Há 115 anos, bola rolava pela primeira vez no país do futebol

qua, 14/04/10
por gm marcelo |

  • Sharebar

Daqui a dois meses, o Brasil vai entrar em campo na África do Sul para tentar seu sexto título mundial, buscando ampliar sua vantagem como maior vencedor de Copas do Mundo de futebol. E a longa trajetória no esporte da nação que virou o “país do futebol” teve seu pontapé inicial há exatos 115 anos.

Em 14 de abril de 1895, um grupo de ingleses radicados em São Paulo, convocados por Charles Miller, se reuniram em um terreno na chamada Várzea do Carmo. Afastaram as vacas do local e demarcaram um retângulo.

- Numa tarde fria de outono em 1895, reuni os amigos e convidei-os a disputarem uma partida de football – contou Miller em entrevista à revista Cruzeiro em 1952.

Com a bola, uniformes e baseados no livro de regras trazidos por Miller da Inglaterra, funcionários da São Paulo Railway e da Companhia de Gás foram a campo, com vitória de 4 a 2 para o time da ferrovia. Que contava com Miller em seu formação.

Segundo o historiador John Mills, que escreveu o livro “Charles Miller, o pai do futebol brasileiro”, a área em que a primeira partida de futebol do Brasil foi disputada fica no bairro do Brás, onde o introdutor do esporte no país morava. Mais precisamente entre a Rua Santa Rosa e o Largo do Gasômetro.

O berço do futebol pentacampeão do mundo hoje é um movimentado centro de comércio popular, sem vestígios de sua relação com o esporte mais popular do país. Mas que tem lugar marcado na história do futebol nacional.

Dica literária Memória EC:

Para saber mais sobre a trajetória de Charles Miller e o começo do futebol no Brasil, vale a pena ler os livros:

- Charles Miller, o pai do futebol brasileiro, de John Mills

- Visão de jogo – primórdios do futebol no Brasil, de José Moraes dos Santos Neto

E qual foi o primeiro jogo de futebol que você assistiu no estádio? Qual a sua lembrança da partida? Responda no espaço destinado aos comentários

E você pode acompanhar o blog Memória Esporte Clube no twitter, ficando por dentro de novos textos e promoções: https://twitter.com/memoriaec

compartilhar

62 Comentários para “Há 115 anos, bola rolava pela primeira vez no país do futebol”

Páginas: [4] 3 2 1 »

  1. 62
    Ariel:

    O meu foi em São Januário em 1998 ver Vasco 3 x 2 Americano no Carioca de 1998. Que timão!

  2. 61
    Iuri:

    E o campo de Paranapiacaba, Marcelo? Não teria sido este o primeiro. É difícil apurar fatos deste tempo.

  3. 60
    Rodrigo Maricá:

    Meu primeiro jogo foi um Vasco X Santos em São Januário. A porrada comeu entre as torcidas. Os torcedores do Santos foram expulsos de São Januario pelo campo na porrada. Ainda ganhei um autografo do Jardel, o que pra mim não valia de nada pois ele nunca jogou porra nenhuma no meu Vascão.

    ehehhehe

  4. 59
    Rubem Meireles:

    Essa é a versão oficial.

    Mas há quem diga que a primeira partida de futebol no Brasil ocorreu em Belém, em 1893, entre empregados estrangeiros da empresa inglesa que extraía borracha daqui do Pará.

  5. 58
    GENILTON LUCAS-SUZANO-SP:

    Meu primeiro jogo num estádio de futebol foi em Natal no estádio Machadão ano de 1998, jogaram AMÉRICA x PALMEIRAS, jogo válido pela campeonato brsileiro daquele ano, o PALMEIRAS, meu time, ganhou por 2 a 1 e eu tive o privilégio de ver o felipão no comando,e ver alex no auge da forma, naquela inesquecível partida.

    “PALMEIRAS,O ÚNICO,DESDE 1983″

  6. 57
    Guilherme Andere:

    Meu primeiro jogo foi PALMEIRAS 2X0 TAQUARY jogo valido pela libertadores das americas de 2005 os dois gols foram marcados
    por RICARDINHO

  7. 56
    Wemerson:

    O primeiro jogo q acompanhei num estádio foi entre Flamengo e Santos no Maracanã.
    O Fla venceu por 2 a 0 e ainda tinha Zico jogando.. rsrsrss
    Detalhe: Torço para o FLUMINENSE.. rsrsrsrsrs
    Mas meu tio, sempre bêbado na época, me levou a este jogo :)

  8. 55
    guilherme:

    o meu primeiro jogo que eu fui foi no palestra italia que foi palmeiras x ponte preta em 2008 o meu palmeiras foi campeão paulista da quele ano e foi muito legal assistir

  9. 54
    Daniel:

    Pais do futebol nada
    nos podemos ter mais títulos mais a inglaterra é o pais do futebol , nao importa a divisao todos o estadios cheios o Newcastle que volto a premier league levou uma media de 50 mil por jogo , e varios outros times tem uma torcida fantica que nao vai so quando o time ta ganhando
    Eles levam o futebol como uma religiao , nos queremos e ganhar só
    Podem falar que futebol la é so martek mais eles idolatram o futebol

  10. 53
    Anderson Ferreora:

    meu primeiro jogo no estádio foi em 1986, num Palmeiras 2 x 0 Joinvile no Palestra, 2 gols de Mendonça camisa 10. Epoca de vacas magras.

    Belo post! Parabéns!

  11. 52
    lincoln ferreira nunes:

    Eu sou palmeireinse, mas meu primeiro jogo foi Atlético MG e Corinthians no mineirão pelo brasileirão de 2003, naquela oportunidade fui fazer um concurso em BH e cheguei a tempo de ver o segundo tempo e infelizmente assistir à vitória do corintihians por 3 a 2, naquele dia torci muito pelo atlético

  12. 51
    GENITLON LUCAS:

    Meu primeiro jogo num estádio de futebol foi em Natal no estádio Machadão ano de 1998, jogaram AMÉRICA x PALMEIRAS, jogo válido pela campeonato brsileiro daquele ano, o PALMEIRAS, meu time, ganhou por 2 a 1 e eu tive o privilégio de ver o felipão no comando,e ver alex no auge da forma, naquela inesquecível partida.

    se se possivel se alguem tiver o link com os gols eu ficaria muito feliz!!!

    ou até as fotos da partida

  13. 50
    Jerso:

    Assisti Bauru x XV de Jaú, o jaboticaba fez um gol de bicicleta SENSACIONAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  14. 49
    caludio vieira rosa:

    meu primeiro jogo foi um palmeiras e corinthuans em 1997 e vi mais de 100 mil pessoas no estadio, nunca vi tana pessoas juntos na minha vida, fui ao morumbi com dois primos da capital, já que acabara de vir do interior, ou seja de presidente bernardes sp, e o resultado foi 3 a 1 para o meu querido palmeiras,

  15. 48
    Caio Biondo:

    Como Sempre o estado de São Paulo se destacando em mais um patrimonio Brasileiro!

    Agradeço a deus por nascer no Brás !

  16. 47
    NELSON KALINOVSKI FILHO:

    Foi um “clássico da colônia italiana” entre Palmeiras e Juventus no Pque Antártica. em uma manhã ensolarada de domingo, creio que em 1974 quando na época eu tinha 06 anos de idade. Lembro-me (as cenas ainda são vivas na minha memória) de que fiquei fascinado em estar no meio de tanta gente e de meu pai me explicando que ao invés de ficar olhando p/ a arquibancada e à festa da torcida, eu deveria acompanhar a trajetória da bola no gramado…
    Foi neste dia que o vírus do futebol me contagiou.

  17. 46
    alan laurindo dos santos:

    eu acho que o palmeiras vai ser campeao !!!!!! desa veis va…… um abrancao para todos os repoter do gobo esporte e uma boa semana para vcs

  18. 45
    ivalney dias campos:

    Bem é como muita alegria que me lebro a primeira vez em que estive em um estadio de futebol,eu tinha apenas 8 anos de idade, foi num jogo entre santos e são paulo em 1973 pelo campeonato paulista , eu tinha recem chegado da cidade de Recife-PE e o meu tio Ari que é corinthiano ,o santos ganhou de 2×1 , ai então eu tinha desidido ser santista pela ocasião do jogo,
    Então em uma roda de amigos ou colegas de escola, estavamos falando é claro de futebol , e merguntaram então que time eu torcia , eu disse para o Santos , o meu tio ficou indiguinado dizendo que era um bobo, só porque o santos havia ganho aquela partida não carecia de eu torcer para o santos , bem ai fiquei furo da vida com a bronca que havia levado , ai eu lhe respondi, esta bem então agora eu vou torcer para o são paulo, bem amigos foi a melhor coisa que eu já fiz na vida ,dela pra foram muitas alegrias , muito mais pelo são paulo do que pelo santos a hstoria esta ai e todos podem acompanhar a historia do meu tricolor , que é um time vitorioso , se não o mais vitorioso de todos os outros clube do Brasil.
    Muito obrigado pela oportunidade.

  19. 44
    mateus:

    o primeiro jogo que eu assisti em um estádio de futebol foi Coritiba 0 x 1 Guarani, dia 13/10/2002, pela primeira fase do Campeonato Brasileiro.

  20. 43
    Horacio Alves:

    Muito bom este post: deveria ser um dos mais acessados por esta torcida louca e apaixonada por futebol que, como todo bom brasileiro, esquece (ou não faz questão de lembrar) da sua própria história (em que já ouvi de colegas, amigos, etc, frases do tipo: história é coisa de museu!!). Sugiro, além do link do youtube colocado neste blog, que o autor também procure imagens de época da Rua Santa Rosa e o Largo do Gasômetro e comparar com imagens atuais do lugar: Ficará claro que a necessidade do país progredir a todo custo, “mata” seus vários sítios históricos. Meu “21″ fica para o fato de que: Quem saberia à época que tal peleja iria render uma das maiores paixões deste povo? Este é o meu primeiro recado.
    Minha primeira ida a um jogo de futebol foi no ano de 1965, quando tinha 5 anos de idade. Meu pai não era um fanático por futebol mas, em compensação, meu tio Antonio Leite (hoje falecido) era torcedor fervoroso do Santos. Na ocasião ele queria “fazer minha cabeça” e me levou ao Pacaembu pra ver um Santos x Palmeiras. Na chegada ao estádio, ficava me dizendo que o Santos era o melhor time do mundo(à época já era bi-mundial), etc e etc. Começou o jogo e, o que eu vi foi um time de camisas verdes fazendo um gol atrás do outro e o placar terminou 7×1 pros verdes. Eu, na minha inocência dos 5 anos perguntei ao meu tio: o seu Santos, por acaso, é este time de camisas verdes? Ele disse que não – era o outro. Aí eu repliquei: Então vou torcer pra este time de verde porque se o outro que perdeu era o melhor do mundo, então o de verde era “o mais melhor do mundo”!! Desde, então fui inúmeras vezes aos estádios. Vi memoráveis jogos no Pacaembu, Parque Antártica, Morumbi, Maracanã, Parc des Princes, Presidente Vargas(em Fortaleza), dos que me lembro. Hoje, devido à violencia nos estádios evito ir e, que me mais motivou a desistência foi o seguinte fato: um jogo Brasil x Seleção de São Paulo em 1978 em que houve um tumulto muito grande na saída do estádio em que vários torcedores acabaram pisoteados. Tentei ir algumas vezes depois e minha ultima ida foi ao Parc des Princes em 1990, em que fui assistir ao jogo PSG x Olympique de Marseille, com vitória dos visitantes por 2×0, na qual a torcida do PSG passou agredir a todos que tinham simpatia pelo OL. A policia teve que intervir com todo o aparato que a gente só vê pelos noticiários da TV. Após este jogo, perdi a confiança de ver de perto um jogo de futebol.

Páginas: [4] 3 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade