PPV: todos os números da pesquisa 2008
Nos últimos anos os dirigentes dos clubes reclamavam que os direitos referentes ao PPV deveriam ser pagos conforme os índices de compra dos pacotes de transmissão de cada torcida. Uma demanda justa, claro, mas com algumas dificuldades de ordem operacional colocadas, pelo que sei, não pela GLOBOSAT, e mais pelas empresas que vendem e distribuem o sinal, cujo número aumentou nesse período. Além disso, havia um contrato em vigor e mudar suas regras no meio do jogo era algo que daria muito pano pra manga.
Com a discussão do novo contrato de venda dos direitos de TV, ficou acordado que a partir de 2009 os clubes receberiam o dinheiro do PPV de acordo com essa vontade, ou seja, a cada um de acordo com a participação de seus torcedores na compra das assinaturas. Aqui é bom recordar que as decisões tomadas pelo Clube dos Treze não o são por uma cabeça ou por duas, elas são frutos de reuniões que contam com a presença de todos os clubes associados à entidade. Parece inútil falar isto, mas frequentemente os torcedores imaginam que decisões são tomadas à revelia ou contrárias aos interesses de seus clubes. À revelia não acontece, uma vez que todos participam e têm direito a voto. Quanto a interesses contrariados isso acontece, com certeza, mas é algo natural em qualquer tipo de organização em que as decisões são tomadas por maioria de votos. Quem perde uma votação sempre fica contrariado, algo inerente ao regime democrático.
Para definir o percentual de cada um, novamente surgiram problemas de ordem operacional, embora pareça simples cada comprador identificar seu clube do coração no momento da compra. Entretanto, é já bem grande o número de assinantes que já estão nas renovações automáticas, de ano para ano. Independentemente dessa e outras colocações, os clubes optaram por definir suas participações a partir de pesquisa entre os compradores. Na verdade, a partir de duas pesquisas separadas, ambas realizadas por institutos idôneos e altamente capacitados, o Datafolha e o IBOPE.
Na tabela que virá a seguir, vocês encontrarão três diferentes índices para cada clube: o primeiro é o índice que vale para efeito de distribuição dos recursos; ele corresponde á média entre os resultados para cada clube das duas pesquisas. O segundo percentual refere-se à pesquisa IBOPE; o terceiro, apresenta os percentuais levantados pela pesquisa Datafolha.
As margens de erro foram de 1,6 e 2,0 respectivamente. Como já foi apresentado no post anterior sobre esse assunto, em 15 de dezembro, o número de entrevistados foi altíssimo – 8.193 compradores. Ora, num universo com cerca de 550.000 pessoas, essa é uma amostra altíssima, pouco usual, inclusive, na realização de pesquisas. Isso, na minha opinião, confere enorme credibilidade aos resultados, o que se comprova, de forma indireta, pela virtual ausência de reclamações a respeito dos resultados por parte dos maiores interessados, os clubes. Uma das poucas reclamações que tomei conhecimento teve como motivo o elevado número de jogos de um time pelas emissoras de sinal aberto ou fechado, que teria levado os torcedores a comprarem menor número de assinaturas do PPV.
Uma reclamação discutível, com a qual, particularmente, não concordo, mesmo porque as decisões de compra das assinaturas são tomadas, em grande parte, antes da distribuição da tabela com a escala dos jogos que serão transmitidos pelos diferentes sistemas. Além disso, há também o fato dos assinantes optarem pela compra conjunta do Brasileiro e do estadual.
Vamos, então, à tabela.
| Clube | Média | IBOPE | Datafolha | Diferença | |
| 1º | Flamengo | 13,84 | 13,14 | 14,53 | - 1,39 |
| 2º | Corinthians | 9,77 | 10,25 | 9,29 | + 0,96 |
| 3º | São Paulo | 9,21 | 8,44 | 9,98 | - 1,54 |
| 4º | Palmeiras | 8,23 | 8,24 | 8,21 | + 0,03 |
| 5º | Grêmio | 8,17 | 7,75 | 8,58 | - 0,83 |
| 6º | Internacional | 6,87 | 7,00 | 6,74 | + 0,26 |
| 7º | Cruzeiro | 6,56 | 6,87 | 6,25 | + 0,62 |
| 8º | Vasco da Gama | 6,46 | 6,45 | 6,47 | - 0,02 |
| 9º | Atlético Mineiro | 5,94 | 6,48 | 5,40 | + 1,08 |
| 10º | Fluminense | 5,55 | 5,45 | 5,65 | - 0,20 |
| 11º | Botafogo | 4,67 | 5,50 | 3,84 | - 1,66 |
| 12º | Santos | 2,42 | 2,26 | 2,57 | - 0,31 |
| 13º | Atlético Paranaense | 1,59 | 1,29 | 1,88 | - 0,59 |
| 14º | Figueirense | 1,42 | 1,36 | 1,48 | - 0,12 |
| 15º | Coritiba | 1,41 | 1,65 | 1,17 | + 0,48 |
| 16º | Sport | 1,21 | 1,14 | 1,27 | - 0,13 |
| 17º | Vitória | 1,05 | 1,03 | 1,06 | - 0,03 |
| 18º | Bahia | 0,93 | 1,09 | 0,77 | + 0,32 |
| 19º | Náutico | 0,70 | 0,69 | 0,70 | - 0,01 |
| 20º | Goiás | 0,68 | 0,78 | 0,58 | + 0,20 |
| 21º | Avaí | 0,68 | 0,64 | 0,71 | - 0,07 |
| 22º | Paraná | 0,55 | 0,53 | 0,56 | - 0,03 |
| 23º | América Mineiro | 0,51 | 0,33 | 0,68 | - 0,35 |
| 24º | Santa Cruz | 0,38 | 0,43 | 0,32 | + 0,11 |
| 25º | Vila Nova | 0,35 | 0,36 | 0,34 | + 0,02 |
| Outros | 0,90 | 0,88 | 1,00 | - 0,12 | |
| Total Geral | 100,0 | 100,0 | 100,0 |
Os números entre as duas pesquisas são muito parelhos, chegando, praticamente, à igualdade em alguns casos, como nos percentuais de torcedores/compradores de Palmeiras, Vasco, Vitória e Náutico.
As maiores diferenças estão entre os índices de Botafogo, São Paulo, Flamengo e Atlético Mineiro.
A princípio essa pesquisa valeria por todo o ano de 2009, mas ficou aberta a possibilidade dos clubes optarem pela realização de novo levantamento em junho, que valeria, então, para o segundo semestre desse ano.
De maneira geral, esses números refletem a realidade das pesquisas sobre o tamanho das torcidas brasileiras. Mostram, também, o grande crescimento dos dois clubes de Porto Alegre, principalmente o Grêmio, assim como a consolidação do Cruzeiro numa posição muito boa. Em condições normais de pressão e temperatura, a posição do Vasco seria colada à do Palmeiras e à do Grêmio. O fato de estar alguns pontos abaixo é reflexo, na minha opinião, dos problemas vividos pelo clube no final da gestão de seu ex-presidente. Se nova pesquisa for realizada em junho, será interessante observar o comportamento do torcedor vascaíno em relação à nova direção de seu clube.
Finalmente, causa espanto o percentual baixo de torcedores santistas que adquiriram os pacotes da TV. Dirigentes e torcedores reclamaram muito depois da divulgação dos primeiros números dessa pesquisa, dizendo que a culpa por essa baixa colocação era das emissoras, que transmitiram grande número de jogos do Santos ao vivo, e poucos com exclusividade do PFC. Como disse acima, eu não acredito nessa hipótese.
O que fazer com uma pesquisa?
Ler e guardar?
Ler e criticar quem a fez?
Ou, quem sabe, ler, analisar e traçar um plano de trabalho em cima de seus dados, visando corrigir falhas e melhorar resultados?
Nesse momento, fosse eu dirigente de clube, independentemente da colocação da minha entidade eu já teria realizado uma reunião com profissionais de marketing para discutir os resultados. Um dos primeiros passos práticos seria a realização de discussões em grupo com torcedores, os “group discussion”, conduzidos de forma profissional por empresas da área, para descobrir o que motiva ou não o torcedor a assinar o PPV. Três clubes, talvez mais que outros, deveriam já estar pensando, e melhor ainda, trabalhando nessa linha: Santos, Botafogo e Fluminense.
As emissoras disputam acirradamente ponto a ponto a audiência do telespectador, pois elas sabem que um ponto a mais ou a menos significa mais ou menos dinheiro em caixa.
O mesmo raciocínio se aplica aos clubes, hoje mais que nunca: um ponto a mais na participação dos compradores de PPV significa um bom dinheiro em caixa. Cabe, portanto, conhecer melhor o torcedor, conhecê-lo como consumidor, e atender às suas necessidades.
Esse é um bom e seguro caminho para o crescimento.
No próximo post: A distribuição do dinheiro da TV em 2009.
rss do blog
26 janeiro, 2009 as 16:44
O IBOPE reconhecidamente é um órgão no mínimo duvidoso com interesses diretamente envolvidos.
O intituto DATAFOLHA esta muito mais próxima da verdade, sem sompra de dúvidas.
Agora, antes de “descobrir o que motiva ou não o torcedor a assinar o PPV” deve-se descobrir
por quê os ATENDENTES do PPV NÃO PERGUNTAM QUAL O SEU TIME ???
E DE ONDE TIRAM ESSA RESPOSTA ?
26 janeiro, 2009 as 16:42
Emerson. Se for prá seguir o raciocinio do leitor Bruno, então pode-se afirmar a mesma coisa em relação ao Corinthians,
Também não comprei porque analisei a grade, e os jogos do Timão na TV. aberta.
Será que só os Santistas são inteligentes?
Cada uma que a gente vê.
26 janeiro, 2009 as 15:34
A verdade é a seguinte : O Flamengo é o Primeirão em tudo !
O mais amado, mais querido,mais adorado, mais temido, mais cotado, mais…Invejado também !
26 janeiro, 2009 as 15:06
NA OCASIÃO DA COMPRA DO PAPER VEW DEVERIA EXISTIR UM TÓPICO INFORMANTE QUAL O CLUBE DO ADQUIRENTE DO EVENTO, ASSIM TERÍAMOS UMA PESQUIZA AUTOMÁTICA E AUTÊNTICA.
26 janeiro, 2009 as 14:24
O gremio merece muito mais, sou de palams e aqui o consulado do gremio é fielll
É a maior fora do eixo! Te amo Gremito!
26 janeiro, 2009 as 13:24
vcs tem que entender tambem que essa pesquisa foi de 2008, e como valerá ate o 2º simestre se acaba de começar os campeonatos
estaduais, já ta claro que a pesquisa não tem obgetivo claro ou seja a fonte não é confiável.
.lembrando que 2008 o corinthians estava na segunda divisão e batia na audiência dos times que estavam na primeira FATO
.qual corinthiano compraria ppv, sendo que 2008 o campeonato foi transmitido pela GLOBO E RTV não contando os blogs que estão
tomando espaços divulgandos jogos gratuitamente e ILEGALMENTE..
eu tenho pena do flamengo ele seria grande se surgisse em outro estado até mesmo no acre porque e campeonato chato.
em todas edições só os quatros grandes de lá ganharam os titulos, vcs sabem porquer nem precisa eu falar . R O U B O
acabou de acontecer um roubo ontem
26 janeiro, 2009 as 13:03
Ué voltaram…..ta loca essa pagina uma hora aparece outra não…..rsrsrsrsrsrsrs…..
Abraços
26 janeiro, 2009 as 13:01
Por que foi cortado? por que meus posts foram apagados, são completamentes educados, centrados, informativos e esclarecedores?
os posts de torcedores gritando timão, vascão estão ai.
É esse o tipo de comentario que vale?
Nenhum comentário teu foi deletado.
Inclusive, o primeiro eu copiei e arquivei para consulta futura, pois como disse na resposta pretendo me aprofundar nesse assunto.
EG
26 janeiro, 2009 as 12:34
Vc comenta que o argumento de passar muitos jogos, não serve, pois ninguem sabe com antecedencia a grade da emissora, para relevante, mas não pode descartar o histórico, e ai o caso do Santos denovo é particular, santistas como eu que tenho acesso a Sportv a anos já sabe que o horario de domigo as 18:15 é do santos, já sabe que o jogo das quinta feiras as 20:30 é do santos, quando puxam um grande para sabado as 18h é o santos que passa, mais os jogos da tv aberta Globo e Bandeirantes, fica desnecessário a compra do pacote.
Deve ocorrer uma relação custo-beneficio para a Globo, colocar o Santos na Sportv, pois mantem boa audiencia para SP e Nacional sem penalizar o PPV do trio de Ferro, que realmente é maior. O Santos tem que cobrar por esse custo-beneficio que gera.
Além do que nem todo mundo compra antecipado o pacote, compram no decorrer do campeonato vendo o desempenho do time, e se o time passa direto na tv, desistem da compra, foi o meu caso no paulista do ano passado, dos 19 jogos 16 na TV. Vc acha que esse ano eu sai comprando vou esperar para ver a politica da emissora, e não é que os dosi primeiros já foram do santos, viu.
A divisão do PPV tem que ser mudada.
26 janeiro, 2009 as 12:30
da até vontade de rir.
IBOPE do Sr Montenegro ex-diretor do Botafogo SEMPRE TENTA FAVORECER O BOTAFOGO.
NÃO ERA DE SE ESPERAR Q AGORA FOSSE DIFERENTE.
Maior diferença de todos os clube, adivinhem qual é? BOTAFOGO
Olhem qnt o IBOPE dá e o Datafolha dá
É gritante.
26 janeiro, 2009 as 12:21
Olá Emerson, conheci seu blog a pouco tempo, infelizmente, pois achei muito bom, de muito bom gosto, vc me parece muito centardo e imparcial.
Contudo faço meu primeiro comentario argumentando e comprovando que o Santos esta sendo severamante penalizado neste critério de divisão do PPV, pois como citou que a torcida santista reclama que tem muitos jogos em tv aberta e fechada, mas vc não acredita nisso, trago a vc um belo trabalho do jornalista Arnaldo Hase, que fez belo levantamento sobre o Santos. Observe:
JUSTIÇA
Critério de distribuição de cotas de TV prejudica o Santos, o menos transmitido pelo PPV na série A
A pesquisa realizada pela Globosat com os assinantes de pay-per-view colocou o Santos na 12ª posição do ranking. A pesquisa teria sido realizada em conjunto com Ibope e DataFolha. Como resultado, a parcela referente ao Santos seria de apenas R$ 2,6 milhões.
Não me conformei com estes números. Alguns amigos me escreveram para refletir sobre a informação. Entre eles, o colunista Glauco Faria, membro do Futépoca, que argumentou que a disparidade poderia ter uma explicação simples: o Santos seria o time paulista que mais jogos teve transmitidos pela SporTV.
Para saber ao certo, só fazendo uma pesquisa. E eu fiz. Conferi todos os jogos de cada um dos times do Campeonato Brasileiro para entender porque o Santos ficou na discreta 12ª posição. A gente sabe que uma coisa é o público da Vila Belmiro; outra coisa é a nação santista formada por quase 10 milhões de pessoas. Primeiro, vamos rever o ranking dos 10 primeiros (procurei o ranking completo e não achei em lugar nenhum).
1) Flamengo – 13,84%
Vasco – 6,46%
2) Corinthians – 9,77%
3) São Paulo – 9,21%
4) Palmeiras – 8,23%
5) Grêmio – 8,17%
6) Internacional – 6,87%
7) Cruzeiro – 6,56%
9) Atlético-MG – 5,94%
10) Fluminense – 5,55%
Ao que apurei, serão R$ 110 milhões que serão pagos aos Clubes de acordo com suas porcentagens no PPV. O Santos ficaria com R$ 2,6 milhões. Ou seja, teoricamente, o Santos teria ficado com 2,36% da preferência dentro do pay-per-view. Convenhamos, muito pouco para a grandeza do Peixe. Só que quando a gente analisa as transmissões, descobre que este critério é distorcido. E prejudicou demais o Santos.
Por que o Corinthians?
Não entendi porque colocar o Corinthians na mesma conta que os outros times que disputaram a Série A. Todos sabem que o time do Parque São Jorge iria sobrar na Série B. É mais um prêmio ao Corinthians por ter sido rebaixado, em 2007.
Os números do Santos
Não é à toa que a campanha do Santos no PPV foi discreta. O Peixe foi o time com menos jogos transmitidos exclusivamente pelo PPV dentre os 20 Clubes da Série A. Quando afirmo “transmitido exclusivamente” quer dizer que o jogo não foi transmitido pelo SporTV paralelamente, nem pela TV aberta. Foram apenas dois jogos nas 36 primeiras rodadas (as duas últimas não entram na conta), empatado com o Palmeiras neste critério. Os jogos do Peixe no PPV foram a derrota para o Figueirense em Florianópolis, na 12ª rodada (3 x 0), e o clássico contra o São Paulo, na 23ª, e
Aí alguém vai dizer que, se fosse assim, o Palmeiras não teria a 4ª maior torcida entre os compradores. Mas ao comparar o Santos e o Palmeiras a gente descobre que o Peixe foi o time com mais jogos transmitidos pela SporTV neste Campeonato Brasileiro. Foram 20 jogos. O Palmeiras só teve 12.
No quesito jogos transmitidos pela TV aberta, o Santos foi o 5º time: 14 jogos. Só perdeu para São Paulo (24), Palmeiras (22) e a dupla carioca Flamengo e Vasco (15).
Ou seja, se o torcedor vê que seu time vai ter poucos jogos transmitidos pelo PPV, mais da metade de seus jogos transmitidos pelo SporTV e outro terço de seus jogos transmitidos pela TV aberta, por que comprar o pay-per-view? Para ver outros times jogarem? Como concorrer, por exemplo, com os torcedores do Fluminense, que tiveram 13 jogos transmitidos exclusivamente pelo PPV? Ou com os cruzeirenses e atleticanos, que tiveram 14 jogos transmitidos exclusivamente pelo PPV? Ou com os colorados do Sul, que tiveram 15?
O pior é que o próprio Santos, teoricamente, aceitou este critério. E não parece disposto a fazer nada para protestar ou, ao menos, para fazer valer seus direitos.
Dos times que estão no TOP 10, com exceção do Corinthians, que disputou a série B, analise:
1) Flamengo: Aberta: 15; SporTV: 14; Só PPV: 7
Vasco: Aberta: 15; SporTV: 13; PPV: 8
3) São Paulo: Aberta: 24; SporTV: 6; PPV: 6
4) Palmeira: Aberta: 22; SporTV: 12; PPV: 2
5) Grêmio: Aberta: 13; SporTV: 15; PPV: 8
6) Internacional: Aberta: 10; SporTV: 11; Só pay: 15
7) Cruzeiro: Aberta: 12; SporTV: 9; PPV: 14; Nenhuma transmissão: 1
9) Atlético-MG: Aberta: 9; SporTV: 13; PPV: 14
10) Fluminense: Aberta: 8; SporTV: 15; PPV: 13
12) Santos: Aberta: 14; SporTV: 20; PPV: 3
Ranking dos times mais transmitidos exclusivamente pelo PPV
Goiás: 22
Ipatinga: 21
Portuguesa: 20
Figueirense, Náutico e Vitória: 19
Coritiba: 18
Sport: 16
Atlético PR e Internacional: 15
Atlético MG e Cruzeiro: 14Fluminense: 13
Botafogo: 12
Grêmio: 9Vasco: 8
Flamengo: 7
São Paulo: 6
Santos e Palmeiras: 2
Ranking dos times mais transmitidos pelo SporTV
Santos: 20
Grêmio e Fluminense: 15Flamengo e Botafogo: 14
Vasco, Portuguesa, Atlético PR e Atlético MG: 13
Palmeiras: 12
Internacional e Coritiba: 11
Vitória e Figueirense: 10
Cruzeiro, Sport e Náutico: 9Ipatinga: 8
Goiás: 7São Paulo: 6
Ranking dos times mais transmitidos pela TV aberta
São Paulo: 24
Palmeiras: 22
Flamengo e Vasco: 15
Santos: 14
Grêmio: 13
Cruzeiro: 12
Sport: 11
Internacional e Botafogo: 10
Atlético MG: 9
Fluminense, Atlético PR e Náutico: 8
Vitória e Coritiba: 7
Goiás, Figueirense e Ipatinga: 6
Portuguesa: 3
Os outros times
Náutico: Aberta: 8; SporTV: 9; PPV: 19
Goiás: Aberta: 6; SporTV: 7; PPV: 22; Nenhuma transmissão: 1
Vitória: Aberta: 7; SporTV: 10; PPV: 19
Botafogo: Aberta: 10; SporTV: 14; PPV: 12
Sport: Aberta: 11; SporTV: 9; PPV: 16
Atlético PR: Aberta: 8; SporTV: 13; PPV: 15
Coritiba: Aberta: 7; SporTV: 11; PPV: 18
Ipatinga: Aberta: 6; SporTV: 8; PPV: 21; Nenhuma transmissão: 1
Portuguesa: Aberta: 3; SporTV: 13; PPV: 20
Figueirense: Aberta: 6; SporTV: 10; Só pay: 19; Nenhuma transmissão: 1
Faço ai alguns adendos, o Santos teve ano passado no Paulista 16 jogos transmitidos dos 19, e esse ano já teve os dois primeiros transmitidos pela Sportv. O Santos teve um tratamento diferenciado e correto na divisão aberta dos 300 milhões e precisa também ser avaliado o critério do PPV, um trabalho estatistico que correlacione quantidade de jogos transmitidos mais a porcentagem de PPV vendido, ou outro calculo qualquer, que vise equilibre esse erro.
O Santos é o sexto maior em venda na Timemania, é escolhido para transmitir ao vivo principalmente pela Sportv por que tem representatividade, os 2,6% são irreais e injustos. Tenho duvidas da credibilidade das pesquisas de torcida ibope.
Destaco também o absurdo que é manter o Vasco no grupo 1, e o santos no 2 e pior o Cruzeiro e Inter no 3.
Com os numeros acima, o que acha?
Dá para vender PPV?
Abraços
26 janeiro, 2009 as 11:43
Gostei muito da matéria. Sou torcedor do Corinthians, e morador da capital de São Paulo, e posso dizer que estou espantado com o número de corintianos que aderem ao PPV. Eu mesmo sempre achei que os maiores compradores de PPV fossem os saopaulinos.
Isto porque eu não concordo com você quando você diz que o fato de um clube possuir mais jogos na TV aberta não diminui a procura por jogos pagos.
Ora, pense bem. Já é de conhecimento público que os jogos do Corinthians passam muito mais na TV aberta que todos os outros times de São Paulo juntos. Todo ano é assim, todo ano é igual. Exceto na existência de um clássico local, se o Corinthians joga fora, passa na TV. Até mesmo jogando na capital é possível assistir ao jogos. E não é demagogia dizer tal coisa, basta ver o historico da Globo ou Bandeirantes ou qualquer outra para comprovar o que digo. Para exemplo basta ver a campanha do Corinthians em 2008 na Série B. Foram mais de 20 jogos transmitidos de um total de 38. Foram transmitidos inclusive durante a existência de jogos de grandes clubes da Série A e mesmo assim deu-se preferência para seus jogos.
Então se todos já sabem que a grande maioria dos jogos do Corinthians passarão na TV aberta, sem custos para o consumidor, por que então pagar para vê-los? Não tem lógica.
Acredito que isto se repita no Rio de Janeiro com o Flamengo e em outras capitais com seus referidos “Grandes Clubes”.
Mas de resto a reportagem tem toda a razão, os clubes devem entender como melhorar sua “fatia no bolo” e crescer em um mercado ainda pouco explorado no Brasil.
Abraços, Thiago Novelli.
26 janeiro, 2009 as 11:36
TIMES CARIOCAS = falencia, desorganiçao, maiores devedores, midia falsa, sempre ajudados pelos juizes, um time que nem o flamengo ter um atacante como obina.. dirigentes estao acabando com os times do rio.. soh ah torcida q nao ve.. e quanto essa pesquisa sou torcedor do atletico mas para mim a maior torcida e do corinthians.. por todo lugar tem corinthianoooo.. chega a dar raiva.. flamenguista tem mas geralmente eh torcedor q tipo torce pro flamengo e pro sport.. isso nao eh torcedor..
26 janeiro, 2009 as 11:33
O Flamengo faz toda esta redenda apresentada nos comentários, mas para onde vai todo este dinehiro?
Lembramos que os nordestinos que torcem para o Flamengo devido não terem opção de assitirem aos campeonatos locais.
Por tal motivo é o time mais popular no Brasil.
Imaginem se os nordestinos tivesse a opção de escolha para assistirem seus próprios campeonatos (locais).
Muitos dos flamenguistas torcem para dois times ex.: Vitória (na Bahia) e Flamengo (no Rio de Janeiro).
Não pode se ser “homem” em sua cidade natal e ser mulher em outro Estado ou cidade.
Quem torce para o Corinthians não torce para nenhum outro time, nem mesmo para “secar”.
O Corinthians não “briga” para ter a maior torcida, já possui a melhor. Amamos o clube e não somos poucos, como pode ser visto no ranking das torcidas. Brigamos por títulos e conquistas históricas, somos movidos pela paixão. E diga se por sinal a um único clube.
Sport Club Corinthians Paulista. O Campeão dos Campeões.
26 janeiro, 2009 as 11:29
Lendo os numeros dessa pesquisa,penso que esses numeros sao validos e super confiaveis para efeito de participação
dos clubes em questao de cota recebidas pelas transmissoes de jogos. Ou seja acho justo times receberem um percentual a
mais de acordo com o proprio percentual da pesquisa,mas contesto como parametro para medir tamanho de torcida, o
o sao paulo por exemplo e claro te uma grande torcida hoje, mas acredito eu que a maioria da torcida do sao paulo tem
um pode aquisitivo mais alto isso ja influenciaria bastante esses numeros. logo digo nao serve como parametro de tamanho
de torcida.Por ex: o Corinthians aqui no parana segundo uma pesquisa recente. feito com 109 mil torcedores teve 12.5 por
cebto dos torcedores o atletico foi o segundo. O sao paulo ficou bem atras,penso eu que esses numeros do corinthians ainda
vai ser maior se a pesquisa for regionalizada. Ou seja 30.000 no norte do parana 30.000 na regiao metropolitana de ctba. e
30.000 na regiao sul do oeste eses percentuais vao ser mais alto tenho certeza, portanto tudo e meio relativo tbm em questao
de pesquisa. Essa e minha opiniao mas tem muita logica pode acreditar.
Obrigado.
26 janeiro, 2009 as 11:26
EM VEZ DA globo EXAUTAR A TORCIDA DO “SPFC”, QUE PRATICAMENTE EMPATADO COM OS QUE SE DIZEM A MAIOR TORCIDA DO BRASIL*****************
I N J U S T O O QUE FAZEM COM A TORCIDA TRICOLOR…
ALÉM DE SER A TORCIDA QUE MAIS CRESCE E TECNICAMENTE EMPATADO E COMO CONSTA NA PESQUISA ENTRE AS PRIMEIRAS QUE MAIS FORNECE $$$ A EMISSORA PAGA. A GLOBO PREFERE DAR IBOPE AO TIME DA marginal Tietê.
POR ISSO E POR OUTRAS QUE JÁ DEIXEI DE ASSINAR A TV PAGA E TROCO DE CANAL PARA NÃO ASSISTIR A EXAUTAÇÃO DOS LOCUTORES PARA O TIME DA marginal Tietê.
Senhores, vamos economizar alguns termos nas referências a outros clubes e torcidas.
O número de comentários deletados já está bem alto e isso não é bom para ninguém.
EG
26 janeiro, 2009 as 11:10
Bom dia a todos…Sinceridade temos q concorda com o nosso colega Beto do comentario abaixo, é um bom publico 35 mil pagantes pra flamengo e friburguense!!! pena q o ingresso ai no rio de janeiro é mais barato q Coca Cola, Vc’s são conhecidos por fazerem promoção d ingressos a 1 real rsrsrsrs, e querm falar d lotar estadio, tbém em relação a numero d torcida não precisamos nos preocupar com os São paulinos não, é vc deveria sabe né que qndo o time ganha alguns titulos em sequencia é comun ser bem lembrado nas pequisas d preferencia…muito me admira vc falar d crescimento de torcida a do flamengo aumentou nos anos q zico jogava, por isso é só verificar a media d idade dos flamenguista…torcida qndo aumenta é tipo a nossa 23 anos sem conquistar nada e mesmo assim quintuplicou…é gurizinho nos talvez não temos a sua qntidade, mas pode ter certeza a nossa qualidade aff é sem comparação…valew
Saudações Corinthiana a todos…
26 janeiro, 2009 as 11:02
Bom dia a todos…Sinceridade temos q concorda com o nosso colega Beto do comentario abaixo, é um bom publico 35 mil pagantes pra flamengo e friburguense!!! pena q o ingresso ai no rio de janeiro é mais barato q Coca Cola, Vc’s são conhecidos por fazerem promoção d ingressos a 1 real rsrsrsrs, tbém em relação a numero d torcida não precisamos nos preocupar com os São paulinos não, é vc deveria sabe né que qndo o time ganha alguns titulos em sequencia é comun ser bem lembrado nas pequisas d preferencia…muito me admira vc…torcida qndo aumenta é tipo a nossa
26 janeiro, 2009 as 10:13
Sem duvidas o time que mais da audiência é o corinthians,pois o flamengo so assisti quem torce, o Corinthians ñ todos contra o Timão todos querem ver os jogos do timão, a maior torcida do brasil é a dos anti-corinthianos sem contar com o bando de loucos que é a mais FIEL.
26 janeiro, 2009 as 10:07
O Flamengo na era “ZICO” foi espetacular, cativou torcedores no Brasil inteiro, aliás… o Nordeste é a região que a torcida do Flamengo é dominante, Um dos fatores que também contribuiu com isto é o fato das radios nordestinas transmitirem jogos do campeonato carioca durante muitos anos… mas….. hoje a realidade é outra, pois o Flamengo é um clube fadado a falência, vive das glórias do passado e ve sua torcida perder terreno para Corinthians e São Paulo.
Acredito que 75% da torcida do Flamengo nunca pisaram no estado do Rio de Janeiro e nunca tiveram dentro do Maracana, e este 75% são Flamenguistas e Bahia ou Flamenguistas e Sport ou Flamenguistas e Nacional-AM ou Flamenguistas e Ceará, ou seja torcedores que tem 2 clubes… enquanto um Corinthiano… é Corinthiano e basta, pois o Corinthians é um clube que completa.
A defirença de percentual que existe entre as torcidas de Corinthians e Flamengo no momento é insignificante considerando os últimos 15 anos onde o Flamengo não assusta mais ninguém.
Gilson