Após jejum, Santos passa a dominar o Paulistão: três taças em cinco anos

dom, 02/05/10
por gm marcelo |

  • Sharebar

Depois de comemorar o título paulista de 1984, graças a um gol de Serginho Chulapa na decisão diante do Corinthians (vídeo abaixo), a torcida do Santos esperou longos 22 anos para voltar a vibrar com a conquista de um título em São Paulo. Somente em 2006, o clube voltou a levantar o troféu do Campeonato Paulista.

Neste intervalo, o Peixe foi duas vezes campeão brasileiro (2002 e 2004) e ganhou o Torneio Rio-São Paulo de 97 e a Copa Conmebol de 98.

E após o longo jejum em São Paulo, o Santos parece ter gostado da sensação de ganhar o título estadual. O conquistado neste domingo foi o terceiro do clube em Estaduais nos últimos cinco anos. Ganhou também em 2006 e 2007. E ainda chegou à decisão no ano passado, vencida pelo Corinthians. O Palmeiras foi o vencedor em 2008. E o São Paulo ganhou o torneio pela última vez em 2005.

Em 2006, em um Paulista por pontos corridos, o Peixe comemorou o título tão aguardado com uma vitória de 2 a 0 sobre a Portuguesa, gols de Cléber Santana e Leonardo (contra) – assista no vídeo abaixo. Dos titulares daquele jogo final na Vila Belmiro, apenas o goleiro Fábio Costa compõe o elenco atual do Peixe. No jogo decisivo, realizado em 9 de abril de 2006, Vanderlei Luxemburgo mandou a campo o time com Fábio Costa, Ávalos, Ronaldo e Wendel; Fabinho, Maldonado (Heleno), Cléber Santana, Léo Lima (Rodrigo Tabata) e Kléber; Geílson (Magnum) e Reinaldo.

No ano seguinte, Luxemburgo permanecia à frente da equipe, que fez a melhor campanha na fase de classificação e avançou à decisão graças à vantagem obtida. Na fase semifinal, foram dois empates sem gols com o Bragantino. E o fato de ter conquistado o primeiro lugar na primeira etapa da competição foi decisivo também na final contra o São Caetano.

Dirigido por Dorival Júnior, o time do ABC fez 2 a 0 no primeiro jogo, no Morumbi, em 29 de abril de 2007. No domingo seguinte (5 de maio), o Peixe devolveu o placar, gols de Adaílton e Moraes. O gol do título saiu aos 36 minutos do segundo tempo, graças a uma cabeçada do jovem atacante Moraes, que entrou em campo 24 minutos antes no lugar de Jonas, hoje no Grêmio. Moraes ficou marcado na história do clube pelo lance. Mas depois, não brilhou mais.

Fábio Costa é o único no elenco atual dos titulares daquela finalíssima. Além do goleiro, jogaram Maldonado, Adaílton, Ávalor e Kléber; Rodrigo Souto, Cléber Santana (Carlinhos), Pedrinho (Rodrigo Tabata) e Zé Roberto; Jonas (Moraes) e Marcos Aurélio.

E três anos depois, a história se repetiu: o fato de ter feito a melhor campanha na fase de classificação foi fundamental para o Alvinegro Praiano ser campeão neste domingo diante do Santo André.

Acompanhe o blog Memória Esporte Clube no twitter e fique por dentro de novos textos e promoções: https://twitter.com/memoriaec

compartilhar

33 Comentários para “Após jejum, Santos passa a dominar o Paulistão: três taças em cinco anos”

Páginas: [2] 1 »

  1. 33
    ODAIR:

    AÍ, O PEIXE É O MELHOR E VAI CONQUISTAR A TRÍPLICE COROA…..AH VAI!!! E PROS RECALCADOS E PERDEDORES VAI UM GRANDE CHOOOOOOOOOOORAAAAAAAAA BICHARADA!!!

    SÓ O SANTOS PODE SE DAR AO LUXO DE SER CAMPEÃO PODENDO PERDER JOGOS DE FINAL! SERÁ QUE ALGUEM AGORA CONSEGUE VER O QUANTO ESTAMOS A FRENTE DOS DEMAIS?

  2. 32
    William ABC:

    CHOOOOORA PORCADA, GALINHADA, BIXARADA… FALAR Q O SANTOS NAO MERECEU?? HAHAHAHA SANTISTA DE CORAÇAO TMBM NAO FALA ASNEIRA, QM ESTEVE NO PACAEMBU LOTADO PRESTIGIANDO O TIME SIM MERECE FALAR, VIMOS O SANTOS NA TECNICA E SUPERANDO NA RAÇA, JOGO EH ASSIM, COM 3 JOGADORES EXPULSOS E 2 DE UMA FORMA Q NAO ERA PRA SER, PROVA Q ESSE TIME MERECE UM TITULO MAIS MERECIDO DA HISTORIA… 5 A 0 NO PRUDENTE, 9 A 1 NO ITUANO, 2 A 1 E 3 A 2 E 3 A 0 NO SAO PAULO, 2 A 1 NO GAMBA, 2 A 1 E 3 A 2 NO SANTO ANDRE… QUEREM MAIS PROVAS ?? CHUUUUUUPA
    SANTOS CAMPEÃO PAULISTA 2010 *

  3. 31
    Bruno:

    “Filipe:
    2 maio, 2010 as 22:13

    Só no Brasil um time perde a final e é campeão. Lamentável.”

    qta besteira! nem sou santista e tava torcendo pro santo andré, mas ler uma coisa dessas é f…..
    A final da Libertadores, por exemplo, tbm é “um jogo” de 180 minutos.

  4. 30
    deby:

    PARECE Q FOI SO O SANTOS Q GANHOU O CAMPEONATO ESTADUAL NO BRASIL … MELHOR TIME DO BRASIL ?? Q PERDEU PARA O SANTO ANDRE E ONDE Q TAVA AS JOGADAS MAGICAS DO SANTOS NO JOGO CONTRA O ATLETICO MINEIRO … SO SABE FAZER GRAÇA QUANDO TA GANHANDO … E AINDA GANHA O ESTADUAL ROBANDO …
    NEYMAR E GANSO NA SELEÇAO NEM PENSAR … !!!!!!!!!!!!!

  5. 29
    Glaucio:

    O Santos mereceu o título, mas o Dorival deve reconhecer urgentemente que o esquema tático que deu o título ao time foi o 4-3-3.
    O Santos no 4-4–2 é um time fraco na defesa e “marcável” no ataque. Se entrar no 4-4-2 na quarta, corre o risco de ficar sem a vaga.

  6. 28
    edna:

    O Santos é o digno campeão paulista, o Santo André findou o torneio com treze pontos a menos que o time da vila.
    Seria ridículo um campeão com menos pontos que o vice. Foi merecido.

  7. 27
    Robinho Pereira:

    Pela melhor campanha o Santos FC se beneficiou dos resultados iguais na final, mereceu ganhar o título do paulista!
    Entretanto, esse Neymar, Neyterra, Neycéu….afff. e bom jogador mas cai cai balão!

  8. 26
    Valter:

    Cada um fala o que o quer, mas o Santos pela campanha, merecia ser campeão, no primeiro jogo o Sto. André havia cometido penal no Neymar, então não adianta falar que foram prejudicados, pois também fomos como sempre somos; em 95, em 2005 e por ai vai…
    O Sto. André parou o Neymar na falta, e o Léo foi expulso logo após o lance qdo. o arbitro quiz controlar a situação causada por eles, então não tem que se lamentar, se a arbitragem errou a culpa não é nossa, fizemos nossa parte, respeito o adversário que é um gde. time “jogando bola”, mas doa a quem doer o Santos é o Campeão Paulista de 2010…!!!

  9. 25
    Agnaldo:

    A maneira em que a partida se desenrolou só serviu para mostrar mais uma lado desse time fantastico do santos, que com 2 jogadores a menos foi campeão…E tbm para ressaltar Paulo Henrique Lima o “ganso”, craque, fora de serie, chamou a responsaabilidade…Seleção com certeza

  10. 24
    Erica:

    Santo Andre teve muito mais raça e vontade de vencer, mas a sorte soprou para o outro lado! O dream time esta perto de acordar, 2 derrotas seguidas! Robinho, não adianta provocar é a sua hora que vai chegar. É no jogo de quarta é que o galo vai separar os homens do meninos!!!!

  11. 23
    clf:

    Parabéns Salvio Spinola Fagundes Filho.e Maria Eliza Correia Barbosa, voces lutaram muito e conseguiram dar o titulo ao Santos. A arbitragem foi uma vergonha. Nao que Santos nao merecia ganhar, pois durante o campeonato o desempenho do time foi otimo. Porém analisando os jogos da final e especialmente o ultimo jogo, por justiça e merecimento, o titulo deveria ser do Santo Andre. Mas a arbitragem nao poderia deixar de fazer o papel dela.

  12. 22
    celso:

    agora quem dá bola é o Santos ( felipe, neymar, wesley, arouca, ph ganso, robinho..), sabe o que é curioso é que a crônica esportiva brasileira tem a memória curta, lembram da final do brasileiro de 1995, o Santos de Giovani, Edinho e Cia foram prejudicados contra o botafogo, e agora batem na tecla do gol anulado do Ramalhão… um time campeão, é o resultado de detalhes… e as vezes pode passar pela respiração de um árbitro desastrado. e antes de concluir lembrar o internauta Marcelo que foram 3 expulsos e não dois…

  13. 21
    Santos Campeão:

    A inter de milão se classificou com derrota po
    e um time q termina o jogo com 8 jogadores e é campeão nau
    tem raça né ta bom é campeãoooooooooooooooooo

  14. 20
    Portela:

    QUE INSENSATEZ!!!!!!!!!!!!
    QUREM DESVALORIZAR O TITULO DO SANTOS, FOI O MELHOR COM 10 PONTOS A FRENTE DO SEGUNDO.
    O MELHOR ATAQUE, O TIME QUE MAIS VENCEU!
    O TIME ESTÁ SENTINDO O DESGASTE NORMAL DA MARATONA DE JOGOS, POR ISSO NÃO CONSEGUI MANTER O RITMO.
    É UM ABSURDO LER ESSES COMENTÁRIOS SEM COERÊNCIA.
    SANTO ANDRÊ NÃO FOI O MELHOR TIME DO CAMPEONATO E ACABOU!, O SANTOS VENCEU O MESMO DUAS VEZES.
    O SANTOS MERECEU O TITULO!
    NÃO É UM JOGO QUE DETERMINARIA O SANTO ANDRÊ COMO MERECEDOR.
    SANTOS SEMPRE SANTOS!!!

  15. 19
    anti mata-mata:

    pros invejosos de plantao: nem deveria ter discussao, ataque de 100 gols, primeiro na geral com 10 ptos a mais que o 2º colocado, se nao fosse brasil o campeao ja tinha dado esta volta olimpica faz um mes,

  16. 18
    Guilherme William Ventura de Santo andre:

    Ai parabens pra esse belicimo jogo e pricipalmente ao santo andre mais vou deixa um recado q é pro thiago lifer cara deu zebra sim cadé aquela camiza sua de zebra agente ñ ganho mais jogamos bem ai espero q vc nunka duvide da nossa zebra pq vai q da zebra vlew

  17. 17
    osvaldo:

    este titulo caiu na mão errada,este pertence ao santo andre,mais como no brasil tudo é errado como é que um time perde e é campeão,não importa os resultados passados o que vale é a decisãonas diferenças ficou santo andre(pitibul) santos (pintherN1)

  18. 16
    Luiz:

    joga bem e tudo, mas eu nunca vi jogador pra se jogar tanto no chão quanto o neymar…até cansa de ver.
    Não pode encostar que pronto…se desmunheca todo.

  19. 15
    Roberto Shinkai:

    Este resultado do Campeonato Paulista demonstra várias coisas que precisam ser analisadas:
    - Assistente de árbitro do sexo feminino, ainda é complicado pela qualidade técnica…
    - Time brasileiro que joga no ataque não sabe defender… (incluíndo algumas selções brasileiras)
    - Vantagem por uma campanha melhor é a melhor opção…mais justo!
    - O futebol paraense fornece excelentes jogadores (Pará e Ganso), mas o nosso campeonato é uma M…
    - O Dunga tem que escalar o Neymar e o Ganso, nem que seja uma opção de segundo tempo…na Copa. (vamos todos rezar por isso)
    - Futebol brasileiro é o que o Santos demonstrou nesse campeonato.

  20. 14
    Marcelo:

    Realmente concordo a arbitragem foi pessima, soh a doida da bandeirinha que viu aquele impedimento, o titulo era do Santo Andre, sem preconceito mas juiza e bandeirinha em futebol sempre da nisto mesmo, lembrem-se do botafogo com 3 gols mal anulados pela Ana Paula , é lamentavel , as coisas deviam ser levadas mais a sério.

Páginas: [2] 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade