Matemática elementar: quando 20 é menos que 16

sex, 20/02/09
por Emerson Gonçalves |

  • Sharebar

.

O São Paulo queria 30 e fechou por 16 e mais a quebra da preferência.

O Corinthians sonhou com 30, caiu para 22, contenta-se com 20 e não conseguiu 18, ainda.

A crise econômico-financeira é forte, brutalmente forte, e estende seus tentáculos. Ontem, em São José dos Campos, a Embraer demitiu mais de 20% de sua força de trabalho. Mais de 4.000 pessoas ficaram desempregadas.

Quanto mais o tempo passa, menor fica o patrocínio possível.

O São Paulo assinou com a LG e na prática não chegou a perder o mês de janeiro inteiro. No Morumbi, a ficha caiu a tempo. O Corinthians já perdeu janeiro e fevereiro. Se bobear perde março, e aí já terá perdido 25% da temporada. Parece que a ficha ainda não caiu.

Vamos fazer umas contas bem simples:

a)     Patrocínio de 16 milhões de reais anuais, assinado em princípio de janeiro:

16 dividido por 12 = 1.333.000 x 12 = 16.000.000;

b)     Patrocínio de 20 milhões de reais assinado em final de fevereiro ou primeiros dias de março:

20 dividido por 12 = 1.666.000 x 10 = 16.660.000 – juros + multas sobre contas de janeiro e fevereiro = valor estimado abaixo de 16.000.000;

c)      Patrocínio de 20 milhões de reais assinado em meados ou final de março:

20 dividido por 12 = 1.666.000 x 9 = 15.000.000 – juros + multas do período de janeiro a março = valor estimado em 14.000.000 ou menos.

Ou seja, se o Corinthians tivesse fechado um patrocínio por 16 milhões de reais no começo de janeiro, no final de março já teria embolsado 4 milhões, referentes às parcelas de janeiro, fevereiro e março. Com esse dinheiro, as contas que teriam sido pagas não teriam sofrido a incidência de juros e multas por atraso.

Se o clube fechar em março e valendo para começar em abril por 20 milhões de reais, como quer Andrés Sanches, até dezembro ele receberá somente 15 milhões, deixando de ganhar 1 milhão em relação a um patrocínio de 16 fechado em dezembro ou começo de janeiro. E mais: as contas de janeiro e fevereiro e março, pagas com atraso (neste exemplo), terão gerado um custo que desconhecemos, mas que pode – por que não? – chegar muito facilmente a outro milhão de reais. E até ultrapassar esse valor.

O Flamengo incorreu nesse mesmo erro na virada de 2007 para 2008, numa discussão com a Petrobras porque queria um valor e a empresa ofereceu menos. Naquele momento, o clube já tinha as CNDs necessárias, e o assunto empacou na diferença de valores. Dois meses foram perdidos com essa história e, para variar, sempre na pior época do ano para os clubes.

Quem está no mercado sabe que há um momento em que insistir num valor é o mesmo que dar murro em ponta de faca. Conduz a lugar nenhum e gera perdas. Compete ao administrador identificar esse momento com a maior rapidez possível e mudar sua posição, nem que seja para mudar de “ganhar bem” para “reduzir danos”.


É a velha história: o ótimo é inimigo do bom.

Há situações, porém, em que o bom é ótimo.

E quanto mais cedo o bom entra em cena, melhor para todos.


compartilhar

67 Comentários para “Matemática elementar: quando 20 é menos que 16”

Páginas: [4] 3 2 1 »

  1. 67
    Julio:

    Ué pq meu recado nao foi aceito??
    eunao ofendi ninguem nao fiz nada de errado ..
    Se fiz me diga por favor ..
    grato.


    Não só foi aceito como foi comentado.
    Apenas demorou para entrar no ar.
    EG

  2. 66
    Luiz:

    Meu caro,

    Sua conta faz sentido, mas por uma vontade da imprensa de sempre diminuir as coisas para o Corinthians, os numeros parecem ser o que nao sao.
    o patrocinio do Corinthians é de R$21,6MM anuais que dividido por 12 e multiplicado por 10 chega a 18MM e os juros e multas seriam razoaveis se o Corinthians nao tivesse recebido nada de patrocinadores pontuais. O Corinthians nao pagou multa sobre nada entao.
    Devemos enaltecer a diretoria corinthiana por conseguir um patrocinio quase 50% maior ( 21,6 >>> 15) do que o tao badalado clube da Vila Sonia.

  3. 65
    Julio:

    Emerson ,

    Bom dia!
    pela primeira vez posto em seu blog , pelo jeito voce entende bemde contas e do assuto de Financas agora só acho que faltou um pouco de informacao quanto ao que o Andres queria pois se pedia 20 ou 18 como dizem que fechou nao seria por 12 meses e sim pelo restante da temporada.
    Se agora com esta questao dos 18 milhoes ainda nao confirmados entao teremos uma conta Simples 18 + 2.1 Milhoes / 12 = 1,675 M
    Ou seja mesmo fechando o patrocineo agora o Corinthians ainda conseguiu o maior do Pais e nao chega os menos de 16 ou entao 20 émenos de 16 como segere seu post.
    Alem do mais nao esquecamos que ainda faltam as mangas e Calcoes alem de termos um aumento significativo na Bilheteria, Só contra o Sao Caetano quse 1 milhao de arrecadacao.
    E tambem vale lembrar a Ajuda na AACD no classico contra o Sao Paulo que poderia ter rendido um certo dinheiro ai .
    Com tudo isso Parabens Diretoria do Timao ….
    ha nosso patrocineo de material esportivo é maior do que o da camisa de muitos clubes quase todos naverdade.

    Julio, nisso tudo você precisa considerar os custos financeiros. Quando você atrasa um pagamento, incorre em multa e juros. Quando você antecipa um recebimento, sofre o desconto do custo financeiro.
    De maneira geral, mesmo julgando excelente esse acordo com a Batavo (considerando como verdadeiras essas informações), ainda acredito que fechar mais cedo por menos e acertar as contas seria mais vantajoso.
    EG

  4. 64
    Bruno Fagnoni:

    Meu caro permita-me discordar de seu sofisma: se forem 18mm/ 9 meses, teremos = 2MM/ mes , contra 1,25 MM de S.Paulo e Palmeiras, isso sem contar o adiantamento de 11MM da Nike ( a sua tese de juros foi para o espaço!), que permitiram o saneamento das contas correntes até agora. Se somarmos o dinheiro que entrou da ViVo, Ford, Localweb e a boa negociação com o Palmeiras ( levamos 300 mil num jogo em que não éramos mandantes!). É meu amigo, é fácil brincar com números quando se quer atacar alguém, difícil é ser honesto ( com os números é claro!, não me refiro a vc, pessoa que admiro).

    Bruno, segundo as fontes citadas, o patrocínio vai até 25 de janeiro, ou seja, dez meses.
    O patrocínio Nike é outra história, outro departamento bem diferente, por isso nem citei-o.
    O valor anualizado de 21,6 milhões – a serem verdadeiras as informações – é excelente.
    EG

  5. 63
    Thiago:

    Apenas para atualizar as informações:

    18.000.000 / 9(mes) = 2.000.000 x 12(mes/ano) = 24.000.000

    Ou seja, se tivesse fechado o mesmo patrocinio no começo do ano, esse teria sido fechado por 24.000.000
    É verdade, 24 é menor que 16, ou melhor, 15, todo mundo ja sabe que o são paulo nao conseguiu o mesmo valor do ano passado e reduziu para 15.
    Só mais um detalhe, não podemos esquecer que o Corinthians fechou os patrocinios por alguns jogos no começo do ano, entao, o dinheiro de atrasados, se é que tem, seria “pouco”.

  6. 62
    Antonio Carlos:

    Emerson, resista! Se é um porre pra mim, simples leitor, aturar a falta de educação de quem se achando “anônimo” na net desata a ofender os outros pelo crime de ser sampaulino, palmeirense etc., imagino pra você. A verdade é que somos um povo desacostumado ao diálogo, à pluralidade, talvez por herança de culturas autoritárias como a portuguesa e a espanhola. E tome bambi pra cá, galinha pra lá numa generalização típica dos sem argumento (até novela tão invocando, que “argumento” hein?). Mas edite mesmo! Parei de freqüentar todos os blogs que admitem a ofensa pura e simples, não gostaria de parar de freqëntar este.

    Tenho uma tese: estes valentões de teclado, de todas as torcidas, deveriam – pra provar macheza (na concepção deles, claro) – escolher a sede de uma organizada “inimiga” e ir lá, não aqui, a plenos pulmões berrar sua intolerância. Duvido que tenha um com peito pra isto!

    Quanto ao post entendo que o André Sanchez tem coragem mesmo, a considerar-se as notícias de aperto no fluxo de caixa. Conheço bem o Rosemberg por razões profissionais e acredito que, pela penetração no meio empresarial – pra quem não sabe foi ele que levou a Medial, sua cliente, para o SCCP – esteja ele monitorando o presidente. Acho que será ele a pessoa a definir a data-limite para a definição do patrocínio. Agora, que é um baita exercício arriscado lá isto é.


    Levar um “outro” pro meio de uma “organizada”… Barbaridade!
    :o )
    O Rosemberg é muito bom e tem uma grande dose de coragem, se expôs e está fazendo uma excelente gestão.
    Tiram sarro do Ronaldo, mas foi um lance genial.
    Se não der certo, paciência, é do jogo, mas o lance todo foi genial.
    E vida que segue.
    EG

  7. 61
    ailton:

    Continuando:

    Corinthians, São Paulo e Flamengo, principalmente são nomes fortes na imprensa internacional, principalmente, pelo grande número de torcedores. O Brasil hoje em dia chama a atenção pelo mercado consumidor de mais de 100 milhões de pessoas (a pobreza retira parte da população efetivamente do mercado), e nessa crise internacional, o Brasil torna-se cada vez mais atraente. Por isso, a quantidade de torcedores/consumidores é importante. Títulos, é relativo, ex: a LDU ganhou a libertadores e nem por isso conseguiu se tornar conhecida, e dificilmente conseguirá.

  8. 60
    ailton:

    Caio | dom, 22/02/09 | 15:34

    Seu comentário é de dar pena, pois, mostra um complexo de inferioridade marcante. Querer diminuir o nome do Corinthians, achando que isso eleverá o nome do seu sãopaulo é de uma pobreza imensa de espírito, e falta de conhecimento do que é dito sobre os nossos times no exterior.

  9. 59
    Caio:

    Emirates Airlines patrocinando time brasileiro????

    Agora vcs estao passando dos limites.

    A Emirates nao possui linha direta pra ca, e sim, apenas ponte aerea… com pouquissimos voos. Diferente como daqui na Inglaterra aonde ela parece taxi.

    Antes vcs estavam sonhando… agora começaram a delirar.

    O Corinthians vai fechar um contrato de R$15mi, pra fechar bem… nao se iludam com mais.

  10. 58
    Danilo:

    mais de um assunto a discutir.. O que vc acha do programa Todos com a Nota em Pernambuco (o governo do estado paga 4 reais ao clube por cada ingresso, o torcedor troca um certo valor que não me recordo em notas fiscais por esse ingresso)..

    e, o que me deixa mais confuso, vc acha que tinha apenas 35000 pessoas na final do ano passado da CB? eu sempre ouço por aqui que o sport tem algum esquema de vender ingresso ‘por fora’ nesses grandes jogos atualmente, sei la, ja ouvi tambem dizer que esses 35000 não incluem as cadeiras..

    De maneira geral, Danilo, sou favorável a esses programas de troca de notas por um desconto no ingresso. Até acho que o consumidor não se educa no sentido de sempre pedir a nota, mas já é um passo nesse sentido.
    Quanto à lotação nos estádios brasileiros…
    Esse é um dos grandes mistérios desse país.
    EG

  11. 57
    GIGI:

    tsc, tsc, tsc…

    Eu me divirto!

    E aí amigo, já comprou seu bambolê?

    Abraço

  12. 56
    Joao Paulo Garcia:

    Olá caro cronista, interpretar vai da cabeça de qualquer um, seu texto envolve patrocínios, dinheiro, marca, etc, tudo leva a um assunto que é a receita dos clubes brasileiros, portanto, eu estou falando do tema, nao sai fora como você quis dizer.
    Você pode interpretar da forma que quiser, mas não fui ofensivo , e nem desrespetei seu site, quando sou intitulado de Gamba, Galinha Preta, nao me sinto ofendido, o mesmo acontece com os torcedores palmeirenses e santistas, a própria Rede Globo de Televisão colocou em sua última novela uma cena que deixava nas entrelinhas o que todos sabem, se você não aceita isso tudo bem, mas se é pra se comentar algo, deixe que os internautas se expressem da forma que quiser e nao seja uma espécie de hugo Chaves Brasileiro,
    Para finalizar, você esta buscando audiência, provocando os corinthianos, porém a verdade vai aparecer pois quando o timão fechar o contrato, eu voltarei e ai se for nas cifras que você citou , te parabenizo, agora senao for, você deveria se retratar.
    Obrigado pela atenção e vamos esperar pra ver quem tem razão.

    João Paulo, muitos corintianos consideram o termo “gambá” ofensivo.
    Portanto, prefiro vetar esse e outros termos, pois se um é liberado, tem que liberar todos, e aí, adeus… O espaço é livre para críticas, mas não é livre para ofensas e falta de educação.
    EG

  13. 55
    Fernando Richter:

    Boa tarde Emerson,

    Lembra de mim? Fizemos um curso de formação de cronistas esportivos com o comando do Flávio Prado.

    Seu blog está muito bom, tenho lido sempre que posso.

    Um grande abraço,

    Fernando Richter
    https://www.pbcomfernandorichter.blogspot.com

    Fala, Fernando, tudo bem?
    Saudades daquele curso. Comentar em rádio é uma experiência muito interessante, sobretudo para mim, que tenho o costume de alongar muito meus textos.
    :o )
    Abraço.
    EG

  14. 54
    Piter / Boston / USA:

    Esta informação serve para animar a nação corinthiana e calar a boca de pessoas que falam de mais sem ao menos se informar… … …

    Diretores não dão pistas, mas negócios estão quase fechados

    Bruno Andrade

    Após a fenomenal contratação de Ronaldo, o Corinthians promete uma outra grande novidade para a torcida corintiana. Trata-se dos novos patrocinadores para a temporada 2009. Em 2008, o clube recebeu R$ 16,5 milhões da Medial Saúde.

    De acordo com conselheiros do Corinthians, a equipe está muito próxima de fechar o patrocínio principal da camisa. E a cifra é alta: 12 milhões de euros (cerca de 37 milhões de reais) é o valor comentado nos bastidores do Parque São Jorge.

    O nome do patrocinador não é revelado, porém, quando abordados sobre o assunto, os conselheiros se esquivam dizendo: “Rezem por Alá”. Alá é o Deus árabe, fato que aumenta ainda mais as especulações quanto à empresa aérea Emirates Airlines, com sede nos Emirados Arabes.

    A Emirates é a principal patrocinadora do Arsenal. Em outubro de 2004, a empresa e a equipe inglesa assinaram aquele que, na época, foi o maior patrocínio de um clube na história do futebol inglês, avaliado em 117 milhões de dólares (cerca de R$ 405 milhões). O contrato, válido até 2021, concede à companhia aérea o direito de nomear a sede de 357 milhões de libras do clube, o Emirates Stadium. Ele tem capacidade para 60.000 espectadores e possui instalações de ponta, como almofadas nos assentos para todos os espectadores.

    Apesar da recente crise financeira que abalou o mundo dos negócios, a demora na divulgação dos novos patrocinadores se deve a outros dois motivos: a duração dos contratos e, principalmente, o fato do patrocinador das mangas ainda estar indefinido. O projeto da diretoria é anunciar os três novos parceiros de uma única vez, o que deve ocorrer na próxima semana.

    Para o calção, a TIM, multinacional de telefonia, está praticamente fechada. O valor deve chegar a R$ 4 milhões por ano. Já para as mangas, o clube ainda não bateu o martelo. A idéia é negociar o espaço por cerca de R$ 5 milhões. Nestlé e Bauducco são os nomes mais cotados. Assim como o calção, os valores de patrocínio das mangas serão divididos entre o clube e o atacante Ronaldo. O Corinthians receberá 20% do total e o jogador ficará com 80%.

  15. 53
    José Carlos:

    Não é verdadeira essa visibilidade internacional de clubes brasileiros.
    Quem anda pela Europa sabe muito bem que ninguém conhece clube brasileiro. Conhecem jogadores, mas clubes não.
    Um ou outro se lembra do Santos, quase sempre achando ser argentino.
    O Boca tem alguma visibilidade. Clubes brasileiros só se for no Mercosul. Mas o marketing mais promissor no Mercosul é aquele feito por clubes locais.
    Portanto…
    José Carlos.

  16. 52
    R.:

    Q matematica é essa?!!!!!

    E se a empresa assina por temporada? 20mi até o fim do ano?
    E se a empresa topa assinar por v[árias temporadas?
    E se o time realmente ja tem propostas e esta contemplando a melhor delas?

    Especulações nao sao úteis… Nem as minhas, nem as suas.

    Acho que so o final dessa estoria podera render uma boa analise. Enquanto isso porque nao questionar outras coisas como times como os do Rio que recebem patrocinios de empresas publicas mesmo devendo para o Estado?

  17. 51
    Eduardo:

    Emerson ,

    Sugiro um post sobre o Atlético PR , um clube que para mim é uma incognita !!!

    Foi o clube que mais cresceu nacionalmente nos últimos dez anos. Virou simbolo de organização e planejamento. Construiu com recursos próprios um estádio novinho em folha , sem parceiros ou dinheiro publico. Comprou um hotel e o transformou num dos melhores CTs do continente. Teve meia década muito forte , entre 1999 e 2005 , com um título nacional , um vice quando tinha tudo para ser bi e um vice da Libertadores. E quando todos imaginavem que o clube daria um salto na area de marketing , vimos o Furacão recuar , passar a lutar apenas contra o rebaixamento.

    Mesmo assim o clube dá boas lições ainda. Está concluindo o fechamento do anel , via financiamento bancário ( acho que é do BNDES ). Já comercializou quase duas mil cadeiras dessas cinco mil novas , chegando há quase 22 mil associados , ou seja , mais de R$ 10 milhões / ano de receita “fixa”.

    O que esperar do Furacão ?

    Eu torço e muito pelo fortalecimento da dupla ATLETIBA , pois considero o futebol parananense a quinta força , com dois títulos nacionais , times com bons estádios próprios , além de estarem numa cidade muito boa para se viver.

  18. 50
    COCIFLAM:

    Meu caro Emerson, Pela minha análise, do desaforo ( Eu sinto o cheiro desta gente ) o elemento umpouco abaixo deve ser torcedor
    do botachoro. Como todo mundo sabe, José Eduardo Dutra foi um incompetente que perdeu a eleição para o governo de Sergipe e o
    PT o botou na presidencia da Petrobrás. A 1ª coisa que ele tentou fazer foi acabar foi com o patrocínio que aquela empresa tem com
    o Flamengo. Acho que teria sido ótimo, se aquilo acontecesse, mas o Botafoguense José Eduardo Dutra perdeu outra vez.
    Desta vez, perdeu a boquinha na petrobrás ! Vá te catar, você botachoro !

  19. 49
    Joao Felipe:

    Emerson, porque você não incluiu o Cruzeiro na reportagem, já que ele também ainda não acertou o patrocinador?

    Porque o presidente do Cruzeiro não fez as declarações que fez o presidente do Corinthians e a situação é completamente diferente.
    O Cruzeiro negociava com a Fiat, mas tinha que esperar a definição do patrocínio do Palmeiras. Idem o Atlético.
    O Palmeiras já definiu e não se fala mais em Fiat, surgiu a notícia da empresa chinesa.
    Resultado: não sabemos em que pé está esse patrocínio.
    EG

  20. 48
    CARLOS:

    Emerson,a materia é esta:

    NETVASCO – 20/02/2009 – SEX – 15:26 – Corinthians e Cruzeiro querem patrocínio da Eletrobrás

    Parece até maldição – mas os problemas do Vasco se multiplicam.

    Corinthians, o time de Lula, e Cruzeiro, com o lobby de Aécio Neves, articulam para conseguir o patrocínio da Eletrobrás, prometido ao clube da cruz de malta, que ainda não conseguiu apresentar as certidões negativas à estatal.

    Fonte: Blog Ancelmo Gois – Globo Online


    Não é uma boa notícia.
    :o (
    EG

Páginas: [4] 3 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade