Cruzeiro, Fla e Santos na lista. Mas Bota é líder de convocados para Copas

ter, 11/05/10
por gm marcelo |

  • Sharebar

Apenas três clubes brasileiros tiveram a honra de possuir jogadores na lista de 23 escolhidos pelo treinador Dunga para a disputa da Copa de 2010. Cruzeiro, Flamengo e Santos serão representados na seleção brasileira, respectivamente, por Gilberto, Kleberson e Robinho.

A relação apresentada nesta terça-feira quebrou uma longa sequência do São Paulo em Copas. De 1950 até 2006, o Tricolor Paulista sempre teve pelo menos um representante na lista.

O clube brasileiro que mais cedeu jogadores para o selecionado do país em Copas do Mundo é o Botafogo, com 46 atletas. O Alvinegro carioca teve nove nomes no Mundial de 34, em um momento de divergência entre dirigentes cariocas e paulistas. E tem muitos campeões mundiais em seu ‘currículo’: Garrincha, Didi, Nilton Santos, Amarildo, Zagallo, Jairzinho, Paulo César, Roberto Miranda. Mas desde 98, quando cedeu Bebeto e Gonçalves, o clube não tem nomes convocados. Nem para amistosos.

O São Paulo é o segundo colocado no ranking, com 42 nomes. Com a escolha de Kleberson nesta terça, o Flamengo passou a ocupar, isoladamente, a terceira posição, que dividia com o Vasco. O Fla chegou a 33 atletas, um a mais que o clube de São Januário.

O Fluminense é o quinto (30), seguido por três paulistas: Palmeiras, Santos (ambos com 24) e Corinthians (23). Em seguida, vem o Cruzeiro, que, na batalha particular contra o Atlético-MG, ultrapassou o grande rival com a presença de Gilberto (11 a 10).

A ausência de atletas do Palmeiras e São Paulo pode ser uma mau sinal para os mais supersticiosos. Nos cinco títulos, a seleção contava com pelo menos um jogador de cada um dos clubes. O Alviverde cedeu Mazzola (58), Djalma Santos, Zequinha, Vavá (62), Leão, Baldocchi  (70), Zinho, Mazinho (94) e Marcos (2002). O São Paulo tem 13 campeões mundiais: De Sordi, Mauro, Dino Sani (58), Bellini, Jurandir (62), Gérson (70), Müller, Cafu, Zetti, Leonardo (94), Rogério Ceni, Belletti e Kaká (2002).

A lista de Dunga é a mais ‘internacional’ de um selecionado brasileiro em um Mundial. Só uma vez uma relação de convocados para um Mundial teve apenas três nomes de equipes nacionais: em 2006, quando Carlos Alberto Parreira escolheu Rogério Ceni, Mineiro e Ricardinho. Os dois primeiros do São Paulo e o último do Corinthians.

O primeiro jogador que atuava no exterior a ser convocado para representar o Brasil em um Mundial foi o atacante Patesko, chamado em 1934 quando defendia o Nacional de Montevidéu.

Nos anos 50 e boa parte dos 60, jogar fora do Brasil significava abrir mão da seleção. Destaque do país em 54, o ponta-direita Julinho ficou ausente em 58 por atuar na Fiorentina (Itália). A tradição esteve para ser quebrada em 66, quando Amarildo foi chamado quando atuava pelo Milan. Mas uma contusão afastou o “Possesso” da competição disputada na Inglaterra.

A partir dos anos 80, o êxodo de jogadores brasileiros para a Europa se refletiu nas listas. Em 82, Telê Santana convocou Falcão, que brilhava no Roma, e Dirceu, que jogava no Atlético de Madri.

Desde então, a maior presença de atletas de clubes brasileiros ocorreu na relação elaborada por Luiz Felipe Scolari para 2002: 13 dos 23. E o resultado foi positivo: o penta no Mundial do Japão e na Coreia do Sul.

Lista de clubes brasileiros que cederam jogadores para a seleção em Copas:

1) Botafogo – 46
2) São Paulo – 42
3) Flamengo – 33
4) Vasco – 32
5) Fluminense – 30
6) Palmeiras e Santos – 24
8 ) Corinthians – 23
9) Cruzeiro – 11
10) Atlético-MG – 10
11) Internacional – 8
12) Grêmio – 7
13) Portuguesa – 6
14) Ponte Preta  e São Cristóvão – 5
16) Bangu – 4
17) América – 3
18) Americano (RJ), Atlético-PR, Goytacaz (RJ), Guarani, Portuguesa Santista e Ypiranga (Niterói-RJ) – 1

Presença de estrangeiros na seleção brasileira em Copas

1930 – 24 jogadores atuavam no Brasil

1934 – 16 jogadores no Brasil e um do exterior (Araken – Nacional de Montevidéu)

1938 – 22 jogadores no Brasil

1950 – 22 jogadores no Brasil

1954 – 22 jogadores no Brasil

1958 – 22 jogadores no Brasil

1962 – 22 jogadores no Brasil

1966 – 22 jogadores no Brasil

1970 – 22 jogadores no Brasil

1974 – 22 jogadores no Brasil

1978 – 22 jogadores no Brasil

1982 – 20 jogadores no Brasil, um na Espanha (Dirceu) e um na Itália (Falcão)

1986 – 20 jogadores no Brasil e dois jogadores na Itália (Edinho e Júnior)

1990 – 10 jogadores no Brasil, um na Alemanha (Jorginho), cinco em Portugal (Ricardo Gomes, Branco, Valdo, Silas e Aldair), quatro na Itália (Dunga, Careca, Alemão e Müller), um na Holanda (Romário) e um na França (Mozer)

1994 – 10 jogadores no Brasil, dois na Itália (Taffarel e Aldair), três na Alemanha (Jorginho, Dunga e Paulo Sérgio), dois no Japão (Ronaldão e Leonardo), três na Espanha (Bebeto, Mauro Silva e Romário) e dois na França (Márcio Santos e Raí)

1998 – 9 jogadores no Brasil, seis na Itália (Aldair, André Cruz, Cafu, Edmundo, Leonardo e Ronaldo), dois no Japão (César Sampaio e Dunga), três na Espanha (Giovanni, Rivaldo e Roberto Carlos), um em Portugal (Doriva) e um na Alemanha (Emerson)

2002 – 13 jogadores no Brasil, quatro na Itália (Cafu, Júnior, Ronaldo e Roque Júnior), um na Alemanha (Lúcio), dois na França (Edmílson e Ronaldinho Gaúcho) e três na Espanha (Denílso, Rivaldo e Roberto Carlos)

2006 – 3 jogadores no Brasil (Rogério Ceni, Mineiro e Ricardinho), seis na Itália (Adriano, Cafu, Dida, Emerson, Kaká e Júlio César), quatro na Alemanha (Gilberto, Juan, Lúcio e Zé Roberto), cinco na Espanha (Cicinho, Roberto Carlos, Robinho, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho) um em Portugal (Luisão), um na Inglaterra (Gilberto Silva) e três na França (Cris, Fred e Juninho Pernambucano)

2010 – 3 jogadores no Brasil (Gilberto, Kleberson e Robinho), oito na Itália (Doni, Felipe Melo, Juan, Júlio César, Júlio Baptista, Lúcio, Maicon e Thiago Silva), quatro na Espanha (Daniel Alves, Kaká, Luis Fabiano e Nilmar), dois em Portugal (Luisão e Ramires), dois na Alemanha (Grafite e Josué), um na França (Michel Bastos), um na Inglaterra (Gomes), um na Turquia (Elano) e um na Grécia (Gilberto Silva)

E o que você achou da convocação de Dunga? Deixe a sua opinião no espaço destinado aos comentários

E acompanhe o blog Memória Esporte Clube no twitter e fique por dentro de novos textos e promoções: https://twitter.com/memoriaec

compartilhar

315 Comentários para “Cruzeiro, Fla e Santos na lista. Mas Bota é líder de convocados para Copas”

Páginas: [16] 15 14 13 12 11 10 9 8 7 61 »

  1. 315
    Luiz Hexa:

    Futebol praticado por gênio, porem pinguço. Atletas q nao eram tão atletas assim.
    Alguns eram \’\'amadores profissionais\’\’. Esse era o cenario do futebol ate os anos 70.
    Ganharam copas pelo Brasil. Fizeram Historia. Museu.
    Hj, o Santos tem se reinventado.
    Porem \’\'o glorioso\’\’ vive de passado e titulos pingados.
    Outro dia um cara de camisa do Botafogo veio perguntar se alguem ali conhecia algum Botafoguense pra ir ao jogo com ele..
    Como é bom ser Flamengo
    Zico é melhor doq Garrincha e tão bom qto Pelé.
    HEXA

  2. 314
    RICARDO:

    Marcelo Monteiro, li no wikipédia que o extinto Ypiranga (Niterói-RJ) cedeu 2 jogadores a Seleção, “Manoelzinho e Oscarino, que defenderam as cores nacionais na Copa de 1930″
    Na lista entra como sendo somente um, qual a informação está correta?
    Obrigado.

  3. 313
    Fogo:

    “O dalhe fogo, os seus idolos são tantos… Didi, Garrincha, Nilton Santos…”
    “E aí mulambada, vai pra seleção?
    Quero não, posso não, o Mano não deixa não”

  4. 312
    Fan Oliveira Silva:

    Faltou criatividade e jogadores diferenciados..

  5. 311
    naimara:

    DA-LHE GLORIOSO!!!!

    JEFFERSON!!!!

    BO TA FO GO!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. 310
    Wilson Santos:

    É por isso que os “sulistas” fazem de tudo para naufragar o futebol nordestino, pois o mesmo não pode correr o risco de crescimento. A panela deve sempre ficar pelo eixo sul-sudeste, para que seja estimulada discussões menores como esta (qual o clube – desde que seja paulista, carioca, mineiro ou gaúcho – que mais cedeu jogadores à Seleção Brasileira).

  7. 309
    Jeldy de Souza Rosa:

    Atenção!!! Aqui em Italva RJ e cidades visinhas, tem uma molecada que jogam mais do que estes ridículos que são convocados para a seleção, esta celeção do Mano vai ser a mesma coisa, com esse tal de Neymar, que nem sabe bater penalt, André, Ganso, e mais um monte de bixos, Só resta a gente torcer por eles, mas não vai dar em nada, como os de Dunga também não funcionaram.

  8. 308
    antonio:

    quem é dunda!

  9. 307
    carlos:

    É ruim do Botafogo ser pequeno, colega.
    O mais interessante sobre a ligação do Botafogo com a Seleção Brasileira é a coincidência entre o auge do Brasil e o auge do Botafogo… Entre 58 e 70, dois times dominavam o país, Botafogo e Santos. Resultado: 3 copas do mundo. Com a queda desses dois, passam a dominar o cenário times como Internacional e Flamulambo. Resultado: entre 74 e 90, nada. Em 94 o Brasil é campeão do mundo, em 95, o Botafogo faz a final com o … Santos!!!!

    Em 2010, o Dunga tem um monte de moleque bom de bola do Santos e não leva… Resultado:…

  10. 306
    Breno FJB:

    O Botafogo é o melhor mesmo e agora com essa convocação do Mano a Seleção vai melhorar…

    Porque Quando os técnicos anteriores não convocavam jogadores do Fogão o Brasil não ganhava…

    Agora com essa convocação o Brasil vai pra frente até que enfim …!!!

    A Escalação do Brasil pra esse primeiro amistoso deve continuar será :

    Com : \" Jefferson , David L.,T. Silva , D. Alves , A. Santos , Lucas , Ramires , Ganso ,Neymar ,Robinho , Pato \"

  11. 305
    SERGIO ALMADA BEZERRA:

    A TEIMOSIA DO DUNGA NOS LEVOU A DESCLASSIFICAÇÃO DA COPA DO MUNDO DE 2010. CONVOCOU ATLETAS QUE
    ESTAVAM NA RESERVA (PORQUE?) EM TIMES ESTRANGEIROS EM DETRIMENTO DE OUTROS QUE ESBANJAVAM
    FUTEBOL EM NOSSO PAÍS. SÓ PARA MOSTRAR QUE ERA ELE QUE MANDAVA. DEU NO QUE DEU.
    SE ELE APRENDEU ? NÃO IMPORTA MAIS. jÁ ERA. NUNCA MAIS VOLTA A SELEÇÃO BRASILEIRA.
    SDS.

  12. 304
    Agnaldo Motta:

    É incrível.. querer dizer q o Botafogo hj é um clube pequeno.. comparar Botafogo com América e Bangu.. o cara q faz isso é um total desinformado..beira ao idiota..
    O Botafogo tem um sede linda.. na zona sul do Rio de Janeiro..tem um estádio considerado um dos mais bonitos do Brasil, além de mais novo. Você entra no Maracanã, na passarela do futebol.. vê os pés dos jogadores eternizados lá.. nas duas parades laterais dois painéis com fotos dos maiores jogadores do Brasil.. de todos os clubes..adivinha qual é a camisa que mais aparece nas fotos? Em cima de cada painel uma homenagem a um jogador..os dois jogadores são do Botafogo. Você sobe a rampa principal do Maracanã e lá em cima encontra um busto homenageando um jogador.. advinha de qual clube?
    Isso tudo sendo o Botafogo um clube “pequeno”?? Fala sério..querer dizer q o Botafogo teve mais jogadores pq isso foi no início do séc 20 é outra asneira..e esse papo de que os jogadores nao iam pro exterior é outra asneira tb pra justificar os alto número de convocações dos nossos jogadores. Quer dizer que como não ia ninguém pro exterior os técnicos só olhavam o Botafogo?
    A verdade é uma só.. nós sempre temos as melhores bases para nossas seleções até p tri campeonato.
    O resto é balela.

  13. 303
    Holywood:

    Tem um rídiculo lá emcima que chama o botafogo de futebol mediano e que no COMEÇO DO SÉCULO que o botafogo cedia os jogadores.
    ele se esquece que só em 62 na copa, o time de 11 jogadores, 9 em campo eram do botafogo, inclusíve o maior jogador da história chamado GARRINCHA.
    E antes que algum fã do pelé fale besteira, aqui vai. Só dois jogadores até hoje na história (Palavra de João Havelange) ganharam praticamente sozinhos uma copa; Maradora em 86 e Garrincha em 62.
    E que Garrincha é o único jogador do Planeta que não existe registrona história de alguém ter tomado a bola dele sem ter sido na falta ou derrubando. Isso até 1968.
    Só para contar alguns dos melhores do mundo e que foram do botafogo:

    1° Garrincha (Tbm chamado de Gênio das pernas tornas e A alegria do povo)

    2° Zagallo (Eterno Forguinha)

    3° Jairzinho (Furacão da copa de 70 e o melhor jogador da copa)

    4° Didi (Criador do chute Folha seca)

    5° Nilton santos (Chamado de A inciclopédia do futebol)

    6° Gerson (Canhotinha de Ouro)

    7° Manga (Considerado até hoje o melhor goleiro que a selecão já teve)

    8° Túlio ( 12 jogos e 12 gols pela seleção)

    9° Carlos Alberto Torres (Eterno Capitão de 70)
    Tá bom né?
    Só para lembrar tbm que cada um desses jogadores foram eleitos os melhores do mundo em suas posições…

  14. 302
    Daniel Lima Andrade:

    infelizmente este Sr. Marcos Wiccano, não sabe o que é o Botafogo e que este é um dos grandes responsáveis pelo bicampeonato da seleção brasileira em 58 e 62. Ele deve ter um time muito grande,que ganha muita coisa, assim como seu conhecimento de futebol.Espero que o Botafogo quando enfrentar o seu time, lhe mostre quem ele é.

  15. 301
    marcos wiccano:

    Tem que explicar tambem que o Botafogo foi o maior, mas isso foi no inicio do seculo passado, quando não tinha vendas de jogadores para outros paises, como se resumia somente no Brasil, aconteceu isso, mas depois infelizmente o Botafogo se tornou time secundario, apenas mediano e não consegue mais revelar craques e nem mantê-los. Infelizmente mais um clube tradicional se tornou pequeno, assim como Bangu e America.

  16. 300
    Renato - Gaspar:

    Olá pessoal. Posso estar enganado, mas na minha cidade não há clima de copa como das anteriores. A convocação de Gilberto Silva, Josué, Felipe Melo, Julio Batista, Elano, etc… desestimula qualquer um. Estou preparado para o pior. Classificação suada na 1ª fase e eliminação precoce nas oitavas….

  17. 299
    Egon Schossler:

    ah e tem o grafite tambem

  18. 298
    Egon Schossler:

    entretanto, podemos dizer que a seleção esta com jogadores que brilharam no tricolor, KAKA, LUIS FABIANO, JOSUÉ e acho que tem outros ainda

  19. 297
    Gílson Dobbin:

    Dá um aperto no coração ver um meio campo que já teve Falcão, Cerezo, Zico e Sócrates, contar agora com 7 volantes e um meia atacante. Vou torcer pela Argentina!!!!

  20. 296
    renan augusto:

    o palmeiras tb sempre teve jogadores em seleções que foram campeãs.
    pesquise melhor.

    O fato está citado no texto. Abs

Páginas: [16] 15 14 13 12 11 10 9 8 7 61 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade