Paixão pelos álbuns de figurinhas das Copas completa 60 anos no Brasil

sex, 23/04/10
por gm marcelo |

  • Sharebar

O álbum de figurinhas da Copa de 2010 é uma febre em todo o país. Não só entre as crianças, mas também entre adolescentes e até entre os mais ‘experientes’. A mania de colecionar imagens dos jogadores que disputam a principal competição do futebol não é um fenômeno recente. No Brasil, tem 60 anos. Começou em 1950, quando o país organizou o IV Campeonato Mundial.

Clique e veja a galeria de álbuns de figurinhas sobre Copas editados no Brasil desde 1950

artealbuns710Na época, foi lançada o álbum “Balas Futebol – Craques do Campeonato Mundial de Futebol 1950″. As figurinhas vinham embrulhadas nas embalagens das balas da indústria Americana, aumentando significavamente as vendas da fábrica. Apesar de ter sido publicado depois da Copa, a frustração pela perda do título no Maracanã não impediu que muitos o colecionassem. A página do Brasil era a primeira do álbum, seguida pela do Uruguai. Infelizmente, em posições invertidas em relação à colocação no campeonato. Além de imagens dos jogadores das 13 seleções participantes, apresentava também cenas de partidas. Os chamados “instantâneos”.

Não há registro de álbum de figurinhas editado no Brasil sobre a Copa de 54. Mas na Alemanha, o surpreendente título conquistado diante da favoritíssima Hungria não passou em branco. A campanha que terminou com o “Milagre de Berna” foi registrado em um livro ilustrado editado por uma fábrica de cigarros de Bremen. As figurinhas vinham nos maços e completavam uma obra que contava toda a história do Mundial disputado na Suíça. É possível imaginar hoje figurinhas em embalagens de cigarros? Algo impensável no século XXI.

albumtitularesEm 1958, o país campeão mundial também celebrou a vitória com álbuns de figurinhas. Se antes da Copa não há registro de publicações do tipo no Brasil, o título inédito na Suécia foi retratado em um pequeno livro ilustrado da Editora Aquarela, com fotos dos 22 jogadores campeões e de integrantes da comissão técnica. E um perfil de três linhas para cada um. Pelé, por exemplo, foi apresentado como uma “das mais risonhas promessas do futebol brasileiro”.

Os retratos dos vencedores também foram incluídos em álbuns voltados para mostrar jogadores de clubes. Casos do “Titulares”, que tinha uma página dupla e um encarte destinados à seleção da Copa de 58, e do “Álbum Futebol”.

Em 62, foi diferente. As crianças e adolescentes brasileiros puderam colecionar figurinhas antes da Copa. Um dos mais conhecidos é o que foi lançado pela Editora J.D. Campos: “Campeonato Mundial de Futbol 1962″ (assim mesmo, sem o E). Este apresentava imagens dos principais craques da época, com Pelé, Garrincha, Didi, Di Stefano (com a camisa da Espanha), Bobby Charlton (Inglaterra), Sivori (Itália), Sanfilippo (Argentina), Seeler (Alemanha), Masopust (Tchecoslováquia) e Yashin (União Soviética)

Após o bicampeonato mundial, uma versão atualizada do álbum de 58 da Aquarela foi editado. Com boa parte das mesmas imagens de quatro anos antes. Mas na altura, Pelé não era mais classificado como uma ”risonha promessa”.

Para o Mundial de 66, a Editora Bruguera preparou o álbum “Brasil na Copa do Mundo”, com imagens dos jogadores de todas as seleções brasileiras dos Mundiais de 30 a 62. Além de 43 convocados por Vicente Feola para a fase de preparação para o torneio que seria disputado na Inglaterra. Curiosidade: as figurinhas eram em preto e branco.

Já em 70, as imagens eram coloridas. E ficaram marcadas na memória de muitos jovens da época, que colecionaram o álbum “México 70″, que apresentava figurinhas dos jogadores das 16 seleções que participaram da Copa vencida pelo Pelé e cia. A imagem do Rei de Futebol estampava a capa da publicação, ao lado da sonhada Taça Jules Rimet. Na contra-capa, a foto de outro craque que brilharia nos gramados mexicanos: Tostão.

O álbum foi inclusive retratado no premiado filme “O ano em que meus pais saíram de férias”. O menino Mauro, de 12 anos, tinha a coleção de figurinhas como uma de suas poucas fontes de alegria no período em que ficou afastado dos pais.

albumpingpong82capaQuatro anos depois, nas bancas de jornais podia ser encontrado o álbum “Coleção Copa 74″. Com algumas curiosidades. Como a presença do holandês Israel, que jogava de óculos.

Em 78, quando os direitos de imagem e licenciamento praticamente ainda não existiam, vários álbuns foram lançados sobre a competição realizada em solo argentino. O que mais fez sucesso no país foi o “Brasil na Argentina”. A seleção canarinho teve espaço privilegiado, com cinco páginas. As demais 15 equipes contaram com uma cada.

Quatro anos depois, um álbum virou febre no país, marcando um geração de garotos que gostava de futebol: o “Ping Pong Espanha 82″. A venda de chicletes cresceu de tal forma diante da procura pelas figurinhas que muitas padarias e lojas de doces ficaram um bom tempo sem ter o produto. E, para aumentar a ansiedade dos colecionadores, muitas figurinhas só foram distribuídas em uma segunda leva. Caso do cromo de Roberto Dinamite. O editor reservou duas páginas para o Brasil. Mas seleções consideradas de menor expressão tiveram direito a apenas quatro figurinhas. Casos de Argélia, Kuwait, Camarões, Honduras, El Salvador e Nova Zelândia.

albuns982002Em 86, a fábrica de chicletes tentou repetir o sucesso de quatro anos antes, mas teve problemas comerciais e não enviou o álbum para as bancas, apesar de ele ter sido preparado. Restou aos aficionados colecionar o “Game card Copa 86″. Que continha cromos dos times posados das 24 seleções participantes do Mundial e de apenas 12 jogadores: Maradona, Zico, Sócrates, Júnior, Cerezo, Platini, Boniek, Rummenigge, Paolo Rossi, Briegel, Fillol e Romerito. A novidade era um jogo em cartão de raspadinha, presente em todos os pacotinhos.

Em 90, a globalização chegou aos álbuns. E a Editora Panini, graças a um acordo com a Fifa, passou a ter o direito exclusivo de editar as figurinhas dos jogadores das seleções classificadas para o Mundial. O que serviu para padronizar os modelos. As páginas apresentam palavras escritas em vários idiomas (até mesmo o nome dos países). E a contra-capa tem sempre o mapa do país-sede.

Apesar da maior facilidade de obter as imagens dos atletas com o desenvolvimento tecnológico, a edição brasileira dedicada à Copa de 98 teve problemas:  na seleção da Inglaterra, faltaram as fotos de Adams, Fowler e Ferdinand, que saíram normalmente na Europa. E nenhuma figurinha do Irã foi distribuída.

Se o licenciamento reduziu a variedade de álbuns dos Mundiais, não diminuiu em nada a paixão dos fãs do futebol e das figurinhas pelos álbuns das Copas. A mesma no Brasil há 60 anos. Passando de geração em geração.

E qual o seu álbum de figurinhas inesquecível? Conte no espaço reservado aos comentários.

Acompanhe o blog Memória Esporte Clube no twitter e fique por dentro de novos textos e promoções: https://twitter.com/memoriaec

compartilhar

159 Comentários para “Paixão pelos álbuns de figurinhas das Copas completa 60 anos no Brasil”

Páginas: [8] 7 6 5 4 3 2 1 »

  1. 159
    pauloo:

    tenho figurinhas da copa de 86 maradona,falcao,socrates,zico entre outras enteresados

  2. 158
    marcio:

    Pô,sempre amei,quando criança colecionar figurinhas de campeonatos brasileiro de futebol.Sou um apaixonado desde a epoca que você começava a colecionar e não corria o risco de ver o seu ídolo trocar de camisa antes de você trocar de albo.que saudade…

  3. 157
    Jéssica:

    Eu tenho a revista manchete da copa de 70, se alguém se interessar, me mandem um email – podemos negociar!

  4. 156
    Joãozinho:

    faltou 1 figurinha pra mim completar o album da copa de 2010

  5. 155
    Deninho:

    tenho um album de figurinhas do brasileiro 2011,que não vende em lugar nenhum,ele e de capa dura veio direto da panini,com todas as figurinhas e mais 120 repitidas.quero vender,um abraço.

  6. 154
    andré:

    alguem quer comprar um album da copa de 2006

  7. 153
    ALEX:

    QUERO LEILOAR FIGURINHAS DO ALBÚN DA COPA DE 94 TENHO ATÉ DO MARADONA E ROMÁRIO QUE JOGARAM SUA ÚLTIMA COPA EM 94

  8. 152
    wagner:

    ….

  9. 151
    marcio:

    ………….

  10. 150
    Lucs:

    Consegui Completar meu da Copa Do Mundo De 2010 Foi o Melhor Album Que Já Colecionei Na Minha Vida

  11. 149
    EMERSON LUIZ BRANCO ARAUJO:

    Oi , gostei muito dessa matéria, e gostaria de saber se poderia ter a possibilidade de fazer o download dos albuns completos de 1982,1986 , esses dois albuns eram pelas figurinhas da ping pong, infelizmente não pude colecionar tinha 7 anos de idade, tipo assim eu tenho o album de 1990 completo e o de 2010 completo, já tirei fotos de todas as páginas e quero compartilhar na internet também para que pessoas como eu tenham a alegria de não perder nada desse feliz hábito de colecionar.

  12. 148
    Alessandro:

    1986, o ano mais feliz da minha vida até o momento

  13. 147
    Ronaldo Santos:

    Boa tarde! Queria saber se vc pode ajudar ? vc sabe como baixar figurinhas da copa de 2002? muito obrigado!!!!!!!!

  14. 146
    leandro coutinho:

    eu disse que ia completar o de 2010 antes da copa ficaram faltando 60 mais eu vou tentar completar ao longo dos anos

  15. 145
    leandro:

    2010

  16. 144
    Gustavo:

    quanto pode valer um album da copa de 58????

  17. 143
    LEANDRO COUTINHO:

    TO COLECIONANDO O DE 2010 E O DE 2006 FOI UM FRACASSO EU NEM LEMBRO DAS REPETIDAS FORAM MUITAS NESSE ANO VOU COMPLETAR ANTES DA COPA

  18. 142
    marquinho:

    E ISSO AI SAO PAULO EU SOU SAO PAULINO DE CORAÇAO E ACHO Q E POR CONTA Q SAO PAULO E O TIME MAIS GAY DO BRASIL ADORO OS JOGADORES PRINCIPALMENTE O WASHIGTON Q MORRE DE AMOR PELO ROGERIO CENI……… E NEH SEU SAFADINHO E VC ROGERIO ME CONHEÇE MUITO BEM……… MAS DESDE DE Q O WASHIGTON ENTROU NO TIME O ROGERIO SO TEM OLHOS PARA ELE NEM AS BOLAS ELE ANDA VENDO MAIS Q COISA TEM Q TIRAR O WASHIGTON ESSE FIGURINHA COLORIDA KKKKKKKKK SE FALAR FIGUNHA COLORIDA PARA ELE, ELE GRILA FICA COM MUITA RAIVA TADINHO DELE……

  19. 141
    Paulo César:

    respeita quando falar do glorioso….pois somos primeiro sempre, até porque juntando todos os jogadores convocados até hoje de todos os times brasileiros NENHUM chegam aos pés do maior gênio de futebol de todos os tempos e continentes……se precisa citar….o faço….MANÉ GARRINCHA…..queres falar alguma coisa????? tem que nos engolir…..e cuidado quando falar ou mencionar o BOTAFOGO FUTEBOL E REGATAS….

    SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

  20. 140
    Gustavo giul ceolin:

    Bom dia eu tenho 11 anos e o meu primeiro album da copa é esse mais novo south africa 2010 ja tenho 235 cromos pretendo completalo,e o proximo mundial eu tenho que completar custe oque custar,por ser aqui no brasil né.Um abraço

Páginas: [8] 7 6 5 4 3 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade