Dia D no Clube dos Treze

qui, 15/01/09
por Emerson Gonçalves |
categoria TV

  • Sharebar

Dia D, dia de definições sobre o valor que cada clube receberá referente às feitas pelo PPV.

 

Ué, perguntará o leitor atento, e a tal pesquisa com os índices de participação de cada torcida? Cada clube não receberia o correspondente à participação de seus torcedores na compra dos pacotes?

 

Sim, as pesquisas definiram os percentuais a que cada time terá direito. Para relembrar, segue a lista com os dez primeiros:

 

Pos.

   Clube

   %

 

Flamengo

13,84

 

Corinthians

  9,21

 

São Paulo

  8,77

 

Palmeiras

  8,23

 

Grêmio

  8,17

 

Internacional

  6,87

 

Cruzeiro

  6,56

 

Vasco da Gama

  6,46

 

Atlético – MG

  5,94

10º

Fluminense

  5,55

 

Inicialmente, o Clube dos Treze divulgou em nota oficial, e este Olhar Crônico Esportivo publicou, que essa pesquisa em uso seria válida até junho, e a partir de 1º de julho passariam a valer os dados de uma nova pesquisa, que seria realizada em final de maio, começo de junho. Entretanto, não é bem assim e essas atuais pesquisas valerão por todo o ano de 2009, a menos que os clubes, em assembléia, optem por ter novos dados em junho.

 

Os atentos leitores perceberam que estou me referindo às pesquisas e não à pesquisa. Isso, naturalmente, tem uma razão de ser. Na verdade, foram feitas duas pesquisas separadamente, uma pelo Datafolha e outra pelo Ibope. Até onde sei, embora feitas por diferentes institutos, ambas tiveram metodologia e amostras semelhantes. Os percentuais vistos acima e os demais, são, na verdade, o produto da média entre as duas pesquisas.

 

Houve uma ou outra diferença entre ambas, como, por exemplo, em uma o Corinthians estava em segundo lugar e o São Paulo em terceiro, enquanto a outra apontava o São Paulo em segundo e o Corinthians em terceiro. Na soma e divisão, ficou o resultado oficial visto acima, com o alvinegro à frente do tricolor.

 

Embora não tenha sido divulgada a listagem completa dos clubes, alguns deles ficaram somente com traços nas pesquisas ou com percentuais muito baixos. Visando evitar problemas, foi acordado que haverá um percentual mínimo a ser recebido por cada um dos clubes. É esse percentual que estará em discussão hoje, na reunião do Clube. Este blogueiro ouviu que o índice de 1,5% tem boas chances de ser o aprovado.

 

Isso acontecendo, os clubes com maior participação nos resultados perderão uma lasca de suas participações, mas a divisão da verba ficará livre de contestações.

 

O valor-base para a divisão foi estipulado em R$ 110 milhões. Se o PPV vender assinaturas além desse valor, o excedente, como em outros anos, será dividido entre os clubes por critério técnico, ou seja, premiando-se os participantes do Campeonato Brasileiro da Série A do 1º ao 16º lugar.

 

O dia hoje aqui em São Paulo amanheceu nublado, com garoas e chuvas leves e a temperatura baixa, quase fria. Da chuva e da garoa nada sei, mas a temperatura, com certeza, aumentará um bocado.

Principalmente numa certa sala de reuniões…

compartilhar

27 Comentários para “Dia D no Clube dos Treze”

Páginas: [2] 1 »

  1. 27
    Mauricio Fernandes:

    Bom Emerson, já que você não possui a info passada pelo Rogério Miranda, segue o link da reportagem:

    https://maquinadoesporte.uol.com.br/v2/noticias.asp?id=9461

    Realmente, isso se chama ROUBO!

    Mas também, com a diretoria omissa que o Fluminense possui, um Departamento de Marketing inócuo e um presidente que não cansa de envergonhar os tricolores, só a torcida mesmo para defender os interesses do clube.

    Abraço,

    Maurício Fernandes.

    Maurício, essa pesquisa nunca foi aberta e a Globosat não se pronunciou a respeito dela em momento algum.
    Eu mesmo tentei mais informações, mas foi em vão e “deletei” o assunto.
    Antes disso, na época, conversei com o pessoal do Clube dos Treze e a informação é que ela sequer foi vista ou debatida em reunião dos associados. Depois dessa informação eu “deletei-a” da minha lista de pendências.
    Agora, se essa foi uma pesquisa feita a sério, com grande amostra, etc, etc, caberia à direção do Fluminense brigar por sua aceitação ou contestar os dados das duas pesquisas feitas agora, você não acha?
    O mesmo, por sinal, deveria ser feito pela direção do Corinthians.
    EG

  2. 26
    Rogerio Miranda:

    Engraçado que em jun de 2008 saiu uma pesquisa da globosat com o mesmo IBOPE aonde o flu tinha 12% de participação no PPV!

    Agora tem 5,5% apenas!

    Sabe como se chama isso? Roubo!

    Rogério, por incrível que pareça, não conheço ninguém que tenha visto essa pesquisa.
    Falou-se muito dela em 2008, mas a única informação era justamente esta que você citou.
    Nenhuma outra informação, de nenhum outro clube, a favor ou contra, nada, em resumo, foi dito.
    Algumas das pessoas com quem converso no mundinho do futebol também nada sabiam a respeito.
    EG

  3. 25
    Marco Antônio:

    O meu cadasto junto à NET prevê um item de preenchimento obrigatório ” Para que time você torce”.

    A Net tem condições de fazer esta estatística com 100% de acerto, comparando o time que você torce e sua assinatura de pay per view.

    Quem tem a Net é só ir na página https://nettv.globo.com e clicar no botão “minha net” que poderá ver o seu cadastro.

  4. 24
    Marcelo:

    Emerson,

    Com todo respeito, em nenhum momento fui deselegante, muito diferente é a recíproca da Imprensa do Estado de SP em relação aos times do Rio, principalmente o Flamengo. Também não citei o nome do Corinthias no meu comentário, e vc já quis justificar o baixo percentual em relação ao Flamengo, é impressionate o lobby atual da imprensa de SP em favor desse time.

    O Flamengo deve sim muito dinheiro, mas nunca se vendeu pra máfia russa pra ser campeão de nada, pra não falar que sou bairrista e deselegante com a paulistada (queria que eu chama-se de que o pessoal de são paulo? de mineirada,?de cariocada?) atualmente sem sombra de dúvida o clube que serve de referência para os demais no Brasil é o São Paulo, gostaria que o meu time fosse dirigido por gente séria e competente como o SPFC.

    OBS: Se o FLA tive-se caído o índice seria no mínimo 5 pontos maior do que foi, porque a torcida do Flamengo apóia o time em qualquer circunstância.

    Marcelo, é que eu não gosto muito dos “ada”. Fora isso, teu comentário não foi deselegante.
    Citei o Corinthians porque você citou-o indiretamente, ao dizer da diferença do Flamengo para o segundo colocado na pesquisa, certo? Eu acredito que o percentual de compradores são-paulinos é por ali mesmo, mas, como disse, num ano normal, na 1a divisão, o percentual corintiano seria maior. Tem muita gente por aqui que me acha anti-corintiano, veja só.
    :o )
    EG

  5. 23
    Guilherme Nascimento:

    Acho que o mais correto seria a divir igualmente os direitos de TV, pena que aqui no Brasil está longe de ser assim.
    Mas deixa eu tentar entender, o Cruzeiro, por exemplo, teria direito à 6,56% dos 110 milhões de reais? O cauculo é simples assim?


    Simples assim, Guilherme, mas, provavelmente, sobre um valor um pouco menor.
    Ontem discutiram o percentual mínimo de cada clube e isso, com certeza, provocará pequena queda no valor de cada um.
    EG

  6. 22
    Marcelo:

    é impressionante mesmo com todo esforço da midia de São Paulo em diminuir o Flamengo, a vantagem avassaladora de mais de 50% de assinantes em relação ao segundo colocado, o Flamengo prova que é um time Nacional, com torcida em qualquer canto do país. É e sempre será a verdadeira Nação do futebol Brasileiro.
    É verdade que as últimas administrações do Fla foram uma lástima, mas a falta de respeito com o Fla e os demais times do RJ últimamente nos programas esportivos, principalmente da Band, Gazeta e Rede TV já passou do limite.
    Críticas construtivas são bem vindas mas desrespeito é inaceitável.

    Agora pergunto, com todo poder financeiro do Estado de SP, a estrutura fantástica dos clubes tão divulgada , os títulos conquistados nos últimos anos , o clube que mais desperta a paixão nos Brasileiros é um time falido e de um estado que é uma bagunça???

    A resposta é simples o verdadeiro fenomeno do futebol brasileiro é a torcida do Flamengo, e isso que mata a paulistada de inveja.


    Marcelo, termos como “paulistada” não são lá muito elegantes, você não acha?
    Até porque dá ensejo a que semelhantes a ele sejam utilizados por outros leitores.
    Quanto à participação do Corinthians, acredito que num ano normal o índice seria de 1,5 a 3 pontos maior do que foi.
    EG

  7. 21
    Nivaldo Dedemo:

    Tanbém me identifico com outros companheiros aqui que disseram nuca ter opinado para qual time torce já são 7 temporadas.
    Se tiver alguem que foi consultado pediria que colocasse tambem para podermos fazer ou ter uma coparação
    Certo?

  8. 20
    Diarley Johnson:

    na verdade, seja na Timemania, PPV, ibope, datafolha ou aque no bar perto da sua casa, todos e todas pesquisas so mostram uma coisa. o Flamengo é a maior torcida do Brsil. e a sua vantagem é relativamente grande.

    ja quem é segunda, muda de pesquesa a pesquisa. enato acho q o Timão vai ter q dar o gá nos proximos anos, pois estao vendo o Sao paulo cada vez mais perto.
    vcs podem descuti quem é segunda, manos quem é a primeira.

  9. 19
    Pedro C:

    Acho que este tipo de divisão prejudica o campeonato como um todo. É um círculo vicioso. O clube com maior torcida ganha mais dinheiro, tem possibilidades de formar um time melhor, mais chances de título, consequentemente aumenta a torcida e por isso ganha mais dinheiro. O campeonato fica cada vez mais dividido entre os clubes do topo e o resto que só briga pra não cair e entrar na sul-americana. Acho que se dividisse entre todos quem ganharia seriam todos os espectadores com melhores jogos e um campeonato mais valorizado e disputado. Não existiriam os grandes sem os pequenos. Muito se fala de tradição, dos grande clubes e tal. Queria ver se só houvesse eles. Sem adversários eles simplesmente acabariam.

  10. 18
    Leo:

    Furada, assino o PFC na SKY, a mais de um ano e nunca perguntaram qual o meu time.


    Leo, eu assino desde o primeiro ano – creio que 2003 – e nunca fui entrevistado por pesquisador.
    É bom lembrar que o universo de assinantes é, ou era na época, de cerca de 550.000 assinantes, e a amostra foi de 8.000. Amostra gigantesca, é bom que se diga.

    A quem reclamou, creio que o Marcos, de em 15 assinantes, ou 17, contando com o Leo e eu mesmo, somente 2 terem sido pesquisados, eu diria que isso é até um desvio do padrão, pois na prática as pesquisas ouviram 1 em cada 68 assinantes. Pesquisas são assim mesmo, frequentemente contestadas, mas seus dados sempre delineiam a realidade com precisão cada vez maior.
    Volto a lembrar: todos os clubes aprovaram, tanto a realização das pesquisas como seus resultados.
    EG

  11. 17
    Marcos:

    1) ” Quanto à Timemania: as pesquisas mostram diferentes perfis etários para as torcidas de São Paulo e Palmeiras. ”

    Quais pesquisas??? Estas realizadas pelos Ibopes e pelos Datafolhas, que, curiosamente, aparecem sempre nas vésperas de negociações??? Qual a credibilidade destas pesquisas???

    A Timemania é aberta a todos os torcedores, que podem apostar em qualquer canto deste país, de leste a oeste, de norte a sul, em qualquer dia da semana. Timemania é muito mais confiável do que pesquisas suspeitas.

    2) ” Mostram, também, que o perfil etário do apostador é mais velho que a média da população. ”

    De onde saiu isso??? Qual a fonte??? Achismo???

    3) ” O apostador não é um, pois uma só pessoa pode fazer 2, 3, 5, 10 apostas ou mais. ”

    Teoricamente, isso é possível. Mas onde está a prova de que isso interfere no resultado final, ao longo de vários concursos??? Certamente, se existe alguém numa torcida que faz isso, há outros nas demais torcidas que tb têm este comportamento.

    4) ” Apostas de loterias não são pesquisas e não servem como substitutas delas. ”

    Discordo. Os tais institutos de pesquisas não têm a mesma a credibilidade de uma instituição como a Caixa. Pela falta de transparência e de credibilidade, não há como acreditar nos Ibopes e nos Datafolhas.

    Em apenas 15 comentários já somos 2 os que declaram que assinam o Premiere e que nunca fomos consultados sobre os times pelos quais torcemos. No mínimo, a pesquisa foi mal feita……

  12. 16
    Bruno Macedo:

    O critério está certo! A forma de pesquisa erradíssima!

    Deveria ser perguntado ao comprador antes do mesmo efetuar sua compra, qual seu clube do coração.Já sobre o PPV, acho muito caro, e com transmissões ruins.Se fosse igual as transmissões da TV aberta, com o áudio ótimo tudo bem.

    Muitos utilizam o “gatonet” que sai muito mais enconta.Se penssacem em diminuir o preço, venderiam muito mais que 500 mil pacotes, que no caso é muito pouco!

  13. 15
    Gustavo semeao anastacio:

    Queria saber o ranking completo por que estou querendo saber como está o desempenho do meu clube de coração(Náutico) nessa porcentagem, ja procurei por varios sites e não acho.

    Se alguem puder me informar, ficarei agradecido.


    Bem-vindo ao time, Gustavo.
    Desde dezembro venho solicitando a lista completa e nada.
    Talvez agora, depois da reunião de hoje, ela seja liberada.
    EG

  14. 14
    Marcos:

    Pesquisa completamente furada, uma vez que assino o Premiere há quase 2 anos e ninguém nunca me perguntou por qual time torço. Então, esta pesquisa é suspeita e deve ser desconsiderada.

    Aliás, fica evidente a suspeita que recai sobre estas pesquisas estranhas realizadas pelos Ibopes e Datafolhas, sempre às vésperas de negociações no Clube dos 13, ou com a Globo, e sempre beneficiando os mesmos 3 times….

    A Timemania, que é bem mais confiável do que qualquer pesquisa, revela porcentagens e posições um tanto quanto diferentes das tais ” pesquisas “.

    COLOCAÇÃO DOS TIMES ACUMULADO DE 2008

    1º FLAMENGO RJ 4.717.779 8,38%

    2º CORINTHIANS SP 3.658.933 6,50%

    3º PALMEIRAS SP 2.835.538 5,03%

    4º SAO PAULO SP 2.637.480 4,68%

    5º GREMIO RS 2.348.851 4,17%

    6º SANTOS SP 2.252.180 4,00%

    7º INTERNACIONAL RS 2.002.534 3,56%

    8º VASCO DA GAMA RJ 1.910.722 3,39%

    9º CRUZEIRO MG 1.668.479 2,96%

    10º BOTAFOGO RJ 1.610.430 2,86%

    Fonte: https://www1.caixa.gov.br/loterias/loterias/timemania/colocacao_acumulado_2008.asp

    As pesquisas e seus resultados foram aprovados pelos clubes, que são, na verdade, os donos do Clube dos Treze.
    Portanto, Marcos, você deveria, antes de mais nada, reclamar com o Beluzzo – creio que foi ele que representou o Palmeiras nas reuniões a respeito.
    Quanto à Timemania: as pesquisas mostram diferentes perfis etários para as torcidas de São Paulo e Palmeiras.
    Mostram, também, que o perfil etário do apostador é mais velho que a média da população.
    O apostador não é um, pois uma só pessoa pode fazer 2, 3, 5, 10 apostas ou mais.
    A renda de perfis etários mais velhos é maior que a renda dos perfis mais jovens.
    Por aí vai.
    Apostas de loterias não são pesquisas e não servem como substitutas delas.
    EG

  15. 13
    Angela:

    Eu não entendo muito estas pesquisas pois este sera o 4° ano que compra o pacote do brasileirão pela SKY e nunca fui questionada por qual clube torço na realidade o unico que assisto, se me vendessem só os jogos do meu time eu compraria apenas estes, mas o que importa mesmo é que nunca fui questionada por pesquisa alguma, muito menos pela operadora que me vende.

  16. 12
    ita:

    obrigado!

  17. 11
    Fabio:

    O Corinthians foi prejudicado nessa contagem porque as operadoras nao vendiam apenas a serie B. Eu mesmo ao tentar trocar meu pacote, de seria A para B, acabei por cancelar pois me recusei a aceitar a “venda casada”.

  18. 10
    Iótive:

    Nosso prezado amigo está….sorrateiramente…..disfarçadamente…querendo insinuar que o São Paulo tem consumo semelehnte ao Corinthians??????????????????????? Que feio, não perca o prumo em prol do seu time, é ridículo.
    O Coringão é muito maior, tem incomensuravelmente mais torcida, consome mais, tem mais projeção, ibope e atrai mais nteresses que São Paulo, Palmeiras e Santos juntos, e com o R9 da FIEL então ????? Não adianta contar a parte da história que lhe interessa. Esse dados dizem respeito ao Timão na Série B, dando show, é verdade, quebrando todos os recordes, é verdade, afinal, é Corimthians, mas de volta ao seu luigar, o topo do topo, o número real do Corinthians é no mínimo o DOBRO do que esse. Faça análises mais isentas, menos parciais ao que interessa ao seu clube, aliás, especialidade de São Paulino. Lamentável.

  19. 9
    Douglas Heinz:

    Aproveitando o tema, há uma grande confusão aqui em SC sobre os direitos de transmissão do campeonato estadual. Acho que vale a pena uma análise sua a respeito.

  20. 8
    ita:

    Caro emerson, você consegue dar uma parcial de cotas somando os 4 gaúchos+mineiros e os 4 cariocas pra comparar?

    Em 2007, os 4 clubes do Rio receberam algo como 72 milhões de reais e os 4 do RS/MG 60 milhões.

    Em 2008 os valores foram próximos, ligeiramnte mais altos.

    Tudo isso em valores brutos – precisa descontar 11,75% – e em tese, como se não houvesse adiantamento para nenhum.

    Em 2009 há diferenças, mas por enquanto não tenho números mais precisos, por isso prefiro não chutar, o que já no “velho” OCE, mas que não vale mais. De qualquer forma, a proporção grossa será mantida.
    Esses números, naturalmente, referem-se ao Brasileiro.
    EG

Páginas: [2] 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade