São Januário: mudanças em curso

qua, 04/02/09
por Emerson Gonçalves |

  • Sharebar


Uma das boas coisas do futebol brasileiro nessa fase que vivemos, é a chegada de caras novas na sua linha de frente fora dos gramados.

De norte a sul, literalmente, novos presidentes, novos diretores, novas cabeças, novas ideias. Nem tudo que é novo é garantia de ser bom, isso é claro, mas num ambiente viciado e dominado por velhas e permanentes figuras por infindáveis anos, como é ainda o futebol brasileiro, renovar é muito bom e salutar, e velhas estruturas começam a ser mexidas.


Comentei em dezembro que o Vasco da Gama provavelmente daria força ao marketing, tal como fez o Corinthians desde o final de 2007, e que o clube deveria aproveitar a situação para desenvolver uma série de ações, às quais chamei de “agenda positiva” no clube do Parque São Jorge. O mesmo, na minha visão, aconteceria com o clube de outro SJ, São Januário.

Por isso e pelo desenrolar dos acontecimentos, estava curioso acerca do que anda ocorrendo em São Januário, nesse começo de ano em que o clube disputará a Série B. Minha curiosidade começava, como não poderia deixar de ser, pela entrada em vigor do novo patrocínio vascaíno. E foi por aí que começou a conversa com o José Henrique Coelho, vice-presidente do clube encarregado do marketing. Ele reconhece que o timing foi benéfico ao Vasco, que negociou seus novos e bons patrocínios – Champs e Eletrobrás – antes do aprofundamento da crise financeira mundial.

O contrato com a MRV terminou no último dia de janeiro, mas a Eletrobrás ainda não terá seu nome estampado na camisa. Segundo José Henrique, faltam apenas as certidões federais, para que o contrato entre em vigor, assunto que está sob os cuidados do departamento jurídico do clube.

A expectativa é que essa situação seja resolvida no decorrer desse mês, começando março com a Eletrobrás no peito.

Durante esse mês de fevereiro, o clube vai aproveitar o espaço da camisa para lançar uma campanha institucional do próprio Vasco, cujo tema será conhecido nos próximos dias.

O contrato terminou, mas não a relação amigável, e o clube vem conversando com a MRV sobre novas possibilidades de negócios, inclusive envolvendo a área social, mas, para não fugir à regra dos dias que correm, a empresa recuou um pouco enquanto observa o mercado.

Com a Reebok, como lembram os leitores deste Olhar Crônico Esportivo, o rompimento não foi dos mais amistosos, mas o distrato está no final e o José Henrique espera emitir uma nota comunicando ao mercado o final do contrato sem nenhuma pendência jurídica, um verdadeiro marco em muitos anos, disse-me ele bastante satisfeito com esse desenlace.

O contrato com a Habib’s está em vigor, ainda, e mesmo tendo um porte menor é muito importante para o clube, que já está negociando a renovação buscando nova base financeira.


A Champs está trabalhando nos uniformes para os diferentes esportes do clube, mas a camisa oficial popular não foi esquecida, muito pelo contrário. Junto com o fornecedor, o Vasco espera lançar essa camisa já em abril, na boca do início do Campeonato Brasileiro. “Confecção não é padaria”, disse Zé Henrique, explicando a demora da fornecedora para definir e produzir essa nova peça. O preço continua o mesmo que foi prometido no anúncio do patrocínio: máximo de R$ 39,90 por unidade.


Abrindo um parêntese na conversa com o José Henrique: eu, particularmente, estou esperando esta camisa do Vasco com bastante interesse. Essa é uma antiga demanda não só da torcida vascaína, mas de todas as outras torcidas, pois para boa parte dos torcedores brasileiros é difícil pagar 150 ou 160 reais por uma camisa.Tal como a grande maioria das pessoas, não consigo entender como e porque um clube não tenha camisas populares, oficiais. Se os estádios já são segmentados cada vez mais em função do poder aquisitivo dos torcedores, por que não os uniformes? Essa é uma oportunidade de ouro para a Champs aparecer no mercado em grande estilo… e baixo preço. Torço para que essa camisa venha com qualidade e seja bonita, para vender bem e abrir um mercado que nos faz falta.


E por falar em segmentar estádio, Coelho falou que São Januário está passando por uma reforma que faz parte de um programa mais amplo, que visa proporcionar maior conforto e segurança ao torcedor. Um dos pontos mais interessantes e de maior potencial de renda desse projeto é o “Bus Service“, que permitirá ao torcedor deixar seu carro num estacionamento fora de São Januário, deslocando-se para o estádio num ônibus com ar condicionado, com check in exclusivo para um setor das Sociais.

Na minha visão, essas medidas são interessantes, embora alguns ainda critiquem sua adoção, porque permitem aos clubes melhorar a receita por parte dos torcedores habituais com alto poder aquisitivo e, ao mesmo tempo, aumentar a receita com a adesão do torcedor que tem vontade de ir ao estádio, mas fica em dúvida porque ouviu dizer que o trânsito, que os riscos, que os flanelinhas, que isso, que aquilo. Trazer esse torcedor – e eu vejo isso por conhecidos aqui de São Paulo – significa trazer não uma pessoa, mas sim três, quatro, até mais, pois o jogo passa a ser um programa familiar. Esse é um dos pontos interessantes que podem e devem ser adotados pelos clubes que possuem estádios.



Turista esportivo


Comentei com o Zé Henrique que é comum a torcida visitante queixar-se de ser mal recebida, não só em São Januario, mas em todo estádio brasileiro, praticamente. A ideia da direção vascaína, que vem sendo colocada em prática paulatinamente, é tratar o torcedor adversário como um turista, um turista do esporte, que eu acho que pode bem ser chamado de turista esportivo. Nesse sentido, os funcionários vêm sendo orientados para dispensar aos visitantes a melhor acolhida possível dentro da casa vascaína. A maior questão com os visitantes costuma ser a segurança, o problema maior em toda parte, o que já levou os dirigentes do clube a se reunirem com a direção do policiamento para melhorar a segurança não só de torcedores visitantes, mas da torcida como um todo. Nesse sentido, José Henrique dá grande importância ao comportamento de setores da torcida, que precisarão fazer parte da solução, deixando de ser parte do problema.


Dentro dessa filosofia de receber bem, o Vasco passou a convidar todos os presidentes de clubes adversários a dividirem a tribuna com Roberto e seus diretores, mas somente Márcio Braga atendeu a esse convite, até agora.

É bem verdade que nem todo presidente acompanha o clube em jogos fora de casa, mas os que acompanham e não aceitam esse convite, dão, na minha opinião e somente minha, quero deixar claro, uma certa demonstração de visão estreita e provinciana. Tenho certeza que o próprio torcedor visitante ficaria satisfeito por saber que seu presidente está na tribuna, ao lado do colega anfitrião e seus diretores. Essa é uma daquelas coisinhas esquecidas do futebol, raramente comentadas, mas que tem uma certa importância.

Bem sei que sempre há obstáculos a separar a vontade da realidade, mas gostei de saber dessa preocupação da diretoria vascaína com o visitante de São Januario, o “turista esportivo”. Esse é exatamente o tipo de mentalidade que é bem-vinda no futebol brasileiro.



“Vascaíno de Carteirinha”


Os planos vão além, e dele fazem parte dois projetos para o sócio do Vasco.

O primeiro, que deve entrar em execução rapidamente, ainda em março, visa trazer novos e velhos sócios ao clube propriamente dito, e parte do incentivo será a garantia de ingresso para os jogos.

O outro projeto é mais na linha dos programas de sócio-torcedor, o Torcedor Oficial ou “Vascaíno de Carteirinha“, e nesse caso a direção vascaína olha com interesse os programas desenvolvidos pelo Internacional e pelo Grêmio.

Em troca da contribuição mensal, esse sócio terá benefícios na compra de ingressos e serviços diversos, inclusive dentro do estádio. Fará parte desses benefícios, o acesso ao Clube de Vantagens, com descontos em produtos e estabelecimentos conveniados.

Nem tudo são flores e projetos no mundo de São Januário. Gerar receitas imediatas é, com certeza, o drama maior de Roberto e seus diretores.

A principal verba dos clubes brasileiros, os direitos de TV, foi antecipada quase na totalmente ainda antes da posse. O que sobrou do Carioca, por exemplo, foi o espaço publicitário na televisão, que deverá ser usado em uma campanha para promover o clube, talvez na chamada de novos sócios.

Num quadro como esse, ganha força o que o Zé Henrique me disse no final de nossa conversa, referindo-se à atuação de seu departamento: “O importante aqui é faturar. Somos o departamento comercial do clube, temos que pensar e criar novas formas de faturamento, desde vendendo pacotes de viagens aéreas e rodoviárias para acompanhar os jogos do clube, até a criação dos programas de sócios, passando pelo Bus Service, setores diferenciados e, claro, novos patrocínios onde houver uma brecha.”


Eu sempre acho animador conversar com pessoas que estão trazendo novas ideias e práticas para o mundo da bola brasileiro. É preciso dizer que a atuação dessas pessoas não é fácil, pois esse mundo boleiro é meio avesso a mudanças. O próprio José Henrique diz que profissionais de outras áreas, muitas vezes professores de instituições importantes, encontram dificuldades para implementar projetos, fazer reformas e precisam adaptar-se à velocidade com que cada instituição se move.

Nesse ponto o Vasco da Gama não é diferente dos demais. Mesmo em clubes onde o marketing já tem um espaço maior e reconhecidamente importante, os profissionais da área costumam esbarrar em velhos conceitos e, principalmente, em posições consolidadas ocupadas há muito tempo pelas mesmas pessoas ou grupos.

Aprendi com um velho professor há muito tempo, que mudar a cultura é muito mais difícil que levantar paredes e fazer estradas e isso vale para a sociedade como um todo, em toda parte do mundo.

Com uma boa “agenda positiva” e muita persistência, porém, até mesmo culturas arraigadas são mudadas.

Torço por isso.


compartilhar

52 Comentários para “São Januário: mudanças em curso”

Páginas: [3] 2 1 »

  1. 52
    Fernando maia:

    Galera entendão Qual a real situação do vascão .
    O antigo presidente adiantou cerca de 18 milhoes das cotas de tv ,certo .
    Agora esqueçam isso…
    O vasco receberia :
    Campeonato brasileiro serie “B”10.500.000
    Campeonato carioca 7.000.000.
    Pay-per-view 7.000.000.
    Só que tem um porém Esses 18.000.000 sao divididos em 36x de 500.000 ou seja 6 milhoes por ano
    Entao podemos afirmar q o vascao receberá bruto cerca de 18.500.000 e descontado os inss e direito da arena sobraram cerca de 1.250.000 mensais .
    Outras receitas :
    Habib’s 300 mil anuais
    Eletrobrás 14 milhoes anuais
    Penalty 350.000 mensais
    socios (apartir de junho) 500.000 mensais
    Cotas de tv em 2009 receberá 15.000.000 liquidos
    E ainda podemos contar os 2 milhoes q a champs pagou de luvas e outros 1,5 milhoes q a penalty pagou de luvas
    350 mil do Souza do corinthians , com a venda de P.Coutinho 4 milhoes ,Morais 3,5 milhoes ,

    O vasco tbm colocou no orçamento q planejava alcançar cerce de 7,5 milhoes com Bilheteria, o vasco tbm receberá cerca de 3 milhoes da cbf Q agora quem administra a serie B .
    Agora eu so queria saber Quanto o vasco recebe pelo licenciamento da marca e Qual a porcentagem na venda de camisas oficiais ,Pelas minhas contas o Vasco recebe 22% cerca de 30,00 reais em cada ou seja dinamite e sua cúlpula pretende tirar cerca de 10.000.000 com licenciamento da marca,royalties de camisas oficias ,comemorativas e retrô .

    Se tudo der certo como está nos planos O vasco terá um superavit maior q o do corinthians ; A gente sabe disso Pq basta entender o modelo de gestão do Presidente Roberto dinamite,Na quele Orçamento q o vasco fez no começo do ano aquilo representá o minimmo q o vasco conseguirá q é um superavit de 6 milhoes ,
    Explico pq Roberto mantem os pés no chão sempre até na hora de dizer quanto o vasco deve ele exagera um pouco o q eh até bom assim sabemos realmente quanto o vascão deve amigos q é cerca de 275 milhoes de reais mais o vasco contem projeções contigentes de cerca de 100 milhoes ou seja se colocarmos isso em conta o vasco será o time q mais deve no país o q ainda naum é verdade sao apenas projeçoes.
    Quanto ao orçamento do time do vasco eles planejavam 1,2 milhoes mensais ,O q nunca aconteceria nem se juntarmos todos os jogadores q já´passaram por lá esse ano e os q assinaram no meio deste ano só pra ter uma idéia o salario mais alto do time do vasco é uh do Carlos Alberto cerca de 85 mil mensais , léo Lima 80 mil ,Aloisio 60 mil ,Ramon 20 mil ,Nilton 30 mil Thiago e fernando 40 mil jeferson 40 mil estão aew alguns .
    O corinthians gastou cerca de 2 milhoes mensais para voltar.Essa folha salarial do vasco naum chega nem a 1milhao de reais mensais,O carlos alberto recebe 85 mil pq o vasco paga soh a metade do seu salario .

    OBrigado amigos Vascaínos …

    Vascao olê,olê,olê
    Vascao olê,olê,olê
    Vascao olê,olê,olê
    E nu maraca eO vou curtir
    em sao janu vou mii acabar
    e a mulambada toda chora
    naum tem estadio pra jogar….

    Em 89 o vasco foi bi….
    GOL DE QUEM?
    Gol do sorato no morumbi….

    Urubu Imundo vai pro maraca
    soh pra ver gol do EDMUNDO!!!!!!

    Urubu pode esperar Tua
    hora Vai chegar .

  2. 51
    Elton Pires:

    É bom saber que a diretoria do Vasco esta atenta com as novas mudanças no cenário esportivo. Os projetos são interessantes, espero que possa da certo e leve o Vasco a grandes conquistas financeiras e esportiva.
    Um forte abraço ao O olhar crônico esportivo e Emerso Gonçlves.

  3. 50
    Diego Vasconcellos do Carmo:

    De que maneira a saída do vice de marketing Jo”se Henrique Coelho poderá prejudicar todos esses planos ???

    Em condições normais nenhum deles precisaria ou deveria ser interrompido.
    Os programas de sócio do clube e sócio-torcedor, por exemplo, não dependem da presença de um vp de marketing, depois de elaborados. A mesma coisa com os demais.
    Dirigentes, normalmente, são importantes como lideranças, como motivadores, como aglutinadores.
    EG

  4. 49
    Michael:

    Gostei muito de sua materia…….
    Mas gostaria de saber se havera a grande mundança no estadio São Januario que está no You tube?
    Muito obrigado pela atenção desde já.

    Michael

    Michael, não vi nada no youtube a respeito.
    Em conversa com o José Henrique Coelho, antes de sua saída, ele disse-me que o estádio passaria por algumas reformas, que dariam a ele uma nova cara.
    Mas não sei se é o que aparece no youtube e creio que esse tipo de despesa pode esperar mais um pouco para ser feita. São Januário está bom e assim pode permanecer por esse 2009.
    Já para 2010, voltando à Série A, a história será outra.
    EG

  5. 48
    pablo boechat teixeira do couto:

    O vasco esta dando asa por causa da segunda divisão jogadores estão preferido jogar um libertadores ou uma sulamericana do que a segundona e a copa do brasil é por isso que o vasco não consegio montar um time para competir com os grades do rio e o STJD esta robando para os outro clubes mas vai dar tudo certo.
    Os pratrocinadores do vasco é bom patrocinio mas o que eu falei no começo os jogadores esta priferindo jogar uma libertadores do que a copa do brasil ou a segundona.

  6. 47
    A verdade:

    Realmente, o Vasco anda muito bem.

    Sem CND´s, o patrocínio Eletrobrás-PMDB não tem previsão de começar. Fala-se em abril, mas já se começa a achar que o clube não poderá ser patrocinado pela empresa. A “associação” do sujeito que deu preju de 2 bi para a Aracruz diz não poder ajudar, só com Feijoadas e shows do Chico Anysio.

    Salários estão 3 meses atrasados. Diz-se que chegarão a 6 meses. Sem Rio Card, os funcionários não vão mais trabalhar por falta de condições de pagar condução.

    As piscinas estão sem cloro.

    O Vasco tem um cheque da Champs que não pode descontar: Falta fundos. Não há camisas para venda. Falta meiões, casacos. Já se tenta voltar a Reebok.

    Os processos trabalhistas das demissões começam a pipocar. Num destes processos, o Sr. Estalinho chegou atrasado na audiência e foi repreendido. No estádio, as novas grades são desrespeitadas. Não é possível ser sócio, mesmo que se pague a joia ou qualquer outra coisa. Dioretoria rachada que só não sai para não admitir que o Vasco era muito melhor com Eurico Miranda.

    Tá na hora de ver o outro lado… Seu alieno.

  7. 46
    hans roland:

    Emerson – gostei muito dos seus comentarios no Olhar Cronico Esportivo.

    Quando comecei a acessar o Blog do Torcedor do Vasco (do JC) via seus comentarios com certa frequencia. Achei que vc fosse vascaino. Agora ja não tenho tanta certeza, mas como vc tem atualmewnte um blog próprio tem que ter evidentemente uma postura mais neutra.

    Está certo ou eu estou com a razão?


    Hans, tenho muito respeito pelo Clube de Regatas Vasco da Gama e confesso-me um torcedor do Roberto, a quem desejo uma ótima gestão.
    Porém, sou torcedor do São Paulo e gosto de futebol, em especial do futebol brasileiro. Minha crença básica é que nosso futebol é o que é graças aos clubes e será mais forte e brilhante quanto mais fortes forem nossos clubes. E estes serão fortes quanto melhor administrados forem.
    Apenas tento ser imparcial. Quanto aos comentários, creio que você leu-os no blog do Lédio, principalmente, embora alguns de meus textos e comentários tenham sido transcritos em blogs e sites não só do Vasco, como também do Flamengo e outros clubes.
    EG

  8. 45
    Carlos:

    Emerson,

    Fico muito feliz, por ver o trabalho, que o Vasco está a começar a fazer!! Pena, os outros clubes, não fazerem o mesmo!!

    Como é que o Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, etc…têm menos sócios, que o Paços de Ferreira, um dos clubes mais modestos da 1.ª liga portuguesa????!!!!

    O Internacional, nesse aspecto, no Brasil é uma referência positiva…Porque é que, os outros clubes não fazem o mesmo???!! Com os milhões de torcedores que têm, o potencial é ENORME!!!

    O Benfica, conseguiu recuperar-se, ao nível financeiro/económico/desportivo, graças a uma estratégia, baseada na credibilização e aposta nos sócios, porque quando, o actual presidente do Benfica, chegou em 2001, o Benfica era um clube falido!!
    Em poucos anos, o Benfica, passou de um facturamento anual, de 20 milhões de euros, para mais de 100 milhões euros actualmente ( as receitas de TV, apenas correspondem a 7% do facturamento anual, quando no resto da europa é de 50%. Por isso, é que o Benfica quer, um valor entre 40 e 50 milhões de euros para renovar; ). Há 2 anos, o Benfica estava no top 20 dos clubes com mais facturamento a nível mundial! Actualmente, não está, por causa do contrato ruinoso que tem!! Mas como disse, o CEO do Benfica, os contratos não são para rasgar, são para cumprir!! O Benfica, tem um nome a defender no mercado!! CREDIBILIDADE!!
    Alguns anos atrás, os bancos não emprestavam dinheiro ao Benfica, para investir, mas actualmente, o que se passa é o contrário, o Benfica é que impõe as regras!! Todos querem trabalhar com o Benfica!!

    O Benfica, é o clube com mais sócios no mundo, somos quase 200.000!! O objectivo, agora é chegar aos 300.000!!
    - sócio-efectivo ( quem vive num raio de 50km de Lisboa ) paga 12€ / mês
    - sócio-correspondente ( quem vive a mais de 50 km de Lisboa ) paga 8€ / mês
    - sócio-menor ( 14-18 ) – paga 6€ / mês
    - sócio-infantil ( 0-14 anos ) – paga 3€ / mês
    - sócio-reformado – paga 6€ mês
    - Quota modalidades ( opcional ) – 5€ / mês

    Para além, do orgulho ( lado emocional ) de ser sócio, também existe o lado financeiro ( racional ). O proveito que tirámos do investimento, é muito maior!!
    Para além de ter bilhetes mais baratos, https://www.slbenfica.pt/Servicos/Bilheteira/bilheteira.asp , temos muitas outras vantagens, https://www.slbenfica.pt/Socios/Vantagens/vantagens.asp .
    No site, podemos verificar, todas empresas em que temos descontos, consoante o local onde vivemos, https://www.slbenfica.pt/Socios/Vantagens/vantagens_guia.asp .

    Actualmente, o Benfica tem mais de 1100 parceiros!! Muitas empresas, vêm ter com o Benfica, e não o contrário, para serem parceiras, mas por vezes, o Benfica, é obrigado a recusar, por estas não, cumprirem os requesitos, ou por serem empresas concorrentes, dos patrocinadores do Benfica!! Por exemplo, eu e a minha namorada, vámos ao cinema, e em vez de pagarmos cada um 5.20€, por bilhete, pagamos 3.75€ ( bilhete mais barato/ limite de 2 bilhetes por dia ) cada, porque beneficia o sócio e o acompanhante, neste caso!! A seguir vou ao Mcdonalds, e pago o Menu Grande ao preço, do menu normal!! Até, na compra de automóveis tenho descontos!! Telecomunicações, Tvcabo, gasolina mais barata, etc…etc…etc..

    Assim, ganha o Benfica, em quotização, que são cerca de 15 milhões de euros/ ano, e ganham os sócios, e também os parceiros. Todos ficam a ganhar!!

    Todos os sócios, preenchem, um quadro com os seus dados, o que permite so clube, conhecer melhor os seus associados, e também mandar emails, com promoções, ofertas, etc…
    Todos os sócios do Benfica, podem votar, nas eleições do clube, que ocorrrem de 3 em 3 anos!! A votação, pode ser feita nas casas do Benfica espalhadas por Portugal , e pelo mundo, https://www.slbenfica.pt/Clube/CasaseFiliais/RestoMundo/restodomundo.asp , pois o voto é electrónico!!
    As casas do Benfica, são o braço “armado” do Benfica, pois permite difunfir o Benfiquismo e a mística do Benfica, para além da venda de produtos e bilhetes do Benfica, para além de terem uma grande influência local!! Existem casas e filiais do Benfica, de norte a sul de Portugal, ilhas, e também no estrangeiro ( França, Suíça, Inglaterra, Andorra, Alemanha, Inglaterra, Luxemburgo, Canadá, EUA, Brasil ( Rio de Janeiro ), Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, África do Sul, Macau e Austrália..)

    Para além dos sócios, existe a área Corporate, https://www.slbenfica.pt/Servicos/AreaCorporate/areacorporate.asp ;

    Convém, não esquecer, que no meio disto tudo, o Benfica construiu um dos melhores estádios do mundo, que ficou concluido em 2003, com um custo de 180 milhões de euros ( Benfica já tinha o terreno ), 2 excelentes pavilhões, para as modalidades, piscinas, e um centro de treinamentos maravilhoso, com um custo de 15/20 milhões de euros ( já tinha terreno)!!

    O trabalho de recuperação, ainda não terminou, ,mas permitiu ao Benfica em 2 anos investir 60 milhões de euros na compra de jogadores, quando à poucos anos atrás, estava praticamente falido!!
    A aposta é constante, a todos os níveis, como se comprova, na Benfica Telecom, Benfica Soluções Financeiras, Benfica Viagens, Benfica Seguros, Benfica Auto, Clínica do Benfica, cartão de crédito Benfica, Lugar de ouro ( um sorteio, que se faz em todos os jogos do Benfica em casa, para a liga portuguesa, em que se sorteia um lugar no estádio, e o vencedor se for sócio, fica com o prémio, se não acumula mais 10.000€ para o próximo jogo. O prémio, actualmente, vai em 73.500€ ).

    Recentemente, foi criada a Fundação Benfica, sem fins lucrativos, em que se baseia no voluntariado, e está aberta a toda a sociedade, independentemente, do clube, e que tem por objectivo, ajudar os mais necessitados, mas em especial as crianças e os emigrantes!! Isto sim, a maior obra do Benfica, e que me deixa muito ORGULHOSO!!

    O grupo de comunicação social do Benfica, é composto por: O site do Benfica; O jornal “O Benfica” ( com quase 70 anos ); a revista “A Mística” ( todos os sócios a recebem gratuitamente pelo correio ); a BenficaTV ( que começou a emitir em Janeiro deste ano, e que tem um custo operacional de cerca de 4 milhões de euros /ano, em que os custos estão cobertos pelos proveitos );…e também, podemos incluir, os mais de 200 Blogs do Benfica, que fazem a defesa do clube, e divulgam as notícias e mensagens, que têm de passar. A Blogosfera, é um instrumento extremamente útil, nos dias de hoje!!

    O actual CEO do Benfica, Domingos Soares de Oliveira, é adepto do Sporting, mas desde que veio para o Benfica, disse, numa entrevista, que defendia o Benfica até à morte, e que em Portugal, existem 2 clubes grandes ( Sporting e Porto ) e 1 clube gigante ( Benfica ). Toda a desconfiança, que inicialmente existia, por não ser desde pequeno do Benfica, foi ultrupassada pelo seu profissionalismo, pelos resultados e trabalho, que vai apresentando, ano atrás de ano. Ele, é o homem de confiança do presidente do Benfica, ao longo destes anos, e se está no lugar que está, é porque é um excelente profissional, com provas dadas no mercado!
    Inicialmente, fazia-me 1 pouco de confusão, mas agora, espero que fique por muitos anos!!
    Não me esqueço, de alguns dirigentes, que o Benfica teve, e que só estavam lá, para se servirem do clube, e não para o servirem…, e por isso, é que chegou ao ponto que chegou, num passado recente.

    Com isto tudo, quis dar um exemplo, de um clube que estava falido/ desorganizado, mas que com muito trabalho, dedicação, inovação, empreendorismo, conseguiu trilhar um rumo, em direcção ao sucesso!!

    Eu sei que não é fácil, e que os torcedores, querem resultados imediatos, mas de uma vez por todas, têm de compreender, que como está, NÃO DÁ MAIS!!
    Pelos seus, execelentes Posts, Emerson, bastante ilucidativos…só não vê ou não percebe, quem não quiser!!! Os clubes estão constantemente a hipotecar o seu futuro!!

    O trabalho de formiguinha, que poucos dão conta, ,mas que é fundamental, muito importante para o sucesso a médio-longo prazo!!

    É importante, transformar as ameaças em oportunidades, e nada “melhor” do que uma crise, para os clubes se profissionalizarem ao máximo, desde a base até ao topo!!

    Emerson, desculpe, esta extensa lauda, mas existem certas coisas, que me fazem muita confusão!!

    Salvo raras excepções, actualmente, os clubes brasileiros, são como Ferraris, conduzidos por bebês!!

    abraço


    Carlos, muito obrigado pelo excelente comentário, na verdade ele mesmo um post.
    Gostei muito da leitura e vou dar uma olhada nos links que você colocou.
    Esse trabalho de recuperação do Benfica é espetacular.
    Abraço.
    EG

  9. 44
    Francisco C.Zanella Nunes:

    Boas novas para o Vascão. Há muitos anos que o Vasco estava precisando de uma nova diretoria, principalmente de um novo presidente.( graças à Deus) Já enviei E-mail ao clube para voltar à contribuir em alguma categoria de associado.(fui por muitos anos, mas desisti em função de não acreditar no ex )
    Parabéns pela matéria.

  10. 43
    Eduardo:

    O Vasco está se reorganizando sim. O contrato com a Champs é muito importante , pois injeta R$ 500 mil mensais em dinheiro no clube. O da Eletrobrás trará R$ 1 milhão / mês somente para o futebol e , segundo fontes da rádio Globo , a Habib´s renovará por R$ 100 mil mensais. Segundo a mesma rádio Globo , o Vasco , que recebe R$ 7.5 milhões pelo estadual , só tem R$ 2.5 milhões a receber , divididos em 4 parcelas de R$ 650 mil ( janeiro até abril ). As cotas do brasileirão também já foram bem adiantadas pelo Eurico ( cerca de R$ 10 milhões ). O Vasco , por ter caido , só tem direito a R$ 15 milhões , e receberá mais R$ 5 milhões , divididos em oito parcelas de R$ 600 mil. Ou seja , terá R$ 2.2 milhões / mês com as cotas em 2009. Em maio , o Corinthians depositará R$ 7.5 milhões ou devolverá o meia Morais e em julho , o clube receberá mais R$ 3.5 milhões da Inter de Milão pelo passe do garoto Philipe Coutinho. Segundo o planejamento do clube , metade do valor irá para o pagamento de dívidas.


    Eduardo, como disse, os direitos de tv já foram antecipados.
    Por estar na B, o Vasco tem direito a 10,5 milhões e mais o PPV, no valor de 7,1 milhões brutos. Somando os dois e descontando INSS e Direito de Arena, sobrariam cerca de 15,8 milhões. Qualquer valor a receber seria na forma de doze parcelas mensais.
    EG

  11. 42
    Renato Souza:

    Alguém, sem rabo preso, pode me explicar como uma empresa pública como a Eletrobrás pode gastar uma fortuna patrocinando um clube de futebol, seja já ele qual for. Gastar um dinheiro que é do povo carente de quase tudo para pagar salários de jogadores é no mínimo uma aberração. E para que? Fazer propaganda? Não existe competição no mercado de geração de energia! Para falar a verdade não existe nem esse mercado ! Quem autoriza, manda, aprova ou determina deve acordar, no meio da noite, para tomar algum remédio para insônia.

  12. 41
    José Luiz D. Galvão:

    A matéria é bem auspiciosa para o futuro do C.R. Vasco da Gama. Espero que tudo se concretize o mais rapidamente possível.
    Inclusive, estou disposto a me associar, apenas aguardando o lançamento da promoção de novos sócios.
    Saudações Vascaínas!!!

  13. 40
    Leo:

    O Coelho só não falou do lançamento da campanha de captação de sócios..

  14. 39
    tustão:

    Sensacional eu só estou esperando a camisa nova do vasco a preço popular para comprar umas três.

  15. 38
    Rogerio Santos:

    Emerson, desculpe postar algo que não tem nada a ver com seu post, mas fiquei muito preocupado com o texto que colei abaixo. Pode dar melhores informações sobre isso? Afinal se trata do time de maior torcida do BRASIL! Agradeço desde já. Segue abaixo:

    Por AUGUSTO CESAR SANSÃO

    2o. secretário do Conselho Fiscal do C.R. do Flamengo

    O Flamengo quebrou.

    Esta é uma lamentável verdade cujos avisos foram inumeramente dados pelo Conselho Fiscal. Entretanto, a instituição Flamengo não irá acabar porque é muito maior do que esses atuais elementos que irresponsável e inconsequentemente levaram o Clube a este estado de ruína.

    Se tivessem um resto de dignidade deveriam pedir desculpas e sair para nunca mais voltarem.

    A reunião extraordinária do Conselho de Administração retratou com fidelidade o atual quadro de descontrole e de incompetência dos homens que pensam que administram o Flamengo.

    Para esta reunião foi elaborado um minucioso trabalho assinado pelo Presidente Marcio Braga e pelo atual VP de Finanças, Dr. Sebastião Pedrazzi e seu diretor Luiz Felipe Brandão. Ali, demonstraram que, se realmente acontecer, o Flamengo terá uma receita de R$95 milhões contra despesas imediatas por efeito de penhoras, acordos judiciais e descontos irrecorríveis no total de R$82 milhões, restando, assim, um saldo positivo de R$13 milhões.

    Ocorre que, segundo os mesmos Senhores o Flamengo terá uma despesa para o ano de 2009 de R$87 milhões o que deixará a situação financeira do Clube com um buraco de R$75 milhões. O atual nível de insolvência do Clube mostra que temos R$0,12 para cada R$1,00 que devemos.

    Na mesma reunião, o Presidente Marcio Braga apresenta um relatório encaminhado pelo ex gênio das finanças do Clube, o Sr. José Carlos Dias que afirma textualmente o superávit do Flamengo em R$50 milhões, que a receita projetada para 2009 é de R$140 milhões e que o nível de insolvência do Clube não é tão ruim pois, temos tem R$0,83 para cada R$1,00 que devemos.

    Das duas uma: ou pensam que os Conselheiros são idiotas ou alguém está mentindo.

    Entretanto, o que permaneceu claro na reunião foi o nível de irrealidade que vive o Presidente. Como pode ser avalista de dois estudos completamente distintos?

    O destaque ficou por conta do Presidente do Conselho Fiscal, Dr. Leonardo Ribeiro, que com galhardia enfrentou o Presidente comprovando todas as falácias e inverdades já denunciadas pelo Conselho Fiscal. Sua ação se destacou pela coerência e coragem em mostrar os argumentos provados e comprovados aos Conselheiros presentes colocando o Presidente no seu devido lugar.

    Os Conselheiros aprovaram a criação de uma Comissão Especial para ministrar a antecipação de R$10 milhões presidida pelo ícone da moralidade, o Grande Benemérito Dr. Roberto Abranches, seguido pelo ilustríssimo Benemérito Gilbert Prates e o Sr. Vinicius França.

    E, como se encontra o Flamengo?

    a) A Gávea não é patrimônio do Flamengo. É uma concessão de uso do Estado para fins de prática social e esportiva;

    b) O Morro da Viúva, de propriedade do Flamengo, está submerso num volume de dívidas de IPTU em dezenas de milhões de reais;

    c) O Centro de Treinamento, de propriedade do Flamengo, está penhorado resultado de uma briga judicial com o Consórcio Flamengo Plaza provocada pela irresponsabilidade administrativa de alguns que ainda andam por aí;

    d) Por declaração do Vice Geral do Clube no período 2004/2008 (60 meses) o Flamengo arrecadou R$400 milhões de reais e quitou R$50 milhões em dívidas de curto prazo. Como realinhou R$200 milhões em dívidas para pagamento a longo prazo (Timemania) o que fizeram com os demais R$350 milhões?

    O Flamengo não pode mais se dar ao luxo de ser administrado por ETs ou por pessoas que faltam com a verdade. A palavra de ordem é RECONSTRUÇÃO. É necessária a união de todos os homens de bem que desejam a recuperação da imagem, da glória,

    Saudações Rubro-Negras.

    Rogério, há minutos postei um texto em que abordo esse caso dos dez milhões.
    Venho dizendo que essa crise está pegando todos de calças curtas – não só presidentes de clubes – e o ano será complicado.
    Sobre esses relatórios não tenho o que falar, sem vê-los.
    Mas, mesmo sem acesso a eles, de uma coisa tenho certeza: nenhum clube brasileiro conseguirá faturar 140 milhões sem boas transferências de atletas.
    E estas, a julgar pela janela de inverno que terminou (só Guilherme saiu, mesmo assim o Cruzeiro teve de aceitar um jogador caro no negócio), não serão lá grande coisa em julho e agosto.
    Quanto à receita de 95 milhões, se é uma que vi há alguns dias na internet, ela só será verdadeira em termos teóricos, ou melhor, contábeis, pois parte dos valores que estão listados já foram antecipados – os direitos de TV.
    Novamente, é mais um ano com uma situação para lá de preocupante.
    Uma atitude racional, dura, triste, mas necessária, seria enxugar despesas – basicamente a folha do futebol profissional. Mas é muito difícil uma direção rubro-negra tomar uma medida como essa.
    Quanto às dívidas, terão de ser negociadas, não há saída.
    Abraço.
    EG

  16. 37
    CARLOS:

    Acho que o Roberto demorou a engrenar no Vasco,mas é inegavel a sua intenção de recuperar a grandiosidade do clube.Depois de mais de vinte anos de uma ditadura quase monarquica,estamos experimento ideias modernas.A tentativa de modernização do departamento de futebol,principalmente com a contratação do Rodrigo Caetano,mostra claramente as intenções de profissionalização do clube.
    Estamos cheios dos dirigentes amadores que levaram os clubes brasileiros a falência.Mas mesmo assim ainda existe muitos torcedores vascainos que sentem a falta do antigo presidente.E são contra essas novas ideias.Acham que o clube deve repousar em estruturas aracaicas.A propria mudança no layout da camisa gera uma imensa rejeição.Pratica que é comum nos grandes clubes europeus e até aqui no Brasil. Já estamos vendo a camisa verde-limão do Palmeiras,a roxa do Corinthians,a dourada do Atletico mineiro e do Sport,mas no Vasco ainda tem gente que morre se tirarmos a faixa diagonal.
    Claro que nem tudo da administração do Roberto eu concordo.Acho até que ele teve sua parcela no rebaixamento.Que assumiu o clube, sem um planejamento,sem experiência,e que cometeu diversos equivocos.Agora é visivel a diferença de postura do Roberto para o Euvírus.Graças a simpatia do atual presidente muitos vascaínos estão voltando a ajudar o clube, a torcer, e ter orgulho de novamente declarar amor ao clube.Estes patrocinios,mesmo na situação ruim que o time estava o ano passado,são fruto da credibilidade do Dinamite.A propria Associação de Amigos do Vasco criada para ajudar a sanar dividas do clube,é outro exemplo.
    Toda mudança é lenta e gradativa.Não podemos esperar que de uma hora para outra as coisas entrem no eixo.Mas agora é possível acreditar que teremos um Vasco mais forte, quando retormas deste calvario chamamdo serie B.

  17. 36
    Sidney:

    Que isso Emerson???? Quanta modéstia! sobre marketing esportivo desconheço alguém que tenha infomrações tão privilegiadas quanto você, por isso te acompanho desde o antigo OCE.
    Parabéns pelo blog, sempre com informações precisas e interessantes…
    Abraço

  18. 35
    marcos paulo:

    Caro Emerson!
    Obrigado por destacar em seu espaço toda essa reformulação que o Vasco está fazendo, na minha opinião a melhor contratação foi o Rodrigo Caetano, ele vai saber lapidar todas as promessas vindas das divisões de base assim como fez no Grêmio, esse projeto sobre atrair sócios é muito ambicioso e tem tudo para dar certo, é com grande expectativa, que todos nós torcedores recebemos esse processo de reestruturação,
    um forte abraço!

  19. 34
    Eduardo:

    Parabéns pelo feliz tema do blog Emerson,
    Graças a Deus isso está acontecendo no Vasco, pena q temos que passar por uma situação ruim para vir a mudança. Essas ideias são ótimas e vem agregar valor ao clube. Rodrigo Caetano foi a melhor contratção do clube e tenho certeza q em pouco tempo o Vasco estara reestruturado.
    O sentimento não pode parar.
    Ao Vasco tudo.

  20. 33
    Gustavo Mehl:

    Em tempo: EURICO NUNCA MAIS!

Páginas: [3] 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade