Seleção brasileira também já levou ‘gol de pelada’

qua, 17/02/10
por gm marcelo |

  • Sharebar

Nesta quarta-feira, o Porto obteve uma vitória importante sobre o Arsenal no duelo pelas oitavas-de-final da Liga dos Campeões da Europa. O triunfo por 2 a 1 no jogo de ida, no estádio do Dragão (Portugal), foi decretado com um gol inusitado.

Aos sete minutos do segundo tempo, o zagueiro Sol Campbell, ex-seleção inglesa, atrasou a bola para o goleiro polonês Fabianski, que agarrou a redonda com as mãos. O árbitro sueco Martin Hansson marcou a infração. E o goleiro do Arsenal, inocentemente, entregou a bola para o juiz e ficou de costas para o gol, reclamando do auxiliar.

Hansson passou a bola para o português Micael, que cobrou rapidamente para o colombiano Falcao Garcia, que chutou para a rede, para perplexidade do goleiro e dos defensores do clube inglês.

O lance, típico de um jogo de pelada, lembrou um gol sofrido pela seleção brasileira nas Eliminatórias para a Copa de 90. Em 13 de agosto de 1989, o Brasil, treinado por Sebastião Lazaroni, foi a Santiago encarar o Chile, o principal adversário do país na luta pela classificação para o Mundial que seria disputado na Itália. O outro selecionado do grupo era a Venezuela.

O jogo foi marcado por faltas violentas e discussões em campo. Romário recebeu cartão vermelho com dois minutos de jogo após agredir o lateral Hisis. O chileno Ormeño também foi expulso na etapa inicial, após entradas sobre Branco (uma falta criminosa, veja no vídeo) e Valdo. Aos dez do segundo tempo, o Brasil abriu o placar, com um gol estranho. O lateral Mazinho fez ótima jogada pela esquerda e cruzou. A defesa chilena se atrapalhou, e o capitão Astengo chutou a bola em cima de Gonzalez. E ela entrou.

Em desvantagem no marcador, o Chile aumentou a pressão sobre o Brasil. E conseguiu o empate aos 38. Também de uma forma estranha. O juiz colombiano Diaz Palacios marcou um sobrepasso de Taffarel na área. Aravena tirou a bola das mãos do goleiro brasileiro, a colocou no chão e rolou para Basay chutar para o gol. O juiz imediamente apontou o meio-campo, para desespero dos jogadores do Brasil, que protestaram em vão.

A grande diferença em relação ao gol do Porto nesta quarta foi que, no Chile, a bola não passou pela mão do árbitro. Mas valeu do mesmo jeito.

E você pode acompanhar o blog Memória Esporte Clube no twitter: https://twitter.com/memoriaec

compartilhar

18 Comentários para “Seleção brasileira também já levou ‘gol de pelada’”

  1. 1
    Pedro:

    Também lembrei desse gol do Chile hoje. Acho que a maior diferença foi que o sobrepasso do Taffarel já foi meio forçado. Então os jogadores do Brasil ainda estavam atônitos com a marcação qdo os chilenos cobraram rapidinho. Acho que o bom senso manda esperar o apito nesse tipo de lance. Senão, acaba valorizando a malandragem e não o futebol.

  2. 2
    Leonardo Queiroz:

    Gol de pelada?

    Convenhamos… Se fosse a infração cobrada rapidamente por um Pet, ou um Robinho, com conclusão do Fenômeno e resultado no gol como aconteceu estariam enaltecendo a astúcia do jogador.

    O gol saiu da inteligência e esperteza de um gringo, que pelo visto conhece muito bem a regra do esporte que pratica!

    Muito melhor do que esperar o árbitro formar uma barreira com sete jogadores à sua frente, que vai impedir do chutador de enxergar o gol e que certamente não vai respeitar os 9,15m de distância regulamentar.

    Parabéns ao Porto!

  3. 3
    Zé Raimundo de Carauarí no amazonas:

    O jogador do Porto foi inteligente e se aproveitou da bobeada do time inglês.Raramente o jogador é conhecedor das regras,para muitos o lance é ilegal.

  4. 4
    Tutuca:

    Gol de pelada e narração de pelada também…se liga Moreno!

  5. 5
    Airton Leitão:

    Muito se fala sobre conhecimento de regra. Na cobrança de faltas, a toda hora os comentaristas de aritragem falam que QUEM PEDE BARREIRA É O TIME COBRADOR DA FALTA. Então, a cobrança rápida não é malandragem, é conhecimento da regra.
    No caso do jogo Brasil x Chile, houve uma grande irregularidade que foi a cobrança dentro da pequena área. Quando a infração de tiro indireto ocorre dentro da pequena área, a cobrança é para ser feita recuando a bola para fora da área, na mesma direção de onde a falta ocorreu. Em 1989, os jogadores do Brasil não observaram isso e ficaram reclamando se tinha havido ou não o sobrepasso de tafarel.

  6. 6
    Robson:

    Engraçado nao vejo ninguem aqui nos comentarios babando ovo, no Kaka, no Muricy, no Vagner Love, no Flamengo, no Diego Souza, no Palmeiras, no Sao Paulo…… Será que a imprensa brasileira finalmente se tocou??? Tomara que sim né

  7. 7
    Ulisses:

    Onde se chama isso de “gol de pelada”? Ahh.. Fala sério!
    Gol de pelada pra mim é alguma mulher invadir o campo nua e fazer o gol. Isso sim é “gol de pelada”.
    E está contra as regras. O tiro livre indireto só acontece quando o árbitro levanta o braço, abaixando-o quando o lance for cobrado e dado os dois toques.
    No jogo do Arsenal ele só levantou o braço após a cobrança.

    “O árbitro indicará um tiro livre indireto levantando o braço para o alto. Deverá manter seu braço nessa posição até que o tiro tenha sido executado e conservar esse sinal até que a bola tenha tocado a outro jogador ou tenha saído de jogo.”

  8. 8
    Portista:

    O lance é perfeitamente legal, como disseram.
    Ilegal é a notícia (principal) referir que Varela é Uruguaio…
    https://www.lpfp.pt/liga_sagres/pages/jogador.aspx?epoca=20092010&clube=fc_porto&jogador=1295

    Caro amigo. Obrigado pelo alerta. Foi corrigido na matéria. Abraços. Marcelo

  9. 9
    M4NUCHO_B4RROS:

    Nao tenho a certeza se o golo do Porto foi legal, mas sendo o meu time penso que valeu de muito para a nossa equipa… rumo as quartas de final da champions, vai ser um jogo terrivel na segunda mao mas tenho fe que vamos passar. Quanto ao Brasil ter sofrido um golo desses acho que eh chato pra quem sofre… mas sao coisas de futebol…

  10. 10
    dfs:

    golaço chileno , coitado do Brasil , foi HUMILHADO

  11. 11
    Eliezer:

    Os comentários do Airton e do Ulisses foram bons, me ajudaram a entender os dois lances.

    Mas não concordo com o Ulisses quando fala que o árbitro só levantou o braço após a cobrança, pelo menos no vídeo deste post não vemos se ele levantou o braço ao apitar a falta. Ele realmente qdo aparece está com o braço abaixado mas foi para pegar a bola do goleiro e entregá-la ao cobrador.

  12. 12
    felipe rrn:

    tb teve em brasil X dinamarca na copa do mundo de 1998 um gol que saiu de lance parecido, mas que começou fora da área. abs!

  13. 13
    odair moraski:

    como sempre vasco goleando o fooguinho 5×0 kkkkkk
    mais vai ser um belo jogo!!

  14. 14
    Gabriel:

    Bo ta Fo go oooooooooooooooooooo Bo ta Fo goooooooooooooooooooooo BOOOOOOOOOOOO TAAAAAA FOOO GOOOO NELES

  15. 15
    HEBER RIBEIRO - GUERRA:

    PERGUNTA VALENDO 1 MILHÃO DE REAIS………………AE RAPAZIADA QUAL SERÁ A MÚSICA QUE O PODER ( DODÔ), VAI PEDIR AMANHÃ NO FANTÁSTICO? ACHO QUE UM LOUVOR

  16. 16
    Josimar canpos freire.Z:

    VAI DAR FOGÃO HOJE E SO EMOÇÃO 3-1

  17. 17
    Angelo Kanitar:

    O estádio do FC Porto, maior clube da Europa, que ganhará a champions este ano, entretanto perderá a final do mundial de clubes para o Flamengo se chama Estádio do Dragão, não “Estádio dos Dragões”.

  18. 18
    Paulo:

    Esse gol do Porto pode até ser legal, mas a atitude do juiz foi no minimo,equivocada.
    O goleiro foi infantil em dar a bola na mão do juiz, mas se ele jogasse a bola longe ou segurasse poderia ser advertido.
    O juiz entregou a bola na mão do atacante e ainda barrou com o corpo a tentativa do zagueiro de correr no lance.
    Podem dizer que não houve erro do juiz, mas faltou bom senso da parte dele.



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade