Quem ama (ainda) os estaduais?

qui, 29/01/09
por Emerson Gonçalves |

  • Sharebar

A temporada do futebol começou, aleluia!

Ao mesmo tempo, de forma quase literal, começaram, também, os torneios estaduais. De norte a sul, o Brasil está disputando seus campeonatos locais. Para eles, o calendário boleiro tupiniquim reserva 23 datas, no período de 21 de janeiro a 3 de maio desse Ano da Graça de 2009.

Diz o calendário que as férias dos jogadores terminam em 6 de janeiro, depois de cumpridos os protocolares 30 dias de férias corridas.

Entre o dia 6 e o dia 21 temos 15 dias.

Quinze dias para a pré-temporada.

Que no mundo civilizado do futebol dura 60 dias, ou no mínimo 45. Mas aqui, ao sul do Equador, julgam dirigentes e burocratas diversos que 15 dias são suficientes para essa besteira de pré-temporada.

Os estaduais precisam começar, a bola tem que rolar, nada dessa história de ficar treinando e fazendo joguinhos amistosos. Vamos todos competir que é o melhor a fazer. O povo quer ver bola rolando pra valer. Vamos aos estaduais!


Mas…

O tal de povo quer mesmo ver bola rolando tão depressa?

São assim tão importantes os torneios estaduais?

Anseia por eles o torcedor, como, quando garotão, ansiava pelo sábado para poder encontrar a namorada e pelo domingão pra jogar a pelada semanal?

(Sim, sou antigo, do tempo em que a namorada era vista no fim de semana, ao invés do bom-dia de hoje pro sogrão, no café-da-manhã, de pijamão, em sua própria casa, ele já de gravata indo para o trabalho…)

Creio que não é bem o que diz uma pesquisa…



Afinal, quem ama mesmo os estaduais?


Poucos, segundo a pesquisa da TNS Sports, que foi divulgada parcialmente há alguns dias. O instituto ouviu 7007 torcedores em 356 municípios do país, em 14 estados, no final do ano passado.

Em todo o Brasil, apenas 8,03% dos torcedores afirmaram gostar mais do seu campeonato local.

O Brasileirão é o líder nacional de indicações com 56,67%.

Tecnicamente empatadas, as copas do Brasil e Libertadores foram citadas como preferidas por 13,77% e 13,70% dos fãs de futebol, respectivamente.

Uma vitória acachapante, por goleada, do Brasileiro.

Vale notar que, em relação à mesma pesquisa feita em 2007, praticamente não houve alterações, o que parece indicar uma visão consolidada sobre o tema:

Competição

2007 – %

2008 – %

Diferença 2007/2008

Camp. Brasileiro

57,06

56,67

- 0,39%

Copa do Brasil

13,80

13,77

- 0,03

Libertadores de America

13,44

13,70

+ 0,26

Camp. Estaduais

8,15

8,03

- 0,12

Não souberam responder

7,55

7,83

+ 0,28

O estado que mais foge à média e mais gosta do seu estadual, é Pernambuco, cujo campeonato tem a preferência de 16,8% dos torcedores. Ceará vem depois, vários pontos abaixo, com 11,5%, seguido pelo estado da Bahia, onde 10% dos torcedores apontaram o estadual como seu torneio predileto.

No outro extremo, entre os que menos gostam dos estaduais, a liderança é do estado do Paraná, com somente 6,72% de preferência, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 6,86%, e São Paulo logo depois com 6,94% da preferência dos torcedores por seu campeonato, tido como o mais competitivo do país.

A pesquisa revelou, também, a preferência pelos estaduais de alguns grandes clubes. Nesse ponto, o tricolor carioca é o torcedor que mais gosta do estadual, e o que menos gosta é o gremista:

FLUMINENSE                       10,34%

INTERNACIONAL                  9,54%

ATLÉTICO MINEIRO              8,09%

FLAMENGO                          7,85%

CORINTHIANS                       7,77%

BOTAFOGO RJ                       7,08%

CRUZEIRO                             6,75%

SANTOS                                6,74%

VASCO                                  5,92%

SÃO PAULO                            5,74%

PALMEIRAS                            5,43%

GRÊMIO                                 5,38%

Faltou a informação sobre os torcedores do Sport, Náutico e Vitória, pelo menos, clubes que disputam a Série A e que são de estados onde os estaduais têm um pouco mais da preferência do torcedor. Seria interessante compará-la com a preferência geral do estado de cada um.

O estudo deixa claro que a paixão exacerbada pelos estaduais que encontramos em defensores pela internet e em alguns comentaristas, parece não encontrar respaldo no gosto da maioria dos torcedores.

A se pensar, não acham?

Pensar, por exemplo, se esse modelo de calendário é o mais indicado para o atual estágio do futebol brasileiro. Lembrando que no meio do caminho de nossa competição mais importante, o Campeonato Brasileiro, temos a principal janela de contratações do futebol europeu.

Pensar, também, que da forma atual nossos grandes clubes não podem jogar no exterior, ficam presos ao Brasil, não expandem suas marcas, não entram, de fato, no mercado global do futebol.

A se pensar, não acham?


Pontos corridos: gosto confirmado

Em 2008, no “velho” OCE, comentei essa mesma pesquisa, porém com outro enfoque, dando destaque à preferência brasileira pelo sistema de pontos corridos. Essa é uma conclusão lógica e válida, que pode ser inferida a partir desses resultados.

Nesta edição, por exemplo, a competição por pontos corridos continua com a preferência de mais da metade dos torcedores, contra apenas 35,5% de preferência somada para três competições em sistemas eliminatórios, os “mata-mata“.

Portanto, mantém-se plenamente válida a tese de abril de 2008 – a respeito, ver posts no “velho” OCE, em 15 e 17 de abril: o brasileiro tem preferência pelo sistema de pontos corridos.


compartilhar

80 Comentários para “Quem ama (ainda) os estaduais?”

Páginas: [4] 3 2 1 »

  1. 80
    Alê Moreno:

    Todo ano alguém quer matar o Estadual. ;-)

    Primeiro… essa pesquisa não quer dizer nada. Nem para um, nem para outro.

    Se me perguntarem (foi essa a pergunta da pesquisa), qual o Campeonato eu prefiro, como são-paulino, talvez responda: Mundial, Libertadores, Brasileiro e Paulista (já que não disputo “nunca” a Copa do Brasil.

    Se me perguntarem o que acho dos Estaduais, talvez eu responda: Um mal mais que necessário.

    Eu acho que o grande erro nessas analises está em desconsiderar as conexões que existem entre os Eventos.

    Concordo que o Estadual, analisado isoladamente, hoje, pode não ter importância (para os grandes). Mas será se em um contexto maior, Nacional, ele não é essencial?

    Enfim…
    Entendo o Estadual como parte importante para, por exemplo, um Nacional de qualidade. Ainda mais em um contexto de globalização, onde nossos craques estão quase todos lá fora, O Estadual garante a existência de times menores que, por sua vez, garantem a renovação de nossos jogadores. E um Estadual não existe sem os times grandes.

    Defendo os Estaduais. Menores talvez. Mas com os Grandes sempre.
    É uma troca. Os Grandes abrem mão de um período do ano favorecendo a existência daqueles que, muitas vezes, lhes dão o combustível para também sobreviver (os jogadores). Justo, não?

    Aos grandes…
    Que se considere os Estaduais como uma pré-temporada.
    Não dá, né? Não dá porque com a bola rolando, eles não são tão “pouco importantes” assim.
    Abraços

  2. 79
    Giulio Cesare:

    Uma pergunta que eu sempre faço e quase não acho solução, acabndo-se os campeonatos estaduais, como ficariam a vida dos clubes pequenos?
    Disputariam o quê?
    Teriam renda da onde para sobreviverem?
    Já que em São Paulo, por exemplo, a FPF ajuda muito mal e porcamente?
    Abs

    Quando muitos interesses estão em jogo, ninguém pode acabar com nada com uma simples penada. Tem que haver negociação, tem que haver compensações, tem que haver garantias de continuidade para todos.
    Sentar e negociar.
    Os clubes pequenos precisam funcionar pelo menos 10 meses por ano, de preferência em competições nacionais, com fase inicial regionalizada para reduzir custos de viagens.
    Hoje, a gande maioria funciona entre 3 e 6 meses, apenas.
    Custos de viagens precisam ser cobertos.
    Torcedores precisam ser mais estimulados a irem aos campos.
    O brasileiro, de maneira geral, não vê futebol, ele assiste aos jogos do time do coração.
    Não tenho fórmulas, para chegar a elas é preciso haver muita conversa.
    Abração, direto do Sítio das Macaúbas.
    EG

  3. 78
    Sidnei:

    …Qual pergunta foi feita aos torcedores? Pq se perguntaram o que o torcedor prefere ganhar é obvio que a maioria vai reponder Brasileirão e Copa do Brasil,por um simples motivo: O campeão disputa a libertadores que por consequencia leva a disputa do Mundial de Clubes.
    ….Agora se perguntarem se p torcedor gosta dos estaduais eu te garanto que a esmagadora maioria dira que sim.Pq aqueles torcedores que não podem ver seu time(ao vivo)tera uma chance de ve-lo quando for jogar em sua cidade.A questão é simples meu caro.O problema não é os estaduais e sim quem organiza,pq la nos EUA a maioria dos esportes começam “localmente”(bairro,municipio,estado,etc…)pra depois chegar em nivel nacional.Onde tu acha que os jogadores de basquete,beisebol,hockei,Super bow,etc… aparecem? Essa pesquisa tem que ser mais bem explicada pq do jeito que saiu não ta dando pra entender.Vlw!
    V
    ps:Citei os EUA pq o mesmo é citado como “excelencia” em sucesso(financeiro) nos esporte.

  4. 77
    flu/londrina:

    COCIFLAM |

    pelo amor de Deus, para de falar besteira rapaz, essa sua fonte , feita por jornalistas apaixonados pelo fla não diz que seu time ganhou 2 títulos num mesmo ano? isso não fala né?
    outra coisa, o flamengo é mais antigo que o flu, se não quis mexer com o futebol primeiro, azar o dele, certamente levaria pau pois o flu sempre foi futebol.
    Para de ser tendêncioso, vai estudar direitinho vai…

  5. 76
    Fabio:

    Meu Caro, perdoe-me o comentário. Mas que pesquisa foi essa? Digo, o que foi perguntado? Qual o seu campeonato predileto? Você não acha que uma pergunta dessas revela apenas qual o campeonato mais importante para o torcedor? Não sei em que termos tal pesquisa foi feita, mas gosto de lembrar sempre que quem encomenda uma pesquisa e a publica, já tem em mente seu resultado. Mas a pesquisa não é o ponto. De fato, sou mais a favor de uma discussão a respeito da importância dos estaduais. A área da Itália, por exemplo, tem 300.000 quilômetros quadrados. O Brasil tem mais de 8 milhões. E então temos de considerar que existe uma coisa chamada mainstream e que as emissoras de TV tendem curiosamente a fazer uma cobertura nacional. Não temos coberturas regionais eficazes. Ou seja, sem os estaduais, perde-se muito em termos de clubes com menor expressão, ou seja, estes tendem a ter muito mais dificuldades. Posso estar errado e qualquer um pode falar o que quiser, conhecendo ou não o assunto. Durma-se com isso. Mas os estaduais não são, para mim, mero apego a tradições inúteis. Penso que colocar os estaduais de lado (acabar com eles) seria causar grande perda ao futebol brasileiro.

  6. 75
    Luiz Otávio Schmidt:

    Simplesmente acho que tudo deve evoluir. Da mesma forma que as regras, os materiais de jogo, estádios (entre diversos outros pontos) evoluiram os campeonatos e formas de disputas devem evoluir também.
    Do ponto de vista de Marketing, acredito que os estaduais estão perdendo os atrativos para os grandes clubes. Uma vez que por ter que disputar os estaduais uma equipe perde a sua pré-temporada (sou formado no assunto, e acredito que isso prejudica o rendimento e até a saúde do atleta) e chances de expandir sua marca além da fronteira. Equipes como São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Grêmio, Internacional, Cruzeiro romperam a muito tempo a barreira estadual, tornando-se equipes com torcida e reconhecimento em todo país. Essas equipes só não rompem as barreiras da fronteira do país pois não possuem tempo para fazer exursões em mercados ricos e crescentes, onde existem grandes empresas (possíveis patrocinadoras). Quem sabe amistosos com as grandes equipes do Velho Continente também não seriam possíveis??
    Ideal para os grandes clubes, ao meu ponto de vista, seria a participação na Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro (Duas competições Nacionais com os dois principais sistemas de disputas), Libertadores para os melhores classificados, Sulamericana para os intermediários. Sistema semelhante ao do Velho Continente.

    É bem por aí, Luiz Otávio, concordo contigo.
    Creio que times que estão bem nessa fase inicial dos estaduais, irão ter uma queda de rendimento prematura.
    EG

  7. 74
    Luiz:

    Torneios REGIONAIS > Torneios ESTADUAIS, simples … estadual para times pequenos e do interior do estado e os regionais com os principais clubes dos estados da região.

  8. 73
    Lucas Camargo:

    Caro Emerson
    Vc tem toda razão em dizer que os estaduais estão “inchados”. Como eu já disse em comentário anterior, gosto muito do Campeonato carioca, mas concordo inteiramente que ele deveria ser bem menor. Creio que 8 times seria o limite. Creio que o mesmo numero seria razoável para o Paulista.
    Abs.

  9. 72
    João:

    Em relação aos campeonatos brasileiro e Libertadores acredito que os resultados não oscilem muito de um ano para outro, mas em relação aos estaduais este resultado deve oscilar muito, dependendo do resultado que o time tiver. Se o time foi o campeão, a tendência será o torcedor mostrar simpatia ao torneio, caso contrário, não.
    Um exemplo é a torcida gremista da azenha, que ha tempos não ganha nada e por isto mostra pouco interesse pelo estadual.


    Isto é verdadeiro em parte, João.
    Mas não creio que afete demasiadamente o resultado final.
    EG

  10. 71
    kurth:

    EMerson

    PARABENS VC MUDOU O BLOG para globo .com

    esta crescendo quem sabe vc barra o Lédio rsss, a proposito uma sugestão use fotos nos post, fica mais atraente dicamos assim

    Obrigado, Kurth.
    Ah… As fotos… Concordo contigo, mas eu e elas temos uma birra quando se trata de blog.
    Mas estou aprendendo.
    EG

  11. 70
    Efarah:

    Emerson,
    não acho correto dizer que o GREMISTA não gosta do Campeonato Gaúcho.
    a pergunta, me parece, foi , QUAL O CAMPEONATO DE SUA PREFERÊNCIA? …
    Me parece óbvio que todo torcedor vai dizer: O Mundial. embora realmente muito poucos tenham a possibilidade de participar dessa competição, mas ainda assim é a preferência de todos. tanto que os corinthianos se vangloriam por isso.
    Seguindo a linha, LIBERTADORES, preferência da maioria dos GREMISTAS por ser uma competição histórica que aumentou a rivalidade GRE-nal. O co-irmão era tricampeao brasileiro e o GRÊMIO apenas campeão. Venceu a LIBERTADORES e se tornou verdadeiramente internacional. nos tornamos “maiores” e coloco assim, com aspas, pois GRÊMIO e inter não são maiores do que o outro. são iguais. ambos tem tudo. O xiitas vão dizer que a sulamericana o GRÊMIO não tem… que a FIFA não homologa, e blá-blá-blá… pura dor de quem sofreu por 20 anos. tem uma dúzia de títulos que o GRÊMIO ganhou e que o inter não, assim como a recíproca é verdadeira.
    Eu como Gremista, quero ganhar a LIBERTADORES, de lambuja, vem a vaga pro mundial.
    Mas quero ganhar Gauchão sim, ou ficar na frente do inter. afinal , tom x jerry, chimangos x maragatos, pt x anti-pt, socialistas x capitalistas, gremistas x colorados…. são todos “inimigos” mas nenhum tem razão de viver sem o outro.

  12. 69
    Fernando xaruto:

    Fala Emerson,
    saudações rubro negras … eu sou um apaixonado pelo Campeonato Carioca e ao contrário do rumo da maré defendo a sua existencia eterna … eu aprendi a amar o Flamengo vendo ele ganhar do Fluminense, do Vasco, do Botafogo, do America, do Bangu, do Bonsucesso e por aí vai … e não vendo ele ganhar dos times paulistas, gauchos, mineiros pelo campeonato brasileiro … tenho certeza que voce aprendeu a ser torcedor do São Paulo FC pelo mesmo motivo … querer acabar com os campeonatos regionais para mim seria a mesma coisa que demolir o Maracanã, Morumbi, Mineirão … ou seja uma catastrofe …

    Vovô xaruto

  13. 68
    Ricardo Campos:

    Preferiria ver um saudoso torneio Rio-Sao Paulo do que um mero torneio estadual. O torneio estadual poderia até continuar existindo, dentro de um torneio regional maior, como o Rio-Sao Paulo, Sul-Minas, Copa Norte e Nordeste. Seria 03 meses de competição. Creio que o nível das disputas subiriam e fariam que os pequenos não ficassem apenas presos às disputas estaduais. Bom, é minha opinião!

  14. 67
    Thiago:

    30/01/2009 – 17h16

    PONTO-CEGO NO MORUMBI É UMA DAS PREOCUPAÇÕES DA FIFA EM VISITA A SP

    Thales Calipo
    Em São Paulo

    A delegação da Fifa iniciou a sua maratona de inspeções nas candidatas à sede da Copa do Mundo de 2014 por São Paulo. Nesta sexta-feira, os membros da entidade máxima do futebol, entre outros eventos, participaram de uma apresentação técnica sobre o Morumbi, estádio que representará a capital paulista. Uma das preocupações levantadas pelos inspetores foi a presença de pontos-cegos no local.

    Como os representantes da Fifa não irão se pronunciar durante a viagem sobre os detalhes técnicos da inspeção, não foi divulgado quais e quantos são os pontos em que o torcedor não tem visão total do gramado do Morumbi. Além disso, outros aspectos foram abordados no encontro, segundo o secretário municipal de esportes, Walter Feldman, que participou da apresentação.

    “Foi uma reunião bem técnica. Eles perguntaram sobre a visibilidade, os vestiários e a estrutura que será montada para a imprensa”, revelou Feldman, sem dar mais detalhes sobre a participação dos membros da Fifa na apresentação, conduzida pelo arquiteto Ruy Othake, responsável pelo projeto de modernização do Morumbi.

    Logo após a reunião, que aconteceu no auditório localizado no Museu do Futebol, no Pacaembu, os membros da Fifa posaram para fotos e, depois de uma breve explicação do presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Caio Luiz de Carvalho, o diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, discursou.

    “Tivemos uma reunião aqui em São Paulo e começaremos a nossa viagem de nove dias pelas 17 candidatas para colher o máximo de informações e decidir quais serão as 12 cidades que receberão jogos da Copa do Mundo”, afirmou Weil. A decisão final da Fifa sairá no dia 20 de março, quando a entidade anunciará o nome das escolhidas em Zurique, na Suíça.

    Ainda em São Paulo, a delegação da Fifa sobrevoou de helicóptero alguns pontos da cidade. Na sequência, o grupo participou de uma reunião com representantes da Infraero. As melhorias que serão feitas nos aeroportos de Cumbica e Congonhas, além do Campo de Marte, estavam na pauta.

    Logo após o encontro com os responsáveis pela candidatura de São Paulo, os representantes da Fifa viajam a Porto Alegre para dar sequência às inspeções. Além da capital gaúcha, a comitiva passará ainda por Florianópolis (SC) neste sábado.

    A viagem continuará por Curitiba e Rio de Janeiro (01/02), Belo Horizonte e Brasília (02/02), Goiânia e Campo Grande (03/02), Cuiabá e Rio Branco (04/02), Manaus e Belém (05/02), Salvador, Recife e Natal (06/02) e, por último, Fortaleza (07/02). Maceió não entregou os documentos necessários dentro do prazo e, por isso, está eliminada da disputa, ficando fora também da inspeção.

    https://www.uol.com.br

  15. 66
    Gustavo Prista:

    Achei os comentários bem tendenciosos.

    Ora, se o estadual não é a competição favorita, não quer dizer que a maioria não quer sua continuação. O ideal é mudar os formatos, fazer algo que dure menos e dê menos espaço a times que não tem chance de ganhar nada. Até parece que, em SP, todos os 20 times vão disputar alguma coisa ou, no RJ, todos os 16 podem se classificar às finais de um dos turnos.

    E o lance de ‘preferir pontos corridos’, inferindo-se a tal falácia através da preferência de OUTROS campeonatos, é uma tentativa falha de empurrar isso goela abaixo do torcedor. Prefere-se o brasileiro por ser o campeonato mais disputado (e também o maior) do país. E a libertadors não é mais votada, pois existem poucos times que tem torcedores que podem se considerar aptos a votar em uma competição cujo o time participe mais assiduamente.

    Mas foi bom ler o texto pelos dados contidos. Assim eu tiro minha própria conclusão, e sem inventar entrelinhas.

  16. 65
    bruno:

    Nossa… que blá blá blá sem sentido.

    Essa pesquisa só mostrou que os campeonatos estaduais têm uma importância menor que os outros… mais nada.

    Caso seja relevante tomar tal percentual, pq nao acabamos com a libertadores também????

    E tem gente que ganha para escrever isso que eu li. . .

  17. 64
    Coração Tricolor:

    Parabéns.. vejo nessa pesquisa deixaram o FLU ocupar uma posição de destaque.

  18. 63
    Solano:

    A coisa é simples:

    Quem tem competência pra ganhar, construir a história real, e comemorar (com os maiores méritos)…comemora !

    Quem não tem………………………………………………………………………………reclama…diz que não vale nada e afins !

    LONGA VIDA AOS GRANDES E PERPÉTUOS VENCEDORES, POIS, QUEM PODE PRETENSAMENTE QUERER CONQUISTAR “TUDO” SE NEM NA SUA “CASA” MANDA ?????

  19. 62
    Bruno Vieira:

    Coringão manda maluco, em São Paulo, e quem manda no Brasil é São Paulo…logo….

    Aê barbicha…meu pai também é ipiranguista, paulistano, Corinthiano, enfim, teve mais sorte que você, nasceu Corinthiano,,,,,,,rsrsrsr

    Mas vc é legal !

  20. 61
    Fernando Cambraia:

    Emerson, gostaria de saber de você como era feita a distribuição do dinheiro do ppv no ano passado? Você sabe quanto o Cruzeiro recebeu o ano passado pelo ppv? E pela tv aberta e fechada?
    Desde já agradeço e CRUZEIRO BICAMPEÃO DA TRIPLICE COROA (Libertadores + Mineiro + Brasileiro)
    Um abraço.

    Em 2008 o Cruzeiro e os demais do Grupo III receberam 15 milhões de reais cada um, Fernando.
    Foi o mesmo valor de 2007, englobando aberta, fechada e ppv.
    A diferenciação de pagamento pelo ppv foi estreada em 2009.
    EG

Páginas: [4] 3 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade