Acusações de discriminação racial se repetem no futebol brasileiro

sex, 16/04/10
por gm marcelo |
categoria Sem Categoria

  • Sharebar

A acusação feita pelo zagueiro Manoel (Atlético-PR) a Danilo (Palmeiras) remete a outros casos de denúncias de discriminação racial no futebol brasileiro. Pelo menos outros quatro tiveram grande repercussão nos últimos cinco anos. Uma das mais lembradas envolveu outro defensor: Antônio Carlos. O atual treinador de Danilo no Alviverde paulista.

antoniocarlosEm 5 de março de 2006, Zago defendia o Juventude e se desentendeu com o meia Jeovânio (Grêmio) em partida do Campeonato Gaúcho. Ao deixar o campo, após ser expulso, o ex-jogador da seleção brasileira esfregou um dos dedos no braço direito, em um clara alusão à cor da pele do gremista. Antônio Carlos foi julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul e condenado a 120 dias de suspensão, mais quatro jogos. O jogador foi considerado culpado de agressão.

Também no estádio Alfredo Jaconi, em 22 de outubro de 2005, o meia Tinga foi alvo de insultos de fundo racial vindos das arquibancadas em um jogo entre Juventude e Internacional pelo Campeonato Brasileiro. O STJD condenou o clube de Caxias do Sul a perder mando de campo em duas partidas e a pagar multa de R$ 200 mil devido ao comportamento de alguns de seus torcedores. Na súmula da partida, o árbitro Alício Pena Júnior relatou que adeptos do clube da Serra Gaúcha ‘imitavam um macaco todas as vezes” que Tinga pegava na bola. 

Outro caso de discriminação racial no futebol brasileiro envolveu o zagueiro Desábato e o atacante Grafite no jogo entre São Paulo e Quilmes, pela primeira fase da Taça Libertadores de 2005. O são-paulino acusou o argentino de tê-lo chamado de “macaco”. Desábato deixou o Morumbi preso e ficou dois dias detido. Só foi libertado após o pagamento de uma fiança de R$ 10 mil e ao se comprometer a retornar ao Brasil quando fosse convocado para depor no processo. Posteriormente, Grafite decidiu retirar a denúncia.

Até esta quinta-feira, a acusação mais recente do tipo no futebol nacional também tinha como ‘protagonista’ um atleta argentino. No duelo de ida entre Cruzeiro e Grêmio, pela fase semifinal da Libertadores do ano passado, o meia cruzeirense Elicarlos garantiu que havia sido ofendido pelo atacante Maxi Lopez. O centroavante chegou a prestar a depoimento após a partida no Mineirão, mas foi liberado.

Acompanhe o blog Memória Esporte Clube no twitter e fique por dentro de novos textos e promoções: https://twitter.com/memoriaec

compartilhar

227 Comentários para “Acusações de discriminação racial se repetem no futebol brasileiro”

Páginas: [12] 11 10 9 8 7 6 5 4 3 21 »

  1. 227
    wender:

    ………

  2. 226
    Mauser:

    Caros,

    Concordo com todos que digam que o Racismo tem que ser Punido….. E acho que o Danilo tem que ser punido, mesmo eu sendo Palestrino…
    Agora, o que eu venho levantar a todos, é que por que só existe racismo contra Negros? Eu sou alemão, e ja fui bastante “diferenciado” pra não dizer RACISMO, por negros em lugares que a predominancia negra é maior, em boates, bares entre outros… Infelizmente, vejo que o pessoal usa a história do passado, escravidão para defender a raça Negra e assim só pelo fato de serem chamados de MACACO, NEGÃO, CRIOULO, vira uma grande Polemica…. e os Brancos? GALEGO, BRANQUELO, ALEMÃO entre outros… por acaso seria um RACISMO mais Ameno, ou uma forma “carinhosa” de chamar a pessoa??? Áhhh Fala sério, pessoal!!! Os negros já nascem com o Racismo no sangue, achando que os Brancos não gostam de Negros, e o bem da verdade é que o NEGRO gosta menos do BRANCO do que vice-versa… Tenho varios amigos negros, inclusive meus melhores amigos são negros…. TODOS TEM QUE TER A CONSCIENCIA QUE SÃO TODOS IGUAIS….

    Sobre o Jogo, como eu disse deve haver punição tanto pelo Ato do Danilo de usar a palavra racista, Cuspir, como também para o COVARDE do Manoel, que pisou, deu uma cabeçada e ainda ficou xingando a Mãe de todos, fora o Teatro que ele armou em cair no chão depois de tomar a cuspida… se fosse um Branco no Lugar dele, se fosse chamado de “Galego do car….”, a mídia daria essa repercussão toda??? será que haveria caso de Polícia??? dificel né !!

  3. 225
    Walter dos Santos Alves:

    A punição para o Danilo deve existir (pela cusparada e pelo xingametno), assim como para o Manoel (pela cabeçada, pela agressão covarde, e em todas escanteios cobrados pelo Atlético, ele chegava empurrando), acho que está sendo criada uma discussão, de fatos que foram gerados, no calor de uma partida de futebol. Eu jogo futebol e já presenciei muitas discussões entre amigos, que no calor de uma partida (que no caso é uma brincadeira e não é nosso ganha pão), que acabam se xingando de diversas formas (inclusive racistas). Quando acaba o jogo vamos todos tomar uma cervejinha.
    Se o futebol continuar assim todos deveriam ser punidos, quando por exemplo, ofendem a mãe, que na minha opinião é muito pior.
    Antigamente, quando não haviam tantas câmeras, estas coisas já aconteciam, o Pelé sempre foi ofendido e agredido, como também devolvia as agressões na mesma moeda, mas dentro do campo.
    Esta discussão de preconceito deveria ser em outro lugar, e não baseada em palavras proferidas em uma partida de futebol.

  4. 224
    joao marcos:

    concordo com muitos que dizem que sistemas de cotas, camisas 100% entre outros…
    MAS NÃO SE COMPARA AO FATO DE SER CHAMADO DE MACACO, se fosse negão ou outro tipo, como branquelo, alemão…
    mas MACACO É UMA OFENSA MUITO GRANDE.
    O DANILO SE ACHA MELHOR UE O MANOEL, OU QUAL QUER UM QUE É DIFERENTE DELE?
    É BRINCADEIRA NEH. ELE DEVERIA SER PRESO, POIS ESTA É A PENA PARA ESTE TIPO DE CRIME.

  5. 223
    Eliezer:

    E ainda vem gente aqui defender o cara, pq ele pediu desculpas depois…

    Fala sério né, pediu desculpa no dia seguinte, pq viu que está tudo filmado e que ele terá que responder no Juizado Criminal… A desculpa é da boca pra fora pq ele não é bobo nao…

    E vejam o vídeo da coletiva dele, foram 10 segundos de desculpa e 5 minutos falando mal do time adversário, tentando minimizar…

    Além de racista é HIPÓCRITA!

  6. 222
    Anderson:

    vcs estão colocando toda a culpa no danilo..tá certo que ele errou mais os dois são culpados..a bronca esta caindo apenas no danilo ..essa zagueiro do atletico tem que ser punido tambem..ele esta sendo o inocente da historia pq o danilo fez aquilo..mas o que ele fez tambem não pode ser apagado ..

  7. 221
    Pedro Lima:

    quanta gente ignorante comentando hein….
    racismo é crime!
    pensem antes de escrever

  8. 220
    jorge:

    o que a televisão(globo) mostra é so a parte em que o danilo chamou o cara de macaco
    mas ninguem mostra a parte do pisão e quando manoel chamou marcos de filho da puta e nem da cabeçada
    o manuel ja tava procurando briga

    OBS:NINGUEM CAI PQ LEVOU UM CUSPI!!!!!!!!!!

  9. 219
    JORGE CARLOS:

    o danilo ta errado sim, mas nao precisa desse escandalo todoeu aposto como se o Manuel tivesse chamado o danilo de branquelo ou de indio nao estaria essa polemica toda,exemplo se eu chamar um negro de macaco eu posso ser processado ou até preso, mas se o negro me chamar de albino nao acontece nada, agora me digam pq?.
    pq os negros tem cotas na faculdade?pq?setodos nós somos iguais perante
    achos que alguns negros ja tem o preconceito na cabeça.

  10. 218
    Luiz Moreira:

    INQUISIÇÃO NO PAIS DA HIPOCRISIA.

    TENTAR DEFENDER O DANILO É TÃO IDIOTA QUANTO QUERER CRUCIFICA-LO.
    ALIAS ELE NEM PARECE JESUS CRISTO(BLASFEMIA???)
    POIS É, ACORDEI HOJE PENSANDO ESTAR NUM MUNDO PERFEITO.
    QUE BLASFEMIA.

  11. 217
    fabio:

    engraçado é q os caras,brancos,negros,etc…, preferem ser chamados de FDP do q “macaco” por exemplo… eles se xingam o tempo todo e depois trocam as camisas… mas macaco não pode…

  12. 216
    edison:

    Os dois devem ter uma ponição,
    um provocou, e o outro revidou
    lance tipico de futebol!
    quem jaga futebol sabe o eu estou dizendo
    covarde o que provocou, idiota o que revidou.
    Na varsea no fim vamos tomar uma cerveja
    pois negro é negro e branco é branco.
    amarelo é amarelo.
    Nosso Brasil é boronil tudo acaba em pizza.

  13. 215
    genaldo/ cubatão:

    Quem joga futbol sabe quantas provocações acontecem dentro de campo, aliás fora também, se algum jornalista fosse publicar um trabalho sobre esse tema, vasto material teria. No caso presente a origem dos fatos é exatamente no momento em que o Manuel aplica uma cabeçada no zagueiro do palmeiras, e como reação veio a cusparada e supostamente o \" MACACO\", pois os microfones não captaram nada. E onde estava o juiz e os auxiliares? pois no momento da cabeçada deveria ter sido expulso e não haveria tantos desdobramentos!!! hoje em dia tudo é motivo para mover ação. vamos jogar bola,, que aliás faltou um pouco naquele jogo!!

  14. 214
    JR.:

    CAROS COLEGAS, O QUE É RACISMO? EXISTEM POR AI CAMISAS COM ESCRITA 100% NEGROS OK. NENHUMA PESSOA SE OFENDE COM ISSO, CERTO? . AGORA ESPERIMENTAMOS USARMOS UM CAMISA ESCRITA 100% BRANCO E VE A REPERCUSÃO QUE ISSO CAUSA. O PROBLEMA É QUE NOSSOS IRMÃOS NEGROS SEMPRE SE SENTE OFENDIDOS COM DISERES NESTE SENTIDO. É O MESMO DE APELIDAR UMA PESSOA E ESSA PESSOA NÃO DAR BOLA, CERTAMENTE O APELIDO NÃO PEGA. VALEU GALERA!!!!!!!

  15. 213
    Patrick:

    É verdade qdoo alguém chama outra pessoa de branquelo ou alemão não dá nada, pq ao chamar os caras de negro ou outra coisa os caras ficam queimados, tá certo que macaco foi pesado, mas não existe macaco branco????
    Existe sim, mais quem começou a bagunça foi o Manoel, se ele não tivesse chamado o Danilo de FDP e dado a cabeçada nele nada disso teria acontecido.

  16. 212
    Marcos Silva:

    Toda ação provoca uma reação, no lance o Danilo da um chute no Manoel que revida com uma cabeçada, logo depois o Danilo xinga o Manoel de macaco, e o pior depois cospe na cara do rapaz.
    Tem que ser punido sim por ter chamado de macaco e de ter cuspido, tem que aprender o que é futebol não ficar discriminando o outro colega de profissão pela cor da pele, já não basta viver no pais onde os negros não têm as mesmas oportunidades, aliás foram escravizados humilhados, e quanto a questão de cotas em universidades e o minímo que o governo tem a oferecer hajavista que os negros não têm a mesma chance o que é uma realidade.
    No futebol e alegria e espetaculo e não cabe nesse esporte e em qualquer outro lugar discriminação pela cor da pele

  17. 211
    Tiago:

    BLA BLA BLA… Hoje em dia todo mundo eh “sensivel”… “emotivo”…
    Hoje em dia um cara pode dar uma cabecada no outro, mas nao pode ser xingado.
    Quem ja jogou bola em qualquer campeonato no Brasil… Seja campeonato nacional, estadual, municipal, ou ate aquele campeonatinho organizado pelo seu professor de educacao fisica, sabe que na hora do jogo, todo mundo fala besteira, todo mundo xinga, todo mundo ofende… Mas basta um dar uma entrada mais forte que vira briga.
    Racismo agora eh o “Crime da Moda” onde qualquer pessoa que se sinta ofendida tem o direito de aumentar o problema ao tamanho que quiser.
    Por isso eu digo… Isso tudo eh BLA BLA BLA…

  18. 210
    onesio lima:

    CARLOS EDUARDO FAÇO DAS SUAS PALAVRAS AS MINHAS………….TO CANSADO DE VER PESSOAS DE PELE NEGRA CHAMAR OUTRAS DE BRANQUELAS…..E AI COMO FICA????

  19. 209
    Edmilson:

    Tem QUe Por Em COnta Que o Zagueiro Manuel Chingou A Mãe Do Danilo Teria Feito COisa Pior Ser Tivesse CHingado Minha Mãe…

  20. 208
    DARLEY:

    Marcos, “cidadões” ?
    Antes de querer escrever bonito, aprende!!!!!!!!!!
    Volta para a escola (correndo)!!!!!!!!!

Páginas: [12] 11 10 9 8 7 6 5 4 3 21 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade