a crise. A empresa vai economizar essa grana e nunca pensou em reinvestir em outro patrocínio. Até porque US$ 8 milhões não são nada para o Manchester, que recebia mais de US$ 80 milhões da Emirates.

    Mas também achei estranha (precipitada?) essa nota sobre o encontro com os representantes do clube inglês.

    Um abraço


    Salve, Ricardo, tudo bem?
    Realmente, um encontro com cara de prospecção, mas a nota oficial foi de causar estranheza mesmo, principalmente por se tratar da PET.
    EG

  8. 22
    kater:

    Apoio a Ideia da PETROBAS patrocinar a F1 e o River até porque existem centenas de postos BR na argentina onde a petrobras é só mais uma ao contrario do Brasil onde existe quase um monopoio, só não gosta da ideia da PETROBRAS patrocinar clubes de futebol no Brasil onde ela é forte e não precisa desse tipo me Marketing, acho que seria mas rentavel patrocinar esportes olimpicos como o Volei ou a gianastica que na minha opinião dão mais Marketing que o Flamengo.

  9. 21
    JUNGLE DUARTE:

    Não concordo com o patrocinio da Petrobras para o Manchester, ela deve sim locar êsses recursos para o patrocinio de esportes no ambito nacional, já que ela é 51% estatal, se for para ter dimensão mundial ninguem melhor que a seleção brasileira, mas acho que o Ricardo não vai querer com medo do Lula querer escalar o time, já pensou?

  10. 20
    Biel_SPFC:

    O São Paulo mostrou ontem como se joga a Libertadores. Washigton, o Coraão Valente, matou o jogo com dois golaços, em lindas assistencias de JW e do craque Hernanes! Parabeins e continue assim TRICOLOR!

    Quer dizer que pro corintians arrumar patrocinio precisou colocar o Ronaldo em campo?!! heheheeh

  11. 19
    Filipe:

    Émerson, è verdade que a visa vai patrocinar o corinthians no clássico do fim de semana e que pode prorrogar o patrocinio?:???

    li aqui:
    https://www.clicrbs.com.br/clicesportes/jsp/default.jsp?tab=00003&newsID=a2427883.htm&subTab=00011&uf=1&local=1&l=&template=&section=noticias

    De fato, se verdadeira a informação, o Visa aproveitou a oportunidade – lembra do post “Marketing de Oportunidade”? – e juntou o Derby, Ronaldo e sua nova campanha publicitária.
    Os comentários, agora, dizem que o Carrefour, suposto patrocinador da temporada, não gostou de ficar fora do Derby.
    Com esse acordo com o Visa, o SCCP fez um dinheiro razoável, juntando Ford e Locaweb.

    Por outro lado, a Folha diz que o patrocinador será a Panasonic.
    Saberemos domingo, com certeza.
    EG

  12. 18
    Caio:

    O Carrefour já não patrocinou o Corinthians??

    20 milhões?? Só acredito se o patrocinador divulgar isso.

    O Sanches eh bem capaz de mentir o valor pra não ficar com vergonha depois de achar que o clube era um gigante mundial e que merecia 20 milhoes.

    Mais que 16, nessa crise, com 9 meses restantes, pro Corinthians, eu duvido.

  13. 17
    https://coa-futebol.blogspot.com/:

    Coordenador Geral: José Carlos Rodrigues(MALAQUIAS)

    Um falor divulgar os INICIOS DAS ATIVIDADE para 2009 do nosso Grupo de TRABALHO COA.

    LOCAL:
    Campo do Ouro Negro
    Rua Salutares, s/n ,Jardin Gramacho-RJ
    Referencia:Rodovia w.Luiz, apos o Hospital Moacy do Carmo,antes do Hotel Concordia,Rua ao Lado.
    Dia e Horarios.
    3ª,4ª e 6 feiras às 7:30 as 11h
    Inicio dia 10/03/2009
    IDADE: 91/92/93/94/95

    e-mail: coa.futebol@hotmail.com
    mosso blog:www.coa-futebol.blogspot.com

    DIRETOR TECNICO: LEONARDO KOPE

    OBRIGADO

  14. 16
    Joel Macedo:

    WASHINGTON: Mr. Libertadores !!!
    Nasceu pra competições fortes e pesadas como essa, caro Emerson. Grande contratação do São Paulo que já começa a dar um retorno incrível. Sem dúvida, the right man in the right place.

    Quanto ao outro tricolor, o Fluminense, trata-se de um clube instável e ciclotímico, Há menos de seis meses, o Renê Simões chegou lá, contornou a crise, livrou o time de uma degola quase certa, conseguiu uma vaga improvável pra Copa Sul-Americana deste ano e agora, porque não conseguiu ainda, depois de um desmonte do elenco sem precedentes, montar um time vencedor em dois meses (com apenas um turno de estadual disputado) já é contestado e desrespeitado pela diretoria e torcedores.

    Faça-me um favor!
    Onde o Fluminense pensa que vai chegar com uma política desequilibrada como essa?

    Ô, filminho mais velho e repetido, Joel!
    É impressionante o que o futebol brasileiro faz com seus treinadores.
    A mesma ladainha repete-se ano após ano, de norte a sul, de leste a oeste.
    Nesse ponto, não há diferenças entre torcidas e clubes, são todos rigorosamente iguais.
    A outra bola da vez, pra variar, é o Roth, em Porto Alegre.
    Nada de novo ao sul do Equador.
    Abraço.
    EG

    P.s.: lendo os noticiários para me atualizar, depois de chegar de viagem, deparo com a notícia que Renê foi demitido pelo Fluminense.
    E a mesma torcida que hoje idolatra o Washington, xingava-o impaciente há poucos dias.
    Este é o futebol.
    Que beleza…

  15. 15
    Gabriel:

    É NÓIS NO CARREFOUR!

    ALLEZ, CORINTHIANS!

    https://jogodenegocios.blog.terra.com.br/2009/03/05/corinthians-esta-prestes-a-anunciar-seu-patrocinador/

    março 5, 2009
    Corinthians está prestes a anunciar seu patrocinador

    Depois de muita novela, que teve dezenas de supostos interessados e diversos números como personagens, o Corinthians está muito próximo de fechar com um patrocinador fixo para a temporada 2009. A rede de supermercados Carrefour vai pagar cerca de R$ 20 milhões (valores não confirmados) ao time paulista. Caso isso se confirme, o clube passa a ter o maior contrato do Brasil.

    A empresa, de origem francesa, tem cerca de 15 mil lojas espalhadas em mais de 30 países e no esporte patrocina também a seleção de futebol da França. Quando questionada pelo blog no dia 18 de fevereiro sobre o assunto, a assessoria de imprensa do grupo respondeu que não comentaria o assunto. Mas também não negou. A mesma linha vem tendo a diretoria do Corinthians.

    Ao que tudo indica, o Carrefour utilizará de uma estratégia conhecida no meio como mídia cooperada, estampando também o nome de alguns de seus parceiros e fornecedores – o que já acontece, por exemplo, no caso do São Paulo com a LG e a rede de lojas Fast Shop.

    Um dos motivos que vem arrastando um pouco a negociação, que teve mais um capítulo na noite de ontem, é o desejo da marca estar presente já no clássico de domingo, que vem chamando muito a atenção da mídia por diversos motivos. Porém, o clube já fechou com a Visa para essa partida e assim criou-se um empecilho. O martelo ainda não foi batido.

    De qualquer forma, o Corinthians acionou a Nike para que, numa emergência, os novos uniformes fiquem pronto para a partida.

  16. 14
    CARLOS:

    Acho que a contratação do Ronaldo vai render um bom cascalho para o Corinthians,pois futebol que é bom,só assistindo videos antigos do fenômeno.Talvez o novo patrocinador deva estampar sua marca na barriga do Ronaldo.Ali tem muito espaço para propaganda…

  17. 13
    nicholas:

    so para constar O MANCHESTER UNIETD É O SEGUNDO MAIOR PATROCINIO DE CAMISA DE CLBES DE FUTEBOL NO MUNDO
    RECEBE NÃO 20 MILHOES DE DOLARES MAS SIM 27 MILHOES DE EUROS….O MAIOR É DA JUVENTOS

    O contrato do MU com a AIG foi de 56 milhões de libras para 4 anos, ou seja, 16 milhões de libras/ano.
    Antes da desvalorização da libra, isso equivalia a cerca de 21 milhões de euros por ano. Hoje, equivale a pouco mais de 17 milhões.

    A Juve é patrocinada pela Fiat/New Holland, que paga 11 milhões de euros por ano.
    EG

  18. 12
    Eduardo Hollanda:

    A Petrobras encerrou um longo patrocínio com a Williams, na Fórmula-1. Desse modo, está com verba publicitária disponível. Patrocinar o melhor time do mundo, que cada vez mais internacionaliza sua imagem, pode ser a maior jogada de marketing de uma empresa brasileira até hoje. Fará com que a marca Petrobras apareça em todo o mundo, e não apenas no Brasil e na América do Sul. E, a julgar pela nota oficial, a coisa é pra valer.

  19. 11
    marcus:

    Deu mole, deveria ter assistido o jogo do cruzeiro mesmo… rsrsrsrsr

    Mas com relação a Petrobrás, especificamente, ventilam por ai que ela pode patrocinar o Cruzeiro, por interferência direta do Governador Aécio Neves, que é cruzeirense. A eletrobrás também é outra estatal que é cogitada.

    Você já ouviu algo a respeito? E, além disso, qual a sua opinião que empresas que contam com capital estatal financiem times de futebol? Não seria melhor que elas financiassem toda a categoria esportiva, como forma de incentivo?

    abraços

    Não ouvi nada a respeito, Marcus.
    Mas o Aécio não vai meter a mão nessa cumbuca, a menos que saia dela com dois patrocínios: um para o Galo, um para a Raposa.

    Embora legal, não gosto que estatais patrocinem clubes de esporte profissional. As verbas, na minha opinião, deveriam ser direcionadas aos esportes olímpicos e, principalmente, à formação de atletas.
    EG

  20. 10
    Eduardo:

    Mauricio ,

    Confesso não ter a menor ideia do tamanho do estacionamento , mas ele é grande e dividido em dois andares. O que vem ocorrendo me chamou a atenção pela primeira vez há uns três anos , quando um amigo meu , morador do condomínio Selva de Pedra , me disse que tinha se associado ao clube e usava apenas o estacionamento do clube. Comecei a reparar depois disso que outros conhecidos estavam fazendo o mesmo. A conta é simples. O aluguel de vagas em prédios no Leblon é carissimo , tendo como base de preço o valor do salário mínimo. Oras , para quem mora na Selva de Pedra , basta atravessar a rua que está na sede do clube e paga-se apenas R$ 100 / mês. Faz parte do projeto da Gávea a criação de outro estacionamento , em outra parte da área da sede.

Páginas: [2] 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade